NAS PEGADAS DO MESTRE JESUS


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As Igrejas do Novo Testamento - A Pedra Angular do Cristianismo sem Denominação

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As Igrejas do Novo Testamento - A Pedra Angular do Cristianismo sem Denominação Empty As Igrejas do Novo Testamento - A Pedra Angular do Cristianismo sem Denominação

Mensagem por Lourival soldado cristão 7th setembro 2012, 2:51 pm

As Igrejas do
Novo Testamento -
A Pedra Angular do Cristianismo sem Denominação


A igreja que Jesus estabeleceu era universal, abrangendo todos os que eram
salvos (Atos 2:47). Todos os salvos numa certa comunidade eram a igreja naquela
comunidade.

Ao nível local, elas eram organizadas para adoração e trabalho sob presbíteros
(Atos 14:23). Esta era a única organização que Cristo deu à sua igreja. Ele
era e é a única cabeça da igreja universal e a única cabeça de cada igreja
local.
Este arranjo de congregações autônomas, independentes, sem quartéis
generais terrestres, não seria surpreendente para os estudantes da Bíblia. No
Velho Testamento, Deus estava desgostoso com as tendências centralizadoras
daqueles que construíram a Torre de Babel, e os espalhou. Seu plano para Israel
foi que as tribos deveriam operar sem um governo central ou rei terrestre,
somente Deus reinando sobre elas. A insistência delas na centralização e num
rei humano lhe desagradou.

Estas mesmas tendências humanas para centralizar apareceram muito cedo na
igreja. O notável historiador da igreja, John L. Mosheim, descreve as mudanças
feitas no segundo século:
"Durante grande parte deste século todas as igrejas continuavam a ser,
como a princípio, independentes umas das outras, nem eram ligadas por nenhum
consórcio ou confederação ... Mas, com o passar do tempo, tornou-se costume
para todas as igrejas cristãs dentro da mesma província unirem-se e formarem
uma espécie de sociedade ou comunidade mais ampla; e, à maneira das repúblicas
confederadas, manterem suas convenções em tempos determinados, e ali
deliberarem pela vantagem comum de toda a confederação.... Estes concílios --
dos quais não aparece nenhum vestígio antes da metade deste século -- mudaram
quase toda a forma da Igreja." (História Eclesiástica, Vol. I, pág.
116).

Na verdade, "quase toda a forma da igreja" foi mudada,
mudando para uma denominação. Agora havia uma nova associação, não de
membros, mas de congregações. Agora havia uma nova organização entre as
igrejas e Cristo. Agora havia uma nova autoridade capaz de multiplicar organizações
e ofícios até a infinidade. Agora havia uma divisão separando as igrejas que
cooperavam daquelas que não. E tudo começou quando as congregações
renunciaram uma parte de sua autonomia.
A autonomia da igreja local é a primeira e a última linha de defesa contra
a ameaça sempre presente de criar denominações. A princípio, a renúncia de
autonomia é sempre feita aos bocados, pelo bem da causa e voluntária. Mas,
como o Incrível Hulk, a organização à qual ela é dada tende a crescer num
senhor irresistível e sedento de sangue. Isso aconteceu no segundo século.
Aconteceu de novo no século dezenove, quando centenas de congregações
concordaram em permitir que uma sociedade missionária central supervisionasse
sua obra missionária, somente para ver essa sociedade crescer em um único século
para ser um corpo governador denominacional maduro. E essas mesmas forças estão
operando no século vinte.

As igrejas estão sendo solicitadas, nos dias de hoje, por várias instituições
oferecendo-se para aceitar a responsabilidade pela obra de evangelismo da
igreja, edificação e benevolência em troca de auxílio financeiro. Presbíteros
das igrejas patrocinadoras "assumem a supervisão" do trabalho para o
qual todas as congregações têm igual responsabilidade e pedem apoio dessas
igrejas. Não é o limite da autonomia local rompido quando uma igreja local
permite que a diretoria de uma instituição ou os presbíteros de outra igreja
assuma a supervisão de qualquer parte de sua obra? Mas ainda não é o fim. Um
livro recentemente despachado pelo correio para milhares de pessoas tenta provar
que todas as igrejas de uma área urbana deveriam estar sob um presbitério. O
livro leva numerosas aprovações.

Aqueles que rejeitam estes conceitos não ficam imunes às influências pró-denominação.
As igrejas, algumas vezes, são intimidadas a tomar decisão por um respeito
inflado a um colegiado ou por temor de serem acusadas num jornal. Curvar-se a
tais pressões ou permitir ser influenciados pelo que "a irmandade
pensa" é tornar-se sectário e denominacional.

Há, naturalmente, o perigo de reação em nossos esforços para evitar a criação
de denominações. Ser cristão sem denominação não significa que tenhamos
que evitar organizar-nos em igrejas locais, até mesmo em grandes igrejas como a
de Jerusalém. Nem significa que uma tal igreja tenha que se isolar, adotar uma
única denominação e agir como se não existisse outra igreja na terra. A
igreja não-denominacional de Jerusalém reconhecia a existência de outras
igrejas, enviou Barnabé para encorajar uma delas (Atos 11:22-24), recebeu
esmolas de outras e foi incluída num grupo de igrejas das quais Paulo falou
como "as igrejas de Deus na Judéia" (1 Tessalonicenses 2:14). Elas,
porém, retinham o total comando de seus próprios trabalhos.

A intromissão na autonomia local precisa ser resistida, não num "espírito
de feroz independência de fronteira" mas pela fé em Cristo. Ele é rei e,
num reino toda a autoridade precisa ser concedida pelo rei. Hoje, somente homens
com credenciais do rei são presbíteros, os quais o Espírito Santo fez bispos
(Atos 20:28). Sua autoridade precisa ser exercida em harmonia com a vontade de
Cristo e somente na igreja da qual eles fazem parte (1 Pedro 5:2). Lealdade a
Cristo exige estrita adesão a este arranjo.


- por Sewell Hall





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As Igrejas do Novo Testamento - A Pedra Angular do Cristianismo sem Denominação Empty Re: As Igrejas do Novo Testamento - A Pedra Angular do Cristianismo sem Denominação

Mensagem por RENATO 8th setembro 2012, 7:20 pm

Igreja denominacional sempre foi e sempre será submisa a uma liderança humana.

Na igreja de Cristo o estatuto é a Bíblia Sagrada.
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