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A mãe da CCb será
NAS PEGADAS DO MESTRE JESUS :: Os que Renunciaram O Ministério a favor da CCB a favor :: RENATO Noticias evangélicas..clic aqui :: 09-Jahyr 1940 e a doutrina do véu e de uso e costumes ,trindade ,estudo sobre as escrituras .clic aqui :: assuntos sobre a CCB ministério Brás e CCB Jandira e a história da mesma ! clic aqui
Página 1 de 1
A mãe da CCb será
A MÃE DA CCB
COPIADO DO BLOG, http://oulorivallanforumeir.77forum.com/t4170-veja-a-igreja-mae-da-ccb-sera-mesmo-igreja-apostolica-crista-da-america
ACHEI INTERESSANTE. VEJAMOS
Atalaia escreveu: Existe uma
denominação nos Estados Unidos, pelo menos 60 anos mais antiga que a
CCB, portanto, pioneira, à qual a CCB assemelha-se muito, chamada Igreja
Apostólica da América (Apostolic Christian Church of America)
estabelecida em solo americano em 1847 no interior de Nova Iorque.
Daí fica a pergunta que não se quer calar:
TERIA
FRANCESCON PLAGIADO A LITURGIA E DOUTRINA DESTA DENOMINAÇÃO E A
IMPORTADO À AMERICA DO SUL SOB O RÓTULO RESTAURACIONISTA DE GRAÇA
REVELADA?
Leiam o artigo no link: http://atos.wordpress.com/2011/03/12/igreja-apostlica-crist-da-amrica/#comments
Após
lerem, poderão concluir por sí mesmos acerca da estreita probabilidade
de que Francescon tenha se inspirado profundamente nesta denominação,
pois as "semelhanças" são impressionantes! Todo crente da CCB deveria
antes de chamar as dissidências de sua denominação pelo pejorativo de
"cópia barata, parar e repensar acerca de sua provável origem, pois
antes que Francescon imaginasse em se converter ao Evangelho, a Igreja
Apóstolica da América já existia, com todo o aparato de exclusivismo e
liturgia, que a CCB tentou diferenciar-se durante um século das demais
igrejas evangélicas, inclusive com aquele conhecido "pão quentinho" - a
revelação da Palavra.
Atalaia
Igreja Apostólica Cristã da América 12/03/2011
A Apostolic Christian Church of America (Igreja Apostólica
Cristã da América) é uma denominação organizada em meados do século XIX,
com origens na Igreja Batista Evangélica Suiça, pastoreada por Samuel
Froehlich.
A primeira igreja em solo americano foi organizada em Croghan, uma
pequena cidade do interior do estado de Nova Iorque, em 1847. Até 1917
a
denominação era conhecida como Igreja Evangélica Batista. Atualmente,
conta com quase cem congregações nos Estados Unidos, concentradas
principalmente na região centro-nordeste.Há ainda igrejas afiliadas no
Japão (2), Portugal (2) e México (4).
Igreja Apostólica Cristã da América em Forrest. Fonte da imagem: www.forrestachchurch.org.
É impressionante a semelhança entre essa igreja e a Congregação
Cristã. A ortodoxia doutrinária é semelhante (bíblia como Palavra de
Deus, nascimento virginal de Jesus Cristo, Cristo como verdadeiro homem e
verdadeiro Deus, salvação somente pela fé em Jesus Cristo, etc.) e as
práticas litúrgicas são praticamente as mesmas. Primeiro, então, a
doutrina oficial publicada no site www.apostolichristian.org, em tradução livre; depois, breve apresentação das práticas litúrgicas.
Doutrina
1. A Bíblia é a Palavra de Deus, inspirada e infalível dada por Ele
ao homem. O Novo Testamento serve como base da doutrina cristã para a
Igreja.
2. Há um só Deus eterno, o Criador de todas as coisas, que subsiste em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
3. Jesus Cristo, o Filho de Deus, foi gerado pelo Espírito Santo e nascido da Virgem Maria. Ele viveu uma vida sem pecado.
4. O homem foi criado à imagem de Deus, mas o pecado o separou de
Deus. Todos que atingirem a idade da razão são responsáveis por seus
atos pecaminosos.
5. Jesus Cristo, ao dar Sua vida na cruz do Calvário, derramando Seu
sangue precisoso, tornou-se nosso Remidor. Ele foi sepultado e
ressuscitou ao terceiro dia para nossa justificação.
6. Ambos os salvos e os perdidos serão ressuscitados: os salvos para a vida eterna e os perdidos para a danação eterna.
7. A fé na obra redentora de Cristo no Calvário resulta em
arrependimento. É o começo, portanto, de uma vida cristã autêntica. Os
frutos do arrependimento são um coração contrito e humilhado, a oração, a
confissão a Deus na presença do homem, abandono de todos os pecados, e
um espírito de perdão.
Igreja Apostólica Crista da América em Fairbury, Illinois. Fonte da imagem: http://fairburyacchurch.org/.
8. Uma verdadeira conversão é evidenciada por um renascimento
espiritual, a restauração da paz entre Deus e o homem, o fruto da ação
do Espírito e da obediência à Palavra de Deus.
9. Na sequência de um testemunho de fé e de conversão, é realizado um
pacto de fidelidade a Deus. Assim, é feito o batismo de fé (por
imersão), administrado em nome do Pai, Filho e Espírito Santo.
10. O crente está selado com o Espírito Santo da promessa. Esta é
reconhecida e simbolizada em uma oração de consagração (o batismo
seguinte) pela imposição das mãos do presbítero. Como um membro do corpo
de Cristo, o crente experimenta crescimento espiritual e edificação
dentro da igreja.
11. A Igreja do Novo Testamento aparece em dois aspectos distintos:
anciães, ministros e professores. Eles são escolhidos a partir da
congregação para a promoção do Evangelho da graça de Deus para todas as
pessoas.
13. O pão e o fruto da videira, na Sagrada Comunhão, simbolizam o
corpo e o sangue de Cristo. É servida a ceia em uma comunhão fechada
(apenas para os membros da igreja local) após o auto-exame realizado
pelos membros.
14. O ósculo santo, um beijo da caridade, é praticada entre os irmãos como um símbolo do amor de um pelo outro.
15. Irmãs usam um véu cobrindo a cabeça durante a oração e adoração,
como um símbolo de sua submissão, de acordo com a ordem da Criação de
Deus.
16. Os crentes vivem separados, santificados e vidas não estão
conformados com o mundo. A disciplina de membros que pecaram é
administrada para seu bem-estar espiritual e para a preservação da
igreja.
17. As autoridades constituídas são respeitadas e obedecidas.
Participam do exército com status de não-combatentes. Os juramentos não
são feitos, mas a verdade é afirmada.
18. O casamento é uma união vitalícia ordenado por Deus, na qual um
homem e uma mulher, se unem em uma só fé e comunhão ao Senhor pelo Santo
Matrimónio.
19. Embora o dom da vida eterna é uma posse presente de cada crente
verdadeiro, é possível para um crente, de sua própria vontade, abandonar
sua fé, voltar ao pecado, e, consequentemente, perder a vida eterna com
Cristo.
20. Construída no nome do Senhor Jesus Cristo, a Igreja é um corpo
intimamente unido de crentes. Cada membro partilha das alegrias e
tristezas do outro no verdadeiro espírito de fraternidade. A igreja
pretende crescer no amor de Cristo e da compreensão da Sua Palavra. A
Igreja estende um gracioso convite a todos para que venham, e adorem em
espírito e verdade.
Práticas litúrgicas
1. Dos ministros não são exigidos nenhuma formação teológica
especial, não sendo, portanto, graduados em escolas ou centros de
treinamento bíblico.
2. Os serviços são dirigidos por um ancião, que não recebe nenhuma compensação financeira por isso.
3. Os sermões não são preparados previamente. Antes dos serviços, o
ministro ora a Deus solicitando inspiração para exortação do texto
bíblico a ser ministrado.
4. O canto é congregacional: todos os membros entoam os hinos. Não há apresentações individuais.
5. Nos templos, a oração é feita de joelho. Simboliza, assim dizem, o curvar do coração ante nosso Poderoso e Majestoso Senhor.
6. As mulheres se cobrem com véus nos cultos de adoração, em conformidade com I Cor. 11.
7. Homens e mulheres sentam-se separadamente nos templos. Assegura,
segundo eles, maior comodidade aos crentes solteiros e viúvos essa
distinção por gênero. No entanto, em ocasiões especiais, como funerais e
casamentos, essa regra pode ser relaxada.
8. A primeira oração do serviço de culto é feita pelo ancião; a última é aberta aos membros.
9. São realizados dois cultos aos domingos (manhã e tarde). No intervalo, é oferecido um almoço para todos os participantes.
10. Não existe contribuição financeira obrigatória. Quando há
necessidade, a mesma é comunicada do púlpito e os membros ofertam,
voluntariamente, o valor que sentir tocado por Deus em caixas
localizadas nos corredores da igreja.
11. Praticam o ósculo santo (irmãos com irmãos e irmãs com irmãs) como simbolo do amor fraternal em Cristo Jesus.
12. Recomendam a adoção de vestuário modesto, sem influências da moda sensual e ostensiva contemporânea.
13. Não é recomendado o uso de jóias e maquiagem para as mulheres.
14. Homens devem manter seus cabelos curtos; diferentemente das mulheres, que devem manter seus cabelos longos.
15. Há algumas restrições quanto a dança, música secular, televisão, cinema, teatro, alcool e fumo.
16. Antes do culto propriamente dito, costuma-se ter, na igreja, um
momento musical, variando de 15 a 30 minutos, dependendo da congregação
local.
17. Com exceção do ramo Nazareno (vide dissidências abaixo), todas as igrejas não estimulam o uso de barba pelos irmãos.
18. Costuma-se “levar saudação” quando for frequentar outra igreja. Essa saudação pode ser individual ou coletiva.
19. O casamento com membros de outras denominações não é recomendado.
20. Os membros não são encorajados a visitar outras denominações.
Dissidências
Igreja Apostólica Cristã – Nazarenos (Apostolic Christian Church – Nazarean)
Desde sua pioneira organização, é possível identificar quatro
principais dissidências. A principal delas teve origem na primeira
década do século XX e, depois de muitas discussões, deu origem a Igreja
Apostólica Cristã – Nazarenos.
No centro da disputa estava o costume de usar barba/bigodes. Muitos
europeus que migraram para os EUA mantinham esse costume – permitido
pela igreja européia e não estimulado pela igreja americana.
Um breve parentesis: essa denominação manteve os laços
com as igrejas européias e, por essa razão, há quem diz que a relação
de dissidência é inversa, isto é, é a ACCA que se separou da ACC-N,
sendo essa última a igreja-mãe. Todavia, o fato da maioria das igrejas
manter-se sob a placa ACCA praticamente colocou a ACC-N como dissidente,
e é esse o entedimento do presente texto.
Hoje, a Igreja Apostólica Cristã – Nazarenos possui mais de cinquenta
congregações nos Estados Unidos, e algumas igrejas em Portugal (16) e
Argentina (14). Financia missionários no Brasil em Guarapuava (PR),
Macapá (AP), Pombos (PE), Nepomuceno (MG), Castanhal (PA), Santarem
(PA), Altamira (PA) e Parintins (AM). As Igrejas da Paz brasileiras tem
origem no trabalho missionário de um ministro desse grupo.
Apresentação do Coral. Igreja Apostólica Cristã – Nazarenos de Woodcliff Lake, New Jersey. Fonte da imagem: www.wclacc.org
Comparada com o maior ramo da Apostolic Christian Church (a Apostolic
Christian Church of America), a Apostolic Christian Church – Nazarean
possui maior liberalidade nos costumes. Principalmente nas igrejas do
oeste americano, não é tão incomum uma irmã frequentar a praia ou usar
calças, por exemplo. Práticas evangélicas comuns a outras denominações
também passaram a ser adotadas, como formação teológica dos líderes,
preparação de sermões e uso facultativo do véu. Em todo caso, a ACC-N
possui um governo mais congregacionalista, o que permite diferenças
entre as várias congregações do grupo. Portanto, não há uniformidade
nesses costumes, possuindo as congregações locais relativa liberdade
para deliberarem sobre esses assuntos.
Curiosamente, a denominação não faz tanta questão assim de se
diferenciar nominalmente da Igreja Apostólica Cristã (vide foto da
Igreja Cristã Apostólica de Seville, Ohio, em que exclui o Nazareno de
sua identificação).
Fonte da imagem: http://www.medinaacc.org/
Igreja Apostólica Cristã Alemã (The German Apostolic Christian Church)
Em 1932, anciães da igreja na Europa escreveram para a igreja
americana listando práticas e tradições a serem seguidas pelas igrejas.
Apenas uma pequena fração da igreja resolveu acatar o teor das cartas
enviadas.
Dessa forma, cerca de oito a dez igrejas no meio oeste americano se
organizaram na Igreja Apostólica Cristã Alemã. Conservaram, inclusive, a
língua alemã. Para muitos historiadores, a língua estava no cerne da
questão (Melton, J. Gordon. The Encyclopedia of American Religions: Vol
1).
Martin Steidinger, um dos anciães que liderou o movimento, dizia que a
perda da lingua alemã levaria a perda da caridade e ao retorno as
práticas mundanas. As primeiras igrejas a firmarem o movimento estavam
localizadas em Sabetha, Kansas; Silverton e Portland, Oregon; e várias
cidades de Illinois.
Atualmente, a denominação tem passado por um estado variando da
estagnação a retração. Exemplo disso é a venda de um de seus templos,
localizado em Peoria (Illinois), uma espaçosa e bela construção. Nessa
mesma cidade ainda se encontra templos da ACC-N e da ACCA, demonstrando o
impacto fragmentador que a divisão teve no seio da igreja nos Estados
Unidos.
Caracterizam-se pelo rigor ascético, sendo muito conservadores tanto
no estilo de vida quanto na forma de culto. Continuam a falar em alemão e
as mulheres somente usam o cabelo em coque ou partido ao meio.
Estima-se que hajam em torno de trezentos membros em todos os Estados
Unidos, hoje.
A igreja mãe, para diferenciar da dissidente, se distinguiu pelo qualificativo “of America”, presente em seu nome até hoje.
Igreja Cristã Nazarena, ou Congregação Cristã Nazarena (Nazarene Christian Congregation ou Nazarene Christian Church)
Nazarene Christian Congregation em Akron, Ohio. Fonte da imagem: Google Street View
É uma denominação de origem eslava, mais apropriadamente iugoslava.
Fortemente perseguidos pelo governo comunista do Marechal Tito, muitos
migraram para os Estados Unidos. Nos Estados Unidos existem poucas
igrejas. A maior parte delas se concentram, ainda hoje, no que era a
antiga Iugoslávia. Para maiores informações, consulte essa dissertação
de mestrado: http://www.c3.hu/~bocs/teza.htm.
Igreja Cristã Apostólica (Christian Apostolic Church)
Formada em 1955, é uma dissidente da Igreja Apostólica Cristã Alemã.
Não deve ser confundida com uma denominação homônima, pentecostal e
unicista. Atualmente, apenas três igrejas compõem essa denominação.
Possuem ensinamentos rígidos sobre divórcio, controle de natalidade e
ensino superior.
Finalizando…
Como se pode ver, as semelhanças entre a Apostolic Christian Church e
a Congregação Cristã são muitas. O fato de ambas situarem-se a parte da
comunidade evangélica em geral trouxe, para as mesmas, rótulos de exclusivismo e sectarismo.
No entanto, o credo doutrinário tanto de uma quanto de outra se
harmoniza com o que costumeiramente se atribui a ortodoxia cristã.
Para melhor entender a igreja norte-americana, uma sugestão é acessar o site oficial da igreja (www.apostolicchristian.org), para a igreja principal, ou www.apostolicchristianfoundation.org, para a ramificação nazarena. Para aqueles que não se satisfazerem com as informações oficiais, uma dica é visitar o forum http://apostolicchristiandiscussion.yuku.com/forums.
Lá, vários membros da igreja esclarecem sobre o funcionamento e
práticas da igreja. Um site ligado ao movimento anabatista (Bible Views)
oferece também informações sobre a ACC e pode ser conferido no link http://www.bibleviews.com/AC.html . Para quem gosta de fotos de igrejas, é só acessar esse álbum do Flick: http://www.flickr.com/groups/apostolicchristianchurches/ . Para informações gerais, consulte a página referente a igreja na wikipedia.
Gostohttp://atos.wordpress.com/2011/03/12/igreja-apostlica-crist-da-amrica/#commentsOne
ACHEI INTERESSANTE. VEJAMOS
Atalaia escreveu: Existe uma
denominação nos Estados Unidos, pelo menos 60 anos mais antiga que a
CCB, portanto, pioneira, à qual a CCB assemelha-se muito, chamada Igreja
Apostólica da América (Apostolic Christian Church of America)
estabelecida em solo americano em 1847 no interior de Nova Iorque.
Daí fica a pergunta que não se quer calar:
TERIA
FRANCESCON PLAGIADO A LITURGIA E DOUTRINA DESTA DENOMINAÇÃO E A
IMPORTADO À AMERICA DO SUL SOB O RÓTULO RESTAURACIONISTA DE GRAÇA
REVELADA?
Leiam o artigo no link: http://atos.wordpress.com/2011/03/12/igreja-apostlica-crist-da-amrica/#comments
Após
lerem, poderão concluir por sí mesmos acerca da estreita probabilidade
de que Francescon tenha se inspirado profundamente nesta denominação,
pois as "semelhanças" são impressionantes! Todo crente da CCB deveria
antes de chamar as dissidências de sua denominação pelo pejorativo de
"cópia barata, parar e repensar acerca de sua provável origem, pois
antes que Francescon imaginasse em se converter ao Evangelho, a Igreja
Apóstolica da América já existia, com todo o aparato de exclusivismo e
liturgia, que a CCB tentou diferenciar-se durante um século das demais
igrejas evangélicas, inclusive com aquele conhecido "pão quentinho" - a
revelação da Palavra.
Atalaia
Igreja Apostólica Cristã da América 12/03/2011
A Apostolic Christian Church of America (Igreja Apostólica
Cristã da América) é uma denominação organizada em meados do século XIX,
com origens na Igreja Batista Evangélica Suiça, pastoreada por Samuel
Froehlich.
A primeira igreja em solo americano foi organizada em Croghan, uma
pequena cidade do interior do estado de Nova Iorque, em 1847. Até 1917
a
denominação era conhecida como Igreja Evangélica Batista. Atualmente,
conta com quase cem congregações nos Estados Unidos, concentradas
principalmente na região centro-nordeste.Há ainda igrejas afiliadas no
Japão (2), Portugal (2) e México (4).
Igreja Apostólica Cristã da América em Forrest. Fonte da imagem: www.forrestachchurch.org.
É impressionante a semelhança entre essa igreja e a Congregação
Cristã. A ortodoxia doutrinária é semelhante (bíblia como Palavra de
Deus, nascimento virginal de Jesus Cristo, Cristo como verdadeiro homem e
verdadeiro Deus, salvação somente pela fé em Jesus Cristo, etc.) e as
práticas litúrgicas são praticamente as mesmas. Primeiro, então, a
doutrina oficial publicada no site www.apostolichristian.org, em tradução livre; depois, breve apresentação das práticas litúrgicas.
Doutrina
1. A Bíblia é a Palavra de Deus, inspirada e infalível dada por Ele
ao homem. O Novo Testamento serve como base da doutrina cristã para a
Igreja.
2. Há um só Deus eterno, o Criador de todas as coisas, que subsiste em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
3. Jesus Cristo, o Filho de Deus, foi gerado pelo Espírito Santo e nascido da Virgem Maria. Ele viveu uma vida sem pecado.
4. O homem foi criado à imagem de Deus, mas o pecado o separou de
Deus. Todos que atingirem a idade da razão são responsáveis por seus
atos pecaminosos.
5. Jesus Cristo, ao dar Sua vida na cruz do Calvário, derramando Seu
sangue precisoso, tornou-se nosso Remidor. Ele foi sepultado e
ressuscitou ao terceiro dia para nossa justificação.
6. Ambos os salvos e os perdidos serão ressuscitados: os salvos para a vida eterna e os perdidos para a danação eterna.
7. A fé na obra redentora de Cristo no Calvário resulta em
arrependimento. É o começo, portanto, de uma vida cristã autêntica. Os
frutos do arrependimento são um coração contrito e humilhado, a oração, a
confissão a Deus na presença do homem, abandono de todos os pecados, e
um espírito de perdão.
Igreja Apostólica Crista da América em Fairbury, Illinois. Fonte da imagem: http://fairburyacchurch.org/.
8. Uma verdadeira conversão é evidenciada por um renascimento
espiritual, a restauração da paz entre Deus e o homem, o fruto da ação
do Espírito e da obediência à Palavra de Deus.
9. Na sequência de um testemunho de fé e de conversão, é realizado um
pacto de fidelidade a Deus. Assim, é feito o batismo de fé (por
imersão), administrado em nome do Pai, Filho e Espírito Santo.
10. O crente está selado com o Espírito Santo da promessa. Esta é
reconhecida e simbolizada em uma oração de consagração (o batismo
seguinte) pela imposição das mãos do presbítero. Como um membro do corpo
de Cristo, o crente experimenta crescimento espiritual e edificação
dentro da igreja.
11. A Igreja do Novo Testamento aparece em dois aspectos distintos:
A. Uma irmandade de homens e mulheres convertidos12. Irmãos que estão sãos na fé, doutrina e exemplo, servem como
(conhecidos como Irmãos e Irmãs), com Cristo como Cabeça, funcionando de
acordo com os ensinamentos do Novo Testamento.
B. A Igreja gloriosa, a noiva de Cristo, incluindo todos os santos de
todas as idades, para se manifestar plenamente no retorno de Jesus
Cristo.
anciães, ministros e professores. Eles são escolhidos a partir da
congregação para a promoção do Evangelho da graça de Deus para todas as
pessoas.
13. O pão e o fruto da videira, na Sagrada Comunhão, simbolizam o
corpo e o sangue de Cristo. É servida a ceia em uma comunhão fechada
(apenas para os membros da igreja local) após o auto-exame realizado
pelos membros.
14. O ósculo santo, um beijo da caridade, é praticada entre os irmãos como um símbolo do amor de um pelo outro.
15. Irmãs usam um véu cobrindo a cabeça durante a oração e adoração,
como um símbolo de sua submissão, de acordo com a ordem da Criação de
Deus.
16. Os crentes vivem separados, santificados e vidas não estão
conformados com o mundo. A disciplina de membros que pecaram é
administrada para seu bem-estar espiritual e para a preservação da
igreja.
17. As autoridades constituídas são respeitadas e obedecidas.
Participam do exército com status de não-combatentes. Os juramentos não
são feitos, mas a verdade é afirmada.
18. O casamento é uma união vitalícia ordenado por Deus, na qual um
homem e uma mulher, se unem em uma só fé e comunhão ao Senhor pelo Santo
Matrimónio.
19. Embora o dom da vida eterna é uma posse presente de cada crente
verdadeiro, é possível para um crente, de sua própria vontade, abandonar
sua fé, voltar ao pecado, e, consequentemente, perder a vida eterna com
Cristo.
20. Construída no nome do Senhor Jesus Cristo, a Igreja é um corpo
intimamente unido de crentes. Cada membro partilha das alegrias e
tristezas do outro no verdadeiro espírito de fraternidade. A igreja
pretende crescer no amor de Cristo e da compreensão da Sua Palavra. A
Igreja estende um gracioso convite a todos para que venham, e adorem em
espírito e verdade.
Práticas litúrgicas
1. Dos ministros não são exigidos nenhuma formação teológica
especial, não sendo, portanto, graduados em escolas ou centros de
treinamento bíblico.
2. Os serviços são dirigidos por um ancião, que não recebe nenhuma compensação financeira por isso.
3. Os sermões não são preparados previamente. Antes dos serviços, o
ministro ora a Deus solicitando inspiração para exortação do texto
bíblico a ser ministrado.
4. O canto é congregacional: todos os membros entoam os hinos. Não há apresentações individuais.
5. Nos templos, a oração é feita de joelho. Simboliza, assim dizem, o curvar do coração ante nosso Poderoso e Majestoso Senhor.
6. As mulheres se cobrem com véus nos cultos de adoração, em conformidade com I Cor. 11.
7. Homens e mulheres sentam-se separadamente nos templos. Assegura,
segundo eles, maior comodidade aos crentes solteiros e viúvos essa
distinção por gênero. No entanto, em ocasiões especiais, como funerais e
casamentos, essa regra pode ser relaxada.
8. A primeira oração do serviço de culto é feita pelo ancião; a última é aberta aos membros.
9. São realizados dois cultos aos domingos (manhã e tarde). No intervalo, é oferecido um almoço para todos os participantes.
10. Não existe contribuição financeira obrigatória. Quando há
necessidade, a mesma é comunicada do púlpito e os membros ofertam,
voluntariamente, o valor que sentir tocado por Deus em caixas
localizadas nos corredores da igreja.
11. Praticam o ósculo santo (irmãos com irmãos e irmãs com irmãs) como simbolo do amor fraternal em Cristo Jesus.
12. Recomendam a adoção de vestuário modesto, sem influências da moda sensual e ostensiva contemporânea.
13. Não é recomendado o uso de jóias e maquiagem para as mulheres.
14. Homens devem manter seus cabelos curtos; diferentemente das mulheres, que devem manter seus cabelos longos.
15. Há algumas restrições quanto a dança, música secular, televisão, cinema, teatro, alcool e fumo.
16. Antes do culto propriamente dito, costuma-se ter, na igreja, um
momento musical, variando de 15 a 30 minutos, dependendo da congregação
local.
17. Com exceção do ramo Nazareno (vide dissidências abaixo), todas as igrejas não estimulam o uso de barba pelos irmãos.
18. Costuma-se “levar saudação” quando for frequentar outra igreja. Essa saudação pode ser individual ou coletiva.
19. O casamento com membros de outras denominações não é recomendado.
20. Os membros não são encorajados a visitar outras denominações.
Dissidências
Igreja Apostólica Cristã – Nazarenos (Apostolic Christian Church – Nazarean)
Desde sua pioneira organização, é possível identificar quatro
principais dissidências. A principal delas teve origem na primeira
década do século XX e, depois de muitas discussões, deu origem a Igreja
Apostólica Cristã – Nazarenos.
No centro da disputa estava o costume de usar barba/bigodes. Muitos
europeus que migraram para os EUA mantinham esse costume – permitido
pela igreja européia e não estimulado pela igreja americana.
Um breve parentesis: essa denominação manteve os laços
com as igrejas européias e, por essa razão, há quem diz que a relação
de dissidência é inversa, isto é, é a ACCA que se separou da ACC-N,
sendo essa última a igreja-mãe. Todavia, o fato da maioria das igrejas
manter-se sob a placa ACCA praticamente colocou a ACC-N como dissidente,
e é esse o entedimento do presente texto.
Hoje, a Igreja Apostólica Cristã – Nazarenos possui mais de cinquenta
congregações nos Estados Unidos, e algumas igrejas em Portugal (16) e
Argentina (14). Financia missionários no Brasil em Guarapuava (PR),
Macapá (AP), Pombos (PE), Nepomuceno (MG), Castanhal (PA), Santarem
(PA), Altamira (PA) e Parintins (AM). As Igrejas da Paz brasileiras tem
origem no trabalho missionário de um ministro desse grupo.
Apresentação do Coral. Igreja Apostólica Cristã – Nazarenos de Woodcliff Lake, New Jersey. Fonte da imagem: www.wclacc.org
Comparada com o maior ramo da Apostolic Christian Church (a Apostolic
Christian Church of America), a Apostolic Christian Church – Nazarean
possui maior liberalidade nos costumes. Principalmente nas igrejas do
oeste americano, não é tão incomum uma irmã frequentar a praia ou usar
calças, por exemplo. Práticas evangélicas comuns a outras denominações
também passaram a ser adotadas, como formação teológica dos líderes,
preparação de sermões e uso facultativo do véu. Em todo caso, a ACC-N
possui um governo mais congregacionalista, o que permite diferenças
entre as várias congregações do grupo. Portanto, não há uniformidade
nesses costumes, possuindo as congregações locais relativa liberdade
para deliberarem sobre esses assuntos.
Curiosamente, a denominação não faz tanta questão assim de se
diferenciar nominalmente da Igreja Apostólica Cristã (vide foto da
Igreja Cristã Apostólica de Seville, Ohio, em que exclui o Nazareno de
sua identificação).
Fonte da imagem: http://www.medinaacc.org/
Igreja Apostólica Cristã Alemã (The German Apostolic Christian Church)
Em 1932, anciães da igreja na Europa escreveram para a igreja
americana listando práticas e tradições a serem seguidas pelas igrejas.
Apenas uma pequena fração da igreja resolveu acatar o teor das cartas
enviadas.
Dessa forma, cerca de oito a dez igrejas no meio oeste americano se
organizaram na Igreja Apostólica Cristã Alemã. Conservaram, inclusive, a
língua alemã. Para muitos historiadores, a língua estava no cerne da
questão (Melton, J. Gordon. The Encyclopedia of American Religions: Vol
1).
Martin Steidinger, um dos anciães que liderou o movimento, dizia que a
perda da lingua alemã levaria a perda da caridade e ao retorno as
práticas mundanas. As primeiras igrejas a firmarem o movimento estavam
localizadas em Sabetha, Kansas; Silverton e Portland, Oregon; e várias
cidades de Illinois.
Atualmente, a denominação tem passado por um estado variando da
estagnação a retração. Exemplo disso é a venda de um de seus templos,
localizado em Peoria (Illinois), uma espaçosa e bela construção. Nessa
mesma cidade ainda se encontra templos da ACC-N e da ACCA, demonstrando o
impacto fragmentador que a divisão teve no seio da igreja nos Estados
Unidos.
Caracterizam-se pelo rigor ascético, sendo muito conservadores tanto
no estilo de vida quanto na forma de culto. Continuam a falar em alemão e
as mulheres somente usam o cabelo em coque ou partido ao meio.
Estima-se que hajam em torno de trezentos membros em todos os Estados
Unidos, hoje.
A igreja mãe, para diferenciar da dissidente, se distinguiu pelo qualificativo “of America”, presente em seu nome até hoje.
Igreja Cristã Nazarena, ou Congregação Cristã Nazarena (Nazarene Christian Congregation ou Nazarene Christian Church)
Nazarene Christian Congregation em Akron, Ohio. Fonte da imagem: Google Street View
É uma denominação de origem eslava, mais apropriadamente iugoslava.
Fortemente perseguidos pelo governo comunista do Marechal Tito, muitos
migraram para os Estados Unidos. Nos Estados Unidos existem poucas
igrejas. A maior parte delas se concentram, ainda hoje, no que era a
antiga Iugoslávia. Para maiores informações, consulte essa dissertação
de mestrado: http://www.c3.hu/~bocs/teza.htm.
Igreja Cristã Apostólica (Christian Apostolic Church)
Formada em 1955, é uma dissidente da Igreja Apostólica Cristã Alemã.
Não deve ser confundida com uma denominação homônima, pentecostal e
unicista. Atualmente, apenas três igrejas compõem essa denominação.
Possuem ensinamentos rígidos sobre divórcio, controle de natalidade e
ensino superior.
Finalizando…
Como se pode ver, as semelhanças entre a Apostolic Christian Church e
a Congregação Cristã são muitas. O fato de ambas situarem-se a parte da
comunidade evangélica em geral trouxe, para as mesmas, rótulos de exclusivismo e sectarismo.
No entanto, o credo doutrinário tanto de uma quanto de outra se
harmoniza com o que costumeiramente se atribui a ortodoxia cristã.
Para melhor entender a igreja norte-americana, uma sugestão é acessar o site oficial da igreja (www.apostolicchristian.org), para a igreja principal, ou www.apostolicchristianfoundation.org, para a ramificação nazarena. Para aqueles que não se satisfazerem com as informações oficiais, uma dica é visitar o forum http://apostolicchristiandiscussion.yuku.com/forums.
Lá, vários membros da igreja esclarecem sobre o funcionamento e
práticas da igreja. Um site ligado ao movimento anabatista (Bible Views)
oferece também informações sobre a ACC e pode ser conferido no link http://www.bibleviews.com/AC.html . Para quem gosta de fotos de igrejas, é só acessar esse álbum do Flick: http://www.flickr.com/groups/apostolicchristianchurches/ . Para informações gerais, consulte a página referente a igreja na wikipedia.
Gostohttp://atos.wordpress.com/2011/03/12/igreja-apostlica-crist-da-amrica/#commentsOne
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