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É Correto Crer na Regeneração Batismal?
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É Correto Crer na Regeneração Batismal?
É Correto Crer na Regeneração Batismal?
"Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do
Espírito, não pode entrar no reino de Deus." João 3:5
Passar
pelas águas do batismo é uma experiência de tamanha grandeza que eu não
poderia simplesmente explicar usando palavras. Porém, o significado do
batismo ainda é algo desconhecido para uma boa parte dos cristãos já
batizados.
Muitos
irmãos vêem no batismo um evento de lavagem de pecados literal, como se
entrassem nas águas contaminados pelo pecado e saíssem purificados.
Alguns chegam a justificar-se diante de alguma irresponsabilidade diante
de Deus e da igreja utilizando o famoso "ainda não sou batizado",
quando deveria dizer "ainda não sou convertido".
Além
de não possuir valor salvífico algum, o batismo também não perdoa nem
purifica pecados. É através do sangue de Jesus que somos purificados de
todo o pecado (1 Jo 1:17), e é nele que branqueamos nossas vestes (Ap
7:14).
O
batismo em águas é a confissão pública da fé no Senhor Jesus Cristo,
onde sepultamos - simbolicamente - o velho homem que viveu em pecados e
morreu para o mundo, e que agora nasce para uma nova vida submissa à
vontade de Deus. Deve-se portanto ter em mente que esta confissão e este
sepultamento simbólico vem tornar público aquilo que já aconteceu, no
ato da conversão, quando o pecador decidiu entregar-se a Jesus e o
recebeu como Salvador.
Não
há uma única base bíblica sequer para crermos que o batismo tenha um
valor real para remoção de pecados, ou que ele produza uma regeneração
espiritual na vida de quem se submete a ele. Crer nesta linha de
pensamento chega a ser um atentado contra a doutrina do Novo Nascimento.
Alguém
que passou pelas águas batismais e não entregou a vida ao Senhor não
passou pelo Novo Nascimento. Se um pecador desce às águas sem conversão,
de maneira alguma será limpo de seus pecados, entrará nas águas um
pecador seco e sairá um pecador molhado, nada mais. Todavia, se alguém
desce às águas depois de entregar-se a Jesus Cristo, antes mesmo do
batismo seus pecados já foram perdoados, pois já terá crido no Senhor
Jesus, já terá abandonado sua vida de pecados e está pronto para tornar
isto público.
A crença na regeneração batismal fundamenta-se na interpretação equivocada de versículos como João 3:5 e I Pedro 3:21.
No primeiro caso, Jesus está instruindo o fariseu Nicodemos sobre a necessidade de nascer de novo (em grego nascer de cima) dizendo que "aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus".
O problema da interpretação aqui é deixar-se esquecer que a água do
batismo é uma figura do Espírito Santo que convence o pecador de seus
pecados, levando-o ao arrependimento e à entrega pessoal a Cristo, que
por sua vez lhe purifica de todo o pecado através do Seu sangue
expiador. O "nascer de novo" aqui não significa ser batizado, mas
transformado.
No
segundo caso, em I Pe 3:21, o apóstolo está parafraseando a salvação da
família de Noé sobre as águas do dilúvio e a salvação dos crentes
REPRESENTADA (e não causada) pelo batismo. Pedro está dizendo que oito
pessoas se salvaram do dilúvio pela água, que como uma verdadeira FIGURA
agora nos salva, o batismo. Ele completa esclarecendo que a figura
batismal não salva através da remoção da sujeira do corpo, mas da
indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de
Jesus Cristo.
Não
fica difícil compreender o paralelo que Pedro faz entre o dilúvio e o
batismo quando fazemos com ele a comparação. Veja: As oito pessoas foram
salvas do dilúvio através da água ou da arca que os fez escapar da
água? Sem dúvida nenhuma sua salvação foi o resultado da obediência à
Palavra de Deus que lhes ordenou entrar na arca. Esta água do dilúvio
simboliza o batismo do ponto de vista do pecador dos dias de Noé: quem
"entrou na arca" para se salvar foi salvo, quem não deu ouvidos à
pregação de Noé foi vítima da ira de Deus. Comparado a este evento, o
ato do batismo está nos dizendo que a pessoa a ser batizada já tomou sua
decisão de entrar na arca e está agora tornando pública a entrega de
sua vida ao Senhor Jesus. Paralelamente, esta pessoa é como uma das oito
que entraram na arca e se livraram da ira de Deus.
Mas
a relação do dilúvio com o batismo é tão simbólica que nem todos os
batizados são salvos. Nem todos nasceram de novo ou tiveram suas vidas
transformadas.
O
Novo Nascimento é a chave de entrada para o reino de Deus. Apenas um
encontro real e pessoal com o Filho de Deus é capaz de transformar a
vida de alguém, de tornar um pobre pecador num herdeiro do reino dos
céus. Foi assim com o ladrão da cruz ao lado de Jesus, que creu no
Senhor mas não pôde ser batizado, e teve garantida sua entrada no
Paraíso (Lc 23:43).
Somos regenerados sim, não pela água do batismo, mas pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo (Tt 3:5).
Numa
linha de pensamento diametralmente oposta, estão aqueles que crêem
tanto que o batismo não é suficiente para salvar que procuram motivos
para não se batizar. Chegam a dizer que não precisam do batismo, já que o
Novo Nascimento independe dele. Estes, na verdade, ainda não
experimentaram o nascer de novo, pois quem teve a experiência da
regeneração através duma genuína conversão anseia em tornar isto público
através do batismo.
Concluímos que a doutrina da regeneração
batismal só deverá ser aceita se deixarmos de crer que quem opera a
regeneração do homem é o Espírito de Deus. Concluímos também que o
batismo só deverá ser dispensado quando de fato não houve conversão.
Graça e Paz a todos, por Aquele que nos lavou em Seu sangue e nos selou para a vida eterna, Cristo Jesus.
Marcelo Reis.http://blogverboeterno.blogspot.com.br/2011/09/e-correto-crer-na-regeneracao-batismal.html
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