NAS PEGADAS DO MESTRE JESUS


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Qual foi a primeira igreja, a igreja original? É a primeira igreja, a igreja original, a verdadeira igreja?

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Qual foi a primeira igreja, a igreja original? É a primeira igreja, a igreja original, a verdadeira igreja? Empty Qual foi a primeira igreja, a igreja original? É a primeira igreja, a igreja original, a verdadeira igreja?

Mensagem por Lourival soldado cristão 20th julho 2012, 5:47 pm

Pergunta: "Qual foi a primeira igreja, a igreja original? É a primeira igreja, a igreja original, a verdadeira igreja?"

Resposta:

A capacidade de desenhar uma linha no tempo que volte ao passado até a
“primeira igreja” através da “sucessão apostólica” é um argumento usado
por várias igrejas diferentes para afirmar que sua igreja é “a única
igreja verdadeira”. A Igreja Católica Romana faz tal alegação. A Igreja
Ortodoxa Grega faz esta alegação. Algumas denominações protestantes
fazem esta alegação. Alguns dos cultos “cristãos” fazem esta alegação.
Como saberemos que igreja é a correta? A resposta bíblica é: isto não
importa!

A primeira igreja, seu crescimento, doutrinas e práticas foram
registradas para nós no Novo Testamento. Jesus, assim como Seus
apóstolos, previram que falsos mestres se levantariam, e sim, é visível
em algumas epístolas do Novo Testamento que estes apóstolos tiveram que
lutar contra falsos mestres ainda no passado. Ter um pedigree de
sucessão apostólica ou ser capaz de encontrar as raízes de uma igreja no
passado, na “primeira igreja”, não é algo que esteja dito em lugar
algum das Escrituras como um teste para ser a verdadeira igreja. Mas as
Escrituras registram repetidas comparações entre o que um falso mestre
ensina e o que a primeira igreja ensinava. Se uma igreja é a “igreja
verdadeira” ou não, é determinado se compararmos seus ensinamentos e
práticas com os da igreja do Novo Testamento, como registrado nas
Escrituras.

Por exemplo, em Atos 20:17-38, o Apóstolo Paulo tem uma oportunidade de
falar aos líderes da igreja na grande cidade de Éfeso uma última vez,
face a face. Nesta passagem, ele os adverte que falsos mestres não
somente surgirão entre eles, mas também DENTRE eles (versos 29-30).
Paulo não expressa o ensino de que eles deveriam seguir a “primeira”
igreja organizada como segurança para a verdade, mas ele os encomenda a
segurança de “Deus e à palavra de Sua graça” (verso 32). Por esta razão,
a verdade poderia ser determinada ao se depender de Deus e da “palavra
de Sua graça” (ou seja, as Escrituras; veja João 10:35).

Esta confiança na Palavra de Deus, ao invés de seguir certos
“fundadores” individuais, é vista mais uma vez em Gálatas 1:8-9, onde
Paulo afirma: “Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie
outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim,
como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos
anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.” Por
isto, a base para se diferenciar a verdade da mentira não é baseada em
QUEM está ensinando, “nós mesmos ou um anjo do céu”, mas se é o mesmo
evangelho que eles já receberam: e este evangelho está registrado nas
Escrituras.

Outro exemplo desta confiança na Palavra de Deus é encontrado em II
Pedro. Nesta epístola, o Apóstolo Pedro está em luta contra falsos
mestres. Fazendo isto, Pedro começa mencionando que nós temos “mui firme
palavra” para confiar, mais do que até ouvir a voz de Deus dos céus
como aconteceu na transfiguração de Jesus (II Pedro 1:16-21). Esta “mui
firme palavra” é a escrita Palavra de Deus. Pedro diz a eles novamente
para serem cuidadosos “das palavras que primeiramente foram ditas pelos
santos profetas, e do nosso mandamento, como apóstolos do Senhor e
Salvador” (II Pedro 3:2). Tanto as palavras dos santos profetas quanto
os mandamentos que Jesus deu aos apóstolos estão registrados nas
Escrituras.

Como determinamos se uma igreja está ensinando a correta doutrina ou
não? O único padrão infalível que temos, segundo as Escrituras, é a
Bíblia (Isaías 8:20; II Timóteo 3:15-17; Mateus 5:18; João 10:35; Isaías
40:8; I Pedro 2:25; Gálatas 1:6-9). A tradição faz parte de qualquer
igreja, mas esta tradição deve ser comparada com a Palavra de Deus, sob
pena de ir contra o que é verdadeiro (Marcos 7:1-13). Mesmo sendo
verdade que os cultos e às vezes as igrejas ortodoxas torçam a
interpretação das Escrituras para apoiar suas práticas, as Escrituras,
quando tomadas em contexto e estudadas com fé, são capazes de guiar-nos à
verdade.

A “primeira igreja” é a igreja que está registrada no Novo Testamento,
especialmente no Livro de Atos e nas Epístolas de Paulo. A igreja do
Novo Testamento é a “igreja original” e “a igreja verdadeira”. Podemos
saber disto porque ela está descrita, em grandes detalhes, nas
Escrituras. A igreja, como registrada no Novo Testamento, é o padrão de
Deus e base para Sua igreja. Sobre esta base, vamos agora examinar a
alegação dos católicos romanos de que constituem a “primeira igreja”. Em
nenhum lugar do Novo Testamento encontraremos a “única igreja
verdadeira” fazendo qualquer das seguintes coisas: orando a Maria,
orando aos santos, venerando Maria, submetendo-se ao papa, tendo um
sacerdócio selecionado, batizando um bebê, observando as ordenanças do
batismo e a Ceia do Senhor como sacramentos ou passando a autoridade
apostólica a sucessores dos apóstolos. Todos estes são elementos
centrais da fé católica romana. Se a maioria dos elementos centrais da
Igreja Católica Romana não são praticados pela Igreja do Novo Testamento
(a primeira e única igreja verdadeira), como então pode a Igreja
Católica Romana ser a primeira igreja? Um estudo do Novo Testamento
claramente revelará que a Igreja Católica Romana não é a mesma igreja
descrita no Novo Testamento.

O Novo Testamento registra a história da igreja desde aproximadamente 30
d.C. a aproximadamente 90 d.C. No segundo, terceiro e quarto séculos, a
história registra várias doutrinas e práticas católicas romanas entre
os cristãos primitivos. Não é lógico que fosse mais provável que os
cristãos primitivos entendessem o que os apóstolos queriam realmente
dizer? Sim, é lógico, mas há um problema. Os cristãos do segundo,
terceiro e quarto séculos não eram realmente os primeiros. Repetimos, o
Novo Testamento registra a doutrina e prática dos primeiros cristãos... e
o Novo Testamento não ensina o Catolicismo Romano. Qual é a explicação
para que a igreja do segundo, terceiro e quarto séculos tivesse começado
a mostrar sinais do Catolicismo Romano?

A resposta é simples: a igreja do segundo, terceiro e quarto século (e
em diante) não possuía o Novo Testamento completo. As igrejas tinham
partes do Novo Testamento, mas o Novo Testamento (e a Bíblia completa)
não estava comumente disponível até depois da invenção da imprensa em
1440 d.C. A igreja primitiva fez o melhor que pode em passar adiante os
ensinamentos dos apóstolos através da tradição oral, e através de uma
disponibilidade extremamente limitada da Palavra na forma escrita. Ao
mesmo tempo, é fácil ver como as falsas doutrinas puderam se infiltrar
em uma igreja que tinha acesso apenas ao Livro de Gálatas, por exemplo. É
muito interessante observar que “A Reforma Protestante” se seguiu logo
depois à invenção da imprensa e tradução da Bíblia nas linguagens comuns
às pessoas. Uma vez que as pessoas começaram a estudar a Bíblia por si
mesmas, tornou-se muito claro quão longe a Igreja Católica Romana tinha
se afastado da igreja descrita no Novo Testamento.

As Escrituras nunca mencionam “que igreja veio primeiro” como a base
para determinar qual a “verdadeira” igreja. O que elas ensinam é que se
deve usar as Escrituras como o fator determinante para sabermos qual
igreja está pregando a verdade e desta forma é fiel à primeira igreja. É
especialmente importante comparar as Escrituras com os ensinamentos de
uma igreja em termos dos assuntos centrais, como a total divindade e
humanidade de Cristo, a expiação pelo pecado através de Seu sangue no
Calvário, a salvação do pecado pela graça por meio da fé e a
infalibilidade das Escrituras. A “primeira igreja” e “a igreja
verdadeira” estão registradas no Novo Testamento. Esta é a igreja que
todas as outras igrejas devem seguir, tentar igualar ou superar e ter
como modelo.
http://www.gotquestions.org/portugues/igreja-original-primeira.html
Lourival soldado cristão
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