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Congregação Cristã no Brasil ministério Brás e congregação Cristã ministério Jandira.,igrejas ,diferentes uma da outra
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NAS PEGADAS DO MESTRE JESUS :: Os que Renunciaram O Ministério a favor da CCB a favor :: RENATO Noticias evangélicas..clic aqui :: 09-Jahyr 1940 e a doutrina do véu e de uso e costumes ,trindade ,estudo sobre as escrituras .clic aqui :: assuntos sobre a CCB ministério Brás e CCB Jandira e a história da mesma ! clic aqui
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Congregação Cristã no Brasil ministério Brás e congregação Cristã ministério Jandira.,igrejas ,diferentes uma da outra
A paz de Deus aos irmãos em Cristo ,queria abordar um assunto sobre dissidências,e começamos com a primeira dissidência que aconteceu que foi na própria CCB ,uma denominação centenário ,que com o passar dos anos manteve a sua liturgia,costumes e tradições ,mas se desviou da sua origem dos propósitos pelo qual Luis Francescon ,foi guiado a esta terra brasileira ,para começar eles deixaram a simplicidade dos primeiros irmão veja a ccb foi um titulo novo arrumado por homens após muitos anos veja Quem conhece essa história em que ano a CCB começou a usar este nome
Alguns dias depois, um grupo de crentes que havia saído de outra denominação (por discordância doutrinária), passou para a nova igreja ”. (A outra denominação aqui mencionada é a Assembléia CristãReunidos Em Nome do Senhor Jesus, vindo a ser a atual CCB )
REUNIDOS EM NOME DO SENHOR JESUS
A Congregação Cristã foi fundada por Luigi Francescon e pelos protestantes que confiaram nele. Luigi passou pela experiência do novo nascimento, em 1891, 1 ano após ter sido evangelizado por Michelle Nardi, iniciador da Primeira Igreja Presbiteriana Italiana de Chicago.
Em 1894, enquanto orava e lia a Bíblia, Luigi Francescon entendeu Cl 2:12 como um aviso de que estava deixando de cumprir o mandamento do Batismo por Imersão. Porém, ninguém na igreja foi a favor dos argumentos que ele apresentou. A Igreja Presbiteriana Italiana praticava o batismo por aspersão.
No início do século XX, Giuseppe Beretta, novo na igreja, aceitou os argumentos de Luigi Francescon e foi à Igreja Batista Church of the Brethren ser batizado. Depois o ancião Luigi Francescon pediu que Beretta o batizasse numa segunda-feira. Um dia antes, o pastor principal da igreja, Filipo Grilli, estava na Itália e deixou a pregação por conta de Luigi Francescon, que falou sobre o batismo para os membros daquela Presbiteriana. No dia marcado, 18 pessoas foram batizadas no Lake-front de Chicago, inclusive Luigi Francescon, por Giuseppe Beretta.
Quando o Pastor Filipo, responsável pela igreja, chegou da viagem, Luigi pediu permissão para dirigir algumas palavras para a igreja antes do sermão. Concedido o espaço, ele perguntou a igreja se sua atitude tinha sido errada e após todos testificarem que nada tinham contra ele, Luigi mais uma vez falou sobre o batismo por imersão e apresentou sua demissão como ancião, secretário e membro da Primeira Igreja Presbiteriana Italiana de Chicago. Neste instante, as pessoas que aceitaram a pregação e foram batizados por Giuseppe Beretta acharam por bem abandonar a Igreja junto com Luigi Francescon.
Então, as reuniões passaram a ser nas casas de alguns membros, garagens e salões.
No ano seguinte, esse ministério foi dividido em duas lideranças, por causa de diferenças doutrinárias acerca do dia de culto, se teria que ser aos sábados ou domingos.
Um Pastor chamado William Durhan buscava incessantemente uma manifestação do Espírito Santo em sua igreja, na West North Avenue. Quando ficou sabendo sobre o fenômeno que ocorria na igreja do Pastor Seymour, em 1907, foi até a Califórnia conhecer o ministério. Durante o culto do Pastor Seymour, enquanto orava, Durhan começou a falar uma língua estrangeira que nunca tinha aprendido. Então, levou a doutrina pentecostal para sua igreja, impactando Luigi Francescon. Este, por sua vez, levou os protestantes que estavam sob sua liderança a se juntarem ao Pastor Durhan.
Durante as reuniões, outros membros começaram também a falar línguas que nunca tinham aprendido, como sueco e chinês.
Posteriormente, o ministério que havia se separado do de Luigi Francescon, por causa do dia de culto, chamou-o para ver o fenômeno pentecostal que ocorreu de repente em sua igreja também. Após o acontecido, os dois grupos sentiram necessidade de se unirem novamente, fundando a Assembléia Cristã Reunidos em Nome do Senhor Jesus.
A doutrina Pentecostal se distinguia da doutrina Holliness, da qual se originou, por considerar a santificação um processo contínuo e não algo que acontece instantaneamente com a conversão. É importante ressaltar que a doutrina pentecostal não anula a doutrina protestante tradicional, mas a complementa. E esta doutrina também não foi inventada pelo Pastor Seymour. Essas manifestações já haviam ocorrido logo após a morte de Jesus, passou algum tempo adormecida na antiga doutrina católica e só voltou a se manifestar no século XX, em várias igrejas quase que simultaneamente, abrindo as portas para que a religião protestante fosse levada a diferentes países. Portanto, a doutrina pentecostal nunca significou o início de uma nova religião como alguns, leigos, insistem em afirmar.
Após algumas manifestações como essa, os anciãos da igreja começaram a sentir necessidade de levar suas crenças para outros países.
Os anciãos Luigi Francescon e Giacomo Lombardi chegaram ao Brasil cerca de um ano antes que os suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren, fundadores das Assembléias de Deus. A Assembléia Cristã começou a levar a doutrina pentecostal para o Sul e Sudeste do Brasil, onde existiam colônias italianas, e a Assembléia de Deus levou-a para o Norte e Nordeste do país.
Em 1920, Luigi Francescon, líder da Assembléia Cristã, e Gunnar Vingren, líder da Assembléia de Deus, propuseram um encontro entre os líderes das duas denominações para uma possível união. Porém, os outros líderes das duas denominações não consentiram a união por causa de algumas diferenças doutrinárias entre ambos.
Em 1936, na I Convenção das Congregações Cristãs Brasileiras, foi adotado o nome de Congregação Cristã do Brasil, abandonando o antigo nome de Assembléia Cristã do Brasil. Ficou estabelecido um vínculo administrativo e ministerial entre todas as Congregações Cristãs Brasileiras e determinado que deveriam ser respeitados todos os Pontos de Doutrina anunciados às Congregações Cristãs do mundo na Convenção de Niágara Falls, NY.
Em 1947, o líder das Congregações Brasileiras, Luiz Pedroso, faleceu. Segundo relatos de diversos anciãos brasileiros, a partir da morte dele começaram a surgir pequenas mudanças no meio das Congregações Cristãs. Começou o exclusivismo e o isolamento das Igrejas Brasileiras. O afastamento das Congregações Americanas, Canadenses, Panamenhas, Argentinas e Italianas mostrava-se inevitável. Segundo relatos de membros antigos no ministério das Igrejas brasileiras.Luigi Francescon, muito procurado em razão de seu imenso conhecimento bíblico e defensor firme da Doutrina Pentecostal, faleceu em 1964, aos 98 anos.
Nesta época, as Congregações Cristãs Brasileiras romperam com as demais Congregações dos outros países e com todas as denominações evangélicas do Brasil. Muitos anciãos e cooperadores da igreja manifestaram-se contrários a política adotada pelo ministério central, mas não tiveram seus apelos ouvidos. As mulheres começam a
ter seus ministérios cassados.
Ao entrarmos no presente século vemos as Igrejas Pentecostais (oriundas do movimento ítalo-americano) crescendo em número e qualidade. As Igrejas da Itália, Estados Unidos, Panamá, Canadá, etc. estão bem administradas e contam com um ministério bem estruturado e preparado de acordo com a Bíblia.
No entanto as Igrejas brasileiras, embora tenham crescido numericamente, deixaram na história do evangelismo brasileiro o registro de uma denominação sectarista.O comportamento da liderança central da Congregação Cristã hoje é diferente do comportamento de seu fundador. Porém, ainda existem alguns líderes de igrejas pertencentes à Congregação Cristã que estão fazendo o possível para reformar a Congregação Cristã, livrando-a dos sectaristas ali presentes em união com as demais denominações interessadas.
Este era o verdadeiro Nome original da CCb???
Alguns dias depois, um grupo de crentes que havia saído de outra denominação (por discordância doutrinária), passou para a nova igreja ”. (A outra denominação aqui mencionada é a Assembléia CristãReunidos Em Nome do Senhor Jesus, vindo a ser a atual CCB )
REUNIDOS EM NOME DO SENHOR JESUS
A Congregação Cristã foi fundada por Luigi Francescon e pelos protestantes que confiaram nele. Luigi passou pela experiência do novo nascimento, em 1891, 1 ano após ter sido evangelizado por Michelle Nardi, iniciador da Primeira Igreja Presbiteriana Italiana de Chicago.
Em 1894, enquanto orava e lia a Bíblia, Luigi Francescon entendeu Cl 2:12 como um aviso de que estava deixando de cumprir o mandamento do Batismo por Imersão. Porém, ninguém na igreja foi a favor dos argumentos que ele apresentou. A Igreja Presbiteriana Italiana praticava o batismo por aspersão.
No início do século XX, Giuseppe Beretta, novo na igreja, aceitou os argumentos de Luigi Francescon e foi à Igreja Batista Church of the Brethren ser batizado. Depois o ancião Luigi Francescon pediu que Beretta o batizasse numa segunda-feira. Um dia antes, o pastor principal da igreja, Filipo Grilli, estava na Itália e deixou a pregação por conta de Luigi Francescon, que falou sobre o batismo para os membros daquela Presbiteriana. No dia marcado, 18 pessoas foram batizadas no Lake-front de Chicago, inclusive Luigi Francescon, por Giuseppe Beretta.
Quando o Pastor Filipo, responsável pela igreja, chegou da viagem, Luigi pediu permissão para dirigir algumas palavras para a igreja antes do sermão. Concedido o espaço, ele perguntou a igreja se sua atitude tinha sido errada e após todos testificarem que nada tinham contra ele, Luigi mais uma vez falou sobre o batismo por imersão e apresentou sua demissão como ancião, secretário e membro da Primeira Igreja Presbiteriana Italiana de Chicago. Neste instante, as pessoas que aceitaram a pregação e foram batizados por Giuseppe Beretta acharam por bem abandonar a Igreja junto com Luigi Francescon.
Então, as reuniões passaram a ser nas casas de alguns membros, garagens e salões.
No ano seguinte, esse ministério foi dividido em duas lideranças, por causa de diferenças doutrinárias acerca do dia de culto, se teria que ser aos sábados ou domingos.
Um Pastor chamado William Durhan buscava incessantemente uma manifestação do Espírito Santo em sua igreja, na West North Avenue. Quando ficou sabendo sobre o fenômeno que ocorria na igreja do Pastor Seymour, em 1907, foi até a Califórnia conhecer o ministério. Durante o culto do Pastor Seymour, enquanto orava, Durhan começou a falar uma língua estrangeira que nunca tinha aprendido. Então, levou a doutrina pentecostal para sua igreja, impactando Luigi Francescon. Este, por sua vez, levou os protestantes que estavam sob sua liderança a se juntarem ao Pastor Durhan.
Durante as reuniões, outros membros começaram também a falar línguas que nunca tinham aprendido, como sueco e chinês.
Posteriormente, o ministério que havia se separado do de Luigi Francescon, por causa do dia de culto, chamou-o para ver o fenômeno pentecostal que ocorreu de repente em sua igreja também. Após o acontecido, os dois grupos sentiram necessidade de se unirem novamente, fundando a Assembléia Cristã Reunidos em Nome do Senhor Jesus.
A doutrina Pentecostal se distinguia da doutrina Holliness, da qual se originou, por considerar a santificação um processo contínuo e não algo que acontece instantaneamente com a conversão. É importante ressaltar que a doutrina pentecostal não anula a doutrina protestante tradicional, mas a complementa. E esta doutrina também não foi inventada pelo Pastor Seymour. Essas manifestações já haviam ocorrido logo após a morte de Jesus, passou algum tempo adormecida na antiga doutrina católica e só voltou a se manifestar no século XX, em várias igrejas quase que simultaneamente, abrindo as portas para que a religião protestante fosse levada a diferentes países. Portanto, a doutrina pentecostal nunca significou o início de uma nova religião como alguns, leigos, insistem em afirmar.
Após algumas manifestações como essa, os anciãos da igreja começaram a sentir necessidade de levar suas crenças para outros países.
Os anciãos Luigi Francescon e Giacomo Lombardi chegaram ao Brasil cerca de um ano antes que os suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren, fundadores das Assembléias de Deus. A Assembléia Cristã começou a levar a doutrina pentecostal para o Sul e Sudeste do Brasil, onde existiam colônias italianas, e a Assembléia de Deus levou-a para o Norte e Nordeste do país.
Em 1920, Luigi Francescon, líder da Assembléia Cristã, e Gunnar Vingren, líder da Assembléia de Deus, propuseram um encontro entre os líderes das duas denominações para uma possível união. Porém, os outros líderes das duas denominações não consentiram a união por causa de algumas diferenças doutrinárias entre ambos.
Em 1936, na I Convenção das Congregações Cristãs Brasileiras, foi adotado o nome de Congregação Cristã do Brasil, abandonando o antigo nome de Assembléia Cristã do Brasil. Ficou estabelecido um vínculo administrativo e ministerial entre todas as Congregações Cristãs Brasileiras e determinado que deveriam ser respeitados todos os Pontos de Doutrina anunciados às Congregações Cristãs do mundo na Convenção de Niágara Falls, NY.
Em 1947, o líder das Congregações Brasileiras, Luiz Pedroso, faleceu. Segundo relatos de diversos anciãos brasileiros, a partir da morte dele começaram a surgir pequenas mudanças no meio das Congregações Cristãs. Começou o exclusivismo e o isolamento das Igrejas Brasileiras. O afastamento das Congregações Americanas, Canadenses, Panamenhas, Argentinas e Italianas mostrava-se inevitável. Segundo relatos de membros antigos no ministério das Igrejas brasileiras.Luigi Francescon, muito procurado em razão de seu imenso conhecimento bíblico e defensor firme da Doutrina Pentecostal, faleceu em 1964, aos 98 anos.
Nesta época, as Congregações Cristãs Brasileiras romperam com as demais Congregações dos outros países e com todas as denominações evangélicas do Brasil. Muitos anciãos e cooperadores da igreja manifestaram-se contrários a política adotada pelo ministério central, mas não tiveram seus apelos ouvidos. As mulheres começam a
ter seus ministérios cassados.
Ao entrarmos no presente século vemos as Igrejas Pentecostais (oriundas do movimento ítalo-americano) crescendo em número e qualidade. As Igrejas da Itália, Estados Unidos, Panamá, Canadá, etc. estão bem administradas e contam com um ministério bem estruturado e preparado de acordo com a Bíblia.
No entanto as Igrejas brasileiras, embora tenham crescido numericamente, deixaram na história do evangelismo brasileiro o registro de uma denominação sectarista.O comportamento da liderança central da Congregação Cristã hoje é diferente do comportamento de seu fundador. Porém, ainda existem alguns líderes de igrejas pertencentes à Congregação Cristã que estão fazendo o possível para reformar a Congregação Cristã, livrando-a dos sectaristas ali presentes em união com as demais denominações interessadas.
Este era o verdadeiro Nome original da CCb???
Re: Congregação Cristã no Brasil ministério Brás e congregação Cristã ministério Jandira.,igrejas ,diferentes uma da outra
E como lemos a ccb saiu de uma comunhão com outros seguimentos evangélicos,e se isolou no exclusivismo ,veja a ccb não tem comunhão com outros povos Cristão e não reconhece as pessoas batizadas segundo a palavra de Deus como irmãos em Cristo “O Senhor nos guiou em que só sejam considerados nossos
irmãos aqueles que se batisam entre nós. Na Obra de Deus não
temos parentes nem amigos, todos somo iguaes e quem não está
na doutrina não é considerado como irmão nem tem liberdade nos
cultos.” – (Tópicos – Assembléia de 28 a 31 de março e 1º de abril
de 1961) – grifos nossos.
irmãos aqueles que se batisam entre nós. Na Obra de Deus não
temos parentes nem amigos, todos somo iguaes e quem não está
na doutrina não é considerado como irmão nem tem liberdade nos
cultos.” – (Tópicos – Assembléia de 28 a 31 de março e 1º de abril
de 1961) – grifos nossos.
Re: Congregação Cristã no Brasil ministério Brás e congregação Cristã ministério Jandira.,igrejas ,diferentes uma da outra
Olha estou atento e curioso se realmente a congregação Cristã Ministério Jandira queira ser a mesma ccb ,pois é regredir espiritualmente ,creio que ele devem está falando a ccb dos seu pais veja este video
Re: Congregação Cristã no Brasil ministério Brás e congregação Cristã ministério Jandira.,igrejas ,diferentes uma da outra
Olha eu ainda me recuso a acreditar que uma denominação queira repetir os mesmo erros da CCB ,pois na pratica ,não exite acepção de pessoas,não exije rebatismo ,e mantem os pontos de doutrinas antigo ,apesar que dizem que este também foram alterados ,este ultimo do hinário 05 da ccb este nem pensar pois ai que é apostasia mesmo
Re: Congregação Cristã no Brasil ministério Brás e congregação Cristã ministério Jandira.,igrejas ,diferentes uma da outra
Estou preocupado se as pessoas querem reeditar a capa do Brás ,será mesmo este o desejo ?
Re: Congregação Cristã no Brasil ministério Brás e congregação Cristã ministério Jandira.,igrejas ,diferentes uma da outra
E não adianta os irmãos dizer que é a mesma coisa da ccb Brás a sua história e o movimentar do Esprito Santo na suas vidas dizem outra coisa veja este video
Re: Congregação Cristã no Brasil ministério Brás e congregação Cristã ministério Jandira.,igrejas ,diferentes uma da outra
Apesar de tudo que se fala ,eu vou se apegar ao começo da fala do Samuel Travisan ...ele disse assim que Deus tem separado para uma obra nova ,e sendo assim a outra já estava velha corrompida,e espero que ele não siga o mesmo erros do Brás e não queiram imitá-los ,liturgia e ordem no culto , é uma coisa ....mas seguir as ordens de Jesus pregar o reino de Deus com o amor e misericórdia,isso sim tem que ser o caminho da CCBJ,ela está ainda em estruturação e creio que ele vão corrigir os velhos costumes de erros do Brás !
Re: Congregação Cristã no Brasil ministério Brás e congregação Cristã ministério Jandira.,igrejas ,diferentes uma da outra
Saudações,
Com relação ao assunto abordado que o irmão Lourival expõe quero aproveitar para opinar sobre esta Dissidência entre Congregação Cristã No Brasil X Congregação Cristã – Ministério de Jandira. Na verdade meus queridos este movimento não passa de um movimento “Paralelo”!. Quando dentro das denominações evangélicas ocorrem uma dissidência!; coisas novas se criam!, alguma coisa de diferente vai surgir nesta nova denominação e o que aconteceu foi o contrário!. Tem um ditado antigo em que um apresentador de televisão dizia. “ Na televisão nada se cria e tudo se copia!.” Assim está neste novo movimento Ministério de Jandira meus caros.
Divergências são passiveis de terem!. Discordâncias eclesiásticas dentro de uma igreja é possível!. Dissidência até dentro de um lar derrepente a mulher não quer mais fica com o marido ou vice-versa. Agora se houve esta separação se houve todas estas discordâncias algo novo tem que ser construído para se apresentar. Cadê o Estatuto deste novo Ministério de Jandira?. Tem alguma cláusula nova? Tem alguma inovação?; ou simplesmente é uma cópia alterada da CCB-Bras?. Tudo isto tem que ser levado em conta e não numero de templos ou casas de orações espalhados pelo Brasil ai a fora, e saírem dizendo que o novo ministério está crescendo. Pensem nisto!. Eu particularmente tenho analisado muito este novo ministério de Jandira na minha cidade temos, não consigo ver nada de novo ou inovado neste movimento.
Concordo que há erros gravíssimos praticados que ainda praticam dentro da Congregação Cristã No Brasil tipo: 1) A prática de rebatismo isto é seríssimo e muitos não estão observando!; 2) Dizer que a Graça de Jesus Cristo está somente neste caminho! Não!; Não!. A Graça de Jesus Cristo está em Jesus Cristo!. 3) A prática exortada constantemente aos fiéis do “Exclusivismo” Isto é grave!. Esta prática da abertura para uma Seita Separatista Exclusivista que não se mistura com ninguém!. Isto é grave!; pois nos Céus não existe placa de igreja!. Pensemos nisto!.
Conclusão!. É preciso ter mais conhecimento Bíblico!, É preciso ter mais embasamento Bíblico até para questionar dentro de um ajuntamento, ou sistema de governo eclesiástico o que está certo ou o que está errado para mudar para o melhor!.
Amém
Mginteragindo-se
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