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O Ponto Cego de Lutero

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O Ponto Cego de Lutero Empty O Ponto Cego de Lutero

Mensagem por Lourival soldado cristão 20th janeiro 2013, 2:19 pm

O Ponto Cego de
Lutero


O sistema total do
pensamento evangélico de hoje chega-nos vindo da obra de reformadores
protestantes tais como Lutero e Calvino. Foi preciso muita coragem destes homens
que arriscaram tudo para falar abertamente e denunciar a gritante corrupção da
verdade do Novo Testamento pela hierarquia da Igreja estabelecida. Expor os
erros existentes na Igreja conduziu ao extremo oposto.


É fácil para os
movimentos reacionários ficarem tão agarrados a suas metas imediatas que
perdem de vista sua meta final. Lutero disse algumas coisas bem surpreendentes e
confusas para um homem que parecia tão dedicado a rejeitar tradições humanas
e incentivar uma volta ao Novo Testamento como nossa única autoridade em matérias
de religião. Uma vez que ele desenvolveu seu sistema de justificação somente
pela fé, enfrentou algumas passagens difíceis no Novo Testamento que
simplesmente não podia pôr em harmonia com sua doutrina. Então Lutero mudou
sua doutrina? Não. Em vez disso, aconselhou a desconsiderar essas passagens difíceis
ou, pelo menos, não valorizá-las.


Muitos podem estar
surpresos ao descobrirem que Lutero fez isto, mas é exatamente assim que agiu.
Observe suas próprias palavras:


"Se eu tivesse que
ficar sem uma ou outra -- ou as obras ou a pregação de Cristo -- eu antes
ficaria sem suas obras do que sem sua pregação. Pois as obras não me ajudam,
mas suas palavras dão vida, como ele mesmo diz. Ora, João escreve muito pouco
sobre as obras de Cristo, mas muito sobre sua pregação.


Os outros evangelistas
escrevem muito de suas obras e pouco de sua pregação. Portanto, o evangelho de
João é aquele terno, verdadeiro, de longe o principal evangelho a ser
preferido aos outros três e colocado acima deles. Assim, também, as epístolas
de São Paulo e São Pedro, ultrapassam de longe os outros três Evangelhos,
Mateus, Marcos e Lucas.


Numa palavra, o evangelho
de São João e sua primeira epístola, as epístolas de São Paulo,
especialmente Romanos, Gálatas e Efésios, e a primeira epístola de São Pedro
são os livros que nos mostram Cristo e que nos ensinam tudo o que é necessário
e bom para conhecermos, ainda que nunca se veja nem ouça qualquer outro livro
ou doutrina. Portanto, a epístola de São Tiago é realmente uma epístola de
palha, comparada com as outras, pois não tem nada da natureza do evangelho nela."


Luther, Works of
Martin Luther - The Philadelphia Edition
, trans. C. M. Jacobs, vol 6.
Preface to the New Testament
(Grand Rapids: Baker Book House, 1982), páginas
439-444. Conforme citado em Bercot, David W., Will The Real Heretics Please
Stand Up
, (Scroll Publishing, 1989), página 112.


Algumas
observações:


O esquema de Lutero
exigia uma crença na justificação somente pela fé. As Escrituras dizem "que
uma pessoa é justificada por obras, e não por fé somente"
(Tiago 2:24). Lutero diz para não prestar atenção porque Tiago é apenas
"uma epístola de palha" não tendo "nada da natureza do
evangelho nela". Então, por que nosso Senhor inspirou Tiago a escrevê-la?
A quem atenderemos? Ao inspirado escritor Tiago, ou ao reformador Lutero?


O evangelho de João tem
a passagem bem conhecida "Porque Deus amou o mundo de tal
maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça,
mas tenha a vida eterna"
(João 3:16). Isto faz dele
o evangelho favorito de Lutero, que ele classifica como "muito acima"
dos outros. Mateus, Marcos e Lucas são demasiado dependentes de obediência (Mateus
7:12-23; Marcos 16:16; etc). Lutero diz que eles, diferentemente de João,
salientam as obras antes que a pregação de Cristo, mas isso simplesmente não
é o caso.


O evangelho de Mateus
contém muito mais da pregação de Cristo do que o faz o evangelho de João. E
João disse que escreveu seu evangelho para destacar os sinais que Jesus fez (João
20:30-31). Além de tudo isso, João também mostra a necessidade de guardar os
mandamentos de Jesus (João 14:15-21; etc.).


Cuidado com quem quer que
seja que nos encoraje a ignorar Escrituras de sua escolha! A maioria do mundo
evangélico toma o esquema de salvação pela fé somente, como Lutero ensinou,
como evangelho. Para manter tal doutrina, removem enormes porções do evangelho
que a contradizem. Mas se começamos a fazer assim, então se torna mudo se a fé
somente salva ou não, porque a fé não remove nem degrada qualquer das
Escrituras de Deus. Isso não seria um ato de fé, não importa quem fará tal
coisa, se Lutero, ou Calvino, ou qualquer de nós.


-por Jon W. Quinn

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O Ponto Cego de Lutero Empty Re: O Ponto Cego de Lutero

Mensagem por MateusAlcântara 20th janeiro 2013, 3:16 pm

Independentemente de Lutero estar errado ou não, eu só sei que creio nisso:

Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas;
Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença.
Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.
Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;
Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.
Romanos 3:21-26

Eu sei que fui justificado (transformado de ímpio para justo) pela Fé no Sangue do Filho de Deus. Minhas obras depois de justificado só servem para eu adquirir galardão, não salvação. Visto que se as obras de um crente for queimada no fogo, o tal será assim mesmo salvo (1 Coríntios 3:11-15)
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