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Você é um mini deus? comentem esta postagem
NAS PEGADAS DO MESTRE JESUS :: Os que Renunciaram O Ministério a favor da CCB a favor :: RENATO Noticias evangélicas..clic aqui
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Você é um mini deus? comentem esta postagem
Caros irmãos a paz de Deus ,pesquisando na web me deparei com este trabalho ,que a gente não deve pedir e sim determinar inclusive andei observando que na Igreja Mundial do poder de Deus lá realmente o pessoal não pede determina você concorda que deva ser assim ??veja a postagem sobre esse assunto
por Marcos Lopez
colunista do INPR Brasil
Se você é um dos que oram a Deus “determinando”, saiba que isto é um modismo. Pensadores de autoajuda, como Lair Ribeiro, por exemplo, comenta o uso de palavras positivas para alcançar vitorias. Tudo aponta para o falecido “pastor” Kenneth E. Hagin como o mentor deste modismo de “determinar” sua vitoria a toda hora. As pessoas em geral não sabem o que esta por trás deste ensino controverso. Hagin ensinava que você não deve orar a Deus pedindo a Ele, mas deve orar “determinando", pois afinal você é uma espécie de mini deus, e um deus não pedi, “determina”. Ou seja, se você descobrir que é um mini deus você poderá conseguir tudo o que quiser de Deus, e fazer Dele um “Office-boy”.
Você então descobriu que um deus não deve mais pedir, mas sim reivindicar, exigir, decretar e determinar. Dentre os livros que ensinam doutrinas antibiblicas podemos destacar estes livros e autores: Oração de Jabes, Ele veio para libertar os cativos, quebrando maldições ambos de Rebecca Brown, livros de Kennedy Hagin, Benny Hinn, livros de R.R Soares, A divina revelação do inferno de Mary baxer, bênção e maldição de Jorge Linhares, Quebre a cadeia da maldição hereditária hereditária de Marilyn Hickey, Há poder em suas palavras. Então na verdade o que esta faltando para os evangélicos segundo estes ensinos é você descobrir que você é um deus.
Veja as palavras do falecido Kenneth Hagin que foi um dos grandes responsáveis pela difusão deste estranho evangelho (Gal. 1.. Veja algumas declarações destes lideres: “ninguém poderá oferecer-me nada melhor. Nem o próprio Senhor Jesus tem uma posição melhor diante de Deus do que você e eu temos.” Declaração do livro Zoe – a própria vida de Deus, p 79 – no mesmo livro diz “Somos Cristo, p 57” – “Estamos na mesma categoria de Deus, p 15”.
No livro de R.R Soares “Como tomar posse da benção” nas paginas 19 e 20 encontramos o seguinte relato:
“O cristão não precisa ficar orando, suplicando ao senhor que o cure ou lhe dê prosperidade ou vitória sobre as tentações. Tudo o que tem a fazer é exigir que o mal sai de sua vida, determinando assim a benção.” Resumindo tudo o que aprendi, eu descobri: não precisamos mais pedir. Só determinar, exigir, ou seja: Tomar posse da benção”.
Em outras palavras, o senhor R.R Soares esta dizendo que você deve se humilhar a Deus “suplicando”; você deve reivindicar seus direitos, pois, afinal você é deus e deve exigir suas bênçãos. R.R. Soares não diz que você é deus, mas ele crê nas obras de Kennedy Hagin e seu mentor Hagin diz que você é um deus, porém acredito que R.R. Soares não irá colocar tal declaração em seu livro, pois poderia deixar uma má impressão nos leitores. Ele usa o verso de 2 Pedro 1.3 na página 19 pois sabe que na Bíblia não existe versículos que venham sustentar a ideia que o cristão deva “determinar” ou “reivindicar” suas bênçãos. Porém o texto de 2 Pedro 1.3 no grego não há sustentação de que o cristão deva exigir sua cura. São estes livros que vendem aos milhares e o povo de Deus sem ter discernimento infelizmente absorvem todo este engodo teológico.
Será que você acredita que nem Jesus tem uma posição melhor que você no céu? E mesmo que não existam versículos que você deva “determinar” você continuará acreditando nestas afirmações? No compendio de heresias chamado “Há poder em suas palavras” de Don Gossett ensina muito positivismo e ensinos da Nova Era como, por exemplo, declarar palavras positivas em voz alta (pág. 16), ensina algo parecido como Deus ser um mordomo (pág. 18) e que você pode reivindicar todos os direitos e privilégios que quiser (pág. 20).
Ensinos da Nova Era estão por todas as paginas: “Você possui o que confessa..” ( pág. 44). Isto sem contar à oração que faz de Deus o seu sócio na página 76 aonde chega a dizer que “O Senhor é meu banqueiro nada me faltará”. Não há possibilidades de expor todas as heresias deste livro neste artigo, mas já dá para observar que um cristão em sua sanidade normal deve rejeitar tal obra que infelizmente esta contaminando milhares de evangélicos despercebidos. Segundo os pregadores da prosperidade dos EUA é isto que você precisa descobrir. Alias é a mesma proposta do diabo no Éden e a mesma ideia que é pregada nas seitas da Nova Era e no ocultismo.
Infelizmente milhares de evangélicos continuam a comprar estes livros. E o pior quando você mostra estas declarações destes livros para livreiros a resposta tem sido: “meu amado irmão, estes livros vendem, o que eu posso fazer?”, só gostaria de saber se esta vai ser a resposta que darão ao Senhor Jesus quando eles forem confrontados pelo Deus Todo Poderoso. Até a década de 70 todos os evangélicos oravam pedindo a Deus; hoje os cristãos através destes ensinos diabólicos estão exigindo de Deus a sua benção. Porém um verdadeiro servo de Cristo sabe que deve apenas orar pedindo ao Senhor, desta forma mostrando respeito e reverencia ao Deus único. Jamais deve orar “determinando”, pois esta palavra não existe em todo o Novo Testamento ao se referirmos em oração. E somos ensinados pela Bíblia que somente devemos orar “suplicando, rogando ou pedindo nossas necessidades e se for da vontade de Deus Ele nos concederá ( I JO 5.14).
Hoje milhões de evangélicos estão desagradando a Deus com suas “determinações” pois pensam que dizendo esta palavra mágica tudo dará certo, mas a realidade é que nem tudo o que “parece dar certo” é bíblico ou é de Deus. Muita coisa no espiritismo e no mundo do ocultismo dá certo, mas é tudo demoníaco. Não desagrade seu Deus usando estas palavras demoníacas e sim se comporte como servo, apenas pedindo e assim se mostrará um verdadeiro servo do Senhor e ao mesmo tempo saberá qual o seu lugar no reino de Deus mostrando humildade e reverencia ao Deus soberano .
Saiba que se insistir em “determinar” você em outras palavras estará dizendo a Deus: “Olha eu sou um mini deus, e o Senhor não sabia que eu tenho direitos?!” e assim achando que você tem direitos se mostra arrogantemente ao Deus verdadeiro achando assim que Ele tem que responder a todas as suas vontades. Isto mostra como que todos os dias milhões de cristãos estão dando ouvidos a doutrinas de demônios sem perceber (I Tm. 4.1). Este ensino é uma afronta a doutrina bíblica da soberania de Deus, e só Ele que determina as coisas ( Is. 14.24) sendo o homem somente um servo e que só pode entrar no reino de Deus por causa da graça de Deus. Alguns defensores deste ensino usam At 19.13 para querer justificar suas “determinações” porém mesmo neste texto o original grego é conjurar, implorar e não determinar assim como nos seguintes textos ( Mc. 5.7 – Mt. 26.63 – I Ts. 5.27 ). Este ensino é uma proposta satânica, antibiblica e blasfêmia.
Eu o desafio a fazer uma oração de abandono destes ensinos antibíblicos e a pedir perdão a Deus pelas suas “determinações” e dizer a Deus que irá daqui para frente somente orar “pedindo” ao Senhor suas necessidades e não exigindo ou reivindicando, pois como vimos neste artigo não existe base bíblica para tais atos. Faça isto e verá o amor de Deus sendo derramado em seu coração (Rm. 5.5) e sentindo que seu lugar é de um simples cristão alcançado pela infinita graça de Deus, e fazendo isto suas orações serão atendidas dentro da vontade soberana de Deus, e sirva a Deus com alegria.
Não aceite que sua vida cristã seja manipulada por falsos ensinos.
“pensar é viver”
***
Marcos Lopes é evangelista, membro fundador e primeiro presidente da Sociedade de Jovens Pensadores Cristãos, bacharel em teologia, professor e há mais de vinte anos desenvolve pesquisas apologéticas.
Conheça mais o autor
E- Mail: mmustang@bol.com.br
You Tube: “Pr. Marcos Lopes"
Home page: http://sites.google.com/site/pensadorescristaos/Home
Aqui os ministros da igreja Mundial determinam as curas a palavra certa é essa determinam
por Marcos Lopez
colunista do INPR Brasil
Se você é um dos que oram a Deus “determinando”, saiba que isto é um modismo. Pensadores de autoajuda, como Lair Ribeiro, por exemplo, comenta o uso de palavras positivas para alcançar vitorias. Tudo aponta para o falecido “pastor” Kenneth E. Hagin como o mentor deste modismo de “determinar” sua vitoria a toda hora. As pessoas em geral não sabem o que esta por trás deste ensino controverso. Hagin ensinava que você não deve orar a Deus pedindo a Ele, mas deve orar “determinando", pois afinal você é uma espécie de mini deus, e um deus não pedi, “determina”. Ou seja, se você descobrir que é um mini deus você poderá conseguir tudo o que quiser de Deus, e fazer Dele um “Office-boy”.
Você então descobriu que um deus não deve mais pedir, mas sim reivindicar, exigir, decretar e determinar. Dentre os livros que ensinam doutrinas antibiblicas podemos destacar estes livros e autores: Oração de Jabes, Ele veio para libertar os cativos, quebrando maldições ambos de Rebecca Brown, livros de Kennedy Hagin, Benny Hinn, livros de R.R Soares, A divina revelação do inferno de Mary baxer, bênção e maldição de Jorge Linhares, Quebre a cadeia da maldição hereditária hereditária de Marilyn Hickey, Há poder em suas palavras. Então na verdade o que esta faltando para os evangélicos segundo estes ensinos é você descobrir que você é um deus.
Veja as palavras do falecido Kenneth Hagin que foi um dos grandes responsáveis pela difusão deste estranho evangelho (Gal. 1.. Veja algumas declarações destes lideres: “ninguém poderá oferecer-me nada melhor. Nem o próprio Senhor Jesus tem uma posição melhor diante de Deus do que você e eu temos.” Declaração do livro Zoe – a própria vida de Deus, p 79 – no mesmo livro diz “Somos Cristo, p 57” – “Estamos na mesma categoria de Deus, p 15”.
No livro de R.R Soares “Como tomar posse da benção” nas paginas 19 e 20 encontramos o seguinte relato:
“O cristão não precisa ficar orando, suplicando ao senhor que o cure ou lhe dê prosperidade ou vitória sobre as tentações. Tudo o que tem a fazer é exigir que o mal sai de sua vida, determinando assim a benção.” Resumindo tudo o que aprendi, eu descobri: não precisamos mais pedir. Só determinar, exigir, ou seja: Tomar posse da benção”.
Em outras palavras, o senhor R.R Soares esta dizendo que você deve se humilhar a Deus “suplicando”; você deve reivindicar seus direitos, pois, afinal você é deus e deve exigir suas bênçãos. R.R. Soares não diz que você é deus, mas ele crê nas obras de Kennedy Hagin e seu mentor Hagin diz que você é um deus, porém acredito que R.R. Soares não irá colocar tal declaração em seu livro, pois poderia deixar uma má impressão nos leitores. Ele usa o verso de 2 Pedro 1.3 na página 19 pois sabe que na Bíblia não existe versículos que venham sustentar a ideia que o cristão deva “determinar” ou “reivindicar” suas bênçãos. Porém o texto de 2 Pedro 1.3 no grego não há sustentação de que o cristão deva exigir sua cura. São estes livros que vendem aos milhares e o povo de Deus sem ter discernimento infelizmente absorvem todo este engodo teológico.
Será que você acredita que nem Jesus tem uma posição melhor que você no céu? E mesmo que não existam versículos que você deva “determinar” você continuará acreditando nestas afirmações? No compendio de heresias chamado “Há poder em suas palavras” de Don Gossett ensina muito positivismo e ensinos da Nova Era como, por exemplo, declarar palavras positivas em voz alta (pág. 16), ensina algo parecido como Deus ser um mordomo (pág. 18) e que você pode reivindicar todos os direitos e privilégios que quiser (pág. 20).
Ensinos da Nova Era estão por todas as paginas: “Você possui o que confessa..” ( pág. 44). Isto sem contar à oração que faz de Deus o seu sócio na página 76 aonde chega a dizer que “O Senhor é meu banqueiro nada me faltará”. Não há possibilidades de expor todas as heresias deste livro neste artigo, mas já dá para observar que um cristão em sua sanidade normal deve rejeitar tal obra que infelizmente esta contaminando milhares de evangélicos despercebidos. Segundo os pregadores da prosperidade dos EUA é isto que você precisa descobrir. Alias é a mesma proposta do diabo no Éden e a mesma ideia que é pregada nas seitas da Nova Era e no ocultismo.
Infelizmente milhares de evangélicos continuam a comprar estes livros. E o pior quando você mostra estas declarações destes livros para livreiros a resposta tem sido: “meu amado irmão, estes livros vendem, o que eu posso fazer?”, só gostaria de saber se esta vai ser a resposta que darão ao Senhor Jesus quando eles forem confrontados pelo Deus Todo Poderoso. Até a década de 70 todos os evangélicos oravam pedindo a Deus; hoje os cristãos através destes ensinos diabólicos estão exigindo de Deus a sua benção. Porém um verdadeiro servo de Cristo sabe que deve apenas orar pedindo ao Senhor, desta forma mostrando respeito e reverencia ao Deus único. Jamais deve orar “determinando”, pois esta palavra não existe em todo o Novo Testamento ao se referirmos em oração. E somos ensinados pela Bíblia que somente devemos orar “suplicando, rogando ou pedindo nossas necessidades e se for da vontade de Deus Ele nos concederá ( I JO 5.14).
Hoje milhões de evangélicos estão desagradando a Deus com suas “determinações” pois pensam que dizendo esta palavra mágica tudo dará certo, mas a realidade é que nem tudo o que “parece dar certo” é bíblico ou é de Deus. Muita coisa no espiritismo e no mundo do ocultismo dá certo, mas é tudo demoníaco. Não desagrade seu Deus usando estas palavras demoníacas e sim se comporte como servo, apenas pedindo e assim se mostrará um verdadeiro servo do Senhor e ao mesmo tempo saberá qual o seu lugar no reino de Deus mostrando humildade e reverencia ao Deus soberano .
Saiba que se insistir em “determinar” você em outras palavras estará dizendo a Deus: “Olha eu sou um mini deus, e o Senhor não sabia que eu tenho direitos?!” e assim achando que você tem direitos se mostra arrogantemente ao Deus verdadeiro achando assim que Ele tem que responder a todas as suas vontades. Isto mostra como que todos os dias milhões de cristãos estão dando ouvidos a doutrinas de demônios sem perceber (I Tm. 4.1). Este ensino é uma afronta a doutrina bíblica da soberania de Deus, e só Ele que determina as coisas ( Is. 14.24) sendo o homem somente um servo e que só pode entrar no reino de Deus por causa da graça de Deus. Alguns defensores deste ensino usam At 19.13 para querer justificar suas “determinações” porém mesmo neste texto o original grego é conjurar, implorar e não determinar assim como nos seguintes textos ( Mc. 5.7 – Mt. 26.63 – I Ts. 5.27 ). Este ensino é uma proposta satânica, antibiblica e blasfêmia.
Eu o desafio a fazer uma oração de abandono destes ensinos antibíblicos e a pedir perdão a Deus pelas suas “determinações” e dizer a Deus que irá daqui para frente somente orar “pedindo” ao Senhor suas necessidades e não exigindo ou reivindicando, pois como vimos neste artigo não existe base bíblica para tais atos. Faça isto e verá o amor de Deus sendo derramado em seu coração (Rm. 5.5) e sentindo que seu lugar é de um simples cristão alcançado pela infinita graça de Deus, e fazendo isto suas orações serão atendidas dentro da vontade soberana de Deus, e sirva a Deus com alegria.
Não aceite que sua vida cristã seja manipulada por falsos ensinos.
“pensar é viver”
***
Marcos Lopes é evangelista, membro fundador e primeiro presidente da Sociedade de Jovens Pensadores Cristãos, bacharel em teologia, professor e há mais de vinte anos desenvolve pesquisas apologéticas.
Conheça mais o autor
E- Mail: mmustang@bol.com.br
You Tube: “Pr. Marcos Lopes"
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Aqui os ministros da igreja Mundial determinam as curas a palavra certa é essa determinam
Re: Você é um mini deus? comentem esta postagem
Será ai o segredo das bençãos e dos milagres nestas igrejas ,é o determinar ,veja na CCb geralmente as orações caminham neste sentido "sefor da sua vontade do seu querer,se for chegado a hora liberta ,mas senão for de força para esperar suportar ou até de força para superar o cálix amargo etc etc não existe uma determinação objetiva
Sede meus imitadores como também eu sou de Cristo” podemos imitar Jesus nesta parte em determinar ?/
"E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho" Jo 14:13
Em seu livro "Exija seus direitos" RR Soares, líder da Igreja Internacional da Graça ensina que o crente não deve pedir a bênção, mas determiná-la ou exigir como um direito. A suposta base bíblica para essa sua doutrina nefasta é Jo 14:13, muito embora ele a credite a Kenneth Hagin. Ambos afirmam que "a palavra pedirdes foi mal traduzida" e que aiteo "deveria ter sido traduzido por exigirdes ou determinardes" (p. 42). Segundo ele "continuar orando, pedindo, suplicando por algo que já é seu é declarar que a Palavra do Senhor pode não ser a verdade" (p. 45). Chega ao extremo de dizer que ser paciente e suportar a provação é dar lugar ao Diabo (p. 78).
No livro ele afirma que não é versado em grego. Mas acreditou piamente no que Hagin lhe disse. Depois disse que conferiu no dicionário de Strong e que de fato a palavra aitéo também pode significar exigir, determinar. A propósito, ele define determinar como "a nossa ação com base na Palavra de Deus, o que nada mais é do que tomar posse da bênção e exigir os nossos direitos" (p. 27).
O significado de um termo deve ser buscado no uso que os autores fizeram dele nas escrituras. E quando examinamos o uso de aiteo nas Escritura descobrimos que ele jamais é utilizada com o sentido que RR Soares e Hagin lhe emprestam. E também descobrimos que as palavras determinar, ordenar, exigir, etc. jamais são utilizadas pelo homem para obter algo de Deus. Portanto, se Soares valoriza a Palavra de Deus como diz valorizar, deveria ter o mínimo cuidado para utilizá-la sem distorcer o seu significado, semeando o erro no meio do povo de Deus.
O significado bíblico de aiteo
As principais traduções e versões bíblicas traduzem aiteo como pedir. Tomando Jo 14:13 como exemplo, já vimos que a Almeida Revista e Atualizada a traduz assim, assim como a Almeida Revista e Corrigida. A Tradução Brasileira também fez essa tradução, bem como a Nova Tradução na Linguagem de Hoje. Estariam todos os tradudores enganados ou mal intencionados ao esconderem o sentido de ordenar em suas traduções? Veremos que não.
Antigo Testamento
O termo aiteo e seus cognatos são utilizados no Antigo Testamento 65 vezes na Septuaginta. O sentido é sempre de pedir, implorar, suplicar, e nunca de ordenar ou determinar. Assim, temos Elias dizendo a Eliseu "pede-me o que queres" (2Re 2:9); Jabez invocou a Deus dizendo "Oh! Tomara que me abenções" e Deus lhe deu "o que lhe tinha pedido" (1Cr 4:10); a Salomão Deus disse "pede-me o que queres que eu te dê" (2Cr 1:7) e o próprio Salomão deu à rainha de Sabá "tudo o que ela desejou e pediu" (2Cr 9:12). Vemos também Esdras dizendo que teve "vergonha de pedir ao rei" (Ed 8:22), enquanto que Neemias diz "pedi licença ao rei" (Ne 13:6) para voltar a Jerusalém. Davi não determinou, mas orou "uma coisa peço ao Senhor" (Sl 27:4), Salomão, mesmo sendo mais ousado disse "duas coisas te peço" (Pv 30:7). Isaías disse a Acaz "pede ao Senhor, teu Deus, um sinal" (Is 7:11) e Jeremias observou que durante o cerco de Jerusalém "os meninos pedem pão" (Lm 4:4). Para que seus três amigos fossem constituídos sobre os negócios da Babilônia, Daniel não determinou ao rei, mas fez um pedido (Dn 2:49). Finalmente, Zacarias disse "pedi ao Senhor chuva no tempo das chuvas serôdias" (Zc 10:1).
Em todas as passagens acima a Septuaginta utiliza aiteo, e em nenhuma delas a tradução determinar é cabível. Imagine Eliseu exigindo de Elias a porção dobrada, Jabez ordenando a Deus que alargasse os seus limites, Salomão determinando que Deus lhe desse sabedoria e a rainha, em sua visita de cortesia a Salomão ordenasse que este lhe desse o que ela desejasse! Seria absurdo. Como seria despropositado também que Esdras, Neemias e Daniel exigissem seus direitos junto ao rei, que Davi, Salomão e Acaz dessem ordens a Deus e meninos famintos exigissem seus direitos! Portanto, o uso que os setenta fizeram de aiteo na tradução do Antigo Testamento para o grego não deixa dúvida que pedir, rogar, suplicar, etc. é a tradução mais adequada e que qualquer termo que denote autoridade não é apropriada.
Novo Testamento
Já vimos que no uso que os tradutores da Septuaginta fizeram de aiteo não cabe o sentido de ordenar, determinar, mandar, exigir ou qualquer outro que Hagin e seu aprendiz queiram dar. Mas sei que Hagin principalmente despreza o Antigo Testamento, então vejamos se o Novo lhe dá algum apoio às suas idéias. A palavra aiteo aparece diversas vezes nos evangelhos e nos demais escritos do Novo Testamento. Jesus diz que o Pai sabe o que seus filhos precisam "antes que o peçais" (Mt 6:, mesmo assim orienta "pedi, e dar-se-vos-á" (Mt 7:7), pois "qual pai se porventura seu filho lhe pedir pão lhe dará uma pedra?" (Mt 7:9). Vemos que a mulher de Zebedeu se aproximou dEle, o adorou e "pediu-lhe um favor" (Mt 20:20). No verso seguinte ao utilizado como cavalo de batalha por Soares Jesus diz "se me pedirdes alguma coisa coisa em meu nome eu vos darei" (Jo 14:14). À porta Formosa, o coxo de nascença pedia esmola (At 3:2) e Paulo escreveu aos Colossenses "não cessamos de orar por vós e de pedir" (Cl 1:9). Aos faltos de sabedoria Tiago preceitua "peça-a a Deus" (Tg 1:5) e João anima com o testemunho de que "aquilo que pedimos, dEle recebemos" (1Jo 3:22).
Em todas essas passagens e outras não mencionadas, aiteo é utilizada para mostrar alguém pedindo encarecidamente a alguém que tem autoridade maior e que poderia conceder o pedido ou não, de acordo com sua vontade. É um contra-senso pensar que um filho pode determinar o que seu pai deve lhe dar, que a mãe de Tiago e João poderia adorar a Jesus e em seguida lhe dar ordem ou fazer exigências ou que um aleijado de nascença pudesse exigir direito a esmolas, que por isso deixaria de ser esmola. A esta altura RR Soares diria "Exigir ou determinar a bênção não é dar ordens ao Senhor" (p. 46). Porém, se aiteo significa determinar, ordenar, exigir e se aiteo refere-se àquilo que queremos receber de Deus, então forçosamente a ordem é dada a Deus. Jesus disse "se me pedirdes" e Tiago escreveu "peça a Deus". No mínimo RR Soares deverá explicar porque aiteo em Jo 14:13 significa ordenar, exigir e no verso seguinte significa pedir, suplicar, etc. O emaranhado que ele se meteu é tal que a conseqüência lógica de seu raciocínio beira à blasfêmia, pois ou faz do Diabo a fonte de bênção do crente ou a criatura mete-se a mandar no Criador!
Jesus e nós
RR Soares afirma que não devemos pedir, pois Jesus não pedia nada ao Pai, apenas determinava, ordenava, exigia. Escapou-lhe um detalhe que faz toda diferença: não somos Jesus e embora ele tenha participado de nossa humanidade nós não participamos de sua divindade. Ele é Senhor, e nós servos. Jesus não era apenas um homem, era verdadeiro Deus. Mas há outro detalhe que Soares não percebeu e seu mestre não lhe alertou. Jesus nunca se referiu a si mesmo como pedindo ao Pai utilizando o termo aiteo. Por quê? Porque aiteo se refere a um inferior pedindo a um superior, e Jesus é igual ao Pai. Assim, quando refere-se a um pedido ao Pai ou quando ora, Jesus utiliza o termo erotao, que é mais usado para um pedido entre iguais. Na mesma passagem que nos manda pedir (aiteo) Jesus disse "eu rogarei ao Pai" (Jo 14:16), utilizando erotao. Numa outra passagem Jesus diz "naquele dia, pedireis (aiteo) em meu nome; e não vos digo que rogarei (erotao) ao Pai por vós" (Jo 16:26). Mesmo quando a tradução é pedir, o termo utilizado por Jesus é erotao, como em Jo 17:15. Então, se aiteo é determinar, temos que Jesus nunca determinava, enquanto que os discípulos deveriam fazer isso, o que só faz sentido na mente de Hagin e Soares.
Determinar e ordenar
Apesar de aiteo não significar determinar, ordenar ou exigir, estas são palavras que ocorrem na Bíblia. Mas não estão relacionadas ao recebimento de bênçãos de Deus através da oração. Uma das palavras utilizadas para traduzir determinar é keleuo, traduzida também por comandar, ordenar. Assim, Jesus "ordenou que passassem para a outra margem" (Mt 8:18) e Herodes "ordenou que lha desse [a cabeça de João Batista]" (Mt 14:19). Quando José de Arimatéia pediu (aiteo) o corpo de Jesus, Pilatos "mandou que lho fosse entregue" (Mt 14:19). Em nenhuma ocasião keleuo é utilizado para que crentes tomassem posse da bênção. Outra palavra grega utilizada como determinar é prostasso. Das sete vezes em que ocorre, em nenhuma refere-se a crente usando de autoridade para receber bênçãos (Mt 1:24; 8:4; 21:6; Mc 1:44; Lc 5:14; At 10:33,48). Outra palavra às vezes traduzida determinar é paraggello, como usado em "Jesus ordenara ao espírito imundo que saísse do homem" (Lc 8:29). Esta mesma autoridade usou Paulo para expulsar demônios (At 16:18), mas isto está longe de ordenar anjos que nos tragam a bênção. Horizo também pode é traduzido como determinar, como por exemplo em Hb 4:7, porém em nenhuma de suas oito ocorrências refere-se a crentes determinando a bênção. Como essas, há outras palavras que transmitem a idéia de determinar, porém nãos e aplicam a crentes obtendo bênçãos de Deus.
A palavra normalmente traduzida como ordenar, mandar é epitasso. Jesus mandou que espíritos fossem para o abismo (Lc 8:31), Herodes mandou que trouxessem a caça de João Batista (Mc 6:27), o sumo sacerdote mandou que batessem na boca de Paulo (At 23:2) e o próprio Paulo reconehceu que pdoeria ordenar o que quisesse a Filemon, mas nenhuma dessas pessoas estavam determinando a bênção para suas vidas!
Conclusão
O autor de "Exija seus direitos" confessou não ser versado em grego. Eu também não sou. Porém, mesmo para quem falta erudição é patente a falta de sustentação bíblica para a idéia de que o crente não deve pedir, e sim determinar, exigir sua bênção. RR Soares semeia um ensino pernicioso à fé, e como veremos em outros artigos, essa não é apenas uma filosofia cristã inocente, pois chega ao ponto de tornar Deus obsoleto. Se eu pudesse determinar alguma coisa, determinaria que ele percebesse o erro a que está induzindo muitas pessoas, se retratasse e deixasse a Bíblia dizer o que diz.
Fonte: [ Soli Deo Gloria ]
Sede meus imitadores como também eu sou de Cristo” podemos imitar Jesus nesta parte em determinar ?/
"E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho" Jo 14:13
Em seu livro "Exija seus direitos" RR Soares, líder da Igreja Internacional da Graça ensina que o crente não deve pedir a bênção, mas determiná-la ou exigir como um direito. A suposta base bíblica para essa sua doutrina nefasta é Jo 14:13, muito embora ele a credite a Kenneth Hagin. Ambos afirmam que "a palavra pedirdes foi mal traduzida" e que aiteo "deveria ter sido traduzido por exigirdes ou determinardes" (p. 42). Segundo ele "continuar orando, pedindo, suplicando por algo que já é seu é declarar que a Palavra do Senhor pode não ser a verdade" (p. 45). Chega ao extremo de dizer que ser paciente e suportar a provação é dar lugar ao Diabo (p. 78).
No livro ele afirma que não é versado em grego. Mas acreditou piamente no que Hagin lhe disse. Depois disse que conferiu no dicionário de Strong e que de fato a palavra aitéo também pode significar exigir, determinar. A propósito, ele define determinar como "a nossa ação com base na Palavra de Deus, o que nada mais é do que tomar posse da bênção e exigir os nossos direitos" (p. 27).
O significado de um termo deve ser buscado no uso que os autores fizeram dele nas escrituras. E quando examinamos o uso de aiteo nas Escritura descobrimos que ele jamais é utilizada com o sentido que RR Soares e Hagin lhe emprestam. E também descobrimos que as palavras determinar, ordenar, exigir, etc. jamais são utilizadas pelo homem para obter algo de Deus. Portanto, se Soares valoriza a Palavra de Deus como diz valorizar, deveria ter o mínimo cuidado para utilizá-la sem distorcer o seu significado, semeando o erro no meio do povo de Deus.
O significado bíblico de aiteo
As principais traduções e versões bíblicas traduzem aiteo como pedir. Tomando Jo 14:13 como exemplo, já vimos que a Almeida Revista e Atualizada a traduz assim, assim como a Almeida Revista e Corrigida. A Tradução Brasileira também fez essa tradução, bem como a Nova Tradução na Linguagem de Hoje. Estariam todos os tradudores enganados ou mal intencionados ao esconderem o sentido de ordenar em suas traduções? Veremos que não.
Antigo Testamento
O termo aiteo e seus cognatos são utilizados no Antigo Testamento 65 vezes na Septuaginta. O sentido é sempre de pedir, implorar, suplicar, e nunca de ordenar ou determinar. Assim, temos Elias dizendo a Eliseu "pede-me o que queres" (2Re 2:9); Jabez invocou a Deus dizendo "Oh! Tomara que me abenções" e Deus lhe deu "o que lhe tinha pedido" (1Cr 4:10); a Salomão Deus disse "pede-me o que queres que eu te dê" (2Cr 1:7) e o próprio Salomão deu à rainha de Sabá "tudo o que ela desejou e pediu" (2Cr 9:12). Vemos também Esdras dizendo que teve "vergonha de pedir ao rei" (Ed 8:22), enquanto que Neemias diz "pedi licença ao rei" (Ne 13:6) para voltar a Jerusalém. Davi não determinou, mas orou "uma coisa peço ao Senhor" (Sl 27:4), Salomão, mesmo sendo mais ousado disse "duas coisas te peço" (Pv 30:7). Isaías disse a Acaz "pede ao Senhor, teu Deus, um sinal" (Is 7:11) e Jeremias observou que durante o cerco de Jerusalém "os meninos pedem pão" (Lm 4:4). Para que seus três amigos fossem constituídos sobre os negócios da Babilônia, Daniel não determinou ao rei, mas fez um pedido (Dn 2:49). Finalmente, Zacarias disse "pedi ao Senhor chuva no tempo das chuvas serôdias" (Zc 10:1).
Em todas as passagens acima a Septuaginta utiliza aiteo, e em nenhuma delas a tradução determinar é cabível. Imagine Eliseu exigindo de Elias a porção dobrada, Jabez ordenando a Deus que alargasse os seus limites, Salomão determinando que Deus lhe desse sabedoria e a rainha, em sua visita de cortesia a Salomão ordenasse que este lhe desse o que ela desejasse! Seria absurdo. Como seria despropositado também que Esdras, Neemias e Daniel exigissem seus direitos junto ao rei, que Davi, Salomão e Acaz dessem ordens a Deus e meninos famintos exigissem seus direitos! Portanto, o uso que os setenta fizeram de aiteo na tradução do Antigo Testamento para o grego não deixa dúvida que pedir, rogar, suplicar, etc. é a tradução mais adequada e que qualquer termo que denote autoridade não é apropriada.
Novo Testamento
Já vimos que no uso que os tradutores da Septuaginta fizeram de aiteo não cabe o sentido de ordenar, determinar, mandar, exigir ou qualquer outro que Hagin e seu aprendiz queiram dar. Mas sei que Hagin principalmente despreza o Antigo Testamento, então vejamos se o Novo lhe dá algum apoio às suas idéias. A palavra aiteo aparece diversas vezes nos evangelhos e nos demais escritos do Novo Testamento. Jesus diz que o Pai sabe o que seus filhos precisam "antes que o peçais" (Mt 6:, mesmo assim orienta "pedi, e dar-se-vos-á" (Mt 7:7), pois "qual pai se porventura seu filho lhe pedir pão lhe dará uma pedra?" (Mt 7:9). Vemos que a mulher de Zebedeu se aproximou dEle, o adorou e "pediu-lhe um favor" (Mt 20:20). No verso seguinte ao utilizado como cavalo de batalha por Soares Jesus diz "se me pedirdes alguma coisa coisa em meu nome eu vos darei" (Jo 14:14). À porta Formosa, o coxo de nascença pedia esmola (At 3:2) e Paulo escreveu aos Colossenses "não cessamos de orar por vós e de pedir" (Cl 1:9). Aos faltos de sabedoria Tiago preceitua "peça-a a Deus" (Tg 1:5) e João anima com o testemunho de que "aquilo que pedimos, dEle recebemos" (1Jo 3:22).
Em todas essas passagens e outras não mencionadas, aiteo é utilizada para mostrar alguém pedindo encarecidamente a alguém que tem autoridade maior e que poderia conceder o pedido ou não, de acordo com sua vontade. É um contra-senso pensar que um filho pode determinar o que seu pai deve lhe dar, que a mãe de Tiago e João poderia adorar a Jesus e em seguida lhe dar ordem ou fazer exigências ou que um aleijado de nascença pudesse exigir direito a esmolas, que por isso deixaria de ser esmola. A esta altura RR Soares diria "Exigir ou determinar a bênção não é dar ordens ao Senhor" (p. 46). Porém, se aiteo significa determinar, ordenar, exigir e se aiteo refere-se àquilo que queremos receber de Deus, então forçosamente a ordem é dada a Deus. Jesus disse "se me pedirdes" e Tiago escreveu "peça a Deus". No mínimo RR Soares deverá explicar porque aiteo em Jo 14:13 significa ordenar, exigir e no verso seguinte significa pedir, suplicar, etc. O emaranhado que ele se meteu é tal que a conseqüência lógica de seu raciocínio beira à blasfêmia, pois ou faz do Diabo a fonte de bênção do crente ou a criatura mete-se a mandar no Criador!
Jesus e nós
RR Soares afirma que não devemos pedir, pois Jesus não pedia nada ao Pai, apenas determinava, ordenava, exigia. Escapou-lhe um detalhe que faz toda diferença: não somos Jesus e embora ele tenha participado de nossa humanidade nós não participamos de sua divindade. Ele é Senhor, e nós servos. Jesus não era apenas um homem, era verdadeiro Deus. Mas há outro detalhe que Soares não percebeu e seu mestre não lhe alertou. Jesus nunca se referiu a si mesmo como pedindo ao Pai utilizando o termo aiteo. Por quê? Porque aiteo se refere a um inferior pedindo a um superior, e Jesus é igual ao Pai. Assim, quando refere-se a um pedido ao Pai ou quando ora, Jesus utiliza o termo erotao, que é mais usado para um pedido entre iguais. Na mesma passagem que nos manda pedir (aiteo) Jesus disse "eu rogarei ao Pai" (Jo 14:16), utilizando erotao. Numa outra passagem Jesus diz "naquele dia, pedireis (aiteo) em meu nome; e não vos digo que rogarei (erotao) ao Pai por vós" (Jo 16:26). Mesmo quando a tradução é pedir, o termo utilizado por Jesus é erotao, como em Jo 17:15. Então, se aiteo é determinar, temos que Jesus nunca determinava, enquanto que os discípulos deveriam fazer isso, o que só faz sentido na mente de Hagin e Soares.
Determinar e ordenar
Apesar de aiteo não significar determinar, ordenar ou exigir, estas são palavras que ocorrem na Bíblia. Mas não estão relacionadas ao recebimento de bênçãos de Deus através da oração. Uma das palavras utilizadas para traduzir determinar é keleuo, traduzida também por comandar, ordenar. Assim, Jesus "ordenou que passassem para a outra margem" (Mt 8:18) e Herodes "ordenou que lha desse [a cabeça de João Batista]" (Mt 14:19). Quando José de Arimatéia pediu (aiteo) o corpo de Jesus, Pilatos "mandou que lho fosse entregue" (Mt 14:19). Em nenhuma ocasião keleuo é utilizado para que crentes tomassem posse da bênção. Outra palavra grega utilizada como determinar é prostasso. Das sete vezes em que ocorre, em nenhuma refere-se a crente usando de autoridade para receber bênçãos (Mt 1:24; 8:4; 21:6; Mc 1:44; Lc 5:14; At 10:33,48). Outra palavra às vezes traduzida determinar é paraggello, como usado em "Jesus ordenara ao espírito imundo que saísse do homem" (Lc 8:29). Esta mesma autoridade usou Paulo para expulsar demônios (At 16:18), mas isto está longe de ordenar anjos que nos tragam a bênção. Horizo também pode é traduzido como determinar, como por exemplo em Hb 4:7, porém em nenhuma de suas oito ocorrências refere-se a crentes determinando a bênção. Como essas, há outras palavras que transmitem a idéia de determinar, porém nãos e aplicam a crentes obtendo bênçãos de Deus.
A palavra normalmente traduzida como ordenar, mandar é epitasso. Jesus mandou que espíritos fossem para o abismo (Lc 8:31), Herodes mandou que trouxessem a caça de João Batista (Mc 6:27), o sumo sacerdote mandou que batessem na boca de Paulo (At 23:2) e o próprio Paulo reconehceu que pdoeria ordenar o que quisesse a Filemon, mas nenhuma dessas pessoas estavam determinando a bênção para suas vidas!
Conclusão
O autor de "Exija seus direitos" confessou não ser versado em grego. Eu também não sou. Porém, mesmo para quem falta erudição é patente a falta de sustentação bíblica para a idéia de que o crente não deve pedir, e sim determinar, exigir sua bênção. RR Soares semeia um ensino pernicioso à fé, e como veremos em outros artigos, essa não é apenas uma filosofia cristã inocente, pois chega ao ponto de tornar Deus obsoleto. Se eu pudesse determinar alguma coisa, determinaria que ele percebesse o erro a que está induzindo muitas pessoas, se retratasse e deixasse a Bíblia dizer o que diz.
Fonte: [ Soli Deo Gloria ]
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