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O que é legalismo?
NAS PEGADAS DO MESTRE JESUS :: Os que Renunciaram O Ministério a favor da CCB a favor :: RENATO Noticias evangélicas..clic aqui :: 09-Jahyr 1940 e a doutrina do véu e de uso e costumes ,trindade ,estudo sobre as escrituras .clic aqui
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O que é legalismo?
25 de ago de 2012 às 11:19 AM | By: @igorpensar
Para muita gente, legalista é aquela pessoa que pretende ser salva por suas obras ou sua obediência às leis e aos mandamentos de Deus. Em outras palavras, esta pessoa para ser aceita por Deus, deveria andar em plena obediência.
Mas, o que tenho visto é um outro formato de legalismo, tão danoso quanto o mencionado acima. Me refiro, a um legalismo "soft", se é que existe tal coisa. Há um legalismo baseado na seguinte hipótese:
Pessoas alegam, a partir da lógica acima, que não são legalistas, pois reconhecem a graça como um fator importante para o "início" da vida cristã. A graça seria o meio de acesso à trajetória, mas depois, depende delas a manutenção desta "obra salvadora". Quando se esforçam, quando se dedicam em oração, jejum e obediência.
Não tenho dúvida, se a graça é entendida como uma dádiva que opera somente no início, e depois, torna-se um tipo de "remédio" só para sermos perdoados em eventuais "pecados" (que não são tão eventuais assim), novamente há um entendimento legalista do evangelho.
Eu até entendo que pessoas que formulam uma doutrina da salvação nestes termos, o fazem sob uma preocupação ou ansiedade, como se a doutrina da graça produzisse um tipo de "libertinagem". E há anos, os grandes pregadores da graça, dentre eles os reformadores, sempre insistiram em afirmar que não há qualquer relação entre "graça" e "libertinagem".
O que todos eles defendiam era que a "obediência do cristão" não tem qualquer relação de causa quanto ao ser "justificado" ou "aceito" perante Deus. A obediência não é o que salva o homem, não se pode colocar a tensão sobre o "homem", pois ele mesmo, por si só, não tem qualquer condição de se salvar ou se santificar.
Logo, a graça não é algo que opera unicamente no início da jornada, como observei em um texto por aqui, mas age permanentemente sobre a vida do cristão. Inclusive, o cristão só faz "obras" por causa deste amor dadivoso. Mas, observe, não são estas obras a causa ou o fator condicionador para a redenção dos homens e sua salvação eterna. A causa sempre será e deve ser os méritos de Cristo em seu magnífico sacrifício.
Então, legalismo é toda tentativa de se tornar aceito por Deus fora dos méritos de Cristo e da ação da graça de Deus. Se alguém alega que para permanecer na graça deve obedecer a Deus, tal pessoa é legalista. Pois não reconhece que um cristão só permanece na graça por causa da graça mesmo. Uma pessoa que "caiu da graça" é uma pessoa que afinal, nunca foi alcançada por ela.
Por isso, é tão comum perceber entre pessoas que baseiam sua espiritualidade neste legalismo "soft" um tipo descentralização de Cristo. Jesus é colocado apenas como um modelo a ser imitado, mas não como o agente mesmo para uma vida santa. A vida santa acontece por causa de Jesus, dele emana toda graça para uma obediência grata.
Jesus afirmou claramente: "sem mim nada podeis fazer" (Jo 15:5). Então, deve-se deixar claro, que a ausência de frutos é um indício sério de que alguém não foi alcançado pela graça. E a presença de frutos pode ser o indício de que fomos introduzidos na presença do Pai e que Ele agora opera em nós "o querer e o realizar". Porém, dizer que é pelos "bons feitos" que os homens serão aceitos e obterão graça para continuarem na "aliança" ou "permanecerem salvos", é novamente, obscurecer o motivo central pelo qual nos mantemos de pé: Jesus Cristo.
O problema do legalismo, seja em qual formato, é que ele sempre coloca uma tensão sobre os homens, desfocando Cristo como o agente (autor e consumador) da fé. Se um dia estivermos perante Deus, e se hoje, sou aceito perante o Pai em oração é por causa de Jesus, não por causa de alguma coisa que faço ou deixo de fazer. Deus não me ama mais do que meu irmão, por causa de uma piedade pessoal mais elevada. Deus nos ama igualmente por causa da piedade e intercessão de um só que é Jesus Cristo.
Se obedecemos, o fazemos por causa do Espírito de Cristo (I Pe 1:11), logo, é Cristo o agente desta obediência. Foi para boas obras que fomos criados (Ef 2:10). Entretanto, obras pautadas nos méritos de Jesus e não em um esforço autônomo. Obras que galardoam, por terem sido feitas por e em Cristo. Mas, quando estivermos perante Ele, será porque o que Jesus fez foi bom o suficiente para nos colocar lá.
Enfim, por que Deus fez as coisas assim? A resposta de Paulo é categórica: "para que ninguém se glorie!" (Ef 2:8 e 9). O problema do legalismo é que ele desvia a glória de Deus. O antídoto? Reconhecer que tudo é por graça.
Se há alguma parcela de feitos humanos aí envolvidos na justificação, santificação ou glorificação dos santos. Ou mesmo, uma combinação de ambos (sinergismo). A glória não é toda Cristo, mas dividida entre Cristo e os homens. Uma contradição interna à natureza do evangelho. Um cristão, por isso, é movido por fé e confiança obstinada e graciosa, que Cristo é poderoso para o transformar, no Espírito Santo, no que ele é (de glória em glória). Transformação operada a partir da clara e eficaz obra salvadora que foi realizada em nós por meio de seu perfeito sacrifício.
Soli Deo Gloria!
[size=34]O que é legalismo?[/size]
Por Igor Miguel
Para muita gente, legalista é aquela pessoa que pretende ser salva por suas obras ou sua obediência às leis e aos mandamentos de Deus. Em outras palavras, esta pessoa para ser aceita por Deus, deveria andar em plena obediência.
Mas, o que tenho visto é um outro formato de legalismo, tão danoso quanto o mencionado acima. Me refiro, a um legalismo "soft", se é que existe tal coisa. Há um legalismo baseado na seguinte hipótese:
Deus me salva pela graça mediante a fé no que Cristo realizou na cruz. Mas, para permanecer nesta graça, tenho que obedecer.
Pessoas alegam, a partir da lógica acima, que não são legalistas, pois reconhecem a graça como um fator importante para o "início" da vida cristã. A graça seria o meio de acesso à trajetória, mas depois, depende delas a manutenção desta "obra salvadora". Quando se esforçam, quando se dedicam em oração, jejum e obediência.
Não tenho dúvida, se a graça é entendida como uma dádiva que opera somente no início, e depois, torna-se um tipo de "remédio" só para sermos perdoados em eventuais "pecados" (que não são tão eventuais assim), novamente há um entendimento legalista do evangelho.
Eu até entendo que pessoas que formulam uma doutrina da salvação nestes termos, o fazem sob uma preocupação ou ansiedade, como se a doutrina da graça produzisse um tipo de "libertinagem". E há anos, os grandes pregadores da graça, dentre eles os reformadores, sempre insistiram em afirmar que não há qualquer relação entre "graça" e "libertinagem".
O que todos eles defendiam era que a "obediência do cristão" não tem qualquer relação de causa quanto ao ser "justificado" ou "aceito" perante Deus. A obediência não é o que salva o homem, não se pode colocar a tensão sobre o "homem", pois ele mesmo, por si só, não tem qualquer condição de se salvar ou se santificar.
Logo, a graça não é algo que opera unicamente no início da jornada, como observei em um texto por aqui, mas age permanentemente sobre a vida do cristão. Inclusive, o cristão só faz "obras" por causa deste amor dadivoso. Mas, observe, não são estas obras a causa ou o fator condicionador para a redenção dos homens e sua salvação eterna. A causa sempre será e deve ser os méritos de Cristo em seu magnífico sacrifício.
Então, legalismo é toda tentativa de se tornar aceito por Deus fora dos méritos de Cristo e da ação da graça de Deus. Se alguém alega que para permanecer na graça deve obedecer a Deus, tal pessoa é legalista. Pois não reconhece que um cristão só permanece na graça por causa da graça mesmo. Uma pessoa que "caiu da graça" é uma pessoa que afinal, nunca foi alcançada por ela.
Por isso, é tão comum perceber entre pessoas que baseiam sua espiritualidade neste legalismo "soft" um tipo descentralização de Cristo. Jesus é colocado apenas como um modelo a ser imitado, mas não como o agente mesmo para uma vida santa. A vida santa acontece por causa de Jesus, dele emana toda graça para uma obediência grata.
Jesus afirmou claramente: "sem mim nada podeis fazer" (Jo 15:5). Então, deve-se deixar claro, que a ausência de frutos é um indício sério de que alguém não foi alcançado pela graça. E a presença de frutos pode ser o indício de que fomos introduzidos na presença do Pai e que Ele agora opera em nós "o querer e o realizar". Porém, dizer que é pelos "bons feitos" que os homens serão aceitos e obterão graça para continuarem na "aliança" ou "permanecerem salvos", é novamente, obscurecer o motivo central pelo qual nos mantemos de pé: Jesus Cristo.
O problema do legalismo, seja em qual formato, é que ele sempre coloca uma tensão sobre os homens, desfocando Cristo como o agente (autor e consumador) da fé. Se um dia estivermos perante Deus, e se hoje, sou aceito perante o Pai em oração é por causa de Jesus, não por causa de alguma coisa que faço ou deixo de fazer. Deus não me ama mais do que meu irmão, por causa de uma piedade pessoal mais elevada. Deus nos ama igualmente por causa da piedade e intercessão de um só que é Jesus Cristo.
Se obedecemos, o fazemos por causa do Espírito de Cristo (I Pe 1:11), logo, é Cristo o agente desta obediência. Foi para boas obras que fomos criados (Ef 2:10). Entretanto, obras pautadas nos méritos de Jesus e não em um esforço autônomo. Obras que galardoam, por terem sido feitas por e em Cristo. Mas, quando estivermos perante Ele, será porque o que Jesus fez foi bom o suficiente para nos colocar lá.
Enfim, por que Deus fez as coisas assim? A resposta de Paulo é categórica: "para que ninguém se glorie!" (Ef 2:8 e 9). O problema do legalismo é que ele desvia a glória de Deus. O antídoto? Reconhecer que tudo é por graça.
Se há alguma parcela de feitos humanos aí envolvidos na justificação, santificação ou glorificação dos santos. Ou mesmo, uma combinação de ambos (sinergismo). A glória não é toda Cristo, mas dividida entre Cristo e os homens. Uma contradição interna à natureza do evangelho. Um cristão, por isso, é movido por fé e confiança obstinada e graciosa, que Cristo é poderoso para o transformar, no Espírito Santo, no que ele é (de glória em glória). Transformação operada a partir da clara e eficaz obra salvadora que foi realizada em nós por meio de seu perfeito sacrifício.
Soli Deo Gloria!
Ricardo Mendes- Mensagens : 230
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Data de inscrição : 23/11/2014
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