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Vinho Embriagante na Ceia do Senhor: Correto?

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Vinho Embriagante na Ceia do Senhor: Correto? Empty Vinho Embriagante na Ceia do Senhor: Correto?

Mensagem por Lourival soldado cristão 7th agosto 2012, 2:44 pm



<table align="center"><tr><td>
</td></tr></table>







































LEMBRE-SE:
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
II Timóteo 2:15




























Vinho Embriagante na Ceia do Senhor: Correto?



O Vinho nos Tempos do Novo Testamento
Vinho fermentado ou não fermentado? Segue-se um
exame da palavra bíblica mais comumente usada para vinho. A palavra
grega para “vinho”, em Lc 7.33, é oinos. Oinos pode referir-se a dois
tipos bem diferentes de suco de uva: (1) suco não fermentado, e (2) vinho fermentado ou embriagante. Esta definição apóia-se nos dados abaixo.
(1) A palavra grega oinos era
usada pelos autores seculares e religiosos, antes da era cristã e nos
tempos da igreja primitiva, em referência ao suco fresco de uva (ver
Aristóteles, Metereologica, 387.b.9-13). (a) Anacreontes (c. de 500
a.C.) escreve: “Esprema a uva, deixe sair o vinho [oinos]” (Ode 5). (b)
Nicandro (século II a.C.) escreve a respeito de espremer uvas e chama de
oinos o suco daí produzido (Georgica, fragmento 86). (c) Papias (60-130
d.C.), um dos pais da igreja primitiva, menciona que quando as uvas são
espremidas produzem “jarros de vinho” [oinos] (citado por Ireneu,
Contra as Heresias, 5.33.3-4). (d) Uma carta em grego escrita em papiro
(P.Oxy, 729; 137 d.C.), fala de “vinho [oinos] fresco, do tanque de
espremer” (ver Moulton e Milligan, The Vocabulary of the Greek
Testament, p. 10). (e) Ateneu (200 d.C.) fala de um vinho [oinos] doce,
que “não deixa pesada a cabeça” (Ateneu, Banquete, 1.54). Noutro lugar,
escreve a respeito de um homem que colhia uvas “acima e abaixo, pegando
vinho [oinos] no campo” (1.54). Para considerações mais pormenorizadas
sobre o uso de oinos pelos escritores antigos, ver Robert P. Teachout:
“O emprego da Palavra Vinho no Antigo Testamento”. (Dissertação de Th.D.
no Seminário Teológico de Dallas, 1979).
(2) Os eruditos judeus que
traduziram o AT do hebraico para o grego cerca de 200 a.C. empregaram a
palavra oinos para traduzir várias palavras hebraicas que significam
vinho. Noutras palavras, os escritores do NT entendiam que oinos pode
referir-se ao suco de uva, com ou sem fermentação.
(3) Quanto à literatura grega
secular e religiosa, um exame de trechos do NT também revela que oinos
pode significar vinho fermentado, ou não fermentado. Em Efésios 5.18, o
mandamento: “não vos embriaguez com vinho [oinos] refere-se ao vinho
alcoólico. Por outro lado, em Ap 19.15 Cristo é descrito pisando o
lagar. O texto grego diz: “Ele pisa o lagar do vinho” [oinos]; o oinos
que sai do lagar é suco de uva (ver Is 16.10; Jr 48.32,33). Em Ap 6.6,
oinos refere-se às uvas da videira como uma safra que não deve ser
destruída. Logo, para os crentes dos tempos do NT, “vinho” (oinos) era
uma palavra que podia ser usada para duas bebidas distintivamente
diferentes, extraídas da uva: o vinho fermentado e o não fermentado.
(4) Finalmente, os escritores
romanos antigos explicam com detalhes, vários processos usados para
tratar o suco de uva recém-espremido, especialmente as maneiras de
evitar sua fermentação. (a) Columela (Da Agricultura, 12.29, sabendo que
o suco de uva não fermenta quando mantido frio (abaixo de 10 graus C.) e
livre de oxigênio, escreve da seguinte maneira: “Para que o suco de uva
sempre permaneça tão doce como quando produzido, siga estas instruções:
Depois de aplicar a prensa às uvas, separe o mosto mais novo [i.e.,
suco fresco], coloque-o num vasilhame (amphora) novo, tampe-o bem e
revista-o muito cuidadosamente com piche para não deixar a mínima gota
de água entrar; em seguida, mergulhe-o numa cisterna ou tanque de água
fria, e não deixe nenhuma parte da ânfora fica acima da superfície. Tire
a ânfora depois de quarenta dias. O suco permanecerá doce durante um
ano” (ver também Columela: Agricultura e Árvores; Catão: Da
Agricultura). O escritor romano Plínio (século I d.C.) escreve: “Tão
logo tiram o mosto [suco de uva] do lagar, colocam-no em tonéis, deixam
estes submersos na água até passar a primeira metade do inverno, quando o
tempo frio se instala” (Plínio , História Natural, 14.11.83). Este
método deve ter funcionado bem na terra de Israel (ver Dt 8.7; 11.11,12;
Sl 65.9-13). (b) Outro método de impedir a fermentação das uvas é
fervê-las e fazer um xarope (para mais detalhes, ver o próximo estudo “O
Vinho nos Tempos do Novo Testamento”). Historiadores antigos chamavam
esse produto de “vinho” (oinos). O Cônego Farrar (Smith´s Bible
Dictionary), p. 747) declara que “os vinhos assemelhavam-se mais a
xarope; muitos deles não eram embriagantes”. Ainda, O Novo Dicionário da
Bíblia (p. 1665) observa que “sempre havia meios de conservar doce o
vinho durante o ano inteiro”.
O uso do Vinho na Ceia do Senhor
Jesus usou uma bebida fermentada ou não fermentada
de uvas, ao instituir a Ceia do Senhor (Mt 26.26-29; Mc 14.22-25; Lc
22.17-20; 1 Co 11.23-26)? Os dados abaixo levam à conclusão de que Jesus
e seus discípulos beberam no dito ato suco de uva não fermentado.
(1) Nem Lucas nem qualquer outro
escritor bíblico emprega a palavra “vinho” (gr. oinos) no tocante à Ceia
do Senhor. Os escritores dos três primeiros Evangelhos empregam a
expressão “FRUTO DA VIDE” (Mt 26.29; Mc 14.25, Lc 22.18). O vinho não
fermentado é o único “fruto da vide” verdadeiramente natural, contendo
aproximadamente 20% de açúcar e nenhum álcool. A fermentação destrói boa
parte do açúcar e altera aquilo que a videira produz. O vinho
fermentado não é produzido pela videira [não é “fruto da vide”].
(2) Jesus instituiu a Ceia do
Senhor quando Ele e seus discípulos estavam celebrando a Páscoa. A lei
da Páscoa em Ex 12.14-20 proibia, durante a semana daquele evento, a
presença de seor (Ex 12.15), palavra hebraica para fermento ou qualquer
agente fermentador. Seor, no mundo antigo, era frequentemente obtido da
espuma espessa da superfície do vinho quando em fermentação. Além disso,
todo o hametz (i.e., qualquer coisa fermentada) era proibido (Êx 12.19;
13.7). Deus dera essas leis porque a fermentação simbolizava a
corrupção e o pecado (cf. Mt 16.6,12; 1 Co 5.7,Cool. Jesus, o Filho de
Deus, cumpriu a lei em todas as suas exigências (Mt 5.17). Logo, teria
cumprido a lei de Deus para a Páscoa, e não teria usado vinho
fermentado.
(3) Um intenso debate perpassa os
séculos entre os rabinos e estudiosos judaicos sobre a proibição ou não
dos derivados fermentados na videira durante a Páscoa. Aqueles que
sustentam uma interpretação mais rigorosa e literal das Escrituras
hebraicas, especialmente Ex 13.7, declaram que nenhum vinho fermentado
devia ser usado nessa ocasião.
(4) Certos documentos judaicos
afirmam que o uso do vinho não fermentado na Páscoa era comum nos tempos
do NT. Por exemplo: “Segundo os Evangelhos Sinóticos, parece que no
entardecer da quinta-feira da última semana de vida aqui, Jesus entrou
com seus discípulos em Jerusalém, para com eles comer a Páscoa na cidade
santa; neste caso, o pão e o vinho do culto de Santa Ceia instituído
naquela ocasião por Ele, como memorial, seria o pão asmo e o vinho não
fermentado do culto Seder (ver “Jesus”, The Jewish Encyclopaedia, edição
de 1904, V.165).
(5) No AT, bebidas fermentadas
nunca deviam ser usadas na casa de Deus, e um sacerdote não podia
chegar-se a Deus em adoração se tomasse bebida embriagante (Lv 10.9).
Jesus Cristo foi o Sumo Sacerdote de Deus do novo concerto, e chegou-se a
Deus em favor do seu povo (Hb 3.1; 5.1-10).
(6) O valor de um símbolo se
determina pela sua capacidade de conceituar a realidade espiritual.
Logo, assim como o pão representava o corpo puro de Cristo e tinha que
ser pão asmo (i.e., sem a corrupção da fermentação), o fruto da vide,
representando o sangue incorruptível de Cristo, seria melhor
representado por suco de uva não fermentado (cf. 1 Pe 1.18-19). Uma vez
que as Escrituras declaram explicitamente que o corpo e sangue de Cristo
não experimentaram corrupção (Sl 16.10; At 2.27; 13.37), esses dois
elementos são corretamente simbolizados por aquilo que não é corrompido
nem fermentado.
(7) Paulo determinou que os
coríntios tirassem dentre eles o fermento espiritual, i.e., o agente
fermentador “da maldade e da malícia”, porque Cristo é a nossa Páscoa (1
Co 5.6-Cool. Seria contraditório usar na Ceia do Senhor um símbolo da
maldade, i.e., algo contendo levedura ou fermento, se considerarmos os
objetivos dessa ordenança do Senhor, bem como as exigências bíblicas
para dela participarmos (Fonte: Bíblia de Estudo Pentecostal,
p.1517-19).
Portanto, o suco de uva não embriagante e não
fermentado é a bebida mais apropriada para representar o sangue de Jesus
na Ceia do Senhor. Por coerência, o pão, representativo do corpo de
Cristo, deve ser sem fermento. O vinho fermentado é uma bebida
alcoólica. Um sacerdote que tome vários goles de vinho dessa natureza
por dia, em celebrações várias, tende a se tornar viciado. Qualquer
espécie de bebida que contenha álcool é considerada uma droga, capaz de
levar a dependência. A cachaça, por exemplo, é uma droga. Os
ex-alcoólatras são orientados para não tomarem o primeiro gole, a fim de
não desencadear um impulso incontrolável. O fornecimento de bebida
embriagante a irmãos nessa situação, por ocasião da Ceia, seria
desaconselhável.
Estudo correlato: “O Pão, o Vinho e o Corpo de Jesus”
Autor: Pr Willian Viana
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