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Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos! Será?
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Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos! Será?
Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos!
Será?!
Por Gutierres Fernandes Siqueira
Reflexão a partir de Êxodo 3. 1-22
Na teologia popular é comum a exaltação da ignorância e da pobreza como dádiva divina, ou seja, Deus só se relaciona com quem, nesta terra, não desfrutou de nenhuma bonança ou privilégio [1]. Portanto, Deus jamais usa quem já tem qualificações físicas, intelectuais ou poder político e financeiro. Assim, certamente você já ouviu aquela frase de autoajuda onde “Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos”.
Será? O certo é: tal doutrina é fruto de uma leitura bíblica rasa, muito rasa.
E Moisés? Sim, vocês conhecem a história de Moisés. Ele foi a prova viva que essa frase é simplesmente falsa. Em primeiro lugar, é evidente que Deus capacita os seus escolhidos. Ninguém está plenamente pronto para o serviço divino. Moisés também não estava. "Quem sou eu para apresentar-me ao faraó e tirar os israelitas do Egito?” (Êxodo 3.11), pergunta um homem titubeante diante do chamado de Deus. Mas Deus se colocou com Moisés. E o líder hebreu reconhece a sua fraqueza e necessidade.
Agora, Moisés era inegavelmente capacitado. Sim, Deus escolheu um homem capacitado. Antes do exílio do Egito ele era o neto adotivo do faraó. Logo, a preparação administrativa e intelectual permeou parte de sua infância, juventude e o começo de sua vida adulta.
Moisés estava se preparado para o império. A maioria dos estudiosos defende que o próprio nome dele é de origem egípcia e corresponde aos “nomes dos faraós da XVIII Dinastia, tais como Tutmés (ou Tutumósis) ou Amósis” [2]. Além disso, se especula que o mesmo estudou administração e técnicas de guerra, pois a educação era parte normal no crescimento dos príncipes egípcios. Estêvão, em seu longo sermão perante o Sinédrio, menciona que “Moisés foi educado em toda a sabedoria dos egípcios e veio a ser poderoso em palavras e obras” (Atos 7.22 NVI).
É inegável, portanto, que a capacitação humana não é desprezada por Deus. Não é e nunca foi. Sim, Deus usou pessoas sem grandes posses materiais e intelectuais. Sim, Ele usou o “vaqueiro” Amós e pescador Pedro. O próprio Cristo não veio como um grande líder religioso ou político, mas como um simples carpinteiro. Mas o mesmo Deus usou o versado Paulo, o apóstolo dos gentios, e Moisés, o quase faraó. E a capacitação desses homens em muito ajudou a formar o pensamento judaico-cristão e a heilsgeschichte, ou seja, a história da salvação .
Logo, Deus usa capacitados e os aperfeiçoa, assim como usa os "não capacitados" com meios extraordinários.
Notas:
[1] Não é só na teologia popular ou no senso comum. Parte da academia protestante ligada à teologia liberal costuma exaltar o “desvalido” como o centro da teologia. Ideólogos, especialmente casados com a Teologia da Liberação, não só fazem uma doutrina cujo centro é o homem como consequentemente adotam posições para a exaltação desse objeto de estudo. A antropologia positiva, por exemplo, nega a realidade do “pecado original” como uma ideia conservadora e opressora. O homem, como centro da teologia, é um ser de bondade inata e capaz de um progresso constante pelo desenvolvimento da ciência e do conhecimento. Esses teólogos parecem ignorar a experiência histórica do século 20.
[2] LASOR, William S., HUBBARD, David A. e BUSH, Frederic W. Introdução ao Antigo Testamento. 1 ed. São Paulo: Edições Vida Nova, 1999. p 70.
Será?!
Por Gutierres Fernandes Siqueira
Reflexão a partir de Êxodo 3. 1-22
Na teologia popular é comum a exaltação da ignorância e da pobreza como dádiva divina, ou seja, Deus só se relaciona com quem, nesta terra, não desfrutou de nenhuma bonança ou privilégio [1]. Portanto, Deus jamais usa quem já tem qualificações físicas, intelectuais ou poder político e financeiro. Assim, certamente você já ouviu aquela frase de autoajuda onde “Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos”.
Será? O certo é: tal doutrina é fruto de uma leitura bíblica rasa, muito rasa.
E Moisés? Sim, vocês conhecem a história de Moisés. Ele foi a prova viva que essa frase é simplesmente falsa. Em primeiro lugar, é evidente que Deus capacita os seus escolhidos. Ninguém está plenamente pronto para o serviço divino. Moisés também não estava. "Quem sou eu para apresentar-me ao faraó e tirar os israelitas do Egito?” (Êxodo 3.11), pergunta um homem titubeante diante do chamado de Deus. Mas Deus se colocou com Moisés. E o líder hebreu reconhece a sua fraqueza e necessidade.
Agora, Moisés era inegavelmente capacitado. Sim, Deus escolheu um homem capacitado. Antes do exílio do Egito ele era o neto adotivo do faraó. Logo, a preparação administrativa e intelectual permeou parte de sua infância, juventude e o começo de sua vida adulta.
Moisés estava se preparado para o império. A maioria dos estudiosos defende que o próprio nome dele é de origem egípcia e corresponde aos “nomes dos faraós da XVIII Dinastia, tais como Tutmés (ou Tutumósis) ou Amósis” [2]. Além disso, se especula que o mesmo estudou administração e técnicas de guerra, pois a educação era parte normal no crescimento dos príncipes egípcios. Estêvão, em seu longo sermão perante o Sinédrio, menciona que “Moisés foi educado em toda a sabedoria dos egípcios e veio a ser poderoso em palavras e obras” (Atos 7.22 NVI).
É inegável, portanto, que a capacitação humana não é desprezada por Deus. Não é e nunca foi. Sim, Deus usou pessoas sem grandes posses materiais e intelectuais. Sim, Ele usou o “vaqueiro” Amós e pescador Pedro. O próprio Cristo não veio como um grande líder religioso ou político, mas como um simples carpinteiro. Mas o mesmo Deus usou o versado Paulo, o apóstolo dos gentios, e Moisés, o quase faraó. E a capacitação desses homens em muito ajudou a formar o pensamento judaico-cristão e a heilsgeschichte, ou seja, a história da salvação .
Logo, Deus usa capacitados e os aperfeiçoa, assim como usa os "não capacitados" com meios extraordinários.
Notas:
[1] Não é só na teologia popular ou no senso comum. Parte da academia protestante ligada à teologia liberal costuma exaltar o “desvalido” como o centro da teologia. Ideólogos, especialmente casados com a Teologia da Liberação, não só fazem uma doutrina cujo centro é o homem como consequentemente adotam posições para a exaltação desse objeto de estudo. A antropologia positiva, por exemplo, nega a realidade do “pecado original” como uma ideia conservadora e opressora. O homem, como centro da teologia, é um ser de bondade inata e capaz de um progresso constante pelo desenvolvimento da ciência e do conhecimento. Esses teólogos parecem ignorar a experiência histórica do século 20.
[2] LASOR, William S., HUBBARD, David A. e BUSH, Frederic W. Introdução ao Antigo Testamento. 1 ed. São Paulo: Edições Vida Nova, 1999. p 70.
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