NAS PEGADAS DO MESTRE JESUS


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Por que não guardo o sábado?

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Por que não guardo o sábado? Empty Por que não guardo o sábado?

Mensagem por Profeta ccb 13th julho 2012, 4:40 pm

O verdadeiro significado do descanso sabático

A questão da guarda do sábado tem sido ao longo da história um dos
temas mais controversos entre as mais variadas correntes cristãs. Desde o
início do cristianismo o assunto divide opiniões, tanto de teólogos e
eruditos renomados, quanto de pessoas simples e anônimas, como você e
eu.
Algumas denominações defendem veementemente a obrigatoriedade da
observância do sétimo dia como sendo válida ainda para os dias atuais,
uns inclusive, alegando ser a prática (de guardar o sábado) ponto
inexorável de salvação, como é o caso da Igreja Adventista do Sétimo
Dia.
Em uma de suas obras literárias mais conhecidas, a famosa escritora
Ellen G. White (1827-1915), tida como profetisa pelos adventistas,
preconiza categoricamente a importância do quarto mandamento (guarda do
sábado) para o cristão.

“Santificar o sábado ao Senhor importa em salvação eterna”. ( Testemunhos seletos, volume 3, página 23).

Não obstante, a grande maioria das igrejas cristãs comunga de uma
visão completamente oposta quanto à observância do sétimo dia. Creem que
com o advento da nova aliança, confirmada pelo sangue do Senhor Jesus
Cristo, toda a lei mosaica, incluindo os dez mandamentos, foi abolida
(aperfeiçoada), dando lugar a uma lei muito mais excelente, gravada não
em pedras, mas no coração do homem.

Mas e então… Quem está com a razão? Devo ou não guardar o dia de
sábado? Muitos têm feito essas perguntas, seja por inexperiência na vida
cristã, no caso dos novos convertidos, ou até mesmo por falta de
leitura bíblica. Devo confessar que por longo tempo fiz essas mesmas
indagações.

* O que a Bíblia diz?

Nas linhas que se seguem estarei compartilhando com os irmãos aquilo
que pela misericórdia de Deus tenho aprendido (na Bíblia) no tocante ao
verdadeiro descanso sabático, e respondendo com base nas escrituras, à
pergunta título desta postagem: POR QUE NÃO GUARDO O SÁBADO, pelo menos
não da maneira que os sabatistas o guardam.
Há várias referências no antigo testamento que deixam bem claro que a
guarda do sábado era uma ordenança direcionada exclusivamente ao povo
judeu do antigo pacto, dentre as quais podemos citar Êxodo 31:12-18,
Deuteronônio 5:1-3,12, Ezequiel 20:10-12, etc…
Alguns tentam argumentar que desde a criação Deus ordenou a guarda do
sábado, afirmando inclusive que Adão e Eva já o guardavam. Todavia esse
argumento é fraco e infundado, além de não ter a menor base nas
escrituras, haja a vista que Deus, na criação, embora tenha cessado sua
obra no sexto dia e descansado no sétimo, em momento algum orientou Adão
e Eva a guardá-lo. A única ordem expressa dada por Deus ao homem no
jardim do Éden, segundo o relato bíblico, foi de que não comessem do
fruto proibido. Se realmente já houvesse, naquela ocasião, um mandamento
referente à guarda do sábado, será que Deus não advertiria Adão e Eva
quanto a não o desobedecerem? É um caso a se pensar.

* Ilustração do pai e seus filhos

Para uma melhor compreensão vejamos uma pequena ilustração. Digamos
que um pai está conversando com seus dois filhos, um de seis e outro de
oito anos de idade. Num dado momento o pai diz para eles: Vou dormir,
pois já são oito horas da noite.
Agora vem a pergunta: Será que o fato de o pai ter comunicado a seus
filhos que já iria dormir significa que eles também teriam que ir dormir
naquele mesmo horário? Claro que não! A não ser que ele dissesse: Vamos
dormir, pois já são oito horas da noite. Aí sim o pai estaria ordenando
seus filhos a irem para a cama na mesma hora em que ele.
Antes que alguém me julgue, quero deixar bem claro que esse exemplo é
apenas uma ilustração. Todos sabemos que Deus não dorme, assim como
sabemos que Ele jamais se cansa. Quando a Bíblia diz que no sétimo dia
Deus descansou, está dizendo simplesmente que Ele cessou sua obra, ou
seja, concluiu a criação.
Voltando à ilustração, assim como o fato de o pai ter ido dormir às oito
horas da noite não significa que os filhos deveriam ir dormir no mesmo
horário, o fato de Deus ter descansado no sétimo dia não significa que
Ele estava ordenando a Adão e Eva a também descansarem.
Além de tudo isso há um número considerável de versículos no novo
testamento que provam cabalmente que na nova aliança, tanto os cristãos
gentios quanto os judeus que aceitam a Cristo, estão completamente
desobrigados de guardar o sábado, bem como de observar qualquer outra
ordenança da lei mosaica. Vide: Efésios 2:14-15, Gálatas 3:24-25­,
Romanos 7:4-7, 2 Coríntios 3:6-11, Colossenses 2:16-17. Esses são só
alguns poucos versículos. Há muitos outros.

* O que é uma sombra?

E para desmistificar de vez a questão da observância do dia sétimo
como dia de repouso para o cristão, quero usar aqui mais uma ilustração,
não minha, mas que se encontra justamente em um dos versículos citados
no parágrafo anterior, (Colossenses 2:16-17), onde o apóstolo Paulo
instrui os cristãos da cidade de Colosso a não se preocuparem com as
acusações daqueles que os julgavam pelo fato de não cumprirem os rituais
e cerimônias da lei (mosaica).
O texto diz: “Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou
dia de festa, ou lua nova, ou sábados, porque tudo isso tem sido sombra
das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo.” (Colossenses
2:26-27).
Apesar do texto se referir a uma série de ordenanças, quero me ater ao
nosso foco, que por hora é a guarda do sábado. Pois bem, apesar de
parecer à primeira vista, não é tão difícil entender o que Paulo estava
querendo dizer quando afirmou que tudo aquilo (as ordenanças da antiga
aliança) vinham sendo sombra das coisas futuras, assim como também não é
tão difícil entender o que ele queria dizer com: “porém o corpo é de
Cristo”. Para entendermos tudo isso basta observarmos bem o contexto e
prestarmos bastante atenção.
Mas o que seria então essa sombra? Ora, para que haja uma sombra é
indispensável a presença de um corpo material, seja uma árvore, um
carro, uma casa, uma pessoa, enfim… não tem como aparecer uma sombra
onde não existe um corpo. E o que vemos quando olhamos, por exemplo,
para a sombra de uma pessoa? É possível ver perfeitamente como a pessoa
realmente é através de sua sombra? Evidente que não! Tudo que
conseguimos enxergar é a silhueta, ou seja, o contorno da pessoa. Esse
contorno nos dá uma ideia de como a pessoa é, porém não reproduz sua
imagem perfeita. A sombra é só um reflexo, o corpo, porém, é a
realidade.

* Explicando…

Talvez você esteja se perguntando: Mas o que tudo isso tem a ver?
Ora, quando Deus ordenou a guarda do sábado ao povo de Israel, ele
estava demonstrando a eles a sua misericórdia, dando-lhes um dia de
repouso para que pudessem lembrar-se do Criador, pois aquele povo ainda
era tão carente de discernimento espiritual que precisava de uma lei
solene para aprenderem a honrar a Deus. Todavia a função principal do
sábado era apontar aos filhos de Israel o verdadeiro sábado, o Messias,
aquele que lhes daria o verdadeiro descanso, o descanso que eles tanto
esperavam. O sábado semanal era apenas uma sombra do repouso pelo qual
todo ser humano suspira, e que só Jesus pode dar; um símbolo que
apontava para o descanso que hoje podemos encontrar em Cristo. A lei do
sábado não foi inútil, muito pelo contrário, ela foi aperfeiçoada,
ganhando um novo sentido, ou melhor, o seu real sentido, que é
espiritual. Assim como os judeus descansavam ao sétimo dia da jornada
dura de trabalho, nós descansamos das nossas más obras, a saber, dos
nossos pecados, em Jesus Cristo, nosso redentor. Foi Ele mesmo que
disse: “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu
vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque
sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas
almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” (Mateus
11.28-30).

* Conclusão:

O cristão verdadeiro não guarda tão somente um dia da semana, mas
guarda sua fé todos os dias para não cair em tentação, e repousa
tranquilo nos braços do Senhor Jesus, pois sabe que Ele (Jesus) é o
verdadeiro sábado (descanso).
Um grande abraço a todos, e que Deus os abençoe superabundantemente em nome do
Senhor Jesus.

fonte gospel+

Profeta ccb

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Por que não guardo o sábado? Empty Re: Por que não guardo o sábado?

Mensagem por ┼EKhristos 13th julho 2012, 8:24 pm



Numa das questões que surgiram entre servos e senhores, Paulo orientou:

"Quem é você para julgar o servo alheio? É para o seu senhor que ele está de pé ou cai. E ficará de pé, pois o Senhor é capaz de o sustentar. Há quem considere um dia mais sagrado que outro; há quem considere iguais todos os dias. Cada um deve estar plenamente convicto em sua própria mente. Aquele que considera um dia como especial, para o Senhor assim o faz. Aquele que come carne, come para o Senhor, pois dá graças a Deus; e aquele que se abstém, para o Senhor se abstém, e dá graças a Deus. Pois nenhum de nós vive apenas para si, e nenhum de nós morre apenas para si. " Romanos 14:4 a 7

Graça e paz

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Por que não guardo o sábado? Empty Re: Por que não guardo o sábado?

Mensagem por Atalaia do evangelho 22nd julho 2012, 6:38 pm

Entendo que estamos vivendo sob uma nova dispensação ou em outras palavras, sob um novo Regime que regulamenta os mandamentos, falo da Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo. No Antigo Pacto, Israel estava debaixo da Lei escrita - outro tipo de Regime que regulamentava a maioria dos mesmos mandamentos que guardamos em Cristo, e ainda ditava ordenanças diversas.

É preciso discernirmos que o "espírito da Lei" - sua essência, continua vigorando, embora agora sob outro regime, o da Graça, que não estamos limitados a apenas 10 Mandamentos escritos, que em outrora faziam parte da Lei Escrita, como a guarda do sábado, que tinha também características cerimoniais, mas que de longe não são os únicos mandamentos de caráter moral que a Bíblia descreve, do contrário, o homossexualismo e outras transgressões de mesmo cunho estariam descartados do hall de pecados. Para o crente convertido, a Graça envolve muito mais e amplamente todos os MANDAMENTOS DE CRISTO, que não limitam-se àqueles descritos em tábuas de pedra, mas essencialmente aos que há a LEI DO ESPÍRITO DE VIDA - O AMOR.
Mateus 5:21-22
Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo.
Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.






Mateus 5:27-28
Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério.
Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.


Mateus 5:33-35
Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas cumprirás os teus juramentos ao Senhor.
Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus;
Nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei;
Mateus:38-39

Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente.
Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;


Mateus:43-44

Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.
Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;


A Graça em todo o Novo Testamento não confirma a necessidade de guardarmos um dia em especial, pelo contrário, nos deixa claro através da Autoridade Apostólica que nós cristãos, não devemos nos intimidar com as acusações e condenações daqueles que se dizem guardadores auto-suficientes dos Mandamentos de Deus, que não carecem da Graça Salvadora do Senhor Jesus.

Antigamente os sabatistas alegavam que em Colossenses 2:16 o Apóstolo que escreveu esta epístola, estava se referindo aos sábados anuais, mas com o advento da internet e outros meios de comunicação, hoje temos estudos e mais estudos que denunciam a "redundância adventista", forçada no versículo supra-mencionado, que recentemente mudou seu enfoque, haja vista, que até entre seus mais eloquentes apologistas - Samuele Bacchiocchi, concordam que em Colossenses 2:16 indubitavelmente refere-se aos sábados semanais, procurando assim, lançar um novo pano de fundo. É comum agora alguns adventistas afirmarem que a orientação Apostólica é para que "eles", os iluminados pelo conhecimento da Verdade, desvendada por Ellen G. White, não acusem os outros cristãos, mas os ensinem a guardar os mandamentos, dentre eles o "santo sábado", tão idolatrado pela comunidade adventista!



Colossenses 2

16 Portanto, não permitam que ninguém os julgue pelo que vocês comem ou bebem, ou com relação a alguma festividade religiosa ou à celebração das luas novas ou dos dias de sábado.






festividade religiosa = sábados anuais
celeb. luas novas = sábados mensais
dias de sábado = sábados semanais
O sábado é citado no Novo Testamento cerca de 60 vezes, curiosamente, os adventistas consideram dessa coletânea, 59 versículos válidos, que supostamente identificam a exigência da guarda do sábado semanal, exceto Colossenses 2:16, que forçosamente alegam tratar-se dos sábados cerimoniais ou anuais!
Isso não nos parece muito estranho?
Por que durante tanto tempo a IASD negou que Colossenses 2:16 referia-se aos sábados semanais? Talvez, pq nesse versículo encontremos a chancela Apostólica que atesta acerca da não necessidade de guardar-se um dia, como no Regime da Lei escrita, que na verdade, tinha carcaterísticas também cerimoniais e significava um sinal entre Deus e o povo d'Israel.
O Filho de Deus afirmou que Ele era Senhor (dono...) do sábado e que esse dia foi feito por causa do homem e não o homem por causa desse dia, diferente do que os adventistas tentam nos convencer, o Senhor Jesus não engrandeceu e nem tão pouco prestigiou o dia de sábado, mas o colocou em seu verdadeiro lugar ou seja, um dia de descanso ao povo israelita. Diante de tantas evidências, acredito que os adventistas viajam numa empreitada fantasiosa e pretensiosa, quando alegam que o Filho ressuscitou somente ao 3º dia porque guardou o sábado! Isso é o cúmulo do absurdo, acreditar em uma tolice tal, tendo em vista que o próprio Senhor Jesus afirmou que Ele - JESUS, ainda que revestido temporariamente pela estrutura humana, frágil, era maior que o sábado!
Mateus12:5-6
Ou não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa?
Pois eu vos digo que está aqui quem é maior do que o templo.

O Senhor Jesus afirmou que no dia de sábado os sacerdotes violavam o sábado e ficavam sem culpa por estarem assistindo a Deus no templo, e que Ele era maior que o templo, ou seja, que aqueles que estavam sob sua tutela, se trangredissem o sábado judaíco, estariam sem culpa. Portanto, todo aquele que faz parte do corpo de Cristo está desculpado de qualquer pecado ou trangressão, bem como, todos os cristãos estão mortos à Lei Escrita pelo corpo de Cristo e ressuscitados pela fé no poder de Deus.


Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus. Romanos 7:4

A Bíblia é clara ao afirmar que o Senhor Jesus aquebrantava o sábado ou seja, violava o dia de sábado!
João 5:18
“Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não somente violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus”.
Alguns adventistas com a tentativa de dar uma nova interpretação ao versículo acima, alegam que o Senhor Jesus ensinava o povo a guardar o sábado da maneira correta, diferente daquela ensinada pelos judeus fanáticos (e hoje por adventistas fanáticos...rss) mas isso é pura especulação, porque se nos atentarmos ao Evangelho de João - o discípulo amado do Senhor, que possuia estreita intimidade com o Filho de Deus, podemos perceber que João escreveu um Evangelho diferenciado dos demais discípulos, seu Evangelho tem um formato peculiar, com muitas passagens idênticas, mais narradas e ilustradas de maneira mais didática, onde o estudante da Bíblia atento, notará que o interlocutor preocupou-se em tecer detalhes importantes, visando a compreensão dos futuros leitores. Notemos que João não usou muitas falas de linguagem em seu testemunho evangelistíco, mas narrou acontecimentos com muita profundidade e espiritualidade, inclusive é em seu Evangelho que temos plena consciência acerca da Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo (João 1:1). Portanto, João, jamais escreveria que o Senhor Jesus aquebrantava ou violava o sábado se isso não fosse literalmente verdadeiro, e assim definitivamente João não usou essa linguagem figurada!
Ademais, o Senhor Jesus foi crucificado dentre as acusações, também por não guardar o sábado e por afirmar ser Filho de Deus (entenda-se Filho de Deus como ser da mesma natureza Divina...) Portanto, é de mau gosto e contestável essa paranóia adventista por um dia, o qual o cristão não tem nada a ver. A Bíblia atesta que os cristãos primitivos reuniam-se aos domingos para adorarem ao Senhor, independente o que esse dia signifique às outras nações, ou ao paganismo de maneira geral, Bíblicamente e para os verdadeiros cristãos é o dia do Senhor!
É pura falácia afirmar que o domingo em inglês - sunday, signifique dia do deus sol, pq utilizando-se dessa mesma regra controvertida pelos adventistas, sábado em inglês - saturday, significa dia de Saturno, outro deus pagão!
Portanto, o domingo para nós cristãos é o dia Bíblico do Senhor, não para ser guardado nos mesmos moldes do sábado judeu, mas para reunirmos e adorarmos nosso Amado Salvador JESUS CRISTO!
No primeiro dia da semana, tendo-nos reunido a fim de partir o pão, Paulo, que havia de sair no dia seguinte, falava com eles, e prolongou o seu discurso até a meia-noite.
Atos dos Apóstolos 20:7

No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder, conforme tiver prosperado, guardando-o, para que se não façam coletas quando eu chegar.
1 Coríntios 16:2





Que Deus os abençoem

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Por que não guardo o sábado? Empty Re: Por que não guardo o sábado?

Mensagem por Atalaia do evangelho 25th julho 2012, 8:48 am

Queridos irmãos, a PAZ DE DEUS!



Gostaria de compartilhar com todos, um pequeno estudo, no entanto, muito edificante acerca do sábado. Sempre é muito bom termos subsídios para respondermos às heresias daqueles que não se conformam com a "simplicidade do Evangelho" e procuram a todo custo praticar o proselitismo covarde e ardiloso. Essa gente não hesita em lançar dúvidas e confusão na Igreja de Cristo. Desejo a todos uma boa leitura e que Deus os abençoem!




Fonte: http://lucasbanzoli.no.comunidades.net/index.php?pagina=1083646663



Por que não guardo o sábado? Line
DEVEMOS GUARDAR O SÁBADO?


DEVEMOS GUARDAR O SÁBADO?



Uma questão muito discutida dentro do meio cristão é com relação a guarda de determinados dias da semana, os quais não se pode realizar nenhum tipo de trabalho, é um dia de descanso. É o caso do Sábado, em algumas Igrejas, e do Domingo, em outras. A guarda obrigatória do Sábado era uma ordenança válida apenas para o povo de Israel, como um cerimonial da sua saída do Egito (veja Êxodo 31:12-17). Além disso, a guarda do Sábado é ordenança da Lei Mosaica, que já foi abolida (cumprida) em Cristo Jesus, dando assim início a NOVA ALIANÇA, que dá fim as ordenanças cerimoniais:



Romanos 6:14 – “Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça



Romanos 10:4 – “Porque Cristo é o fim da lei para a justificação de todo aquele que crê”



Gálatas 5:18 – “Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei



Hebreus 8:8 – “Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma Nova Aliança... Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar



Romanos 7:4 – “Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus”



Efésios 2:14,15 - "Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derrubado a parede da separação que estava no meio, a inimizade, aboliu na sua carne a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse em si mesmo um novo homem, fazendo a paz"



2 Coríntios 3:6 - "O qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica”



Não estamos mais debaixo da lei, mas sim debaixo da graça, debaixo de uma NOVA ALIANÇA que Cristo fez conosco, não pela letra, mas pelo Espírito, “envelhecendo a primeira”. A Lei Moral, contudo, continua vigorando até hoje (como por exemplo amar ao próximo, honrar pai e mãe, não cobiçar, não matar, etc). Os sabatistas usam como argumento a fim de sustentar a guarda obrigatória do Sábado dizendo que esta é uma “Lei Moral” e, por isso, não foi abolida. Será mesmo? Isso é o que veremos a seguir:





SÁBADO: LEI MORAL OU CERIMONIAL?



A seguir doze razões pelas quais a guarda do Sábado é uma ordenança cerimonial, e não moral:



1.Seria a guarda do sábado um preceito moral quando o próprio Deus declarou ser a sua guarda abominável aos seus olhos?

Isaias ,1.13 - “Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação e as luas novas, e os sábados, e a convocação das assembléias; não posso suportar iniquidade, nem mesmo a reunião solene.”

2. Seria a guarda do sábado um preceito moral quando a sua guarda ficava subordinada à circuncisão? A lei de Moisés estabelecia que a circuncisão ocorresse no oitavo dia do nascimento da criança do sexo masculino (Lv 12.3). Se esse oitavo dia caísse num sábado, o sábado podia ser violado, para que a circuncisão fosse realizada. Como podia um preceito moral, segundo os sabatistas, ficar subordinado a um preceito cerimonial ou ritual?

João 7.22-23 - “Pelo motivo de que Moisés vos deu a circuncisão (não que fosse de Moisés, mas dos pais), no sábado circuncidais um homem. Se o homem recebe a circuncisão no sábado, para que a lei de Moisés não seja quebrantada, indignais-vos contra mim, porque no sábado curei de todo um homem?”

3. Seria a guarda do sábado um preceito moral considerando que os sacerdotes no templo violavam o sábado para celebrar holocaustos e sacrifícios exigidos pela lei, ficando sem culpa?

Mateus 12.5 - “Ou não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa?”

4. Seria a guarda do sábado um preceito moral quando sua guarda era comparada à violação de um preceito ritual como o caso de Davi que comeu os pães da proposição reservados exclusivamente aos sacerdotes?

Mateus 12.4-5 - “Não tendes lido o que fez Davi, quando teve fome, ele os que com ele estavam? Como entrou na casa de Deus, e comeu os pães da proposição, que não lhe era lícito comer, nem aos que com ele estavam, mas só aos sacerdotes.”

5. Seria a guarda do sábado um preceito moral quando os judeus, para quem o sábado foi dado, não retrucaram a Jesus quando estabeleceu o paralelo entre a acusação dos judeus de que os discípulos de Jesus estavam colhendo espigas e comendo-as o que, segundo eles, não era lícito fazer no sábado, com o exemplo de Davi que comeu os pães da proposição? Poderia um preceito moral ficar subordinado a um preceito cerimonial ou ritual (comer os pães da proposição)?

Mateus 12.1-3 - “Naquele tempo passou Jesus pelas searas, em um Sábado; e os seus discípulos, tendo fome, começaram a colher espigas, e a comer. E os fariseus, vendo disseram-lhe: Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer num sábado”?

6. Seria a guarda do sábado um preceito moral considerando que Jesus curou o paralítico postado à beira do tanque de Betesda e ordenou que ele carregasse a sua cama num dia de sábado?

João 5.8-11 - “Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda. Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado. Então os judeus disseram àquele que tinha sido curado: É sábado, não te é lícito levar o leito. Ele respondeu-lhes: Aquele que me curou, ele próprio disse: Toma o teu leito, e anda.”

7. Seria a guarda do sábado um preceito moral quando Paulo compara a guarda do sábado como algo que implicava na perda de salvação?

Gálatas 4.9-11 - “Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir? Guardais dias, e meses, e tempos, e anos. Receio de vós, que não haja trabalhado em vão para convosco.”

8. Seria a guarda do sábado um preceito moral considerando que Paulo anunciou todo o conselho de Deus e não deixou nada do que fosse útil ensinar aos cristãos e nunca mandou guardar o sábado?

Atos 20:20-27 - “Como nada, que útil seja, deixei de vos anunciar, e ensinar publicamente e pelas casas.” “Porque nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus.”

9. Seria a guarda do sábado um preceito moral quando Paulo afirma que não faz diferença se alguém guarda um dia e se outro guarda outro pois tudo isso é coisa indiferente?

Romanos 14:5,6 - “Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente. Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz.”

10. Seria a guarda do sábado um preceito moral considerando que Paulo declarou que as coisas passageiras da lei, como a guarda do sábado semanal, deveriam ser abandonadas pelos cristãos?

Colocenses 2:14-17 - “Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós cravando-a na cruz. Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados. Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.”

11. Seria a guarda do sábado um preceito moral considerando que em razão da desobediência Deus, ele anuncia a fim de todos os sábados prescritos na lei, inclusive o sábado semanal?

Oséias 2.11 - “E farei cessar todo o seu gozo, as suas festas, as suas luas novas, e os seus sábados, e todas as suas festividades.”



12. Seria a guarda do sábado um preceito moral considerando que Deus poria em esquecimento a guarda desse dia – o sábado semanal – em decorrência da desobediência do povo de Israel? Um preceito moral poderia ser posto em esquecimento?

Lamentações 2.6 - “E arrancou o seu tabernáculo com violência, como se fosse a de uma horta; destruiu o lugar da sua congregação; o SENHOR, em Sião, pôs em esquecimento a festa solene e o sábado...”



A vista de tudo isso, a guarda do Sábado é um preceito cerimonial (abolido) ou moral (que vale até hoje)? A resposta óbvio que fica é que é um preceito CERIMONIAL, abolido com a morte de Cristo, colocando em vigor a Nova Aliança, onde o Sábado não entra:






Mandamento


Antigo Testamento


Novo Testamento


1.º


Êxodo 20:2-3


I Coríntios 8:4-6;Atos 17:23-31


2.º


Êxodo 20:5,6


I João 5:21


3.º


Êxodo 20:7


Tiago 5:12


4.º


Êxodo 20:8-11


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5.º


Êxodo 20:12


Efésios 6:1-3


6.º


Êxodo 20:13


Romanos 13:9


7.º


Êxodo 20:14


I Coríntios 6:9-10


8.º


Êxodo 20:15


Efésios 4:28


9.º


Êxodo 20:16


Colossenses 3:9;Tiago 4:11


10.º


Êxodo 20:17


Efésios 5:3



COLOCENSSES 2:16 – O FIM DO SÁBADO



“Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, ou de sábados, que são sombras das coisas vindouras; mas o corpo é de Cristo” (Cl.2:16,17)



Para fugir à evidência de Cl.2:16-17, onde Paulo se refere ao Sábado semanal como integrante das coisas passageiras da Lei que terminaram com a morte de Cristo na cruz, os sabatistas costumam argumentar que a palavra “Sábado” não se refere ao sábado semanal, mas aos anuais ou cerimoniais de Lv.23. O que não é verdade, pois os sábados anuais ou cerimoniais já estão incluídos na expressão “dias de festa”. Esta indicação mostra positivamente que a palavra SABBATON, como é usada em Cl.2:16, não pode se referir aos sábados festivos, anuais ou cerimoniais.



Comparando com Oséias 2:11:



“E farei cessar todo seu gozo, as suas festas [cada ano], as suas luas novas [cada mês], e os seus sábados [cada semana], e todas as suas festividades”



Agora, retornemos a Colossenses 2:14-17: “Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós cravando-a na cruz. E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo. Portanto ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa [cada ano], ou da lua nova [cada mês], ou dos sábados [cada semana], que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.”





POR QUE O DOMINGO?



Ok. O Sábado foi abolido como ordenança cerimonial na qual não se pode realizar trabalho algum. Mas por que razão a maioria dos cultos em Igrejas Evangélicas são realizados no domingo?



Porque a Bíblia nos mostra que os primeiros cristãos, da Igreja Primitiva, tinham o domingo como dia de culto:



“E, depois dos dias dos pães ázimos, navegamos de Filipos, e em cinco dias fomos ter com eles a Trôade, onde estivemos sete dias. E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e prolongou a prática até à meia-noite.” (Atos 20:6-7)



“Ora, quanto à coleta que se faz para os santos, fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galácia. No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar.” (1 Coríntios 16:1-2)



Também a ressurreição de Jesus e o dia de Pentecostes aconteceram em um domingo, e não em um sábado.



Vale ressaltar que domingo é o dia de culto, e não de guarda. Com o fim da lei cerimonial, a observância obrigatória de qualquer dia é abolida, e qualquer pessoa que guarda algum dia se faz em vão, pois Cristo nos libertou da observância de certos dias como parte da escravidão da lei. É por isso que Paulo escreve aos Gálatas:



Gálatas 4

1 Ora, digo que por todo o tempo em que o herdeiro é menino, em nada difere de um servo, ainda que seja senhor de tudo;

2 mas está debaixo de tutores e curadores até o tempo determinado pelo pai.

3 Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos rudimentos do mundo;

4 mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo de lei,

5 para resgatar os que estavam debaixo de lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.

6 E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.

7 Portanto já não és mais servo, mas filho; e se és filho, és também herdeiro por Deus.

8 Outrora, quando não conhecíeis a Deus, servíeis aos que por natureza não são deuses;

9 agora, porém, que já conheceis a Deus, ou, melhor, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?

10 Guardais dias, e meses, e tempos, e anos.

11 Temo a vosso respeito não haja eu trabalhado em vão entre vós.



Guardar dias, meses, tempos ou anos, seja eles quais forem, é voltar a servidão debaixo dos rudimentos do mundo (v.3), mas com Cristo Jesus não estamos mais debaixo do jugo da lei, e não precisamos mais voltar outra vez aos rudimentos fracos e pobres (v.9), entre os quais estão a guarda de dias, meses, tempos ou anos (v.10). Cristo nos fez livres desta obrigação, de modo que agora nós não somos mais servos, mas herdeiros de Deus (v.7), e Paulo diz que se os gálatas guardam algum dia, o seu trabalho havia sido em vão (v.11)!



O Sábado foi ABOLIDO, e não transferido para o domingo! Também na epístola de Paulo aos Romanos, ele escreve:



“Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente. Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz.” (Romanos 14:5,6)



Paulo afirma que não faz diferença se alguém guarda um dia e se outro guarda outro pois tudo isso é coisa indiferente. Ninguém é proibido de guardar algum dia, embora Paulo deixe claro que isso seja totalmente desnecessário a luz da Nova Aliança (Gl.4:10,11; Cl.2:16; Rm.14:5,6), mas ninguém também é obrigado, de maneira nenhuma, a observar qualquer dia que seja. “Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente”!



Devemos nos apresentar ao Senhor como “sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o culto racional” (Rm.12:1), e não a observância obrigatória de algum dia em que não podemos realizar trabalho algum.



Veja também:

REFUTAÇÃO DA GUARDA OBRIGATÓRIA DO SÁBADO

A GUARDA DO SÁBADO E OUTROS ASSUNTOS



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Por: Lucas Banzoli.
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