NAS PEGADAS DO MESTRE JESUS


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Denominações Evangelicas,cada uma tem Jesus como cabeça ,mas com uma linguagem e crença diferente

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Mensagem por Lourival soldado cristão 7th novembro 2011, 1:36 pm

Denominações evangélicas ,elas são de Deus ?
Ou são invenção humanas ??, após a reforma elas surgiram de muitas ramificações e dissidências,veja alguns detalhes tecnos
Como surgiram algumas igrejas Evangélicas
Já postei algo similar antes, mas, hoje me deu vontade de colocar mais algumas coisinhas.

Quer abrir uma igreja Evangélica?


Nome: Igreja Batista
Ano Criação: 1608
País: Holanda
Origem: Igreja Anglicana
Fundador(es): John Smyth e Thomas Helwys
Motivo: John Smyth discordava da política e de alguns pontos da doutrina da Igreja Anglicana da qual ele era pastor após uma aproximação com os menonitas e, examinando a Bíblia, creu na necessidade de batizar-se com consciência e em seguida batizou os demais fundadores da igreja, constituindo-se assim a primeira igreja batista organizada.
Detalhes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Batista

Nome: Igreja Pentecostal Assembléia de Deus
Ano Criação: 1910
País: Brasil
Origem: Igreja Batista
Fundador(es): Gunnar Vingren e Daniel Berg
Motivo: Eles traziam a doutrina do batismo no Espírito Santo, com a glossolalia — o falar em línguas espirituais (estranhas) — como a evidência inicial da manifestação para os adeptos do movimento. A manifestação do fenômeno já vinha ocorrendo em várias reuniões de oração nos Estados Unidos (e também de forma isolada em outros países), principalmente naquelas que eram conduzidas por Charles Fox Parham, mas teve seu apogeu inicial através de um de seus principais discípulos, um pastor leigo negro, chamado William Joseph Seymour, na rua Azusa, Los Angeles, em 1906.
Detalhes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Assembl%C3%A9ia_de_deus

Nome: Igreja Pentecostal Deus é Amor
Ano Criação: 1962
País: Brasil
Origem: Igreja Evangélica Pentecostal O Brasil Para Cristo
Fundador(es): David Martins Miranda
Motivo: Davi Miranda foi demitido, pegou o valor da rescisão e abriu a igreja (ótimo investimento).
Detalhes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Deus_%C3%89_Amor

Nome: Universal do Reino de Deus
Ano Criação: 1977
País: Brasil
Origem: Igreja Pentecostal de Nova Vida
Fundador(es): Edir Macedo e Romildo Soares
Motivo:Discordância entre os líderes (Edir Macedo, Romildo Soares e McAlister).
Detalhes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Universal_do_Reino_de_Deus

Nome: Sara Nossa Terra
Ano Criação: 1992
País: Brasil
Origem: Comunidade Evangélica de Goiânia
Fundador(es): Robson Rodovalho e Maria Lúcia Rodovalho
Motivo:A divisão aconteceu quando Robson Rodovalho tentou implantar o "caixa único" entre todas suas Igrejas afiliadas. Nesse sistema de caixa financeiro todas igrejas afiliadas enviariam seu dinheiro recolhido de seus fieis à igreja central que seria então aberta em Brasília DF e presidida pelo mesmo Robson Rodovalho. César Augusto não aceitou a idéia de centralização financeira e de ser deposto para segundo escalão de liderança e decidiu pela divisão. O resultado foi uma luta interna pelos bens da igreja de Goiânia e seus templos afiliados.
Detalhes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sara_nossa_terra

Nome: Igreja Cristã Maranata
Ano Criação: 1968
País: Brasil
Origem: Igreja Presbiteriana
Fundador(es): Manuel de Passos Barros, Edward Hemming Dodd e Gedelti Victalino Gueiros.
Motivo:Na década de 60 e 70, saíram diversas igrejas oriundas da Igreja Presbiteriana, o principal motivo era a questão dos dons espirituais, vários grupos influenciados por igrejas Pentecostais como Assembléia de Deus queriam levar isto para dentro da Presbiteriana, como as tentativas não eram aceitas, surgiram várias igrejas inclusive a ICM.
Detalhes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_crist%C3%A3_maranata

Nome: Renascer em Cristo
Ano Criação: 1986
País: Brasil
Origem:
Fundador(es): Estevam Hernandes e Sônia Hernandes.
Motivo:
Detalhes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Renascer_em_Cristo

Nome: Igreja Internacional da Graça de Deus
Ano Criação: 1980
País: Brasil
Origem: Igreja Universal do Reino de Deus
Fundador(es): Romildo Ribeiro Soares.
Motivo:Cunhado do conhecido Bispo Edir Macedo da Igreja Universal do Reino de Deus, com quem rompeu relações em 1978 após desentendimentos teológicos. R.R. Soares não concordava com o caminho que Edir Macedo tomava na direção da IURD. Houve então a cisão e, em 1980, fundou a Igreja Internacional da Graça de Deus.
Detalhes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Internacional_da_Gra%C3%A7a_de_Deus

Aqui tem mais algumas informações http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_denomina%C3%A7%C3%B5es_crist%C3%A3s
Postado por Evaldo Wolkers às 18:19
http://evaldocristao.blogspot.com/2009/08/como-surgiram-algumas-igrejas.html

Mas veja se você quer servir a Deus e aceitar Jesus como o seu salvador ,você tem que entrar em alguma dela e fazer opção de filiação ,todas pregam Cristo como o seu salvador ,todas dizem que tem a Bíblia como regra de Fé ,todas tem os seus ministros constituído ,e eles ministros fundadores tem uma história ,revelações , discordância doutrinárias ,elas podem ser pentecostal ,neo pentecostal tradicional ,em fim é a gosto do freguês ,mas e o Jesus ? todos falam que é o jesus da Bíblia ,todas falam que o Deus da Bíblia ,todas falam que a sua igreja é a certa e que ela é a verdadeira , umas usa o titulo de pastor ,em seu ministério outras usam o nome de ancião presbítero, Bispo ,etc etc ,umas são exclusivistas ,não se une com nenhuma denominação , nem que seja em vinculo de amizade algumas não mantem ,e isso pode ser desde a saudação ,e até o reconhecimento de outros ser crente o simplesmente Cristão , algumas não reconhecem ,sempre alegando ,uma doutrina ou um costume ,e todos falam que cristo é o cabeça será que é o cabeça ??
desde o principio os primeiros crentes cristão ,não eram organizados como denominações ,tendo apenas as escrituras como algo unificador, ou seja tinham a mesma fé acreditavam em ser uma igreja só ,só havendo citações ,de nomes de localidades ,mas era uma igreja só ,mesmo que os ministros discorda-sem em alguma coisa era uma igreja só,todos seguidores de Cristo ,mas após a oficialização do Cristianismo por Constantino imperador, Romano que alguns dizem ,que se converteu a Jesus ,outros falam que ele deu um golpe de mestre pois fez o inverso em vez de perseguir ,dominou os Cristão com um edito uma lei imperial ,alegando que a religião oficial de Roma era o Cristianismo ,e Roma praticamente dominava o mundo e muitos ensinos contrário a igreja primitiva surgiu,o cominando com a reforma ,uns dos mais conhecidos Lutero a reforma , e esta reforma não trouxe unidade entre a igreja ,pois muitas reformas da reformas surgiram ,cada um tinha uma visão a seguir ,a igreja após a reforma não tem uma unidade de fé e espirito ,cada um defendem uma a placa e sendo cada um ,uma denominação ,cada um defende um ensino , e dizem que o cabeça é Cristo ,bom se Deus não é de confusão será que Jesus é ?
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Denominações Evangelicas,cada uma tem Jesus como cabeça ,mas com uma linguagem e crença diferente  Empty Re: Denominações Evangelicas,cada uma tem Jesus como cabeça ,mas com uma linguagem e crença diferente

Mensagem por Lourival soldado cristão 7th novembro 2011, 2:07 pm

Lourival Soldado Cristão escreveu:Denominações evangélicas ,elas são de Deus ?
Ou são invenção humanas ??, após a reforma elas surgiram de muitas ramificações e dissidências,veja alguns detalhes tecnos
Como surgiram algumas igrejas Evangélicas
Já postei algo similar antes, mas, hoje me deu vontade de colocar mais algumas coisinhas.

Quer abrir uma igreja Evangélica?


Nome: Igreja Batista
Ano Criação: 1608
País: Holanda
Origem: Igreja Anglicana
Fundador(es): John Smyth e Thomas Helwys
Motivo: John Smyth discordava da política e de alguns pontos da doutrina da Igreja Anglicana da qual ele era pastor após uma aproximação com os menonitas e, examinando a Bíblia, creu na necessidade de batizar-se com consciência e em seguida batizou os demais fundadores da igreja, constituindo-se assim a primeira igreja batista organizada.
Detalhes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Batista

Nome: Igreja Pentecostal Assembléia de Deus
Ano Criação: 1910
País: Brasil
Origem: Igreja Batista
Fundador(es): Gunnar Vingren e Daniel Berg
Motivo: Eles traziam a doutrina do batismo no Espírito Santo, com a glossolalia — o falar em línguas espirituais (estranhas) — como a evidência inicial da manifestação para os adeptos do movimento. A manifestação do fenômeno já vinha ocorrendo em várias reuniões de oração nos Estados Unidos (e também de forma isolada em outros países), principalmente naquelas que eram conduzidas por Charles Fox Parham, mas teve seu apogeu inicial através de um de seus principais discípulos, um pastor leigo negro, chamado William Joseph Seymour, na rua Azusa, Los Angeles, em 1906.
Detalhes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Assembl%C3%A9ia_de_deus

Nome: Igreja Pentecostal Deus é Amor
Ano Criação: 1962
País: Brasil
Origem: Igreja Evangélica Pentecostal O Brasil Para Cristo
Fundador(es): David Martins Miranda
Motivo: Davi Miranda foi demitido, pegou o valor da rescisão e abriu a igreja (ótimo investimento).
Detalhes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Deus_%C3%89_Amor

Nome: Universal do Reino de Deus
Ano Criação: 1977
País: Brasil
Origem: Igreja Pentecostal de Nova Vida
Fundador(es): Edir Macedo e Romildo Soares
Motivo:Discordância entre os líderes (Edir Macedo, Romildo Soares e McAlister).
Detalhes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Universal_do_Reino_de_Deus

Nome: Sara Nossa Terra
Ano Criação: 1992
País: Brasil
Origem: Comunidade Evangélica de Goiânia
Fundador(es): Robson Rodovalho e Maria Lúcia Rodovalho
Motivo:A divisão aconteceu quando Robson Rodovalho tentou implantar o "caixa único" entre todas suas Igrejas afiliadas. Nesse sistema de caixa financeiro todas igrejas afiliadas enviariam seu dinheiro recolhido de seus fieis à igreja central que seria então aberta em Brasília DF e presidida pelo mesmo Robson Rodovalho. César Augusto não aceitou a idéia de centralização financeira e de ser deposto para segundo escalão de liderança e decidiu pela divisão. O resultado foi uma luta interna pelos bens da igreja de Goiânia e seus templos afiliados.
Detalhes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sara_nossa_terra

Nome: Igreja Cristã Maranata
Ano Criação: 1968
País: Brasil
Origem: Igreja Presbiteriana
Fundador(es): Manuel de Passos Barros, Edward Hemming Dodd e Gedelti Victalino Gueiros.
Motivo:Na década de 60 e 70, saíram diversas igrejas oriundas da Igreja Presbiteriana, o principal motivo era a questão dos dons espirituais, vários grupos influenciados por igrejas Pentecostais como Assembléia de Deus queriam levar isto para dentro da Presbiteriana, como as tentativas não eram aceitas, surgiram várias igrejas inclusive a ICM.
Detalhes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_crist%C3%A3_maranata

Nome: Renascer em Cristo
Ano Criação: 1986
País: Brasil
Origem:
Fundador(es): Estevam Hernandes e Sônia Hernandes.
Motivo:
Detalhes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Renascer_em_Cristo

Nome: Igreja Internacional da Graça de Deus
Ano Criação: 1980
País: Brasil
Origem: Igreja Universal do Reino de Deus
Fundador(es): Romildo Ribeiro Soares.
Motivo:Cunhado do conhecido Bispo Edir Macedo da Igreja Universal do Reino de Deus, com quem rompeu relações em 1978 após desentendimentos teológicos. R.R. Soares não concordava com o caminho que Edir Macedo tomava na direção da IURD. Houve então a cisão e, em 1980, fundou a Igreja Internacional da Graça de Deus.
Detalhes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Internacional_da_Gra%C3%A7a_de_Deus

Aqui tem mais algumas informações http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_denomina%C3%A7%C3%B5es_crist%C3%A3s
Postado por Evaldo Wolkers às 18:19
http://evaldocristao.blogspot.com/2009/08/como-surgiram-algumas-igrejas.html

Mas veja se você quer servir a Deus e aceitar Jesus como o seu salvador ,você tem que entrar em alguma dela e fazer opção de filiação ,todas pregam Cristo como o seu salvador ,todas dizem que tem a Bíblia como regra de Fé ,todas tem os seus ministros constituído ,e eles ministros fundadores tem uma história ,revelações , discordância doutrinárias ,elas podem ser pentecostal ,neo pentecostal tradicional ,em fim é a gosto do freguês ,mas e o Jesus ? todos falam que é o jesus da Bíblia ,todas falam que o Deus da Bíblia ,todas falam que a sua igreja é a certa e que ela é a verdadeira , umas usa o titulo de pastor ,em seu ministério outras usam o nome de ancião presbítero, Bispo ,etc etc ,umas são exclusivistas ,não se une com nenhuma denominação , nem que seja em vinculo de amizade algumas não mantem ,e isso pode ser desde a saudação ,e até o reconhecimento de outros ser crente o simplesmente Cristão , algumas não reconhecem ,sempre alegando ,uma doutrina ou um costume ,e todos falam que cristo é o cabeça será que é o cabeça ??
desde o principio os primeiros crentes cristão ,não eram organizados como denominações ,tendo apenas as escrituras como algo unificador, ou seja tinham a mesma fé acreditavam em ser uma igreja só ,só havendo citações ,de nomes de localidades ,mas era uma igreja só ,mesmo que os ministros discorda-sem em alguma coisa era uma igreja só,todos seguidores de Cristo ,mas após a oficialização do Cristianismo por Constantino imperador, Romano que alguns dizem ,que se converteu a Jesus ,outros falam que ele deu um golpe de mestre pois fez o inverso em vez de perseguir ,dominou os Cristão com um edito uma lei imperial ,alegando que a religião oficial de Roma era o Cristianismo ,e Roma praticamente dominava o mundo e muitos ensinos contrário a igreja primitiva surgiu,o cominando com a reforma ,uns dos mais conhecidos Lutero a reforma , e esta reforma não trouxe unidade entre a igreja ,pois muitas reformas da reformas surgiram ,cada um tinha uma visão a seguir ,a igreja após a reforma não tem uma unidade de fé e espirito ,cada um defendem uma a placa e sendo cada um ,uma denominação ,cada um defende um ensino , e dizem que o cabeça é Cristo ,bom se Deus não é de confusão será que Jesus é ?

Luteranismo

No mosteiro, Lutero vivia em angústias e desespero por dúvidas que tinha sobre seus méritos espirituais. Quanto mais refletia, tanto mais crescia sua falta de atencao dúvidas e incertezas. Não possuía, por isso, paz de alma e via Deus como um severo juiz pronto a castigar os pecadores.
Lutero tornou-se Doutor em Teologia e passou a lecionar na Universidade de Wittenberg. Sendo um dos privilegiados a ter acesso a uma Bíblia, Lutero desenvolveu nova visão teológica lendo as palavras de Romanos 1.17: "O justo viverá por fé". Segundo sua interpretação, dizia que o perdão e a vida eterna não são conquistados por nós mediante boas obras Efésios 2.8 e 9, mas nos são dados gratuitamente por meio da fé em Jesus Cristo.
Em 1517, na Alemanha, o professor e monge Martinho Lutero fixou à porta da Catedral de Wittenberg 95 teses criticando a atuação do Papa e do alto clero. Elas se propagaram rapidamente, mesmo com a intervenção da Igreja. Lutero foi apoiado por parte da população e pela nobreza que, desejosa de conquistar novas terras sob domínio de Roma (na região da atual Alemanha), o protegeram da perseguição do papa, poupando-o da fogueira, mas não da excomunhão.
Alguns exemplos dessas teses:
"Tese 27: Pregam a doutrina humana os que dizem que, tão logo seja ouvido o tilintar da moeda lançada na caixa, a alma sairá voando."
"Tese 32: Serão condenados em eternidade, juntamente com seus mestres, aqueles que se julgam seguros de sua salvação através de cartas de indulgência."
"Tese 86: Por que o papa, cuja fortuna é hoje maior que a dos mais ricos crassos, não constrói com seu próprio dinheiro ao menos a Basílica de São Pedro, em vez de fazê-lo com o dinheiro dos pobres fiéis?"
Lutero, então, passou a participar de vários debates teológicos com autoridades civis e eclesiásticas que tentavam fazê-lo abrir mão de suas idéias e retratar-se de críticas à Igreja e ao Papa. Em 1520, Lutero foi excomungado pelo Papa e, no mesmo ano, queimou a Bula de Excomunhão em praça pública, rompendo assim com a Igreja Católica da época. Em 1530, surgiu a Confissão de Augsburgo que foi escrita por Lutero e Melanchthon, um fiel companheiro seu. Este documento trazia um resumo dos ensinos luteranos.
Uma das principais preocupações de Lutero era que todas as pessoas pudessem ler o livro no qual os ensinamentos católicos estariam escritos e assim poderem tirar suas próprias conclusões. Por isto Lutero traduziu a Bíblia para o alemão para que todos pudessem lê-la em sua própria língua. Alguns anos mais tarde, a bíblia foi traduzida para o inglês, francês e espanhol as pessoas passaram a ler a Bíblia e terem suas próprias conclusões. Aos poucos a Igreja Católica foi perdendo poder e influência. Depois de Lutero, a Igreja Católica nunca mais conseguiu exercer o forte domínio sobre a Europa como tinha antes da Reforma Protestante.
[editar]As Confissões Luteranas

As Confissões Luteranas podem também ser consideradas como estandarte, em torno do qual os luteranos cerram fileiras em defesa de suas visões doutrinárias da Escritura sagrada contra o erro, ou podem ser consideradas como uma bandeira, à qual os mestres da igreja prestam juramento de fidelidade. Cada membro da Igreja Luterana deve subscrever não apenas a Bíblia, mas também as confissões como exposição correta das doutrina bíblicas. Para o leigo isto significa, ao menos, o Catecismo de Lutero; para o pastor e professor significam todas as confissões adotadas pela Igreja Luterana.
Em suas constituições, os grupos luteranos – congregações, bem como sínodos – geralmente definem sua posição doutrinária mais ou menos nestas palavras: "Confessamos que os livros canônicos do Antigo e do Novo Testamento são a palavra de Deus inspirada e, portanto, a única regra de fé e vida, e que as confissões da Igreja Luterana são uma exposição correta das doutrinas desta palavra". Por que esta firme insistência, como resumido nas confissões luteranas? Porque para luteranos não pode haver nada mais importante do que as doutrinas expostas conforme sua interpretação da Bíblia.
Em vista do precedente, segundo sua interpretação, o termo "igreja" jamais deveria ser empregado para definir um grupo religioso que não pertence ao Senhor como seu corpo (Ef. 1.22,23). Uma seita que, de acordo com sua visão, nega a divindade de Jesus, como a dos unitaristas não deveria ser chamada igreja.
Escreve Lutero nos Artigos de Esmalcalde: "Graças a Deus, (hoje) uma criança de sete anos de idade sabe o que é a igreja, a saber, os santos crentes e cordeiros que escutam a voz do seu Pastor" (parte III, art. XII, cf. Livro de Concórdia, p. 338). Em seu Catecismo Maior, ele apresenta essa definição clássica: "Eu creio que há sobre a terra um pequeno grupo santo e congregação de santos puros sob uma cabeça, Cristo, chamados pelo Espírito Santo para uma fé, uma mente e uma compreensão, com dons multiformes, entretanto concordando em amor, sem seitas nem cismas. Também faço parte do mesmo, sendo participante e co-proprietário de todos os bens que possui, trazido a ele e incorporado nele pelo Espírito Santo pelo ouvir e pelo continuar a ouvir a palavra de Deus, que é o processo de iniciação nele. Pois, anteriormente, antes de termos alcançado isto, pertencíamos ao diabo, nada sabendo de Deus e de Cristo. Assim, até o último dia, o Espírito Santo permanece com a santa congregação, ou cristandade, por intermédio da qual ele nos traz a Cristo, e é ela que o Espírito Santo utiliza para nos ensinar a pregar a palavra; pela igreja ele age e promove a santificação, fazendo-a crescer diariamente e fortalecendo-a na fé e nos frutos que ele faz produzir". (O Credo. Art. III, cf. Livro de Concórdia, p. 454).
A Confissão de Ausburgo
A Confissão de Ausburgo é o documento que Felipe Melanchton escreveu e que foi apresentado, como sendo o testemunho luterano, ao Imperador Carlos V e à Dieta do Santo Império Romano, a 25 de junho de 1530. Compõe-se de vinte e oito artigos. Destes, os primeiros vinte e um apresentam a doutrina luterana e sintetizam os ensinamentos de Lutero. Eles tentam provar que os luteranos não estavam ensinando novas doutrinas, contrárias às Escrituras Sagradas, e que não constituíram uma nova seita religiosa. Os Artigos XXI a XXVIII pretendem tratar dos abusos medievais que os luteranos tinham corrigido. [1]
Sua leitura angariou prosélitos importantes. O bispo Stadion de Ausburgo teria afirmado: "O que foi lido é a pura verdade, e nós não podemos negá-lo". Quando João Eck, um dos mais ativos adversários de Lutero, supostamente disse ao duque Guilherme da Baviera que ele era capaz de refutar a Confissão de Ausburgo com os pais eclesiáticos, mas não com as Sagradas Escrituras, Guilherme teria respondido: "Assim, pois, ouço que os luteranos estão com a Escritura e nós, que seguimos o pontífice, fora dela".
[editar]Os Credos Ecumênicos

Em reposta à acusação de que a Igreja Luterana se desviou da antiga fé da Igreja Cristã e era, por isso, uma nova seita, os pais luteranos oficialmente declararam sua concordância total com os credos ecumênicos. No prefácio da Fórmula de Concórdia declararam: "E porque imediatamente depois do tempo dos apóstolos e mesmo enquanto eles ainda viviam, falsos mestres e hereges se levantaram, símbolos, isto é, confissões breves e concisas, foram compostos contra eles na igreja primitiva, que foram considerados como a unânime, universal fé cristã e a confissão da Igreja Ortodoxa e verdadeira, a saber, o Credo Apostólico, o Credo Niceno, e o Credo Atanasiano; juramos fidelidade a eles, e deste modo rejeitamos todas as heresias e doutrinas, que, contrárias a eles, têm sido introduzidas na igreja de Deus".
A primeira confissão da fé cristã foi o Credo Apostólico. Divergências posteriores levaram à formulação do Credo Niceno (325) e do Credo Atanasiano (451). Essas três confissões são conhecidas como Credos Ecumênicos ou Universais.
Contudo, com o passar dos tempos, segundo a visão Luterana, a igreja foi se desviando da verdade bíblica. Vozes que clamavam contra o erro foram silenciadas. Martinho Lutero, monge agostiniano, doutor em Teologia e professor da Bíblia na Universidade de Wittemberg, Alemanha, postulou que a igreja estava desviada da verdade bíblica. A Igreja Luterana vê em Lutero um instrumento de Deus para reconduzir a igreja às verdades bíblicas e considera ainda que Deus preparou outros homens fiéis que participaram da causa da Reforma.
Os seguintes documentos formam as Confissões Luteranas:
Catecismo Menor (1529), um resumo de interpretações bíblicas, escritas para o povo[2].
O Catecismo Maior (1529), as mesmas interpretações detalhadamente explicadas para adultos.
A Confissão de Augsburgo (1530), a principal confissão luterana.
A Apologia (1531), uma defesa da Confissão de Augsburgo.
Os Artigos de Esmalcalde (1537) reafirmam os ensinos da Confissão de Augsburgo e expõem, com mais profundidade, a doutrina da Santa Ceia, segundo a visão Luterana.
A Fórmula de Concórdia (1577), que define o pecado original, a impossibilidade de o homem salvar-se por suas próprias forças e a pessoa e obra de Cristo.
As Confissões foram reunidas no Livro de Concórdia, em 1580, que é aceito hoje por muitas igrejas luteranas no mundo. Essas igrejas afirmam: " Aceitamos todos os livros canônicos das Escrituras Sagradas do Antigo e Novo Testamentos, como palavra infalível de Deus e, como exposição correta da Escritura Sagrada, aceitamos os livros simbólicos reunidos no Livro de Concórdia." A Escritura ou Bíblia Sagrada é a única norma na igreja para doutrina e praxe.
[editar]Luteranismo Mundial

A distribuição dos Luteranos hoje se encontra da seguinte forma:
Europa: 49 milhões;
África: 21 milhões;
América: 10 milhões;
Ásia: 10 milhões.
Os países com o maior número de Luteranos hoje são:


Igreja da IECLB em Carambeí.
1º) Alemanha: 23,0 milhões;
2º) Estados Unidos: 8,4 milhões;
3º) Suécia: 7 milhões;
4º) Finlândia: 4,6 milhões;
5º) Dinamarca: 4,5 milhões;
6º) Etiópia: 5,6 milhões;
7º) Indonésia: 5,7 milhões;
8º) Noruega: 4 milhões;
9º) Tanzânia: 3,5 milhões;
10º) Madagascar: 3,5 milhões;
11º) Brasil: 1 mihão.
Hoje mundo afora existe cerca de 250 ramos Luteranos, desta igrejas mais de 160 estão filiadas a (LWF) Federação Luterana Mundial e mais 50 fazem parte do (ILC) Concílio Luterano Internacional. As demais Igrejas Luteranas estão na sua maioria filiadas à Conferência Luterana Confessional e várias outras se intitulam Comunidades Luteranas Indepedentes. segundo dados levantados no período de 2005 / 2010 o número de Luteranos ultrapassa a marca dos 90.000.000. Mesmo com uma queda considerável na Europa o percentual de luteranos continua crescendo, no período de 2001 / 2006 houve um crescimento de quase 8.000.000 adeptos.
[editar]O Luteranismo Brasileiro

No ano de 1532 chegou ao Brasil o primeiro Luterano, Heliodoro Heoboano, filho de um amigo de Lutero, que aportou em São Vicente.
A primeira comunidade Luterana foi a de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro organizada em 1824 por Friedrich Osvald Sauerbronn o primeiro pastor luterano no Brasil. O Luteranismo se estabeleceu e expandiu em solo brasileiro através da Imigração alemã no Brasil. No Rio Grande do Sul o primeiro pastor luterano Georg Ehlers chegou com a terceira leva de imigrantes à São Leopoldo em 1824.
Dessas comunidades luteranas iniciais surgiram vários sínodos que foram se aglutinando e hoje formam especialmente três igrejas: Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) e a Igreja Evangélica Luterana Independente (IELI). Proveniente de comunidades chamadas livres, a IELI é uma igreja um pouco menor que as outras. A maioria dos membros da IELI, estão nas cidades de: Canguçu, São Lourenço do Sul, Arroio do Padre e Pelotas.
No século XIX, após a ordem de unificação dos luteranos com os reformados sob o comando do estado, na Prússia, o maior estado da Alemanha desta época, muitos dos que não concordaram com esta decisão, defendendo a distinção entre Igreja e Estado, emigraram para a América do Norte, fundando, em 1849, o Sínodo de Missouri, Ohio e outros estados, que hoje é a LC-MS (Lutheran Church - Missouri Synod). Assim,enquanto a maioria dos luteranos que chegaram ao Brasil em 1824 eram provenientes da linha estatal alemã, que gerou os diversos sínodos que deram origem à IECLB, a IELB é fruto de missão da igreja norte-americana a partir de 1900, que veio atendendo pedidos de luteranos no Brasil que desejavam atendimento daquele Sínodo Luterano[3].
Em 1 de julho de 1900, foi fundada uma congregação luterana no município de São Pedro, RS. Esta congregação enviou o chamado para um pastor do Sínodo de Missouri. Este pastor, Rev. W. Mahler, veio em 1901.


Templo da IELB em Schroeder, Santa Catarina.
O número total de luteranos no Brasil, atualmente, é de pouco mais de um milhão.
[editar]Distribuição de luteranos no Brasil
Rio Grande do Sul: 630 mil
Santa Catarina: 260 mil
Paraná: 90 mil
Espírito Santo: 85 mil
São Paulo: 47 mil
Rondônia: 21 mil
Minas Gerais e Rio de Janeiro: 35 mil
Região Centro-Oeste: 27 mil
Região Nordeste: 10 mil
Região Norte (exceto Rondônia): 5 mil
[editar]Ver também


O Commons possui uma categoria com multimídias sobre Luteranismo
Protestantes por país
Justificação (teologia)
Museu Internacional da Reforma Protestante de Genebra
Igreja da Suécia
Referências

↑ Portal Luteranos - História e Prefácio
↑ Portal Luteranos - Catecismo Menor
↑ Portal Luteranos - IECLB
Federação Luterana Mundial
Igreja Luterana na Alemanha
Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (em português)
Igreja Evangélica Luterana do Brasil (em português)
Concílio Luterano Internacional
Igreja Luterana - Sínodo de Missouri
Comissão Inter-Luterana de Literatura (em português)
Igreja Evangélica Luterana Portuguesa (em português)
Conferência Luterana Confessional
Sínodo Evangélico Luterano de Wisconsin
Sínodo Evangélico Luterano
Associação das Igrejas Luteranas Livres do Brasil (em português)
The Association of Free Lutheran Congregations (AFLC)
Igreja Luterana de Portugal (em português)
[Expandir]
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Protestantismo
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Denominações Evangelicas,cada uma tem Jesus como cabeça ,mas com uma linguagem e crença diferente  Empty Re: Denominações Evangelicas,cada uma tem Jesus como cabeça ,mas com uma linguagem e crença diferente

Mensagem por Lourival soldado cristão 7th novembro 2011, 2:14 pm

Congregação Cristã no Brasil
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Congregação Cristã no Brasil
Orientação: Evangélica
Fundada por: Louis Francescon
Origem: Ítalo-Americana
Sede: São Paulo SP – Brasil
Localização: Brás,
São Paulo, Brasil
A Congregação Cristã no Brasil (ou Congregação Cristã do Brasil) é a primeira[1] comunidade religiosa cristã sociologicamente classificada como pentecostal[2] de origem Ítalo-americana que está presente em território brasileiro desde 1910 trazida pelo ítalo-americano Louis Francescon.
Índice [esconder]
1 Origem
2 A Congregação Cristã em outros países
3 Doutrina
4 Práticas
4.1 Culto
4.2 Organização
4.3 A Orquestra
4.4 Política
4.5 Mídia
5 Curiosidades
6 Ver também
7 Fontes
8 Notas e Referências
[editar]Origem

No final do Século XIX, o italiano Louis Francescon recebeu, segundo seu relato,[3] uma revelação acerca do batismo por imersão, que lhe advertia por não ter cumprido essa ordenança deixada por Jesus Cristo. Tal doutrina o separou e a alguns mais do grupo Presbiteriano-valdense ao qual pertenciam, que não a aceitou.
Em 1907 na cidade de Chicago, na 943 W. North Ave (semelhantemente à Rua Azuza em Los Angeles, CA), havia uma missão que anunciava a promessa do Espírito Santo com evidência de se falar novas línguas. Francescon visitou aquele serviço a convite e teria recebido, conforme suas palavras,[3] uma confirmação divina de que aquela obra era de Deus; prontamente o grupo que o acompanhava uniu-se aquela irmandade, a maioria recebendo o dom de falar línguas diferentes. Estavam reunidas as doutrinas dos batismos da água e do Espírito.
Vindo para o Brasil em 20 de abril de 1910, Francescon realizou o primeiro batismo em Santo Antonio da Platina, Paraná, batizando o italiano Felício Mascaro e mais dez pessoas; depois dirigiu-se para a cidade de São Paulo, onde foram batizadas mais vinte pessoas. Durante alguns anos, os fiéis reuniram-se sem denominação e após adquirirem o primeiro prédio, na cidade de São Paulo, foi escolhido o nome Congregação Cristã do Brasil, oficializado quando da realização da Convenção, em 1936. Alterado nos anos 1960 por questões internas substituiu-se a contração "do" pela contração "no".
Possuiu maioria italiana até a década de 1930, quando então passaram a preponderar as demais etnias; desde 1950 está presente em todo território brasileiro e em diversos países. Em 2007 reportou aproximadamente 17.000 casas de oração no Brasil[4] em 2000 havia cerca de 2,4 milhões de membros declarados no Brasil.[5]
Sua igreja central é estabelecida em São Paulo, no bairro do Brás, onde o Ministério reúne-se anualmente em Assembleia Geral quando são estabelecidas convenções e ensinamentos.
[editar]A Congregação Cristã em outros países

A Congregação Cristã possui igrejas em cerca de 60 países [6], entre outros nos Estados Unidos e em Portugal.
[editar]Doutrina

No ano de 1927, na cidade de Niagara Falls, NY, houve uma convenção da Congregação Cristã [7] quando foram definidos seus 12 Artigos de Fé e doutrina:
1. Nós cremos na inteira Bíblia Sagrada e aceitamo-la como infalível Palavra de Deus, inspirada pelo Espírito Santo. A Palavra de Deus é a única e perfeita guia da nossa fé e conduta, e a Ela nada se pode acrescentar ou d’Ela diminuir. É, também, o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê. (II Pedro, 1:21; II Tim. 3:16-17; Rom. 1:16).
2. Nós cremos que há um só Deus vivente e verdadeiro, eterno e de infinito poder, Criador de todas as coisas, em cuja unidade há três pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. (Ef. 4:6; Mat. 28:19; I João 5:7)
3. Nós cremos que Jesus Cristo, o Filho de Deus, é a Palavra feita carne, havendo assumido uma natureza humana no ventre de Maria virgem, possuindo Ele, por conseguinte, duas naturezas, a divina e a humana; por isso é chamado verdadeiro Deus e verdadeiro homem e é o único Salvador, pois sofreu a morte pela culpa de todos os homens. (Luc. 1:27; João 1:14; I Pedro 3,18).
4. Nós cremos na existência pessoal do diabo e de seus anjos, maus espíritos, que, junto a ele, serão punidos no fogo eterno. (Mat. 25:41).
5. Nós cremos que o novo nascimento e a regeneração só se recebem pela fé em Jesus Cristo, que pelos nossos pecados foi entregue e ressuscitou para nossa justificação. Os que estão em Cristo Jesus são novas criaturas. Jesus Cristo, para nós, foi feito por Deus sabedoria, justiça, santificação e redenção. (Rom. 3: 24; I Cor. 1:30; II Cor. 5:17).
6. Nós cremos no batismo na água, com uma só imersão, em Nome de Jesus Cristo (Atos 2:38) e em Nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. (Mat. 28:18-19).
7. Nós cremos no batismo do Espírito Santo, com evidência de novas línguas, conforme o Espírito Santo concede que se fale. (Atos 2:4; 10:45-47 e 19:6).
8. Nós cremos na Santa Ceia. Jesus Cristo, na noite em que foi traído, tomando o pão e havendo dado graças, partiu-o e deu-o aos discípulos, dizendo: “Isso é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim”. Semelhantemente tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: “Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue, que é derramado por vós”. (Luc. 22:19-20; I Cor 11:24-25).
9. Nós cremos na necessidade de nos abster das coisas sacrificadas aos ídolos, do sangue, da carne sufocada e da fornicação, conforme mostrou o Espírito Santo na Assembléia de Jerusalém. (Atos 15:28-29; 16:4 e 21:25).
10. Nós cremos que Jesus Cristo tomou sobre si as nossas enfermidades. “Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da Igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; e a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados”. (Mat. 8:17; Tiago 5:14-15).
11. Nós cremos que o mesmo Senhor (antes do milênio) descerá do céu com alarido, com voz de arcanjo e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar nos ares e assim estaremos sempre com o Senhor. (I Tess. 4:16-17; Apoc. 20:6).
12. Nós cremos que haverá a ressurreição corporal dos mortos, justos e injustos. Estes irão para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna. (Atos 24:15; Mat. 25-46).
[editar]Práticas

[editar]Culto
O culto da Congregação Cristã no Brasil segue uma ordem pré-estabelecida, mas sem uma liturgia fixa, assim os pedidos de hinos, orações, testemunhos e a pregação da Bíblia são feitos de forma espontânea, baseados na revelação do Espírito Santo. Os serviços são solenes com uma atmosfera formal; desse modo evitam-se manifestações individualizantes, mas preza-se a participação coletiva.
Há uma série de práticas no culto como o uso do véu pelas mulheres; a saudação do ósculo santo entre irmãos e irmãs de per si; assento separado nas igrejas entre homens e mulheres; as orações são feitas de joelhos; podem haver até três orações no início do serviço e apenas uma no final, como agradecimento. Também são permitidas até três pregações no mesmo culto, todavia, por tradição, costuma-se ter uma única pregação como suficiente, evitando-se, assim, que uma pregação se sobreponha à outra.[8]
O padrão de realização do culto é igual em quaisquer de seus templos. Desta forma, um membro participa em qualquer templo ou comunidade com as mesmas atribuições que possui na congregação onde comumente se reúne, a qual o participante chama de comum (congregação).
[editar]Organização
Segundo os estatutos da Congregação Cristã no Brasil suas atividades são conduzidas por um ministério organizado, servindo sem expectativas de receber salários[9], distribuído segundo as necessidades de cada localidade, constituído por anciãos, cooperadores do ofício ministerial e diáconos[10] . Somente os anciãos e diáconos são ministros ordenados [11]
Para todos os cargos de ministério, auxiliares de jovens e menores, músicos oficializados, encarregados de orquestras e administradores, devem ser batizados conforme a doutrina seguida pela Congregação Cristã no Brasil e de outros países que usem a mesma fé e doutrina.
Ancião - responsável pelo atendimento da Obra, realização de batismos, santas ceias, ordenação de novos obreiros (anciães e diáconos), apresentação de Cooperadores do Ofício Ministerial e Cooperadores de Jovens e Menores, atendimento das Reuniões para Mocidade, encarregado de conferir ensinamentos à igreja, cuidar dos interesses espirituais e do bem-estar da igreja, entre outras funções.
Diácono - responsável pelo atendimento assistencial e material à igreja. É auxiliado por irmãs obreiras chamadas de "Irmãs da Obra da Piedade". Assim como o ancião, atende a diversas congregações de sua região;
Cooperador do Ofício Ministerial - responsável pela cooperação nos ensinamentos e presidência dos cultos oficiais. Responsável também pelas Reuniões de Jovens e Menores caso não haja um Cooperador de Jovens e Menores responsável. Não realiza batismos, santa ceia, reuniões para mocidade, ordenações, dentre outras coisas que só cabem ao ancião ou ao diácono.
Além dos ministros previstos em estatuto acima citados, há outros cargos ou funções:
Cooperador de Jovens e Menores - responsável de atender as Reuniões de Jovens e Menores de sua comum congregação.
Músico - membro habilitado e depois de passar por testes musicais é oficializado para tocar nos cultos e demais serviços, segundo professores de música o sistema de ensino musical da Congregação é equivalente ao segundo ano de conservatório.
Segundo uma coluna da Revista Werilsoc[carece de fontes], foi considerada a "maior orquestra do mundo",[12]graças ao sistema de ensino ser o mesmo em todos os estados do Brasil e dos outros países.
Encarregado de Orquestra (Locais e Regionais) - músico oficializado, designado para manter o bom andamento da orquestra nos cultos, coordenar o ensino musical aos interessados e organizar os ensaios musicais (locais e regionais, respectivamente).
Examinadoras são organistas mulheres, oficializadas, designadas para avaliar outras organistas aprendizes no processo de oficialização.
Auxiliar de Jovens e Menores - são jovens, homens ou mulheres solteiros, designados para preparar e organizar os recitativos das Reuniões de Jovens e Menores individuais ou em grupo e cuidar da ordem e da organização durante a reunião.
Administração - ministério material, constituído por Presidente, Tesoureiro, Secretário, Auxiliares da Administração, Conselho Fiscal e Conselho Fiscal Suplente. Os administradores são eleitos pelos anciãos a cada três anos e o Conselho Fiscal anualmente, e confirmados durante a Assembléia Geral Ordinária. É permitida a recondução ao cargo. Ainda que o estatuto não proíba, não há mulheres ocupando cargos administrativos estatutários.
Para construções de templos, utilizam-se, na maioria dos casos, de voluntariado mobilizado em esquema de mutirão. Para outros serviços das igrejas como portaria, limpeza, som, fundo bíblico sem fins lucrativos, etc. também são escolhidos dentre os membros, voluntários que não possuem expectativa de receber salário.
Segundo os seus Estatutos, a Congregação Cristã no Brasil não possui registro de membros, considerando que estes devem responder somente a Deus. Não prega o dízimo e mantém-se pelo espírito voluntário dos seus membros, que contribuem com coletas anônimas e voluntárias e exercem seus ministérios sem a expectativa de receber dinheiro ou bens materiais. O exercente de qualquer cargo espiritual ou de administração se mantém através de seu trabalho ou meios próprios, uma vez que é vedada qualquer espécie de remuneração ou retribuição pelo exercício dessas atividades religiosas.[13]
As mudanças de caráter doutrinário na Congregação Cristã no Brasil são discutidas em assembléia anual e pelo Conselho de Anciães, que é formado pelos anciãos mais antigos no ministério, não necessariamente de idade. Nestas assembléias são considerados "Tópicos de Ensinamentos", os quais, tomados em reuniões e por oração, tratam de assuntos relacionados à doutrina, costumes e comportamento na atualidade.
A organização eclesiástica da Congregação Cristã no Brasil é uma forma adaptada do governo presbiteriano: um grupo de igrejas locais são reunidas em uma "região administrativa", normalmente correspondente a um município nos estados onde a igreja é maior e vários municípios onde a Congregação é menor, presidida por um conselho de anciãos e um corpo administrativo. As regiões administrativas são agrupadas em "regionais", que por sua vez se concentram nas "assembléias estaduais". O organismo máximo é a "Assembleia Geral" que ocorre na congregação do Brás anualmente sempre no mês de abril.
[editar]A Orquestra
A Congregação Cristã no Brasil possui a maior orquestra não-profissional do mundo. Possui uma orquestra de música sacra muito valorizada no meio musical. Ela provê aos fiéis escolas musicais gratuitas e ensaios musicais em suas dependências.
Atualmente, são permitidos em sua orquestra os seguintes instrumentos:
Cordas: Violino, Viola, Violoncelo; sopro: Flauta transversal; palhetas: Oboé, Fagote, Clarinete, Clarone; Acordeon [14]; Saxofones: soprano curvo, soprano, alto, tenor, barítono [14], ; Trompete Pocket, Cornet, Trompa, Trombonito, Trombone, Saxhorn, Bombardino, Bombardão, Flugelhorn e Órgão, sendo esse último de liberdade de execução somente de mulheres e os demais instrumentos somente de homens, em outros países as mulheres possuem liberdade para executar os demais instrumentos.
O hinário da Congregação Cristã no Brasil é intitulado de "Hinos de Louvores e Súplicas a Deus" e encontra-se na sua quarta edição, datada de 1965, quando foram adicionadas novas melodias e poesias. Possui muitas melodias de autores norte americanos e italianos, com algumas poesias traduzidas e semi-traduzidas do inglês e do italiano. São 450 hinos e entre eles há especiais para batismos, santas ceias, funerais, 50 para as "Reuniões de Jovens e Menores", e sete coros. Está em desenvolvimento soc[carece de fontes]uma nova edição desse hinário e prevê-se a sua expansão em mais 30 hinos e algumas correções nos demais já existentes.
O livro original chamava-se Inni e Salmi Spirituali, publicado no começo do século XX, pela Assemblea Cristiana Italiana de Chicago, Ill, USA.
Os hinários com notação musical seguem o modelo europeu, contendo as claves de Sol e de Fá, e estão escritos para instrumentos em Dó, Mi bemol e Si bemol.
A Congregação Cristã não produz gravações de seus hinos, nem mesmo as autoriza.
[editar]Política
A Congregação Cristã no Brasil é uma organização religiosa apolítica que prega a total separação entre Estado e religião.
Não mantém ligação nem se manifesta de forma alguma em relação a causas ou partidos políticos, candidatos a cargos públicos, ou qualquer outra instituição ou organização, governamental ou não.
Se algum membro de seu corpo ministerial assumir cargos políticos, deverá renunciar ao seu cargo congregacional. Seus membros são doutrinados a não votar em candidatos que neguem a existência de Deus e a Sua moral.[9]

[editar]Mídia
A Congregação Cristã no Brasil não utiliza em meios de comunicação como rádio, televisão, imprensa escrita, ou qualquer outro tipo de propagação da sua doutrina que não seja o freqüentar quaisquer de suas igrejas pelos interessados em conhecê-la. Aliás ela não permite estas práticas midiáticas e não autoriza que nenhum dos seus trabalhos, sejam eles em cultos ou não, sejam gravados e reproduzidos.[15]. O discurso é seu instrumento principal de persuasão e coesão [16]
Atualmente, possui um site oficial www.congregacaocristanobrasil.org.br, onde demonstra razões históricas sobre o não uso das mídias. Também possui alguns websites de uso interno (um sistema computacional integrado) denominado de CCBinfo [17] que roda em uma plataforma proprietária, denominada de CCBsist [18]. Há também sites de igrejas regionais, como de Londrina [19], esse site oferece, por exemplo, informação atualizada às irmãs organistas sobre a localidade e horários em que foram escaladas para tocar. Todavia, há transmissões de culto via Skype e streaming de algumas congregações destinadas a membros vivendo em localizações remotas ou impossibilitados de frequentar cultos regulares.
[editar]Curiosidades

Salvo construções antigas onde predominam tijolos na fachada (como algumas em Sorocaba, no interior do Estado de São Paulo,por exemplo) a grande maioria das Casas de Oração são de cor cinza e arquitetura idêntica. Uma das justificativas é para que sua irmandade tenha facilidade de localizar outras comuns para congregarem em lugares desconhecidos por seus membros.
Em todos os seus púlpitos e tribunas tem a seguinte frase “Em nome do Senhor Jesus”.
[editar]Ver também

Luigi Francescon
Pentecostalismo
Anexo:Cronologia das igrejas evangélicas no Brasil
[editar]Fontes

ANDERSON, Robert Mapes. Vision of the disinheirited: The Making of American Pentecostalism. Nova Iorque, Oxford University Press, 1979.
TOPPI, Francesco. Luigi Francescon, 1ª ed., ADI – Media, Roma, 1997
WOMARKCK, David A. e TOPPI, Francesco. La Radici Del Movimento Pentecostale, 1ª ed., ADI – Media, Roma, 1989
DECARO, Louis: Our Heritage, 1ª ed., General Council Christian Church of North America, Transfer, 1977
CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL, Hinos de Louvores e Súplicas a Deus – Livro nº 4, Indústrias Reunidas Irmãos Spina, São Paulo, 1965
ALVES, Leonardo M. "Christian Congregation in North America: Its Inception, Doctrine, and Worship". Dallas, 2006.
CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL. "Estatutos". São Paulo, 2004.
CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL. "Relatório Anual 2007-2008". São Paulo, 2007.
FRANCESCON, Louis. "Histórico da Obra de Deus". Chicago, 1952.
FRESTON, Paul. "Breve história do pentecostalismo brasileiro". In: ANTONIAZZI, Alberto (coordenador). Nem anjos nem demônios: Interpretações sociológicas do pentecostalismo. Petrópolis, 1994.
Notas e Referências

↑ http://www.brazilsite.com.br/religiao/evangelica/congr01.htm
↑ CERIS, Atlas da Afiliação Religiosa do Brasil. IBGE tabulação de religião, censos 1980, 1991,2000, vide também ANTONIAZZI (1994), FRESTON (1994) e MAPES (1979)
↑ a b Francescon, L. Fedele Testimonianza. Chicago: 1952
↑ Relatório anual 2006-2007. CCB
↑ IBGE, censo 2000 http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2000/populacao/religiao_Censo2000.pdf
↑ http://www.ccnamerica.org
↑ UICCNA. Atti del Convegno della Chiesa Italiana residenti negli Stati Uniti radunada in Niagara Falls, NY. Maio 1927
↑ CONGREGAÇÃO CHRISTÃ DO BRASIL Convenção São Paulo, 1936 p. 6
↑ a b CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL Estatuto, art. 8, § 1. São Paulo, 2004
↑ CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL EstatutoArt. 23 - O Ministério da CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL é composto de Anciães – que em seu conjunto formam o Conselho de Anciães – Cooperadores do Ofício Ministerial e Diáconos.
↑ CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL EstatutoArt. 24
↑ Embora não cite critérios para tal consideração, nem comparação com outras corporações de orquestras, como a do Exército de Salvação.
↑ http://www.congregacaocrista.org.br/
↑ a b não será mais permitido o ingresso de novos músicos desse instrumento
↑ Congregação Cristã no Brasil. Página visitada em 11 de Junho de 2010.
↑ GÓES, Paulo de. Congregação Cristã no Brasil: o poder do discurso sobre a organização. In, Estudos de religião. Revista semestral de estudos e pesquisas em religião. São Bernardo do Campo: Ciências da religião. Ano III, n.5, 1988
↑ https://appl.ccbinfo.congregacao.org.br/
↑ https://ccbsist.org.br
↑ http://ccblondrina.com/
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Congregação Cristã
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v • e
Denominações evangélicas no Brasil
Categoria: Congregação Cristã no Brasil http://pt.wikipedia.org/wiki/Congrega%C3%A7%C3%A3o_Crist%C3%A3_no_Brasil
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Denominações Evangelicas,cada uma tem Jesus como cabeça ,mas com uma linguagem e crença diferente  Empty Igreja Mundial do Poder de Deus

Mensagem por Lourival soldado cristão 7th novembro 2011, 3:00 pm


Igreja Mundial do Poder de Deus
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Igreja Mundial do Poder de Deus
Orientação: Neopentecostal
Fundada por: Valdemiro Santiago de Oliveira
Origem: 1998
Sede: São Paulo capital
Número de Igrejas: Mais de 2000 [carece de fontes]
Países em que atua: Brasil
Portugal
Espanha
Estados Unidos
África do Sul
Angola
Moçambique
Uruguai
Paraguai
Argentina
México
Colômbia
Japão
A Igreja Mundial do Poder de Deus é uma igreja neo-pentecostal. Foi fundada na cidade de Sorocaba em 9 de março de 1998 pelo Apostolo Valdemiro Santiago, (ex-bispo da IURD).
Sua sede, o Grande Templo dos Milagres, funciona no galpão de uma antiga fábrica que tem 43 mil metros quadrados de área construída, localizada na Rua Carneiro Leão, no Brás, em São Paulo. Seu enfoque principal é a prosperidade financeira, a cura e os milagres.
Índice [esconder]
1 História
2 Posições da Igreja
3 Hierarquia Eclesiástica
4 Mídia
4.1 Jornais
4.2 Revistas
4.3 Rádios
4.4 TVs
5 Assistência Social
6 Controvérsias
6.1 Igreja
6.2 Dissidências
7 Referências
8 Ligações externas
[editar]História

Valdemiro Santiago, então bispo da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), fazia reuniões dos fiéis da igreja em Sorocaba e apresentava programas religiosos da igreja na Rede Record.
Na Igreja Universal, atuou por 18 anos e se desligou em 1997, depois de um suposto desentendimento com Edir Macedo.[1] Logo após fundou a Igreja Mundial do Poder de Deus, sendo que o pesquisador da área da sociologia da religião, Ricardo Mariano afirma que as crenças e práticas mágico-religiosas da Mundial são uma cópia da Universal.[1] Sendo que, além de convidar parte da cúpula da IURD, atraiu também dezenas de pastores, prática que foi abandonada, quando membros da Mundial começaram a temer que houvesse pastores da IURD infiltrados entre os pastores da Igreja Mundial do Poder de Deus.[1]
No dia 3 de março, às 15h00 em Sorocaba, fundou a Igreja Mundial do Poder de Deus (localizada na Avenida São Paulo, 555), tirando referências de "(...) Universal do Reino (...)". Antes da criação da nova igreja, Valdemiro ainda era bispo da IURD, que realizava diversas reuniões, a 1ª com fundação da nova igreja, tinha 16 membros.[carece de fontes]
Em apenas 10 anos, a IMPD cresceu rapidamente, espalhando-se igrejas em todos os estados brasileiros e até no exterior.[carece de fontes]
Graças ao vasto trabalho pelo rádio e pela TV, Conta com forte apoio, principalmente entre as camadas mais populares e de baixa renda.[carece de fontes]
Em 2009, já dispunha de mais de 2.000 templos no Brasil e exterior.[carece de fontes]
Em Portugal, como em outros países da Europa, todos os templos da Igreja do Caminho foram transferidos para a Igreja Mundial do Poder de Deus. Seu líder, o pastor Ronaldo Didini hoje faz parte do quadro de pastores da IMPD e ocupa a função de diretor de programação da Rede 21.
Atualmente a Igreja Mundial do Poder de Deus recebe vários fiéis que pertenciam a igrejas que estão, ou passaram por grandes crises, como a Renascer em Cristo, por exemplo.[1]
[editar]Posições da Igreja

A Igreja aceita a chamada teologia da prosperidade, surgida em igrejas evangélicas dos Estados Unidos em 1960, em que os fiéis são estimulados a fazerem doações às igrejas evangélicas para obter favores de Deus. A Mundial acredita que tudo (dinheiro, cura, felicidade) é dado por Deus a partir da fé do próprio fiel, fé que encontra sua expressão nas doações em dinheiro feitas à Igreja.[2]
[editar]Hierarquia Eclesiástica

A IMPD tem como seu fundador Valdemiro Santiago de Oliveira, com o título de apóstolo, sendo seus subordinados na hierarquia eclesiástica igual a da IURD : bispos, pastores e corpo de obreiros.
[editar]Mídia

Valdemiro Santiago publicou livros e gravou CDs, VHSs e DVDs, antes de lançar a em outras mídias em 2008:
[editar]Jornais
A IMPD conta com o único jornal, Fé Mundial, com tiragem mensal de 500 mil exemplares.
[editar]Revistas
A IMPD conta com a única revista, Mundial Sem Limites, de tiragem mensal, com tiragem mensal de exemplares não disponível.
[editar]Rádios
A Igreja arrendou a Rádio Ômega FM e já recebeu outro nome: Rádio Ômega Mundial FM.
A sua grade de programação já foi reformulada com mensagens e programas de pastores da IMPD, e conta com a retransmissão de áudio dos programas de TV transmitidos todos os dias diretamente do Grande Templo dos Milagres.
Em fevereiro de 2009 a Igreja arrendou a Rádio Mundial do Rio de Janeiro, que antes pertencia às Organizações Globo.
Desde 2010, possui uma rádio em São Paulo, denominada "Sê Tu uma Bênção", em 98,1 FM.
[editar]TVs
Ver artigo principal: TV Igreja Mundial
A IMPD fica conhecida no Brasil a partir de 2008, quando o Grupo Bandeirantes aluga 22 horas da Rede 21, que gerou polêmica, pois nunca houve a concessão de um grupo de comunicação a uma igreja só para pregar evangelho.
Em 2009, alugou algumas horas da igreja à RedeTV!, que chegou até vencer a Rede Bandeirantes na Grande São Paulo.[3]
[editar]Assistência Social

A Associação Mundial de Assistência Social (AMAS) é uma entidade filantrópica ligada à IMPD, destinada à assistência de meninos e meninas de rua e tem como presidente a bispa Franciléia Oliveira. A entidade conta com uma equipe de profissionais voluntários, como médicos, enfermeiros, dentistas, professores, advogados, cabeleireiros e outros profissionais e procede visitas constantes a regiões carentes, levando alimentos, roupas e agasalhos. http://amas-impd.blogspot.com/
[editar]Controvérsias

[editar]Igreja
A ênfase exagerada em ofertas, dízimos, campanhas de cura e libertação espiritual, milagres e a prosperidade financeira associada a prática da simonia são os principais motivos de crítica relacionadas a IMPD devido a seu caráter heterodoxo.
[editar]Dissidências
A Igreja Mundial Renovada é a primeira dissidência da Igreja Mundial do Poder de Deus. O nome "Mundial Renovada" também é uma alusão à Universal. Em abril de 2009, o bispo Roberto Damasio desligou-se da IMPD. Em 29 de maio de 2010, inaugurou a sua própria igreja, a Igreja Mundial Renovada.
O pastor Givanildo de Souza, uns dos primeiros fiéis da igreja de Sorocaba em 1998 e inclusive até próximo ao fundador da Mundial, deixou a igreja em 2010. Ele alegou que deixou a igreja por discordar da igreja de obter dízimos, geralmente muito alto. Em agosto de 2010, deixou a igreja e em setembro fundou a igreja Missionária do Amor, com sede em Araçatuba, interior de São Paulo.[4]
Em 2011 o Bispo José Silva deixou a Igreja Munidal do Poder de Deus para fundar a Igreja Evangélica Celeiro de Deus em Curitiba - PR, seguindo a mesma linha de sua dissidência.
Referências

↑ a b c d Cardoso, Rodrigo et Loes, João. "O homem que multiplica fiéis", IstoÉ, nº 2151, fevereiro de 2010
↑ http://noticiasdatv.com/2010/01/05/igreja-mundial-vai-protestar-contra-prefeito-gilberto-kassab/
↑ http://noticias.gospelmais.com.br/valdemiro-santiago-da-igreja-mundial-em-seu-programa-tem-superado-tv-band-segundo-ibope.html
↑ Ex-pastor da Igreja Mundial do Poder de Deus faz acusações contra Apóstolo Valdemiro. O Verbo (11 de setembro de 2010). Página visitada em 20-05-2011.
[editar]Ligações externashttp://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Mundial_do_Poder_de_Deus
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