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CCB OBRA DE RESPEITO OS DEMÔNIOS DESCEM DO NORTE

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CCB OBRA DE RESPEITO OS DEMÔNIOS DESCEM DO NORTE Empty CCB OBRA DE RESPEITO OS DEMÔNIOS DESCEM DO NORTE

Mensagem por Lourival soldado cristão em 1st Julho 2012, 6:38 pm


CCB OBRA DE RESPEITO







CCB OBRA DE RESPEITO OS DEMÔNIOS DESCEM DO NORTE DecmoOS DEMÔNIOS DESCEM DO NORTE
A Congregação é citada no livro de Delcio Monteiro de Lima, “ Os demônios descem do norte”, como obra de respeito.

Este livro foi lançado em 1987 e os dados sobre a CCB são do relatório
de 1986. Naquela época o autor estimou em dois milhões o número de
membros da Congregação em 7559 casas de oração. Hoje são mais de 17 mil
imóveis próprios e cerca de três milhões de membros.



Passados 23 anos, a CCB continua praticamente a mesma, no aspecto
organizacional. Não cobra o dízimo, os ministros não são assalariados e a
igreja não embarcou na tendência mercantilista que assola muitas
igrejas.





Quando o autor lançou o livro, algumas igrejas evangélicas estavam engatinhando na política, dizendo ele o seguinte: À
exceção da Congregação Cristã no Brasil, único grupo que obedece ao
princípio de que "quem ocupa cargos no ministério não deve aceitar
encargos políticos", todos os ramos da família pentecostal brasileira
estão se enredando irreversivelmente na política partidária.




Passados
estes anos, muita água já rolou, e muitos líderes evangélicos já
entraram e saíram da política, inclusive por corrupção ativa. Enquanto
isso, nossa igreja continua sem se envolver, sem apoiar e sem indicar
membros ou outras pessoas à política.




Sobre
o livro, o autor insiste num pensamento comum nos anos setenta,
principalmente entre os católicos, de que as seitas protestantes eram
meros movimentos financiados pelo governo americano através da CIA, para
facilitar a dominação da América Latina pelos americanos. Esta é a
visão que aparece neste livro de Délcio Monteiro, e a razão do título do
mesmo.

Quando o autor lançou o livro, ainda não havia caído o muro de Berlim e o
comunismo ainda não havia sofrido a grande derrocada, com o fim da
União Soviética. O livro aborda muito esta questão de direita, esquerda e
o papel das igrejas na América latina e evidentemente estava enganado
em muitas das suas idéias.

O livro fala de várias igrejas e movimentos religiosos e a Congregação
Cristã é citada como obra de respeito. O autor aponta diversas
diferenças entre a CCB e as demais igrejas pentecostais, não achando
nenhuma ligação financeira entre a CCB e outras organizações no
exterior. Como muitos outros textos, este é mais um, feito por alguém
de fora, que apenas enxerga um aspecto da igreja, de acordo com a
proposta de seu trabalho.




OBRA DE RESPEITO





Uma enorme surpresa está reservada, a quem chega à rua Visconde de
Parnaíba, na Mooca, em São Paulo. Nada parece com o que foi imaginado. O
templo-sede da Congregação Cristã no Brasil é imenso, imponente, mas
sua capacidade para acomodar 4 mil pessoas torna-o pequeno nas noites de
culto.


Predomina ali gente da classe média, muitos descendentes de italianos,
mas a grande maioria é de brasileiros genuínos. Aquela multidão, homens
trajados com sobriedade e mulheres de véu, separados geometricamente,
ora fervorosamente, só interrompidos pela voz solene do pregador ou
pelos cânticos dos fiéis, acompanhados pela banda de dezenas de músicos.
O culto nunca termina antes das 11 da noite. Preces, hinos,
testemunhos, pregação. Depois, fora da igreja, despedem-se
fraternalmente. Os homens beijam os homens e as mulheres o fazem entre
si. Homens e mulheres trocam apenas solenes apertos de mãos. Muito
respeito. A felicidade, entretanto, está estampada na fisionomia de
todos. O pátio de estacionamento defronte vai-se, então, esvaziando aos
poucos, com a saída dos carros. Os que foram a pé caminham devagar e
enchem a Visconde de Parnaíba e transversais. A saída é ordeira e
demorada. Por fim, o silêncio da noite volta àquela parte da Mooca.

A Congregação Cristã no Brasil é a segunda maior igreja pentecostal do
País. Vem logo abaixo da Assembléia de Deus em número de crentes, embora
seja cerca de um ano mais antiga do que aquela por aqui. É uma
experiência religiosa que também veio dos Estados Unidos, trazida por
Louis Francescon, um italiano naturalizado americano, nascido a 29 de
março de 1866 em Cavasso Nuovo, que morava em Chicago desde 1890. Era um
artífice especializado em mosaicos, filiado à Igreja Presbiteriana, na
qual chegou a ancião. Casou-se com Rosina Balzano em 1895.



Louis Francescon converteu-se ao pentecostalismo em fins de abril de
1907, passando a freqüentar a missão do reverendo W. H. Durham, na North
Avenue, em Chicago, e lá, a 25 de agosto do mesmo ano, recebeu o
batismo com o Espírito Santo, expressando-se pela primeira vez em
línguas que jamais havia ouvido. A partir de março de 1908, obedecendo
ao que chamou determinação divina, abandonou por completo os afazeres
habituais para dedicar-se exclusivamente à religião, não obstante fosse
pobre e ainda tivesse mulher e seis filhos menores para prover a
subsistência. Mesmo assim, seguiu seu destino.



Toda a vida de Francescon voltou-se, então, para o que considerava obra
de Jesus Cristo. Dirigiu inúmeras campanhas de evangelização,
conseguindo centenas de conversões em Chicago, Saint Louis, Los Angeles e
Philadelphia, principalmente. Os americanos de origem italiana tinham
por ele especial respeito e consideração. Um homem de comportamento
irrepreensível. Por todas as cidades onde pregou, seus seguidores
abriram e mantiveram casas de oração.



Guiado pelo que chamou santa revelação, embarcou em Chicago a 4 de
setembro de 1909 com destino a Buenos Aires, viajando em companhia de
Guglielmo Lombardi e Lucia Menna, dois crentes amigos. Semanas depois,
deixaram a Capital Argentina para visitar a família Michelangelo Menna,
parente de Lucia, em San Caetano, também Província de Buenos Aires. Lá
promoveram vários cultos, atraindo novos simpatizantes para a crença,
com o registro de ocorrências sobrenaturais que Francescon considerou
maravilhosas. Voltaram a Buenos Aires e abriram uma casa de orações num
subúrbio denominado Tigre. Era a semente do pentecostalismo argentino.



A vocação missionária de Francescon levou-o, juntamente com Lombardi,
até São Paulo, em março de 1910, onde permaneceram até o mês de abril.
Lombardi retornou à Argentina para continuar o trabalho iniciado e
Francescon, aceitando o desafio de um ateu italiano de nome Vicente
Pievani, seguiu viagem rumo a Santo Antônio da Platina, no Norte do
Paraná, para tentar a evangelização naquele lugar. Foi penoso alcançar o
destino. Primeiro, a precaríssima estrada de ferro Sorocabana até Salto
Grande. A seguir, um trecho de mais de 200 quilômetros por uma região
inóspita, dos quais 70 a cavalo, conduzido por um guia índio. Mas valeu a
pena. Mesmo implacavelmente perseguido por fanáticos católicos da
cidade, lá instalou e deixou funcionando um núcleo da fé pentecostal.



A 20 de junho, Francescon estava novamente em São Paulo, abrindo no
Brás, com o apoio de dissidentes presbiterianos e batistas, o que seria a
primeira casa de oração pentecostal no País. Voltou aos Estados Unidos
em fins de novembro, depois de breve permanência no Canal do Panamá,
para continuar sua missão de incansável evangelizador. Esteve no Brasil
mais oito vezes para supervisionar o gigantesco crescimento de sua obra,
sendo a última em companhia da esposa, em outubro de 1947, quando aqui
permaneceram durante um ano. Louis Francescon morreu em Oak Park,
Illinois, em 7 de setembro de 1964.



A Congregação Cristã no Brasil está organizada segundo o modelo
congregacional americano. Como nos Estados Unidos, é avessa a qualquer
tipo de publicidade, não possuindo jornais de propaganda doutrinária,
nem literatura religiosa de nenhuma espécie. "Outras luzes não
precisamos, nem queremos. O tempo muda sempre, porém, a palavra de Deus é
imutável. Mudam os homens, porém, o Senhor é o mesmo, eterno e fiel" - é
o ensinamento. A igreja, assim, só tem impresso o estatuto, que resume
também sua doutrina, e a tradução de um testemunho de fé de Louis
Francescon, editado em Chicago. No mais, tudo se preserva por
transmissão oral.



Ao contrário de outras igrejas pentecostais, cuja estrutura e
funcionamento muito as tornam parecidas a modernas empresas, a
Congregação Cristã no Brasil conta com uma organização singela, sem
sofisticação. Tudo é descomplicado. Por exemplo, a ordenação de anciãos.
os crentes que presidem os serviços de culto nas casas de oração,
desempenhando funções equivalentes às dos pastores, faz-se em escolha
colegiada, segundo acreditam, por consenso iluminado pelo Espírito
Santo, não mantendo, pois, a igreja, seminários para prepará-Ios. Não
dispõe, também, de escolas dominicais para ensinar a Bíblia, nem faz
proselitismo em praça pública.



Outra diferença das outras igrejas pentecostais é que a Congregação
Cristã no Brasil não adota o sistema de cobrança de dízimo. As ofertas
de dinheiro são voluntárias e o crente não tem nenhuma, obrigação de
natureza financeira para com a igreja. Em contrapartida, não remunera
seus anciãos e colaboradores, norma diversa das demais, onde pastores e
assemelhados têm vínculo empregatício, com Carteira de Trabalho
assinada, inscrição no lAPAS e todos os direitos sociais inerentes à
condição de assalariados.



A Congregação Cristã no Brasil é das igrejas pentecostais a que
experimenta a mais dinâmica expansão, com dados de crescimento
absolutamente confiáveis. A partir de 1966, com efeito, organiza um
relatório anual de atividades contendo os registros de batismo, o que a
capacita a conhecer o número exato de pessoas que ingressam formalmente
nos seus quadros. Assim, computados ano a ano, até 1986, eles
totalizavam 1.015.619 crentes. Não estão aí considerados, portanto, os
batismos anteriores a 1966, ou seja, os crentes que receberam o
sacramento desde 1910, data da fundação da igreja, a maioria ainda viva.
Esse indicador permite, com cálculo bem-aproximado, estimar em, pelo
menos, o dobro, isto é dois milhões, o universo de fiéis da Congregação.
Nessa estimativa, contam-se, principalmente, pessoas que aderiram à
crença pentecostal e que, como é comum acontecer, não convalidaram o
batismo recebido na sua igreja de origem, não sendo, pois, registrados.



O relatório indica ainda que o número de casas de oração no País, que
era de 2.435 em 1966, pulou para 7.559 em 1986, estando 2.735 em prédios
próprios e 4.824 em imóveis alugados ou cedidos. A maioria encontra-se
nos Estados de São Paulo (2.460), Paraná (1.095) e Minas Gerais (1.086),
espalhando-se as restantes por todas as unidades federativas.



Livro: DÉCIO MONTEIRO LIMA, Os demônios descem do norte, Rio de Janeiro, 1987http://comumccb.blogspot.com.br/2011/01/ccb-obra-de-respeito.html

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