NAS PEGADAS DO MESTRE JESUS


Participe do fórum, é rápido e fácil

NAS PEGADAS DO MESTRE JESUS
NAS PEGADAS DO MESTRE JESUS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» Comunidade cristã. No Brasil Lucas 16
Elias e Eliseu Empty1st julho 2023, 3:31 pm por Admin

» Comunidade cristã. No Brasil Lucas 16
Elias e Eliseu Empty1st julho 2023, 3:30 pm por Admin

» O Destino de todos
Elias e Eliseu Empty28th agosto 2022, 10:30 pm por Gideões da CCB-Livre

» # está o meu coração Salmos 108:#RCCB#COMUNIDADE CRISTÃ NO BRASIL NOVA CCB
Elias e Eliseu Empty13th junho 2022, 6:35 pm por Lourival soldado cristão

» #rccb #rccb 1 Pedro 5 1 Aos presbíteros#Radio Comunidade cristã no Brasil
Elias e Eliseu Empty12th junho 2022, 6:51 pm por Lourival soldado cristão

» Poque Deus não tem prazer na morte
Elias e Eliseu Empty11th junho 2022, 9:34 pm por Lourival soldado cristão

» Chame Deus para os seus planos
Elias e Eliseu Empty11th junho 2022, 1:09 am por Lourival soldado cristão

» A fé vem de ouvir e crer na palavra
Elias e Eliseu Empty11th junho 2022, 12:38 am por Lourival soldado cristão

» Louvores a Deus
Elias e Eliseu Empty9th junho 2022, 9:46 pm por Lourival soldado cristão

maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Quem está conectado?
43 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 43 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 473 em 30th agosto 2014, 11:05 pm
Social bookmarking

Social bookmarking reddit      

Conservar e compartilhar o endereço de <a href="http://oulorivallan.forumeiros.com/">nas pegadas do mestre JESUS</a> em seu site de social bookmarking

Conservar e compartilhar o endereço de NAS PEGADAS DO MESTRE JESUS em seu site de social bookmarking

Entrar

Esqueci-me da senha

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Votação
Estatísticas
Temos 4337 usuários registrados
O último membro registrado é Ismael Jordao Segura

Os nossos membros postaram um total de 30609 mensagens em 13528 assuntos

Elias e Eliseu

5 participantes

Ir para baixo

Elias e Eliseu Empty Elias e Eliseu

Mensagem por Zek 3rd fevereiro 2013, 4:00 pm

Quero fazer três perguntas:

Lucas 4:24 - E disse: Em verdade vos digo que nenhum profeta é bem recebido na sua pátria. 25 - Em verdade vos digo que muitas viúvas existiam em Israel nos dias de Elias, quando o céu se cerrou por três anos e seis meses, de sorte que em toda a terra houve grande fome; 26 - E a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a Sarepta de Sidom, a uma mulher viúva. 27 - E muitos leprosos havia em Israel no tempo do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o sírio. 28 - E todos, na sinagoga, ouvindo estas coisas, se encheram de ira. 29 - E, levantando-se, o expulsaram da cidade, e o levaram até ao cume do monte em que a cidade deles estava edificada, para dali o precipitarem.

1ª pergunta:
Porque Deus só sustentou uma viúva estrangeira enquanto o suposto povo de Deus, Israel, passou por fome?

2ª Pergunta:
Porque só Namã, o Sirio, foi curado se havia tantos leprosos em Israel, entre o povo de Deus?

3ª Pergunta:
Porque estas palavra de Jesus irritaram tanto os judeus ao ponto de o quererem matar?

VitorA e Jb50, gostava de ouvir também os vossos comentários.

Zek

Mensagens : 51
Pontos : 51
Data de inscrição : 01/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Elias e Eliseu Empty Re: Elias e Eliseu

Mensagem por pedro ferreira 3rd fevereiro 2013, 4:08 pm

Exemplos da lei? e como ja disse aqui o jb e o victor,tudo debaixo da lei se encerrou na cruz quando Jesus se fez maldito por nos,tudo que esta debaixo da lei esta debaixo da maldicao da lei.
pedro ferreira
pedro ferreira

Mensagens : 403
Pontos : 449
Data de inscrição : 05/09/2011
Idade : 51
Localização : barreiras

Ir para o topo Ir para baixo

Elias e Eliseu Empty Re: Elias e Eliseu

Mensagem por Jb50 3rd fevereiro 2013, 6:15 pm

pedro ferreira escreveu:Exemplos da lei? e como ja disse aqui o jb e o victor,tudo debaixo da lei se encerrou na cruz quando Jesus se fez maldito por nos,tudo que esta debaixo da lei esta debaixo da maldicao da lei.

Isso não são respostas Pedro, é Jesus a falar não a lei: não estamos a falar de pecado mas porque Deus usou de misericórdia com uns e outros não.

Responde ás perguntas somente Pedro.


Última edição por Jb50 em 3rd fevereiro 2013, 6:18 pm, editado 1 vez(es)
Jb50
Jb50

Mensagens : 785
Pontos : 900
Data de inscrição : 04/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Elias e Eliseu Empty Re: Elias e Eliseu

Mensagem por Jb50 3rd fevereiro 2013, 6:17 pm

Zek escreveu:Quero fazer três perguntas:

Lucas 4:24 - E disse: Em verdade vos digo que nenhum profeta é bem recebido na sua pátria. 25 - Em verdade vos digo que muitas viúvas existiam em Israel nos dias de Elias, quando o céu se cerrou por três anos e seis meses, de sorte que em toda a terra houve grande fome; 26 - E a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a Sarepta de Sidom, a uma mulher viúva. 27 - E muitos leprosos havia em Israel no tempo do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o sírio. 28 - E todos, na sinagoga, ouvindo estas coisas, se encheram de ira. 29 - E, levantando-se, o expulsaram da cidade, e o levaram até ao cume do monte em que a cidade deles estava edificada, para dali o precipitarem.

1ª pergunta:
Porque Deus só sustentou uma viúva estrangeira enquanto o suposto povo de Deus, Israel, passou por fome?

2ª Pergunta:
Porque só Namã, o Sirio, foi curado se havia tantos leprosos em Israel, entre o povo de Deus?

3ª Pergunta:
Porque estas palavra de Jesus irritaram tanto os judeus ao ponto de o quererem matar?

VitorA e Jb50, gostava de ouvir também os vossos comentários.


Muito bem, eu ainda coloco mais uma:

Deus sabendo todas as coisas, porque não fez sinais onde sabia que se fizesse eles se iriam arrepender, e porque fez sinais onde já sabia que não se iriam arrepender?
Jb50
Jb50

Mensagens : 785
Pontos : 900
Data de inscrição : 04/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Elias e Eliseu Empty Re: Elias e Eliseu

Mensagem por MateusAlcântara 3rd fevereiro 2013, 6:48 pm

Percebe-se que já era uma prefiguração do que aconteceria: Deus deixar o Israel terreno para tratar dos gentios, pois tanto Naamã e a Sarapeta de Sidom eram gentios.
Os judeus não suportaram aquelas pessoas porque eram orgulhosos, não aceitaram a Verdade. Aconteceu do mesmo jeito quanto Estevam foi apedrejado, pois as verdadeiros palavras dele os incomodaram.
MateusAlcântara
MateusAlcântara

Mensagens : 724
Pontos : 1084
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 28
Localização : Ilhéus- Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Elias e Eliseu Empty Re: Elias e Eliseu

Mensagem por pedro ferreira 3rd fevereiro 2013, 7:08 pm

A viuva e por causa da rebeldia do povo de Israel,naamam porque consultou o homem de Deus,e porque queriam matar a Jesus,por que eram rebeldes igual a vossos pais e nao receberam o Messias enviado de Deus,essa e minha linhagem,a paz.
pedro ferreira
pedro ferreira

Mensagens : 403
Pontos : 449
Data de inscrição : 05/09/2011
Idade : 51
Localização : barreiras

Ir para o topo Ir para baixo

Elias e Eliseu Empty Re: Elias e Eliseu

Mensagem por Jeremias 3rd fevereiro 2013, 7:43 pm

pedro ferreira escreveu:A viuva e por causa da rebeldia do povo de Israel,naamam porque consultou o homem de Deus,e porque queriam matar a Jesus,por que eram rebeldes igual a vossos pais e nao receberam o Messias enviado de Deus,essa e minha linhagem,a paz.


Eles queriam que Jesus fizesse na sua terra os mesmos milagres que fizera em Cafarnaum,Jesus deu-lhes dois exemplos de dois gentios que foram abençoados e ainda por cima através de Eleição!!

Jesus estava mostrando com aquelas comparações,que a benção de Deus era para os eleitos,mostrando que não eram só os judeus que eram povo escolhido de Deus,também os havia entre os gentios!!

Porque na verdade Cristo veio foi para OS ESCOLHIDOS e foi isso que os irritou,ao ponto de quererem matá-lo,porque a eleição sempre irrita o incrédulo!!

Por muito religioso que o homem seja,a Eleição da Graça irrita-o mostrando que afinal ele não tem fé genuína!!
Jeremias
Jeremias

Mensagens : 78
Pontos : 77
Data de inscrição : 28/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Elias e Eliseu Empty Re: Elias e Eliseu

Mensagem por pedro ferreira 3rd fevereiro 2013, 10:06 pm

no tempo da lei somente o povo de Deus era eleito povo de Israel,os gentios nao tinha direito nenhum a eleicao,os gentios eram muitas vezes amaldicoados vemos isso com frequencia nos salmos de davi,eleicao para os gentios so depois da morte e ressurreicao de Jesus Cristo,Paulo apostolo dos Gentios,logo se ve Jeremias que nem naamam nem a viuva eram eleitos pois eram gentios,a viuva foi porque israel estava em transgressao,naamam consultou um homem Profeta de Deus,logo nao tem nada a ver com eleicao.
pedro ferreira
pedro ferreira

Mensagens : 403
Pontos : 449
Data de inscrição : 05/09/2011
Idade : 51
Localização : barreiras

Ir para o topo Ir para baixo

Elias e Eliseu Empty Re: Elias e Eliseu

Mensagem por Jeremias 4th fevereiro 2013, 5:15 am

pedro ferreira escreveu:no tempo da lei somente o povo de Deus era eleito povo de Israel,os gentios nao tinha direito nenhum a eleicao,os gentios eram muitas vezes amaldicoados vemos isso com frequencia nos salmos de davi,eleicao para os gentios so depois da morte e ressurreicao de Jesus Cristo,Paulo apostolo dos Gentios,logo se ve Jeremias que nem naamam nem a viuva eram eleitos pois eram gentios,a viuva foi porque israel estava em transgressao,naamam consultou um homem Profeta de Deus,logo nao tem nada a ver com eleicao.


OH pedro,mas tens alguma alergia á Eleição,ou quê??


Não vês que o facto de Deus ás vezes escolher um gentio no V.T:,era já para mostrar que a salvação haveria de vir também aos gentios!!
Jeremias
Jeremias

Mensagens : 78
Pontos : 77
Data de inscrição : 28/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Elias e Eliseu Empty Re: Elias e Eliseu

Mensagem por Zek 4th fevereiro 2013, 5:42 am

pedro ferreira escreveu:no tempo da lei somente o povo de Deus era eleito povo de Israel,os gentios nao tinha direito nenhum a eleicao,os gentios eram muitas vezes amaldicoados vemos isso com frequencia nos salmos de davi,eleicao para os gentios so depois da morte e ressurreicao de Jesus Cristo,Paulo apostolo dos Gentios,logo se ve Jeremias que nem naamam nem a viuva eram eleitos pois eram gentios,a viuva foi porque israel estava em transgressao,naamam consultou um homem Profeta de Deus,logo nao tem nada a ver com eleicao.

Agora jà dizes que o povo de Israel era eleito, então agora jà acreditas em eleição? Quando faz jeito jà crês?

Mas continuas a fugir à pergunta , pergunto outra vez:

Se realmente os judeus eram o povo de Deus, porque Deus foi abençoar os gentios em vez do povo de Israel em que milhares clamavam por ele?

E porque estas palavras de Jesus irritaram tanto os judeus ao ponto de o quererem matar?

Estas è que são as perguntas.

Sobre a eleição erras, pois a eleição è espiritual e não carnal, por isso Deus amou a jacó e odiou a esaù embora fossem filhos dos mesmos pais.

Pois atè dentro dos filhos de Israel, poucos eram os escolhidos, somente aqueles que deram testemunho de fè.


Mas deixa isso e responde às perguntas.


Última edição por Zek em 4th fevereiro 2013, 6:50 am, editado 1 vez(es)

Zek

Mensagens : 51
Pontos : 51
Data de inscrição : 01/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Elias e Eliseu Empty Re: Elias e Eliseu

Mensagem por Zek 4th fevereiro 2013, 6:29 am

pedro ferreira escreveu:A viuva e por causa da rebeldia do povo de Israel,naamam porque consultou o homem de Deus,e porque queriam matar a Jesus,por que eram rebeldes igual a vossos pais e nao receberam o Messias enviado de Deus,essa e minha linhagem,a paz.

Onde Jesus disse que foi por causa da rebeldia? Rebeldes são todos porque aos olhos de Deus ninguém faz o bem; por aì ninguèm seria abençoado, e eles foram. Porquê?

Desde quando a eleição se baseia nas obras? Então e deixa de abençoar o seu povo para abençoar os estranhos que estavam fora da sua aliança? Tu não sabes que a bênção sò pertence à descendência de Abraão?

Eles queriam matar Jesus por causa do que ele tinha acabado de falar, porquê?

Và, responde à pergunta, mas se não sabes, diz.

Zek

Mensagens : 51
Pontos : 51
Data de inscrição : 01/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Elias e Eliseu Empty Re: Elias e Eliseu

Mensagem por Zek 4th fevereiro 2013, 7:27 am

Na verdade, o pròprio Jesus responde a todas essas perguntas, è sò ler bem a passagem.

Tu acreditas no que Jesus falou, Pedro?


Zek

Mensagens : 51
Pontos : 51
Data de inscrição : 01/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Elias e Eliseu Empty Re: Elias e Eliseu

Mensagem por pedro ferreira 4th fevereiro 2013, 7:58 am

zek queres parar de me provocar? es tu o que? pq me peguntas de novo? ja dei minha resposta e ainda vens logo com perguntas e mais perguntas sou eu mais sabio do que vos? perguntas logo a Deus homem,quanta a eleicao Jeremias le os meus ultimos topicos homem,quanto a cocondar com Jesus zek e ja disse creio em toda bliblia nao sou vos que nao cre na carta de tiago nao?
pedro ferreira
pedro ferreira

Mensagens : 403
Pontos : 449
Data de inscrição : 05/09/2011
Idade : 51
Localização : barreiras

Ir para o topo Ir para baixo

Elias e Eliseu Empty Re: Elias e Eliseu

Mensagem por pedro ferreira 4th fevereiro 2013, 8:04 am

zek jeremis jb vitor sargento e todos vois que sois eleitos,a onde vcs me provam na bliblia que ja estao salvos? me mostra la a onde esta e vosso none? onde diz la acerca de vos? vcs sao judeus ou gentios? vamos la agora quero as respostas de vos vamos direto no ponto meus irmaos.
pedro ferreira
pedro ferreira

Mensagens : 403
Pontos : 449
Data de inscrição : 05/09/2011
Idade : 51
Localização : barreiras

Ir para o topo Ir para baixo

Elias e Eliseu Empty Re: Elias e Eliseu

Mensagem por Jeremias 4th fevereiro 2013, 8:54 am

pedro ferreira escreveu:zek jeremis jb vitor sargento e todos vois que sois eleitos,a onde vcs me provam na bliblia que ja estao salvos? me mostra la a onde esta e vosso none? onde diz la acerca de vos? vcs sao judeus ou gentios? vamos la agora quero as respostas de vos vamos direto no ponto meus irmaos.


Pedro,a salvação não é por Fé??

Jesus não disse que aquele que crê tem (presente)a vida eterna??

A Fé não é a certeza das coisas que não se vêem,a Prova das coisas que se esperam??

Você não tem a certeza absoluta que Cristo vai voltar??

O mesmo passa com a Salvação,onde há um conhecimento proveniente de Deus,há uma certeza absoluta que estamos Salvos e conhecer a Eleição e predestinação,só fortalece essa certeza!!

Porque ninguém é Salvo porque escolhe ser,ninguém que Deus escolheu para a Salvação pode se perder,porque a salvação depende unicamente de Deus,foi Ele que nos Salvou,compreende??
Jeremias
Jeremias

Mensagens : 78
Pontos : 77
Data de inscrição : 28/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Elias e Eliseu Empty Re: Elias e Eliseu

Mensagem por pedro ferreira 4th fevereiro 2013, 9:37 am

vamos fazer o seguinte vos sois sabios demais eu nao sou sabio igual a vos,traduza a vossa bliblia igual muitos a traduziram,a icar,os jeova,joao ferreira,vamos la traduzam a vossa bliblia,do vosso geito,nao adianta debater com vos e perda de tempo,vos sois sabio dmais,sempre tens o direito sempre estas certo nunca erram,sendo assim melhor encerrar a minha participacao nesses assuntos.
pedro ferreira
pedro ferreira

Mensagens : 403
Pontos : 449
Data de inscrição : 05/09/2011
Idade : 51
Localização : barreiras

Ir para o topo Ir para baixo

Elias e Eliseu Empty Re: Elias e Eliseu

Mensagem por Zek 4th fevereiro 2013, 9:38 am

pedro ferreira escreveu:zek queres parar de me provocar? es tu o que? pq me peguntas de novo? ja dei minha resposta e ainda vens logo com perguntas e mais perguntas sou eu mais sabio do que vos? perguntas logo a Deus homem,quanta a eleicao Jeremias le os meus ultimos topicos homem,quanto a cocondar com Jesus zek e ja disse creio em toda bliblia nao sou vos que nao cre na carta de tiago nao?

Eu não estou provocando, estou è á espera das respostas e tu não respondes.

Zek

Mensagens : 51
Pontos : 51
Data de inscrição : 01/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Elias e Eliseu Empty Re: Elias e Eliseu

Mensagem por Zek 4th fevereiro 2013, 9:40 am

pedro ferreira escreveu:vamos fazer o seguinte vos sois sabios demais eu nao sou sabio igual a vos,traduza a vossa bliblia igual muitos a traduziram,a icar,os jeova,joao ferreira,vamos la traduzam a vossa bliblia,do vosso geito,nao adianta debater com vos e perda de tempo,vos sois sabio dmais,sempre tens o direito sempre estas certo nunca erram,sendo assim melhor encerrar a minha participacao nesses assuntos.

Tudo isso para não admitir a eleição? Por isso perguntei se acreditavas em Jesus.

Zek

Mensagens : 51
Pontos : 51
Data de inscrição : 01/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Elias e Eliseu Empty Re: Elias e Eliseu

Mensagem por Zek 4th fevereiro 2013, 9:44 am

Tudo o que tu falaste não tem nada a ver com as perguntas.

Zek

Mensagens : 51
Pontos : 51
Data de inscrição : 01/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Elias e Eliseu Empty Re: Elias e Eliseu

Mensagem por Zek 4th fevereiro 2013, 9:52 am

È alergia mesmo Jeremias, eheh....

Zek

Mensagens : 51
Pontos : 51
Data de inscrição : 01/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Elias e Eliseu Empty Re: Elias e Eliseu

Mensagem por Zek 4th fevereiro 2013, 10:02 am

Và là Pedro, deixa de amuar, embora não tenhas a coragem de reconhecer que não sabes, eu vou mostrar.

Vê e lê os versos seguintes do texto inicial (do 25 ao 27), e Jesus responde o porquê.

È sempre a eleição de Deus, por quem não crê nela (està rejeitando toda a biblia) e por isso apoia-se em Tiago, mas quem crê nela rejeita-o

Zek

Mensagens : 51
Pontos : 51
Data de inscrição : 01/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Elias e Eliseu Empty Re: Elias e Eliseu

Mensagem por pedro ferreira 4th fevereiro 2013, 11:47 am

Sou alergico a hipocrisia.
pedro ferreira
pedro ferreira

Mensagens : 403
Pontos : 449
Data de inscrição : 05/09/2011
Idade : 51
Localização : barreiras

Ir para o topo Ir para baixo

Elias e Eliseu Empty Re: Elias e Eliseu

Mensagem por Jeremias 4th fevereiro 2013, 1:49 pm

pedro ferreira escreveu:Sou alergico a hipocrisia.


Neste caso é mais á verdade!!
Jeremias
Jeremias

Mensagens : 78
Pontos : 77
Data de inscrição : 28/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Elias e Eliseu Empty Re: Elias e Eliseu

Mensagem por Zek 4th fevereiro 2013, 5:29 pm

pedro ferreira escreveu:Sou alergico a hipocrisia.

Eu vi logo que esse arrepedromento e pedido de pedroão não passava de uma fantochada para forista ver.

Hipocrisia é tu dizeres que somos os sábios e depois não aceitares o que te ensinamos. Preferes negar a verdade do que reconhecer que estás enganado; belo exemplo de boas obras, sim senhor!

Zek

Mensagens : 51
Pontos : 51
Data de inscrição : 01/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Elias e Eliseu Empty Re: Elias e Eliseu

Mensagem por pedro ferreira 4th fevereiro 2013, 5:53 pm

lourival lourival bem disses para nao cutucares esse vespeiro cheio de hipocrisia,acharam bom eu chama-los de sabios,estava testando eles,mais sao muito sensiveis,sabio e so Deus.
pedro ferreira
pedro ferreira

Mensagens : 403
Pontos : 449
Data de inscrição : 05/09/2011
Idade : 51
Localização : barreiras

Ir para o topo Ir para baixo

Elias e Eliseu Empty Re: Elias e Eliseu

Mensagem por pedro ferreira 4th fevereiro 2013, 6:01 pm

Vos nao presisam me ensinar nada tenho,Deus me ilumina nas Escrituras Sagradas.
pedro ferreira
pedro ferreira

Mensagens : 403
Pontos : 449
Data de inscrição : 05/09/2011
Idade : 51
Localização : barreiras

Ir para o topo Ir para baixo

Elias e Eliseu Empty Re: Elias e Eliseu

Mensagem por pedro ferreira 4th fevereiro 2013, 6:02 pm

Vos nao presisam me ensinar nada tenho,Deus me ilumina nas Escrituras Sagradas.
pedro ferreira
pedro ferreira

Mensagens : 403
Pontos : 449
Data de inscrição : 05/09/2011
Idade : 51
Localização : barreiras

Ir para o topo Ir para baixo

Elias e Eliseu Empty Re: Elias e Eliseu

Mensagem por pedro ferreira 4th fevereiro 2013, 6:08 pm

Eu pedi perdao a quem ofendi com palavras duras pedi perdao pelo modo de responder pedi perdao para todos por ter dito palavras pesadas,agora estamos debatendo outro assunto,nao tem nada a ver com o que passou.
pedro ferreira
pedro ferreira

Mensagens : 403
Pontos : 449
Data de inscrição : 05/09/2011
Idade : 51
Localização : barreiras

Ir para o topo Ir para baixo

Elias e Eliseu Empty Re: Elias e Eliseu

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos