NAS PEGADAS DO MESTRE JESUS


Participe do fórum, é rápido e fácil

NAS PEGADAS DO MESTRE JESUS
NAS PEGADAS DO MESTRE JESUS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» Comunidade cristã. No Brasil Lucas 16
jaime - SANTA CEIA    Por: Jaime D. Silva e Júlio C. Albach. Empty1st julho 2023, 3:31 pm por Admin

» Comunidade cristã. No Brasil Lucas 16
jaime - SANTA CEIA    Por: Jaime D. Silva e Júlio C. Albach. Empty1st julho 2023, 3:30 pm por Admin

» O Destino de todos
jaime - SANTA CEIA    Por: Jaime D. Silva e Júlio C. Albach. Empty28th agosto 2022, 10:30 pm por Gideões da CCB-Livre

» # está o meu coração Salmos 108:#RCCB#COMUNIDADE CRISTÃ NO BRASIL NOVA CCB
jaime - SANTA CEIA    Por: Jaime D. Silva e Júlio C. Albach. Empty13th junho 2022, 6:35 pm por Lourival soldado cristão

» #rccb #rccb 1 Pedro 5 1 Aos presbíteros#Radio Comunidade cristã no Brasil
jaime - SANTA CEIA    Por: Jaime D. Silva e Júlio C. Albach. Empty12th junho 2022, 6:51 pm por Lourival soldado cristão

» Poque Deus não tem prazer na morte
jaime - SANTA CEIA    Por: Jaime D. Silva e Júlio C. Albach. Empty11th junho 2022, 9:34 pm por Lourival soldado cristão

» Chame Deus para os seus planos
jaime - SANTA CEIA    Por: Jaime D. Silva e Júlio C. Albach. Empty11th junho 2022, 1:09 am por Lourival soldado cristão

» A fé vem de ouvir e crer na palavra
jaime - SANTA CEIA    Por: Jaime D. Silva e Júlio C. Albach. Empty11th junho 2022, 12:38 am por Lourival soldado cristão

» Louvores a Deus
jaime - SANTA CEIA    Por: Jaime D. Silva e Júlio C. Albach. Empty9th junho 2022, 9:46 pm por Lourival soldado cristão

abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Quem está conectado?
76 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 76 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 473 em 30th agosto 2014, 11:05 pm
Social bookmarking

Social bookmarking reddit      

Conservar e compartilhar o endereço de <a href="http://oulorivallan.forumeiros.com/">nas pegadas do mestre JESUS</a> em seu site de social bookmarking

Conservar e compartilhar o endereço de NAS PEGADAS DO MESTRE JESUS em seu site de social bookmarking

Entrar

Esqueci-me da senha

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Votação
Estatísticas
Temos 4337 usuários registrados
O último membro registrado é Ismael Jordao Segura

Os nossos membros postaram um total de 30609 mensagens em 13528 assuntos

SANTA CEIA Por: Jaime D. Silva e Júlio C. Albach.

Ir para baixo

jaime - SANTA CEIA    Por: Jaime D. Silva e Júlio C. Albach. Empty SANTA CEIA Por: Jaime D. Silva e Júlio C. Albach.

Mensagem por Lourival soldado cristão 28th novembro 2014, 7:50 pm

SANTA CEIA

Por: Jaime D. Silva e Júlio C. Albach.


Bom estudo, Deus te abençoe em Graça e em conhecimento

Este estudo visa apresentar na sua síntese, o ritual da Santa Ceia bíblica; conforme o exemplo seguido pela Igreja Primitiva, após a exortação do Apóstolo Paulo.

O PÃO DA PÁSCOA
A lei e os profetas apresentava no seu bojo, a justificação através das "OBRAS" (Lv. 18:5); cuja promessa era MATERIAL e para OS ISRAELITAS; portanto na celebração da Páscoa, ela determinava que "pão", um dos ingredientes daquele ritual, fosse "ASMOS" (sem fermento).
"Sete dias comereis pães: Ao primeiro dia tirareis O FERMENTO DAS VOSSAS CASAS; porque qualquer que comer pão levedado, desde o primeiro até ao sétimo dia, aquela alma será cortada de Israel." Êx. 12:15.

O PÃO DA SANTA CEIA PARA A IGREJA
Algumas denominações de nossos dias acreditam que O PÃO DA SANTA CEIA também deve continuar sendo sem fermento; mas isto não procede, pois o Evangelho de Cristo, agora atua trazendo uma NOVA PROPOSTA de justificação pela "FÉ" (Ef. 2:Cool, seguida de ritual simbólico, até que venha o Senhor; cuja promessa, É ESPIRITUAL e para OS ESPIRITUAIS. Rm. 8:4.

Cristo nos mostrou claramente a diferença de atuação do poder de Deus, agora sobre A IGREJA no Evangelho:
-Quando mandou o Apóstolo Pedro, matar e comer animais descido em um vaso como um lençol aberto; que segundo a lei eram ilícitos de se comer, pois eram: COMUM E IMUNDOS (At. 10:10-16); no entanto, Jesus  já os tinha PURIFICADO. At. 10:15.
-Quando curou no sábado. Mt. 12:9-13 – Jo. 9:6-14.
- Quando mandou o paralitico CARREGAR SUA CAMA no sábado. Jo. 5:8-9.
- Quando permitiu seus discípulos COLHER ESPIGAS em pleno sábado (Mt. 12:1-2).
Tudo isso, era terminantemente proibido pela lei do Sinai. (Êx.20:8-9); no entanto, Cristo derrubou estas e outras barreiras de separação, pelo Evangelho.
"Na sua carne desfez a inimizade, isto é A LEI DOS MANDAMENTOS QUE CONSISTIA EM ORDENANÇAS..." Ef. 2:15.

O PARTIR DO PÃO
"E, quando comiam, Jesus tomou O PÃO, e, abençoando-o, O PARTIU, E DEU AOS DISCÍPULOS, e disse: Tomai e comei isto é o meu corpo." Mt. 26:26

Além de não oferecer nenhuma refeição, antes da celebração da Santa Ceia, e de não cumprir o mandato do Senhor DO LAVA PÉS (Jo. 13:14) depois D'ela; em nome da economia, a teologia cristã, mudou por conta própria, o partir do pão "EM PEDAÇOS", para parti-lo em “MIGALHAS”;  e ainda têm a hipocrisia de chamar tal celebração de SANTA CEIA DO SENHOR.

O VINHO OU SUCO DE UVA?
O vinho sempre esteve presente entre os israelitas, nas três principais celebrações da lei.
"E aquele dinheiro darás por tudo o que deseja a tua alma, por vacas e por ovelhas, E POR VINHO E POR BEBIDA FORTE, e por tudo o que te pedir a tua alma: Come-o ali perante o Senhor teu Deus, e alegra-te tu e tua casa" Dt. 14:26.

A TRADIÇÃO TEOLÓGICA já mudou por conta própria o ingrediente "VINHO", para “SUCO DE UVA”; implantando na Santa Ceia um símbolo INEXISTENTE, sem nenhum registro, mandamento ou menção d’ele na Bíblia.
Jesus como o verdadeiro israelita, celebrou A PÁSCOA com “VINHO” (Mt. 26:29); e "NÃO COM SUCO DE UVA"; ensinado erroneamente pela teologia evang/cristã.

OBS: Há de se louvar o zelo com entendimento, de nossos irmãos da Congregação Cristã neste particular, pois ainda hoje celebram a Santa Ceia com o mesmo ingrediente do Evangelho. Porém, já pecam quanto ÀS VEZES DA CELEBRAÇÃO DA MESMA, empatando com A PÁSCOA JUDAÍCA (uma vez por ano). Ao passo que, "TUDO" no Evangelho deve "EXCEDER" a lei e os profetas (Mt. 5:20): No mínimo, deve ser duas vezes ao ano.

A CONTRADIÇÃO TEOLÓGICA
A maioria das denominações evang/cristãs, crêem que o sangue de Cristo purifica pela fé, "O PÃO COM FERMENTO" servido nas suas Santa Ceias (o que é correto); mas, não crêem que o mesmo sangue, pela mesma fé possa purificar também O MESMO VINHO ALCÓOLICO. Que absurdo!!!
No entanto, a purificação pelo SANGUE DE CRISTO alcança "TODAS AS COISAS", quer seja nos céus, quer seja na terra (Cl. 1:20); todas as figuras da lei e os profetas (as proibidas e as não proibidas); inclusive agora, sobre "O PÃO COM FERMENTO", sobre O VINHO, sobre O NOSSO PECADO, ETC...
"De sorte que era bem necessário que AS FIGURAS DAS COISAS que estão no céu ASSIM SE PURIFICASSEM..." Hb. 9:23.

O CÁLICE
Na última Ceia, o Senhor consagrou UM SÓ CÁLICE, para ser tomado entre todos os Apóstolos.
"E, tomando O CÁLICE, e dando graças, deu-lho, dizendo: BEBEI DELE TODOS.
Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento que é derramado por muitos, para a remissão dos pecados". Mt. 26:27-28.

O Apóstolo Paulo, também ensinou que a Igreja deveria se servir de UM SÓ CÁLICE.
"Examine-se pois o homem a si mesmo, e assim coma deste pão, E BEBA DESTE CÁLICE."
I Co. 11:28.

OBS: O Evangelho de uma forma geral se refere ao CÁLICE DO SENHOR no singular, e em momento algum, vemos a Escritura mandar a Igreja celebrar a Santa Ceia, COM VÁRIOS COPINHOS PLÁSTICOS, como tem praticado erroneamente a teologia contemporânea.

O BANQUETE, ANTES DA SANTA CEIA
Antes da consagração do pão e do vinho, a Igreja Primitiva participava “PRIMEIRO” de uma BOA REFEIÇÃO (sem a obrigação de cordeiros, pães asmos, ervas amargas, da lei, etc...) "SUPERIOR" ao da Páscoa israelita.
“Semelhantemente também, DEPOIS DE CEAR, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue: Fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.” I Co. 11:25.

Alguns teólogos rebatem dizendo, que para uma Igreja acima de mil pessoas, ficaria inviável tal refeição, antes da celebração da Santa Ceia.
Interessante!! Porque será que de igual modo também, não é difícil de recolher o dízimo e ofertas de mil pessoas, ou mais?

PAULO COLOCA ORDEM NA IGREJA DE CORINTO
Além dos gentios recém-chegados a Igreja Primitiva de Corinto, que dantes eram dados ao vinho; havia também os judeus novos convertidos, que tinha semelhante costume, em razão do uso do vinho, nas três festas judaicas, que eram celebradas a cada ano. Dt. 14:26.
Portanto, pensavam que podiam SE EMBRIAGAR também na SANTA CEIA DA IGREJA, como na celebração da Páscoa passada. Pois era costume participar de UMA CEIA antes da celebração da SANTA CEIA MEMORIAL. Quando nessa ocasião, os irmãos de Corinto, exageravam se embriagando antes (Mt. 26:26-29 – Mc. 14:22); perdendo completamente a noção da celebração posterior; enquanto que, era e é, necessário sobriedade, para participar da Ceia memorial a morte de Jesus.
Isto levou o Apóstolo Paulo, exortar a conduta desenfreada deles, pois uns se EMBRIAGAVAM e outros COMIAM MUITO, deixando em falta aos demais.  
 “De sorte que, quando vos ajuntais num lugar, não é para comer a ceia do Senhor.
Porque, comendo, cada um toma ANTECIPADAMENTE A SUA PRÓPRIA CEIA; e assim um tem fome e outro EMBRIAGA-SE.” I Co.11:20-21

Paulo mais tarde mencionou na sua carta aos Efésios, dizendo que o Cristão "NÃO PODIA SE EMBRIAGAR COM VINHO, mas, se encher do ESPÍRITO; (Ef. 5:18), como também, determinou que O BISPO DA IGREJA, não fosse DADO AO VINHO. I Tm. 3:2-3.  No entanto, ele não radicalizou isto, como a maioria das igrejas neo-testamentárias tem radicalizado, pois o próprio abriu exceção, mandando seu discípulo Timóteo "BEBER VINHO", em razão das suas freqüentes enfermidades estomacais (I Tm. 5:23). Outra vez, ele disse para OS DIÁCONOS, que eles não fossem dados "A MUITO VINHO". I Tm. 3:8.
Portanto, em relação ao vinho, Paulo teve duas atitudes: Por um lado ele não desfez o dito do Senhor:
"O que contamina o homem NÃO É O QUE ENTRA NA BOCA, mas o que sai da boca isso é o que contamina o homem". Mt. 15:11.

Por outro lado, ele próprio deixou esta decisão para cada Cristão adulto na fé, dizendo:
"Todas as coisas me são lícitas, MAS NEM TODAS AS COISAS ME CONVÉM: Todas as coisas me são lícitas, MAS EU NÃO ME DEIXAREI DOMINAR POR NENHUMA". I Co. 6:12.

O NÚMERO DE SANTAS CEIAS, AO ANO
A Santa Ceia do Evangelho deve ser celebrada no mínimo "DUAS VEZES AO ANO" para cumprimento da justiça de Deus, que tem que "EXCEDER" a justiça da lei anterior.
“Porque vos digo: que, SE A VOSSA JUSTIÇA NÃO EXCEDER a dos escribas e fariseus de modo nenhum entrareis no reino dos céus.” Mt. 5:20.  

"Porque TODAS AS VEZES que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.” I Co. 11:26.

Já a teologia contemporânea, exagera no cumprimento deste ritual, impondo Santas Ceias mensais, as quais tem gerado mais condenação do que comunhão para o cristão. Pois a maioria dos obreiros e membros de uma denominação evang/cristã, para demonstrar aos seus líderes e a Igreja que estão em comunhão com o Senhor, muitas vezes são induzidos a participar da Santa Ceia, sem estar preparados naquele momento; e sem ter também, A LIVRE OPÇÃO dada pela própria palavra, de participar dela ou não.
"EXAMINE-SE POIS O HOMEM A SI MESMO, e assim coma deste pão, e beba deste cálice."
Porque o que come e bebe indignamente, COME E BEBE PARA A SUA PRÓPRIA CONDENAÇÃO, não discernindo o corpo do Senhor." I Co. 11:28-29.

Rogamos ao Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que conceda aos que estão em eminência nas igrejas; mais fidelidade com a sua Palavra.
------------------------------------------------------------------------------------------------
 "Bem-aventurado aquele servo que o Senhor, quando vier ACHAR SERVINDO ASSIM.
Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens." Mt. 24:46-47
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 Jaime e Júlio
Lourival soldado cristão
Lourival soldado cristão

Mensagens : 11341
Pontos : 25169
Data de inscrição : 23/12/2009
Idade : 66
Localização : Sao paulo

http://ccbsemcensurasnaspeg.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos