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Para controlar crescimento de evangélicos, China estuda criar sua própria versão da teologia cristã

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cristã - Para controlar crescimento de evangélicos, China estuda criar sua própria versão da teologia cristã Empty Para controlar crescimento de evangélicos, China estuda criar sua própria versão da teologia cristã

Mensagem por Lourival soldado cristão 9th agosto 2014, 9:19 am

cristã - Para controlar crescimento de evangélicos, China estuda criar sua própria versão da teologia cristã China
Em meio a uma onda de perseguição contra os cristãos protestantes, incluindo a demolição de templos, a China anunciou que pretende criar sua própria teologia cristã.
A pedido do governo, a doutrina chinesa deveria atender a princípios básicos da ideologia política que é imposta pelas autoridades: “A construção da teologia cristã chinesa tem que se adaptar às condições nacionais e integrar a cultura chinesa”, disse o líder da Administração de Estado para os Assuntos Religiosos, Wang Zuo’an.
Atualmente, há entre 23 e 40 milhões de cristãos protestantes no país. O número é impreciso por conta da dimensão da China e da dificuldade que os fiéis enfrentam para driblar as restrições impostas pelo governo.
O número de novos cristãos cresce a uma taxa de 500 mil todos os anos, de acordo com o jornal China Daily. Esse é o número de batismos realizados pelas igrejas protestantes no país.
“Nas últimas décadas, as igrejas protestantes chinesas se desenvolveram muito rapidamente, com a adoção de políticas religiosas nacionais”, afirmou Wang, lembrando que todas as práticas religiosas no país são controladas de forma muito intensa pelo Partido Comunista, que declara o Estado chinês como ateu.
A estratégia do governo de criar uma teologia chinesa seria uma demonstração de receio por parte das autoridades que o cristianismo ganhe força no país e se torne um movimento de subversão política.
É comum a imprensa internacional noticiar que as forças de segurança reprimiram e dissolveram igrejas não autorizadas, que prosperaram fora das organizações oficiais.
Este ano, o caso da igreja protestante em Wenzhou que foi demolida a mando da prefeitura local, que considerou a edificação ilegal e de dimensões excessivas, causou grande comoção no meio cristão internacional.

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Católicos
Segundo a agência France Presse, os católicos chineses não são inclusos no número mencionado acima. Na China, a Igreja Católica oficial rejeita a autoridade do papa.
Os fiéis da denominação católica controlada pelo governo só possuem permissão para se reunir em templos certificados e vigiados. Assim como os protestantes, muitos fiéis católicos se juntaram em uma denominação clandestina, que se mantém leal ao Vaticano. Juntos, os dois grupos católicos somariam 12 milhões de chineses.http://noticias.gospelmais.com.br/china-estuda-criar-propria-versao-teologia-crista-70179.html
Lourival soldado cristão
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cristã - Para controlar crescimento de evangélicos, China estuda criar sua própria versão da teologia cristã Empty O cristianismo está ajudando a economia chinesa, diz estudo

Mensagem por Profeta ccb 11th janeiro 2015, 9:33 pm

China - "Nossos resultados revelam que, entre as diferentes religiões, o cristianismo tem o efeito mais significativo sobre o crescimento econômico”, afirma estudioso.


cristã - Para controlar crescimento de evangélicos, China estuda criar sua própria versão da teologia cristã 2890932184-economia-china
 
O cristianismo está ajudando a impulsionar o crescimento econômico na China, de acordo com um novo estudo – por reprimir a movimentação do comércio ilícito.
Um estudo realizado na Revisão Econômica da China por Qunyong Wang, da Universidade de Nankai e Xinyu Lin, da Universidade de Renmin
Apesar de seu regime oficial ateísta, a China contém a segunda maior população religiosa do mundo, depois da Índia, com grandes grupos cristãos, muçulmanos e budistas. Depois de analisar os dados de diferentes províncias chinesas, Wang e Lin concluíram: "Nossos resultados revelam que, entre as diferentes religiões, o cristianismo tem o efeito mais significativo sobre o crescimento econômico."
O estudo diz que as igrejas e instituições cristãs representam 16,8% de todas as instituições religiosas, o que significa três vezes mais do que a proporção de cristãos na população em geral, que é de cerca de 5%. 
Enquanto a rede de segurança chinesa fornece benefícios a essas instituições por servirem espaços públicos, Wang e Lin também dizem que as doutrinas sociais do cristianismo chinês também pode ter um impacto econômico.
Eles apontam que a ética cristã enfatiza o desenvolvimento global dos seres humanos, e não apenas o desenvolvimento econômico. Sendo assim, a crença na responsabilidade com Deus e o próximo pode impedir a movimentação ilícita de comércio. 
Wang e Lin concluíram que o país não deve favorecer uma fé acima da outra, mas "construir uma economia mais bem informada e, a longo prazo, uma melhor política". 
"Uma implicação clara é que a política do governo de restringir altamente a religião deve ser reconsiderada", disse Grim.
Grim condenou as demolições de igrejas na cidade de Wenzhou , onde as autoridades locais reprimiram cristãos. "Tais políticas restritivas podem comprometer uma importante fonte de sucesso econômico da China", continuou ele. "Assim como a China tem desregulamentado radicalmente a sua economia com bons resultados, uma maior desregulamentação da religião seria uma maneira de manter o milagre econômico da China vivo para as próximas décadas."
Este estudo foi citado em um artigo para o site da First Things por Brian J Grim, fundador e presidente da Fundação de Liberdade Religiosa e Negócios.
 com informações de Christian Today

Profeta ccb

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cristã - Para controlar crescimento de evangélicos, China estuda criar sua própria versão da teologia cristã Empty Crescimento de cristãos na China preocupa o governo comunista

Mensagem por Profeta ccb 6th fevereiro 2015, 8:10 pm

É impossível estimar números com certeza, mas algumas cifras falam em 100 milhões de convertidos, com um aumento anual em torno de 10%.

Um domingo qualquer, às dez da manhã. Na igreja católica do Salvador, em Xisi, na zona noroeste de Pequim, mais de 500 pessoas assistem a uma missa, lotando o templo de tal forma que foi preciso instalar telões para que todos possam acompanhar a cerimônia. Há muitas idosas, mas também famílias e jovens. Entre eles se encontra Lin Li, uma secretária de 26 anos, que se batizou há dois anos porque gostou “da mensagem de que Deus perdoa e ama a todos”.

Lin é uma entre milhões de chineses que nos últimos anos se converteram ao cristianismo em alguma de suas vertentes, principalmente a protestante. É impossível estimar números com certeza, pois as igrejas “oficiais”, que atuam sob a supervisão do Governo comunista chinês, coexistem com outras clandestinas. Algumas cifras falam em 100 milhões de convertidos, com um aumento anual em torno de 10%. A maioria desses novos cristãos é de jovens urbanos.

Essa expansão não passou despercebida ao regimecristã - Para controlar crescimento de evangélicos, China estuda criar sua própria versão da teologia cristã Arrow-10x10 de Pequim, oficialmente ateu. Sua atitude é ambígua. Por um lado, “muitos dos valores do cristianismo coincidem com aquilo que o Partido Comunista da China considera ser um bom cidadão, incluindo os valores familiares”, observa Gerda Wielander, da Universidade de Westminster, em Londres, que é autora de um livro intitulado Valores Cristãos na China Comunista (inédito no Brasil). Os crentes tendem a atitudes mais cívicas – são, por exemplo, mais propensos a pagarem impostos ou evitarem a corrupção –, e suas organizações prestam uma série de serviços sociais (a idosos e famílias carentes, por exemplo) onde o Estado não chega.

Mas, por outro lado, o Governo de Xi Jinping, que tem insistido no resgate da cultura tradicional chinesa e dos valores socialistas, vê com desconfiança uma religião que considera “estrangeira”. A possibilidade de um número substancial de cidadãos vir a se organizar em torno de uma ideologia diferente preocupa o regimecristã - Para controlar crescimento de evangélicos, China estuda criar sua própria versão da teologia cristã Arrow-10x10, que não deixa de levar em conta o papel que a Igreja Católica desempenhou na queda do comunismo na Europa Oriental.

E, embora seja verdade que a maioria dos cristãos chineses não se mete em política, também é fato que muitos dos mais destacados ativistas do país mantêm – cada um por circunstâncias diferentes – algum vínculo com o cristianismo, seja como praticante ou por contatos com círculos de fiéis. É o caso do fundador do movimento anticorrupção e pró-transparência Novo Cidadão, Xu Zhiyong, que está preso, ou do advogado pró-direitos humanos Gao Zhisheng, recentemente posto em liberdade. Para Pequim, tampouco passou despercebido o fato de que dois dos três fundadores do movimento pró-democracia Occupy Central, que tomou Hong Kong no ano passado, sejam cristãos, assim como o líder estudantil Joshua Wong.

Como relata o professor Yang Fenggang, da Universidade Purdue, “as autoridades expressaram sua preocupação com o rápido crescimento do cristianismo e buscaram impor restrições para desacelerá-lo. Também tomaram medidas para assegurar que os cristãos sejam obedientes às autoridades”.

Yang vê entre os indícios dessa preocupação episódios como os ocorridos na cidade de Wenzhou, no leste da China, apelidada por alguns de Jerusalém do Oriente, por seu grande número de igrejas e seu elevado percentual de população cristã, aproximadamente um milhão entre nove milhões de moradores. Em 2014 foram demolidas algumas igrejas e derrubadas as cruzes de muitas outras, católicas e protestantes. “Apesar de as autoridades centrais não terem feito nenhuma declaração pública a respeito disso, o fato de a campanha ter durado tanto indica que muito provavelmente os funcionários locais receberam autorização ou estímulo das autoridades mais graduadas”, diz.

Em Zhejiang, a província onde fica Wenzhou, o Partido Comunista anunciou que reforçará os controles para impedir a admissão de novos filiados que tiverem crenças religiosas, segundo relato deste domingo no jornal Global Times. Os membros já existentes que tiverem participado de práticas religiosas ou manifestado crenças deste tipo precisarão “retificar” suas opiniões.

Mas, embora “seja inegável que haja casos em que os cristãos são perseguidos, os cristãos não necessariamente sofrem maiores abusos ou violações de seus direitos do que os cidadãos chineses comuns”, salienta Wielander, segundo quem em muitos casos o tratamento dado aos cristãos varia dependendo das autoridades locais.

O crescimento do cristianismo na China chama a atenção não só das autoridades comunistas, mas também do Vaticano, que busca uma aproximação com a República Popular – um processo que tropeça no fato de Pequim proibir os católicos chineses de se submeterem à autoridade do Papa.

O papa Francisco já enviou dois telegramas com felicitações ao presidente Xi. A China, por sua vez, autorizou em agosto que o Pontífice cruzasse seu espaço aéreo para viajarcristã - Para controlar crescimento de evangélicos, China estuda criar sua própria versão da teologia cristã Arrow-10x10 à Coreia do Sul. Na avaliação do professor Yang, “se o presidente Xi concluir que uma relação mais estreita com o Vaticano beneficiará a si próprio e à China do ponto de vista político e econômico, ele poderia responder favoravelmente ao papa Francisco. A possibilidade de um degelo está aí”.

Difícil de quantificar

Dada a mistura de igrejas “oficiais” e clandestinas, é impossível saber com exatidão o número de cristãos praticantes na China. As cifras oficiais indicam 23 milhões, entre católicos e protestantes, um número inferior à realidade.

O Fórum Pew para a Religião e a Vida Pública, uma entidade privada dos Estados Unidos, calcula que em 2010 havia 67 milhões de cristãos na China continental, dos quais 58 milhões eram protestantes, e 9 milhões, católicos.

Yang Fenggang, diretor do Centro para a Religião e Sociedade Chinesas, da Universidade Purdue (EUA), calcula que haja atualmente cerca de 100 milhões de cristãos na China, um país com 1,36 bilhão de habitantes. Segundo essas estimativas, até 2030 serão 247 milhões, o que fará da China o país de maior população cristã no mundo, superando o Brasil e os EUA

O convertido é jovem, urbano e de classe média

Diferentemente do que ocorria há algumas décadas, quando o cristão chinês típico era uma mulher de idade avançada, residente no meio rural, os novos convertidos geralmente são, como Lin Li, jovens urbanos de classe média, com um nível educacional cada vez mais elevado e acesso a círculos influentes. Um número não desdenhável – entre dois e três milhões – é membro do Partido Comunista.

Os fatores que motivam a conversão ao cristianismo podem ser muito diferentes. Alguns entram em contato com a religião durante uma temporada de estudos no exterior. Em alguns casos, explica Gerda Wielander, autora do livro Valores Cristãos na China Comunista, trata-se de “uma opção de estilo de vida, quase uma moda, uma maneira de dizer que você é diferente e interessante”. Para outros, o interesse surge sob um ponto de vista acadêmico e intelectual. Em outros casos, são indivíduos que procuram uma referência moral, para enfrentar a substituição da ideologia maoísta por um sistema no qual impera o capitalismo selvagem.

Também pode ser uma maneira de fazer contatos. Existem em Wenzhou igrejas ditas “dos chefes”, estabelecidas por empresários endinheirados. E muitas paróquias organizam numerosas atividades sociais para seus fiéis, de círculos de estudos bíblicos a clubes juvenis. “Pode ser um modo de contar com atividade social, com um grupo social, numa China urbana que pode ser muito hostil” para os migrantes, diz a acadêmica Wielander.

Mas assim como cresce o número de convertidos, observa a professora, também existe um bom número de abandonos, um fenômeno que a seu ver não foi suficientemente investigado. “Muita gente supõe que uma vez que alguém se torna cristão não deixa de praticar, será sempre um membro ativo da igreja. Mas manter o número de praticantes é um desafio na China, como em qualquer país ocidental. Muitos pastores contam casos de abandonos com o passar do tempo, ou de crenças que não são transmitidas para a geração seguinte.

Fonte: El País

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