NAS PEGADAS DO MESTRE JESUS


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Mensagem por Atalaia do evangelho 8th outubro 2012, 4:51 pm

Caros irmãos, em meu entendimento o sábado foi um sinal entre Deus e o povo d’Israel. A prova disso é que no novo testamento (entenda-se NT a partir da ressurreição de Cristo...) não existe nenhuma citação explícita que faça menção à guarda do mesmo, ao contrário, a tradição apostólica refuta essa doutrina sabatista em:
Colossenses 2:16,17
16 Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber,
ou por causa dos dias de festa,
ou da lua nova,
ou dos sábados,
17 Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.
* dias de festa = sábados anuais
* lua nova = sábados mensais
* sábados= sábados semanais
O amado apóstolo Paulo encorajou a igreja de Colossos a não se intimidar com as acusações advindas de judeus cristãos que constrangiam os gentios recém convertidos à guardarem a LEI do antigo pacto, bem como suas ordenanças e uma série de regras de higiene e saúde. Deixou bem claro que o sábado (4º mandamento da LEI, que possuía também caráter cerimonial, era apenas uma das "sombras das coisas futuras" e que nosso verdadeiro descanso é Cristo e não um dia!
O SENHOR JESUS explicou sobre a finalidade do sábado em Marcos 2:27, que segundo a tradição judaica focava-o como uns dos imprescindíveis costumes, muitas vezesem detrimento da justiça e finalidades da Lei (assim, como nos dias de hoje fazem alguns religiosos legalistas...)
Marcos 2:27
E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.
Em outras palavras o Senhor Jesus estava dizendo o que mais tarde Paulo – “O Apóstolo dos gentios” corroborou em sua epístola aos Gálatas 4:10-11
10 Guardais dias, e meses, e tempos, e anos.
11 Receio de vós, que não haja trabalhado em vão para convosco.
Embasado nos testemunhos relatados nos evangelhos, podemos imaginar a cena na qual o Senhor Jesus com toda autoridade deve ter dito entre outras palavras aos religiosos de Sua época:
"Vocês, fariseus, dão extrema importância a um dia, que o Pai só criou por causa do homem e não o contrário. Deus é Justo e sabendo que vocês são maus e desprezam o direito do pobre, da viúva, do órfão e do estrangeiro, fez este dia para descanso de toda a criação. Para o Pai o homem tem muito valor e se não fosse assim, não teria criado este ou qualquer outro dia! Ao passo que vocês, insensatos, distorcem a Verdade e se empenham mais em guardar tradições e regras estabelecidas por homens, e não em obedecer à finalidade da LEI, que é em sua essência o amor ao próximo!”
As Sagradas Escrituras evidenciam algo inusitado no decorrer do longo testemunho de João - evangelista, conhecido Biblicamente como "o discípulo amado do Senhor" . É notório aos examinadores diligentes das Sagradas Escrituras a maneira peculiar e contagiosa de amor em cada versículo escrito por João, que aborda distintamente assuntos Bíblicos em comum, sob uma outra ótica, quase sem simbologia, regada de singeleza e esperança, sem precedentes e revestida de intensa espiritualidade. É nítida a preocupação de João com seus futuros leitores, pois teceu comentários e explicou detalhadamente fatos que os demais evangelistas sintetizaram. É no seu evangelho que o "DEUS VERBO" é revelado, logo no início de seu primeiro capítulo – João 1:1, bem como é em suas epístolas apostólicas que o mistério da natureza Divina é suscitado. Podemos assim, compreender e aceitar que quando João relata algo no seu testemunho, salvo em raras situações, está descrevendo de maneira real, como testemunha ocular e íntima do Filho de Deus. Seu testemunho é muito importante e deve ser entendido como fato revelador. Única e imparcial é sua narrativa que faz a seguinte ressalva Bíblica:
João 5:18
Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.
João registrou de maneira inequívoca que o Senhor Jesus "quebrantava o sábado" ou seja, revelou que o SENHOR DO SÁBADO, embora o guardasse em cumprimento à Sua Missão e Justiça, não observava-o em conformidade às rudimentares e rígidas exigências da LEI ESCRITA imposta aos judeus, que regia não somente o 4º mandamento, mas todos os preceitos e estatutos da antiga aliança.
Se o 4º mandamento da Lei fosse estritamente de cunho moral, (como os demais...) jamais o Senhor Jesus teria afirmado que os sacerdotes no templo pudessem violá-lo:
Mateus 12:5,6
ou vocês não leram na Lei que, no sábado, os sacerdotes no templo profanam esse dia e, contudo, ficam sem culpa?
Eu lhes digo que aqui está o que é maior do que o templo.
Romanos 8:1
Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus,
O 4º mandamento foi o único que o Senhor alegou ser “profanado” dentro do templo pelos sacerdotes, no entanto, ficando desculpado. Isso por causa de sua natureza predominantemente “cerimonial”, haja visto que, em nenhum momento é citado nas Sagradas Escrituras que os nove mandamentos anteriores da LEI fossem profanados pelos sacerdotes e ficassem sem culpa.
Na verdade, o Senhor Jesus aboliu o “cerimonialismo” que envolvia o 4º mandamento e não seu “caráter moral” que consistia no repouso de um dia da semana, e no contexto Bíblico tem a finalidade de promover “senso de justiça”, por isso considerado também de cunho moral, daí a afirmação do Senhor Jesus em Marcos 2:27 (O sábado foi criado por causa do homem...e não homem por causa do sábado...)
Cerimonialismo significa ato ou efeito de praticar cerimonial;
Cerimonial é o conjunto de formalidades, regras e normas, a serem seguidas na organização de uma cerimônia oficial, em especial, definindo a sua seqüência lógica e regulando os diversos atos que compõe. É o conjunto de procedimentos a serem observados em atos solenes ou festas públicas.




No NT o cristão tem a opção de guardar um dia de maneira devocional ou não:
Romanos 14:5
Há quem considere um dia mais sagrado que outro; há quem considere iguais todos os dias. Cada um deve estar plenamente convicto em sua própria mente. (Nova versão internacional)
Colossenses 2:16
Portanto, não permitam que ninguém os julgue pelo que vocês comem ou bebem, ou com relação a alguma festividade religiosa ou à celebração das luas novas ou dos dias de sábado. (Nova versão internacional)
O Senhor nunca afirmou que o sábado foi criado em “memorial à fundação do mundo” (isso não passa de uma tagarelice sabatista), ao contrário, em Marcos 2:27, fica bem claro que a finalidade do sábado é outra, o descanso físico do homem.
Portanto, no novo testamento, que se concretizou com o derramamento do sangue do Filho de Deus na cruz e Sua ressurreição (pois se o Senhor Jesus não tivesse ressuscitado não existiria NT) - após o véu do templo ter-se rasgado de alto à baixo em duas partes, a LEI foi cumprida e a partir dali não poderia ser mais imposta aos gentios. Romanos 10:4 Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê. Pois em Cristo todas as gentes (homens naturais...) estão mortos à “Ela” - Sepultados com “Ele” no batismo de Sua morte e ressuscitados com Cristo pela fé no poder de Deus para novidade de vida.
Romanos 7:4,7
Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus.
Que diremos então? A lei é pecado? De maneira nenhuma! De fato, eu não saberia o que é pecado, a não ser por meio da lei. Pois, na realidade, eu não saberia o que é cobiça, se a lei não dissesse: "Não cobiçarás". 10º mandamento
Os novos crentes em Jesus receberam de Seu Senhor através das mãos Apostólicas - NOVOS MANDAMENTOS, agora em formato diferenciados, não mais agregados sob um código moral escrito, pois na Graça alcançada, a Lei de Deus é gravada não em tábuas de pedras, mas no entendimento de Seu povo.
Atos 1,2
Até ao dia em que foi recebido em cima, depois de ter dado mandamentos, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera;
Nova visão é descortinada do Velho Pacto, onde o Princípio Divino sobrepuja o legalismo. Adultério” não é apenas sinônimo de traição ou quando do flagrante consumado, e “matar” não se resume só em tirar a vida corporal de seu próximo, assim como fazia compreender a LEI, mas a partir de toda e precipitada má intenção do coração.
Mateus 5:27,28
Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério.
Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.
Uma Lei eterna e Suprema - A LEI DE CRISTO na Nova Aliança é estendida graciosamente aos justos, os remidos no Sangue do Cordeiro, para que trilhem sobre as boas obras preparadas por Deus. Qualquer tentativa de praticá-las como meio de salvação é “aio” de vã justificação, pois o cumprimento perfeito é realidade e aceito somente em Cristo, não depende mais de nós, é DOM DE DEUS!
PORQUE PELA GRAÇA SOIS SALVOS, POR MEIO DA FÉ E ISTO NÃO VEM DE VÓS, É DOM DE DEUS! Efésios 2:8
E àqueles que por ventura ainda não se conformaram com a simplicidade do Evangelho de Cristo, pois “é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê”, e necessitam ainda das obras da carne, como guardar dias e abster-se de alimentos para se justificarem, recomendo-lhes as Referências Bíblicas abaixo, respaldadas no novo testamento, e a tradição apostólica observada pela igreja primitiva antes do concílio de Nicéia no ano 325 dC:
Por: Atalaia
EVIDÊNCIA BÍBLICA DE QUE OS CRISTÃOS PRIMITIVOS ADORAVAM NO DOMINGO

01. - Jesus ressuscitou dos mortos no primeiro dia da semana (Marcos 16:9).

02. - Jesus apareceu primeiro aos discípulos, no primeiro dia da semana (Marcos 16:9).

03. - Jesus sempre se encontrou com os Seus discípulos, em lugares diferentes, no primeiro dia da semana, depois da Ressurreição. (Marcos 16:9-11; 12:13; Mateus 28:8-10; Lucas 24:34; João 20:19-23).

04. - Jesus abençoou os discípulos no primeiro dia da semana.(João 20:19)
05. - Jesus assoprou o dom do Espírito Santo sobre os discípulos, no primeiro dia da semana. (João 20:22).

06. – Jesus comissionou os discípulos a pregar o evangelho por todo o mundo, no primeiro dia da semana. (João 20:21; Marcos 16:9-15).

07. - Jesus subiu ao céu, no primeiro dia da semana, sentou-se à destra do Pai e se tornou o cabeça de tudo (João 20:17; Efésios 1:20).

08. - Muitos mortos saíram dos sepulcros, no primeiro dia da semana. (Mateus 27:52-53).

09. - O primeiro dia da semana tornou-se o dia de alegria e regozijo para os discípulos (João 20:20; Lucas 24:41).

10. - O Evangelho do Cristo ressuscitado foi pregado no primeiro dia da semana (Lucas 24:34).

11. - Jesus explicou as Escrituras aos discípulos, no primeiro dia da semana (Lucas 24:27,45).

12. - A obtenção de nossa redenção foi completada no primeiro dia da semana (Romanos 4:25).

13. - O Espírito Santo desceu, no Dia de Pentecoste, (Atos 2:1), no primeiro dia da semana. O Pentecoste acontecia no 50º. dia, após o sábado seguinte à festa do molho movido (Levítico 23:15-16).

14. – Os cristãos se reuniam para adorar, no primeiro dia da semana (Atos 20:6-7; 1 Coríntios 16:2). (D. M. Cartright - Seven Days Adventism Renounced)





A partir daquele dia, a vasta maioria dos cristãos sempre tem se reunido para adorar no Dia do Senhor. Eles o fazem em honra à Ressurreição do seu Salvador. Cristo permaneceu no túmulo durante o sábado e ressuscitou como o primogênito dentre os mortos, no primeiro dia da semana. O sábado significa o último dia da velha criação (Gênesis 2:2) e o Domingo, o dia da nova criação.





EVIDÊNCIA HISTÓRICA DE QUE OS CRISTÃOS ADORAVAM NO DOMINGO
A Epístola de Barnabé (cerca de 100 anos d.C.): “Daí por que guardamos o oitavo dia com alegria, o mesmo dia em que Jesus também ressuscitou dos mortos”.

A Epístola de Inácio (cerca de 107 d.C.): “Não sejam enganados com doutrinas estranhas, nem com fábulas antigas, que nada têm de proveitoso. Pois, se ainda vivermos conforme a lei judaica, reconhecemos que não recebemos a graça... Se, portanto, os que cresceram na velha ordem das coisas chegaram à posse de uma nova esperança, não mais observem o sábado, mas fiquem na observância do Dia do Senhor, no qual nossa vida nos brotou por Ele e por Sua morte.”

Justino Mártir (cerca de 140 d.C.) : “E no dia chamado Domingo, todos os que vivem em cidades ou no campo se reúnem num local e as memórias dos apóstolos ou dos escritos dos outros profetas são lidos... Mas Domingo é o dia no qual todos nós nos reunimos em assembléia comum, porque ele é o primeiro dia da semana, no qual Deus...; e Jesus Cristo, nosso Salvador, nesse mesmo dia, ressuscitou dos mortos”.

Bardesanes Edessa - (180 d.C.): “Em um dia, o primeiro dia da semana, nós nos reunimos em assembléia”.

Clemente de Alexandria – (194 d.C.): “Ele, em cumprimento do preceito, conforme o Evangelho, guarda o Dia do Senhor, glorificando a ressurreição do Senhor nele mesmo”.

Tertuliano (200 d.C.): “Solenizamos o dia depois do sábado, em contradição aos que chamam este dia como o seu shabbath”.

Irineu - (cerca de 155-202 d.C.): ”O mistério da Ressurreição do Senhor não pode ser celebrado em outro dia que não seja o Dia do Senhor e somente neste dia devemos celebrar o fim da Festa de Páscoa.”

Cipriano (250 d.C.): “O oitavo dia, este é o primeiro dia após o sábado e é o Dia do Senhor”.

Anatólio (270 d.C.): “Nossa consideração pela Ressurreição do Senhor, que aconteceu no Dia do Senhor, nos levará a celebrá-lo”.

Pedro, Bispo de Alexandria (306 d.C.): “Mas o Dia do Senhor celebramos como um dia de alegria, porque nele, Ele ressuscitou”.
O SÁBADO E OS SANTOS DO NOVO TESTAMENTO

Em seus escritos às igrejas, os apóstolos mencionaram o sábado apenas três vezes:

- O sábado é um símbolo da garantia de salvação em Cristo. (Hebreus 4).

- O crente do Novo Testamento não tem obrigação de guardar o sábado (Colossenses 2:9-17).

- O crente do Novo Testamento tem liberdade para escolher os dias de guarda. (Romanos 14:1-23).

“Os que afirmam que o sábado é uma obrigação do cristão estão ensinando o contrário da doutrina apostólica. O sábado se relaciona à velha criação e foi dado expressamente a Israel; [já] o Dia do Senhor [Domingo] se relaciona à nova criação e pertence exclusivamente à igreja. O sábado fala da Lei como seis dias de trabalho que são seguidos por um dia de repouso, enquanto o Dia do Senhor [Domingo] fala da graça, pois começamos a semana com um dia de repouso, o qual é seguido pelos seis dias de trabalho.” (Wiersby’s Old Testament Outlines).

Então, por que Jesus guardou o sábado? Ele o guardou pela mesma razão por que guardou todas as outras leis de Moisés (Ele também observou as festas), porque Ele nasceu como judeu e cresceu sob a Lei, a fim de poder cumpri-la, redimindo o seu povo da escravidão. (Gálatas 4:4 e Romanos 9:5).


Fonte das citações Bíblicas e históricas: David CloudTraduzido por Mary Schultze, em 17/07/2010.
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