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Pesquisador afirma que Igreja Universal está perdendo fiéis para seus “clones”

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Pesquisador afirma que Igreja Universal está perdendo fiéis para seus “clones” Empty Pesquisador afirma que Igreja Universal está perdendo fiéis para seus “clones”

Mensagem por Lourival soldado cristão 29th agosto 2012, 1:16 pm

Pesquisador afirma que Igreja Universal está perdendo fiéis para seus “clones” Igreja-universal-1-200x128 O
professor Leonildo Silveira Campos, titular da Universidade Metodista
de São Paulo – Umesp, concedeu uma entrevista ao IHU (Instituto
humanitas Hunisinos), na qual falou sobre a queda do número de fiéis da
Igreja Universal (IURD), e do futuro das igrejas mediante o surgimento e
fortalecimento das mídias digitais, que permite cultos e práticas
religiosas possam ser realizadas cada vez mais pela internet.

Sobre a queda do número de fiéis da IURD, que foi de 10% na última
década, Campos explicou que a diversidade e a competitividade interna no
pentecostalismo estimulam a disputa por fiéis, mesmo entre os que dizem
ser a experiência com o Espírito Santo um fator de unidade. Ele falou
também sobre a influência do fator financeiro e social dos fiéis na
escolha pela igreja.

- Os muito pobres são mais facilmente atingidos pela pregação dos
milagres e prodígios. Esses estão fora de esforços que resultem de um
processo de planejamento das atividades cotidianas. Eles levam uma vida
tão dura, que somente um milagre resolve. Nesse sentido, a Igreja
Mundial, Igreja do Evangelho Quadrangular ou a Deus é Amor levam
vantagem nessas camadas sociais mais pobres onde a IURD perde a
competitividade – explica.

O professor ressalta também que o surgimento de “igrejas clones” da
IURD, ao que ele destacou a Igreja Mundial do Poder de Deus – IMPD,
fundada pelo ex-bispo da Universal Valdemiro Santiago, também vem
tomando espaço entre esses fiéis.

Citando a pesquisadora francesa Marion Aubree, Campos afirmou que a
IURD trouxe significativas adaptações ao pentecostalismo dentro de um
quadro marcado pela globalização, pluralismo e diversidade do campo
religioso, e hoje experimenta o ataque externo provocado por novos
movimentos neopentecostais que a imitam.

Leia a entrevista na íntegra:

<blockquote>IHU On-Line – A Igreja Universal perdeu 10% dos fiéis na última década. Essa perda está relacionada com que fatores?

Leonildo Silveira Campos – Os números indicam que a Igreja Universal
do Reino de Deus – IURD perdeu 11% de seus fiéis ao longo da década. Os
evangélicos tradicionais perderam desta vez só 0,1% e a Igreja Católica
caiu do patamar dos 73,6% para o de 64,6% da população brasileira. Os
evangélicos atingiram o patamar dos 22,2%. Entre os que mais cresceram
estão a Assembleia de Deus, 46,4%; a Igreja do Evangelho Quadrangular,
38,5%; e a Igreja Pentecostal Deus é Amor, 9,2%. A Assembleia de Deus
ganhou 3,8 milhões de novos fiéis na década, o que representa um total
de 1.082 novos fiéis por dia, durante 10 anos.

Indagações

Por sua vez, há igrejas pentecostais que não cresceram. Entre elas
está a Congregação Cristã no Brasil, que caiu 8%. Há uma questão
interessante e pouco discutida: Por que há pentecostais que cresceram
enquanto outros perderam força? Que tipo de mensagem atrai fiéis de um
grupo e os afasta de outros? Por quais motivos esse significativo número
de pessoas deixou a IURD? Para que grupo ela está doando fiéis? Ela
estaria alimentando outras denominações pentecostais, a majoritária
Assembleia de Deus? Ou as pessoas estão procurando igrejas pentecostais
menores onde há um espaço social mais favorável para uma maior
experiência comunitária? É possível também que todos esses fatores
influenciem nesse trânsito. Porém, não se pode descartar que o
pluralismo, a diversidade e a competitividade interna no pentecostalismo
estimulam a disputa por fiéis, mesmo entre os que dizem ser a
experiência com o Espírito Santo um fator de unidade.

Igrejas “clones”

Deve-se ressaltar também o aparecimento do que Marion Aubree
(pesquisadora francesa) chamou de “igrejas clones da Universal”. Isto é,
ao longo de 35 anos de uma história marcada por sucesso numérico, essa
Igreja, que trouxe significativas adaptações ao pentecostalismo dentro
de um quadro marcado pela globalização, pluralismo e diversidade do
campo religioso, experimenta hoje o ataque externo provocado por novos
movimentos neopentecostais que a imitam. Entre outras, a de maior
sucesso é a Igreja Mundial do Poder de Deus – IMPD, fundada pelo
ex-bispo iurdiano Valdemiro Santiago. Porém, já nos primeiros anos de
história da IURD, surgiu a Igreja Internacional da Graça de Deus,
fundada pelo cunhado do bispo Edir Macedo, um dos iniciadores da IURD.
Com a saída dos demais empreendedores iniciais, Macedo ficou sozinho à
frente do próspero empreendimento. Muitas das estratégias da Universal
foram copiadas por esses novos empreendedores que foram acrescentando
mais algumas características e adaptações julgadas necessárias para o
continuado sucesso da fórmula herdada. O crescimento desses
concorrentes, assim como a possível ascensão socioeconômica da classe C,
encontra nas condições favoráveis de vida outras saídas além da busca
do exorcismo e da prosperidade. É possível ainda que tenha aumentado o
número dos que se sentem “decepcionados” com as promessas alicerçadas em
estratégias publicitárias e marqueteiras. O aparecimento de produtos
mais em conta no mercado e de ofertas mais vantajosas pode estar
influenciando mais pessoas que as análises acadêmicas pressupõem.

IHU On-Line – Qual a peculiaridade e as principais características da IURD que a diferencia das demais religiões?

Leonildo Silveira Campos – Ao longo de sua história, a IURD construiu
um império mediático que lhe fornece pontes para uma comunicação
rápida, unificada e eficiente com a sua clientela. Há ainda uma rede
capilar de templos, cobrindo quase que inteiramente a América Latina,
partes da África e Europa. No entanto, essa expansão exigiu que a IURD
se tornasse mais flexível e inclusiva com relação às culturas locais. As
suas campanhas especiais, e muitas vezes a nomenclatura dos locais de
cultos e formas de atividades, geram nas pessoas um sentimento de que,
mesmo abandonando seus cultos católicos, mágico-indígenas ou africanos,
eles continuam habitando o mesmo universo de sentido. A IURD conseguiu
levar vantagem sobre as demais por ter optado e trabalhado a partir dos
desejos e sonhos de uma vasta parcela da sociedade contemporânea.
Enquanto isso, ela oferece produtos simbólicos “remasterizados”,
dissimulando a ideia de ruptura, trocando-a por uma aparente
continuidade com as culturas locais. Estaria a fórmula desenvolvida por
Edir Macedo caindo no domínio público, tornando a sua Igreja vítima de
suas próprias estratégias de um marketing de guerra?

IHU On-Line – Qual o perfil dos praticantes da Igreja Universal?

Leonildo Silveira Campos – As pessoas atraídas pela pregação da IURD
não aparentam ser de classes sociais paupérrimas. Os muito pobres são
mais facilmente atingidos pela pregação dos milagres e prodígios. Esses
estão fora de esforços que resultem de um processo de planejamento das
atividades cotidianas. Eles levam uma vida tão dura, que somente um
milagre resolve. Nesse sentido, a Igreja Mundial, Igreja do Evangelho
Quadrangular ou a Deus é Amor levam vantagem nessas camadas sociais mais
pobres onde a IURD perde a competitividade.

IHU On-Line – A que se deve o sucesso de empreendimento da IURD? Quantos templos existem atualmente no Brasil?

Leonildo Silveira Campos – A IURD sempre escolheu o lugar para os
seus templos: em corredores de passagem, próximos a estações de ônibus,
de trem ou de metrô. Nos seus primeiros 20 anos, o número de pequenos e
médios templos era grande. Havia uma maior capilaridade, incluindo-se os
interiores dos bairros. Nos últimos 10 ou 15 anos, a IURD passou a
construir enormes catedrais, cujos nomes vão desde a “Catedral da Fé”
até o nome bíblico do lugar onde os cristãos se reuniam em Jerusalém –
cenáculo ou aposento alto – chamados em seus programas televisivos de
“Cenáculos do Espírito Santo”.

Cenáculo, templo e catedrais

Nos depoimentos, possivelmente editados, poucos dizem que a vida
melhorou após frequentarem a Igreja Universal ou irem ao templo. Elas
dizem com facilidade muito grande (como se não houvesse um calejar dos
vocábulos anteriores) que a vida melhorou depois que passaram a
frequentar os Congressos Financeiros no Cenáculo do Espírito Santo. Em
São Paulo, está sendo construída uma réplica idealizada do templo de
Salomão. A questão será, caso um dia o crescimento explosivo dos anos
1990 diminua, o que fazer com tantos imóveis tão grandes como os que
estão sendo construídos. Quanto às catedrais, o ajuntamento deve ter
criado a ilusão de crescimento numérico, com a correspondente queda nos
gastos de aluguel, imposto predial, gastos com a manutenção de recursos
humanos e de material necessário para o funcionamento de milhares de
pequenos e médios templos.

Realmente houve um crescimento explosivo de evangélicos na década
terminada em 2010. Mas o pentecostalismo que mais cresceu mesmo foi o da
Assembleia de Deus e das que o Censo classificou como “outras igrejas
de origem pentecostal”, que saltaram dos 1,84 milhão (2000) para 5,26
milhões (2010).

IHU On-Line – Os números do Censo 2010 mostram a explosão de fiéis
que se dizem apenas evangélicos, mas não estão vinculados a nenhuma
igreja. O que esse dado revela?

Leonildo Silveira Campos – O aparecimento de uma nova categoria,
“evangélicos sem igreja” ou os “evangélicos não determinados”, foi uma
novidade que já havia se manifestado em pesquisas anteriores, como a de
2009 (POF), que tomou por base os números da pesquisa dos orçamentos
familiares. Esses “evangélicos não determinados” chegaram ao índice de
4,8%, acima dos 4% dos evangélicos de missão (ou tradicionais), porém,
abaixo dos pentecostais, 13,3%.

Ricardo Mariano (Folha de S. Paulo, 30-06-12) apontou corretamente
que “o inchaço da categoria evangélica não determinada reduzir
artificialmente o crescimento pentecostal”. É possível que uma boa
parcela desses evangélicos não determinados tenha práticas carismáticas
ou pentecostais.

“Paróquia virtual”

Porém, há um crescente número de evangélicos que não mais se adapta
às estruturas burocráticas (que exigem arrecadação de dízimos e ofertas)
e preferem limitar a frequência aos cultos a alguns dias por ano,
aumentando a prática do lazer, ou até fazendo parte do que temos chamado
de “paróquia virtual”, praticando uma religiosidade evangélica na rede
mundial de computadores. Como prova disso, aumenta o número de igrejas
que transmitem seus cultos pela internet, chegando os pastores ao
agradecimento pelas visitas presenciais e invocando uma bênção especial
para os que acompanham o culto virtualmente. Talvez esses evangélicos
não determinados sejam uma expressão dos “desigrejados” que nos EUA ou
Europa são muitos, nestes tempos de individualismo e de formação de um
rebanho virtual.
</blockquote>
Redação Gospel+
Lourival soldado cristão
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