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Mensagem por Lourival soldado cristão 28th abril 2012, 10:06 am




Pesquisador escreve sobre a origem do neopentecostalismo brasileiro e ressalta divisão entre igrejas: “Outros dissidentes surgirão”. Leia na íntegra Igrejas-neopentecostais-200x150 A origem do neopentecostalismo brasileiro e suas ramificações foi tema de um artigo escrito pelo jornalista Johnny Bernardo, que é pesquisador da religiosidade brasileira.

Em seu artigo, Johnny relata a origem do movimento dos Estados
Unidos: “Quando falamos de neopentecostalismo, estamos nos referindo aos
grupos cuja origem remonta aos movimentos de confissão positiva dos
EUA, através de líderes como Essek William Kenyon e Kenneth Hagin”.

O movimento neopentecostal no Brasil, segundo Johnny Bernardo, surgiu
através do bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de
Deus, e que antes, havia sido adepto do catolicismo e espiritismo.

Johnny menciona a parceria entre Edir Macedo e R. R. Soares na
fundação da Igreja Universal e a primeira dissidência da denominação, já
em 1980, quando Soares resolveu abandonar a Universal, “descontente com
a prepotência e o espírito mercantilista de Edir Macedo”, para fundar a
Igreja Internacional da Graça de Deus.

O jornalista cita também a recente dissidência na Igreja Mundial do
Poder de Deus, que deu origem à Igreja Mundial Renovada, fundada pelo
bispo Roberto Damázio, que até 2010 era o terceiro na linha de comando
da denominação do apóstolo Valdemiro Santiago.

O movimento neopentecostal possui diversas ramificações, entre elas, a
Igreja Renascer em Cristo, a Sara Nossa Terra, Bola de Neve Church,
entre outras.

Confira abaixo a íntegra do artigo “As raízes do neopentecostalismo brasileiro”, de Johnny Bernardo, para o site Genizah:

<blockquote>Em maio de 2010 surgia a mais nova denominação
neopentecostal brasileira: a Igreja Mundial Renovada. Também conhecida
como Igreja Renovada da Fé em Jesus Cristo, a IMR surgiu um mês após a
saída do Bispo Roberto Damásio da Igreja Mundial do Poder de Deus.
Membro da cúpula da IMPD (à época, terceiro no poder após o Bispo
Josivaldo Batista), Roberto Damásio anunciou a sua saída no dia 20 de
abril, sem revelar os reais motivos. No mês seguinte, a IMR estreia seu
primeiro programa na NGT. Passados quase dois anos (completará no
próximo mês, 29), a Igreja Mundial Renovada já possui diversas filiais
pelo Brasil e chegou à África. Sua presença nos meios de comunicação
continua ativa e em fase de crescimento, com participação nas tardes e
madrugadas da Rede TV, além de diversos programas radiofônicos.

O rápido crescimento da IMR e de outras denominações neopentecostais
se explica em parte pela ofensiva de sua liderança e pelo espírito
mercantilista que caracteriza suas atividades. O poder da comunicação e a
ênfase nas campanhas de cura e libertação são características comuns do
Neopentecostalismo. Quando falamos de neopentecostalismo, estamos nos
referindo aos grupos cuja origem remonta aos movimentos de confissão
positiva dos EUA, através de líderes como Essek William Kenyon e Kenneth
Hagin. No Brasil, apesar de estabelecida a década de 70 como o período
em que começa a se desenvolver o que Paul Freston chama de “terceira
onda pentecostal”, o neopentecostalismo surge a partir de um conjunto de
elementos característicos da “segunda onda pentecostal”, como o uso da
mídia audiovisual na difusão doutrinária, o liberalismo, o combate às
religiões de possessão e as campanhas de prosperidade.

A Igreja do Evangelho Quadrangular e a Igreja Cristã de Nova Vida
foram os celeiros de onde o atual movimento neopentecostal surgiu e se
estruturou. Harold William e Raymond Boatrigtht, atores e missionários
enviados ao Brasil pela Igreja Internacional do Evangelho Quadrangular,
romperam com o tradicionalismo pentecostal brasileiro ao introduzir no
país o pentecostalismo de costumes liberais. Começando por São João da
Boa Vista (SP), em 1951, a IIEQ alcançou a capital do Estado em 1954,
daí se espalhando por todo o país. À IIEQ se aliaram diversos lideres e
membros das igrejas pentecostais e das igrejas históricas, atraídos pela
mensagem de cura divina, propagadas a partir de São Paulo e tendo como
ponto de apoio os programas radiofônicos.

Do Canadá, veio o Bispo Walter Robert MacAlister, que, a convite da
IIEQ, pregou no Rio de Janeiro e em outros estados do Brasil, atraindo
um grande número de seguidores. Depois de passar pelas Filipinas,
Taiwan, Hong Kong e Paris, MacAlister decidiu se estabelecer no Brasil,
morando primeiro em São Paulo e depois no Rio de Janeiro. Era o ano de
1959 quando MacAlister, sua esposa e filhos decidem se mudar para o
Brasil. Dos filhos do casal (eles tiveram dois), Walter Robert
MacAlister Jr. sucederia o pai na direção da Igreja Cristã de Nova Vida,
algumas décadas depois. Estabelecido no bairro do Bonsucesso, em 1964, o
primeiro templo da ICNV serviu de base para a inauguração, em 1971, do
templo sede em Botafogo. A existência da ICNV está associada às
campanhas de cura e libertação, promovidas pelo Bispo MacAlister,
primeiro na Rádio Copacabana, em 1960, e depois com o programa Coisas da
Vida, na extinta TV Tupi, a partir de 1978. No começo da década de 80,
MacAlister abdica da pregação televisiva ao afirmar que a “televisão
cria monstros” – talvez em referência ao Bispo Edir Macedo, que, à
época, dava seus primeiros passos na telinha, em um programa intitulado
“O Despertar da Fé”, também veiculado pela TV Tupi, canal 6.

O pai do neopentecostalismo brasileiro

Natural do Rio de Janeiro, Edir Macedo abandonou o curso
universitário sem o concluir. Dizia ser uma pessoa deprimida. Procurou
alívio no Catolicismo, não encontrando. Fez-se então adepto do
espiritismo, sofrendo nova decepção. Depois de algum tempo se converteu
ao pentecostalismo, ingressando na Igreja Cristã de Nova Vida. Da
convivência com os irmãos, conhece seu futuro genro e parceiro de
ministério, Romildo Soares – mais tarde Missionário R.R. Soares. Era
1968. Quatro anos depois deixam, juntamente com Roberto Augusto Alves e
os irmãos Samuel e Fidelis Coutinho, a ICNV, quando, no mesmo ano,
fundam a Igreja Cruzada do Caminho Eterno. Em 1977, após a saída dos
irmãos Coutinho da ICCE, Edir Macedo, Romildo Soares e Roberto Augusto
mudam o nome da denominação para Igreja Universal do Reino de Deus,
começando na Abolição (zona norte do Rio de Janeiro) – Roberto Alves,
que sagrou Edir Macedo como Pastor e recebeu deste também a unção,
regressou à ICNV. Descontente com a prepotência e o espírito
mercantilista de Edir Macedo, Romildo Soares deixa também a IURD para
fundar, em 1980, a Igreja Internacional da Graça de Deus.
Único no poder, Edir Macedo coloca em prática parte de sua experiência e
aprendizagem na Igreja Cristã de Nova Vida e associa a está o
liberalismo da Quadrangular, criando em pouco tempo um império que, três
anos depois, alcança os EUA, ao fundar a primeira IURD em Monte
Vermont, Nova York. Nove anos depois chega a Portugal, e em 1996 funda a
primeira IURD no Japão. Segundo Campos, o sucesso da Igreja Universal
pode ser medido ainda pelo número de templos abertos até 1995: 2.014 no
Brasil e 236 em 65 países, nos quais são atendidos cerca de quatro
milhões de pessoas, que participam dos “cultos”, “correntes de fé” e
“campanhas de fé”. (Lusotopie, 1999, p. 355)

Embora discordante de alguns pontos defendidos por MacAlister, Edir
Macedo se apropria de parte de sua mensagem, que envolvia cura divina e
prosperidade por meio da fé. Deu prosseguimento, também, ao trabalho nos
meios de comunicação, elegendo a televisão como seu cavalo de Tróia.
Até então explorada por pentecostais, como a Assembleia de Deus, e
igrejas históricas, como a Batista e a Presbiteriana, a televisão passa a
ser palco, nos anos seguintes, do trabalho de convencimento e
propaganda da Igreja Universal e da Igreja Internacional da Graça de
Deus e, futuramente, da Igreja Mundial do Poder de Deus. As pentecostais
e históricas ocupariam uma pequena parcela de horários, com exceção do
programa “Vitória em Cristo”, antes sem denominação oficial, mas a
partir de 2010 ancorada na Assembleia de Deus Vitória em Cristo, sendo
Silas Malafaia o presidente.

Da IURD à Mundial Renovada

Da Igreja Universal do Reino de Deus surgiriam inúmeras outras
igrejas neopentecostais, com exceção da Renascer em Cristo (de origem
pentecostal – seus fundadores eram membros da Igreja Pentecostal da
Bíblia, Jabaquara, SP), da Igreja Evangélica Cristo Vive (fundada pelo
ex-pastor da Igreja Cristã de Nova Vida, o angolano Miguel Ângelo) e de
grupos minoritários, como a Bola de Neve (fundada pelo Apóstolo Rina,
ex-pastor da Renascer em Cristo) e Sara Nossa Terra (fundada pelos
bispos Robson e Maria Rodovalho, de origem presbiteriana).

Da Igreja Universal surgiria, ainda no fim da década de 70, uma
dissidência organizada pelos irmãos Coutinho. As duas maiores
dissidências da IURD, entretanto, surgiriam nas décadas seguintes: a
Igreja Internacional da Graça de Deus (1980) e a Igreja Mundial do Poder
de Deus, do Apóstolo Valdomiro Santiago (1998). Da IIGD não se conhece
nenhuma dissidência, mas da IMPD surgiriam, entre 2010 e 2011, quatro
igrejas: a Igreja Mundial Renovada (05/2010), Igreja Missionária do Amor
(08/2010), o Templo Mundial Resgate da Fé (09/2010) e a Igreja
Evangélica Celeiro de Deus (10/2011). Das igrejas dissidentes, três
foram fundadas por aliados de Valdomiro Santiago: Givanildo de Souza
(segundo na cúpula da IMPD e fundador da IMA), Roberto Damásio (terceiro
na ordem e fundador da IMR) e Sebastian de Almeida (homem de confiança
da IMPD e fundador do TMRF). Do quadro original de dirigentes e
apresentados em matéria publicada pela revista Época, apenas Francileia
de Oliveira (esposa de Valdomiro Santiago) e Ronaldo Didini (ex-homem de
confiança de Edir Macedo, e consultor de mídia da IMPD) permanecem ao
lado do fundador. Para às igrejas dissidentes também seguiriam, em
grande número, outros bispos da IMPD. Outros líderes e igrejas
dissidentes surgirão nos próximos dias. Aguarde!
</blockquote>
Fonte: Gospel+
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