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Jesus tudo Pode... Origem do fenômeno Pentecostal Carismático
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Jesus tudo Pode... Origem do fenômeno Pentecostal Carismático
Jesus tudo Pode...
Origem do fenômeno Pentecostal Carismático
O Movimento Pentecostal teve início em 1906, na rua Azuza, nº 312, Los Angeles, EUA. Dali, o movimento se estendeu até Chicago, onde um pastor batista, de origem sueca, chamado Gunnar Vingren, recebeu o que ele imaginou ser o batismo do Espírito Santo. Vingren começou, então, a pregar sobre esse assunto nas igrejas batistas de Menominee (Michigan) e South Bend (Indiana).
Em South Bend, Vingren encontrou-se com Daniel Berg. Reunidos na casa de Adolfo Uldin, Vingren e Berg resolveram viajar para o estado do Pará, no Brasil. Nem sabiam onde ficava o Pará, mas segundo a visão que Adolfo Uldin tivera, era para lá que deviam ir. Os dois suecos embarcaram num navio cargueiro em Nova Iorque, em 05 de novembro de 1910, chegando em Belém do Pará, sem dinheiro algum.
Em Belém, os dois estrangeiros ficaram hospedados no porão da Igreja Batista. Em 1911, vários batistas brasileiros entenderam terem sido batizados pelo Espírito Santo. Em 13 de junho de 1911, a Igreja Batista desligou a maioria dos membros que diziam crer no batismo do Espírito Santo. Os desligados passaram a se reunir em uma casa, onde foi realizado o primeiro culto oficial das Assembléias de Deus no Brasil.
A igreja pentecostal Congregação Cristã do Brasil teve início semelhante. Seu fundador, o italiano Luis Francescon, deixou a Igreja Católica para unir-se aos presbiterianos em 1907, em Chicago. Mas em 1910 foi, segundo ele mesmo, "selado pelo Espírito Santo".
Resolveu ser missionário e, juntamente com outro italiano, foram para a Argentina. Poucos meses mais tarde, dirigiram-se para São Paulo, onde Francescon foi convidado a pregar na Igreja Presbiteriana. A maioria rejeitou a mensagem, e um dos anciãos ordeneu que os dois italianos se retirassem. No entanto, alguns presbiterianos que aceitaram as idéias de Francescon, saíram com ele e deram início à Congregação Cristã no Brasil, em 1911.
Na década de 1930, os Pentecostais estabeleceram igrejas em todos os estados do Brasil.
No início da década de 50, Harold Williams, um missionário da Igreja do Evangelho Quadrangular, dirigiu reuniões de cura em muitas igrejas pentecostais independentes. Entre elas, a mais importante foi a igreja pentecostal O Brasil para Cristo, iniciada por Manuel de Melo, na metade da década de 50.
Hoje, mais de 70% de todos os protestantes no Brasil são pentecostais.
De lá para cá apareceram inúmeras denominações pentecostais. Estas, que dão muita ênfase na experiência do batismo do Espírito Santo e nas curas, tornaram-se conhecidas como neo-pentecostais. Comumente, os neo-pentecostais (como os membros da Igreja Universal do Reino de Deus) têm sido pessoas não integrantes das denominações pentecostais tradicionais. E o neo-pentecostalismo tem conquistado terreno entre protestantes desde 1953 e católicos que, de 1966 para cá, também acham ter recebido o batismo do Espírito Santo, assumindo o nome do Movimento Carismático Católico, com curas, línguas estranhas e tudo o mais.
"Embora o movimento pentecostal tenha começado nos Estados Unidos no início do século XX, há muito mais pentecostais e carismáticos na América Latina (141,4 milhões), na Ásia (134,9 milhões) e na África (126 milhões) do que na América do Norte (79,6 milhões), e na Europa (37,6 milhões) e na Oceania (4,26 milhões). Calcula-se que há 523 milhões de pentecostais hoje em dia, o que significa 27,7% de todos os cristãos." Revista Ultimato, Dez/2000).
Os carismáticos criticam vigorosamente o formalismo, o institucionalismo e a liturgia espiritual de suas igrejas de origem. Por isso, o neo-pentecostalismo tem-se apresentado como solução para esses problemas, prometendo às igrejas católicas e protestantes a fonte de reavivamento, a nova Reforma e o derramamento da Chuva Serôdia. http://www.jesustudopode.hpg.ig.com.br/origempentecostalismo.html
Origem do fenômeno Pentecostal Carismático
O Movimento Pentecostal teve início em 1906, na rua Azuza, nº 312, Los Angeles, EUA. Dali, o movimento se estendeu até Chicago, onde um pastor batista, de origem sueca, chamado Gunnar Vingren, recebeu o que ele imaginou ser o batismo do Espírito Santo. Vingren começou, então, a pregar sobre esse assunto nas igrejas batistas de Menominee (Michigan) e South Bend (Indiana).
Em South Bend, Vingren encontrou-se com Daniel Berg. Reunidos na casa de Adolfo Uldin, Vingren e Berg resolveram viajar para o estado do Pará, no Brasil. Nem sabiam onde ficava o Pará, mas segundo a visão que Adolfo Uldin tivera, era para lá que deviam ir. Os dois suecos embarcaram num navio cargueiro em Nova Iorque, em 05 de novembro de 1910, chegando em Belém do Pará, sem dinheiro algum.
Em Belém, os dois estrangeiros ficaram hospedados no porão da Igreja Batista. Em 1911, vários batistas brasileiros entenderam terem sido batizados pelo Espírito Santo. Em 13 de junho de 1911, a Igreja Batista desligou a maioria dos membros que diziam crer no batismo do Espírito Santo. Os desligados passaram a se reunir em uma casa, onde foi realizado o primeiro culto oficial das Assembléias de Deus no Brasil.
A igreja pentecostal Congregação Cristã do Brasil teve início semelhante. Seu fundador, o italiano Luis Francescon, deixou a Igreja Católica para unir-se aos presbiterianos em 1907, em Chicago. Mas em 1910 foi, segundo ele mesmo, "selado pelo Espírito Santo".
Resolveu ser missionário e, juntamente com outro italiano, foram para a Argentina. Poucos meses mais tarde, dirigiram-se para São Paulo, onde Francescon foi convidado a pregar na Igreja Presbiteriana. A maioria rejeitou a mensagem, e um dos anciãos ordeneu que os dois italianos se retirassem. No entanto, alguns presbiterianos que aceitaram as idéias de Francescon, saíram com ele e deram início à Congregação Cristã no Brasil, em 1911.
Na década de 1930, os Pentecostais estabeleceram igrejas em todos os estados do Brasil.
No início da década de 50, Harold Williams, um missionário da Igreja do Evangelho Quadrangular, dirigiu reuniões de cura em muitas igrejas pentecostais independentes. Entre elas, a mais importante foi a igreja pentecostal O Brasil para Cristo, iniciada por Manuel de Melo, na metade da década de 50.
Hoje, mais de 70% de todos os protestantes no Brasil são pentecostais.
De lá para cá apareceram inúmeras denominações pentecostais. Estas, que dão muita ênfase na experiência do batismo do Espírito Santo e nas curas, tornaram-se conhecidas como neo-pentecostais. Comumente, os neo-pentecostais (como os membros da Igreja Universal do Reino de Deus) têm sido pessoas não integrantes das denominações pentecostais tradicionais. E o neo-pentecostalismo tem conquistado terreno entre protestantes desde 1953 e católicos que, de 1966 para cá, também acham ter recebido o batismo do Espírito Santo, assumindo o nome do Movimento Carismático Católico, com curas, línguas estranhas e tudo o mais.
"Embora o movimento pentecostal tenha começado nos Estados Unidos no início do século XX, há muito mais pentecostais e carismáticos na América Latina (141,4 milhões), na Ásia (134,9 milhões) e na África (126 milhões) do que na América do Norte (79,6 milhões), e na Europa (37,6 milhões) e na Oceania (4,26 milhões). Calcula-se que há 523 milhões de pentecostais hoje em dia, o que significa 27,7% de todos os cristãos." Revista Ultimato, Dez/2000).
Os carismáticos criticam vigorosamente o formalismo, o institucionalismo e a liturgia espiritual de suas igrejas de origem. Por isso, o neo-pentecostalismo tem-se apresentado como solução para esses problemas, prometendo às igrejas católicas e protestantes a fonte de reavivamento, a nova Reforma e o derramamento da Chuva Serôdia. http://www.jesustudopode.hpg.ig.com.br/origempentecostalismo.html
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