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Dez doutrinas e práticas da Congregação Cristã por meio de seus registros históricos

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Mensagem por Lourival soldado cristão 8th dezembro 2010, 5:20 pm

Jahyr escreveu:Veja só isto!


Esse post tem o objetivo de apresentar dez doutrinas e práticas da Congregação Cristã encontradas no testemunho de Louis Francescon. Para tanto, faço uso do “Histórico da Obra de Deus, revelada no século passado”, título dado pela denominação brasileira ao opúsculo redigido por Francescon na forma de testemunho memorial e encontrado nas principais igrejas da Congregação Cristã instaladas no Brasil, ao módico preço de R$ 1,00. Tenho, sobretudo, a intenção de evidenciar ricas tradições históricas – e, mais importante que isso: biblicamente corretas – da denominação. Contudo, hoje, geral e infelizmente, não são reconhecidas em seu valor merecido. Relegar a segundo plano essa tradição oferece um risco: a propagação de práticas igrejeiras questionáveis, de acordo com a Palavra de Deus.

I. O novo nascimento antecede a cerimônia do batismo

O “novo nascimento” não acontece pela cerimônia do batismo. O batismo é o símbolo de algo que já ocorreu na vida de alguém. É uma manifestação externa de uma transformação interna.

“No mesmo ano, ouvi o Evangelho por meio da pregação do irmão Miguel Nardi. Em Dezembro de 1891 tive do Senhor a compreensão do novo nascimento”. (P.35)

O entendimento, por parte de Francescon, de que o batismo por imersão era uma prática mais coerente com a Palavra de Deus se deu posteriormente.

Ou seja, de acordo com Francescon, não é o batismo que produz o “novo nascimento”, mas, sim, a genuína conversão.

II. A salvação não está restrita a denominação alguma: o caso da Igreja Presbiteriana

A manifestação da salvação na Igreja Presbiteriana é evidenciada pelo fato de que Rosina Balzano, esposa de Luigi Francescon, foi reconhecida como salva no meio do grupo presbiteriano em 1892. A salvação, portanto, não é patente de denominações religiosas. Nenhuma delas morreu na cruz por pecado de alguém.

“Em 1º de janeiro de 1895, casei-me com Rosina Balzano salva também em nosso meio em princípio de 1892.” (P. 35-36)

III. A salvação não está restrita a denominação alguma: outros casos

Assim como o testemunho de Rosina Balzano aponta para a salvação sendo obtida na Igreja Presbiteriana, Francescon alarga o entendimento de salvação. No caso, sublinha a salvação de Giuseppe Beretta, graça alcançada enquanto estava na Igreja Metodista Livre.

“No ano de 1898, o Senhor salvou o irmão Giuseppe Beretta por meio dos Metodistas Livres, Americanos, o qual após algum tempo uniu-se conosco, Presbiterianos italianos.” (P. 36).

IV. A propósito da validade de batismos de outras denominações

O inclusivismo histórico da Congregação Cristã também é reforçado com a referência ao batismo da Church of the Brethren. Uma clara amostra do respeito que os primitivos irmãos do movimento pentecostal italiano tiveram com as demais denominações.

“Falei-lhe também muitas vezes do citado batismo, mas, no momento não lhe era dado compreender. Em princípio de setembro de 1903 nos encontramos em Elgin, ILL., (no local onde eu com o irmão G. Marin estávamos executando um trabalho), lhe falei novamente em presença deste, da necessidade em obedecer ao mandamento de nosso Senhor. Então, servindo-se Deus também de outros meios, convenceu-se e dois dias após fez-se batizar mesmo em Elgin, por um irmão Americano pertencente à Igreja dos Irmãos (Church of the Brethren).” (p. 38).

V. Transferência de denominação não compromete a salvação do crente

Inclusivismo, por sua vez, também ressaltado no fato de que Francescon, quando estava se desligando da Igreja Presbiteriana, não julgou ser necessário (nem conveniente) abandoná-la. Tempos diferentes, esses nossos, em que algumas congregações exigem reconciliação de membros que visitaram outras denominações evangélicas sérias.

“Aconteceu também, que aqueles que comigo obedeceram ao mandamento, quiseram abandonar a Igreja o que não julguei conveniente fazerem, todavia o fizeram.” (p. 38).

VI. A ligação com o movimento pentecostal em Los Angeles (Rua Asuza). O pastor e a Obra de Deus.

Embora haja uma clara relação entre a constituição da Congregação Cristã, enquanto denominação, e o movimento pentecostal, há uma ênfase em se desvincular desse movimento histórico. Francescon, no entanto, foi claro: o Pastor Durham, que conduzia os trabalhos pentecostais em Chicago, teve claramente seu ministério identificado como obra de Deus.

Se houve, desde o princípio, uma relutância em adotar o título de pastor, não se teve, na mesma medida, intenção em condená-lo.

“Em fins de Abril de 1907, o Senhor me fez encontrar com um irmão Americano, um dos primeiros a receber a promessa do Espírito Santo em Los Angeles, no ano de 1906 e, por meio dele soube que na W. North Ave, 943, havia uma missão que anunciava a promessa do Espírito Santo e que o próprio pastor (W. H. Durham) A havia recebido. Na primeira semana freqüentei sozinho aquele serviço e o Senhor me confirmou que aquela era sua obra. No domingo seguinte me acompanhou o resto do grupo.” (p. 38).

VII. A certeza da salvação: quando não a temos, devemos recorrer a Deus para nos perdoar

A salvação, dom gratuito de Deus, é algo certo nos garantido pelo sacrifício do Filho de Deus. Dela não podemos ter dúvidas. Não é condicionada ao “sermos firmes e fiel até o fim”, porque, infelizmente, não somos sequer firmes, imaginem fiéis. Fiel, só Deus. Aquele que não tem certeza de sua própria salvação, o que tem a fazer é pedir perdão a Deus.

“No dia 14 do mesmo mês, veio também o irmão Giovanni Perrou e perguntei-lhe se conhecia o Evangelho e ele respondeu-me haver nascido no evangelho; perguntei-lhe também se tinha em si mesmo testemunho de ser salvo, e ele respondeu-me que não sabia, então o exortei a pedir perdão a Deus com todo seu coração e depois buscar a Promessa do Espírito Santo; ele obedeceu, prostrando-se de joelhos, e naquele momento, o benigno Senhor o lavou com SEU SANGUE, e também o selou com a promessa do Espírito Santo.” (p. 39)

VIII. Irmãos italianos em denominações americanas: apego ao Evangelho, e não à denominação

Francescon não se apegava a denominação, isso é fato. Um exemplo disso é que, em 1907, várias famílias italianas residentes em Los Angeles foram convertidas ao evangelho. Ao invés de criar uma “Unorganized Italian Church Christian”, os recém-convertidos irmanaram-se com grupos americanos já constituídos.

Em fins de Outubro, o Senhor enviou minha esposa a Los Angeles, Cal., a fim de dar o testemunho da promessa à família do irmão N. Moles, que residia naquela cidade há cerca de um ano antes da manifestação do Espírito Santo, resultando assim, que também alguns deles foram selados e então se uniram com os irmãos Americanos que ali habitavam. (p. 40)

IX. Remuneração de obreiros

Paulo, no capítulo 9 da primeira epístola aos coríntios, defende ardorosamente seu ministério de apóstolo. Expondo explicitamente o direito de se dedicar inteiramente ao ministério, Paulo questiona:

(5) Não temos nós direito de levar conosco uma esposa crente, como também os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas? (6) Ou só eu e Barnabé não temos direito de deixar de trabalhar?

Evidentemente, a pergunta era retórica. O próprio texto, citando trechos do velho testamento, regulamenta que não se deve atar “a boca ao boi que trilha o grão”. Não há espaço para pensar que esse trecho se refira a aspectos espirituais, uma vez que está em jogo o direito de Paulo ser mantido pela igreja de Corinto. Francescon, portanto, assim fez uso desse direito:

“Em Março do ano seguinte, o Senhor fez saber a mim e ao irmão G. Lombardi que deixássemos o nosso trabalho material, para dedicarmos-nos inteiramente à obra que Ele nos havia preparado; ambos nos encontrávamos em má situação financeira e cada um com 6 filhos menores; entretanto, não tememos, certos de que o Senhor protegeria nossas famílias”. (p. 42)

Podemos discutir se tal direito, hoje, não representa um obstáculo a pregação do evangelho (visto que muitos dos que se dizem apóstolos e ministros evangélicos militam unicamente para sua própria glória – e que Paulo, nobremente, dispensou seu próprio direito de ser atendido pela igreja de Corinto em favor do progresso do evangelho), se deva ou não haver um salário definido para o ministro, entre várias outras miudezas. Mas acusar de ser antibíblico um ministro ser mantido pela igreja não é correto.

X. Escola Biblica Dominical: a comprovada existência

A escola dominical, visando fortalecer a doutrina de Cristo na juventude, foi desenvolvida nos primeiros anos da Congregação Cristã. No Hinário editado em 1928 pela "Christian Congregation", de Chicago, e adotado pela Christian Church, de Niagara Falls, pela Christian Assembly, de Syracuse, por pelo menos duas outras igrejas em New York e, ao que consta, também pela igreja brasileira (que, à época, tinha seus cultos realizados em italiano), há a separação de hinos para a Scuola Biblica Domenicale (“Per Sunday School (per scuola domenicale) chiedere libro a parte, intitolato: Cantici spirituali per fanciulli“). Não se tem, todavia, o momento exato em que a Escola Bíblica Dominical foi substituída, no Brasil, pela Reunião de Jovens e Menores.


FONTE: www.vigiai.net (CLIQUE AQUI!)
http://ccbsemcensuras.forumeiros.com/rea-de-debates-para-assuntos-da-ccb-f1/dez-doutrinas-e-praticas-da-congregacao-crista-por-meio-de-seus-registros-historicos-t1845.htm
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