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ANÁLISE DE I CORÍNTIOS 14:34

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ANÁLISE DE I CORÍNTIOS 14:34 Empty ANÁLISE DE I CORÍNTIOS 14:34

Mensagem por Lourival soldado cristão 5th outubro 2012, 5:16 pm

ANÁLISE DE I CORÍNTIOS 14:34 Exegese_Icor14

INTRODUÇÃO

No atual momento, um dos temas
mais controvertidos no contexto da igreja, ‚ o debate sobre o estilo de adora‡ão
adequado. Desta vez, as mulheres não ficaram de fora uma vez que em algumas
igrejas ‚ considerado falta de respeito para com Deus e ao pr¢ximo permitir
que uma mulher exorte uma congrega‡ão.

Não faz muito tempo, presenciei
uma cena em uma igreja que me chamou muito a aten‡ão. Minha esposa estava
pregando quando um l¡der de igreja se pronunciou de forma indireta ao levantar-se
do banco e ir para casa no hor rio do culto, por que uma pessoa do sexo feminino
subiu … plataforma para pregar naquela manhã de s bado.

Diante das indaga‡ões que
estão surgindo, resolvi pesquisar no livro santo para descobrir se realmente
as mulheres podem falar nas igrejas. A pesquisa limita-se em grande propor‡ão
nas cartas paulinas, onde percebemos que houveram problemas bem semelhantes,
principalmente no contexto de I Cor¡ntios 14:34.

O que levou Paulo a fazer estas
declara‡ões? Ser que suas afirma‡ões estão limitadas a
sua ‚poca, ou tamb‚m para os nossos dias? Pode haver alguma possibilidade do
texto ter sido traduzido de maneira não coerente a ponto de mudar seu
sentido? Como os l¡deres religiosos tem visto as reivindica‡ões de algumas
senhoras que pleiteiam estes privil‚gios?

Neste estudo, o leitor encontrar
uma tentativa de responder estas inquieta‡ões.  importante que fique
claro que este assunto ‚ de extrema importƒncia, pois ele aparentemente implica
d£vidas que comprometem uma compreensão adequada deste assunto.


TEXTO EXEGTICO

“Conservem-se as mulheres
caladas nas igrejas, porque não lhe ‚ permitido falar; mas estejam submissas
como tamb‚m a lei o determina”. I Cor. 14:34.

O CONTEXTO HISTÓRICO E
ESPECÍFICO



O que vem declarando em I Cor.
14:26-40, parece demonstrar que as reuniões em Corinto eram muito desordenadas.
Paulo da a entender no verso 25 que existia v rias manifesta‡ões ao mesmo
tempo. Ningu‚m pedia a palavra, v rios falavam ao mesmo tempo e em tudo sobressa¡a
em bagun‡a e vangl¢ria, e não ‚ a toa que Paulo declara no verso 26 que
tudo seja para edifica‡ão e no verso 33, que Deus ‚ um Deus de paz e
não de desordem.

Entre estes problemas, o uso do
dom de l¡nguas naquela ‚poca era usado inconveniente, todos queriam falar ao
mesmo tempo e sem interpreta‡ões ningu‚m entendia nada, da mesma forma
o uso da profecia. “De fato o n¡vel de participa‡ão pode ter escapado
ao controle” [1] .

Crˆem alguns comentaristas que
Paulo sendo um produto da cultura judaica, recebeu influˆncias do tratamento
que esta dava … mulher. Adam Clarke, escritor cristão, comenta que era
uma ordenan‡a judaica onde não era permitido …s mulheres ensinar nas
assembl‚ias, nem mesmo fazerem indaga‡ões. Os rabinos ensinavam que uma
mulher não deve saber outra coisa, senão usar os seus utens¡lios
caseiros. “Uma regra extra¡da da sinagoga e mantida na igreja primitiva
(ver I Tim. 2:12)” [2]
.

 conhecido que nos tempos antigos,
o lugar que a mulher ocupava era muito baixo. No mundo grego S¢focles falou:
“O silˆncio confere gra‡a para as mulheres”. As mulheres, a não
ser que fossem muito pobres ou de mui baixa moral, tinham que viver isoladas
em casa. Os judeus tinham inclusive uma id‚ia mais baixa da mulher. Entre os
rabinos havia alguns ditos que colocavam a mulher ainda numa situa‡ão
muito pior, como estes: Ensinar a lei para mulher ‚ ensinar a impiedade. Outro
sentenciava: ensinar a lei para a mulher ‚ como jogar p‚rolas aos porcos.

No Talmude, na lista relacionada
com as pragas do mundo aparece: a mulher faladora; a vi£va curiosa; e a virgem
que perde todo o seu tempo fazendo ora‡ões. Era inclusive tem¡vel falar
com as mulheres na rua. Ningu‚m podia solicitar um servi‡o para uma mulher,
nem podia cumpriment -las.“Esta sociedade era similar a que Paulo tinha
quando escreveu aos cor¡ntios... Seria certamente muito errado tomar estas palavras
de Paulo fora do contexto em que foram escritas e fazer delas uma regra universal
para todas as igrejas [3] .”

Percebemos então que este
costume era r¡gido naquela ‚poca e ao homem era concedido direitos reservados
de falar nas assembl‚ias.


ANÁLISE LÈXICO-SINTÁTICA

Precisamos analisar duas palavras, uma
frase e um tema chave de I Cor¡ntios 14:34, tentando assim sanar d£vidas com
o estudo das palavras em seu sentido e significados originais.




Falar (lalei/n)


Esta palavra no original, (lalein),
pode se referir a qualquer modalidade de elocu‡ão verbal, incluindo prega‡ão,
conversa‡ão, tanto p£blica como em particular. Esta palavra ‚ usada 295
vezes no Novo Testamento, a fim de expressar todas as formas imagin rias de
elocu‡ão verbal, p£blica, particular, formal e informal.

Alguns int‚rpretes tem procurado formar um argumento, com base
no voc bulo grego aqui utilizado, supondo eles que certas “formas”
de elocu‡ão verbal eram permitidas, mas outras não. Assim sendo,
a “prega‡ão” não seria permitida, mas outras elocu‡ões
verbais seriam permitidas. Ou então, no sentido que as mulheres era vedado
fazerem perguntas, disputar, etc., embora pudesse falar de outra maneira. Por‚m
tal interpreta‡ão perverte tanto o sentido do voc bulo grego como a pr¢pria
passagem. Pois tal voc bulo tem um sentido muito geral, podendo indicar qualquer
forma de elocu‡ão verbal
[4] .

Essa palavra foi usada muitas vezes
na B¡blia, por‚m com diferentes elocu‡ões verbais. Exemplos:


ú Mt. 9:18, 33 e 13:3:
Jesus narrava tanto suas palavras … multidão como tamb‚m em particular.

ú Mt. 14:27: Neste
caso a expressão era usada para indicar conversas privadas.


Note que a palavra falar possui
diversos significados. Seja qual for o motivo desta restri‡ão, pode haver
a possibilidade de incluir em um sentido de falar em l¡nguas e at‚ mesmo profetizar
(ver os vv. 27, 29). Nesse caso, h a mesma possibilidade, pois o verbo falar
desses dois vers¡culos, são os mesmos do verso 34, embora diversos comentaristas
dizem que não se refere a profetizar e sim de fazerem perguntas, enquanto
outros o “ato de ensinarem”. Assim sucedem as diferentes opiniões.

Independente se a palavra lalein
possa significar diversas formas de elocu‡ões, precisamos levar em considera‡ão,
que a mulher tinha que ficar em silˆncio, não falar, por ser isso vergonhoso
para ela na igreja (ver trig‚simo quinto vers¡culo).

Portanto não falar, ‚ não
profetizar, não falar em p£blico, não ensinar, caso o leitor se
interrogue nessas outras possibilidades apresentadas pelo verbo.

Ora, ‚ evidente com base no texto,
que Paulo transferia para a igreja cristã uma atitude judaica. Ele acabava
de regulamentar o uso dos dons de l¡nguas e da profecia, e agora as normas a
respeito da exorta‡ão feminina precisavam ser destacadas em sua plenitude
para colocar ordem e descˆncia no culto, vedando assim o direito de falar, que
logicamente “não falando”, “não podiam tamb‚m
profetizar”.

Não olvidemos que o ap¢stolo
Paulo se referia …s reuniões “oficiais” da igreja, mas ele
era favor vel ao minist‚rio feminino em outras esferas e ocasiões.

As declara‡ões paulinas
em I Cor. 14:34 e I Tim. 2:11 e 12, são um lado da moeda, porque o pr¢prio
ap¢stolo Paulo na mesma carta no cap¡tulo 11:5, faz uma alusão naquela
‚poca que haviam mulheres que oravam e profetizavam, sem d£vida uma referˆncia
…s mulheres, que em reuniões p£blicas falavam a respeito das coisas divinas.
Lucas em Atos 21:9 nos cientifica de que as quatro filhas de Filipe profetizaram,
nada mais que publicamente se tornarem portadoras das revela‡ões de Deus.

Alguns estudiosos tem argumentado que essa atitude seria levada
a efeito por mulheres em reuniões menos importante, talvez privada, mas
não diretamente associadas com a igreja, ou talvez ele se referisse apenas
ao falar privado das mulheres. Contudo apesar dessa ser uma interpreta‡ão
poss¡vel, quando muito, ‚ d£bia, apesar das mulheres poderem ensinar certas
coisas e profetizar (como se vˆ no relato de Atos 21:9) [5] .

Portanto, certas coerˆncias impostas
por Paulo, ‚ mediante as esferas e ocasiões preferidas por ele.




Submissas, Sujeitas (upotasseqo/ai)


H diversos textos que oferecem
um significado parcial quanto ao significado das mulheres serem submissas. “Submissas”
, Paulo declara em rela‡ão aos maridos.

Tal indica‡ão neste contexto
hist¢rico, seria a cren‡a judaica de que as mulheres, devido a sua parte na
ca¡da do homem em pecado, Deus a colocara em status de subordina‡ão frente
o seu esposo (Gˆn. 3:6, 16; Ef. 5:22-24; I Tim. 2: 11-12; Tito 2:5; I Ped. 3:1,
5-5). Em alguns casos isto era levado a s‚rio demais. Muitas mulheres trocariam
tudo em suas vidas e terem nascidas como homens.

A mudan‡a da natureza do homem
ocasionado pela entrada do pecado em sua vida, terminou com a existˆncia harmoniosa
que a esposa, mulher, havia conhecido antes. Não convinha que o homem
e a mulher tivessem igual autoridade na condi‡ão de lugar, e Deus preferiu
colocar sobre o homem a responsabilidade maior de tomar as decisões em
sua fam¡lia e instru¡-la. Embora isso não torne as mulheres inferiores
aos homens.




“Como Tamb‚m a Lei o Determina”


 prov vel que o termo “lei”
usado neste verso, se refira …s escrituras do Antigo Testamento, que eram interpretadas
nas pr ticas judaicas.

As passagens b¡blicas que podemos
colocar em foco, seria Gn. 3:16 e N£m. 30:8-12, indicando que a mulher deve
depender totalmente de seu marido, por estar-lhe sujeita.

A mulher que desejasse falar
em p£blico, estaria passando uma id‚ia de usurpa‡ão de autoridade em
seu marido; e, mesmo que fosse solteira, usurpando a autoridade dos homens presentes.
Pode ser que o fato das mulheres, declarado em I Cor. 11, de não usarem
o v‚u na igreja, indique um ato de revolta, querendo assim ser igual ao homem,
de cabe‡a lisa podendo assim obter os mesmos direitos nas assembl‚ias.

Ora isso era reputado como uma
afronta das piores para a dignidade da congrega‡ão, segundo a mentalidade
judaica porque para os judeus uma crian‡a podia ler a lei, desde que fosse menino,
e uma mulher não podia fazer nem mesmo isso.

Para os judeus, o fato das mulheres
tomarem uma boa posi‡ão nas assembl‚ias, estaria tomando a autoridade
masculina sobre a feminina, declarando na lei os prim¢rdios.




Temas Chaves


“Conservem-se as mulheres
caladas nas igrejas...” Esse tem sido um tema muito contestado por v rios
te¢logos, e para isso temos que ter em vista alguns pontos importantes em conhecer
o modo de atua‡ão destas mulheres.


1- O conselho de Paulo ‚ um pouco limitado, no sentido que não
se refere a todas as mulheres, mas apenas …s esposas de homens cristãos
que estão congregando. Al‚m disso refere-se a como as mulheres devem
aprender e não como ministrar.



2- O conselho ‚ dirigido a uma cultura antiga que tinha padrões
para o comportamento das esposas, diferentes dos atuais em muitos lugares.



3- Visto que Paulo confirmou que as mulheres oravam e profetizavam
em p£blico (I Cor. 11:5 e 13) e que as mulheres possu¡am o dom de profecia
(At. 2:17 e 18; 21:8 e 9), a regra contra as mulheres falarem nos cultos não
‚ absoluta.



4- Esta afirma‡ão era local e espec¡fica. Paulo preferiu
agir conclusivamente para não causar mais alvoro‡o na igreja de Cor¡ntios,
enquanto que em outras localidades e contextos diferentes como j foi mencionado
houve apoio por parte do Ap¢stolo Paulo para a exorta‡ão feminina.


E na palavra de Paulo VI podemos afirmar: “chegou a hora
em que a voca‡ão da mulher se realiza em plenitude e ela adquire na sociedade,
uma influˆncia, um alcance, um poder, jamais conseguidos at‚ aqui. Por isso,
neste momento em que a humanidade sofre uma tão profunda transforma‡ão,
as mulheres, impregnadas do esp¡rito do evangelho, podem ajudar muito a humanidade
a não decair [6] .”


CONCLUSÃO

NÃO EXISTEM ARGUMENTOS TEOLÓGICOS
CONCLUSIVOS QUE PROÍBA A MULHER FALAR EM PÚBLICO NAS ASSEMBLIAS,
ANALISANDO O SENTIDO TEOLÓGICO COMO UM TODO.



BIBLIOGRAFIA

A B¡blia Anotada, versão
revista e atualizada
. 1§ ed. (São
Paulo: Editora Mundo Cristão, 1991), 1432.


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b¡blicos dif¡ceis de interpreta‡ão
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Adventista de Ensino, 1981.


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, 2§ ed. São Paulo: Sociedade
B¡blica do Brasil, 1993.


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, 4§ ed. Petr¢polis, RJ: Editora Vozes, 1992.


Bullinger, E. W. Diccionario de
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Chafer, Lewis Spery. Teologia sistem tica.
Dalton, Georgia: Bajo los Auspicios de Publicaciones Espanolas, 1974.


Champlin, Russel N. O Novo Testamento
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. Vol 4. São Paulo: Sociedade Religiosa a Voz B¡blica
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1§ ed.
Casa Bautista de Publicaciones,
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. Washington, DC: Rewiew and Herald Publishing Association.

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. Zondervan Grand Rapids, MI: Publishing House.

White, Ellen. Educa‡ão,
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_____, Ellen. Testemunhos Seletos,
3§ ed. Santo Andr‚: Casa Publicadora Brasileira, 1984.


William B. Eerdmans. Horst Balz
and Gerhard Schneider, exegetical Dicionary of the New Testament
.
Grand
Rapids, Mi: Publishing Company


F bio
dos Santos


Pastor
do Distrito de Vila Santo Ant“nio (ASR)


Novo
Hamburgo – RS


prfabiosantos@hotmail.com






[1] Li‡ão da Escola Sabatina,
6.



[2] Champlin, 231.



[3] William Barclay. El Nuevo Testamento
comentando
(Buenos Aires: Editorial la Aurora, 1973).



[4] Champlin, 4.



[5] Champlin, 232.



[6] Pedro Apolin rio. An lise de textos
b¡blicos dif¡ceis de interpreta‡ão
, vol II (São Paulo: Instituto
Adventista de Ensino, 1981), 16.http://www.advir.com.br/sermoes/exegese_1COR14.htm
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ANÁLISE DE I CORÍNTIOS 14:34 Empty Re: ANÁLISE DE I CORÍNTIOS 14:34

Mensagem por MateusAlcântara 5th outubro 2012, 5:46 pm

Lourival, o cristão tem que estar submisso as autoridades terrenas (Romanos 13), e naquela época a mulher não tinha praticamente nenhum direito. Por isso, o Apóstolo Paulo ordena que estejam caladas. Mas veja só uma coisa. Na CCB as mulheres não pregam, mas ouvimos suas vozes nos testemunhos, dentro da igreja. Também não deveria ser considerado desonra? Porque estamos ouvindo a voz duma mulher dentro da igreja, apesar de não estar presidindo o culto. Eu não tenho uma opinião formada sobre esse assunto, mas "pode ser" que esta ordem de Paulo era apenas por causa da lei. Hoje, na sociedade contemporânea, as mulheres tem uma porção de direitos iguais aos dos homens.
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ANÁLISE DE I CORÍNTIOS 14:34 Empty Re: ANÁLISE DE I CORÍNTIOS 14:34

Mensagem por Lourival soldado cristão 6th outubro 2012, 2:32 pm

MateusAlcântara escreveu:Lourival, o cristão tem que estar submisso as autoridades terrenas (Romanos 13), e naquela época a mulher não tinha praticamente nenhum direito. Por isso, o Apóstolo Paulo ordena que estejam caladas. Mas veja só uma coisa. Na CCB as mulheres não pregam, mas ouvimos suas vozes nos testemunhos, dentro da igreja. Também não deveria ser considerado desonra? Porque estamos ouvindo a voz duma mulher dentro da igreja, apesar de não estar presidindo o culto. Eu não tenho uma opinião formada sobre esse assunto, mas "pode ser" que esta ordem de Paulo era apenas por causa da lei. Hoje, na sociedade contemporânea, as mulheres tem uma porção de direitos iguais aos dos homens.

A paz de Deus !!
Mateus ,esse assunto e meio complicado ,e ao mesmo tempo não ,foi como você escreveu ai em cima ,Paulo teve a luz de conciliar a lei que proibia as mulheres em muitos assuntos ,veja o Caso da rainha Vasti com o rei Assueiro ,e no caso da Rainha Ester ,podia perder até a cabeça ,e para que não cria-se problema com os costumes e tradições da época ,veio esses ensinamentos de Paulo ,como foi no caso do véu ,hoje a sociedade tem outra visão dos direitos e qualidades da Mulher ,Veja que as primeiras igrejas na qual recebeu estas cartas fora entre a 50 a 75 anos depois da Crucificação e Redenção do nosso Senhor Jesus ,a Igreja de Cristo não podia entrar em conflito com as tradições e costumes dos povos ,e por isso a mulher passou por diversas fases dificieis de direitos e liberdades , desde crianças elas Mulheres vem nos ensinando ,quer na condição de Mãe e Educadora professoras em Geral , e pregar a Palavra ela no caso não ensinaria ninguém ,pois todos os Crentes entende que uma pregação é com a Guia do Espirito Santo e é ele que ensina na igreja ,mas é claro que na igreja dos homens é bem difrente , veja nós Brasileiros e Crentes ,quantos não votou na Dima para ser nosso cabeça no Governo ,? e essa turma de Machocho tem que abaixar a cabeça para a Presidente em sinal de respeito ,e se ela entrar em uma Igreja os Ministros vão dar a liberdade para ela ir lá na Frente ,veja o caso daquela Perfeita de jacaresinho ,só faltou ler a palavra e pregar na CCB kkkkk

Diante de Deus o homem e a mulher são iguais ,Paulo na verdade era um apzidador das contendas , ele teve até a ideia de chamar o Deus que fez o céus e atera , de Deus desconhecido ,só para não criar conflitos ,as pessoas ainda estão evoluindo ,mas chegará um dia ,que as mulheres ,estarão ,em um plano de igualdade com o homem quer na sociedade ,quer na igreja dos homens ,pois na igreja de Deus elas já são iguais ,pois o mesmo sangue que comprou o homem escrvo do pecado ,comprou ela a mulher escrava do pecado ,mas vamos deixar os irmãos do contra se manifestar !! e ai quem vai ser o primeiro ??
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