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Tudo sobre o osculo santo da Caridade o beijo santo !!

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Mensagem por Lourival soldado cristão 23rd outubro 2010, 11:40 am

Tudo sobre o osculo santo da Caridade o beijo santo !! Judas-Iscariot_waÓsculo Santo

Definição: Ósculo é o termo erudito, derivado do latim osculum correspondente a nossa forma popular beijo.

É do conhecimento de todos, que o beijo era no passado e ainda continua sendo na presente, em alguns países do Oriente, a maneira mais afetiva de cumprimentar. Presidentes e demais autoridades que visitam países, como a Rússia, são saudados desta maneira, como nos mostram os meios de comunicação.

Vejamos o uso do beijo em várias circunstâncias no Antigo Testamento:

a) Indicativo de profunda afeição. Gên. 27:26-27; 31:28; 50:1; I Sam. 20:41.
b) Sinal de reconciliação. Gên. 45:15.
c) Manifestação de despedida. l Reis 19:20; Rute 1:9, 14.
d) Símbolo de homenagem. l Sam. 10:1.
e) Um ato de adoração religiosa. Os. 13:2.
f) Símbolo de traição. II Sam. 20:9.

Neste sentido, um dos mais famosos beijos mencionados na Bíblia, foi o de Judas, dado em Jesus. Mat. 26:48; Mar. 14: 44; Luc. 22:47.
As passagens citadas nos indicam que o beijo era usado como símbolo de afetividade, amor, rito religioso, aproximação e traição entre os homens.
Em o Novo Testamento de modo idêntico o beijo era indicativo de amizade ou afeição, como nos indicam os seguintes passos:

a) A mulher adúltera beijando os pés de Cristo. Luc. 7:38.
b) O pai do filho pródigo beijando-o pelo seu regresso ao lar. Luc. 15:20.
c) A despedida de Paulo da Igreja de Éfeso. Atos 20:37.

O problema com este assunto surge com o denominado "ósculo santo", uma expressão de afeto comunitário e mencionado cinco vezes em o Novo Testamento, nas seguintes passagens: Rom. 16:16; I Cor. 16: 20; II Cor. 13:12; I Tes. 5:16 e I Ped. 5:14. Nesta última passagem é chamado ósculo de amor. Este beijo era uma expressão de amor cristão e de acordo com os comentaristas provavelmente se restringia a pessoas do mesmo sexo. O vocábulo santo é muito elucidativo para nós, porque mostra que esta saudação devia ser considerada em seu verdadeiro caráter puro e elevado.

Desta recomendação dos apóstolos não se deve inferir, como alguns têm feito, que o ósculo fosse obrigatório por ocasião da Ceia do Senhor.
A descrição feita sobre este tema por Russel Norman Champlin, em O Novo Testamento Interpretado, vol. III, pág, 880 é muito esclarecedora, por essa razão pedimos vênia para transcrever os seguintes parágrafos:
"Seria mesmo de esperar que esse costume fosse preservado na igreja cristã, como expressão de amizade e de afeto mútuo. Nos primeiros tempos do cristianismo, o ósculo santo era simplesmente uma parte das saudações, quando os crentes se reuniam em seus cultos públicos. Porém, não demorou muito para que fosse transferido para a própria liturgia, primeiramente como um sinal de despedida, após a oração final, que encerrava cada reunião, mas, finalmente, como parte do rito da Ceia do Senhor.

Justino Mártir (M. Apol. I, op. 65), relata-nos como o ósculo santo era usado nas despedidas e quando da celebração da Ceia do Senhor, e como o ósculo santo fazia parte dos cultos religiosos dos cristãos. Justino Mártir viveu mais ou menos em torno de 150 d.C., o que nos permite observar que essa prática do 'ósculo santo', pelo menos em alguns segmentos da igreja cristã, havia perdurado por século e tanto,
a prática do ósculo santo, como parte integrante da liturgia cristã, é mencionada nas Constituições Apostólicas *séc. III d.C.), o que significa que houve lugares onde essa prática sobreviveu por nada menos de três séculos, Na Igreja Ortodoxa Grega, que representa uma boa parcela da cristandade atual, essa prática tem sido preservada até hoje, sendo praticada quando das festividades religiosas.
"Vários autores defendem, com boas razões, a tese de que o ósculo santo, entre os crentes primitivos, não se limitava, a ser praticado entre 'mulheres cem mulheres' e 'homens com homens'. Os costumes orientais, entretanto, indicam que o ósculo santo era aplicado ou na testa ou na mão, na palma ou nas costas da mão, e nunca nos lábios. Tertuliano (150 d.C.), também o denominava de 'ósculo da paz', e Clemente de Alexandria denominava-o de 'ósculo místico' (século III d.C.).

"Além do seu emprego durante as festividades religiosas, conforme se verifica entre a Igreja Ortodoxa Grega até hoje, vários grupos cristãos menores têm preservado essa prática de uma maneira ou de outra, tal como sucede entre os chamados dunkers (irmãos Batistas Alemães). Alguns eruditos bíblicos insistem que essa prática é obrigatória, como uma ordem e uma prática apostólica. Outros insistem que se tratava meramente de uma prática própria dos tempos apostólicos, que expressava amizade e afeição mútua, crendo que essa afeição mútua, por haver sido preservada na igreja cristã, tornou desnecessária a continuação do símbolo antigo, pois, em nossas culturas modernas, o aperto de mãos e o abraço teriam o mesmo simbolismo que tinham o ósculo no oriente.

"Em algumas culturas, como nos Estados Unidos da América do Norte, seria reputado como algo inteiramente impróprio um homem oscular a outro homem, quanto mais uma mulher que não fosse a sua esposa ou sua irmã carnal, dentro da comunidade evangélica ou da sociedade em geral. Na Índia, os homens costumam andar de mãos dadas, como também sucede entre as mulheres, sem dar qualquer idéia de homossexualidade. Na América do Norte e também no Brasil, por exemplo, um homem andar de mãos dadas com outro seria considerado como algo fora do lugar, dando a entender alguma intenção sexual pervertida. Da mesma maneira o ósculo é considerado como uma aberração, sobretudo quando praticado entre homens. Por essa razão é que alguns grupos evangélicos têm achado ser melhor, em algumas culturas, evitar essa forma de demonstração de afeto, reduzindo o ósculo ao mero aperto de mãos." (Grifos meus).

O que se segue é uma parte da resposta dada a um consulente da Revista Adventista sobre o assunto que está sendo ventilado:
"A Reforma protestante (do Século XVI) não considerou o ósculo santo como ordenança evangélica, tendo-o como mero costume oriental, Comentadores como Clarke dizem que, na igreja primitiva, os cristãos não se beijavam apenas nas reuniões públicas, mas também em seus encontros ocasionais nas ruas e nos lares. Diz ainda este último comentarista que, crescendo o número de adeptos, a prática se foi tornando mais e mais difícil, a ponto de ser afrouxada e quase abandonada.

"A Igreja Adventista do Sétimo Dia oficialmente não exige que, no ritualismo da Ceia, se pratique o ósculo santo, como o fazem alguns ramos pentecostalistas. Apenas mantêm o sentido da cordialidade cristã. Após o lava-pés os adventistas se abraçam mutuamente, e mutuamente apertam-se as mãos, como ocorre também nos lares, nos limites do santo sábado. Cumprimentos, abraços e palavras cordiais repassadas de animação cristã conservam o sentido do antigo ósculo santo.

"Há, no entanto, alguns irmãos que fazem questão de oscular, e crêem que o ósculo santo é uma ordenança que ainda deve ser observada, e citam em abono de sua atitude, os seguintes trechos do Espírito de Profecia:

" 'Foi então que a sinagoga de Satanás conheceu que Deus nos havia amado a nós, que lavávamos os pés uns aos outros e saudávamos os irmãos com ósculo santo '. – Vida e Ensinos, pág. 58.

" 'A santa saudação mencionada no evangelho de Jesus Cristo pelo apóstolo Paulo deve ser considerada no seu verdadeiro caráter. Trata-se de um ósculo santo. Deve ser considerada como um sinal de amizade para cristãos amigos quando partem, e quando se encontram de novo após semanas ou meses de separação. Em I Tes. 5:26, Paulo diz: 'Saudai a todos os irmãos com ósculo santo'. No mesmo capítulo ele diz: 'Abstende-vos de toda a aparência de mal'. Pode não haver aparência de mal quando o ósculo santo é dado no tempo e em lugar próprio'. Primeiros Escritos, pág. 127.

"Nada se deve opor a um adventista sincero que plenamente convicto em matéria do ósculo, o pratique crendo que assim cumpre melhor o sentido da amizade e cordialidade cristãs. Nada pode marear a limpidez e a pureza da intenção. Argumentam alguns que hoje, dada a maré montante de homossexualidade que avassala nosso mundo agonizante, tal prática não deve ser incrementada. Não aceitamos isto. A Bíblia diz que 'tudo é puro para os que são puros', e num ambiente de pessoas de coração afinado com o céu, cremos mesmo que esta prática é altamente salutar, embora, como dissemos, oficialmente nossa igreja não considera o assunto." Revista Adventista, dezembro de 1975, págs. 30 e 31.
Postado por Autor: às 1:06:00 PM Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no Google Buzzhttp://www.revelacoesprofeticas.com.br/2009/05/osculo-santo.html
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Tudo sobre o osculo santo da Caridade o beijo santo !! Empty Re: Tudo sobre o osculo santo da Caridade o beijo santo !!

Mensagem por Lourival soldado cristão 23rd outubro 2010, 11:43 am

O ÓSCULO SANTO
O Apóstolo Paulo não descreveu os detalhes desta saudação, de modo que desse a entender o modo como era procedida com exatidão. Se somente entre pessoas do mesmo sexo ou não. . Ele, entretanto, recomendou aos fiéis da cidade de Corinto,e Roma e aos de Tessalonica que saudassem uns aos outros com "ósculo santo". O Apóstolo Pedro também recomenda a prática em sua epístola aos estrangeiros dispersos no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia (1 Pedro) conforme podemos notar nos seguintes trechos bíblicos:
1 Coríntios 16:20 (...) Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo.
2 Coríntios 13:12 Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo.
1 Ts 5:26 Saudai a todos os irmãos com ósculo santo.
Lucas 7:45 Não me deste ósculo, mas esta (mulher pecadora), desde que entrou, não tem cessado de me beijar os pés.
1 Pedro 5:14 Saudai-vos uns aos outros com ósculo de amor. Paz seja com todos vós que estais em Cristo.
Romanos 16:16 Saudai-vos uns aos outros com santo ósculo. As igrejas de Cristo vos saúdam. Na Nova Aliança implantada pelo Senhor Jesus, a saudação com ósculo, outrora um costume, ganhou um sentido mais profundo, sendo mandamento de âmbito universal, oriente-ocidente entre os Cristãos. Todas as vezes que aparece nos escritos apostólicos sempre está no modo imperativo, assim, de costume passou a mandamento, sendo chamado de ósculo santo (Rm 16.16) ou ósculo de caridade, amor (1 Ped.5.14). “O ato da traição de Judas tornou-se tanto mais vil e odioso por ser acompanhado de um ósculo, Mt 26.48,49; Lc 22.47,48; cp. Pv 27.6". Obviamente, o ósculo dado por Judas a Cristo não era santo, como o ordenado nas epístolas às igrejas. Por isso, todas as vezes que o ósculo santo é mencionado nas epístolas,sempre ocorre no modo IMPERATIVO, que é o modo da ordem , do mandato,do mandamento ; vejamos : " Saudai uns aos outros com ósculo santo'.(Rm 16.16). Assim se encontra no original : " Aspasasthe allêlous en philêmati hagiô".(Rm 16.16). Esse "saudai"(gr. apasasthe),cujo verbo é "aspazomai",está no modo imperativo. Assim, o mandamento é para saudar uns aos outros "com" ósculo santo. O ósculo santo não era a forma de saudação entre os cidadãos pagãos do império romano , mas o era na igreja Cristã que estava em Roma (Rm 16.16).Judeus e gentios(cristãos) se osculavam mutuamente (Rm. 7.1; 11.13; 16.16). Com esse símbolo de fraternidade cristã,fica público que a parede que os dividiam(judeus e gentios) fora derribado por Cristo na cruz .
postado por Oliver, às 21:33http://blogs.abril.com.br/evangelho/2009/09/osculo-santo.html
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Tudo sobre o osculo santo da Caridade o beijo santo !! Empty ÓSCULO SANTO OU APERTO DE MÃO? A QUESTÃO DO OSCULO! "Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo. TODAS AS IGREJAS de Cristo vos saúdam." Romanos 16.16

Mensagem por Lourival soldado cristão 23rd outubro 2010, 11:48 am

ÓSCULO SANTO OU APERTO DE MÃO?
A QUESTÃO DO OSCULO!

"Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo. TODAS AS IGREJAS de Cristo vos saúdam." Romanos 16.16
Tudo sobre o osculo santo da Caridade o beijo santo !! Osculo+santo+-+moravios"TODOS OS IRMÃOS vos saúdam. Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo." 1 Coríntios 16.20


Em Lucas 7.45 vemos que o osculo era a saudação mais comum nos tempos de Jesus, quando Jesus fala ao seu anfitrião: “Não me deste ósculo; ela, porém, desde que entrei, não tem cessado de beijar-me os pés."

O apostolo Paulo ensina sobre o osculo acrescentando a palavra “santo, deixando um sentido mais profundo na sua pratica pelos cristãos. É certo que cada povo possui seus hábitos e costumes, e o povo de Deus, como um povo separado e único, seguindo seus ensinos e tendo suas próprias tradições, costumes e praticas indiferentes do local donde estejam.

2 Co 6.16 - E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
Rom 9.26 - E sucederá que no lugar em que lhes foi dito:Vós não sois meu povo;Aí serão chamados filhos do Deus vivo.

Tito 2.14 - O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.

1Pe 2:9,10 - Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia.
Judas - Mas quero lembrar-vos, como a quem já uma vez soube isto, que, havendo o Senhor salvo um povo, tirando-o da terra do Egito, destruiu depois os que não creram;

Apo 5.9 - E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação;

Segundo a Bíblia, este modo de saudação usado no Oriente desde os tempos patriarcais (século XVIII a.C.), entre pessoas do mesmo sexo, e em casos especiais, entre pessoas de sexo diferentes. Os pais e as mães beijavam os filhos e pessoas da mesma família, cf. Gênesis 31:28 e 55; 48:10; II Livro de Samuel 14:33. Os filhos beijavam os pais; cf. Gênesis 27:26. Irmãos e irmãs beijavam-se mutuamente – cf. Cantares 8:1. Do mesmo modo faziam outros membros da família; Gênesis 29:11. Amigos e camaradas beijavam-se reciprocamente – cf. I Livro de Samuel 20:41. Nos tempos de Jesus Cristo, os convidados a um banquete eram beijados à entrada da casa – cf. Lucas 7:45. Era assim que os antigos cristãos se saudavam – cf. Romanos 16:16, como símbolo de fraternidade cristã. O beijo parecia não ter conotação maliciosa e era encarado como um cumprimento corriqueiro entre as pessoas e uma expressão de amor fraternal. O beijo de Judas, o beijo da traição, tornou-se tanto mais vil e odioso devido ao fato de um ato de amor fraternal ter sido usado como ato de deslealdade – cf. Mateus 26:49. O beijo era um sinal de respeito, beijavam-se os pés dos reis em sinal de grande honra, ou de humildade e sujeição – cf. Salmos 2:12. A mesma idéia se ligava aos idólatras que beijavam seus ídolos – cf. I Livro de Reis 19:18. Era uso atirar beijos com a mão depois de haver beijado – cf. Jó 31:27. (Adaptado do Dicionário Bíblico de J. Davis, Editora Juerp, 15ª Edição de 1989).

Quando surgiu o sentido erótico do beijo?

Na era romana, os nobres mais influentes permitiam beijar-se nos lábios, enquanto que os outros deveriam beijar as mãos. Na região da Ásia antigamente as pessoas costumavam enviar beijos para os céus, destinados aos deuses. Os gregos, até a metade do século IV antes de Cristo, permitiam beijos na boca entre pais e filhos, irmãos e amigos, como meio de saudação.

Na Antigüidade, o beijo materno, de mãe para filho, era bem comum. Entre gregos e romanos, era observado dentre todos os membros de uma família e entre amigos bastante íntimos ou entre guerreiros no retorno de um combate, muitas vezes, com conotação erótica. Contudo sabe-se que a difusão do beijo se deu principalmente pelos romanos, por este motivo do latim derivam-se três palavras distintas para o beijo:

osculum, beijo na face;

saevium, beijo leve e com ternura;

Basium, beijo na boca

O Beijo na boca, entre cidadãos da mesma classe social, era uma saudação praticada pelos persas. Heródoto, no século 5 a.C., listou todos os tipos de beijos e seus significados entre persas e árabes. Na Idade Média, o osculo era a saudação entre religiosos cristãos tornou-se o “beijo de paz”, que simbolizava a caridade.. Neste mesmo período da história, a Igreja Católica proibiu o beijo caso este tivesse alguma conotação libidinosa. O beijo, afirmavam os religiosos, não tinha de ter ligação com o prazer sexual. Foi a partir do Renascimento que o beijo perdeu sua função oficial e sagrada, passando a ter conotação erótica, sendo os cumprimentos limitados ao aperto de mão e pelo abraço cerimonial; tal movimento dava ênfase ao individualismo, lirismo, sensibilidade e fantasias, com o predomínio da poesia sobre a razão, favoreceram aos ardentes romances e tórridas paixões. Conseqüentemente, os beijos ganharam tremendo espaço e popularidade. Com o feminismo, a mulher, muito mais liberada, não tem mais vergonha de expor seus desejos. A literatura oriunda desta época, os filmes produzidos em Hollywood (quem não se lembra da cena protagonizada por Vivian Leigh e Clark Gable em "...E o Vento Levou"?, mudou hábitos tradicionais de vários povos. Entre os negros, amarelos, povos árabes e indianos, entre os quais o beijo não fazia parte dos costumes (leia mais sobre este parágrafo no site http://www.an.com.br/2001/abr/12/0ane.htm)


Como surgiu o aperto de mão?Tudo sobre o osculo santo da Caridade o beijo santo !! >g
http://assembleiacristadobrasil.blogspot.com/2010/06/osculo-santo-ou-aperto-de-mao_23.html
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Tudo sobre o osculo santo da Caridade o beijo santo !! Empty A QUESTÃO DO USO DO VÉU E DO ÓSCULO SANTO

Mensagem por Lourival soldado cristão 16th novembro 2010, 5:29 pm


A QUESTÃO DO USO DO VÉU E DO ÓSCULO SANTO


Em diálogos que temos com os adeptos da Congregação Cristã no Brasil(CCB), fica evidente nesse grupo religioso a firme convicção de serem "a única igreja verdadeira", isso por acreditarem serem os que realmente obedecem todos os mandamentos de Deus, que ao ver deles inclui: o uso do "véu" pelas mulheres e a saudação com "ósculo santo". Ao contrário do que se possa pensar, a CCB possui a sua própria literatura, onde realmente fundamentam aquilo em que crêem.

No livreto publicado pela seita "Pontos de Doutrina e da Fé que uma vez foi dada aos santos", que é colocado na mão de todo batizado na mesma,lemos na página 16:
VÉU
"Sempre que a mulher orar ou profetizar deve estar com a cabeça coberta; é necessário estar atenta para em nenhum caso ofender a palavra de Deus. esta não se contradiz; a sabedoria do Senhor não nos deixou um estatuto imperfeito."
E no mesmo livreto, página 7 lemos sobre o ósculo santo:
ÓSCULO SANTO
O ósculo santo deve ser dado de coração, na despedida do serviço ou em caso de viagem, todavia sempre entre irmãos e entre irmãs de per si."
Tais doutrinas são de importância capital para a CCB, visto que de acordo com o próprio livreto as mesmas foram dadas e reveladas por Deus, então vejamos:
"Devido à necessidade sempre crescente da Obra de Deus, o Senhor fez compreender a seus servos nas Reuniões Gerais de 1974 que seria necessária a nova impressão do resumo da Convenção das Igrejas da Congregação Cristã no Brasil do ano de 1936...Entretanto, no demais permanecemos na revelação da parte de Deus que os servos de Deus tiveram na ocasião e, que foi a razão do grande progresso desta obra no Brasil e no mundo. Para não se tirar o sabor do que foi feito seguiremos a mesma ordem e disposição do que o Senhor determinou na simplicidade e sempre com a guia do Espírito Santo,..." (Pontos de Doutrina e da Fé que uma vez foi dada aos santos, página 1)
"Os presentes ensinamentos devem ser lidos nas Congregações pelo menos duas vezes por ano e em todas as oportunidades em que houver uma falta de compreensão a qualquer dessas resoluções dadas pelo Senhor aos seus servos." (idem,página 19)
"A palavra de Deus ensinada à sua Igreja não é para ser discutida, porém obedecida; só assim se honra ao Senhor."(idem, página 19)


Com isso fica evidente a razão pela qual a CCB acredita que as denominações evangélicas que não adotam o uso do "véu" e a saudação com "ósculo santo", bem como as demais doutrinas por eles cridas, estão em flagrante desobediência às determinações divinas, e não devem receber nenhum tipo de apoio. O adepto da CCB é ensinado a jamais questionar as doutrinas que segundo entendem receberam via "revelação divina", e ainda continuam a receber por meio dos anciãos que anualmente se reúnem na igreja-mãe do Brás, duvidar da origem dessas supostas revelações divinas, é se opor as próprias "determinações do Espírito Santo". Por isso dificilmente o adepto da CCB estará disposto a ouvir um crente em Cristo questionar suas doutrinas. No pensamento dos adeptos da CCB, Deus só tem um sistema doutrinário, e esse é o que é encontrado em sua igreja, tudo lá é feito de acordo com o que foi "revelado pelo Espírito". Esse é o distintivo que separa a sua "igreja verdadeira e única", das igrejas falsas, que são as denominações evangélicas, por isso quando se aproximam dos evangélicos não é para terem comunhão, mas para fazerem proselitismo e desencaminha-los para a "verdadeira graça de Deus" que ao ver deles é sua organização religiosa,onde toda a "verdade" se encontra. Doutrinas como o uso do "véu" e a saudação com "ósculo santo" são por demais enfatizadas pelos adeptos da CCB em diálogos com evangélicos, visto terem um "aparente" apoio bíblico. Em relação ao véu, é citado - I Coríntios 11:2-16(em especial os versos 3-13), e sobre o ósculo santo - Romanos 16:16; I Coríntios 16:20; I Tessalonicenses 5:26 e I Pedro 5:14. O argumento que utilizam é o seguinte -"devemos ser obedientes a Deus em tudo, inclusive acatando o uso do véu e o ósculo santo, que são mandamentos bíblicos para os dias de hoje, como só a CCB aceita essas doutrinas, somente ela é a igreja correta." O crente ingênuo e imaturo acreditando ser a CCB uma denominação evangélica pentecostal que"está cumprindo com mais perfeição os ensinamentos da Bíblia", cai na artimanha do maligno, e acaba negando a Jesus aceitando um rebatismo na novel seita. Desenvolvemos a presente análise para dar uma resposta bíblica e cristã aos ataques da CCB.

1.O USO DO VÉU

A única passagem bíblica usada pela CCB para tentar "provar" essa doutrina é I Coríntios 11:2-16, então vamos a nossa análise: O escritor da primeira carta aos Coríntios foi o apóstolo Paulo, cujo ministério principal era alcançar os gentios[ou seja, os que não eram judeus] para Cristo(Gálatas 1:16). A cidade de Corinto foi a maior, a mais opulenta e a mais importante cidade da Grécia. Situada no istmo deste país, orgulhava-se dos seus dois portos, pelos quais passava o comércio do mundo. Foi terra de grande luxo e licenciosidade, o lugar do culto à deusa Vênus, acompanhada de ritos vergonhosos. Paulo passou dezoito meses evangelizando em Corinto, no fim da segunda viagem missionária(Atos 18:1-18), e fundou uma igreja. Não se passou muito tempo, entretanto, até que se levantasse erros sérios quanto a doutrina e prática, que ameaçavam o bem estar e até mesmo a sobrevivência da comunidade cristã ali existente, levando Paulo a lhes escrever as suas cartas. Ao lermos o texto todo de I Coríntios 11, não vemos nenhuma imposição da parte de Paulo de uso do véu artificial para as mulheres cristãs. Na verdade a doutrina do "uso do véu", ou melhor de um pedacinho de pano sobre o cabelo que as mulheres da CCB utilizam, foi copiada da Igreja Católica e não da Bíblia.Isso afirmamos porque:

o véu bíblico não era o pedacinho de pano ou lenço posto sobre o cabelo que as mulheres da CCB utilizam;

se interpretarmos I Coríntios 11 de acordo com a visão da CCB contraditamos a mensagem de Paulo;

a interpretação correta do trecho não da margem para a utilização de um véu material.


Tudo sobre o osculo santo da Caridade o beijo santo !! Usodov27
1.1 O véu de acordo com a Bíblia
É impossível conciliar o "véu"(um pedacinho de pano ou lenço posto sobre o cabelo) usado pelas adeptas da CCB, com o véu material mencionado na Bíblia, que cobria o rosto. Veja os textos abaixo e comprove.
A.Rebeca e Tamar:
"e perguntou ao servo:Quem é aquele homem que vem pelo campo ao nosso encontro? É o meu senhor, respondeu. Então tomou ela o véu e se cobriu." Gênesis 24:65
"Então, ela despiu as vestes de sua viuvez, e, cobrindo-se com um véu, se disfarçou, e se assentou à entrada de Enaim, no caminho de Timna; pois via que Selá já era homem, e ela não lhe fora dado por mulher. Vendo a Judá, teve-a por meretriz; pois ela havia coberto o rosto....Levantou-se ela e se foi; tirou de sobre si o véu e tornou às vestes de sua viuvez."Gênesis 38:14,19
Cobrir-se com véu material equivale a cobrir toda a cabeça, o que inclui o rosto. Alguns não conseguem entender como Judá pôde considerar Tamar como uma meretriz por utilizar o véu. No entanto ao analisarmos o contexto do capítulo e comparamos com a história dos povos antigos veremos que: Judá estava entre os habitantes pagãos de Canaã, em uma época de tosquia (verso 12). A tosquia de ovelhas era ocasião festiva(I Samuel 25:4,11,36), quando a tentação sexual seria aguçada pelo culto cananeu que incentivava a fornicação ritual como magia de fertilidade. A palavra para prostituta nos versos 21 e 22 sugere que Tamar posou como prostituta cultual, talvez para ter dobrada segurança de captar a sua vítima. O véu (verso 14), confirma isso, desde que (de acordo com a lei assíria) nenhuma prostituta, exceto uma que fosse cultual, podia usá-lo.
B.MOISÉS:
"Tendo ele acabado de falar com eles, pôs um véu sobre o rosto." Deuteronômio 33:34
"Porém, vindo Moisés perante o Senhor para falar-lhe, removia o véu até sair,(... ),Assim, pois, viam os filhos de Israel o rosto de Moisés, viam que a pele resplandecia; porém Moisés cobria de novo o rosto com o véu até entrar a falar com ele." Deuteronômio 34:34-
Tudo sobre o osculo santo da Caridade o beijo santo !! Usodov28Entre os homens judeus era comum uma cobertura material para o cabelo, o chamado turbante ou mitra(Êxodo 28:4,37,39, 29:6, 39:28,31; Levítico 8:9, 16:4;Ezequiel 23:25, 24:17,23; Isaías 61:10;Zacarias 3:5), no entanto o texto acima citado descreve que Moisés punha um véu, portanto cobria não apenas o cabelo, mas o rosto.
C.A SULAMITA:
"Como és formosa, querida minha, como és formosa! Os teus olhos são como os das pombas e brilham através do teu véu..." Cantares de Salomão 4:1
"Os teus lábios são como um fio de escarlata, e tua boca é formosa; as tuas faces, como romã partida, brilham através do véu." Cantares de Salomão 4:3
As tuas faces,brilham como romã partida, brilham através do véu." Cantares de Salomão 6:7
"Poma minha, que andas pelas fendas, no oculto das ladeiras mostra-me a tua face,..." Cantares de Salomão 2:14
Ao analisar os textos acima, vemos que se os olhos e a faces brilham através do véu, isso significa que o véu cobria o rosto. Em Cantares 2:14 entendemos que Salomão pede para ver a face da Sulamita, o que dentro do contexto, indica que ela deveria tirar o véu.
D.A PALAVRA DOS PROFETAS
"e dize: Assim diz o Senhor Deus: Ai das que cosem invólucros feiticeiros para todas as articulações das mãos e fazem véus para cabeças de todo tamanho, para caçarem almas!...Eis ai vou eu contra vossos invólucros feiticeiros, com que vos caçais as almas como aves,...Também rasgarei vossos véus e livrarei o meu povo das vossas mãos,..." Ezequiel 13:18-21
"os pendentes, e os braceletes, e os véus esvoaçantes; os turbantes, as cadeiazinhas para os passos, as cintas, as caixinhas de perfumes e os amuletos; os sinetes e as jóias pendentes do nariz; os vestidos de festa, os mantos, os xales e as bolsas,os espelhos, as camisas finíssimas, os atavios de cabeça[ou, toucas na ARC], e os véus grandes." Isaías 3:19-23
"E destruirá, neste monte, a máscara de rosto com que todos os povos andam cobertos e o véu com que todas as nações se escondem." Isaías 25:7
No texto de Isaías 3 temos claramente um diferencial entre véu, manto, xale e touca. Em Ezequiel 13 e em Isaías 25 temos um paralelismo deixando claro que máscara de rosto é o mesmo que véu.
E.MOISÉS CITADO NO NOVO TESTAMENTO
"E não somos como Moisés que punha um véu sobre a sua face, para que os filhos de Israel não olhassem firmemente para o fim daquilo que era transitório." II Coríntios 3:13
Paulo reconhece que Moisés serviu-se de um véu, cuja função é cobrir a face.
A conclusão a que chegamos é que o véu material mencionado na Bíblia não é um xale, um manto ou uma touca colocado sobre o cabelo, mas uma cobertura para a cabeça toda o que inclui a face.
Tudo sobre o osculo santo da Caridade o beijo santo !! Usodov911.2.Uma interpretação problemática

Os adeptos do Catolicismo e da CCB insistem que Paulo em I Coríntios 11 ordenava o uso do véu para as mulheres cristãs. No entanto, tal interpretação contradita outros textos claros da Bíblia e a própria mensagem de I Coríntios 11. Ademais se fossemos supor que a interpretação dessas seitas estivesse correta, elas mesmas não estariam cumprindo de maneira adequada o que acreditam. Então vejamos esses dois pontos:
A. PODERIA PAULO ESTAR SE CONTRADIZENDO EM I CORÍNTIOS 11?
Se afirmarmos que Paulo tinha em mente que as mulheres cristãs utilizassem um véu material na cabeça, estamos na verdade acusando-o de contradição com o próprio trecho em questão(I Coríntios 11) e com o restante das Escrituras. As razões para essa afirmação são as seguintes:
1.A palavra traduzida por "véu" em português em nossas Bíblias (kata, em grego) não denota um véu material, mas uma cobertura qualquer, que de acordo com o verso 14 e 15 é o cabelo comprido. Ao se referir a um véu material (peribolaiou), o faz unicamente na última parte do verso 15, declarando enfaticamente que o "cabelo foi dado em lugar de mantilha ou véu (peribolaiou [véu material]).
2.A palavra traduzida "em lugar de" (no grego: "anti") transmite a idéia de substituição. Ela é usada "para indicar que uma pessoa ou coisa é, ou deve ser substituída por outra."
3.O uso do véu não era mais praticada na sociedade greco-romana do primeiro século,sendo entretanto uma prática distintamente oriental da época. O que era comum para as mulheres judias, não era para as gregas de Corinto. Entretanto o cabelo tinha importância no contexto da sociedade grega. Tais considerações culturais tornam impossível que Paulo tivesse insistido em que as mulheres gentias de Corinto seguissem uma prática distintamente judaica.
4. Se Paulo quisesse adotar entre os gentios práticas judaicas, entraria em choque com seu próprio pensamento de não impor escrúpulos religiosos dos judeus(tais como a circuncisão) aos crentes gentios. As únicas práticas judaicas impostas aos cristãos por ele estão em Atos 15:19-20, e o uso do véu material não é sequer mencionado. A imposição de práticas judaicas aos gentios eram próprias das chamadas seitas judaizantes, que procuravam transtornar a mensagem da graça de Deus pregada por Paulo(Atos 15:1,24; Gálatas 5:1-4,12).
5.O texto de I Coríntios 11 trata claramente do comprimento do cabelo para homens e mulheres tendo em vista o costume ou natureza cultural da sociedade gentia de Corinto(verso 14). Em tal sociedade o cabelo comprido para as mulheres e o curto para os homens denotava decência (verso 6-14).
6.Em I Coríntios 11 não é o único lugar em que encontramos instruções sobre o cabelo das mulheres. Os textos de I Timóteo 2:9 e I Pedro 3:3 rejeitam o costume de trançar os cabelos(prática adotada pelas mulheres da CCB). Tendo isso em vista raciocinemos: Se o uso do véu material fosse comum entre as mulheres cristãs, qual a necessidade dessas instruções relativas ao penteado, visto que tanto o véu bíblico(que cobre toda a cabeça), como o lencinho usado pelas mulheres da CCB(que cobre apenas o cabelo) invalidariam essas orientações?
7. Paulo ao escrever II Coríntios menciona pela segunda vez o véu material, sua primeira menção foi na última parte do verso 15 de I Coríntios 11, e a segunda está em II Coríntios 3:13-18.Todo o véu foi tirado do cristianismo. Quando Jesus morreu na Cruz, o véu que separava o Santo dos Santos e impedia as pessoas de olharem para aquilo que representava a presença de Deus, rasgou-se de alto a baixo, acabando com aquela barreira. Agora a presença de Deus está aberta a todos, indistintamente. Por outro lado, falando aos mesmos cristãos de Corinto, Paulo comenta que Moisés, quando veio do Monte Sinai, seu rosto brilhava e tiveram que cobri-lo com um véu. E depois diz: "Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará. Ora o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade. Mas todos nós, com cara descoberta, refletindo como um espelho a gloria do Senhor, somos transformados de gloria em gloria na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor" (2 Cor. 3.7-18). Se ele fala: "Todos nós com cara descoberta", fala da mulher também.
B. SE PAULO TIVESSE IMPONDO O USO VÉU A CCB ESTARIA OBEDECENDO I CORÍNTIOS 11?Tudo sobre o osculo santo da Caridade o beijo santo !! Usodov94Supondo que a interpretação distorcida da CCB estivesse correta, será que essa seita obedeceria as implicações de tal interpretação? A resposta é não! Primeiro, porque então deveria-se adotar realmente o uso do véu, e não de um lenço sobre o cabelo. E também, o uso desse véu deveria acontecer publicamente, nas ruas e nos mais diversos ambientes sociais. Ainda que se argumente que deveria-se usar o véu apenas quando a mulher "profetizar" ou "orar", isso confirmaria, e não anularia o uso público do véu, visto que:
1. os cristãos primitivos não construíam catedrais ou templos para adorar a Deus;
2. de acordo com o ensino de Jesus, a adoração e culto cristão é independente de local, pois trata-se de uma adoração "em espírito e em verdade"(João 4:21-24);
3. "profetizar" é o mesmo que "falar por Deus", e isso não acontece apenas entre "quatro paredes", aliás Paulo ensinou que devíamos pregar "a tempo e fora de tempo"(II Timóteo 4:2).Os cristãos primitivos servindo de exemplo para nós "falavam por Deus" publicamente (Atos 1:8, 8:1, 16:13;etc), e isso acontecia até mesmo entre aqueles que tiveram um encontro com o Mestre Jesus em seu viver terreno (Marcos 16:15;João 4:28-30,41-42, 20:17-18);
4. "orar" é "falar com Deus", e isso também não acontece apenas dentro de um templo, mas "em todo tempo" (Efésios 6:18) e "sem cessar" (I Tessalonicenses 5:17);
5. se é indecente(imoral) não usar o véu material enquanto entre "quatro paredes", seria decente não usá-lo publicamente no meio dos pecadores, onde o testemunho cristão deve ser ainda maior?!
Entendemos como perigoso e nocivo à vida espiritual, leis como estas da CCB que exigem dos adeptos atitudes exteriores, porque, por trás da promulgação de tais leis, e no espírito de quem as cumpre, está sempre presente a intenção de se justificar a pessoa por meio de obras. Quando se exclui do convívio a mulher que não usa o lenço, crendo que a mulher cristã só está em obediência as determinações divinas quando utiliza tal ornamento, pode-se estar admitindo que a virtude cristã está no uso do lenço.
Nós sabemos, e nisso nos confortamos, que nós somos justificados diante de Deus somente pela fé em Cristo, de graça, e nesta fé, produziremos frutos que, entre outras coisas, consistem em moderação no vestir de forma que não escandalize a sociedade em que estamos inseridos, e não a regras impostas por interpretações humanas fraudulentas.
Finalizando, a advertência de Pedro cabe bem ao adeptos da CCB:
"E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada. Falando disto, como em todas as epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem e igualmente as outras Escrituras,para sua própria perdição." II Pedro 3:15-16

1.3.Qual a mensagem de I Coríntios 11?
Se Paulo não tinha a intenção de ordenar para as mulheres o uso de um véu material, qual a mensagem de I Coríntios 11:1-16?
A.EVANGELHO E CULTURA
Paulo está mostrando de forma muito clara em I Coríntios 11 que o cristãos devem ser sensíveis as distinções sociais em termos de costumes da época, para que de nenhuma maneira venha ofender o evangelho, ou cause tropeço para a pregação do mesmo(II Coríntios 6:3; I Coríntios 9:12, 10:32). Chegamos a essa conclusão com base no próprio texto, levando em consideração o contexto histórico e outros textos das Escrituras. Temos então em pauta o costume do comprimento do cabelo, de modo que temos:
"se uma mulher não estiver coberta[de cabelos compridos] então deixem que permaneça tosada...mas, considerando que é vergonhoso para um mulher ficar tosada ou rapada, que ela se cubra [isto é, deixe o cabelo crescer novamente]" (verso 6)
A referência de Paulo a tosquia então indica simplesmente que se as mulheres desejam ser iguais aos homens, devem ir até o fim e ficarem calvas. Se não acham que isto é aceitável, então fiquem cobertas(de cabelos compridos) como as mulheres são normalmente, e principalmente tendo em vista a conveniência social na sociedade de Corinto(verso 13).
B.DIFERENÇAS DE COSTUMES:JUDEUS E GREGOS
Quando Paulo apela para a "natureza" no verso 14, tinha em vista a natureza cultural em que os coríntios estavam inseridos, isso porque o costume entre os orientais eram diferenciados. Enquanto que para os judeus não havia nenhuma implicação moral para os homens trazerem o cabelo comprido, visto que até mesmo foi instituído por Deus o voto de nazireu(consagração para o serviço a Deus), onde os homens não passavam navalha na cabeça(Veja Números 6:1-8; Juízes 16:17-19; II Samuel 14:25-26; Atos 18:18, 21:24), para os homens em Corinto isso não era visto com bons olhos (verso 14). Também quando Paulo anteriormente argumentava que o "homem tendo a cabeça coberta, desonra a sua própria cabeça"(verso 4) não tinha em vista nenhum adorno, lenço ou véu material , visto que tais coisas foram utilizadas por homens judeus(Levítico 16:4; II Coríntios 3:13), o que nos indica novamente o comprimento do cabelo na sociedade de Corinto. Além disso o "rapar" do cabelo das judias, não era visto como ato indecente, já que as mesmas que passassem pela cerimônia da purificação da lepra ou fizessem voto de nazireu rapavam (Levítico 13:29-33;Números 6:1-2,9,18-19). Se tais atos na comunidade de Israel fossem pecaminosos e indecentes, jamais teriam sido instituídos pelo próprio Deus. Paulo está dando forte apoio as diferenças de costumes entre homens e mulheres. Paulo no verso 14 parecia estar dizendo: "Eu expliquei para vocês porque seguir este costume é aceitável e desejável, mas de qualquer modo vocês não sentem que não seguí-lo é degradante?O cabelo da mulher é sua glória, torná-la igual ao homem não lhe acrescenta nenhuma honra". Isso prova novamente o fato de que Paulo nos ensina a questão de sermos sensíveis as distinções sociais. Os coríntios estavam preocupados que, seguindo as convenções(cabelo comprido para a mulher e curto para os homens), as mulheres negassem a igualdade de status com os homens que agora tinham em Cristo (Gálatas 3:28). E isso é muito provável pelo seguinte:
a.Faz mais sentido o louvor de Paulo no verso 2, e também torna mais fácil interpretar a palavra tradição ou preceito da maneira em que ela foi usada em outras passagens do Novo Testamento.Essa tradição provavelmente se referia a igualdade entre homens e mulheres na obra de Deus.
b.a palavra "subordinação" e expressões semelhantes não aparecem na passagem.
c.acaba com o problema de Paulo usar princípios teológicos (criação e redenção) para apoiar a manutenção de uma convenção particular e cultural.
d.invalida a acusação de que Paulo está usando lógica falha e exegese errônea em Gênesis, visto que o trecho da criação citado trata de distinção e não de subordinação. A palavra "cabeça" (grego "kephale") tem o sentido de "origem".
e.encaixa-se melhor na opinião de Paulo em outras passagens sobre a liberdade em Cristo. Se a subordinação das mulheres aos homens deve ser enfatizada mesmo nos cultos, torna-se difícil perceber como a expressão "nem homem nem mulher" pode ter sentido real.
f.fornece um desenvolvimento através de toda passagem e evita que pareça uma discussão de alguma filosofia grega (escola filosófica)
g.adapta-se mais facilmente ao contexto do capítulo 10:23-33.
Assim Paulo está destacando neste capítulo a plena igualdade das mulheres na obra de Deus. Todavia deixa entendido que essa igualdade não implica em uma necessidade de uma falsa identidade entre os sexos, e que não há motivos, portanto, para abandonar as convenções sociais. A mulher em Corinto não precisava recear em manter as conveniências sociais gregas (cabelo comprido) com medo de assim estar deixando de ter igualdade com os homens na obra de Deus.
Tudo sobre o osculo santo da Caridade o beijo santo !! Usodov521.4 Resposta a objeção da CCB
Quando lhes falta o argumento para provarem que as mulheres devem usar um pedaço de pano durante o culto, os adeptos da CCB dizem que "se o véu que Paulo menciona é o cabelo, então quer dizer que as mulheres cristãs se igualam a algumas não cristãs que usam o cabelo comprido." Tal argumento é de uma pobreza de raciocínio tremenda, própria de "papagaios que repetem o que ouvem de seus líderes sem nenhuma reflexão". Veja que se fosse assim, então os homens não deveriam usar cabelos curtos visto que a maioria dos mundanos também usam, em contrapartida supondo que Paulo como quer a CCB tenha imposto o uso de um véu artificial, ou melhor, de um lenço sobre o cabelo que é o caso dela, isso não evitaria de "igualar as mulheres cristãs as não cristãs" visto que mulheres de religiões não cristãs e até mesmo não religiosas usam o véu e também lenços sobre o cabelo, veja por exemplo:as mulheres da Igreja Católica Ortodoxa, as Irmãs de Maria da Igreja Católica Romana, as adeptas dos vários ramos do Islamismo, ou quem sabe as holandesas típicas, ou as camponesas que quando trabalham na lavoura usam lenço para evitar as queimaduras devido ao sol excessivo.


1.5 Semelhanças entre o Catolicismo Romano e a Congregação Cristã no Brasil
O uso equivocado do lenço como um "véu" é apenas uma das semelhanças entre a CCB e os Católicos. Veja no gráfico abaixo outras doutrinas e práticas Católicas assimiladas pela CCB:
Tudo sobre o osculo santo da Caridade o beijo santo !! Usodov33Tudo sobre o osculo santo da Caridade o beijo santo !! CongregacaoCATOLICISMO ROMANO

CONGREGAÇÃO CRISTÃ


Rezas feitas de joelho no templo Orações feitas de joelhos no templo
Catolicismo Romano como "única igreja verdadeira" Congregação Cristã como "única igreja verdadeira"
ataque as denominações cristãs ataque as denominações cristãs
crença no batismo salvífico(sacramentalismo) crença no batismo salvífico(sacramentalismo
para tomar a comunhão os católicos vão a frente do altar para tomar a "santa ceia" os adeptos da CCB vão a frente do púlpito
a palavra do Papa é incontestável, ele é visto como um porta-voz do Espírito a palavra do ancião é incontestável, ele é visto como um porta-voz do Espírito
somente o Papa e os bispos por eles ordenados interpretam corretamente a Bíblia somente os anciãos e cooperadores interpretam a Bíblia de maneira correta
os fiéis usam e abusam de bebidas alcoólicas os fiéis usam e abusam de bebidas alcoólicas
sacramentalizam os templos sacramentalizam os templos
suas doutrinas são dogmas suas doutrinas são dogmas
na idade Média mantinham que o estudo bíblico era perigoso, proibindo-o, e advertia que o mesmo levava a loucura. mantém que o estudo bíblico é perigoso, proibindo-o, e adverte que o mesmo pode levar a loucura.
tem além da Bíblia, a Tradição e o Magistério da Igreja como fontes de autoridade tem além da Bíblia, o manual de doutrinas e ensinamentos orais, como fontes de autoridade
quando recebem alguma graça de algum santo, dão uma contribuição em dinheiro possuem a chamada "oferta de voto" que é uma contribuição em dinheiro feita por alguma graça recebida
possuem ministério incompleto possuem ministério incompleto
da sede no Vaticano saem as diretrizes e decisões doutrinárias. da sede no Brás saem as diretrizes e decisões doutrinárias.

Tudo sobre o osculo santo da Caridade o beijo santo !! Usodov30
Enquanto a Ordem Católica das Irmãs de Maria em 1854(surgimento do dogma da imaculada conceição de Maria) optaram pelo uso de um lenço sobre o cabelo ( erroneamente chamado de véu) para fazerem distinção entre elas e as demais ordens da Igreja Romana, a CCB faz desse mesmo objeto que surgiu em meio a idolatria católica um distintivo que a separa das denominações cristãs.http://flprofessor.br.tripod.com/scongregacao4.htm
Lourival soldado cristão
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