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Jesus não foi de penetra nas Bodas de Caná
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Jesus não foi de penetra nas Bodas de Caná
Um convite foi realizado a família de Jesus, para participarem de um casamento em Caná da Galileia, os discípulos também acompanharam o futuro Salvador.
Os casamentos atuais são dignos de muita bajulação, já um casamento judaico envolve muitas questões significativas, diferente de um casamento cristão ou de outras religiões. Mas a união de um noivo, com sua noiva, é uma relação criada para toda uma vida, o amor entre um homem e uma mulher, foi algo estipulado por Deus desde a criação de Adão e Eva.
São dois transformados em um.
Jesus estava ali observando todas essas coisas, certo que o casamento em si, não é o tema principal da perícope, isso não impede outro tipo de consideração, cada um que acredita em Jesus, retira da fonte a porção que lhe satisfaz, porque crê que ela advém do Espírito Santo, vários significados, se tornam melhores que muitas dúvidas, a união de todos eles, podem ser tornar o esclarecimento do mistério.
E como dissemos o tema principal, é que o vinho acabou...
Jesus deve ter observado a reação de cada um, inclusive dos noivos, uma festa sem vinho, poderia gerar murmuração. Isso não será a primeira vez, nem será a última, nem em todos os casamentos, tudo ocorre na sua devida perfeição
Maria ficou incomodada com a situação: "Eles não têm mais vinho" João 2:3
Jesus permanece paciente, todo problema tem um fim, a mãe não estava tão paciente assim, esqueceu-se da conversa com Deus, que seu filho era também Filho de Deus: "Que temos nós em comum, mulher? A minha hora ainda não chegou" João 2:4
A mãe volta a si: "Façam tudo o que ele lhes mandar" João 2:5
A alegria do casamento estava abalada, um certo vazio sem explicação, algo semelhante ao mundo sem o Espírito Santo, enquanto ele não era derramado sobre toda a carne. Em algum lugar está escrito, que é melhor não se embriagar com o vinho, mas sermos preenchidos com o Espírito Santo. Naquele exato momento o Espírito começa sua manifestação, seis potes cerimoniais, que cabiam aproximadamente oitenta e cinco litros (versão internacional), foram trazidos para perto de Jesus.
Algo curioso é que Jesus já era considerado diferente, caso contrário, ninguém atenderia sua ordem de encher os potes com água. O Salvador não tinha uma indústria de vinho, o processo de produção e fermentação de uma grande garrafa de vinho, é um pouco mais complicada. Louis Pasteur foi o primeiro a analisar o vinho de forma científica e que demonstrou para o mundo que o vinho precisa de oxigênio para se desenvolver, mas deve ser engarrafado sem oxigênio para preservar suas qualidades. É necessária uma manipulação delicada para produzir uma garrafa de vinho cheia de aromas e personalidade. (Fonte: Wine Society)
Muitos viram que os potes foram repletos de água, até a sua borda, imagine um de nós, observando ao vivo durante um casamento, ao término do vinho (ou cerveja como queiram), alguém tomar o comando da situação, mandando apenas que se encham potes com água, porque dali será concedido aquilo que desejamos. Agora imagine quantas outras coisas, poderiam ser transformadas a partir da água, na verdade quantas são as coisas, que são transformadas a partir da água pura, tendo como mais especial delas, a renovação, regeneração da nossa mente, como Paulo explicaria: “Mas quando se manifestaram a bondade e o amor pelos homens da parte de Deus, nosso Salvador, não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós generosamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador. Ele o fez a fim de que, justificados por sua graça, nos tornemos seus herdeiros, tendo a esperança da vida eterna. “ Tito 3:4 a 7
E quando o encarregado da festa provou do vinho, aquele que havia sido produzido com água, cujo procedimento e significado ele não tinha conhecimento, porque somente os serviçais acompanharam o processo do milagre, ele disse ao noivo: "Todos servem primeiro o melhor vinho e, depois que os convidados já beberam bastante, o vinho inferior é servido; mas você guardou o melhor até agora" João 2:10
Não podemos esquecer que o encarregado da festa, errou nos cálculos, caso contrário não haveria falta de vinho. O sabor do vinho “produzido” por Jesus agradou, parecia mesmo que o melhor vinho, havia sido guardado para o final da festa. Acontece que no primeiro milagre, já ficou nítida a qualidade da produção de Jesus. Alguns poderiam até se encontrar embriagados, quando o melhor vinho começou a ser servido, o efeito no entanto foi uma surpresa, quando o Espírito começou a deixar alguns “sóbrios” instantaneamente.
O vinho velho, o antigo homem, necessita acabar, Adão foi um vinho inferior, Jesus é aquele que foi guardado, para consumação de todas as coisas. Deus transformou o mundo, o milagre da água transformada em vinho, como disse João, manifestou a glória de Jesus. Alguns contestam as implicações morais, a coerência desse acontecimento, como se Jesus tivesse provocado uma bebedeira generalizada, mas o Espírito explica, que o fermento faz parte da corrupção, enquanto Jesus veio nos salvar dela.
Aqueles que compreenderam o milagre, a transformação, facilmente deduziram em suas mentes, que somente Jesus é capaz de modificar alguma coisa, de acabar com a confusão, de restabelecer a paz, o coração do noivo encheu-se de contentamento, a noiva jamais iria esquecer tamanha benevolência, que salvou o seu casamento das críticas. Jesus futuramente se tornaria noivo, antes porém da consumação, ele necessitava declarar o seu amor a igreja, se entregar por ela: ” ...para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra, e apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável. “ Efésios 5:26 a 27
Em outro lugar Paulo escreveu a igreja, o desejo do Espírito:“Eu os prometi a um único marido, Cristo, querendo apresentá-los a ele como uma virgem pura. “ 2 Cor. 11:2
Muitos eventos acontecem antes, durante e depois de um casamento, o milagre da transformação, está em acatar a decisão do Salvador, sua mãe, os serviçais, fizeram exatamente aquilo que ele pediu. A questão agora não é o vinho, se fermentado ou não, mas o ato da transformação do espírito, a boa consciência diante de Deus, que permite-nos agradá-lo sob todos os aspectos. Jesus não foi de penetra naquele casamento, nem veio de penetra ao mundo, nem adentrou ao nosso coração de qualquer maneira, o milagre da redenção, está em transformar um velho homem pecador, em uma nova criatura em verdadeira justiça.
Eldier.
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Geografia e arqueologia
A localização exata de Caná tem sido objeto de debate entre os acadêmicos.[8] Os estudiosos modernos defendem que, uma vez que o Evangelho de João foi endereçado aos judeo-cristãos da época, seria improvável que ele tenha mencionado um lugar que não existe. Vilas na Galileia que são candidatas são: Kafr Kanna, Kenet-l-Jalil (também chamada de Khirbet Kana) e Ain Kana, em Israel, e Qana, no Líbano.[9]
De acordo com a Enciclopédia Católica de 1913, uma tradição datando do século VIII, identifica Cana com a atual cidade de Kafr Kanna, por volta de 7 quilômetros a nordeste de Nazaré, em Israel.[10] Estudiosos mais contemporâneos sugeriram outras alternativas, incluindo a vila abandonada de Kenet-el-Jalil (conhecida como Khirbet Kana), por volta de 9 km mais para o norte, e Ain Kana, que é mais perto de Nazaré e considerada por muitos como uma candidata melhor por razões etimológicas. A vila de Qana, no sul do Líbano, é considerada como improvável pela localização, mas muitos cristãos libaneses acreditam que ali é o local correto.
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