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“GRAÇA CCB” não é de quem quer nem de quem corre
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“GRAÇA CCB” não é de quem quer nem de quem corre
“GRAÇA CCB” não é de quem quer nem de quem corre
Posted: 02 Jul 2011 07:21 AM PDT
“Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.” – Romanos 9:16
Baseado nesse versículo da Palavra de Deus a CCB criou um “jargão” que nada mais é do que uma distorção do que Paulo ensinava aos crentes de Roma.
O “jargão” proferido continuamente pelos pregadores e fiéis da CCB é: - “Essa graça não é de quem quer nem de quem corre” – referindo-se a CCB.
E ainda complementam: - “Muitos gostariam de estar aqui e pertencer a essa graça, mas Deus escolheu você e não eles...”
Com esse tipo de conversa fiada incutem na mente crédula dos seus adeptos que eles são privilegiados por pertencerem a “graça CCB”, “única igreja verdadeira” e “único povo de Deus na Terra”.
Então o Povo da CCB realmente se convence de serem os únicos escolhidos e predestinados por Deus, sendo então superiores aos demais crentes de outras igrejas, que eles chamam de seitas.
Qual será a interpretação (exegese) correta dessa passagem distorcida pela CCB?
Analisando essa passagem à luz da Hermenêutica Bíblica percebemos que o apóstolo dos gentios está se referindo ao propósito de Deus com a nação de Israel.
Vejamos o que diz o capítulo 9 da epístola aos Romanos:
“1 Em Cristo digo a verdade, não minto (dando-me testemunho a minha consciência no Espírito Santo):
2 Que tenho grande tristeza e contínua dor no meu coração.
3 Porque eu mesmo poderia desejar ser anátema de Cristo, por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne;
4 Que são israelitas, dos quais é a adoção de filhos, e a glória, e as alianças, e a lei, e o culto, e as promessas;
5 Dos quais são os pais, e dos quais é Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém.
6 Não que a palavra de Deus haja faltado, porque nem todos os que são de Israel são israelitas;
7 Nem por serem descendência de Abraão são todos filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência.
8 Isto é, não são os filhos da carne que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa são contados como descendência.
9 Porque a palavra da promessa é esta: Por este tempo virei, e Sara terá um filho.
10 E não somente esta, mas também Rebeca, quando concebeu de um, de Isaque, nosso pai;
11 Porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal (para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama),
12 Foi-lhe dito a ela: O maior servirá o menor.
13 Como está escrito: Amei a Jacó, e odiei a Esaú.
14 Que diremos pois? Que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma.
15 Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia.
16 Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.
17 Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei; para em ti mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra.
18 Logo, pois, compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer.
19 Dir-me-ás então: Por que se queixa ele ainda? Porquanto, quem tem resistido à sua vontade?
20 Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?
21 Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?
22 E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição;
23 Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou,
24 Os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios?
25 Como também diz em Oséias: Chamarei meu povo ao que não era meu povo; E amada à que não era amada.
26 E sucederá que no lugar em que lhes foi dito: Vós não sois meu povo; Aí serão chamados filhos do Deus vivo.
27 Também Isaías clama acerca de Israel: Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo.
28 Porque ele completará a obra e abreviá-la-á em justiça; porque o Senhor fará breve a obra sobre a terra.
29 E como antes disse Isaías: Se o Senhor dos Exércitos nos não deixara descendência, Teríamos nos tornado como Sodoma, e teríamos sido feitos como Gomorra.
30 Que diremos pois? Que os gentios, que não buscavam a justiça, alcançaram a justiça? Sim, mas a justiça que é pela fé.
31 Mas Israel, que buscava a lei da justiça, não chegou à lei da justiça.
32 Por quê? Porque não foi pela fé, mas como que pelas obras da lei; tropeçaram na pedra de tropeço;
33 Como está escrito: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço, e uma rocha de escândalo; E todo aquele que crer nela não será confundido.”
Transcrevemos o capítulo 9 de Romanos inteiro para demonstrar que Paulo estava ensinando sobre o propósito soberano de Deus acerca de Israel, e não uma predestinação fatalista como querem insinuar os pregadores da CCB.
Essa prática de querer introduzir no texto o significado que se pretende dar é conhecida por eisegese, que significa: introduzir, colocar o sentido de fora para dentro.
Já na exegese o sentido é: extrair, tirar de dentro para fora.
“Há diferença entre exegese e eisegese. Na exegese a Bíblia interpreta-se a si mesma. Na eisegese, o leitor torce o sentido do texto. A exegese é a mãe da ortodoxia doutrinária. A eisegese, porém, é a matriz de todas as heresias. Ela gera o misticismo, e este acaba por dar à luz aos erros e aleijões doutrinários.” (Comentário feito por Edmar Cunha de Barcellos – Pastor, articulista, professor de Teologia
CPAD.)
Concluímos então que, do capítulo 9 ao capítulo 11 de Romanos o apóstolo trata sobre o propósito de Deus com Israel e com os gentios.
Portanto, quando Paulo diz que isto não depende do quer, nem do que corre, o contexto é ISRAEL!
O grande problema disso tudo é que Francescon (o fundador da CCB) veio de um berço espiritual calvinista, ou seja, um ramo teológico que defende a predestinação fatalista, porém na CCB a situação é ainda mais radical, pois os predestinados são apenas os que se filiam a “essa graça”.
E continuam dizendo em sua doutrina herética: - Se teu nome estiver escrito no Livro da Vida, rindo ou chorando você vem para essa graça (referindo-se a CCB).
Por falta de conhecimento bíblico sadio e equilibrado criam dogmas e crendices que são verdadeiras heresias destruidoras.
Isso tudo é causado pela falta de conhecimento bíblico/teológico dos seus líderes, que incutem na cabeça do povo incauto da CCB uma doutrina que a Bíblia não ensina.
É necessário que o povo fiel a Deus na CCB desperte para a verdadeira Palavra de Deus (Bíblia) e abandonem seus falsos mestres, os anciãos da CCB.
“Ao homem herege, depois de uma e outra admoestação, evita-o, sabendo que esse tal está pervertido, e peca, estando já em si mesmo condenado.” – Tito 3:10,11
MINISTÉRIO DA REFORMA DA CCB
Batalhando pela genuína fé cristã bíblica.
Sobre esta postagem eu afirmo realmente a Graça não é CCB e sim a pessoa de Jesus Cristo ,é uma pena que homens conhecedores da verdade tenta distorcer as escrituras e afirmar que uma instituição religiosa ,assuma a posição de Jesus,se alguns de meus irmãos discordam desta postagem quer enganar a si mesmo pois existe esta manipulação se é intencional eu não sei ,se é por costume ou por inocência eu não sei mas que acontece na CCb a muitos anos ,mas agora a verdade vem a tona a Graça é Jesus Cristo este hino que a CCB canta atesta com palavras !!
Re: “GRAÇA CCB” não é de quem quer nem de quem corre
Quando estava prestes a responder este tópico,vejo que são os meus próprios irmãos que postaram,é uma pena que o homem mesmo julgue e por preconceito colocam todos num balaio só,graças a Deus eu sei em quem tenho crido,pois amo meus irmãos na fé independente de como vcs mesmo afirmam e batem tanto na mesma tecla ''PLACA DE IGREJA'' não salva,é engraçado ver a contradição daqueles que criaram esta, há uma palavra que vcs gostam muito de pronunciar ''JARGÃO''.
Tenho amigos irmãos em várias denominações respeito a fé de cada um.
Tenho amigos irmãos em várias denominações respeito a fé de cada um.
Marcia- Mensagens : 1319
Pontos : 2770
Data de inscrição : 01/07/2011
Re: “GRAÇA CCB” não é de quem quer nem de quem corre
Marcia escreveu:Quando estava prestes a responder este tópico,vejo que são os meus próprios irmãos que postaram,é uma pena que o homem mesmo julgue e por preconceito colocam todos num balaio só,graças a Deus eu sei em quem tenho crido,pois amo meus irmãos na fé independente de como vcs mesmo afirmam e batem tanto na mesma tecla ''PLACA DE IGREJA'' não salva,é engraçado ver a contradição daqueles que criaram esta, há uma palavra que vcs gostam muito de pronunciar ''JARGÃO''.
Tenho amigos irmãos em várias denominações respeito a fé de cada um.
Caros irmãos em Cristo a paz de Deus !!
Sim minha irmã todos os movimentos estão vindo de nós mesmo membros da CCB ,a irmã pensa será que são o povo de outras denominações ??
Claro que não as vozes que se levantam e falam da CCb a favor ou contra é do corpo domestico da CCB, afinal de contas ,quem pode falar de nós somos nós mesmo , não vi nada que eu já não sabia na CCB se fala isso mesmo os ministros a anos ensinam que a CCB é a graça ,quem falar o contrario quer enganar a si mesmo ,eu não concordo com este costume e jargão que se que falam !!
.
Eu já ouvi isso: que quando Deus quiser me salvar, me chamaria para a Congregação, e mesmo sem dizer, já tentavam me levar.Lourival soldado cristão escreveu:Marcia escreveu:Quando estava prestes a responder este tópico,vejo que são os meus próprios irmãos que postaram,é uma pena que o homem mesmo julgue e por preconceito colocam todos num balaio só,graças a Deus eu sei em quem tenho crido,pois amo meus irmãos na fé independente de como vcs mesmo afirmam e batem tanto na mesma tecla ''PLACA DE IGREJA'' não salva,é engraçado ver a contradição daqueles que criaram esta, há uma palavra que vcs gostam muito de pronunciar ''JARGÃO''.
Tenho amigos irmãos em várias denominações respeito a fé de cada um.
Caros irmãos em Cristo a paz de Deus !!
Sim minha irmã todos os movimentos estão vindo de nós mesmo membros da CCB ,a irmã pensa será que são o povo de outras denominações ??
Claro que não as vozes que se levantam e falam da CCb a favor ou contra é do corpo domestico da CCB, afinal de contas ,quem pode falar de nós somos nós mesmo , não vi nada que eu já não sabia na CCB se fala isso mesmo os ministros a anos ensinam que a CCB é a graça ,quem falar o contrario quer enganar a si mesmo ,eu não concordo com este costume e jargão que se que falam !!
É um absurdo crer que se tem o poder para salvar, é como dizer que a Igreja Católica está correta, ao considerar o Papa como vicário de Cristo.
Que venham as pedras.
Peregrina- Mensagens : 379
Pontos : 480
Data de inscrição : 16/07/2013
Localização : Espírito Santo
Re: “GRAÇA CCB” não é de quem quer nem de quem corre
Será difícil desatar o nós da salvação ,,pois infelizmente o alicerces da fé de muitos está nestas afirmações sem base bíblica ,para dizer a verdade até Jesus está dominado nesta falacia denominacional,claro se apoiemos essas heresias denominacional de alta afirmações ,mas veja isso que ocorre com o sistema ,foi por consequência de uma metamorfose durante estes mais de cem anos ,ou melhor no meu modo de ver foi um processo diário, depois que mudou para este nome denominacional CCB ...congregação Cristã no Brasil ,apo´s isto os ministros foram mudando a igreja irmandade com ensinos ,exclusivista até chegar nos dias de hoje ,pois os primeiros 30 anos não era sim ,hoje é assim devido a metamorfose com heresias denominacionais ...leia esta
história
Quem conhece essa história em que ano a CCB começou a usar este nome
Alguns dias depois, um grupo de crentes que havia saído de outra denominação (por discordância doutrinária), passou para a nova igreja ”. (A outra denominação aqui mencionada é a Assembléia Cristã Reunidos Em Nome do Senhor Jesus, vindo a ser a atual CCB )
REUNIDOS EM NOME DO SENHOR JESUS
A Congregação Cristã foi fundada por Luigi Francescon e pelos protestantes que confiaram nele. Luigi passou pela experiência do novo nascimento, em 1891, 1 ano após ter sido evangelizado por Michelle Nardi, iniciador da Primeira Igreja Presbiteriana Italiana de Chicago.
Em 1894, enquanto orava e lia a Bíblia, Luigi Francescon entendeu Cl 2:12 como um aviso de que estava deixando de cumprir o mandamento do Batismo por Imersão. Porém, ninguém na igreja foi a favor dos argumentos que ele apresentou. A Igreja Presbiteriana Italiana praticava o batismo por aspersão.
No início do século XX, Giuseppe Beretta, novo na igreja, aceitou os argumentos de Luigi Francescon e foi à Igreja Batista Church of the Brethren ser batizado. Depois o ancião Luigi Francescon pediu que Beretta o batizasse numa segunda-feira. Um dia antes, o pastor principal da igreja, Filipo Grilli, estava na Itália e deixou a pregação por conta de Luigi Francescon, que falou sobre o batismo para os membros daquela Presbiteriana. No dia marcado, 18 pessoas foram batizadas no Lake-front de Chicago, inclusive Luigi Francescon, por Giuseppe Beretta.
Quando o Pastor Filipo, responsável pela igreja, chegou da viagem, Luigi pediu permissão para dirigir algumas palavras para a igreja antes do sermão. Concedido o espaço, ele perguntou a igreja se sua atitude tinha sido errada e após todos testificarem que nada tinham contra ele, Luigi mais uma vez falou sobre o batismo por imersão e apresentou sua demissão como ancião, secretário e membro da Primeira Igreja Presbiteriana Italiana de Chicago. Neste instante, as pessoas que aceitaram a pregação e foram batizados por Giuseppe Beretta acharam por bem abandonar a Igreja junto com Luigi Francescon.
Então, as reuniões passaram a ser nas casas de alguns membros, garagens e salões.
No ano seguinte, esse ministério foi dividido em duas lideranças, por causa de diferenças doutrinárias acerca do dia de culto, se teria que ser aos sábados ou domingos.
Um Pastor chamado William Durhan buscava incessantemente uma manifestação do Espírito Santo em sua igreja, na West North Avenue. Quando ficou sabendo sobre o fenômeno que ocorria na igreja do Pastor Seymour, em 1907, foi até a Califórnia conhecer o ministério. Durante o culto do Pastor Seymour, enquanto orava, Durhan começou a falar uma língua estrangeira que nunca tinha aprendido. Então, levou a doutrina pentecostal para sua igreja, impactando Luigi Francescon. Este, por sua vez, levou os protestantes que estavam sob sua liderança a se juntarem ao Pastor Durhan.
Durante as reuniões, outros membros começaram também a falar línguas que nunca tinham aprendido, como sueco e chinês.
Posteriormente, o ministério que havia se separado do de Luigi Francescon, por causa do dia de culto, chamou-o para ver o fenômeno pentecostal que ocorreu de repente em sua igreja também. Após o acontecido, os dois grupos sentiram necessidade de se unirem novamente, fundando a Assembléia Cristã Reunidos em Nome do Senhor Jesus.
A doutrina Pentecostal se distinguia da doutrina Holliness, da qual se originou, por considerar a santificação um processo contínuo e não algo que acontece instantaneamente com a conversão. É importante ressaltar que a doutrina pentecostal não anula a doutrina protestante tradicional, mas a complementa. E esta doutrina também não foi inventada pelo Pastor Seymour. Essas manifestações já haviam ocorrido logo após a morte de Jesus, passou algum tempo adormecida na antiga doutrina católica e só voltou a se manifestar no século XX, em várias igrejas quase que simultaneamente, abrindo as portas para que a religião protestante fosse levada a diferentes países. Portanto, a doutrina pentecostal nunca significou o início de uma nova religião como alguns, leigos, insistem em afirmar.
Após algumas manifestações como essa, os anciãos da igreja começaram a sentir necessidade de levar suas crenças para outros países.
Os anciãos Luigi Francescon e Giacomo Lombardi chegaram ao Brasil cerca de um ano antes que os suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren, fundadores das Assembléias de Deus. A Assembléia Cristã começou a levar a doutrina pentecostal para o Sul e Sudeste do Brasil, onde existiam colônias italianas, e a Assembléia de Deus levou-a para o Norte e Nordeste do país.
Em 1920, Luigi Francescon, líder da Assembléia Cristã, e Gunnar Vingren, líder da Assembléia de Deus, propuseram um encontro entre os líderes das duas denominações para uma possível união. Porém, os outros líderes das duas denominações não consentiram a união por causa de algumas diferenças doutrinárias entre ambos.
Em 1936, na I Convenção das Congregações Cristãs Brasileiras, foi adotado o nome de Congregação Cristã do Brasil, abandonando o antigo nome de Assembléia Cristã do Brasil. Ficou estabelecido um vínculo administrativo e ministerial entre todas as Congregações Cristãs Brasileiras e determinado que deveriam ser respeitados todos os Pontos de Doutrina anunciados às Congregações Cristãs do mundo na Convenção de Niágara Falls, NY.
Em 1947, o líder das Congregações Brasileiras, Luiz Pedroso, faleceu. Segundo relatos de diversos anciãos brasileiros, a partir da morte dele começaram a surgir pequenas mudanças no meio das Congregações Cristãs. Começou o exclusivismo e o isolamento das Igrejas Brasileiras. O afastamento das Congregações Americanas, Canadenses, Panamenhas, Argentinas e Italianas mostrava-se inevitável. Segundo relatos de membros antigos no ministério das Igrejas brasileiras.Luigi Francescon, muito procurado em razão de seu imenso conhecimento bíblico e defensor firme da Doutrina Pentecostal, faleceu em 1964, aos 98 anos.
Nesta época, as Congregações Cristãs Brasileiras romperam com as demais Congregações dos outros países e com todas as denominações evangélicas do Brasil. Muitos anciãos e cooperadores da igreja manifestaram-se contrários a política adotada pelo ministério central, mas não tiveram seus apelos ouvidos. As mulheres começam a
ter seus ministérios cassados.
Ao entrarmos no presente século vemos as Igrejas Pentecostais (oriundas do movimento ítalo-americano) crescendo em número e qualidade. As Igrejas da Itália, Estados Unidos, Panamá, Canadá, etc. estão bem administradas e contam com um ministério bem estruturado e preparado de acordo com a Bíblia.
No entanto as Igrejas brasileiras, embora tenham crescido numericamente, deixaram na história do evangelismo brasileiro o registro de uma denominação sectarista.O comportamento da liderança central da Congregação Cristã hoje é diferente do comportamento de seu fundador. Porém, ainda existem alguns líderes de igrejas pertencentes à Congregação Cristã que estão fazendo o possível para reformar a Congregação Cristã, livrando-a dos sectaristas ali presentes em união com as demais denominações interessadas.
Este era o verdadeiro Nome original da CCb???https://oulorivallanforumeir.forumeiros.com/t1627-a-assembleia-crista-reunidos-em-nome-do-senhor-jesus-vindo-a-ser-a-atual-ccb?highlight=assembleia+cristiniana
história
Quem conhece essa história em que ano a CCB começou a usar este nome
Alguns dias depois, um grupo de crentes que havia saído de outra denominação (por discordância doutrinária), passou para a nova igreja ”. (A outra denominação aqui mencionada é a Assembléia Cristã Reunidos Em Nome do Senhor Jesus, vindo a ser a atual CCB )
REUNIDOS EM NOME DO SENHOR JESUS
A Congregação Cristã foi fundada por Luigi Francescon e pelos protestantes que confiaram nele. Luigi passou pela experiência do novo nascimento, em 1891, 1 ano após ter sido evangelizado por Michelle Nardi, iniciador da Primeira Igreja Presbiteriana Italiana de Chicago.
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No início do século XX, Giuseppe Beretta, novo na igreja, aceitou os argumentos de Luigi Francescon e foi à Igreja Batista Church of the Brethren ser batizado. Depois o ancião Luigi Francescon pediu que Beretta o batizasse numa segunda-feira. Um dia antes, o pastor principal da igreja, Filipo Grilli, estava na Itália e deixou a pregação por conta de Luigi Francescon, que falou sobre o batismo para os membros daquela Presbiteriana. No dia marcado, 18 pessoas foram batizadas no Lake-front de Chicago, inclusive Luigi Francescon, por Giuseppe Beretta.
Quando o Pastor Filipo, responsável pela igreja, chegou da viagem, Luigi pediu permissão para dirigir algumas palavras para a igreja antes do sermão. Concedido o espaço, ele perguntou a igreja se sua atitude tinha sido errada e após todos testificarem que nada tinham contra ele, Luigi mais uma vez falou sobre o batismo por imersão e apresentou sua demissão como ancião, secretário e membro da Primeira Igreja Presbiteriana Italiana de Chicago. Neste instante, as pessoas que aceitaram a pregação e foram batizados por Giuseppe Beretta acharam por bem abandonar a Igreja junto com Luigi Francescon.
Então, as reuniões passaram a ser nas casas de alguns membros, garagens e salões.
No ano seguinte, esse ministério foi dividido em duas lideranças, por causa de diferenças doutrinárias acerca do dia de culto, se teria que ser aos sábados ou domingos.
Um Pastor chamado William Durhan buscava incessantemente uma manifestação do Espírito Santo em sua igreja, na West North Avenue. Quando ficou sabendo sobre o fenômeno que ocorria na igreja do Pastor Seymour, em 1907, foi até a Califórnia conhecer o ministério. Durante o culto do Pastor Seymour, enquanto orava, Durhan começou a falar uma língua estrangeira que nunca tinha aprendido. Então, levou a doutrina pentecostal para sua igreja, impactando Luigi Francescon. Este, por sua vez, levou os protestantes que estavam sob sua liderança a se juntarem ao Pastor Durhan.
Durante as reuniões, outros membros começaram também a falar línguas que nunca tinham aprendido, como sueco e chinês.
Posteriormente, o ministério que havia se separado do de Luigi Francescon, por causa do dia de culto, chamou-o para ver o fenômeno pentecostal que ocorreu de repente em sua igreja também. Após o acontecido, os dois grupos sentiram necessidade de se unirem novamente, fundando a Assembléia Cristã Reunidos em Nome do Senhor Jesus.
A doutrina Pentecostal se distinguia da doutrina Holliness, da qual se originou, por considerar a santificação um processo contínuo e não algo que acontece instantaneamente com a conversão. É importante ressaltar que a doutrina pentecostal não anula a doutrina protestante tradicional, mas a complementa. E esta doutrina também não foi inventada pelo Pastor Seymour. Essas manifestações já haviam ocorrido logo após a morte de Jesus, passou algum tempo adormecida na antiga doutrina católica e só voltou a se manifestar no século XX, em várias igrejas quase que simultaneamente, abrindo as portas para que a religião protestante fosse levada a diferentes países. Portanto, a doutrina pentecostal nunca significou o início de uma nova religião como alguns, leigos, insistem em afirmar.
Após algumas manifestações como essa, os anciãos da igreja começaram a sentir necessidade de levar suas crenças para outros países.
Os anciãos Luigi Francescon e Giacomo Lombardi chegaram ao Brasil cerca de um ano antes que os suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren, fundadores das Assembléias de Deus. A Assembléia Cristã começou a levar a doutrina pentecostal para o Sul e Sudeste do Brasil, onde existiam colônias italianas, e a Assembléia de Deus levou-a para o Norte e Nordeste do país.
Em 1920, Luigi Francescon, líder da Assembléia Cristã, e Gunnar Vingren, líder da Assembléia de Deus, propuseram um encontro entre os líderes das duas denominações para uma possível união. Porém, os outros líderes das duas denominações não consentiram a união por causa de algumas diferenças doutrinárias entre ambos.
Em 1936, na I Convenção das Congregações Cristãs Brasileiras, foi adotado o nome de Congregação Cristã do Brasil, abandonando o antigo nome de Assembléia Cristã do Brasil. Ficou estabelecido um vínculo administrativo e ministerial entre todas as Congregações Cristãs Brasileiras e determinado que deveriam ser respeitados todos os Pontos de Doutrina anunciados às Congregações Cristãs do mundo na Convenção de Niágara Falls, NY.
Em 1947, o líder das Congregações Brasileiras, Luiz Pedroso, faleceu. Segundo relatos de diversos anciãos brasileiros, a partir da morte dele começaram a surgir pequenas mudanças no meio das Congregações Cristãs. Começou o exclusivismo e o isolamento das Igrejas Brasileiras. O afastamento das Congregações Americanas, Canadenses, Panamenhas, Argentinas e Italianas mostrava-se inevitável. Segundo relatos de membros antigos no ministério das Igrejas brasileiras.Luigi Francescon, muito procurado em razão de seu imenso conhecimento bíblico e defensor firme da Doutrina Pentecostal, faleceu em 1964, aos 98 anos.
Nesta época, as Congregações Cristãs Brasileiras romperam com as demais Congregações dos outros países e com todas as denominações evangélicas do Brasil. Muitos anciãos e cooperadores da igreja manifestaram-se contrários a política adotada pelo ministério central, mas não tiveram seus apelos ouvidos. As mulheres começam a
ter seus ministérios cassados.
Ao entrarmos no presente século vemos as Igrejas Pentecostais (oriundas do movimento ítalo-americano) crescendo em número e qualidade. As Igrejas da Itália, Estados Unidos, Panamá, Canadá, etc. estão bem administradas e contam com um ministério bem estruturado e preparado de acordo com a Bíblia.
No entanto as Igrejas brasileiras, embora tenham crescido numericamente, deixaram na história do evangelismo brasileiro o registro de uma denominação sectarista.O comportamento da liderança central da Congregação Cristã hoje é diferente do comportamento de seu fundador. Porém, ainda existem alguns líderes de igrejas pertencentes à Congregação Cristã que estão fazendo o possível para reformar a Congregação Cristã, livrando-a dos sectaristas ali presentes em união com as demais denominações interessadas.
Este era o verdadeiro Nome original da CCb???https://oulorivallanforumeir.forumeiros.com/t1627-a-assembleia-crista-reunidos-em-nome-do-senhor-jesus-vindo-a-ser-a-atual-ccb?highlight=assembleia+cristiniana
A graça é de Deus, e a CCB a usurpou. Pelo menos, acham que sim. u.u
Eu vi uma publicação de um irmão, num grupo do facebook, onde ele mostra um estatuto, ou compêndio de tópicos de ensinamentos onde está escrito... "história DE UMA RAMIFICAÇÃO da Obra de Deus", e não A OBRA DE DEUS. Os irmãos que vieram depois devem ter se sentido órfãos do Franciscon e começaram a se excluir do restante, achando-se donos da verdade (nesse quesito, outras denominações eram assim também, sem grandes exageros).Lourival soldado cristão escreveu:Será difícil desatar o nós da salvação pois infelizmente o alicerces da fé de muitos está nestas afirmações sem base bíblica ,para dizer a verdade até Jesus está dominado nesta falácia denominacional,claro se apoiemos essas heresias denominacional de altas afirmações mas veja isso que ocorre com o sistema: foi por consequência de uma metamorfose durante estes mais de cem anos ,ou melhor, no meu modo de ver, foi um processo diário, depois que mudou para este nome denominacional CCB ...congregação Cristã no Brasil ,após isto os ministros foram mudando a igreja irmandade com ensinos exclusivistas até chegar nos dias de hoje pois os primeiros 30 anos não era assim! Hoje é assim devido a metamorfose com heresias denominacionais ... leia esta história
[...]
Este era o verdadeiro Nome original da CCb- https://oulorivallanforumeir.forumeiros.com/t1627-a-assembleia-crista-reunidos-em-nome-do-senhor-jesus-vindo-a-ser-a-atual-ccb?highlight=assembleia+cristiniana
Resumindo, não é a Congregação a Graça de Deus, embora ela possa - quem sabe - ser despachadora da graça Dele.
Peregrina- Mensagens : 379
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