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CARTA DE FRANCISCON...........DOUTRINA E REGISTROS
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CARTA DE FRANCISCON...........DOUTRINA E REGISTROS
Dez doutrinas e práticas da Congregação Cristã por meio de seus registros históricos
Esse post tem o objetivo de apresentar dez doutrinas e práticas
da Congregação Cristã encontradas no testemunho de Louis Francescon.
Para tanto, faço uso do “Histórico da Obra de Deus, revelada no século
passado”, título dado pela denominação brasileira ao opúsculo redigido
por Francescon na forma de testemunho memorial e encontrado nas
principais igrejas da Congregação Cristã instaladas no Brasil, ao módico
preço de R$ 1,00. Tenho, sobretudo, a intenção de evidenciar ricas
tradições históricas – e, mais importante que isso: biblicamente corretas
– da denominação. Contudo, hoje, geral e infelizmente, não são
reconhecidas em seu valor merecido. Relegar a segundo plano essa
tradição oferece um risco: a propagação de práticas igrejeiras questionáveis, de acordo com a Palavra de Deus.
I. O novo nascimento antecede a cerimônia do batismo
O “novo nascimento” não acontece pela cerimônia do batismo. O batismo
é o símbolo de algo que já ocorreu na vida de alguém. É uma
manifestação externa de uma transformação interna.
era uma prática mais coerente com a Palavra de Deus se deu
posteriormente. Ou seja, de acordo com Francescon, não é o batismo que
produz o “novo nascimento”, mas, sim, a genuína conversão.
II. A salvação não está restrita a denominação alguma: o caso da Igreja Presbiteriana
A manifestação da salvação na Igreja Presbiteriana é evidenciada pelo
fato de que Rosina Balzano, esposa de Luigi Francescon, foi reconhecida
como salva no meio do grupo presbiteriano em 1892. A salvação,
portanto, não é patente de denominações religiosas. Nenhuma delas morreu
na cruz por pecado de alguém.
Assim como o testemunho de Rosina Balzano aponta para a salvação
sendo obtida na Igreja Presbiteriana, Francescon alarga o entendimento
de salvação. No caso, sublinha a salvação de Giuseppe Beretta, graça
alcançada enquanto estava na Igreja Metodista Livre.
O inclusivismo histórico da Congregação Cristã também é reforçado com
a referência ao batismo da Church of the Brethren. Uma clara amostra do
respeito que os primitivos irmãos do movimento pentecostal italiano
tiveram com as demais denominações.
Inclusivismo, por sua vez, também ressaltado no fato de que
Francescon, quando estava se desligando da Igreja Presbiteriana, não
julgou ser necessário (nem conveniente) abandoná-la. Tempos diferentes,
esses nossos, em que algumas congregações exigem reconciliação de
membros que visitaram outras denominações evangélicas sérias.
Embora haja uma clara relação entre a constituição da Congregação
Cristã, enquanto denominação, e o movimento pentecostal, há uma ênfase
em se desvincular desse movimento histórico. Francescon, no entanto, foi
claro: o Pastor Durham, que conduzia os trabalhos pentecostais em
Chicago, teve claramente seu ministério identificado como obra de Deus.
Se houve, desde o princípio, uma relutância em adotar o título de pastor, não se teve, na mesma medida, intenção em condená-lo.
A salvação, dom gratuito de Deus, é algo certo nos garantido pelo
sacrifício do Filho de Deus. Dela não podemos ter dúvidas. Não é
condicionada ao “sermos firmes e fiel até o fim”, porque, infelizmente,
não somos sequer firmes, imaginem fiéis. Fiel, só Deus. Aquele que não
tem certeza de sua própria salvação, o que tem a fazer é pedir perdão a
Deus.
Francescon não se apegava a denominação, isso é fato. Um exemplo
disso é que, em 1907, várias famílias italianas residentes em Los
Angeles foram convertidas ao evangelho. Ao invés de criar uma
“Unorganized Italian Church Christian”, os recém-convertidos
irmanaram-se com grupos americanos já constituídos.
Paulo, no capítulo 9 da primeira epístola aos coríntios, defende
ardorosamente seu ministério de apóstolo. Expondo explicitamente o
direito de se dedicar inteiramente ao ministério, Paulo questiona:
Não há espaço para pensar que esse trecho se refira a aspectos
espirituais, uma vez que está em jogo o direito de Paulo ser mantido
pela igreja de Corinto. Francescon, portanto, assim fez uso desse
direito:
pregação do evangelho (visto que muitos dos que se dizem apóstolos e
ministros evangélicos militam unicamente para sua própria glória – e que
Paulo, nobremente, dispensou seu próprio direito de ser atendido pela
igreja de Corinto em favor do progresso do evangelho), se deva ou não
haver um salário definido para o ministro, entre várias outras miudezas.
Mas acusar de ser antibíblico um ministro ser mantido pela igreja não é
correto.
X. Escola Biblica Dominical: a comprovada existência
A escola dominical, visando fortalecer a doutrina de Cristo na
juventude, foi desenvolvida nos primeiros anos da Congregação Cristã. No
Hinário editado em 1928 pela Christian Congregation, de Chicago, e
adotado pela Christian Church, de Niagara Falls, pela Christian
Assembly, de Syracuse, por pelo menos duas outras igrejas em New York e,
ao que consta, também pela igreja brasileira (que, à época, tinha seus
cultos realizados em italiano), há a separação de hinos para a Scuola
Biblica Domenicale (“Per Sunday School (per scuola domenicale) chiedere libro a parte, intitolato: Cantici spirituali per fanciulli").
Não se tem, todavia, o momento exato em que a Escola Bíblica Dominical
foi substituída, no Brasil, pela Reunião de Jovens e Menores.
http://atos.wordpress.com/category/ccb/
Esse post tem o objetivo de apresentar dez doutrinas e práticas
da Congregação Cristã encontradas no testemunho de Louis Francescon.
Para tanto, faço uso do “Histórico da Obra de Deus, revelada no século
passado”, título dado pela denominação brasileira ao opúsculo redigido
por Francescon na forma de testemunho memorial e encontrado nas
principais igrejas da Congregação Cristã instaladas no Brasil, ao módico
preço de R$ 1,00. Tenho, sobretudo, a intenção de evidenciar ricas
tradições históricas – e, mais importante que isso: biblicamente corretas
– da denominação. Contudo, hoje, geral e infelizmente, não são
reconhecidas em seu valor merecido. Relegar a segundo plano essa
tradição oferece um risco: a propagação de práticas igrejeiras questionáveis, de acordo com a Palavra de Deus.
I. O novo nascimento antecede a cerimônia do batismo
O “novo nascimento” não acontece pela cerimônia do batismo. O batismo
é o símbolo de algo que já ocorreu na vida de alguém. É uma
manifestação externa de uma transformação interna.
“No mesmo ano, ouvi o Evangelho por meio da pregaçãoO entendimento, por parte de Francescon, de que o batismo por imersão
do irmão Miguel Nardi. Em Dezembro de 1891 tive do Senhor a compreensão
do novo nascimento”. (P.35)
era uma prática mais coerente com a Palavra de Deus se deu
posteriormente. Ou seja, de acordo com Francescon, não é o batismo que
produz o “novo nascimento”, mas, sim, a genuína conversão.
II. A salvação não está restrita a denominação alguma: o caso da Igreja Presbiteriana
A manifestação da salvação na Igreja Presbiteriana é evidenciada pelo
fato de que Rosina Balzano, esposa de Luigi Francescon, foi reconhecida
como salva no meio do grupo presbiteriano em 1892. A salvação,
portanto, não é patente de denominações religiosas. Nenhuma delas morreu
na cruz por pecado de alguém.
“Em 1º de janeiro de 1895, casei-me com Rosina Balzano salva também em nosso meio em princípio de 1892.” (P. 35-36)III. A salvação não está restrita a denominação alguma: outros casos
Assim como o testemunho de Rosina Balzano aponta para a salvação
sendo obtida na Igreja Presbiteriana, Francescon alarga o entendimento
de salvação. No caso, sublinha a salvação de Giuseppe Beretta, graça
alcançada enquanto estava na Igreja Metodista Livre.
“No ano de 1898, o Senhor salvou o irmão GiuseppeIV. A propósito da validade de batismos de outras denominações
Beretta por meio dos Metodistas Livres, Americanos, o qual após algum
tempo uniu-se conosco, Presbiterianos italianos.” (P. 36).
O inclusivismo histórico da Congregação Cristã também é reforçado com
a referência ao batismo da Church of the Brethren. Uma clara amostra do
respeito que os primitivos irmãos do movimento pentecostal italiano
tiveram com as demais denominações.
“Falei-lhe também muitas vezes do citado batismo,V. Transferência de denominação não compromete a salvação do crente
mas, no momento não lhe era dado compreender. Em princípio de setembro
de 1903 nos encontramos em Elgin, ILL., (no local onde eu com o irmão G.
Marin estávamos executando um trabalho), lhe falei novamente em
presença deste, da necessidade em obedecer ao mandamento de nosso
Senhor. Então, servindo-se Deus também de outros meios, convenceu-se e
dois dias após fez-se batizar mesmo em Elgin, por um irmão Americano
pertencente à Igreja dos Irmãos (Church of the Brethren).” (p. 38).
Inclusivismo, por sua vez, também ressaltado no fato de que
Francescon, quando estava se desligando da Igreja Presbiteriana, não
julgou ser necessário (nem conveniente) abandoná-la. Tempos diferentes,
esses nossos, em que algumas congregações exigem reconciliação de
membros que visitaram outras denominações evangélicas sérias.
“Aconteceu também, que aqueles que comigo obedeceramVI. A ligação com o movimento pentecostal em Los Angeles (Rua Asuza). O pastor e a Obra de Deus.
ao mandamento, quiseram abandonar a Igreja o que não julguei conveniente
fazerem, todavia o fizeram.” (p. 38).
Embora haja uma clara relação entre a constituição da Congregação
Cristã, enquanto denominação, e o movimento pentecostal, há uma ênfase
em se desvincular desse movimento histórico. Francescon, no entanto, foi
claro: o Pastor Durham, que conduzia os trabalhos pentecostais em
Chicago, teve claramente seu ministério identificado como obra de Deus.
Se houve, desde o princípio, uma relutância em adotar o título de pastor, não se teve, na mesma medida, intenção em condená-lo.
“Em fins de Abril de 1907, o Senhor me fez encontrarVII. A certeza da salvação: quando não a temos, devemos recorrer a Deus para nos perdoar
com um irmão Americano, um dos primeiros a receber a promessa do
Espírito Santo em Los Angeles, no ano de 1906 e, por meio dele soube que
na W. North Ave, 943, havia uma missão que anunciava a promessa do
Espírito Santo e que o próprio pastor (W. H. Durham) A havia recebido.
Na primeira semana freqüentei sozinho aquele serviço e o Senhor me
confirmou que aquela era sua obra. No domingo seguinte me acompanhou o
resto do grupo.” (p. 38).
A salvação, dom gratuito de Deus, é algo certo nos garantido pelo
sacrifício do Filho de Deus. Dela não podemos ter dúvidas. Não é
condicionada ao “sermos firmes e fiel até o fim”, porque, infelizmente,
não somos sequer firmes, imaginem fiéis. Fiel, só Deus. Aquele que não
tem certeza de sua própria salvação, o que tem a fazer é pedir perdão a
Deus.
“No dia 14 do mesmo mês, veio também o irmão GiovanniVIII. Irmãos italianos em denominações americanas: apego ao Evangelho, e não à denominação
Perrou e perguntei-lhe se conhecia o Evangelho e ele respondeu-me haver
nascido no evangelho; perguntei-lhe também se tinha em si mesmo
testemunho de ser salvo, e ele respondeu-me que não sabia, então o
exortei a pedir perdão a Deus com todo seu coração e depois buscar a
Promessa do Espírito Santo; ele obedeceu, prostrando-se de joelhos, e
naquele momento, o benigno Senhor o lavou com SEU SANGUE, e também o
selou com a promessa do Espírito Santo.” (p. 39)
Francescon não se apegava a denominação, isso é fato. Um exemplo
disso é que, em 1907, várias famílias italianas residentes em Los
Angeles foram convertidas ao evangelho. Ao invés de criar uma
“Unorganized Italian Church Christian”, os recém-convertidos
irmanaram-se com grupos americanos já constituídos.
Em fins de Outubro, o Senhor enviou minha esposa aIX. Remuneração de obreiros
Los Angeles, Cal., a fim de dar o testemunho da promessa à família do
irmão N. Moles, que residia naquela cidade há cerca de um ano antes da
manifestação do Espírito Santo, resultando assim, que também alguns
deles foram selados e então se uniram com os irmãos Americanos que ali
habitavam. (p. 40)
Paulo, no capítulo 9 da primeira epístola aos coríntios, defende
ardorosamente seu ministério de apóstolo. Expondo explicitamente o
direito de se dedicar inteiramente ao ministério, Paulo questiona:
(5) Não temos nós direito de levar conosco uma esposaEvidentemente, a pergunta era retórica. O próprio texto, citando trechos do velho testamento, regulamenta que não se deve atar “a boca ao boi que trilha o grão”.
crente, como também os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e
Cefas? (6) Ou só eu e Barnabé não temos direito de deixar de trabalhar?
Não há espaço para pensar que esse trecho se refira a aspectos
espirituais, uma vez que está em jogo o direito de Paulo ser mantido
pela igreja de Corinto. Francescon, portanto, assim fez uso desse
direito:
“Em Março do ano seguinte, o Senhor fez saber a mim ePodemos discutir se tal direito, hoje, não representa um obstáculo a
ao irmão G. Lombardi que deixássemos o nosso trabalho material, para
dedicarmos-nos inteiramente à obra que Ele nos havia preparado; ambos
nos encontrávamos em má situação financeira e cada um com 6 filhos
menores; entretanto, não tememos, certos de que o Senhor protegeria
nossas famílias”. (p. 42)
pregação do evangelho (visto que muitos dos que se dizem apóstolos e
ministros evangélicos militam unicamente para sua própria glória – e que
Paulo, nobremente, dispensou seu próprio direito de ser atendido pela
igreja de Corinto em favor do progresso do evangelho), se deva ou não
haver um salário definido para o ministro, entre várias outras miudezas.
Mas acusar de ser antibíblico um ministro ser mantido pela igreja não é
correto.
X. Escola Biblica Dominical: a comprovada existência
A escola dominical, visando fortalecer a doutrina de Cristo na
juventude, foi desenvolvida nos primeiros anos da Congregação Cristã. No
Hinário editado em 1928 pela Christian Congregation, de Chicago, e
adotado pela Christian Church, de Niagara Falls, pela Christian
Assembly, de Syracuse, por pelo menos duas outras igrejas em New York e,
ao que consta, também pela igreja brasileira (que, à época, tinha seus
cultos realizados em italiano), há a separação de hinos para a Scuola
Biblica Domenicale (“Per Sunday School (per scuola domenicale) chiedere libro a parte, intitolato: Cantici spirituali per fanciulli").
Não se tem, todavia, o momento exato em que a Escola Bíblica Dominical
foi substituída, no Brasil, pela Reunião de Jovens e Menores.
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