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Sobre a Congregação Cristã – Ministério de Jandira
NAS PEGADAS DO MESTRE JESUS :: Os que Renunciaram O Ministério a favor da CCB a favor :: RENATO Noticias evangélicas..clic aqui
Página 1 de 1
Sobre a Congregação Cristã – Ministério de Jandira
Sobre a Congregação Cristã – Ministério de Jandira
17
08
2011
Em um antigo fórum do qual fazia parte, houve um longo e extenso
tópico de debate sobre a criação do Ministério Independente de Jandira,
uma Congregação Cristã sem ligação com a pessoa jurídica situada na Rua
Visconde de Parnaíba, 1616, Brás, São Paulo.
À época, ficava questionando a mim mesmo se esse problema todo
ocorreria se fôssemos mais humildes. E essa reflexão valeria para ambos
os lados.
Primeiro, porque o nosso gérmen histórico –
representado através do forte congregacionalismo de L. Francescon, um
dos pioneiros na evangelização dos italianos no Brasil – apresentava
pouco pendor para um governo centralizado e verticalizado. Isso
significaria, portanto, que as administrações locais teriam toda a
liberdade para atuarem, mas sempre respeitando os limites bíblicos da
organização da obra. Por exemplo: para deliberarem sobre pontos de
doutrina, seria necessário um concílio (ou convenção) de igrejas; para
outros pontos, de menor impacto na vida cristã, a própria igreja
resolveria, tendo como referência a Palavra de Deus.
A ordenação de obreiros sem cumprir o costumeiro ritual, ponto
estatutário-administrativo que foi responsável por essa querela, não
deveria ter gerado um problema de tal dimensão. Isso por um motivo muito
simples: não há restrição bíblica a ordenação de ministros pelo próprio
conselho de ministros da igreja local. O longo caminho burocrático, de
sub-regionais à administração nacional, não é Escritural. Nos tempos
apostólicos, nenhum irmão precisaria ter seu nome aprovado no Concílio
de Jerusalém para exercer seu ministério de ancião.
Segundo, não vejo que uma interferência ministerial externa de nossos
próprios irmãos (e, no caso dos anciães de Jandira, seus conservos)
fosse suficiente para declarar independência. Quem é ancião deve ser
preparado para servir, e não para ser servido. Há algo que meu conservo
deveria fazer e não faz? Há. O que posso fazer por ele? Se estivéssemos
absortos em longanimidade e desprendimento, não haveria nenhuma margem
para entrar o conflito, a perfídia e o estranhamento no nosso meio.
Afinal de contas, militamos nesse combate do mesmo lado…
Complica ainda mais o fato de que o Ministério de Jandira, mesmo se
constituindo juridicamente como pessoa distinta, não faz o mínimo
esforço em apresentar-se distintamente. Os templos são construídos no
formato mais conhecido, e sequer os letreiros são alterados. Para um
cidadão comum, isso não tem outro nome: é uma enganação. Ora, esse seria
um problema fácil de ser resolvido. Porque não uma “Congregação Cristã
Renovada”, uma “Congregação Cristã Independente”, uma “Congregação
Cristã – Ministério Jandira”, uma “Congregação Cristã Pentecostal”, ou
qualquer outro nome?
Outro agravante é a associação com um grupo denominado AMCCB. Se
auto-intitulam associação de membros, mas o ancião que a preside não
possui liberdade na igreja-mãe. O grupo, embora possua um objetivo nobre
(ir atrás de ovelhas perdidas), foi constituído em uma atmosfera de
rancor e animosidade em relação a CCB. Na aparência, uma associação; na
prática, uma denominação, uma vez que há cultos regulares e todos os
serviços comuns a uma comunidade cristã assim constituída.
Por fim, muitas pessoas acham que o novo ministério tinha como tese o
congregacionalismo, herança concreta do pioneiro L. Francescon. Eu
creio que essas pessoas muito cedo se certificarão da falsidade dessa
hipótese. Ao que parece, a igreja é organizada verticalmente, tal qual a
igreja mãe. Os próprios líderes, “Os Três de Jandira”, são os únicos
listados no site. Quem faz parte do ministério nessas igrejas?
Ainda faltando temperança, há a circular.
A rigor, o problema não é a circular em si, porque os irmãos devem
ser informados de tentativas de cisão. No entanto, o documento falha em
não explicar os reais motivos pelos quais o grupo saiu. Ao acusá-lo de
apostasia, faz uma denúncia muito grave; o problema foi administrativo, e
não de ordem doutrinária. Excluir os ministros e não reconhecer as
ordenações dos três cooperadores não pareceu, também, ser uma forma
branda (cristã, sobretudo) de aplacar a ânsia de autonomia do ministério
de Jandira.
A propósito, o ir. Mario escreveu um excelente texto sobre outra possibilidade de tratar do problema por Circular, mais ajustada aos fatos e ao contexto bíblico.
No mais, não acredito que a igreja esteja passando por uma crise jamais vista, como o ir. Ricardo Alexandre se refere.
Em todos os momentos da história da igreja cristã, houve cisões e
desentendimentos, em maior ou menor grau. O Novo Testamento registra
tanto um (os irmãos judaizantes, cheios de regras e leis, por exemplo)
como outro (querela entre Paulo e Pedro sobre a circuncisão, por
exemplo). A própria história da Congregação Cristã não é exatamente um
exemplo de harmonia, visto que sua própria constituição, em 1926, foi
fruto de algumas discórdias.
Oremos para que o espírito cristão conciliador supere o espírito
faccioso, que provém única e exclusivamente daquele que não quer ver o
bem na Obra de Deus.http://atos.wordpress.com/2011/08/17/sobre-a-congregacao-crista-ministerio-de-jandira/
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17
08
2011
Em um antigo fórum do qual fazia parte, houve um longo e extenso
tópico de debate sobre a criação do Ministério Independente de Jandira,
uma Congregação Cristã sem ligação com a pessoa jurídica situada na Rua
Visconde de Parnaíba, 1616, Brás, São Paulo.
À época, ficava questionando a mim mesmo se esse problema todo
ocorreria se fôssemos mais humildes. E essa reflexão valeria para ambos
os lados.
Primeiro, porque o nosso gérmen histórico –
representado através do forte congregacionalismo de L. Francescon, um
dos pioneiros na evangelização dos italianos no Brasil – apresentava
pouco pendor para um governo centralizado e verticalizado. Isso
significaria, portanto, que as administrações locais teriam toda a
liberdade para atuarem, mas sempre respeitando os limites bíblicos da
organização da obra. Por exemplo: para deliberarem sobre pontos de
doutrina, seria necessário um concílio (ou convenção) de igrejas; para
outros pontos, de menor impacto na vida cristã, a própria igreja
resolveria, tendo como referência a Palavra de Deus.
A ordenação de obreiros sem cumprir o costumeiro ritual, ponto
estatutário-administrativo que foi responsável por essa querela, não
deveria ter gerado um problema de tal dimensão. Isso por um motivo muito
simples: não há restrição bíblica a ordenação de ministros pelo próprio
conselho de ministros da igreja local. O longo caminho burocrático, de
sub-regionais à administração nacional, não é Escritural. Nos tempos
apostólicos, nenhum irmão precisaria ter seu nome aprovado no Concílio
de Jerusalém para exercer seu ministério de ancião.
Segundo, não vejo que uma interferência ministerial externa de nossos
próprios irmãos (e, no caso dos anciães de Jandira, seus conservos)
fosse suficiente para declarar independência. Quem é ancião deve ser
preparado para servir, e não para ser servido. Há algo que meu conservo
deveria fazer e não faz? Há. O que posso fazer por ele? Se estivéssemos
absortos em longanimidade e desprendimento, não haveria nenhuma margem
para entrar o conflito, a perfídia e o estranhamento no nosso meio.
Afinal de contas, militamos nesse combate do mesmo lado…
Complica ainda mais o fato de que o Ministério de Jandira, mesmo se
constituindo juridicamente como pessoa distinta, não faz o mínimo
esforço em apresentar-se distintamente. Os templos são construídos no
formato mais conhecido, e sequer os letreiros são alterados. Para um
cidadão comum, isso não tem outro nome: é uma enganação. Ora, esse seria
um problema fácil de ser resolvido. Porque não uma “Congregação Cristã
Renovada”, uma “Congregação Cristã Independente”, uma “Congregação
Cristã – Ministério Jandira”, uma “Congregação Cristã Pentecostal”, ou
qualquer outro nome?
Outro agravante é a associação com um grupo denominado AMCCB. Se
auto-intitulam associação de membros, mas o ancião que a preside não
possui liberdade na igreja-mãe. O grupo, embora possua um objetivo nobre
(ir atrás de ovelhas perdidas), foi constituído em uma atmosfera de
rancor e animosidade em relação a CCB. Na aparência, uma associação; na
prática, uma denominação, uma vez que há cultos regulares e todos os
serviços comuns a uma comunidade cristã assim constituída.
Por fim, muitas pessoas acham que o novo ministério tinha como tese o
congregacionalismo, herança concreta do pioneiro L. Francescon. Eu
creio que essas pessoas muito cedo se certificarão da falsidade dessa
hipótese. Ao que parece, a igreja é organizada verticalmente, tal qual a
igreja mãe. Os próprios líderes, “Os Três de Jandira”, são os únicos
listados no site. Quem faz parte do ministério nessas igrejas?
Ainda faltando temperança, há a circular.
A rigor, o problema não é a circular em si, porque os irmãos devem
ser informados de tentativas de cisão. No entanto, o documento falha em
não explicar os reais motivos pelos quais o grupo saiu. Ao acusá-lo de
apostasia, faz uma denúncia muito grave; o problema foi administrativo, e
não de ordem doutrinária. Excluir os ministros e não reconhecer as
ordenações dos três cooperadores não pareceu, também, ser uma forma
branda (cristã, sobretudo) de aplacar a ânsia de autonomia do ministério
de Jandira.
A propósito, o ir. Mario escreveu um excelente texto sobre outra possibilidade de tratar do problema por Circular, mais ajustada aos fatos e ao contexto bíblico.
No mais, não acredito que a igreja esteja passando por uma crise jamais vista, como o ir. Ricardo Alexandre se refere.
Em todos os momentos da história da igreja cristã, houve cisões e
desentendimentos, em maior ou menor grau. O Novo Testamento registra
tanto um (os irmãos judaizantes, cheios de regras e leis, por exemplo)
como outro (querela entre Paulo e Pedro sobre a circuncisão, por
exemplo). A própria história da Congregação Cristã não é exatamente um
exemplo de harmonia, visto que sua própria constituição, em 1926, foi
fruto de algumas discórdias.
Oremos para que o espírito cristão conciliador supere o espírito
faccioso, que provém única e exclusivamente daquele que não quer ver o
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