NAS PEGADAS DO MESTRE JESUS


Participe do fórum, é rápido e fácil

NAS PEGADAS DO MESTRE JESUS
NAS PEGADAS DO MESTRE JESUS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» Comunidade cristã. No Brasil Lucas 16
DOUTRINA - SÁBADO, OU DOMINGO?Introdução à Doutrina Empty1st julho 2023, 3:31 pm por Admin

» Comunidade cristã. No Brasil Lucas 16
DOUTRINA - SÁBADO, OU DOMINGO?Introdução à Doutrina Empty1st julho 2023, 3:30 pm por Admin

» O Destino de todos
DOUTRINA - SÁBADO, OU DOMINGO?Introdução à Doutrina Empty28th agosto 2022, 10:30 pm por Gideões da CCB-Livre

» # está o meu coração Salmos 108:#RCCB#COMUNIDADE CRISTÃ NO BRASIL NOVA CCB
DOUTRINA - SÁBADO, OU DOMINGO?Introdução à Doutrina Empty13th junho 2022, 6:35 pm por Lourival soldado cristão

» #rccb #rccb 1 Pedro 5 1 Aos presbíteros#Radio Comunidade cristã no Brasil
DOUTRINA - SÁBADO, OU DOMINGO?Introdução à Doutrina Empty12th junho 2022, 6:51 pm por Lourival soldado cristão

» Poque Deus não tem prazer na morte
DOUTRINA - SÁBADO, OU DOMINGO?Introdução à Doutrina Empty11th junho 2022, 9:34 pm por Lourival soldado cristão

» Chame Deus para os seus planos
DOUTRINA - SÁBADO, OU DOMINGO?Introdução à Doutrina Empty11th junho 2022, 1:09 am por Lourival soldado cristão

» A fé vem de ouvir e crer na palavra
DOUTRINA - SÁBADO, OU DOMINGO?Introdução à Doutrina Empty11th junho 2022, 12:38 am por Lourival soldado cristão

» Louvores a Deus
DOUTRINA - SÁBADO, OU DOMINGO?Introdução à Doutrina Empty9th junho 2022, 9:46 pm por Lourival soldado cristão

maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Quem está conectado?
81 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 81 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 473 em 30th agosto 2014, 11:05 pm
Social bookmarking

Social bookmarking reddit      

Conservar e compartilhar o endereço de <a href="http://oulorivallan.forumeiros.com/">nas pegadas do mestre JESUS</a> em seu site de social bookmarking

Conservar e compartilhar o endereço de NAS PEGADAS DO MESTRE JESUS em seu site de social bookmarking

Entrar

Esqueci-me da senha

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Votação
Estatísticas
Temos 4337 usuários registrados
O último membro registrado é Ismael Jordao Segura

Os nossos membros postaram um total de 30609 mensagens em 13528 assuntos

SÁBADO, OU DOMINGO?Introdução à Doutrina

Ir para baixo

DOUTRINA - SÁBADO, OU DOMINGO?Introdução à Doutrina Empty SÁBADO, OU DOMINGO?Introdução à Doutrina

Mensagem por Lourival soldado cristão 7th novembro 2012, 11:29 am


Introdução
à Doutrina


A guarda do Sábado é sem dúvida o ponto principal da controvérsia do Judaísmo e do
Adventismo do Sétimo Dia e outros correligionários do tradicionalismo mosáico. Eles aceitam o
Sábado como doutrina fundamental, e ensinam que os cristãos devem inrreversivelmente
observá-lo como dia de repouso semanal. Helen White, profetisa do grupo que formou o Adventismo do Sétimo Dia, ensinou que a
observância do Sábado é o selo de Deus, enquanto que o Domingo será o selo do Anticristo.
Evidentemente não temos qualquer preconceito contra o Adventismo pelo simples fato de seus
adeptos guardarem o Sábado, mas sim pelo fato de fazerem desse ensino um cavalo de batalha
contra as igrejas evangélicas, que tem o Domingo como dia de repouso semanal, e fazerem dele
ponto de sustentáculo à salvação do homem! Hora, todos nós sabemos, como na tese bíblica de
Martinho Lutero, que a salvação vem pela graça de Deus, mediante a fé do ser humano no
sacrifício vicário de Cristo Jesus, e não na guarda de sábados, domingos, dias quaisquer ou
indumentárias de obras mortas, como bem fraseou Paulo:
"Mas agora, conhecendo a Deus, ou
antes sendo conhecidos de Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos
quais de novo quereis servir
(os
Sábados, o lavar de mãos, os dias de lua nova)
?
Guardais dias, e meses, e tempos, e anos"
(Gálatas 4:9,10).


DOUTRINA - SÁBADO, OU DOMINGO?Introdução à Doutrina Adminarrow



A Raiz da Doutrina



Esta doutrina tomou força quando a senhora White teve uma "revelação" na qual disse que Jesus
descobriu a arca do concerto, e ela pôde ver dentro as tábuas da lei. Para sua surpresa, o quarto
mandamento, o Sábado estava no centro, rodeado por uma auréola de luz. Obviamente debalde
seria dizer que o Sábado não foi instituído por Deus. Sim, foi estabelecido para o período
mosáico, preparando um povo para receber a Nova Aliança, da qual não foram merecedores por terem
regeitado a Jesus. Disso ninguém pode discordar! Gênesis 2:1-3; Êxodo 20:8-11; 1 Crônicas 17:27,
compare com Romanos 3:28 e Gálatas 3:2; 4:4,5.



É possível alguém cumprir a lei sem guardar o Sábado? Damos resposta a esta pergunta ao
entendermos no Novo Testamento, sobre a vida e o ministério terreno do Senhor Jesus Cristo. O
Novo Testamento ratifica o que está escrito no Antigo Testamento, porque o homem jamais foi
capaz de cumprir a lei. A encarnação de Cristo é uma das mais evidentes provas da incapacidade
do homem em cumprir a lei divina na sua plenitude, por isso Jesus diz:

"Não penseis que vim
revogar a lei ou os profetas: não vim para revogar, vim para cumprir"
(Mateus 5:17,18,24).



DOUTRINA - SÁBADO, OU DOMINGO?Introdução à Doutrina Adminarrow



Repetição
dos Mandamentos



Cinqüenta vezes o dever de adorar só a Deus; 12 vezes a advertência contra a idolatria; 4 vezes a
advertência para não tomar o nome do Senhor em vão; 6 vezes o dever do filho de honrar pai e
mãe; 6 vezes a advertência contra o homicídio; 12 vezes a advertência contra o adultério; 4 vezes
a advertência contra o falso testemunho; e 9 vezes a advertência contra a cobiça.



Entretanto, em nenhum lugar no Novo Testamento encontra-se o mandamento de se guardar o
Sábado. Não são poucas as passagens no Antigo Testamento que mostram a limitação divina diante do
legalismo frio e morto dos judeus, apresentado através de sacrifícios e sucessivas cerimônias
feitas com o propósito de satisfazer a letra da lei. Quanto mais tempo passava, mais supérfluo
ficava o homem que buscava a perfeição através da prática da lei -
"Porquanto o que era
impossível à lei, visto que estava enferma pela carne... de maneira que a lei nos serviu de aio,
para nos conduzir a Cristo"
(Romanos 8:3; Gálatas 3:24). Porém, Jesus Cristo veio como
enviado de Deus para cumprir a lei, o que fez, coroando-a com o ato de sua morte na cruz,
estabelecendo a fé como entrada para o novo e vivo caminho.



DOUTRINA - SÁBADO, OU DOMINGO?Introdução à Doutrina Adminarrow



Jesus Cristo, Cumpriu
a Lei!



O Seu nascimento foi prometido segundo a lei, Deuteronômio 18:15; nasceu debaixo da lei,
Gálatas 4:4; foi circuncidado segundo a lei, Lucas 2:21; foi apresentado no Templo segundo a lei,
Lucas 2:22; ofereceu sacrifício no Templo segundo a lei, Lucas 2:24; foi odiado segundo a lei,
João 15:25; foi morto segundo a lei, João 19:7; viveu, morreu e ressuscitou segundo a lei, Lucas
24:44,46.




Leiamos João 5:16,18 sobre o Sábado, e o que Jesus acrescentou:
“o Sábado foi estabelecido por
causa do homem, e não o homem por causa do Sábado, de sorte que o Filho do homem é Senhor
também do Sábado”
(Marcos
2:27,28). Observemos ainda estas duas verdades paralelas: assim
como para os judeus era inadmissível Jesus ser filho de Deus, e violar o
Sábado; para o Adventismo e seus correligionários é impossível admitir
que os Evangélicos sejam filhos de
Deus, por guardarem o Domingo meramente como repouso em substituição ao
Sábado.



DOUTRINA - SÁBADO, OU DOMINGO?Introdução à Doutrina Adminarrow




Por que Poucos Lutam?



Os poucos que conservam lutando a fio de espada pela guarda do Sábado, o fazem com boa
intenção, porém, pela simplicidade do conhecimento exegético escriturístico. O príncipio da
Hermêutica bíblica estabelece que as leis cerimoniais passaram, mas as morais permaneceram.
Daí, o Senhor Jesus ter sido acusado pelos judeus por violar o Sábado, mas Ele acrescentou:

"o
Sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do Sábado, de sorte que
o Filho do homem é Senhor também do Sábado"

(Marcos 2:27,28). Com estas palavras, Jesus
defende o princípio moral do quarto mandamento do Decálogo, condenando
abertamente o cerimonialismo, e revela sua autoridade divina sobre o
Sábado, para cumpri-lo, aboli-lo ou
mudá-lo.



O sentido moral é a necessidade de se descansar um dia por semana, valendo para este fim
qualquer deles. O apóstolo Paulo também escreve com muita propriedade: "
Um faz diferença
entre dia e dia; outro julga iguais todos os dias. Cada um tenha opinião bem definida em sua
própria mente. Quem distingue entre dia e dia para o Senhor o faz; e quem come para o Senhor
come porque dá graças a Deus; e quem não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus
"
(Romanos 14:5,6).



DOUTRINA - SÁBADO, OU DOMINGO?Introdução à Doutrina Adminarrow



Domingo, uma Opção?



Cristo
ressuscitou no primeiro dia da semana (Marcos 16:9). O primeiro dia da
semana foi o dia especial das manifestações de Cristo ressuscitado.
Cristo
manifestou-se cinco vezes no primeiro Domingo, e outras vezes no Domingo
seguinte Lucas
24:13,33,36; João 20:1319, 26. Os cristãos dos tempos apostólicos
costumavam se reunir aos Domingos para celebrar a Santa
Ceia do Senhor, pregar e separar suas ofertas para o Senhor. Atos 20:7; 1
Coríntios 16:1,2.




Concluindo, optar pela guarda do
Domingo como um dia sagrado, seria consignar um outro erro, trocando apenas de
roupa, mas mantendo o mesmo conteúdo! O nosso dia de repouso é o Domingo, como
poderia ser o Sábado ou a Quarta, mas nenhum deles deve ser tomado como sagrado,
uma vez que todos os dias são abençoados pelo Criador que nos deu um que é
superior aos dias, meses, anos e tradições humanas - JESUS!

O Sábado foi dado como lei

cerimonial no pacto veterotestamentário, até que viesse o perfeito, a
Nova Aliança, selada não com sangue de animal, nem evocada por uma
cerimônia temporal, mas com o sangue do Cordeiro de Deus, que tira o
pecado do mundo! Daí, o Senhor Jesus ter sido acusado pelos judeus e por
todos seguidores sectários atuais por violar o Sábado, mas Ele
acrescentou: "o
Sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do Sábado, de sorte que
o Filho do homem é Senhor também do Sábado"
(Marcos 2:27,28).


Barnabé:
"De maneira que nós observamos o oitavo dia, o dia em que Jesus ressuscitou dos
mortos"
.




Justino Mártir:
"Mas o dia em que todos teremos a nossa reunião, porque é o primeiro dia da
semana, e Jesus Cristo, nosso Salvador, neste dia ressuscitou da morte"
.





Ignácio:
"Todo aquele que ama a Cristo, celebra o dia do Senhor, consagrado á ressurreição
de Cristo como o principal de todos os dias, não guardando jamais o Sábado, mas vivendo de
acordo com o dia do Senhor, no qual, nossa vida se levantou outra vez por meio dele e de sua
morte".




Dionísio de Corinto:
"Hoje observamos o dia Santo do Senhor, em que lemos sua carta"
.





Vitorino:
"No dia do Senhor lembramo-nos de tomar nosso pão com ações de graça, para que
não se creia que observamos o Sábado como os judeus, o qual Cristo mesmo, o Senhor do
Sábado, aboliu em Seu corpo"





Concluímos, considerando as palavras do apóstolo Paulo aos Colossenses mais do que
suficientes para a definição final e exegética: "
Ninguém pois, vos julgue por causa de comida e
bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou Sábados, porque tudo isso tem sido sombra das coisas
que haviam de vir, porém o corpo é de Cristo
"(Colossenses 2:16-19)



DOUTRINA - SÁBADO, OU DOMINGO?Introdução à Doutrina Adminarrow




Verdades
Bíblicas Fundamentais


DOUTRINA - SÁBADO, OU DOMINGO?Introdução à Doutrina Litlestar
Deus:
Cremos em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas
distintas, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, Dt 6:24; Mt 28:19; Mc 12:29.

DOUTRINA - SÁBADO, OU DOMINGO?Introdução à Doutrina Litlestar Jesus: Cremos no nascimento virginal de Jesus, em sua
morte vicária e expiatória, em sua ressurreição corporal de entre os mortos,
e em sua ascensão gloriosa aos céus, Is 7:14; Lc 1:26-31; 24:4-7; At 1:9.

DOUTRINA - SÁBADO, OU DOMINGO?Introdução à Doutrina Litlestar
Espírito Santo:
Cremos no Espírito Santo como terceira pessoa da
Trindade, como Consolador e o que convence o homem do pecado, justiça e do juízo
vindouro. Cremos no batismo no Espírito Santo, que nos é ministrado por Jesus,
com a evidência de falar em outras línguas, e na atualidade dos nove dons
espirituais, Jl 2:28; At 2:4; 1:8; Mt 3:11;1 Co 12:1-12.




DOUTRINA - SÁBADO, OU DOMINGO?Introdução à Doutrina Litlestar
Homem:
Cremos na na criação do ser humano, iguais em méritos e
opostos em sexo; perfeitos na sua natureza física, psíquica e espiritual; que
responde ao mundo em que vive e ao seu criador através dos seus atributos
fisiológicos, naturais e morais, inerentes a sua própria pessoa; e que o
pecado o destituiu da posição primática diante de Deus, tornando-o depravado
moralmente, morto espiritualmente e condenado a perdição eterna, Gn 1:27;
2:20,24; 3:6; Is 59:2; Rm 5:12; Ef 2:1-3.

DOUTRINA - SÁBADO, OU DOMINGO?Introdução à Doutrina Litlestar Bíblia:
Cremos na inspiração verbal e divina da Bíblia
Sagrada, única regra infalível de fé para a vida e o caráter do cristão,2
Tm 3:14-17; II Pe 1:21.



DOUTRINA - SÁBADO, OU DOMINGO?Introdução à Doutrina Litlestar
Pecado:
Cremos na pecaminosidade do homem, que o destituiu da glória
de Deus, e que somente através do arrependimento dos seus pecados e a fé na
obra expiatória de Jesus o pode restaurar a Deus, Rm 3:23; At 3:19; Rm 10:9.



DOUTRINA - SÁBADO, OU DOMINGO?Introdução à Doutrina Litlestar
Céu e Inferno:
Cremos no juízo vindouro, que condenará os infiéis e
terminará a dispensação física do ser humano. Cremos no novo céu, na nova
terra, na vida eterna de gozo para os fiéis e na condenação eterna para os
infiéis, Mt 25:46;2 Pe 3:13; Ap 21:22; 19:20; Dn 12:2; Mc 9:43-48.



DOUTRINA - SÁBADO, OU DOMINGO?Introdução à Doutrina Litlestar

Salvação:
Cremos no perdão dos pecados, na salvação presente e
perfeita, e na eterna justificação da alma, recebida gratutitamente, de Deus,
através de Jesus, At 10:43; Rm 10:13; Hb 7:25; 5:9; Jo 3:16.

DOUTRINA - SÁBADO, OU DOMINGO?Introdução à Doutrina LitlestarProfissão de Fé: Para uma mais ampla informação sobre a
doutrina bíblica fundamental, acesse aqui a

Profissão
de Fé
da Igreja Pentecostal Betânia e do Sepoangol World
Ministries.http://www.sepoangol.org/sabado.htm
Lourival soldado cristão
Lourival soldado cristão

Mensagens : 11341
Pontos : 25169
Data de inscrição : 23/12/2009
Idade : 66
Localização : Sao paulo

http://ccbsemcensurasnaspeg.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

DOUTRINA - SÁBADO, OU DOMINGO?Introdução à Doutrina Empty Re: SÁBADO, OU DOMINGO?Introdução à Doutrina

Mensagem por Lourival soldado cristão 7th novembro 2012, 12:53 pm

Irmãos a Paz de Deus !!

Depois desta postagem sobre os adoradores do sabado e do domingo ,eu vou lhe confessar ,eu só sei que o dia é sabado ou domingo, quando eu olho no calendario , é uma ou duas vezes ao ano ,eu não guardo dia nenhum ,mas para entender melhor ,quem pode dizer que o dia tal é sabado ou domingo ou segunda , e tem mais uma coisa ,eu não me lembro se adão e Eva tinha folhinhas de calendario lá , e eu pergunto ?? quem iventou o calendario ???,é cada uma .......,Protestantes adventistas e católicos Romanos preoculpados em qual é o dia certo de descanso , sem contar que ,está cheio de crentes por ai que nem trabalha , e não faz nada na vida ,tanto no meio de adventistas, protestantes e católicos ,e ainda querem um dia de descansos grsgrs vamos trabalhar gente ,lembre-se do que Paulo disse se fosse possivel trabalharia dia e noite para não ser pesado ao seu irmão ,grsgrsgrs ,ainda bem que Paulo não era adventista e nem católico ele apenas era seguidor de Jesus , um apostolo um Cristão , pois já imaginou como ficaria esta frase de Paulo trabalhar de dia e de noite ??, , mas veja ,esse pessoal estão esperando o advento do Messias , a volta de Jesus ,vamos ver o que Jesus fazia no dia, em que esse pessoal está deitado na rede ,cercado de preguiça guardando o sabado como o dia da preguiça veja o que Jesus fazia no sabado ,enquanto alguns fica a toa na vida ....MEU PAI TRABALHA ATÉ AGORA , E EU TRABALHO TAMBÉM”
João 5:17.
Ora! Qual era o trabalho de Jesus? Bem, na infância, Jesus
foi carpinteiro, e com Sua família ía sempre à
igreja aos Sábados (Luc. 4:16). Porém, quando assumiu
o Ministério que anunciaram os profetas, Seu trabalho foi
puramente espiritual (Mat. 8: 14-17; Mar. 1: 29-32; Luc. 4: 38-41;
Luc. 6: 6-8; Luc. 6: 18; Mat. 8: 2-4; Mar. 1: 40-44; Luc. 5: 12-14),
etc. Para a salvação dos pecadores, não há
hora, nem dia, mês ou ano de parar de trabalhar, porque
este trabalho é permitido e lícito fazer aos Sábados!
– Ouça o que disse um sincero teólogo Assembleano:
“Mas Ele lhes disse: ‘Meu Pai trabalha até agora, e Eu
também’. Noutras palavras, Deus trabalha no Sábado,
sustentando o Universo, comunicando vida, abençoando os
homens, respondendo as orações.” – Pr. Myer Pearlman,
João – Ouro Para Te Enriquecer, pág. 59
.JESUS NÃO GUARDAVA O SÁBADO, TRANSGREDIU-O
CURANDO E MANDANDO O PARALÍTICO CARREGAR A CAMA

Passemos a limpo os fatos a respeito dos paralíticos bíblicos.

O PARALÍTICO DE CAFARNAUM




MATEUS CAPÍTULO 9
verso 1 – “E, entrando no barco, passou para a outra banda, e
chegou à Sua cidade, e eis que Lhe trouxeram um paralítico
deitado numa cama.”
verso 6 – “...(Disse Jesus então ao paralítico):
Levanta-te; toma a tua cama, e vai para tua casa.”
Observações:
• Pode-se ler todo o contexto e se verá que não
foi em dia de Sábado esta cura.
• Portanto, não cabe recriminar a Jesus ou cancelar o mandamento
do Sábado.
MARCOS CAPÍTULO 2
verso 3 – “E vieram ter com Ele conduzindo um paralítico,
trazido por quatro.”
verso 4 – “E, não podendo aproximar-se dEle, por causa
da multidão,descobri-ram o telhado onde Ele estava e, fazendo
um buraco, baixaram o leito em que jazia o paralítico.”
verso 11 – “(Disse Jesus): A ti te digo: Levanta-te, toma o teu
leito, e vai para tua casa.”
verso 12 – “E levantando-se e, tomando o leito, saiu da presença
de todos...”
Observações:

• O estudante apressado, lendo estes versos e fechando a Palavra
de Deus, entende que este leito deve ser uma cama de madeira,
pesada e robusta. Sem um estudo acurado do tema, pode-se, com
a maior naturalidade chegar a tal conclusão. Porém,
será uma conclusão verdadeira?
• Esta é uma lógica. Mas, existirão outras?
Se houver, qual a mais racional?
• Se a esta lógica apegarmos para basear a nossa fé,
o mandamento do Sábado não foi quebrado, porque
este incidente não se deu nele. (Leia-se todo o contexto).
• Agora a outra lógica, com subsídios palpáveis.
No Dicionário da Bíblia de John D. Davis, pág.
97, há esta esclarecedora definição da tal
cama: “Utensílio doméstico que serve para dormir.
Os pobres e os viajantes, muitas vezes dormem no chão,
cobrindo-se com a sua própria vestimenta. A cama pode ser
feita com um tapete, ou manta, que se enrola para ser transportada.”
Mateus 9:6. (Este Dicionário é destacada autoridade
eclesiástica não Adventista). Grifos meus.
Portanto, ainda que o ser trazido por quatro pessoas, este leito
não poderia ser mais que uma manta reforçada, segura
pelas quatro pontas esticadas, e a prova disso é que apenas
por um buraco do telhado, desceram-no. E para dissipar todas as
dúvidas, o relato diz que o paralítico, na presença
de todos, tomou o seu leito e saiu. Cabe, então, a pergunta:
Será que o paralítico era mais forte que os quatro
homens que lhe carregaram com a cama? Ou será que ele enrolou
a manta, colocou-a debaixo do braço e foi embora? Você
decide, meu amado!
LUCAS CAPÍTULO 5
verso 17 – “E aconteceu que, num daqueles dias...”
verso 18-19 – “E eis que uns homens transportaram numa cama um
homem que estava paralítico, e procuravam fazê-lo
entrar e pô-lo diante dEle. E, não achando por onde
o pudessem levar, por causa da multidão, subiram ao telhado,
e por entre as telhas o baixaram com a cama, até o meio,
diante de Jesus.”
verso 24 – (Disse Jesus) “A ti te digo: Levanta-te, toma a tua
cama, e vai para tua casa.”
verso 25 – “E, levantando-se logo diante deles, e tomando a cama
em que estava deitado, foi para sua casa, glorificando a Deus.”
Observações:
• A expressão clara e definida: “Num daqueles dias...”
descarta a possibilidade total de ser Sábado. Pois se fosse
Sábado, os fariseus não perderiam a oportunidade
de acusar a Jesus de transgredí-lo, bem como recriminariam
o paralítico.
• “Por entre as telhas”. Esta expressão denota claramente
que a cama não era de madeira, nem de ferro, e simplesmente
uma manta ou um tapete. Por uma abertura do telhado foi ela descida.
E tem mais, o evangelista sinótico, Lucas, é mais
explícito em sua afirmação, ao dizer: “tomando
a cama em que estava deitado, foi para sua casa...” Portanto,
a cama que subiu ao telhado foi a mesma que desceu, sendo a mesma
que o paralítico curado, enrolou, colocou debaixo do braço
e foi embora.
• Outra prova bíblica encontra-se na cura do cego Bartimeu
(Mar. 10:46-52). Destacamos o verso 50: “E ele (Bartimeu) lançando
de si sua capa (manta) levantou-se, e foi ter com Jesus”. Esta
capa era a cama de Bartimeu. (Pedro também dormia sobre
sua capa. Atos 12:7-8; Deut. 22:12).


O PARALÍTICO DE BETESDA
João Capítulo 5
O tanque de Betesda possuia cinco alpendres (v.2).
Alpendre é definido no dicionário como: “telheiro,
meia-água, varanda coberta.”
Nestes alpendres ficava grande “multidão de enfermos, cegos,
mancos e ressicados” aguardando o movimento das águas (v.3).
Criam eles que de quando em vez um anjo agitava as águas
do tanque e o primeiro que ali descesse sarava (v. 4). Entre estes,
estava “um homem que, havia trinta e oito anos se achava enfermo”.
E Jesus então lhe ordenou:
verso 8 – “Levanta-te, toma a tua cama, e anda.”
verso 9 – “Logo aquele homem ficou são; e tomou a sua cama,
e partiu. E aquele dia era Sábado.
verso 10 – “Então os judeus disseram àquele que
tinha sido curado: é Sábado, não te é
lícito “levar a cama.”
Observações:
• No Sábado é lícito fazer o bem (Mat. 12:11,
12; Mar. 3:4, etc). Portanto não é nenhum pecado
curar um paralítico, cego ou ressicado, neste dia.
• Os judeus – fariseus e doutores da lei – tinham tanto ódio
ao Senhor que não poupavam esforços para condená-Lo
vendo-O realizar alguma cura. Mais rancor demonstravam quando
Jesus perdoava pecados (Mar. 2:7; Luc. 5:21).
• Novamente afirmo na força deste relato bíblico
– “e tomou a sua cama” – que esta cama era de fato uma surrada
manta, que, após enrolá-la, sobraçou-a e
saiu satisfeito. Isso não é, também, nenhuma
obra nem trabalho.
• Egoisticamente os judeus – fariseus e doutores da lei – repreendiam
os beneficiados por Jesus, ao invés de se alegrarem com
seus irmãos que se curavam milagrosamente da cegueira e
deficiência física (Mar.3:1-5). Só fariseu
mesmo pode achar que é trabalho carregar trapos rotos de
panos velhos e surrados, enrolados debaixo do braço. Não
é a toa que Jesus os classifica de “raça de víboras”.
Mat. 23:33; 12:34.
• Quando os judeus disseram ao paralítico que não
era lícito carregar a cama, não é porque
ele estivesse transgredindo o mandamento do Sábado, – não.
Mil vezes, não! Os judeus O estavam recriminando por quebrar
a “parafernália” criada pelos doutores da lei (Luc. 11:46;
Mat. 23:14). Eram 39 tradições inconsequentes, vazias,
escandalosas e indigestas (leia-as na pág. 171, parág.
2º), e... não se escandalize.
• O Sábado do qual Jesus é Senhor (Mat. 12:Cool
repito, é um dia feliz, deleitoso, aprazível, sem
jugos ou fardos. É um dia alegre que dá prazer e
não enfado (Isaías 58:13-14). O Sábado dos
fariseus e doutores da lei, inimigos de Deus e da Verdade, é
que era frio e escudado na letra que mata.
Conclusão – Entenda, meu irmão, carregar uma manta
enrolada, ainda que sem necessidade, no Sábado, não
é nenhuma obra ou trabalho. Os fariseus recriminavam o
paralítico porque foram ensinados que carregar um lenço
ou um pente no bolso, no Sábado, era transgressão
do mandamento. Só isso. Nada mais que isso!
INCOERÊNCIA?!
Veja a que ponto de falta total de entendimento chegaram os judeus,
fariseus e doutores da lei: disseram que Jesus não era
de Deus (João 9:16) só porque no Sábado,
fez lodo e colocou sobre os olhos de um cego para curá-lo.
João 9:11.
A acusação dos fariseus contra Cristo foi que transgrediu
o Sábado curando, fazendo lodo e mandando o cego lavar
o rosto.
Incrível! Que trabalho! Que obra! Só fariseu mesmo
para chegar a esta conclusão tão triste. Imagine,
tomar alguns grãozinhos de terra, umedecê-los com
a ponta dos dedos, é trabalho? Lavar o rosto sujo é
obra? Fazer o bem no Sábado é pecado? Não
esqueça: Foram os fariseus que disseram que Jesus transgrediu
o Sábado. João 5:16,18.
Meu querido irmão, os fariseus estavam errados, cegos de
inveja, ódio e ciúmes, que foram os sentimentos
que levaram Lúcifer à transgressão. O Sábado
nunca foi questionado nem transgredido pelo Senhor Jesus.
Se Jesus desejasse, apenas daria uma ordem e o cego ficaria curado.
Ao passar lodo nos olhos do cego e mandá-lo lavar o rosto,
Jesus estava provando a fé do pobre cego físico,
e esperava fossem abertos os olhos dos cegos espirituais.http://www.jesusvoltara.com.br/ados/pag02.htm










Lourival soldado cristão
Lourival soldado cristão

Mensagens : 11341
Pontos : 25169
Data de inscrição : 23/12/2009
Idade : 66
Localização : Sao paulo

http://ccbsemcensurasnaspeg.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

DOUTRINA - SÁBADO, OU DOMINGO?Introdução à Doutrina Empty Re: SÁBADO, OU DOMINGO?Introdução à Doutrina

Mensagem por Lourival soldado cristão 7th novembro 2012, 1:04 pm

E ai eu fico pensando ,aquele dia o setimo em que Deus descansou ,que é o sabado ,como será que podemos saber , ?? ele pode ser o dia de segunda ou terça quarta etc etc afinal só o Senhor pode saber o dia e o calendario apartir daquele primeiro dia que começou a trabalhar ,grsgrsgrs,Deus trabalhou fez tudo em seis dias e no setimo descansou ,e vem essa turma que não fez nada e ainda quer descansar no setimo dia ? ou no primeiro dia da semana que é o domingo ai é de mais né!! grsgrsgrs



















Calendário romano








Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.







Ir para: navegação, pesquisa







DOUTRINA - SÁBADO, OU DOMINGO?Introdução à Doutrina 40px-NoFonti.svg


Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto (desde novembro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes, inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, nos locais indicados.
Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus — Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

O calendário romano data da fundação de Roma e mudou sua forma diversas vezes até a queda do Império Romano. Este artigo discute os primeiros calendários romanos também chamados de calendários pré-julianos utilizados até 46 a.C. O calendário usado após esta data foi o calendário juliano, que continuou sendo utilizado até o ano 1582 quando foi substituído pelo calendário gregoriano


DOUTRINA - SÁBADO, OU DOMINGO?Introdução à Doutrina 280px-Roman-calendar

DOUTRINA - SÁBADO, OU DOMINGO?Introdução à Doutrina Magnify-clip
Inscrição com o calendário romano, antes da reforma juliana. Observe a presença dos meses Quintilis e Sextilis, e a possibilidade de inserção de um mês intercalar.




Índice




  • 1 História
  • 2 Meses
  • 3 Divisão dos meses

    • 3.1 Setembro

  • 4 Semana
  • 5 Anos
  • 6 Convertendo datas pré-julianas
  • 7 Ver também
  • 8 Referências
  • 9 Bibliografia
  • 10 Ligações externas

História


O primeiro calendário romano era um calendário lunar com dez meses, começando no equinócio da Primavera, implantado, segundo a lenda, por Rômulo, o fundador de Roma aproximadamente em 753 a.C.

Neste primeiro calendário romano, o ano tinha 10 meses de 30 ou 31
dias, que totalizavam 304 dias e os demais 61 dias que coincidiam com o inverno não entravam no calendário havendo pouco interesse de acompanhamento temporal neste período do ano.



  • Martius (31 dias)
  • Aprilis (30 dias)
  • Maius (31 dias)
  • Junius (30 dias)
  • Quintilis (30 dias)



  • Sextilis (30 dias)
  • September (30 dias)
  • October (31 dias)
  • November (30 dias)
  • December (30 dias)

A primeira reforma do calendário ocorreu com Numa Pompílio, o segundo dos sete reis de Roma, por volta de 713 a.C., que reduziu os meses de 30 dias para 29 dias e adicionou os meses de Januarius (29 dias) e Februarius
(28 dias) no final do calendário aumentando o seu tamanho para 355
dias, transformando-o em um calendário luni-solar, mantendo os inícios
dos meses coincidindo com os inícios das fases da Lua e adicionando de
tempos em tempos um mês extra para completar o ano solar.

Este calendário fora baseado no calendário grego praticado em Atenas,
que já era um calendário luni-solar e bem mais preciso que aquele
primeiro calendário praticado em Roma e que, então, também passou a ser
de 12 meses com um mês adicional para manter o ciclo anual lunar
alinhado com o ciclo anual solar.



  • Martius (31 dias)
  • Aprilis (29 dias)
  • Maius (31 dias)
  • Iunius (29 dias)
  • Quintilis (31 dias)
  • Sextilis (29 dias)



  • September (29 dias)
  • October (31 dias)
  • November (29 dias)
  • December (29 dias)
  • Ianuarius (29 dias)
  • Februarius (28 dias)

Para manter este alinhamento de ciclos, de dois em dois anos deveria ser adicionado um mês extra de 22 ou 23 dias, mensis intercalaris, de nome Mercedonius ou Mercedinus, próximo ao final de Februarius
logo após os dias 23 ou 24, que era terminado somente após a conclusão
deste mês intercalar, resultando em uma sequencia de anos com 355, 377,
355 e 378 dias, com uma média de 366,25 dias.

A decisão de inserir o mês intercalado, e sua posição, era a responsabilidade do pontifex maximus
que controlava para que o calendário não se distanciasse das efemérides
anuais tornando irregular a sequência de inclusões. O sistema de
alinhar o ano através destes meses intercalares falhou pelo menos duas
vezes.

A primeira foi durante e após a Segunda Guerra Púnica. Isso levou a reforma da Lex Acilia em 191 a.C., sendo bem sucedida por longo período.

A segunda falha foi na metade do Século I a.C. e que resultou na reforma instituída por Júlio César com a implantação de um calendário solar, em substituição do calendário luni-solar de Numa Pompílio, posteriormente chamado de calendário juliano.

Meses


Após sua última reforma os anos tinham uma sequência regular de 355, 377, 355 e 378 dias em um ciclo de 24 anos.


Calendário romano quando regular
MêsAnos 01, 05, 09, 13, 17, 21Anos 02, 06, 10, 14, 18, 22Anos 03, 07, 11, 15, 19, 23Anos 04, 08, 12, 16, 20, 24
Martius31313131
Aprilis29292929
Maius31313131
Junius29292929
Quintilis31313131
Sextilis29292929
September29292929
October31313131
November29292929
December29292929
Januarius29292929
Februarius28232824
Mercedonius-22-23
Final de Februarius-5-4
Total de dias355377355378

Para ajustar o erro acumulado, de um dia ao ano, a cada 24 anos se
retirava 24 dias pela eliminação de seis dias nas quatro últimas
sequências de anos 18, 20, 22 e 24 de 377, 378, 377 e 378 dias que
ficavam com respectivamente com 371, 372, 371 e 372 dias.

Divisão dos meses


Os romanos tinham
nomes especiais para três dias específicos em cada mês. O sistema foi
originalmente baseado nas fases da Lua. Após as reformas de Numa Pompílio, eles passaram a ocorrer em dias fixos.

São os dias do mês:


  • Kalendae (calendas) - primeiro dia do mês, de onde a palavra calendário derivou. Os juros das dívidas eram actualizados nas calendas.


  • Nonae – (nonos) dependendo do mês, podia ser o 5º ou o
    7º dia; tradicionalmente o dia que correspondia à fase lunar de quarto
    crescente.


  • Idus – (idos) dependendo do mês, podia ser o 13º ou o 15º dia; tradicionalmente o dia de lua cheia.

Nos seguintes meses os nonos ocorriam ao 5º dia e os idos ao 13º dia:
Janeiro, fevereiro, abril, junho, agosto, setembro, novembro e
dezembro.

Nos seguintes meses os nonos ocorriam ao 7º dia e os idos ao 15º dia: Março, maio, julho e outubro.

Os outros dias no mês não eram, normalmente, nomeados, apesar de
alguns serem conhecidos pelo nome de um festival que neles ocorria. (ex.
Feralia, Quirinalia).

Para identificar os outros dias contava-se regressivamente ao dias
nomeados. Além disso, os romanos contavam inclusivamente, assim, por
exemplo, 2 de setembro é considerado quatro dias antes de 5 de setembro,
em vez de três como costumamos contar.

Setembro


O exemplo a seguir demonstra como eram denominados os dias para um
setembro pré-juliano, que tinha 29 dias. Mostra como a data era
descrita, a sua tradução, e como nós a dizemos actualmente.

Kal. Sept.Calendas de Setembro1 de setembroNon. Sept.Nonos de Setembro5 de setembroId. Sept.Idos de Setembro13 de setembroKal. Oct.Calendas de Outubro1 de outubro
a.d. IV Non. Sept.4 dias antes dos Nonos de Setembro2 de setembro
a.d. III Non. Sept.3 dias antes dos Nonos de Setembro3 de setembro
prid. Non. SeptO dia anterior aos Nonos de Setembro4 de setembro
a.d. VIII Id. Sept.8 dias antes dos Idos de Setembro6 de setembro
a.d. VII Id. Sept.7 dias antes dos Idos de Setembro7 de setembro
a.d. III Id. Sept.3 dias antes dos Idos de Setembro11 de setembro
prid. Id. Sept.O dia anterior aos Idos de Setembro12 de setembro
a.d. XVII Kal. Oct.17 dias antes das Calendas de Outubro14 de setembro
a.d. XVI Kal. Oct.16 dias antes das Calendas de Outubro15 de setembro
a.d. III Kal. Oct.3 dias antes das Calendas de Outubro28 de setembro
prid. Kal. Oct.O dia anterior às Calendas de Outubro29 de setembro
a.d. = ante diem = dias antes ; prid.= pridie = o dia anterior ; Kal. = calendas
Pode-se notar:

Como os dias eram contados inclusivamente e por haver um nome
especial para o dia anterior ao dia com nome, não há a possibilidade de
se dizer: 2 dias antes de um dia com nome.

Após os idos já não se menciona o mês de setembro, visto que se contam quantos dias faltam para a Calendas de outubro.

Quando Júlio César
adicionou um dia a setembro, este foi acrescentado a seguir dos Idos,
assim o dia 14 de setembro passa a significar, a.d. XVIII Kal. Oct. Esta
mudança gera imprecisão na contagem dos dias atualmente, não ficando
claro se uma data ocorreu no dia 23 ou 24 de setembro, por exemplo.

Semana


A República Romana, tal como os etruscos,
usava uma "semana de mercado" de oito dias, marcados com as letras de A
a H no calendário. Um mercado seria feito no oitavo dia. Para os
romanos, que contavam inclusivamente, este seria realizado a cada "nove"
dias, daí que este mercado era denominado "nundinae". Dado que a
extensão do ano não era múltipla de 8 dias, a letra para o dia de
mercado (conhecida como "letra nundinal") variava a cada ano. Por
exemplo se num determinado ano de 355 dias a letra nundinal era A, a do
ano seguinte seria F.

O ciclo do mercado era fundamental para o ritmo da vida quotidiana, e
o dia de mercado era o dia em que as pessoas do campo vinham à cidade.
Por esta razão, uma lei de 287 a.C. (a Lex Hortensia) proibia a realização de reuniões dos comitia
(como por exemplo a realização de eleições) em dias de mercado, mas
permitia a realização de actos legais. No fim do período republicano,
surgiu uma superstição de considerar nefasto um ano que começasse num
dia de mercado, e os pontífices, que regulavam o calendário, tomaram
medidas para o evitar.

Com o ciclo do mercado estava fixado em 8 dias nos tempos da
República, A informação acerca das datas do mercado é uma das mais
importantes ferramentas que temos actualmente para estabelecer a
equivalência entre o calendário pré-juliano e o calendário juliano. No
início do período imperial,
o dia do mercado era mudado ocasionalmente. Os detalhes não são claros,
mas uma explicação provável seria que o dia do mercado seria alterado
se coincidisse no mesmo dia que o festival do Regifugium, um evento que poderia ocorrer num ano bissexto do calendário juliano. Quando isto acontecia, o dia do mercado seria movido para o dia seguinte, que era o dia bissexto.

A semana
de sete dias começou a ser usada no início do período imperial, depois
do calendário juliano ter entrado em vigor, aparentemente estimulada
pela imigração do Parte Oriental do Império. Durante algum tempo a
semana de 7 dias coexistiu com o ciclo nundinal de 8 dias e alguns fasti incluem ambos os ciclos.

Os romanos tinham uma cultura pagã e dedicavam os dias da semana aos astros conhecidos, sendo o dies Saturni dedicado ao astro e deus Saturno, que era um dia de descanso pela boa colheita realizada.


  • Dies Solis (Dia do Sol)
  • Dies Lunae (Dia da Lua)
  • Dies Martis (Dia de Marte)
  • Dies Mercuri (Dia de Mercúrio)
  • Dies Iovis (Dia de Júpiter)
  • Dies Veneris (Dia de Vénus (mitologia)|Vénus]])
  • Dies Saturni (Dia de Saturno)

Anos


Na República Romana, os anos não eram contados. Ao invés disso eles eram nomeados em homenagem aos cônsules que estavam no poder no início do ano (veja lista de cônsules da República Romana). Por exemplo, 205 a.C. foi o Ano do consulado de Públio Cornélio Cipião Africano e Públio Licínio Crasso.

Todavia, na república tardia, historiadores e sábios começaram a
contar os anos pela data da fundação da cidade de Roma. Diferentes
sábios usaram diferentes datas para este evento. A data mais usada hoje
em dia é a calculada por Marco Terêncio Varrão, 753 a.C., mas outros sistemos variaram por décadas a seguir. Datas marcadas por este método eram rotuladas ab urbe condita (que significa após a fundação da cidade,
e abreviada AUC). Quando textos antigos forem lidos usando datas em
AUC, deve se tomar cuidado para determinar a época usada pelo autor
antes de traduzir este ano para o calendário gregoriano.

O primeiro dia do mandato consular, que era efetivamente o primeiro
dia do ano, mudou inúmeras vezes durante a história romana. Foi 1 de Janeiro em 153 a.C.. Anteriormente era 15 de Março. Mudanças anteriores eram um pouco mais incertas. Há boas razões para acreditar que o início do ano era em 1 de Maio pela maior parte do terceiro século antes de Cristo, até o ano de 222 a.C.. Lívio menciona consulados que começando em 1 de Julhoantes deles e argumentos existem para outras datas em anos anteriores.

Convertendo datas pré-julianas


Achar uma data romana para o calendário juliano pode ter armadilhas.
Até datas do início do calendário juliano podem não ser o que parecem
ser. Por exemplo, consta-se que Júlio César foi assassinado nos idos de Março de 44 a.C., e é comumente convertido para 15 de Março de{AC|44|nl}}. Embora ele tenha sido de fato assassinado no 15º dia do mês Martius do calendário romano, a data equivalente no atual calendário é, provavelmente, 14 de Março de 44 a.C..

Achar um dia equivalente do calendário juliano para uma data
pré-juliana é ainda mais difícil. Já que temos uma lista essencialmente
completa dos cônsules, não é difícil de achar um ano juliano que
geralmente corresponda a um ano pré-juliano. Mas as fontes raramente nos
dizem quais anos são comuns, quais são intercalares e quanto tempo um
ano intercalar durava. Assim, datas pré-julianas podem ser muito
tortuosas. Hoje em dia existe, todavia, um número de pistas para ajudar.
Primeiro: sabe-se quando o calendário juliano começou, embora existam
controvérsias a respeito. Há também, fontes detalhadas sobre décadas
anteriores, na maioria das vezes, em cartas e discursos de Cícero. Combinando-se estes dados com informações sobre como o calendário funcionava, em especial o ciclo nundinal, podemos converter corretamente datas romanas depois de 58 a.C.. Ainda, histórias de Lívio nos dão datas romanas exatas para dois eclipses em 190 a.C. e 168 a.C.,
e conhece-se, também, uns poucos sincronismos com datas em outros
calendários que ajudam a ter soluções aproximadas, e às vezes exatas,
para este período. Antes de 190 a.C.
o alinhamento entre os calendários romano e juliano é determinado por
pistas, como as datas de colheitas mencionadas nas fontes.

Combinando essas fontes de informações, é possível se estimar
aproximações de equivalências julianas às datas romanas até o início da Primeira Guerra Púnica, em 264 a.C.. Porém, enquanto temos informações suficientes para tais reconstruções, o número de anos antes de 45 a.C.
que se pode converter datas romanas em julianas com precisão são muito
poucos, e várias reconstruções do calendário pré-juliano são possíveis.[1]
http://pt.wikipedia.org/wiki/Calend%C3%A1rio_romano
Lourival soldado cristão
Lourival soldado cristão

Mensagens : 11341
Pontos : 25169
Data de inscrição : 23/12/2009
Idade : 66
Localização : Sao paulo

http://ccbsemcensurasnaspeg.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

DOUTRINA - SÁBADO, OU DOMINGO?Introdução à Doutrina Empty Re: SÁBADO, OU DOMINGO?Introdução à Doutrina

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos