NAS PEGADAS DO MESTRE JESUS


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O dialogo em Samaria I e o O dialogo em Samaria II

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O dialogo em Samaria I e o O dialogo em Samaria II Empty O dialogo em Samaria I e o O dialogo em Samaria II

Mensagem por Ricardo Mendes 3rd junho 2015, 8:20 pm

O dialogo em Samaria I


 

 O diálogo descrito em João 4 contém pelo menos duas das mais importantes mensagens deixadas por Jesus na terra. O fato dêsse capítulo ser raramente analizado nas escolas dominicais e estudos bíblicos é nada menos do que surprendente.
        A conversa entre a mulher Samaritana e o Senhor Jesus representa a situação entre Criador e criação na época: a separação, a distância que existia entre Deus e o ser humano. Esse distanciamento, causado pelo pecado de Adão, fez com que Deus se comunicasse com algumas poucas pessoas no meio do Seu povo. Profetas, reis e juízes na grande maioria, eram as pessoas com quem o Senhor se comunicava, através de sonhos, revelações, e algumas vêzes contato direto (e.g. Moisés). Uma das características mais interessantes dessa comunicação no tempo do Antigo Testamento é a prevalência da reciprocidade: um pecado cometido deveria ser pago com sacrifício, obediência precede prosperidade, gratidão com ofertas, enfim uma ação era sempre seguida por uma reação. Ao analizarmos sob essa perspectiva, podemos ver como a vinda de Jesus Cristo mudou essa situação……….
        Na época que o Senhor Jesus encontrou a mulher samaritana, êsse diálogo era inconcebível: um homen Judeo conversar com uma mulher, e ainda mais uma samaritana ! Vemos aqui uma clara indicação que o Senhor já estava removendo a separação entre o Criador e a criação……
        ”És tu, porventura, maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, do qual também ele mesmo bebeu, e os filhos, e o seu gado? (John 4:12) falou a mulher ao Senhor. Desde a manifestação original da Graça – Jesus Cristo na terra – o ser humano teve dificuldade em reconhecer que a obra de Deus no Novo Testamento é superior às leis e tradições. Éssa dificuldade permeia ainda hoje: quantas denominações que ainda hoje  - dois mil anos depois da obra de Jesus - insistem em impor tradições e mandamentos sôbre o povo, negando o fato de que o Senhor transformou essa dinâmica. O povo de Deus tem que seguir avante, caminhando com Jesus Cristo, e não voltar para trás, donde o Senhor nos libertou.
        A obra de Deus por Jesus Cristo é o apogeu de um longo trabalho de preparação do povo, através de leis, mandamentos, sacrifícios e cerimonial. Ao manifestar o Caminho, a Verdade e a Vida entre nós, Deus nos extendeu liberdade, graça, e o Espírito Santo. Retornar aos caminhos antigos só nos trás sofrimento e tristeza: “Porque a lei foi dada por meio de Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo” (João 1:17).   





O dialogo em Samaria II



 

Uma segunda, e provàvelmente mais importante, mensagem dêsse capítulo – João 4 – se refere ao local dessa comunicação, o ambiente dêsse diálogo (veja O diálogo em Samaria I). O fundamento deste tópico se baseia nos versos 13-14: “Replicou-lhe Jesus: Todo o que beber desta água tornará a ter sede; mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna” (João 4:13-14).
O verso 14 especificamente menciona que a água que recebemos de Deus por Jesus Cristo – a Salvação – se transforma num poço de água que nos leva à vida eterna. Êsse pronunciamento modifica claramente o posicionamento da nossa comunicação com Deus. Dos lugares santos, altares, tabernáculos, e eventualmente o templo, todos estabelecidos no Antigo Testamento, o Senhor mudou êsse posicionamento em nossa vidas: coração e alma. Isso significa que o Espírito Santo habita na vida daqueles que crêm e aceitam ao Senhor Jesus como seu Salvador pessoal.  O Senhor se manifesta e se comunica conosco em nossas próprias vidas, através do Espírito Santo. “Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?” (I Corintios 3:16).
Nêsse caso, qual é a finalidade das (erradamente chamada) casas de adoração, templos? O Senhor Jesus respondeu essa pergunta com especificidade : ‘’…e ensinava, dizendo-lhes: Não está escrito: A minha casa será chamada casa deoração para todas as nações? Vós, porém, a tendes feito covil de salteadores’’ (Marcos 11:17). Vemos por essa resposta duas funções principais: aprender e orar. Estudar e aprender as Escrituras – sendo continuamente lembrados do exemplo deixado por Jesus Cristo, e nos apresentando em oração em conjunto (congregação), essas são as funções dessas casas. Infelizmente muitos dêsse lugares se tornaram mercados de barganha, onde uma grande parte do povo frequenta na ilusão de que com sacrifícios – e aparência de santidade – alcançariam favores de Deus…

Ricardo Mendes

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