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A parábola do filho pródigo!!

4 participantes

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A parábola do filho pródigo!! Empty A parábola do filho pródigo!!

Mensagem por VitorA 19th janeiro 2013, 7:36 pm

Quem é este que saiu da casa do Pai, para uma terra distante?

Que quando padeceu necessidades,as gentes daquela terra não o ajudaram,mas que em determinado tempo,arrependido voltou para seu Pai,que o recebeu com uma Grande Festa??

E o Pai disse que Ele estava morto e reviveu,estava perdido e foi achado,quem é este filho pródigo??
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Mensagem por RENATO 19th janeiro 2013, 9:28 pm

Deve ser o JB50
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Mensagem por Jb50 20th janeiro 2013, 7:40 am

RENATO escreveu:Deve ser o JB50

Onde faltou o argumento abundou a parvoice. No entanto, acertou mesmo pensando que não.
Jb50
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Mensagem por RENATO 20th janeiro 2013, 7:51 am

Jb50 escreveu:
RENATO escreveu:Deve ser o JB50

Onde faltou o argumento abundou a parvoice. No entanto, acertou mesmo pensando que não.

Não é que estou bem de revelamento.

Já vou até sair por aí dizendo:

Eis que vejo......
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Mensagem por Lourival soldado cristão 20th janeiro 2013, 8:32 am

RENATO escreveu:
Jb50 escreveu:
RENATO escreveu:Deve ser o JB50

Onde faltou o argumento abundou a parvoice. No entanto, acertou mesmo pensando que não.

Não é que estou bem de revelamento.

Já vou até sair por aí dizendo:

Eis que vejo......

Barbaridade Renato ,agora as coisas ficou feia ,pois se o Jb50 é o filho prodigo ,pois você disse que era ele e ele confirmou ,agora vem a pergunta ,se ele andou na safadeza gastando o dinheiro com as meretrizes ,e ele disse que era um salvo um predestinado antes de vir ao mundo ,ai só tem duas opção sobre o que este Jb50 veio fazer aqui ,ou ele andou na safadeza dando um escapada lá do céu ,e depois se arrependeu ,por isso ele foi perdoado e agora é um salvo e vem pagar de santo aqui na terra ,ou então ele ainda está no mundão pecando e a terra é aquela terra distante que fala ,a onde o filho prodigo foi curtir a vida adoidado ,é cada uma ,os caras diz que é santo e depois diz que é o filho prodigo e ai .....me explica como pode um predestinado ser um filho prodigo e andar pecando por ai?? e depois se arrepedendo ,pois desde o iniciou ele diz..... que eram salvos e não tem pecados consegue saber porque ?

ou então vamos chamar confúncio para descubrir este segredo ajuda ai Renato
A parábola do filho pródigo!! Confucio
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Mensagem por Jb50 20th janeiro 2013, 9:26 am

A minha resposta também se aplica a ti Lourival, a respeito da parvoice.
Jb50
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Mensagem por Lourival soldado cristão 20th janeiro 2013, 9:41 am

Jb50 escreveu:A minha resposta também se aplica a ti Lourival, a respeito da parvoice.

Realmente a sua confissão não foi muito inteligente meu caro ,vai ter que explicar como você se emquadra na situação do filho prodigo ,conta ai o que você andou aprontando ,parece que não foi muito santo antes de comnhhecer as ecrituras ,passa ai a capivara para nós ?
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Mensagem por Jb50 20th janeiro 2013, 9:50 am

Lourival soldado cristão escreveu:
Jb50 escreveu:A minha resposta também se aplica a ti Lourival, a respeito da parvoice.

Realmente a sua confissão não foi muito inteligente meu caro ,vai ter que explicar como você se emquadra na situação do filho prodigo ,conta ai o que você andou aprontando ,parece que não foi muito santo antes de comnhhecer as ecrituras ,passa ai a capivara para nós ?

Eu não tenho de te explicar nada, não és tu o inteligente? Não deste logo a resposta? Então fica com ela. Além disso eu respondi ás asneiras do renato, mas tu como sempre não aguentas sem também expelires asneiras.
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Mensagem por Lourival soldado cristão 20th janeiro 2013, 9:52 am

Jb50 escreveu:
Lourival soldado cristão escreveu:
Jb50 escreveu:A minha resposta também se aplica a ti Lourival, a respeito da parvoice.

Realmente a sua confissão não foi muito inteligente meu caro ,vai ter que explicar como você se emquadra na situação do filho prodigo ,conta ai o que você andou aprontando ,parece que não foi muito santo antes de comnhhecer as ecrituras ,passa ai a capivara para nós ?

Eu não tenho de te explicar nada, não és tu o inteligente? Não deste logo a resposta? Então fica com ela. Além disso eu respondi ás asneiras do renato, mas tu como sempre não aguentas sem também expelires asneiras.

Não me caro eu não tenho que explicar nada ,vou esperar ler esta história dp Santo prodigo ,e esperar o comentário do Renato ,eu não sabia que a parabula era do predestinado prodigo !!
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Mensagem por Jb50 20th janeiro 2013, 9:54 am

Ok, mas espera sentado, porque por mim não saberás a não ser que reconheças a tua ignorância.

Só te posso dizer que nem tens qualquer noção dessa parábola como é habitual, para ti não passa de alguém que estava na igreja e depois voltou para trás, para o mundo e depois arrependido voltou para a igreja.

Não podias estar mais longe da verdade, porque nada tem a ver com as obras do homem, mas somente com as obras de Deus.

Mas tu só consegues ver carne em tudo, e os que são segundo a carne Deus os privou do conhecimento da verdade.

Mas já que és muito inteligente, descobre tu o Renato que só sai da cova para dizer tolices.
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A parábola do filho pródigo!! Empty A Grande Mentira

Mensagem por Lourival soldado cristão 20th janeiro 2013, 11:25 am

Jb50 escreveu:Ok, mas espera sentado, porque por mim não saberás a não ser que reconheças a tua ignorância.

Só te posso dizer que nem tens qualquer noção dessa parábola como é habitual, para ti não passa de alguém que estava na igreja e depois voltou para trás, para o mundo e depois arrependido voltou para a igreja.

Não podias estar mais longe da verdade, porque nada tem a ver com as obras do homem, mas somente com as obras de Deus.

Mas tu só consegues ver carne em tudo, e os que são segundo a carne Deus os privou do conhecimento da verdade.

Mas já que és muito inteligente, descobre tu o Renato que só sai da cova para dizer tolices.

Cai na real homem ,você não épecador ,e não tem como querer ser o filho prodigo ?
Já é salvo ,e como disse aquele que é nascido de Deus não peca ,então como pode afirmar ,que é você nesta parabula ?
aqui fala de uma pessoa que recebeu a sua herança em vida ,e foi gozar a vida ,mas em tudo que fala esta parabula ,Jesus só queria mostra o Amor do pai ,para aqueles que se arrepende e volte para Deus ,é esse o fundamento , alguns afirmam que o crente que se desvia do bem e adormece no pecado ,mas acorda e se volta para Deus ,pode ser o que você disse sobre crente desviado e que alguns ministros dizem ,mas em nenhum dos casos você entra ,pois és santo dos santos ,em ti não tem iniquidade ,não pecas não fala mal do proximo ,veio já salvo escolhido e predestinado ,nos alertou que Tiago é um mentiroso ,e a biblia diz que os mentirosos não herdarão o reino do céu ,e sendo assim afirma indiiretamente que Tiago é filho do diabo ,mas veja que o grande mentiroso e filho do diabo é essas pessoa que agem assim ....dá uma lida e vê se você não está enquadrado nela


“Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? É o anticristo esse mesmo que nega o Pai e o Filho. Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; mas aquele que confessa o Filho, tem também o Pai” (1 João 2:22-23).

Negar que Jesus é o Cristo [o Ungido, o Messias de Israel, o Filho de Deus, o Salvador da Humanidade] é a mentira maior, a mentira por excelência, a mentira das mentiras.

João afirma que quem nega o Filho não pode ter o Pai. O que há por trás desta afirmação é que os falsos mestres diziam algo assim:

“É provável que tenhamos diferentes idéias entre nós com respeito a Jesus. Contudo, tanto vocês como nós, cremos o mesmo a respeito de Deus. Podemos divergir com relação ao Filho, mas estamos de acordo com relação ao Pai”. João responde que esta é uma posição inaceitável e que ninguém pode negar o Filho e ter o Pai. Como chega ele a esta conclusão? Porque esta é a única conclusão à qual pode chegar quem aceita os ensinos do Novo Testamento, no qual esse ensino é constante , sendo afirmação do próprio Jesus:

“Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar” (Mateus 11:27).

“Tudo por meu Pai me foi entregue; e ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.” (Lucas 10:22).

João escreveu em seu Evangelho: “E Jesus clamou, e disse: Quem crê em mim, crê, não em mim, mas naquele que me enviou. E quem me vê a mim, vê aquele que me enviou” (João 12:44-45). E quando Felipe lhe pediu ara mostrar o Pai, Jesus respondeu: “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto. Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta. Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?” (João 14:6-9). Os homens conhecem Deus através de Jesus e somente através de Jesus podem chegar ao Pai.

Quando negamos a autoridade verbal de Jesus, quando negamos o Seu conhecimento especial e a sua comunhão com o Pai, deixamos de confiar no que Ele diz. Suas palavras seriam apenas especulações, as quais qualquer grande homem poderia formular. Desse modo, fora de Jesus, não temos qualquer conhecimento seguro a respeito de Deus.

E tem mais. Jesus afirma que a reação que um homem possa ter em relação a Ele é, de fato, a mesma reação que tem com relação a Deus, o que vai marcar o destino desse homem para sempre. Ele diz em Mateus 10:32-33: “Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus”. É impossível separar Deus de Jesus. Negar o Filho é negar todo o conhecimento do Pai, pois somente Ele pode nos brindar com esse conhecimento. Negar Jesus é ficar separado de Deus, pois nossa comunhão com o Pai depende de nossa resposta ao Filho. Negar Jesus é a mentira mestra; portanto, quem assim age está negando totalmente a fé e o conhecimento que só podem vir através dEle: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” (João 14:6).

Três são as confissões de Jesus no Novo Testamento: 1) - A confissão de que Jesus é o Filho de Deus (Mateus 16:16; João 9:35-38). 2) - A confissão de que Jesus é o Senhor (Filipenses 2:11). 3) - A confissão e que Jesus é o Messias (1 João 2:22). A essência de cada uma dessas confissões é que Jesus mantém uma absoluta comunhão com Deus. Negar essa comunhão é duvidar de tudo que Jesus falou sobre Deus. A totalidade da fé cristã depende da exclusiva comunhão de Jesus com Deus. Por isso João está certo quando diz que quem nega o Filho perde a comunhão com o Pai.

Unção

“Portanto, o que desde o princípio ouvistes permaneça em vós. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também permanecereis no Filho e no Pai. E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna. Estas coisas vos escrevi acerca dos que vos enganam. E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis. E agora, filhinhos, permanecei nele; para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança, e não sejamos confundidos por ele na sua vinda. Se sabeis que ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele” (1 João 2:24-29).

Nesta passagem João insiste em que os irmãos permaneçam nas coisas que aprenderam, conforme lhes foram ensinadas, a fim de permanecerem em Cristo. O maior interesse desta passagem repousa numa expressão já antes usada por João. No verso 20, João lhes falou da unção que receberam do Santo, graças à qual receberam o conhecimento: “E vós tendes a unção do Santo, e sabeis tudo”. Ele diz que a unção recebida lhes ensinou todas as coisas. Qual é o significado profundo desta palavra unção? O que João quer dizer com a mesma? Vamos retroceder ao pensamento hebraico, a fim de entender melhor o que há por trás desta passagem.

No pensamento e na prática do povo hebreu a unção estava associada a três classes de pessoas. 1) - Os sacerdotes eram ungidos. As disposições rituais estabeleciam: “E tomarás o azeite da unção, e o derramarás sobre a sua cabeça; assim o ungirás... E vestirás a Arão as vestes santas, e o ungirás, e o santificarás, para que me administre o sacerdócio”. (Êxodo 29:7; 40:13). Também Levítico 16:32: “E o sacerdote, que for ungido, e que for sagrado, para administrar o sacerdócio, no lugar de seu pai, fará a expiação, havendo vestido as vestes de linho, as vestes santas”. 2) - Os reis eram ungidos. Samuel ungiu Saul, o primeiro rei de Israel (1 Samuel 9:16; 10:1). Deus ordenou que Elias ungisse Hazael e Jeú (1 Reis 19:15-16). O Senhor ungiu o profeta Isaías para que este levasse as boas novas à nação (Isaías 61:1) [Passagem que também profetizava a obra de Jesus Cristo].

Nos tempos antigos a unção era privilégio de poucos eleitos: sacerdotes, reis e profetas, qualquer que fosse a sua dignidade. Assim, em primeiro lugar a unção representa o privilégio do cristão em Jesus Cristo. O sacerdote era chamado “O Ungido”. Mas o Ungido Supremo seria o Messias, visto como o próprio vocábulo “Messias” significa “ungido”, sendo que a palavra Cristo tem o mesmo significado em Grego. Portanto, Cristo é o Supremo Ungido. Agora surge a pergunta: Quando Jesus Cristo foi ungido? A resposta é a mesma que tem sido sempre dada pela Igreja: Na ocasião do Seu batismo, quando Jesus foi ungido pelo Espírito Santo (Atos 10:38).

Devemos esclarecer que o mundo grego também conhecia a unção. Ela fazia parte das cerimônias de iniciação nas religiões de mistérios, nas quais supunha-se que o iniciado recebia um conhecimento especial de Deus e um contato especial com Ele. [Isso acontece hoje na Maçonaria e no Mormonismo]. Sabemos que, pelo menos os falsos mestres afirmavam possuir essa unção especial, a qual os conduzia a um conhecimento especial de Deus.

Hipólito nos conta que esses falsos mestres costumavam dizer: “Somente nós é que somos cristãos verdadeiros, os únicos a ter completado o terceiro portal, tendo sido ungidos com a inefável unção”. Eles garantiam que essa unção especial lhes proporcionava um conhecimento especial de Deus. [Esse modismo tem penetrado na maioria das igrejas neopentecostais]. A isso João responde que a única unção verdadeira é a que Cristo nos dá.

Mas, quando essa unção chegava aos cristãos, em que consistia e o que proporcionava?

Havia somente uma cerimônia pela qual os cristãos passavam - o batismo. Em anos posteriores houve a prática de ungir os cristãos com azeite consagrado, conforme nos conta Tertuliano.

Quanto à segunda pergunta, é mais difícil de ser respondida e temos para a mesma duas respostas: 1. - Pode ser que a unção significasse a vinda do Espírito Santo sobre os cristãos, na hora do batismo. Na Igreja Primitiva isso acontecia da maneira mais evidente possível: “Então lhes impuseram as mãos, e receberam o Espírito Santo” (Atos 8:17). [A Igreja Primitiva era constituída em sua maior parte de judeus, os quais, como diz Paulo, sempre buscavam sinais e Deus lhes dava esses sinais]. Se neste verso as duas palavras “Espírito Santo” fossem substituídas pela palavra “unção”, aí teríamos um excelente sentido. Seria, então, o Espírito Santo por eles recebido que neles iria permanecer. Seria o Espírito Santo enviado por Cristo que iria ensinar-lhes todas as coisas. (João 16:7-14). 2. - Outra possibilidade é que os versos 24 e 27 são quase paralelos em sua expressão. Vamos ler o verso 24: “Portanto, o que desde o princípio ouvistes permaneça em vós. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também permanecereis no Filho e no Pai” Agora vamos ler o verso 27: “E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis”. Aqui observamos que “o que desde o princípio ouvistes” e “unção” são exatamente paralelos. Desse modo, pode ser que a unção recebida pelos cristãos seja a instrução na fé cristã, recebida na Palavra, quando ele é ungido, na Igreja, com o verdadeiro conhecimento da fé e da vida em Cristo. Pode até ser que estas duas interpretações possam ser combinadas, o que se tornaria algo mais valioso: que temos duas maneiras de provar qualquer novo ensino que nos seja oferecido: a) - Ele confere com a tradição cristã na qual temos sido instruídos, devendo permanecer em nossas mentes e corações? b) - Ele confere com o testemunho que o Espírito Santo dá em nosso íntimo? Estes são os critérios cristãos da verdade [Qualquer ensino que ultrapassa a doutrina entregue nas Sagradas Escrituras deve ser rejeitado]. Temos, então, duas evidências: a interna - que todos os ensinos devem submeter-se ao testemunho do Espírito Santo em nossos corações. O apóstolo João diz que se um homem permanece na verdade que lhe foi ensinada através das Escrituras e se essa verdade é evidenciada pelo Espírito Santo, então ele está capacitado a receber somente a verdade, podendo rechaçar a mentira e, portanto, permanecer em Cristo. [Infelizmente os crentes modernos ficam lendo livros de autores medíocres e escutando CDs de má qualidade doutrinária, preparados por homens não estudiosos da Palavra (e muitas vezes nem sequer convertidos), em vez de estudar a Bíblia. Assim, podem ser levados facilmente por todo vento de doutrina].

No verso 28 João insta os leitores a permanecerem sempre em Cristo, de modo que quando Ele regressar em poder e glória, não tenham do que se envergonhar. A melhor maneira de nos prepararmos para a vinda de Cristo é viver com Ele todos os dias. Se assim fizermos, Sua chegada não nos surpreenderá. Será apenas a entrada numa presença mais próxima de Alguém com quem temos vivido por muito tempo. A melhor maneira de nos prepararmos para a chegada de Cristo é jamais esquecer a Sua presença. Mesmo que tenhamos dúvidas, dificuldades e interrogações sobre a Sua Segunda Vinda física, ela não vai deixar de acontecer. Para todos nós a vida vai acabar algum dia. Todos os homens receberão o chamado de Deus e terão de abandonar este mundo. Se jamais pensamos em Deus e se Jesus Cristo tem sido apenas uma remota e pálida lembrança, a qual vez por outra nos aflora à mente, esse chamado será o nosso encontro com um estranho, quando entrarmos no espantoso e incerto futuro. Contudo, se tivermos vivido conscientemente na presença de Cristo, se tivermos andado e conversado diariamente com Deus, haverá um encontro familiar, quando chegarmos à Sua presença santa, libertos para sempre do véu que nos embota os sentidos. Simples e meridianamente verdadeiro é que o homem deve permanecer em Cristo até o final de sua vida, para que possa encontrar-se com um Amigo e não com um estranho.

No verso 29, João retoma um pensamento que jamais abandonou sua mente. A única maneira de alguém provar que está em Cristo, de provar que passou pelo novo nascimento, é a sua retidão de vida. O que os lábios de um homem confessam jamais pode ser desmentido pelo seu modo de agir.

William Barclay – “Comentário das Cartas de João e Judas”

Tradução de Mary Schultze, fevereiro 2005.
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A parábola do filho pródigo!! Empty Re: A parábola do filho pródigo!!

Mensagem por Jb50 26th janeiro 2013, 1:57 pm

Lourival soldado cristão escreveu:
Jb50 escreveu:Ok, mas espera sentado, porque por mim não saberás a não ser que reconheças a tua ignorância.

Só te posso dizer que nem tens qualquer noção dessa parábola como é habitual, para ti não passa de alguém que estava na igreja e depois voltou para trás, para o mundo e depois arrependido voltou para a igreja.

Não podias estar mais longe da verdade, porque nada tem a ver com as obras do homem, mas somente com as obras de Deus.

Mas tu só consegues ver carne em tudo, e os que são segundo a carne Deus os privou do conhecimento da verdade.

Mas já que és muito inteligente, descobre tu o Renato que só sai da cova para dizer tolices.

Cai na real homem ,você não épecador ,e não tem como querer ser o filho prodigo ?
Já é salvo ,e como disse aquele que é nascido de Deus não peca ,então como pode afirmar ,que é você nesta parabula ?
aqui fala de uma pessoa que recebeu a sua herança em vida ,e foi gozar a vida ,mas em tudo que fala esta parabula ,Jesus só queria mostra o Amor do pai ,para aqueles que se arrepende e volte para Deus ,é esse o fundamento , alguns afirmam que o crente que se desvia do bem e adormece no pecado ,mas acorda e se volta para Deus ,pode ser o que você disse sobre crente desviado e que alguns ministros dizem ,mas em nenhum dos casos você entra ,pois és santo dos santos ,em ti não tem iniquidade ,não pecas não fala mal do proximo ,veio já salvo escolhido e predestinado ,nos alertou que Tiago é um mentiroso ,e a biblia diz que os mentirosos não herdarão o reino do céu ,e sendo assim afirma indiiretamente que Tiago é filho do diabo ,mas veja que o grande mentiroso e filho do diabo é essas pessoa que agem assim ....dá uma lida e vê se você não está enquadrado nela


“Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? É o anticristo esse mesmo que nega o Pai e o Filho. Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; mas aquele que confessa o Filho, tem também o Pai” (1 João 2:22-23).

Negar que Jesus é o Cristo [o Ungido, o Messias de Israel, o Filho de Deus, o Salvador da Humanidade] é a mentira maior, a mentira por excelência, a mentira das mentiras.

João afirma que quem nega o Filho não pode ter o Pai. O que há por trás desta afirmação é que os falsos mestres diziam algo assim:

“É provável que tenhamos diferentes idéias entre nós com respeito a Jesus. Contudo, tanto vocês como nós, cremos o mesmo a respeito de Deus. Podemos divergir com relação ao Filho, mas estamos de acordo com relação ao Pai”. João responde que esta é uma posição inaceitável e que ninguém pode negar o Filho e ter o Pai. Como chega ele a esta conclusão? Porque esta é a única conclusão à qual pode chegar quem aceita os ensinos do Novo Testamento, no qual esse ensino é constante , sendo afirmação do próprio Jesus:

“Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar” (Mateus 11:27).

“Tudo por meu Pai me foi entregue; e ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.” (Lucas 10:22).

João escreveu em seu Evangelho: “E Jesus clamou, e disse: Quem crê em mim, crê, não em mim, mas naquele que me enviou. E quem me vê a mim, vê aquele que me enviou” (João 12:44-45). E quando Felipe lhe pediu ara mostrar o Pai, Jesus respondeu: “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto. Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta. Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?” (João 14:6-9). Os homens conhecem Deus através de Jesus e somente através de Jesus podem chegar ao Pai.

Quando negamos a autoridade verbal de Jesus, quando negamos o Seu conhecimento especial e a sua comunhão com o Pai, deixamos de confiar no que Ele diz. Suas palavras seriam apenas especulações, as quais qualquer grande homem poderia formular. Desse modo, fora de Jesus, não temos qualquer conhecimento seguro a respeito de Deus.

E tem mais. Jesus afirma que a reação que um homem possa ter em relação a Ele é, de fato, a mesma reação que tem com relação a Deus, o que vai marcar o destino desse homem para sempre. Ele diz em Mateus 10:32-33: “Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus”. É impossível separar Deus de Jesus. Negar o Filho é negar todo o conhecimento do Pai, pois somente Ele pode nos brindar com esse conhecimento. Negar Jesus é ficar separado de Deus, pois nossa comunhão com o Pai depende de nossa resposta ao Filho. Negar Jesus é a mentira mestra; portanto, quem assim age está negando totalmente a fé e o conhecimento que só podem vir através dEle: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” (João 14:6).

Três são as confissões de Jesus no Novo Testamento: 1) - A confissão de que Jesus é o Filho de Deus (Mateus 16:16; João 9:35-38). 2) - A confissão de que Jesus é o Senhor (Filipenses 2:11). 3) - A confissão e que Jesus é o Messias (1 João 2:22). A essência de cada uma dessas confissões é que Jesus mantém uma absoluta comunhão com Deus. Negar essa comunhão é duvidar de tudo que Jesus falou sobre Deus. A totalidade da fé cristã depende da exclusiva comunhão de Jesus com Deus. Por isso João está certo quando diz que quem nega o Filho perde a comunhão com o Pai.

Unção

“Portanto, o que desde o princípio ouvistes permaneça em vós. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também permanecereis no Filho e no Pai. E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna. Estas coisas vos escrevi acerca dos que vos enganam. E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis. E agora, filhinhos, permanecei nele; para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança, e não sejamos confundidos por ele na sua vinda. Se sabeis que ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele” (1 João 2:24-29).

Nesta passagem João insiste em que os irmãos permaneçam nas coisas que aprenderam, conforme lhes foram ensinadas, a fim de permanecerem em Cristo. O maior interesse desta passagem repousa numa expressão já antes usada por João. No verso 20, João lhes falou da unção que receberam do Santo, graças à qual receberam o conhecimento: “E vós tendes a unção do Santo, e sabeis tudo”. Ele diz que a unção recebida lhes ensinou todas as coisas. Qual é o significado profundo desta palavra unção? O que João quer dizer com a mesma? Vamos retroceder ao pensamento hebraico, a fim de entender melhor o que há por trás desta passagem.

No pensamento e na prática do povo hebreu a unção estava associada a três classes de pessoas. 1) - Os sacerdotes eram ungidos. As disposições rituais estabeleciam: “E tomarás o azeite da unção, e o derramarás sobre a sua cabeça; assim o ungirás... E vestirás a Arão as vestes santas, e o ungirás, e o santificarás, para que me administre o sacerdócio”. (Êxodo 29:7; 40:13). Também Levítico 16:32: “E o sacerdote, que for ungido, e que for sagrado, para administrar o sacerdócio, no lugar de seu pai, fará a expiação, havendo vestido as vestes de linho, as vestes santas”. 2) - Os reis eram ungidos. Samuel ungiu Saul, o primeiro rei de Israel (1 Samuel 9:16; 10:1). Deus ordenou que Elias ungisse Hazael e Jeú (1 Reis 19:15-16). O Senhor ungiu o profeta Isaías para que este levasse as boas novas à nação (Isaías 61:1) [Passagem que também profetizava a obra de Jesus Cristo].

Nos tempos antigos a unção era privilégio de poucos eleitos: sacerdotes, reis e profetas, qualquer que fosse a sua dignidade. Assim, em primeiro lugar a unção representa o privilégio do cristão em Jesus Cristo. O sacerdote era chamado “O Ungido”. Mas o Ungido Supremo seria o Messias, visto como o próprio vocábulo “Messias” significa “ungido”, sendo que a palavra Cristo tem o mesmo significado em Grego. Portanto, Cristo é o Supremo Ungido. Agora surge a pergunta: Quando Jesus Cristo foi ungido? A resposta é a mesma que tem sido sempre dada pela Igreja: Na ocasião do Seu batismo, quando Jesus foi ungido pelo Espírito Santo (Atos 10:38).

Devemos esclarecer que o mundo grego também conhecia a unção. Ela fazia parte das cerimônias de iniciação nas religiões de mistérios, nas quais supunha-se que o iniciado recebia um conhecimento especial de Deus e um contato especial com Ele. [Isso acontece hoje na Maçonaria e no Mormonismo]. Sabemos que, pelo menos os falsos mestres afirmavam possuir essa unção especial, a qual os conduzia a um conhecimento especial de Deus.

Hipólito nos conta que esses falsos mestres costumavam dizer: “Somente nós é que somos cristãos verdadeiros, os únicos a ter completado o terceiro portal, tendo sido ungidos com a inefável unção”. Eles garantiam que essa unção especial lhes proporcionava um conhecimento especial de Deus. [Esse modismo tem penetrado na maioria das igrejas neopentecostais]. A isso João responde que a única unção verdadeira é a que Cristo nos dá.

Mas, quando essa unção chegava aos cristãos, em que consistia e o que proporcionava?

Havia somente uma cerimônia pela qual os cristãos passavam - o batismo. Em anos posteriores houve a prática de ungir os cristãos com azeite consagrado, conforme nos conta Tertuliano.

Quanto à segunda pergunta, é mais difícil de ser respondida e temos para a mesma duas respostas: 1. - Pode ser que a unção significasse a vinda do Espírito Santo sobre os cristãos, na hora do batismo. Na Igreja Primitiva isso acontecia da maneira mais evidente possível: “Então lhes impuseram as mãos, e receberam o Espírito Santo” (Atos 8:17). [A Igreja Primitiva era constituída em sua maior parte de judeus, os quais, como diz Paulo, sempre buscavam sinais e Deus lhes dava esses sinais]. Se neste verso as duas palavras “Espírito Santo” fossem substituídas pela palavra “unção”, aí teríamos um excelente sentido. Seria, então, o Espírito Santo por eles recebido que neles iria permanecer. Seria o Espírito Santo enviado por Cristo que iria ensinar-lhes todas as coisas. (João 16:7-14). 2. - Outra possibilidade é que os versos 24 e 27 são quase paralelos em sua expressão. Vamos ler o verso 24: “Portanto, o que desde o princípio ouvistes permaneça em vós. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também permanecereis no Filho e no Pai” Agora vamos ler o verso 27: “E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis”. Aqui observamos que “o que desde o princípio ouvistes” e “unção” são exatamente paralelos. Desse modo, pode ser que a unção recebida pelos cristãos seja a instrução na fé cristã, recebida na Palavra, quando ele é ungido, na Igreja, com o verdadeiro conhecimento da fé e da vida em Cristo. Pode até ser que estas duas interpretações possam ser combinadas, o que se tornaria algo mais valioso: que temos duas maneiras de provar qualquer novo ensino que nos seja oferecido: a) - Ele confere com a tradição cristã na qual temos sido instruídos, devendo permanecer em nossas mentes e corações? b) - Ele confere com o testemunho que o Espírito Santo dá em nosso íntimo? Estes são os critérios cristãos da verdade [Qualquer ensino que ultrapassa a doutrina entregue nas Sagradas Escrituras deve ser rejeitado]. Temos, então, duas evidências: a interna - que todos os ensinos devem submeter-se ao testemunho do Espírito Santo em nossos corações. O apóstolo João diz que se um homem permanece na verdade que lhe foi ensinada através das Escrituras e se essa verdade é evidenciada pelo Espírito Santo, então ele está capacitado a receber somente a verdade, podendo rechaçar a mentira e, portanto, permanecer em Cristo. [Infelizmente os crentes modernos ficam lendo livros de autores medíocres e escutando CDs de má qualidade doutrinária, preparados por homens não estudiosos da Palavra (e muitas vezes nem sequer convertidos), em vez de estudar a Bíblia. Assim, podem ser levados facilmente por todo vento de doutrina].

No verso 28 João insta os leitores a permanecerem sempre em Cristo, de modo que quando Ele regressar em poder e glória, não tenham do que se envergonhar. A melhor maneira de nos prepararmos para a vinda de Cristo é viver com Ele todos os dias. Se assim fizermos, Sua chegada não nos surpreenderá. Será apenas a entrada numa presença mais próxima de Alguém com quem temos vivido por muito tempo. A melhor maneira de nos prepararmos para a chegada de Cristo é jamais esquecer a Sua presença. Mesmo que tenhamos dúvidas, dificuldades e interrogações sobre a Sua Segunda Vinda física, ela não vai deixar de acontecer. Para todos nós a vida vai acabar algum dia. Todos os homens receberão o chamado de Deus e terão de abandonar este mundo. Se jamais pensamos em Deus e se Jesus Cristo tem sido apenas uma remota e pálida lembrança, a qual vez por outra nos aflora à mente, esse chamado será o nosso encontro com um estranho, quando entrarmos no espantoso e incerto futuro. Contudo, se tivermos vivido conscientemente na presença de Cristo, se tivermos andado e conversado diariamente com Deus, haverá um encontro familiar, quando chegarmos à Sua presença santa, libertos para sempre do véu que nos embota os sentidos. Simples e meridianamente verdadeiro é que o homem deve permanecer em Cristo até o final de sua vida, para que possa encontrar-se com um Amigo e não com um estranho.

No verso 29, João retoma um pensamento que jamais abandonou sua mente. A única maneira de alguém provar que está em Cristo, de provar que passou pelo novo nascimento, é a sua retidão de vida. O que os lábios de um homem confessam jamais pode ser desmentido pelo seu modo de agir.

William Barclay – “Comentário das Cartas de João e Judas”

Tradução de Mary Schultze, fevereiro 2005.



Não, cai tu na real. O pecador és tu que confias em tuas obras para seres santo, mas eu já sou santo porque Cristo já me santificou e por isso não peco nem posso pecar.

1ºJoão 3:9 - Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus.

A realidade é a palavra de Deus e não a tua.

E como nada sabes vais buscar textos do outros Very Happy Very Happy Very Happy E esse não é mais inteligente, pois só diz asneiras.

Acorda Lourival, a palavra de Deus não são pensamentos hebraicos nem costumes judaicos, mas é a palavra eterna para todas as gerações. Os profetas nem souberam do que falaram porque a profecia não é de particular interpretação, mas tudo o que falaram nem sequer foi para eles, mas para nós.


2ª Pedro 1:20 - Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. 21 - Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.

Além disso estamos a falar de Jesus, foi ele que falou a parábola; o trigo e o joio daquele tempo era diferente de agora?

Logo mais uma vez deste um tiro no pé.

Mas é natural que a tua força e sabedoria seja os homens, uma vez que rejeitas as palavras de Deus.

Além disso, nada do que tu disseste tem a ver com a parábola.
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