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A história dos que se chamam Testemunhas de Jeová

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A história dos que se chamam Testemunhas de Jeová  Empty A história dos que se chamam Testemunhas de Jeová

Mensagem por Lourival soldado cristão 6th agosto 2012, 4:18 pm












A história dos que se chamam Testemunhas de Jeová
está fortemente ligada à história dos seus três primeiros
presidentes, ou seja, Charles Taze Russell, o seu
fundador; Joseph Franklin Rutherford; e Nathan Homer
Knorr. Nesta breve história das Testemunhas de Jeová falaremos
portanto destes três homens. Depois daremos algumas notícias
sobre elas, e das cifras sobre a sua consistência numérica.


















CHARLES TAZE RUSSELL








Russell nasceu a 16 de Fevereiro de 1852 em Allegheny
(agora parte de Pittsburgh), na Pennsylvania, de
pais que frequentavam uma Igreja presbiteriana. Na idade
de cerca de quinze anos, nos é dito, ele teve uma ‘crise
religiosa’ porque não conseguia conciliar a bondade de Deus
com as doutrinas das penas eternas e da predestinação que eram
ensinadas no seio da Igreja presbiteriana: ‘Um Deus que empregasse
o seu poder para criar seres humanos os quais pré-conhecesse
e predestinasse ao tormento eterno, não poderia ser nem sábio,
nem justo ou amorável’, dizia Russell. Neste estado de alma,
na idade de cerca de dezassete anos, numa sala de Allegheny, o
jovem Russell assistiu a uma pregação de Jonas Wendell o qual anunciava
o ano de 1874 como a data da volta visível e gloriosa de Cristo.
Este Jonas Wendell fazia parte da igreja cristã adventista (uma igreja
que ainda existe, mas que não deve ser confundida com a igreja adventista
do sétimo dia) que era formada por aqueles que após o ‘grande desapontamento’
de 1844 (desapontamento se produzido por causa da falta de cumprimento
da volta de Cristo predita por William Miller para esse ano) continuavam
ainda a estabelecer novas datas sobre a volta de Cristo. Depois deste
encontro com Wendell, Russell pôs-se a estudar a Bíblia com outros da
sua idade. Também ele, apesar de não ter aderido à igreja cristã adventista,
pôs-se a esperar a volta de Cristo (ele porém, sustentava que a volta
de Cristo seria invisível, e não prestou atenção às argumentações relativas
ao tempo porque as julgou ‘imerecedoras de atenção’). Veio também esse
ano, e mais uma vez Cristo não voltou visivelmente conforme os cálculos
feitos pelos cristãos-adventistas. Mais uma vez, porém, diante do
grande desapontamento os desapontados decidiram optar pela ideia
da ‘coisa errada no tempo certo’; em substância que a data de
1874 era a certa, mas o evento esperado para esse ano tinha sido o
errado. Assim disseram que em 1874 tinha começado a presença invisível
de Cristo, e que no espaço de quarenta anos, isto é, em 1914 viria
o fim do mundo e começaria o milénio [
1


]. Entre estes que depois deste enésimo desapontamento adoptaram
esta tese estava o cristão-adventista Nelson H. Barbour,
com quem Russell se pôs a colaborar a partir de 1876 tornando-se
depois ‘co-director’ com ele da revista
Herald
of the Morning (O Arauto da Manhã) em 1878. O motivo
desta sua colaboração com Barbour foi que ele ficou convencido
da tese de Barbour sobre o tempo do começo da presença invisível
de Cristo. Desde esse momento em diante Russell durante toda a sua
vida se dedicou muito para anunciar o ano de 1874 como data da volta
invisível de Cristo [ 2

]. Em 1879 Russell separou-se de Nelson Barbour (o motivo
da separação - segundo o que disse Russell - foi porque Barbour
começou a negar que a morte de Cristo fosse o preço do resgate
por Adão e a sua raça), e começou a publicar a revista que depois
se chamará
A Sentinela. Em 1881 Russell fundou
a Zion’s Watch Tower Tract Society que foi registada legalmente
em 1884. Em 1896 esta sociedade assumirá o nome de Watch Tower
Bible and Tract Society of Pennsylvania. Em 1897, Maria Frances
Ackley, a mulher de Russell, separou-se de seu marido. Em 1903
ela depois requererá ao Tribunal civil e Penal de Pittsburgh
o pedido de separação legal acusando seu marido - entre outras coisas
- de conduta imprópria para com outras mulheres (não porém de
adultério porque ela, sob juramento, disse que não considerava
seu marido culpado de adultério). A causa foi debatida em 1906;
e dois anos depois foi emitido um decreto com o veredicto ‘Divórcio’.
Russell viajou muito, escreveu muito, pregou muito [
3


] e ganhou também muito pela venda dos seus livros e opúsculos.
Teve que enfrentar diversos processos durante a sua vida,
além daquele para o divórcio. Dentre eles queremos recordar
o seguinte pela sua peculiaridade.







Em 1910 e 1911 A Sentinela publicitou
um certo tipo de trigo que custava um dólar a libra e que, era dito, dava
uma colheita cinco vezes superior à que dava o trigo
comum; e os seguidores eram convidados a comprá-lo e o arrecadado
iria para a Torre de Vigia e seria usado para publicar os
sermões de Russell [4

]. Então o
Brooklyn Daily Eagle publicou uma vinheta
caricaturística na qual apresentava Russell e o seu ‘trigo
milagroso’. Russell então intentou uma causa por difamação
contra o jornal pedindo uma indemnização de cem mil dólares.
Mas a seguir a averiguações feitas por entidades governamentais,
aquele trigo foi achado normalíssimo, antes ligeiramente
inferior à qualidade comum de trigo; de maneira que o
Eagle
venceu a causa (cfr. Walter R. Martin - Norman H. Klann,
Il Geova della Torre di Guardia [O Jeová da Torre de
Vigia], Napoli, Sec. Ediz. 1977, pag. 18-20).







Chegou também 1914 sem que nada daquilo que tinha
sido preanunciado por Russell sucedesse. Mas ele
não se rendeu, e lançou uma nova data; 1918. Mas em 1916
morreu. Se encontrava no Texas, num comboio; as suas últimas
palavras foram: ‘Por favor envolvei-me numa toga romana’
(
Watch Tower, 1 de Dezembro de 1916, pag. 365). O seu
pedido foi atendido desta maneira; foi improvisada uma toga fazendo-a
com lençol de carroça.







De Russell as Testemunhas de Jeová retêm ainda diversas
doutrinas como a rejeição da Trindade e da Divindade
de Cristo, a rejeição da personalidade e da divindade do
Espírito Santo, a rejeição da ressurreição corporal de
Jesus Cristo, a rejeição da volta visível de Cristo (Russell
porém - como vimos - a volta invisível de Cristo a colocou
em 1874), a rejeição da salvação por graça mediante só a fé, a
negação da existência da alma imortal, e a negação do tormento
eterno dos pecadores, e a doutrina da prova milenial (embora com alguma
diferença como veremos depois).


















JOSEPH FRANKLIN RUTHERFORD








Morto Russell, em Janeiro de 1917 foi eleito presidente
da sociedade Torre de Vigia, J. F. Rutherford que tinha
sido o seu advogado durante os seus numerosos processos.
Rutherford tinha nascido em 1869 de pais baptistas, e era
sobrenomeado o ‘juiz’ porque durante a sua profissão de advogado
em algumas ocasiões tinha sido chamado a substituir temporariamente
o juiz regular no Décimo Quarto Distrito Judiciário do Missouri.







Chegou também 1918, e ainda todas as expectativas
foram frustradas; Rutherford então deslocou a data
para 1925 anunciando o fim do mundo para esse ano. O desapontamento
de 1925 levou o juiz Rutherford a rever o sistema das datas
e a fixar para 1914 a data da invisível vinda de Cristo à terra.
Rutherford em 1931 fará assumir ao movimento dos Estudantes
da Bíblia (assim o tinha chamado Russell) o nome de Testemunhas
de Jeová baseando-se nas palavras de Isaías: "Vós sois as minhas
testemunhas, diz o Senhor, e o meu servo, a quem escolhi" (Is.
43:10). Em 1935 o ‘juiz’ introduziu no movimento a doutrina
segundo a qual só os 144.000 estão destinados a reinar no céu (e
só eles são dignos de participar do pão e do cálice do Senhor),
enquanto todos os outros, que fazem parte da grande multidão reinarão
na terra eternamente; além disso afirmou que em 1918 se tinha verificado
a ressurreição ‘espiritual’ dos 144.000 já mortos e
Cristo tinha assumido o reino sobre a terra. Em 1936 depois, Rutherford,
no seu livro (inglês)
Riquezas, sustentará que Cristo
não morreu numa cruz mas numa estaca (enquanto para Russell tinha
morrido na cruz).







Rutherford era um homem colérico e violento, e com
base em diversos testemunhos era também dado a bebidas
alcoólicas. ‘Embora as Testemunhas de Jeová tenham feito tudo
o que era possível para esconder relatos dos hábitos de bebida
do juiz, estes são simplesmente demasiado notórios para poderem
ser negados. Ex-trabalhadores do quartel-general da Watch
Tower em New York contam detalhadamente histórias sobre os seus
estados de embriaguez. Outros contam histórias de como por vezes
era difícil fazê-lo chegar à tribuna para dar discursos nos congressos,
devido à sua embriaguez’ (M. James Penton,
Apocalypse
delayed: the story of Jehovah’s Witnesses [Apocalipse
adiado: A história das Testemunhas de Jeová], Toronto (Canadá)
1988, pag. 72. O autor do livro é uma ex-Testemunha de Jeová).
Rutherford viveu no luxo, como um príncipe.


















NATHAN HOMER KNORR








Em 1942 Rutherford morreu, e o seu lugar foi tomado
por Nathan Homer Knorr; também ele estabeleceu uma
data profética; a de 1975 em que deviam passar seis mil
anos desde a criação de Adão. Knorr preocupou-se em preparar
as Testemunhas de Jeová para que fossem capazes de apresentar
de maneira persuasiva a mensagem da organização. Foi sob a sua
presidência, em 1943, que surgiu a escola bíblica de Gileade no
estado de New York. Ainda sob a sua presidência, em 1946, surgiu
entre as Testemunhas de Jeová a ideia de terem uma tradução das
sagradas Escrituras sua para poderem mais adequadamente expor as
suas peculiares doutrinas, e assim, formada uma Comissão de Tradução,
teve início a tradução, ou melhor, a manipulação das sagradas Escrituras
[ 5

]. A edição completa desta chamada tradução foi publicada
em 1961. Ainda nesse ano,
A Sentinela declarou
a absoluta proibição de qualquer transfusão de sangue sob pena
de imediata expulsão da organização. ‘Se continuar a aceitar
transfusões de sangue ou a doar sangue (...) Como rebelde opositor
e infiel exemplo para os conservos da congregação cristã, ele
deve ser cortado dela pela desassociação’ (
A Sentinela ,
15 Julho de 1961, pag. 446-448).







Por volta de 1975 a organização da Sociedade Torre
de Vigia sofreu uma mudança porque na direcção se
pôs um Corpo Governante do qual o Presidente é só o representante
dele. É precisamente este Corpo Governante (que é formado
por uma quinzena de pessoas - o número varia no tempo -
que residem geralmente na sede central em Brooklyn) que comanda
a seu agrado milhões de Testemunhas de Jeová em todo o mundo.
Knorr morreu em 1977.







Estas são em extrema síntese as origens e a história
desta seita até 1977; considerámos oportuno falar
disto para fazer perceber como veio à existência esta
outra pseudo-igreja de que se ouve falar muito e cujos aderentes
não é difícil encontrar.


















CIFRAS E NOTÍCIAS VÁRIAS (Actualizadas pelo tradutor)








Segundo os seus dados, em 2005, no mundo as Testemunhas
de Jeová eram 6.613.829 (notícia tirada de
A Sentinela
de 1.º de Fevereiro de 2006, pág. 19-22): por quanto
diz respeito a Portugal os seus dados em 2005 declaravam 48.165
membros activos no serviço de porta em porta; em 2005,
as três nações no mundo com mais Testemunhas de Jeová eram por ordem
Estados Unidos (1.035.802), Brasil (637.655) e México (593.802)
(dados tomados do seu
Relatório Mundial de Serviço de
2005). Os seus periódicos oficiais que distribuem são

A Sentinela e
Despertai! [
6

]. As suas tipografias das quais até agora saíram centenas de
milhões de cópias destas duas revistas, e milhões de livros, brochuras,
folhetos, etc., estão entre as maiores do mundo. Elas se reúnem
em lugares chamados Salões do Reino. Em Itália conseguiram
o reconhecimento jurídico por parte do Estado italiano, em
Outubro de 1986.







Dentre aqueles que não fazem parte das Testemunhas
de Jeová mas tiveram origem igualmente em Russell assinalamos
os seguintes grupos.







A Associação Cristã do Milénio (Christian Millennial
Fellowship) que publica a revista
New Creation. Surgiu
no Connecticut (USA) entre emigrantes italianos e tem
a sua sede internacional em Hampton, New Jersey. Recusa as modificações
introduzidas por Rutherford depois da morte de Russell.







Os Estudantes da Bíblia da Aurora (Dawn Bible Students)
que recusaram também eles aceitar as inovações de Rutherford.







Os Estudantes da Bíblia Bereanos, de origem americana;
se atêm às ideias de Russell e recusam as inovações posteriores.







Os Amigos do Homem, ou seja, a Igreja do Reino de
Deus fundada por F. L. Alexander Freytag (1870-1947),
que conta com alguns milhares de membros na Suíça, França,
Alemanha, Bélgica e Itália.







As Testemunhas de Jeová devem ser definidas testemunhas
falsas porque difundem mentiras: a sabedoria de facto
diz que "a testemunha falsa se desboca em mentiras" (Prov.
14:5). Certo, chamam-se Testemunhas de Jeová, mas na verdade
elas não são testemunhas do Senhor, mas apenas impostores
que sob este nome espalham heresias de perdição e enganam aqueles
que caem nas suas redes habilmente construídas. Agora, com a ajuda
de Deus confutarei as doutrinas daqueles que se chamam Testemunhas
de Jeová, para que reconheçais a sua falsidade, vos guardeis
delas e possais também vós mediante as Escrituras confutá-las quando
se vos apresentar a ocasião de fazê-lo.






















NOTAS













[
1] Como veremos, num outro livro, uma parte daqueles que tinham
esperado a volta visível de Cristo para 1844, quando viram
que Jesus não tinha voltado, adoptaram a tese que dizia que
Jesus naquele ano tinha passado do lugar santo para o santíssimo.
Também eles portanto julgaram ter esperado o evento errado para
a data certa. Só que à diferença dos desapontados que os seguiram
(isto é, Barbour e os seus amigos), continuaram a esperar a volta visível
de Cristo. De qualquer modo, algo de invisível tinha sucedido também
para eles, porque Jesus no céu tinha passado do lugar santo para o
santíssimo! Os que adoptaram esta ideia hoje chamam-se Adventistas
do Sétimo Dia. [
ç
]














[
2] Na
Watch Tower (A Sentinela) de 15 de Julho de
1906 é contado como Russell quis pôr-se em contacto com Barbour
porque tinha lido uma cópia do
Herald of the Morning
em que o Director (Barbour) dizia que o Senhor já estava presente
no mundo desde 1874. Eis as palavras de Russell: ‘...fiquei perplexo
diante de uma declaração muito cauta com base na qual o Director cria
que as profecias indicavam que o Senhor já estava presente no mundo (não
visto e invisível), e que a obra de colheita e de escolha do trigo já
estava iminente, e me surpreendeu que esta opinião fosse sustentada
pelas profecias relativas ao tempo as quais, apenas poucos meses antes,
ele tinha considerado falidas. Eis um novo aspecto sobre o qual reflectir;
era possível que as profecias relativas ao tempo, que tinha por longo
tempo desprezado por causa do erróneo uso que tinham feito delas os Adventistas,
quisessem realmente indicar o tempo em que o Senhor estaria invisivelmente
presente para estabelecer o seu reino, coisa que, como compreendia
claramente, não se poderia conhecer de outro modo? A coisa me parecia,
na verdade, razoável, muito razoável. (...) Podia ser que estas argumentações
relativas ao tempo, que tinha descurado como imerecedoras de atenção,
contivessem realmente uma importante verdade que eles tinham aplicado
de maneira errónea? (...) Todavia, não estavam disponíveis livros ou
outras publicações que expusessem as profecias relativas ao tempo como
então eram entendidas, por isso me encarreguei das despesas necessárias
para que o Sr. Barbour viesse encontrar-me em Philadelphia (onde tinha
actividades de negócios no verão de 1876), para demonstrar-me amplamente
e fazendo uso da Escritura, se fosse capaz disso, que as profecias
indicavam o ano de 1874 como data para o início da presença do Senhor
e para a ‘colheita’. Ele veio e a evidência me satisfez. Sendo uma
pessoa de firmes convicções e completamente consagrado ao Senhor,
logo compreendi que a particular época em que vivíamos, exigia um importante
empenho no nosso encargo e na actividade em qualidade de discípulos
de Cristo...’. [
ç

]














[
3] No
Anuário de 1976 é dito que Russell,
‘como orador público, fez viagens para além de um milhão e
meio de quilómetros, pronunciando mais de 30.000 sermões. Escreveu
publicações para o total de mais de 50.000 páginas, ditou frequentemente
mil cartas por mês, dirigindo entretanto uma campanha evangelística
mundial que em uma só vez empregou 700 oradores’ (pag. 77). [
ç

]














[
4] Brevemente dizemos como a Torre de Vigia entrou em possessão
deste chamado trigo milagroso. Em 1904 um homem de nome Stoner,
que não sabia nada de Russell e dos Estudantes da Bíblia, descobriu
em Fincastle, no estado da Virginia, uma qualidade de trigo
surpreendentemente produtivo que ele chamou ‘trigo milagroso’.
A notícia foi logo recebida e divulgada pelos jornais. A coisa
chegou aos ouvidos de Russell, o qual considerou o aparecimento
súbito deste ‘trigo milagroso’ um sinal testificador que a terra
seria brevemente restaurada a condições paradisíacas. Em outras palavras,
ele tomou este tipo de trigo por uma confirmação que o milénio estava
às portas, e portanto que as suas previsões eram verdadeiras. Sucedeu
então que dois Estudantes da Bíblia doaram à Sociedade Torre de Vigia
uma certa quantidade deste trigo para vender por um dólar a libra.
O trigo foi assim vendido pela Sociedade, que ganhou pela venda cerca
de 1800 dólares. A propósito deste dinheiro a Torre de Vigia faz questão
de dizer que Russell ‘não ficou com um centavo deste dinheiro’ (

Anuário das Testemunhas de Jeová
de 1976, pag.
69), porque se tratou de uma contribuição feita a favor da Sociedade.
A Torre de Vigia omite porém dizer que novecentos e noventa dos
mil títulos do capital accionário da Sociedade estavam em posse
de Russell, pelo que toda a contribuição para a Sociedade era na
realidade feita a ele. [
ç

]














[
5] Vede a tal respeito a parte onde demonstrei as numerosas
infidelidades presentes na
Tradução do Novo Mundo.
[
ç

]














[
6]
A Sentinela é impressa em 151 línguas e
Despertai!
em 82. A tiragem média de cada número
de
A Sentinela em 1° de Dezembro de 2005 é de
26.439.000 cópias. [
ç

]



















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