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CCB CCB - Congregação Cristã no Brasil
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CCB CCB - Congregação Cristã no Brasil
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Louis Francescon
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CCB - Congregação Cristã no Brasil
Louis Francescon |
religiosa cristã iniciada no Brasil em 1910, a partir das missões
evangelísticas do ítalo-americano Louis Francescon.
Origem
No final do Século XIX, nos EUA, o italiano Louis Francescon, recebeu a
mensagem do evangelho através do pregador independente Michele Nardi.
Participou da fundação da primeira Igreja Presbiteriana em Chicago e
nesta igreja ocupou o cargo de diácono e depois, ancião.
Recebeu, segundo seu relato, uma revelação acerca do batismo por
imersão, que lhe advertia por não ter cumprido esse mandamento deixado
por Jesus Cristo. Tal doutrina o separou e a alguns mais do grupo
Presbiteriano-valdense ao qual pertenciam, que não a aceitou. Este grupo
de italianos que separam-se, reunem-se sob os dizeres “Reunidos em Nome
do Senhor Jesus” e dará origem a Igreja Assemblea Cristiana.
Tempos depois, em 1907 na cidade de Chicago, na 943 W. North Ave
(semelhantemente à Rua Azuza em Los Angeles, CA), havia uma missão que
anunciava a Promessa do Espírito Santo com evidência de se falar novas
línguas. Francescon visitou aquele serviço a convite e teria recebido,
conforme suas palavras,[1] uma confirmação Divina de que aquela Obra era
de Deus. Sua esposa Rosina foi a primeira a receber este dom de falar
novas línguas. Nos meses seguintes, o grupo de italianos que o
acompanhou ao deixar a Igreja Presbiteriana e outros que se juntaram a
eles, experimentará um grande avivamento, tendo a maioria deles,
recebido o Dom de se falar línguas diferentes.
Vindo para o Brasil em 20 de abril de 1910, Francescon realizou o
primeiro batismo em Santo Antonio da Platina, Paraná, batizando o
italiano Felicio Mascaro e mais dez pessoas; depois dirigiu-se para a
cidade de São Paulo, onde foram batizadas mais vinte pessoas. Durante
alguns anos, os fiéis reuniram-se sem denominação e após adquirirem o
primeiro prédio, na cidade de São Paulo, foi escolhido o nome
"Congregação Christã do Brasil", oficializado quando da realização da
Convenção, em 1936. Alterado nos anos 1960 por questões internas
substituiu-se a contração "do" pela contração "no".
Possuiu maioria italiana até a década de 1930, quando então passaram a
preponderar as demais etnias; desde 1950 está presente em todo
território brasileiro e em diversos países. Em 2007 reportou 16.926
igrejas Brasil[2] em 2000 havia cerca de 2,4 milhões de membros
declarados no Brasil.[3]
ACentral da CCB no Brás, São Paulo-SP |
Ministério reúne-se anualmente em Assembleia Geral quando são
estabelecidas convenções e ensinamentos.
A Congregação Cristã em outros países
A Congregação Cristã possui igrejas nas seguintes localidades, segundo
seu Relatório Anual de 2010: África do Sul, Alemanha, Andorra[carece de
fontes?], Angola, Congregação Cristã na Argentina, Bélgica, Bolívia,
Brasil, Cabo Verde, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Costa do
Marfim, Egito[carece de fontes?], El Salvador, Equador, Espanha,Estados
Unidos, França, Filipinas[carece de fontes?], Gana, Grécia, Guatemala,
Guiana, Guiana Francesa, Guiné-Bissau, Haiti, Holanda, Honduras, Índia,
Inglaterra, Irlanda, Irlanda do Norte, Israel, Itália, Japão, Malawi,
México, Moçambique, Nicarágua, Nigéria, Nova Zelândia, Panamá, Paraguai,
Peru, Portugal, República Democrática do Congo, República do Congo,
República Dominicana, Russia, São Tomé e Príncipe, Síria, Suíça,
Suriname, Uruguai, Venezuela e Zimbábue.
A Congregação Americana
A partir da Assemblea Cristiana de Chicago partiram, no período entre
1908 – 1909 cerca de vinte imigrantes italianos que foram anunciar sua a
fé a seus compatriotas residentes em outros estados americanos entre
eles: Giácomo Lombardi, Giuseppe Beretta, Pietro Ottolini, Lucia de
Francesco Menna, Umberto Gazzari, Michele Palma e Massimiliano Tosetto.
O resultado de tal empenho pode ser visto pelas informações estatisticas
do movimento pentecostal em 1936: as igrejas italianas se espalhavam
por todo E.U.A., com uma membresia total de 9.567 pessoas.[4]
Devido a crises doutrinárias, os anciães Louis Francescon e Massimiliano
Tosetto (Niagara Falls, NY), com o auxílio de Michele Palma (Syracuse,
NY) consideraram necessária à realização de uma Assembleia Geral dos
anciães das igrejas ítalo-americanas. O local foi à igreja de Niagara
Falls, NY, e a data 30 de abril a 01 de maio de 1927. Nele são
elaborados e aceitos pelas comunidades os 12 artigos de fé (listados no
tópico abaixo). Além de definir um credo doutrinário básico para as
igrejas do movimento, o concilio também lançou as bases para uma
organização eclesiástica.
Alterando seu caráter original, em 1928 é criada a "Unorganized Italian
Christian Churches of U.S.A" permitindo que as igrejas locais se
incorporem (se tornem pessoa jurídica) sob esse nome conforme as leis
dos diversos estados. Ela funcionará como uma comunhão de igrejas
autônomas cujos anciães se reunirão anualmente para tomar decisões e não
como uma denominação.
Na década de 1940, o movimento sofre com as alterações doutrinárias até
que em 1948 foi criada então, já com personalidade jurídica
(incorporated) a Missionary Society of the Christian Church of North
America, com sua sede em Pittsburg, Pennsylvania.
O Concilio Geral continuará sem personalidade jurídica até 1963, quando
na convenção realizada em Philadelphia, Pennsylvania, sua incorporação
foi aprovada. Surge então "The General Council of the Christian Church
of North América", que hoje tem sua sede na cidade de Transfer, PA, como
o nome "International Fellowship of Christian Assemblies".
Quanto a Assemblea Cristiana de Chicago, continuará sua existência de
forma livre, não ligada a corrente principal do movimento, ficando sob a
direção de Pietro Menconi, até seu falecimento em 1936. Após a
reaproximação das facções em 1945 ela não retornará a comunhão oficial
com as demais igrejas italianas (exceto entre 1963 e 1980 quando
afiliou-se à Christian Church of North America) permanecendo até hoje
independente como uma igreja multi-étnica. Um grupo dissidente dela em
1967 filia-se as Assemblies of God, sendo hoje conhecida como Belmont
Assembly of God.
Nos anos 1980 foi criada a Christian Congregation in the United States,
que agrupa membros diversos como brasileiros, portugueses, hispânicos e
alguns oriundos de antigas congregações italianas. Essa denominação tem
ainda pouca expressão, mesmo se comparada a organização dos anos 1930.
Doutrina
No ano de 1927, na cidade de Niagara Falls, NY, houve uma convenção das
igrejas italianas (pentecostais) dos Estados Unidos [5]onde foram
definidos seus 12 Artigos de Fé, adotados pela Congregação Cristã no
Brasil apartir de 1936 com breves modificações:
1. Nós cremos na inteira Bíblia Sagrada e aceitamo-la como contendo a
infalível Palavra de Deus, inspirada pelo Espírito Santo. A Palavra de
Deus é a única e perfeita guia da nossa fé e conduta, e a Ela nada se
pode acrescentar ou d’Ela diminuir. É, também, o poder de Deus para
salvação de todo aquele que crê. (II Pedro, 1:21; II Tim. 3:16-17; Rom.
1:16).
2. Nós cremos que há um só Deus vivente e verdadeiro, eterno e de
infinito poder, Criador de todas as coisas, em cuja unidade há três
pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. (Ef. 4:6; Mat.
28:19; I João 5:7)
3. Nós cremos que Jesus Cristo, o Filho de Deus, é a Palavra feita
carne, havendo assumido uma natureza humana no ventre de Maria virgem,
possuindo Ele, por conseguinte, duas naturezas, a divina e a humana; por
isso é chamado verdadeiro Deus e verdadeiro homem e é o único Salvador,
pois sofreu a morte pela culpa de todos os homens. (Luc. 1:27; João
1:14; I Pedro 3,18).
4. Nós cremos na existência pessoal do diabo e de seus anjos, maus
espíritos, que, junto a ele, serão punidos no fogo eterno. (Mat. 25:41).
5. Nós cremos que o novo nascimento e a regeneração só se recebem pela
fé em Jesus Cristo, que pelos nossos pecados foi entregue e ressuscitou
para nossa justificação. Os que estão em Cristo Jesus são novas
criaturas. Jesus Cristo, para nós, foi feito por Deus sabedoria,
justiça, santificação e redenção. (Rom. 3: 24; I Cor. 1:30; II Cor.
5:17).
6. Nós cremos no batismo na água, com uma só imersão, em Nome de Jesus
Cristo (Atos 2:38) e em Nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.
(Mat. 28:18-19).
7. Nós cremos no batismo do Espírito Santo, com evidência de novas
línguas, conforme o Espírito Santo concede que se fale. (Atos 2:4;
10:45-47 e 19:6).
8. Nós cremos na Santa Ceia. Jesus Cristo, na noite em que foi traído,
tomando o pão e havendo dado graças, partiu-o e deu-o aos discípulos,
dizendo: “Isso é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória
de mim”. Semelhantemente tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: “Este
cálice é o Novo Testamento no meu sangue, que é derramado por vós”.
(Luc. 22:19-20; I Cor 11:24-25).
9. Nós cremos na necessidade de nos abster das coisas sacrificadas aos
ídolos, do sangue, da carne sufocada e da fornicação, conforme mostrou o
Espírito Santo na Assembleia de Jerusalém. (Atos 15:28-29; 16:4 e
21:25).
10. Nós cremos que Jesus Cristo tomou sobre si as nossas enfermidades.
“Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da Igreja, e orem
sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; e a oração da fé
salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados,
ser-lhe-ão perdoados”. (Mat. 8:17; Tiago 5:14-15).
11. Nós cremos que o mesmo Senhor (antes do milênio) descerá do céu com
alarido, com voz de arcanjo e com a trombeta de Deus; e os que morreram
em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois, nós, os que ficarmos vivos,
seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar nos ares
e assim estaremos sempre com o Senhor. (I Tess. 4:16-17; Apoc. 20:6).
12. Nós cremos que haverá a ressurreição corporal dos mortos, justos e
injustos. Estes irão para o tormento eterno, mas os justos para a vida
eterna. (Atos 24:15; Mat. 25-46).
Práticas
Culto
O culto da Congregação Cristã no Brasil segue uma ordem
pré-estabelecida, mas sem uma liturgia fixa, assim os pedidos de hinos,
orações, testemunhos e a pregação da Bíblia são feitos de forma
espontânea, baseados na inspiração do Espírito Santo. Os serviços são
solenes com uma atmosfera formal; desse modo evitam-se manifestações
individualizantes, mas preza-se a participação coletiva.
Há uma série de práticas no culto como o uso do véu pelas mulheres; o
uso do ósculo santo na saudação entre irmãos e irmãs de per si; assento
separado, nas igrejas, entre homens e mulheres; as orações são feitas de
joelhos; podem haver até três orações no início do serviço e apenas uma
no final, como agradecimento; também são permitidas até três pregações
no mesmo culto, todavia, por tradição, decidiu-se que uma única pregação
é suficiente, evitando-se, assim, que uma pregação se sobreponha à
outra.[6]
O padrão de realização do Culto é igual em quaisquer de seus templos e
em cada igreja são realizados cultos oficiais (geralmente à noite e em
alguns lugares também à tarde) e Reuniões de Jovens e Menores,
exclusivos para jovens e crianças (geralmente de manhã). Estas reuniões
seguem o padrão do culto oficial mas com alguns atos adicionais: ensino
da oração às crianças, prática de recitativo das crianças e jovens e
ainda seção de perguntas bíblicas.
Organização
Segundo os estatutos da Congregação Cristã no Brasil suas atividades são
conduzidas por um ministério organizado, servindo sem expectativas de
receber salários[7], distribuído segundo as necessidades de cada
localidade, contituído por anciãos, cooperadores do ofício ministerial e
diáconos[8] . Somente os anciãos e diáconos são ministros ordenados (I
Tim. 4:14)[9]
Ancião - responsável
pelo atendimento da Obra, realização de batismos, santas ceias,
ordenação de novos obreiros (anciães e diáconos), apresentação de
Cooperadores do Ofício Ministerial, encarregado de conferir ensinamentos
à igreja, cuidar dos interesses espirituais e do bem-estar da igreja,
entre outras funções;
Diácono - responsável
pelo atendimento assistencial e material à igreja. É auxiliado por
irmãs obreiras chamadas de "Irmãs da Obra da Piedade". Assim como o
ancião, atende a diversas congregações de sua região;
Cooperador do Ofício Ministerial
- responsável pela cooperação nos ensinamentos e presidência de cultos
oficiais e de jovens em uma determinada localidade (desde que não haja
um Cooperador de Jovens e menores responsável por essa localidade), não
podendo realizar batismos.
Além dos ministros previsto em estatuto acima citados, há outros cargos ou funções:
Cooperador de Jovens e Menores - responsável de atender as reuniões de jovens e menores de uma congregação local.
Músico - membro habilitado e depois de passar por testes musicais é oficializado para tocar nos cultos e demais reuniões.
Encarregado de Orquestras - músico designado para coordenar o ensino musical aos interessados e organizar ensaios musicais da Orquestra da Congregação.
Encarregado Regional - músico designado para coordenar
encarregados de orquestras e músicos de uma determinada região, aplicar
testes para os iniciantes e atender Ensaios regionais e locais.
Irmãs da Obra da Piedade - são obreiras que auxiliam os
Diáconos nos atendimentos aos necessitados e enfermos, realizando
visitas e levantando necessidades entre os membros.
Examinadoras - são organistas mulheres, oficializadas,
designadas para avaliar as organistas aprendizes no processo de
oficialização (testes ou exames obrigatórios para organistas).
Auxiliar de Jovens e Menores - são jovens, homens e
mulheres solteiros, designados para preparar e organizar os recitativos
das reuniões, individuais ou em grupo.
Administração - ministério material, constituído por
Presidente, Tesoureiro, Secretário, Auxiliares da Administração,
Conselho Fiscal e Conselho Fiscal Suplente. Os administradores são
eleitos a cada três anos e o Conselho Fiscal anualmente, durante a
Assembleia Geral Ordinaria. É permitida a recondução ao cargo.
Para construções de templos, utilizam-se, na maioria dos casos, de
voluntariado mobilizado em esquema de mutirão. Para outros serviços
burocráticos das igrejas como portaria, limpeza, som, fundo biblico sem
fins lucrativos, etc. também são escolhidos dentre os membros,
voluntários que não possuem expectativa de receber salário.
Segundo os seus Estatutos, a Congregação Cristã no Brasil não possui
registro de membros, considerando que estes devem responder somente a
Deus; não prega o dízimo e mantém-se pelo espírito voluntário dos seus
membros, que contribuem com coletas anônimas e voluntárias e exercem
seus ministérios sem a expectativa de receber dinheiro ou bens
materiais.
As mudanças de caráter doutrinário na Congregação Cristã no Brasil são
discutidas em assembleia anual e pelo Conselho de Anciães, que é formado
pelos anciãos mais antigos no ministério e não necessariamente de
idade. Nestas assembleias são considerados "Tópicos de Ensinamentos", os
quais, tomados em reuniões e por oração, tratam de assuntos
relacionados à doutrina, costumes e comportamento na atualidade.
A organização eclesiástica da Congregação Cristã no Brasil é uma forma
adaptada do governo presbiteriano: um grupo de igrejas locais são
reunidas em uma "região administrativa", normalmente correspondente a um
município nos estados onde a igreja é maior e vários municípios onde a
Congregação é menor, presidida por um conselho de anciãos e um corpo
administrativo. As regiões administrativas são agrupadas em "regionais",
que por sua vez se concentram nas "assembleias estaduais". O organismo
máximo é a "Assembleia Geral" que ocorre na congregação do Brás
anualmente.
Orquestra CCB |
A Congregação Cristã no Brasil possui uma orquestra de música sacra
muito valorizada. Ela provê aos fiéis escolas musicais gratuitas em suas
dependências. No Brasil, apenas membros do sexo masculino usufruem
destas aulas e poderão executar os seguintes instrumentos:
Cordas:Violino, Viola, Violoncelo; Flauta transversal; palhetas: Oboé,
Fagote, Clarinete, Clarone; Acordeon [10]; Saxofones: soprano curvo,
soprano, alto, tenor, barítono [10], baixo [10] e contrabaixo [10];
Trompete Pocket, Cornet, Trompa, Trombonito, Trombone, Saxhorn,
Bombardino, Bombardão e Flugelhorn.
O Órgão eletrônico é de liberdade de execução somente de mulheres e os
estudos, mais difíceis e demorados. As aulas são, geralmente,
particulares e pagas, ministradas por organistas já habilitadas ou
Conservatórios musicais.
O hinário da Congregação Cristã no Brasil é intitulado de "Hinos de
Louvores e Súplicas a Deus" e encontra-se na sua quarta edição, datada
de 1965, quando foram adicionadas novas melodias e poesias. Possui
muitas melodias de autores norte americanos e italianos, com algumas
poesias traduzidas e semi-traduzidas do inglês e do italiano. São 450
hinos e entre eles há especiais para Batismos, Santas Ceias, Funerais,
50 para as "Reuniões de Jovens e Menores", e sete coros.
O livro original chamava-se Inni e Salmi Spirituali, publicado no começo
do século XX, pela Assemblea Cristiana Italiana de Chicago, Ill, USA.
Os hinários com notação musical seguem o modelo europeu, contendo as
claves de Sol e de Fá, e estão escritos para instrumentos em Dó, Mi
bemol e Si bemol.
Está em desenvolvimento um novo hinário, após mais de 45 anos sem
alterações em poesias e melodias. Prevê-se aumento de cânticos,
alteração de numeração e facilitações nas partituras.
A Congregação Cristã não produz gravações de seus hinos, nem mesmo as autoriza.
Política
A Congregação Cristã no Brasil é uma organização religiosa apolítica, crendo na separação total entre Estado e religião.
Não mantém ligação,nem se manifesta de forma alguma em relação a causas
ou partidos políticos, candidatos a cargos públicos, ou qualquer outra
instituição ou organização, governamental ou não. Se algum membro de seu
corpo ministerial aceitar cargos políticos, deverá renunciar ao seu
cargo congregacional. Seus membros são doutrinados a não votar em
candidatos que neguem a existência de Deus e a Sua moral.[7]
Mídia
A Congregação Cristã no Brasil não possui propaganda em meios de
comunicação como rádio, televisão, imprensa escrita, ou qualquer outro
tipo de propagação da sua doutrina que não seja o frequentar quaisquer
de suas igrejas pelos interessados em conhecê-la. [11]
Fontes
ANDERSON, Robert Mapes. Vision of the disinheirited: The Making of
American Pentecostalism. Nova Iorque, Oxford University Press, 1979.
TOPPI, Francesco. Luigi Francescon, 1ª ed., ADI – Media, Roma, 1997
WOMARKCK, David A. e TOPPI, Francesco. La Radici Del Movimento Pentecostale, 1ª ed., ADI – Media, Roma, 1989
DECARO, Louis: Our Heritage, 1ª ed., General Council Christian Church of North America, Transfer, 1977
CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL, Hinos de Louvores e Súplicas a Deus –
Livro nº 4, Industrias Reunidas Irmãos Spina, São Paulo, 1965
ALVES, Leonardo M. "Christian Congregation in North America: Its Inception, Doctrine, and Worship". Dallas, 2006.
CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL. "Estatutos". São Paulo, 2004.
CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL. "Relatório Anual 2007-2008". São Paulo, 2007.
FRANCESCON, Louis. "Histórico da Obra de Deus". Chicago, 1952.
FRESTON, Paul. "Breve história do pentecostalismo brasileiro". In:
ANTONIAZZI, Alberto (coordenador). Nem anjos nem demônios:
Interpretações sociológicas do pentecostalismo. Petrópolis, 1994.
Notas e Referências
1.↑ a b Francescon, L. Fedele Testimonianza. Chicago: 1952
2.↑ Relatório anual 2006-2007. CCB
3.↑ IBGE, censo 2000 http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2000/populacao/religiao_Censo2000.pdf
4.↑ US CENSUS BUREAU. Census of Religous Bodies. 1936
5.↑ UICCNA. Atti del Convegno della Chiesa Italiana residenti negli Stati Uniti radunada in Niagara Falls, NY. Maio 1927
6.↑ CONGREGAÇÃO CHRISTÃ DO BRASIL Convenção São Paulo, 1936 p. 6
7.↑ a b CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL Estatuto, art. 8, § 1. São Paulo, 2004
8.↑ CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL EstatutoArt. 23 - O Ministério da
CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL é composto de Anciães – que em seu conjunto
formam o Conselho de Anciães – Cooperadores do Ofício Ministerial e
Diáconos.
9.↑ CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL EstatutoArt. 24
10.↑ a b c d não será mais permitido o ingresso de novos músicos desse instrumento
11.↑ Congregação Cristã no Brasil. Página visitada em 11 de Junho de 2010.
Fonte: Artigo compilado da Wikipédia de 28 de junho de 2010, com algumas alterações que julguei necessárias.
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