NAS PEGADAS DO MESTRE JESUS


Participe do fórum, é rápido e fácil

NAS PEGADAS DO MESTRE JESUS
NAS PEGADAS DO MESTRE JESUS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» Comunidade cristã. No Brasil Lucas 16
Céu e inferno. Empty1st julho 2023, 3:31 pm por Admin

» Comunidade cristã. No Brasil Lucas 16
Céu e inferno. Empty1st julho 2023, 3:30 pm por Admin

» O Destino de todos
Céu e inferno. Empty28th agosto 2022, 10:30 pm por Gideões da CCB-Livre

» # está o meu coração Salmos 108:#RCCB#COMUNIDADE CRISTÃ NO BRASIL NOVA CCB
Céu e inferno. Empty13th junho 2022, 6:35 pm por Lourival soldado cristão

» #rccb #rccb 1 Pedro 5 1 Aos presbíteros#Radio Comunidade cristã no Brasil
Céu e inferno. Empty12th junho 2022, 6:51 pm por Lourival soldado cristão

» Poque Deus não tem prazer na morte
Céu e inferno. Empty11th junho 2022, 9:34 pm por Lourival soldado cristão

» Chame Deus para os seus planos
Céu e inferno. Empty11th junho 2022, 1:09 am por Lourival soldado cristão

» A fé vem de ouvir e crer na palavra
Céu e inferno. Empty11th junho 2022, 12:38 am por Lourival soldado cristão

» Louvores a Deus
Céu e inferno. Empty9th junho 2022, 9:46 pm por Lourival soldado cristão

maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Quem está conectado?
42 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 42 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 473 em 30th agosto 2014, 11:05 pm
Social bookmarking

Social bookmarking reddit      

Conservar e compartilhar o endereço de <a href="http://oulorivallan.forumeiros.com/">nas pegadas do mestre JESUS</a> em seu site de social bookmarking

Conservar e compartilhar o endereço de NAS PEGADAS DO MESTRE JESUS em seu site de social bookmarking

Entrar

Esqueci-me da senha

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Votação
Estatísticas
Temos 4337 usuários registrados
O último membro registrado é Ismael Jordao Segura

Os nossos membros postaram um total de 30609 mensagens em 13528 assuntos

Céu e inferno.

5 participantes

Ir para baixo

Céu e inferno. Empty Céu e inferno.

Mensagem por MateusAlcântara 28th março 2013, 12:34 pm

Irmãos, vou postar agora um texto que não é meu. Ele é grande, gostaria que o lessem todo e depois comentarem. Ok?

A Alma

Deve ser dito logo no início que a frase "alma imortal" ou "alma que nunca morre" ou expressões similares não se encontram nas páginas da Bíblia. Somente de Deus está escrito, "O único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver" (1 Timóteo 6:16). O homem não tem imortalidade inerente e embora a palavra "alma" ocorra frequentemente nas suas páginas, a Bíblia não ensina a ideia de algo independente do corpo que continua vivo depois da morte. O registo Bíblico da criação do homem define claramente "alma":

"Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente" (Génesis 2:7).

É o próprio homem, o corpo formado do pó, ativado pelo sopro da vida, que é descrito como "alma vivente". A palavra Hebraica original nefesh significa simplesmente "uma criatura que respira" e é usada não somente para descrever o homem como também os animais. Por exemplo:

"Répteis de alma vivente" (Génesis 1:20, RC);

"Tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome" (Génesis 2:19, RC);

É verdade que a palavra nefesh é adotada para uma variedade de propósitos mais tarde na Bíblia. Na Bíblia versão Ferreira de Almeida Corrigida e Atualizada a palavra original foi traduzida pelas seguintes palavras entre outras: Ser, vida, alma, pessoa, eu, ele, vós, si próprio, alguém, criatura, morto, escravo, cadáver. Está sempre associada com as atividades dos viventes/criatura que respira e nunca implica nada acerca da duração da vida. Na verdade, longe de atribuir imortalidade à alma, a Bíblia declara que a alma é capaz de morrer e pela sua natureza estar sujeita à morte:

“Não poupou a alma deles à morte” (Salmo 78:50, RC);

“Que homem há, que viva e não veja a morte? Ou que livre a sua alma das garras do sepulcro?” (Salmo 89:48);

“A alma que pecar, essa morrerá.” (Ezequiel 18:4).

Não poderíamos ter testemunho mais enfático de que a alma pode morrer.

A Condição dos Mortos

A questão permanece, no entanto: O que envolve a morte? Nos primeiros capítulos do Génesis, lemos, não só da criação do homem, mas também da sua “queda” - da entrada do pecado e da morte no mundo. O Senhor Deus ordenou ao homem:

“De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” (Génesis 2:16, 17).

A desobediência ao mandamento de Deus traria a morte. O que causa a morte se torna claro quando Deus julgou Adão pelo seu pecado:

“No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás.” (Génesis 3:19).

Houve, com efeito, a uma inversão do processo de criação. Então Deus formou o homem do pó da terra e soprou em seu corpo sem vida, o sopro da vida, para que ele se tornasse uma criatura vivente, respirando. Assim, na morte, Deus retira essa energia que dá vida da qual só Ele é a fonte (ver Jó 34:14,15; Salmo 36:9); e o corpo se corrompe e se desfaz em pó (Eclesiastes 12:7).

“Tu és pó e ao pó tornarás”

Nos dias de hoje pode parecer óbvio mencionar isto, mas antes de vir a existir através do poder criativo de Deus, Adão não existia. Se a morte é a inversão do processo criativo então o resultado deve ser a cessação de existir e a desintegração da criatura viva, que respira, quer seja homem ou animal, pois no que toca à constituição natural não existe diferença entre eles: “Porque o que sucede aos filhos dos homens sucede aos animais; o mesmo lhes sucede: como morre um, assim morre o outro, todos têm o mesmo fôlego de vida, e nenhuma vantagem tem o homem sobre os animais...Todos vão para o mesmo lugar; todos procedem do pó e ao pó tornarão.” (Eclesiastes 3:19, 20).

O Salmista escreve:

“Dá-me a conhecer, SENHOR, o meu fim e qual a soma dos meus dias, para que eu reconheça a minha fragilidade. Deste aos meus dias o comprimento de alguns palmos; à tua presença, o prazo da minha vida é nada. Na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é pura vaidade. Desvia de mim o olhar, para que eu tome alento, antes que eu passe e deixe de existir” (Salmo 39:4, 5, 13).

Assim, não há uma existência consciente depois da morte: nenhuma parte do homem continua vivendo, quer no céu quer no inferno. Não existe extensão de existência – nem para os justos. O rei Ezequias, um servo fiel de Deus, escreveu:

“A sepultura não te pode louvar, nem a morte glorificar-te... Os vivos, somente os vivos, esses te louvam como hoje eu o faço” (Isaías 38:18, 19).

E o sábio sumariza a posição:

“Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma... Amor, ódio e inveja para eles já pereceram... Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma” (Eclesiastes 9:5, 6, 10).

Perante tal ensinamento tão claro sobre a morte, tão fácil de entender, qual é a necessidade de mais explicações? Não pode haver a continuação de existência depois da morte quer no céu ou no inferno. A Bíblia fala-nos com simplicidade e com lógica e leva-nos a esta conclusão inevitável.

Isto claro, não significa que não exista uma recompensa para os justos ou castigo para os iníquos. Mas o quer que sejam, devido à harmonia que existe por toda a Bíblia, essa recompensa ou castigo deve estar de acordo com os fatos que já foram estabelecidos. O estudo do que as Escrituras dizem acerca do céu leva-nos em frente sem sobre saltos ao desenvolvimento do nosso entendimento do que a Bíblia ensina sobre estas questões vitais sobre a vida e a morte.

O Céu – A Morada de Deus

O céu é a morada de Deus. Claro, ao fazermos esta afirmação não podemos limitar o poder e transcendência de Deus, o qual segundo o que a Bíblia ensina está em todo o lado presente pelo seu espírito. O Salmista, meditando sobre esta omnipresença de Deus, escreveu:

“Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá. Se eu digo: as trevas, com efeito, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite, até as próprias trevas não te serão escuras: as trevas e a luz são a mesma coisa” (Salmo 139: 7 – 12).

Quando Salomão construiu o seu templo – uma casa para a habitação de Deus – ele também reconheceu esta verdade:

“Mas, de fato, habitaria Deus na terra? Eis que os céus e até o céu dos céus não te podem conter, quanto menos esta casa que eu edifiquei” (1 Reis 8:27).

Mas embora o espírito de Deus encha todo o espaço, esta verdade é compatível com o fato de que as Escrituras falam de uma “morada”. Na mesma ocasião, Salomão rogou a Deus por Israel:

“Teu povo de Israel, quando orarem neste lugar; ouve no céu, lugar da tua habitação; ouve e perdoa.” (1 Reis 8: 30, 39, 43).

“Pai nosso, que estás nos céus”

O sábio escreveu:

“Deus está nos céus, e tu, na terra; portanto, sejam poucas as tuas palavras.” (Eclesiastes 5:2);

e Jesus ensinou os seus discípulos a orar:

“ Pai nosso, que estás nos céus” (Mateus 6:9).

Este conceito da habitação celestial de Deus é sumariado nas seguintes passagens:

“O único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver” (1 Timóteo 6:16).

“Os céus são os céus do SENHOR, mas a terra, deu-a ele aos filhos dos homens” (Salmo 115:16).

O homem não tem acesso à presença de Deus nos céus; mas o Senhor Jesus, o Filho unigénito de Deus, depois da sua ressurreição “foi recebido no céu e assentou-se à destra de Deus” (Marcos 16:19).

Isto mais uma vez é a conclusão lógica à qual nos levou as Escrituras:

“Ninguém subiu ao céu, senão aquele que de lá desceu, a saber, o Filho do Homem [que está no céu]” (João 3:13).

A Terra é a Herança do Homem

O céu não é para o homem: a sua habitação atual e qualquer existência futura é na terra:

“Os mansos herdarão a terra e se deleitarão na abundância de paz... Aqueles a quem o SENHOR abençoa possuirão a terra... Os justos herdarão a terra e nela habitarão para sempre.” (Salmo 37: 11, 22, 29).

O Senhor Jesus referiu-se a este Salmo quando disse: “Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.” (Mateus 5:5). Ele ensinou os seus discípulos a orar, “Venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu” (6:10) E João teve uma visão dos redimidos (aqueles que foram salvos do pecado e da morte), cantando:

“Foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação e para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes; e reinarão sobre a terra” (Apocalipse 5:9, 10).

A terra, então, é a habitação do homem e também é o seu prometido lugar eterno. Deixaremos por agora a questão de como esta herança na terra é concedida, porque primeiro temos que esclarecer alguns mal-entendidos comuns sobre o “inferno”.

O Inferno é a Sepultura

Existem três palavras principais que nas nossas Bíblias foram traduzidas por “inferno”. No Antigo Testamento é a palavra Hebraica sheol; em Grego do Novo Testamento são duas palavras, hades e geena. A palavra sheol era comummente usada para indicar a habitação dos mortos debaixo da terra. É melhor traduzida por “sepultura” ou “cova”. Na Bíblia em Português (Ferreira de Almeida Revista e Atualizada), temos palavra traduzida assim: sepultura 19 vezes, abismo 7, inferno 10, infernais 2, morte, 6, além 11, sepulcro 5, cova, 4, reino dos mortos 1. Sheol é assim a sepultura, o lugar comum dos mortos onde os corpos dos homens estão sujeitos à corrupção. A sepultura é o lugar onde os mortos “não sabem coisa nenhuma… amor, ódio e inveja para eles já pereceram… no além, para onde tu vais, não… nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma” (Eclesiastes 9:5, 6, 10).

“Como ovelhas são postos na sepultura (sheol); a morte é o seu pastor; eles descem diretamente para a cova, onde a sua formosura se consome; a sepultura (sheol) é o lugar em que habitam” (Salmo 49:14).

Não existem exceções: a morte e a sepultura dão aos homens uma igualdade que nunca podem encontrar em vida, pois:

“Ali, os maus cessam de perturbar, e, ali, repousam os cansados. Ali, os presos juntamente repousam e não ouvem a voz do feitor. Ali, está tanto o pequeno como o grande e o servo livre de seu senhor.” (Jó 3:17 – 19).

No Novo Testamento a palavra hades é equivalente à Hebraica sheol. Na versão grega dos Setenta – uma tradução do Antigo Testamento para o Grego, compilada aproximadamente duzentos e cinquenta anos antes do nascimento de Jesus – esta palavra é usada quase sem exceção para representar sheol. No discurso de Pedro no dia de Pentecostes ele citou o Salmo 16 para provar a ressurreição de Jesus e o texto Grego de Atos usa a palavra hades:

“Porque não deixarás a minha alma na morte, nem permitirás que o teu santo veja corrupção” (Atos 2:27).

“Inferno de Fogo”

A terceira palavra traduzida “inferno” é geena, um termo sempre associado com fogo e somente com uma exceção encontra-se sempre nos Evangelhos. As passagens relevantes no registo do Evangelho de Mateus são as seguintes: 5:22, 29, 30; 10:28; 18:9; 23:15, 33. É digno de nota que existem assim por volta de meia dúzia de referências diferentes a “inferno de fogo” na Bíblia. Claro, mesmo que houvesse uma só, teria que ser tomada em cuidadosa consideração para determinar o seu significado.

Para o propósito da nossa questão tomaremos uma só passagem: a explicação dada nesta instância aplica-se igualmente a todas as outras. Selecionámos as palavras de Marcos 9 (paralelo de Mateus 18:8, 9) porque este é sem dúvida o exemplo mais explícito e completo do ensinamento do Senhor sobre a Geena:

“E, se tua mão te faz tropeçar, corta-a; pois é melhor entrares maneta na vida do que, tendo as duas mãos, ires para o inferno, para o fogo inextinguível onde não lhes morre o verme, nem o fogo se apaga.” (versículos 43, 44, veja também 45 – 49).

A partir de uma leitura superficial pode-se sentir uma certa repugnância sobre fogos eternos e vermes que nunca morrem. Felizmente nenhuma destas ideias está envolvida no verdadeiro entendimento da passagem.

A palavra Geena vem do Hebraico Ge-Hinnom, que era de facto um lugar geográfico. Significa o Vale de Hinom, algumas vezes referido como Tofete. Era um vale nos limites da (então) cidade de Jerusalém e desde os tempos mais antigos era um lugar de má fama – associado à adoração idólatra e abominado pelos Judeus por causa das práticas terríveis associadas à adoração falsa: veja, por exemplo, Jeremias 7:31 – 33. Nos dias de Josias o vale foi limpo e as práticas abomináveis proibidas (2 Reis 23:10). A sua infâmia, no entanto, continuou viva e tornou-se um lugar onde os Judeus queimavam o lixo da cidade; mais tarde usaram esse lugar para se desfazerem das carcaças dos animais e enterrar os criminosos depois de executados. Para este propósito e para evitar o mau cheiro da putrefação, eram mantidos fogos ardendo continuamente e tornou-se sinónimo de morte e condenação.

A referência a fogos que nunca se apagam começa agora a ser vista com mais clareza: eles são usados para expressar a natureza do julgamento divino. Os julgamentos de Deus são certos e inexoráveis. Isto é o que é sugerido por, “não lhes morre o verme” – nada pode prevenir ou interferir com os julgamentos declarados de Deus sobre aqueles que Lhe viram as costas.

Tártaro

Antes de deixarmos o assunto do “inferno”, é apropriado falar com brevidade da única vez em que a palavra tártaro aparece no Novo Testamento:

“Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno (tártaro)…” (2 Pedro 2:4).

Na mitologia Grega a palavra referia-se a uma caverna subterrânea, um mundo subterrâneo para onde eram lançados os ímpios.

O uso desta palavra não pode de maneira nenhuma confundir o ensinamento claro das Escrituras como já foi mostrado. O seu uso advém das circunstâncias peculiares ligadas com o evento ao qual Pedro se refere. Existe alguma incerteza quanto à referência precisa a “anjos que pecaram”: alguns viram nestas palavras uma referência a Corá, Datã e Abirão, que, quando falaram contra Moisés e se rebelaram contra Deus, sofreram um castigo sem igual quando “a terra debaixo deles se fendeu, abriu a sua boca e os tragou... Eles e todos os que lhes pertenciam desceram vivos ao abismo; a terra os cobriu, e pereceram do meio da congregação.” (Números 16:31 – 33),

Este evento certamente provê uma explicação adequada para o uso de Pedro da palavra tártaro nesta ocasião.

O Destino dos Maus

No que se refere aos maus, já dissemos que eles não podem existir depois da morte, sofrendo tormento e infelicidade eternos. As seguintes passagens são uma seleção de entre muitas:

“Os ímpios, no entanto, perecerão… serão aniquilados e se desfarão em fumaça.” (Salmo 37:20).

“Irá ter com a geração de seus pais, os quais já não verão a luz. O homem, revestido de honrarias, mas sem entendimento, é, antes, como os animais, que perecem” (Salmo 49:19, 20).

“Os perversos serão eliminados da terra, e os aleivosos serão dela desarraigados” (Provérbios 2:22)

“Mortos não tornarão a viver, sombras não ressuscitam; por isso, os castigaste, e destruíste, e lhes fizeste perecer toda a memória” (Isaías 26:14).

“Sofrerão penalidade de eterna destruição” (2 Tessalonicenses 1:9).

O castigo final dos maus é portanto a aniquilação, morte perpétua, cortados da terra dos vivos para sempre. Isto se enquadra na perfeição e é apropriado quando à luz do nosso entendimento do ensino da Bíblia sobre a vida e a morte, “o salário do pecado é a morte” (Romanos 6:23).

A Recompensa dos Justos

Que dizer da recompensa dos justos? Já vimos que a sua herança eterna é a terra – uma terra aperfeiçoada e limpa de todo o mal. No entanto, aprendemos também que todos os homens pela sua natureza estão sujeitos à morte e que na morte não têm uma existência consciente. Se o ensino das Escrituras deve ser consistente, então só existe uma maneira possível para os justos receberem a sua recompensa: eles têm que viver de novo através da ressurreição dos mortos. A última passagem do Antigo Testamento citada em ligação com o destino dos maus (Isaías 26:14) fala da morte deles como eterna: “sombras não ressuscitam”. No mesmo capítulo, todavia, o profeta contrasta o destino destes com a recompensa dos justos:

“Os vossos mortos e também o meu cadáver viverão e ressuscitarão; despertai e exultai, os que habitais no pó, porque o teu orvalho, ó deus, será como o orvalho de vida, e a terra dará à luz os seus mortos” (v. 19).

Como será isso alcançado? A salvação que Deus oferece necessitou da ressurreição de Jesus; e ela tornou possível que todos os fiéis sejam ressuscitados dos mortos como ele o foi. Pois isso Jesus pôde dizer: “eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá” (João 11:25); e noutra ocasião, “vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua (de Jesus) voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo” (João 5:28, 29).

Na sua primeira carta aos Coríntios, o apóstolo Paulo trata detalhadamente da ressurreição dos mortos, mostrando que isso é o ponto fulcral da esperança Cristã. O seu desafio a alguns que duvidavam desta doutrina foi:

“Ora, se é corrente pregar-se que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como, pois, afirmam alguns dentre vós que não há ressurreição de mortos? E, se não há ressurreição de mortos, então, Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé… ainda permaneceis nos vossos pecados. E ainda mais: os que dormiram em Cristo pereceram” (15:12 – 18).

Ressurreição

Se não há ressurreição dos mortos, não há esperança. Mas a conclusão triunfante do apóstolo é:

“Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem. Visto que a morte veio por um homem, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo. Cada um, porém, por sua própria ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda” (versículos 20 – 23).

Como poderia o apóstolo ser mais específico? Somente através da ressurreição pode-se alcançar a vida para além da morte, e o Senhor Jesus Cristo é apenas o primeiro de uma grande multidão, as primícias da grande colheita de crentes mortos que viverão de novo quando Jesus voltar à terra.

Aqui temos a chave para toda a situação. Enquanto o mundo continua como está, dominado por homens maus perseguindo a sua ambição por poder, é difícil para nós visualizarmos como os mansos irão herdar a terra, mas a segunda vinda de Cristo é fulcral para o propósito de Deus de derrubar o reino dos homens; destruir tudo o que se Lhe opõe e estabelecer o Reino de Deus, uma sociedade divina fundada nos princípios de justiça e equidade sobre o qual ele reinará para sempre (veja Mateus 6:10; Apocalipse 11:15; 2 Tessalonicenses 1:7 – 10; Daniel 2:44; Miqueias 4:1 – 5).

O ensino das Escrituras não é complicado e difícil de entender, mas é racional e lógico.

Julgamento

As Escrituras mencionam duas classes de possuas que ressuscitarão do sono da morte no último dia: aqueles que recebem a vida eterna, e outros ressuscitados para a vergonha e condenação (Daniel 12:2). De facto a humanidade pode ser dividida em três classes. Primeiro há aqueles que não serão ressuscitados, que viveram as suas vidas em ignorância sobre Deus e o Seu propósito e que consequentemente não têm responsabilidade para com Ele: “O homem, revestido de honrarias, mas sem entendimento, é, antes, como os animais, que perecem.” (Salmo 49:20). Consistente com isto, Daniel escreveu que não todos mas “muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão”.

Para a segunda categoria – aqueles que através do seu conhecimento e entendimento de Deus se tornaram responsáveis perante Ele e no entanto não foram fieis em suas vidas – existe um julgamento inevitável no grande tribunal quando Deus, através de Jesus, julgará “cada um segundo as suas obras” (Apocalipse 22:12). E ainda temos a terceira categoria: para os fieis será o cumprimento de todas as suas esperanças – a ressurreição para a vida eterna, vivida num corpo incorruptível e glorioso, reinando como reis e sacerdotes na terra com o Senhor Jesus Cristo.

Algumas Objeções Consideradas

Seria errado não reconhecer que existem algumas passagens nas Escrituras que muita gente sinceramente acredita que estabelecem o ensino ortodoxo da imortalidade da alma e a conceção popular do céu como a morada dos justos. Aqui apresentamos as principais passagens que podem parecer ensinar um ponto de vista que contradiz o que dissemos até agora:

“O Reino do Céu”

Esta frase é usada somente no registo do Evangelho de Mateus. É suposto por alguns que porque se refere ao céu, a verdadeira localização do reino é no céu. Assim, “Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus” (Mateus 5:3) e, “Se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus” (18:3) são tomadas como prova de que os justos usufruem da sua herança no céu. Se somos sérios com o nosso estudo da Bíblia, não obstante, não devemos chegar a conclusões com muita facilidade e devemos examinar com mais cuidado a frase “reino do céu” como é usada em Mateus para determinar precisamente o que significa. Selecionamos somente duas passagens que, sugerimos, ilustram claramente que o reino do céu não é efetivamente localizado no céu, mas – em harmonia com o ensino geral da Bíblia – aqui na terra.

Mateus 13 contem um número de palavras que Jesus usou para ilustrar a sua mensagem. A maioria tem como prefácio as palavras “O reino dos céus é semelhante” no entanto algumas das coisas que Jesus disse são extremamente difíceis de reconciliar com o pensamento de uma alma transportada para o céu aquando da morte. Por exemplo, na parábola do joio do campo, “O campo é o mundo… a ceifa é o fim do mundo… assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo. Mandará o filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo… então, os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu pai” (versículos 24:30, 36 – 43, RC). Pode realmente haver “tudo o que causa escândalo” num reino no céu?

Depois de encontrar-se com um jovem rico, que não vendeu as suas possessões para segui-lo, Jesus disse, “um rico dificilmente entrará no reino dos céus… É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de deus” (Mateus 19:23 – 24). ‘Reino dos céus’ e ‘reino de deus” são frases paralelas.

Porque então Mateus emprega a frase ‘reino dos céus’? Alguns versículos do Livro de Daniel no Antigo Testamento ilustram o seu significado: “Nos dias destes reis, o deus do céu suscitará um reino que não será jamais destruído” (2:44). Noutro capítulo, Daniel escreve: “O céu domina” (4:26). Até o grande Nabucodonosor, rei da Babilónia, foi forçado a reconhecer que “segundo a sua vontade, ele[Deus] opera com o exército do céu e os moradores da terra” e foi levado a louvar, exaltar e glorificar o “rei do céu” (4:35 – 37). O reino do céu é por conseguinte descritivo do domínio do céu e a frase pode razoavelmente ser aplicada a qualquer área onde a soberania de Deus é reconhecida. Assim Jesus ensinou-nos a orar, “Venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu” (Mateus 6:10).

A Parábola do Homem Rico e Lázaro (Lucas 16)

Agora vamos examinar uma parábola, não é um facto. Jesus está a usar uma falácia comummente crida – que os justos eram levados para o ‘seio de Abraão’ para serem confortados, enquanto que os maus sofriam no inferno. Um dos pontos que ele está a fazer é que os padrões de Deus são diferentes dos dos homens e podem ser o oposto completo do julgamento humano. Outro é que a fé que agrada a Deus é a que estará preparada para acreditar o que está nas Escrituras. Se a Palavra de Deus não os pode convencer, nada pode: “Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco se deixarão persuadir, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos” (versículo 31).

Note como os detalhes da parábola são completamente irreconciliáveis com os pontos de vistas comummente mantidos sobre almas imortais no céu e inferno. O homem rico e Lázaro podiam ver-se um ao outro e falar um com um outro desde onde estavam. Eles não eram espíritos imateriais, mas possuíam corpos com dedos, língua, etc. (versículo 24).

A parábola era, então, um terrível aviso para os ricos e poderosos Judeus, que acreditavam que meramente por haverem nascido Judeus garantia-lhes a bênção de Deus.

O Ladrão na Cruz (Lucas 23:39 – 43)

Aqui temos um dos exemplos mais extraordinários de fé que encontramos na Bíblia. Este homem, morrendo na cruz com Jesus Cristo quando todos o tinham abandonado, manifestou crença no Evangelho do reino de Deus, aceitando a ressurreição de Jesus e antecipando a sua própria ressurreição no dia em que Jesus retornar em glória. A certeza que Jesus lhe deu foi, “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso” (versículo 43). Observe que não pontuámos esta promessa. Isto é importante, porque no original em Grego não havia pontuação como a entendemos agora. Virgulas, etc. são inseridas na tradução Portuguesa segundo o sentido da linguagem, e a colocação da palavra “que” na versão Almeida altera o sentido e ênfase da promessa, a palavra “que” não aparece no original Grego mas foi inserida pelos tradutores. Se em vez da palavra “que” colocarmos uma virgula depois da palavra “hoje” temos: “Em verdade te digo hoje, estarás comigo no paraíso.” Por outras palavras, “Estou te dizendo agora que o teu pedido será atendido”.

De qualquer forma, ler estas palavras como uma afirmação de que ambos naquele dia estariam unidos no céu é inconsistente com outro ensino Bíblico. Já apontámos o Salmo 16(citado em Atos 2), que nos diz claramente que a alma de Jesus não estava no céu mas no inferno, do qual se levantou no terceiro dia: “Não deixarás a minha alma na morte[Gr. Hades], nem permitirás que o teu santo veja corrupção.”

Há mais Escrituras que podíamos examinar desta forma. Os exemplos que examinámos, contudo, devem ajudar-nos a reconhecer que passagens aparentemente contraditórias têm explicações adequadas consistentes com o ensino da Bíblia como um todo.

Conclusão

Qual é a nossa reação então a estas verdades Bíblicas? Não são só apresentadas como factos que devem ser assimilados pela mente; elas devem afetar todo o nosso ponto de vista sobre a vida. Reconhecendo a verdadeira natureza da morte, devemos entender que a vida é o nosso tempo de oportunidade. Como Ezequias escreveu,

“A sepultura não te pode louvar, nem a morte glorificar-te; não esperam em tua fidelidade os que descem à cova. Os vivos, somente os vivos, esses te louvam como hoje eu o faço” (Isaías 38:18, 19).

Texto retirado do fórum: http://www.bibliaaberta.comeze.com/phpBB3/index.php
MateusAlcântara
MateusAlcântara

Mensagens : 724
Pontos : 1084
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 28
Localização : Ilhéus- Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Céu e inferno. Empty Re: Céu e inferno.

Mensagem por Jb50 28th março 2013, 1:12 pm

Não sabe o que diz, primeiro o rico e o làzaro não è uma parábola, parábola é uma comparação como a semente, as ovelhas, etc, mas està falando de pessoas e lugares reais.

Por isso vemos o aparecimento de moisès e Elias. Vemos as almas que estão no paraiso em Apocalipse à espera da ressurreição

jesus disse aos saduceus que para Deus todos vivem respondendo à pergunta em que uma mulher foi esposa de 7 irmãos.

Vemos em Isaías 14 e Ezequiel 26 as multidões que estão no inferno, etc...

Também Paulo diz que a nossa Familia està no cèu ef.3:15

que jà chegamos em espirito junto dos justos hb.12:23

sò um tolo para pensar que a geração de Deus não existe.

Todos existem e por isso hà um juízo em que todos serão julgados.
Jb50
Jb50

Mensagens : 785
Pontos : 900
Data de inscrição : 04/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Céu e inferno. Empty Re: Céu e inferno.

Mensagem por Jb50 28th março 2013, 1:20 pm

Deus ordenou que todo o homem que morresse, a seguir fica aguardando o juizo
Jb50
Jb50

Mensagens : 785
Pontos : 900
Data de inscrição : 04/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Céu e inferno. Empty Re: Céu e inferno.

Mensagem por MateusAlcântara 28th março 2013, 1:24 pm

E quanto às palavras Geena, Hades, Sheol, Tártaro? Outra pergunta: Jesus esteve no inferno?

Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.
Salmos 16:10

Ou será que em vez de inferno, a tradução correta seria sepultura? Interessante que a palavra "inferno" significa "sem luz".
MateusAlcântara
MateusAlcântara

Mensagens : 724
Pontos : 1084
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 28
Localização : Ilhéus- Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Céu e inferno. Empty Re: Céu e inferno.

Mensagem por Jb50 28th março 2013, 1:29 pm

Doutra forma Jesus tambèm não existia, pois se somos feitos à sua imagem,logo ele tambèm è igual a nòs, o nosso irmão que temos o mesmo pai, o mesmo espirito que jesus prometeu que estaria conosco para sempre.

Mateus, atè os animais existem, vai ver em romanos 8; mas isso è outra historia.

Uma coisa è não entender, outra è inventar.
Jb50
Jb50

Mensagens : 785
Pontos : 900
Data de inscrição : 04/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Céu e inferno. Empty Re: Céu e inferno.

Mensagem por Jb50 28th março 2013, 1:32 pm

MateusAlcântara escreveu:E quanto às palavras Geena, Hades, Sheol, Tártaro? Outra pergunta: Jesus esteve no inferno?

Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.
Salmos 16:10

Ou será que em vez de inferno, a tradução correta seria sepultura? Interessante que a palavra "inferno" significa "sem luz".


Sem luz jà estão todos os impios que vivem entre nòs, inferno ou gena,etc...quer dizer lugar dos mortos, de tormento, de ranger os dentes (como o rico)...
Jb50
Jb50

Mensagens : 785
Pontos : 900
Data de inscrição : 04/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Céu e inferno. Empty Re: Céu e inferno.

Mensagem por Jb50 28th março 2013, 1:33 pm

Todo o homem que não tem Cristo està debaixo da ira de Deus.
Jb50
Jb50

Mensagens : 785
Pontos : 900
Data de inscrição : 04/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Céu e inferno. Empty Re: Céu e inferno.

Mensagem por Jb50 28th março 2013, 1:35 pm

Sepultura è nome daqui Mateus, figura do reino das trevas
Jb50
Jb50

Mensagens : 785
Pontos : 900
Data de inscrição : 04/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Céu e inferno. Empty Re: Céu e inferno.

Mensagem por MateusAlcântara 28th março 2013, 1:36 pm

A questão está na crença da parábola do rico e Lázaro. No título está escrito: Parábola do rico e Lázaro. Quem crer que seja uma parábola, entenderá do jeito que foi publicado. Quem crer que seja real, verá do jeito que você descreveu.

Não encontrei nada de inferno em Ezequiel 26. O capítulo todo fala da destruição de Tiro. O mais próximo que chega disso é no final, falando sobre corvas.

Então te farei descer com os que descem à cova, ao povo antigo, e te farei habitar nas mais baixas partes da terra, em lugares desertos antigos, com os que descem à cova, para que não sejas habitada; e estabelecerei a glória na terra dos viventes.
Farei de ti um grande espanto, e não mais existirás; e quando te buscarem então nunca mais serás achada para sempre, diz o Senhor DEUS.
Ezequiel 26:20-21
MateusAlcântara
MateusAlcântara

Mensagens : 724
Pontos : 1084
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 28
Localização : Ilhéus- Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Céu e inferno. Empty Re: Céu e inferno.

Mensagem por Jb50 28th março 2013, 1:42 pm

E quem è esse povo antigo que habita na cova quando o diabo for lançado là, que semelhante a isaias14?

Mas por acaso não era esse o capitulo, depois te dou porque não tenho Bíblia aqui.
Jb50
Jb50

Mensagens : 785
Pontos : 900
Data de inscrição : 04/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Céu e inferno. Empty Re: Céu e inferno.

Mensagem por pedro ferreira 28th março 2013, 4:53 pm

4 Quem está entre os vivos tem esperança; até um cachorro vivo é melhor do que um leão morto!




5 Pois os vivos sabem que morrerão,
mas os mortos nada sabem;
para eles não haverá mais recompensa,
e já não se tem lembrança deles.





6 Para eles o amor, o ódio e a inveja
há muito desapareceram;
nunca mais terão parte em nada
do que acontece debaixo do sol.





7 Portanto, vá, coma com prazer a sua comi­da e beba o seu vinho de coração alegre, pois Deus já se agradou do que você faz.





8 Esteja sempre vestido com roupas de festa, e unja sempre a sua cabeça com óleo.
Eclesiaste cap 9 Mateus,esta ai quem morreu morreu ressurreição só no ultimo dia,o que passar disso e fora da bliblia são invenções humanas,quanto a parabola o nome ja diz tudo parabola.
pedro ferreira
pedro ferreira

Mensagens : 403
Pontos : 449
Data de inscrição : 05/09/2011
Idade : 51
Localização : barreiras

Ir para o topo Ir para baixo

Céu e inferno. Empty Re: Céu e inferno.

Mensagem por salomão 28th março 2013, 7:19 pm

Jb50 escreveu:Não sabe o que diz, primeiro o rico e o làzaro não è uma parábola, parábola é uma comparação como a semente, as ovelhas, etc, mas està falando de pessoas e lugares reais.

Por isso vemos o aparecimento de moisès e Elias. Vemos as almas que estão no paraiso em Apocalipse à espera da ressurreição

jesus disse aos saduceus que para Deus todos vivem respondendo à pergunta em que uma mulher foi esposa de 7 irmãos.

Vemos em Isaías 14 e Ezequiel 26 as multidões que estão no inferno, etc...

Também Paulo diz que a nossa Familia està no cèu ef.3:15

que jà chegamos em espirito junto dos justos hb.12:23

sò um tolo para pensar que a geração de Deus não existe.

Todos existem e por isso hà um juízo em que todos serão julgados.



Então vamos fazer o seguinte !
vamos aplicar esta estranha doutrina em um conceito de tempo e espaço .

O conceito de tempo e espaço.

Ao estudar esta filosofia , descobrir que nenhum acontecimento ou evento pode ocorrer sem o tempo e outros sem o espaço. E que não existe nenhum processo ( ou evento ) sem tempo. Pois processo é tudo que se faz ou acontece no tempo , ou melhor , é tudo que precisa de tempo para se fazer ou acontecer. por exemplo :
Ler é um processo , escrever é um processo, pensar é um processo .. etc... , pois precisa do tempo para acontecer ou fazer.
Com isso em mente , venho a mim ,interessantes perguntas sobre a crença do "céu e o inferno" como dito acima: Qual é o momento em que a alma se desprende do corpo ? É imediatamente ? quando se esta velando o corpo , a alma já tomou uma das direções? É possivel que a alma chegue até a cova ? E quanto ao ímpio , é possivel que seu corpo seja lançado no inferno antes da ressureição final ?
Levei a um amigo estas perguntas , e ele respondeu :
"A alma sai imediatamente por ocasião da morte" ..... "no velorio , a alma já chegou ao seu merecido destino"......"por causa disso não dá TEMPO para alma se chegar a cova"..." o corpo do ímpio só poderia ser lançado no inferno se a ressurreição acontecesse agora " ... os ímpios vão ser lançados no lago de fogo na execução final do juizo , e neste lago de fogo o inferno também será lançado ". Com isso se torna impossivel que o corpo do ímpio seja lançado no inferno agora e depois " ( mas sim no lago de fogo como escrito em apocalipse 20 :14-15 ).
Aplicando filosoficamente a inquebravel lei do tempo e espaço , se tornaria impossivel que esses eventos ( a alma se dirigindo para a cova ,e o corpo sendo lançado no inferno )acontecesse.
Mas não me limitei as respostas de meu amigo que eram conscisas e coerentes. Procurei mais evidências biblicas e encontrei textos extraordinarios .
Será que estes eventos ditos como impossiveis seriam impossiveis mesmo ? Se esses eventos forem impossiveis , a doutrina do "céu e o inferno" como ensinada estaria errada e reprovada pela biblia . Mas se ao contarario , ficariam alguns textos para ser explicados.

É importante repetir a situação!!!!
A situação é o seguinte: Para esses eventos "impossiveis" serem "possiveis" ,a doutrina tem que estar certa . Para que a doutrina seja verdadeira a biblia não pode dar esses eventos como possiveis .( não existe meio termo aqui ).

Primeiro evento - a possibilidade da alma se dirigir para a cova.



JÓ 33:22-" A SUA ALMA SE VAI CHEGANDO Á COVA , E SUA VIDA, AOS PORTADORES DA MORTE ". ( Se a alma se desprende imediatamente do corpo após a morte, como explicar este texto ? )

JÓ 33:28- "DEUS REDIMIU A MINHA ALMA DE IR PARA A COVA; E A MINHA VIDA VERÁ A LUZ."( Como Deus salvaria a alma de ir para a cova, se isso fosse impossivel?).


SALMOS 30:3-"SENHOR, DA COVA FIZESTE SUBIR A MINHA ALMA;PRESERVASTE-ME A VIDA PARA QUE NÃO DESCESSE À SEPULTURA."(Deus evitou que isso acontecesse com davi naquele momento )

O segundo evento - A possibilidade do corpo do ímpio ser lançado no inferno.

MATEUS 5:29 -"SE O TEU OLHO DIREITO TE FAZ TROPEÇAR, ARRANCA-O E LANÇA-O DE TI ; POIS TE CONVÉM QUE SE PERCA UM DOS TEUS MEMBROS , E NÃO SEJA TODO O TEU CORPO LANÇADO NO INFERNO".( fica claro aqui que o corpo pode ser lançado no inferno , situação dita como impossível para aqueles que interpretam o inferno como lugar de tormento para a alma do ímpio ).


Para provar a existência de um lugar de tormento para onde vai a alma dos ímpios logo após a morte, usam varíos textos.aqui estão alguns:

MATEUS 18:9-..."SERES LANÇADO NO INFERNO DE FOGO".

MARCOS 9:43-47 - ....INFERNO , PARA O FOGO INEXTINGUIVEL.....".
ESTE INFERNO CITADO NESTES TEXTOS É O MESMO DE MATEUS 5:29 !!!!

Esses textos não podem ser usados para provar a existência do inferno como lugar de tormento destinado para as almas dos ímpios( POIS ESTE INFERNO APRESENTADO ALI, NÃO É UM LUGAR ESPECIFICO PARA ALMA , POIS O CORPO É LANÇADO ALI .)

Se os dois casos ditos como impossÍveis ( a alma ir para a cova e o corpo ser lançado no inferno ) são possiveis ,então , chegamos a conclusão que tanto a alma como o corpo poderia ir para a cova como perecer no inferno .
MATEUS10:28-........" TEMEI ,ANTES,AQUELE QUE PODE FAZER PERECER NO INFERNO TANTO A ALMA COMO O CORPO."Da-se a entender que quando a biblia fala de "inferno de fogo" , esta querendo fazer referência ao lago de fogo onde vão ser lançados os ímpios com seus corpos.mateus 5:29, mateus 18:9 , marcos 9:43-47 , apocalipse 20 :13-14.

Se usa conceitos reais para interpretar que uma parábola seja literal.... então tem que respeitar seu próprio conceito para não ser incoerente.
espero que desta vez seja humilde !
Deus te abençoe !

salomão

Mensagens : 58
Pontos : 83
Data de inscrição : 22/11/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Céu e inferno. Empty Re: Céu e inferno.

Mensagem por Jb50 29th março 2013, 6:39 am

Olá Mateus, como te prometi ai vai o texto:

Filho do homem, pranteia sobre a multidão do Egito, e faze-a descer, a ela e às filhas das nações magníficas, às partes mais baixas da terra, juntamente com os que descem à cova.
A quem sobrepujas tu em formosura? Desce, e deita-te com os incircuncisos.
No meio daqueles que foram mortos à espada cairão; à espada ela está entregue; arrastai-a e a toda a sua multidão.
Os mais poderosos dos fortes lhe falarão desde o meio do inferno, com os que a socorrem; desceram, jazeram com os incircuncisos mortos à espada.
Ali está Assur com toda a sua multidão; em redor dele estão os seus sepulcros; todos eles mortos, abatidos à espada.
Os seus sepulcros foram postos nas extremidades da cova, e a sua multidão está em redor do seu sepulcro; todos eles mortos, abatidos à espada; os que tinham causado espanto na terra dos viventes.
Ali está Elão com toda a sua multidão em redor do seu sepulcro; todos eles mortos, abatidos à espada; desceram incircuncisos às partes mais baixas da terra, causaram terror na terra dos viventes e levaram a sua vergonha com os que desceram à cova.
No meio dos mortos lhe puseram uma cama, entre toda a sua multidão; ao redor dele estão os seus sepulcros; todos eles são incircuncisos, mortos à espada; porque causaram terror na terra dos viventes, e levaram a sua vergonha com os que desceram à cova; foi posto no meio dos mortos.
Ali estão Meseque, Tubal e toda a sua multidão; ao redor deles estão os seus sepulcros; todos eles são incircuncisos, e mortos à espada, porquanto causaram terror na terra dos viventes.
Porém jazerão com os poderosos que caíram dos incircuncisos, os quais desceram ao inferno com as suas armas de guerra e puseram as suas espadas debaixo das suas cabeças; e a sua iniqüidade está sobre os seus ossos, porquanto eram o terror dos fortes na terra dos viventes.
Também tu serás quebrado no meio dos incircuncisos, e jazerás com os que foram mortos à espada.
Ali está Edom, os seus reis e todos os seus príncipes, que com o seu poder foram postos com os que foram mortos à espada; estes jazem com os incircuncisos e com os que desceram à cova.
Ali estão os príncipes do norte, todos eles, e todos os sidônios, que desceram com os mortos, envergonhados com o terror causado pelo seu poder; e jazem incircuncisos com os que foram mortos à espada, e levam a sua vergonha com os que desceram à cova.
Faraó os verá, e se consolará com toda a sua multidão; sim, o próprio Faraó, e todo o seu exército, mortos à espada, diz o Senhor DEUS.
Porque também eu pus o meu espanto na terra dos viventes; por isso jazerá no meio dos incircuncisos, com os mortos à espada, Faraó e toda a sua multidão, diz o Senhor DEUS.
Ezequiel 32:18-32

Eis aqui o diabo representado pela figura de Faraó, em quando for derrotado no Armagedon descerá ao inferno ao encontro da sua descendência, que é todo o que não tem Cristo.

Ali vês todas as multidões, pessoas e não pó ou ossos, ali estão desde o principio do mundo, que estão mortos na morte mas bem vivos e por isso diz:...falarão desde o meio do inferno,...levaram a sua vergonha...ali está faraó e toda a sua multidão...etc..

Exatamente como o relato do rico e do Lázaro.

Portanto, ou estar morto ou perecer, é ficar debaixo da ira de deus e não desaparecer como uma fumaça, isso queria o impio para não padecer a ira eterna de Deus, assim podem fazer o mal descansados porque depois da morte tudo se acaba, e assim triunfava era a injustiça e não a justiça; mas não vão ter sorte.

Isso é só raciocínio de impio, Mateus, não partilhes com leituras do inferno, mas fizeste bem em perguntar:

Comamos e bebamos, que amanhã morreremos.Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.
1 Coríntios 15:32-33

E sairão, e verão os cadáveres dos homens que prevaricaram contra mim; porque o seu verme nunca morrerá, nem o seu fogo se apagará; e serão um horror a toda a carne.
Isaías 66:24

Cadáver, é a isenção da vida na pessoa, mas o seu verme é a própria vida da pessoa, o espirito que não pode morrer; e o seu fogo é o seu tormento eterno afligido pela ira de Deus.

Mas isto é um assunto que não tem pés nem cabeça Mateus, são pessoas que nada sabem das coisas de Deus, escravos do pecado que os cegam; Jesus vinha morrer por aquilo que não existe? Todo o homem que veio ao mundo tem de comparecer no juízo, até mesmo os abortivos.

E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,
Hebreus 9:27

Quantos aos eleitos, nem um faltará:

Assim como lhe deste poder sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos quantos lhe deste.
João 17:2

Cristo é Senhor de todos, mas ele só dará a vida aos que são do Pai.

João 5:29 E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação.

A ressurreição da condenação, é isso que é o perecer de Deus, ressuscitar é ser levantado, ou para a vida ou para a condenação eterna, que é a segunda morte.

Mas este tipo de doutrina vemos logo o erro, o que tens de ter cuidado é com aquela doutrina que parece ser de Cristo, em que falam de Cristo e depois negam-no com as obras querendo juntar as suas obras á graça de Cristo.

São os falsos irmãos que Paulo falava, os que vinham da parte de Tiago, e eles andam por aí a fazer o trabalho do pecado.

Porque lembra-te que Cristo na cruz gritou: Está feito, consumado, completo.

Mas para esses nunca está consumado, mas que faltam as suas obras, pois sem elas o sacrificio de Cristo é inútil.

Andam por ai a promover a doutrina do diabo, que é o livre arbítrio, pois foi com ele que tentou a Cristo no deserto incitando-o a tomas decisões.

Andam promovendo a glória do diabo, que é a soberba da vida, em que também dizia a Cristo para se lançar dali para baixo por que estava escrito que os anjos o protegeriam, assim fazem estes em nome do está escrito dizem: eu sou, eu posso, eu, eu, eu,...etc...Querendo usar a palavra a seu bel prazer enquanto é a palavra que nos usa a nós.

Andam promovendo a herança do diabo que é as riquezas deste mundo pelo ensino do evangelho da prosperidade, em que todos têm direito ao melhor da vida, quando todos os profetas e apóstolos passaram todo o tipo de aflições e necessidades.

Cuidado com os Tiaguistas, os defensores da lei de Moisés que leva á morte, Mateus; esses sãos os falsos cristãos com aparência (obras) de cristão.
Jb50
Jb50

Mensagens : 785
Pontos : 900
Data de inscrição : 04/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Céu e inferno. Empty Re: Céu e inferno.

Mensagem por Jb50 29th março 2013, 7:07 am

Outra coisa, Mateus

A partir do dia em que nasceste de novo já não és mais alma vivente, ser humano, mas celeste e espiritual, um Deus igual a Cristo.

Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante.Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual.O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu. Qual o terreno, tais são também os terrestres; e, qual o celestial, tais também os celestiais.E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial.
1 Coríntios 15:45-49

Assim é a nova criatura exatamente igual a Cristo, pois agora já não vive mais o velho homem (alma vivente) mas é Cristo (espiritual) que vive em mim.

Mas os carnais só podem ver as coisas segundo a carne e por isso acham que a morte e a corrupção do espirito é igual á do corpo; mas a morte e a corrupção do corpo é não ter a vida e desfazer-se em pó, mas a morte e a corrupção do Espirito é não ter a vida de Deus sendo morto pelo pecado e corromper-se pelo engano do pecado.

Por isso carne volta ao pó, porque de lá veio, mas todo o espirito volta a Deus para juízo porque dele veio, o qual criou todos os homens.

E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.
Eclesiastes 12:7


Jb50
Jb50

Mensagens : 785
Pontos : 900
Data de inscrição : 04/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Céu e inferno. Empty Re: Céu e inferno.

Mensagem por Lourival soldado cristão 29th março 2013, 8:46 am

[quote="Jb50"]Outra coisa, Mateus

A partir do dia em que nasceste de novo já não és mais alma vivente, ser humano, mas celeste e espiritual, um Deus igual a Cristo.

Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante.Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual.O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu. Qual o terreno, tais são também os terrestres; e, qual o celestial, tais também os celestiais.E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial.
1 Coríntios 15:45-49

Assim é a nova criatura exatamente igual a Cristo, pois agora já não vive mais o velho homem (alma vivente) mas é Cristo (espiritual) que vive em mim.

Mas os carnais só podem ver as coisas segundo a carne e por isso acham que a morte e a corrupção do espirito é igual á do corpo; mas a morte e a corrupção do corpo é não ter a vida e desfazer-se em pó, mas a morte e a corrupção do Espirito é não ter a vida de Deus sendo morto pelo pecado e corromper-se pelo engano do pecado.

Por isso carne volta ao pó, porque de lá veio, mas todo o espirito volta a Deus para juízo porque dele veio, o qual criou todos os homens.

E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.
Eclesiastes 12:7


Lourival comenta .....
De novo essas pessoas querem viver a teoria de ser um ser imortal e imune ao praticar o pecado ?,querem vender a imagem ,que já ,ou sejam vivem esta realidade que já possuem a vida eterna ,e sendo assim não importam o que façam, estando ainda neste corpo carnal ,pois o espirito eterno está nele ,então o crente James Bond com liçensa para pecar ,quer convencer a todos que é imortal , não se engane a igreja ,não é porque nascemos de novo ,e temos uma nova vida com Cristo ,podemos deixar que reine o pecado em nós ,pois O Senhor Jesus disse que não devemos temer os que lançam mão sobre o corpo e depois nada mais podem fazer ,e sim o que pode e tem o poder de lançar mão sobre o corpo e a alma , só existe vida quando estamos ligado a Cristo ,e sendo assim estando nós nesta nova vida em Cristo e o pecado nos separa do Senhor Jesus ,e o crente James Bond não pode estar ligado com o Senhor Jesus ,nos afastemos desta doutrina de demonio ,que acham que são salvos , e podem pecar ,pois dizem que são salvo pela Fé e não precisam praticar as obras que são os Frutos do Espirito ,que tem que ter os verdadeiros filhos de Deus ,e muitas seitas de heresias como os seguidores de Calvinos ,praticam a doutrina ,da predestinação ,passando a imagem de imunidade ,e de mascara santa ,pois afirmam que quando pecam ,é apenas a pobre da carne ,esta doutrina é a doutrina de Lucifer ,para enganar os ecolhidos ,é como disse Tiago ,tem Fé fazem bem pois até os demonios crer em Deus e tremem,se realmente essas pessoas tem Fé tem que mostrar os verdadeiros Frutos dos salvos ,e se não tem os frutos é Fé morta ,e fé de pecadores mortos no pecado ......................tomemos cuidado com a doutrina dos Crentes James Bond com licença para pecar




[/quote



Fé sem obras é morta (episódio bíblico)




Todas as passagens da Bíblia sobre o episódio "Fé sem obras é morta".


Tiago 2



14 De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode salvá-lo?


15 Se um irmão ou irmã estiver necessitando de roupas e do alimento de cada dia


16 e um de vocês lhe disser: "Vá em paz, aqueça-se e alimente-se até satisfazer-se", sem porém lhe dar nada, de que adianta isso?


17 Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta.


18 Mas alguém dirá: "Você tem fé; eu tenho obras".
Mostre-me a sua fé sem obras, e eu mostrarei a minha fé pelas obras.



19 Você crê que existe um só Deus? Muito bem! Até mesmo os demônios creem - e tremem!


20 Insensato! Quer certificar-se de que a fé sem obras é inútil?


21 Não foi Abraão, nosso antepassado, justificado por obras, quando ofereceu seu filho Isaque sobre o altar?


22 Você pode ver que tanto a fé como as obras estavam atuando juntas, e a fé foi aperfeiçoada pelas obras.


23 Cumpriu-se assim a Escritura que diz:
"Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça", e ele foi
chamado amigo de Deus.



24 Vejam que uma pessoa é justificada por obras, e não apenas pela fé.


25 Caso semelhante é o de Raabe, a
prostituta: não foi ela justificada pelas obras, quando acolheu os
espias e os fez sair por outro caminho?



26 Assim como o corpo sem espírito está morto, também a fé sem obras está morta.

Irmãos em Cristo tomemos cuidado com esta doutrina de demonio ,em que passa a ideia de salvo escolhido e predestinado ,com licença para pecar ,temos que agir segundo os ensinos de Jesus com amor e misericordia ,com o nosso proximo ,temos que ter os frutos do espirito ,fugi da doutrina dos Crentes James Bond com licença para pecar ,só por que tem Fé podem fazer o que quiser ,e não precisam praticar as obras de um salvo !!
Lourival soldado cristão
Lourival soldado cristão

Mensagens : 11341
Pontos : 25169
Data de inscrição : 23/12/2009
Idade : 66
Localização : Sao paulo

http://ccbsemcensurasnaspeg.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Céu e inferno. Empty Re: Céu e inferno.

Mensagem por MateusAlcântara 29th março 2013, 9:19 am

Não fujamos do tema. O negócio aqui é céu e inferno, não graça e obras.
Carlos, se é assim, então a palavra "inferno" é usada incorretamente na bíblia.
A alma de Jesus foi para o inferno quando ele morreu?

Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.
Salmos 16:10

Ou a tradução correta seria: Pois não deixarás a minha alma na sepultura, nem permitirás...



MateusAlcântara
MateusAlcântara

Mensagens : 724
Pontos : 1084
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 28
Localização : Ilhéus- Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Céu e inferno. Empty Re: Céu e inferno.

Mensagem por Lourival soldado cristão 29th março 2013, 10:35 am

Bom andei pesquisando e achei este trabalho que fala do inferno ,ou melhor dos infernos ,é claro que vamos ter que ler para falar do inferno agora complicou kakakkakaka mas espero que o Mateus, já que ele está muito interessado sobre o céu e inferno ,andei aqui pesquisando e espero que ajude ,pois os hades que fala Davi ,e o que Jesus foi e o que a biblia fala que está reservado ,precisamos de um estudo melhor ,mas eu vou ficar aqui no aguarde ,das suas explicações da casa do capeta Vou aguardar Mateus as resposta do céu e do inferno
VOCÊ SABIA QUE EXISTEM CINCO "INFERNOS" NA BÍBLIA?







Céu e inferno. Inferno

Por: Cristiano Santana


A
Deby, uma assídua leitora deste blog, fez o seguinte comentário, sobre o
meu artigo sobre o livro de Mary Baxter, "A Divina Revelação do
Inferno"
:

Você
disse que os demônios não ficam torturando as pessoas lá porque eles
não têm a autonomia de entrarem e saírem do inferno a hora que querem, e
de fato não encontramos nada na bíblia que especifique isto.


Mas
tem algo que muito me intriga: Em Mateus 8:29 e em Lucas 8:28
encontramos o seguinte versículo: “O que temos nós contigo Jesus filho
do Deus altíssimo, vieste nos atormentar antes do tempo?” isto nos
mostra que os demônios estavam por dentro sobre o que aconteceria com
eles no futuro.


Em Lucas 8:31 encontramos: “E rogavam-lhe que os não mandasse para o abismo”
Em Apocalipse 20:14 diz: “E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo”
O
que eu entendo é que de fato existem demônios que estão presos e serão
soltos somente na grande tribulação, e outros demônios estão soltos.


"Mas
o inferno ainda não foi lançado no abismo ou no lago de fogo como diz
em apocalipse, portanto acredito que exista a possibilidade de esses
demônios que estão soltos entrarem e saírem do inferno, mas eles sabiam
que se fossem laçados no abismo não haveria retorno e por isso rogaram
para não serem lançados no abismo.
"

VAMOS À EXPLICAÇÃO


O
fato é que "inferno" é um termo comumente relacionado várias palavras
gregas e hebraicas, as quais ocorrem em CINCO contextos bem diferentes.
Vejamos:

SEOL (EM GREGO: HADES)


Na
Septuaginta (tradução grega do AT), hades ocorre mais de 100 vezes, na
maiores das vezes para traduzir o Hebraico "Seol", o mundo subterrâneo
que recebe todos os mortos. É uma terra de trevas, onde não há lembrança
de Deus (Jõ 10:21-22; 26:5; Sl 6:5; 30:9). Na literatura judaica
posterior encontramos a idéia de divisões dentro do Seol, para os ímpios
e para os jutos, nas quais cada classe experimenta algo de seu destino
final (Enoque 22:1-14). Essa idéia parece sublinhar o quadro imaginativo
do rido e de Lázaro, no Novo Testamento.


No
NT hades ocorre 10 vezes, e isto somente em Mateus, Lucas, Atos e
Apocalipse. Hades jaz dentro da terra, de tal forma que há uma descida
para chegar a ele (Mt. 11:23, Lc: 10:15; cf. Mt 12:40 kardia tes ges, "o coração da terra"). É uma prisão (philake, 1 Pe 3:19; Ap 20:7). Como uma cidade, tem portões (Mt 16:18).

Importante
frisar, aqui, que, quando Jesus diz que "as portas do inferno não
prevalecerão contra a igreja", Ele não está falando de uma habitação de
demônios, mas está falando do próprio poder da morte. Em outras
palavras, essa tradução também estaria correta: "as portas da morte (ou a
habitação dos mortos) não prevalecerão contra a igreja.

Na
ocasião da ressureição, Hades deve devolver os seus mortos (Ap. 20:13).
Desta forma, não é um lugar ou estado eterno, mas sim, apenas
temporário de
habitação dos mortos


GEENA


É a forma grega do aramaico ge hinnam, que, por sua vez, remonta para o hebraico ge hinnon,
expressão esta que originalmente denotava um vale que ficava ao sul de
Jerusálem, o "vale do filho (ou filhos) de Hinnon. Neste vale eram
oferecidos sacrifícios de crianças. Dessa forma,
gehenna
veio a ser aplicado ao inferno de fogo escatológico de modo geral,
mesmo quando já não se localizava em Jerusalém. No decurso do tempo,
gehenna ficou sendo simplesmente o lugar do castigo, e, assim, atraía as idéias correspondentes acerca do hades.

Segundo o NT, gehenna
é uma entidade pré-existente (Mt 25:41), um abismo de fogo (Mt 13:42),
50). È o lugar de castigo escatológico depois do juízo final, castigo
este de eterna duração (Mt. 25:41, 46; 23:15, 33) Ali se julgam o corpo e
a alma (Mc 9:43-48); Mt 10:28). Também deve ser distinguido do
hades que abriga as almas dos mortos antes, do juízo final. O mesmo castiga sobrevirá a Satanás, os demônios, a besta do abismo, o falso profeta, a morte e o hades.

ABYSSOS (ABISMO)

No NT abyssos
é a prisão para demônios (Lc 8:31; Ap. 9:1-2). Está fechada, mas mesmo
assim, sobe dela a fumaça de fogos substerrâneos (Ap 9:1,2). Domina
sobre ela um príncipe que não é Satanás (Ap. 9:1-2). Dela emergirão
estranhas criaturas (Ap. 9:3 e segs), como também a besta. Satanás
ficará acorrentado nessa prisão durante o reinado de mil anos.


TÁRTARO

Em 2 Pe 2:4 apenas é que encontramos o vocábulo tartaroo, traduzido em nossa versão como "precipitando no inferno", e na versão pesita "lançados nas regiões mais baixas". Tartaros
é o termo clássico para indicar lugar de punição eterna ("inferno"),
porém, é aqui aplicado para a esfera intermediária dos anjos caídos que
sofrem castigo.


KATÕTEROS ("INFERIOR)

No NT, a palavra ocorre somente em Efésios 4:9 (Cristo desceu) eis ta katotera mere tes tes, "para as partes mais baixas da terra". Alguns teólogos relacionam esse termo com hades, outros, com geena.

CONCLUSÃO:

Percebe-se,
do exposto, que em nenhuma passagem bíblica se fala de um lugar,
chamado "inferno", onde os demônios entram e saem quando bem quiserem.
Quando "inferno" é relacionado aos demônios, o significado sempre é de
uma prisão.


O lugar dos mortos, é somente
o lugar dos mortos, de acordo com a tradição rabínica e as Escrituras. O
único lugar onde as almas dos mortos e dos demônios se encontrarão será
na
geena, o lago de fogo e enxofre. A geena é o "inferno" que ainda vai ser inaugurado. Bíblicamente, também fica claro que geena
será um lugar de tormento também para os demônios e não um parque de
diversões, onde eles estarão enfiando garfos nas almas dos seres
humanos. Todos juntos terão sofrimento eterno.


Sempre
que alguém me faz uma pergunta sobre o inferno, eu costumo brincar,
dizendo: "Você está falando de qual inferno? Eu conheço, pelo menos
cinco."


Ficou claro Deby??


Bibliografia:








http://cristisantana.blogspot.com.br/2010/01/voce-sabia-que-existem-cinco-infernos.html
Lourival soldado cristão
Lourival soldado cristão

Mensagens : 11341
Pontos : 25169
Data de inscrição : 23/12/2009
Idade : 66
Localização : Sao paulo

http://ccbsemcensurasnaspeg.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Céu e inferno. Empty Re: Céu e inferno.

Mensagem por Lourival soldado cristão 29th março 2013, 12:42 pm

Lourival soldado cristão escreveu:Bom andei pesquisando e achei este trabalho que fala do inferno ,ou melhor dos infernos ,é claro que vamos ter que ler para falar do inferno agora complicou kakakkakaka mas espero que o Mateus, já que ele está muito interessado sobre o céu e inferno ,andei aqui pesquisando e espero que ajude ,pois os hades que fala Davi ,e o que Jesus foi e o que a biblia fala que está reservado ,precisamos de um estudo melhor ,mas eu vou ficar aqui no aguarde ,das suas explicações da casa do capeta Vou aguardar Mateus as resposta do céu e do inferno
VOCÊ SABIA QUE EXISTEM CINCO "INFERNOS" NA BÍBLIA?








Céu e inferno. Inferno

Por: Cristiano Santana


A
Deby, uma assídua leitora deste blog, fez o seguinte comentário, sobre o
meu artigo sobre o livro de Mary Baxter, "A Divina Revelação do
Inferno"
:

Você
disse que os demônios não ficam torturando as pessoas lá porque eles
não têm a autonomia de entrarem e saírem do inferno a hora que querem, e
de fato não encontramos nada na bíblia que especifique isto.


Mas
tem algo que muito me intriga: Em Mateus 8:29 e em Lucas 8:28
encontramos o seguinte versículo: “O que temos nós contigo Jesus filho
do Deus altíssimo, vieste nos atormentar antes do tempo?” isto nos
mostra que os demônios estavam por dentro sobre o que aconteceria com
eles no futuro.


Em Lucas 8:31 encontramos: “E rogavam-lhe que os não mandasse para o abismo”
Em Apocalipse 20:14 diz: “E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo”
O
que eu entendo é que de fato existem demônios que estão presos e serão
soltos somente na grande tribulação, e outros demônios estão soltos.


"Mas
o inferno ainda não foi lançado no abismo ou no lago de fogo como diz
em apocalipse, portanto acredito que exista a possibilidade de esses
demônios que estão soltos entrarem e saírem do inferno, mas eles sabiam
que se fossem laçados no abismo não haveria retorno e por isso rogaram
para não serem lançados no abismo.
"

VAMOS À EXPLICAÇÃO


O
fato é que "inferno" é um termo comumente relacionado várias palavras
gregas e hebraicas, as quais ocorrem em CINCO contextos bem diferentes.
Vejamos:

SEOL (EM GREGO: HADES)


Na
Septuaginta (tradução grega do AT), hades ocorre mais de 100 vezes, na
maiores das vezes para traduzir o Hebraico "Seol", o mundo subterrâneo
que recebe todos os mortos. É uma terra de trevas, onde não há lembrança
de Deus (Jõ 10:21-22; 26:5; Sl 6:5; 30:9). Na literatura judaica
posterior encontramos a idéia de divisões dentro do Seol, para os ímpios
e para os jutos, nas quais cada classe experimenta algo de seu destino
final (Enoque 22:1-14). Essa idéia parece sublinhar o quadro imaginativo
do rido e de Lázaro, no Novo Testamento.


No
NT hades ocorre 10 vezes, e isto somente em Mateus, Lucas, Atos e
Apocalipse. Hades jaz dentro da terra, de tal forma que há uma descida
para chegar a ele (Mt. 11:23, Lc: 10:15; cf. Mt 12:40 kardia tes ges, "o coração da terra"). É uma prisão (philake, 1 Pe 3:19; Ap 20:7). Como uma cidade, tem portões (Mt 16:18).

Importante
frisar, aqui, que, quando Jesus diz que "as portas do inferno não
prevalecerão contra a igreja", Ele não está falando de uma habitação de
demônios, mas está falando do próprio poder da morte. Em outras
palavras, essa tradução também estaria correta: "as portas da morte (ou a
habitação dos mortos) não prevalecerão contra a igreja.

Na
ocasião da ressureição, Hades deve devolver os seus mortos (Ap. 20:13).
Desta forma, não é um lugar ou estado eterno, mas sim, apenas
temporário de
habitação dos mortos


GEENA


É a forma grega do aramaico ge hinnam, que, por sua vez, remonta para o hebraico ge hinnon,
expressão esta que originalmente denotava um vale que ficava ao sul de
Jerusálem, o "vale do filho (ou filhos) de Hinnon. Neste vale eram
oferecidos sacrifícios de crianças. Dessa forma,
gehenna
veio a ser aplicado ao inferno de fogo escatológico de modo geral,
mesmo quando já não se localizava em Jerusalém. No decurso do tempo,
gehenna ficou sendo simplesmente o lugar do castigo, e, assim, atraía as idéias correspondentes acerca do hades.

Segundo o NT, gehenna
é uma entidade pré-existente (Mt 25:41), um abismo de fogo (Mt 13:42),
50). È o lugar de castigo escatológico depois do juízo final, castigo
este de eterna duração (Mt. 25:41, 46; 23:15, 33) Ali se julgam o corpo e
a alma (Mc 9:43-48); Mt 10:28). Também deve ser distinguido do
hades que abriga as almas dos mortos antes, do juízo final. O mesmo castiga sobrevirá a Satanás, os demônios, a besta do abismo, o falso profeta, a morte e o hades.

ABYSSOS (ABISMO)

No NT abyssos
é a prisão para demônios (Lc 8:31; Ap. 9:1-2). Está fechada, mas mesmo
assim, sobe dela a fumaça de fogos substerrâneos (Ap 9:1,2). Domina
sobre ela um príncipe que não é Satanás (Ap. 9:1-2). Dela emergirão
estranhas criaturas (Ap. 9:3 e segs), como também a besta. Satanás
ficará acorrentado nessa prisão durante o reinado de mil anos.


TÁRTARO

Em 2 Pe 2:4 apenas é que encontramos o vocábulo tartaroo, traduzido em nossa versão como "precipitando no inferno", e na versão pesita "lançados nas regiões mais baixas". Tartaros
é o termo clássico para indicar lugar de punição eterna ("inferno"),
porém, é aqui aplicado para a esfera intermediária dos anjos caídos que
sofrem castigo.


KATÕTEROS ("INFERIOR)

No NT, a palavra ocorre somente em Efésios 4:9 (Cristo desceu) eis ta katotera mere tes tes, "para as partes mais baixas da terra". Alguns teólogos relacionam esse termo com hades, outros, com geena.

CONCLUSÃO:

Percebe-se,
do exposto, que em nenhuma passagem bíblica se fala de um lugar,
chamado "inferno", onde os demônios entram e saem quando bem quiserem.
Quando "inferno" é relacionado aos demônios, o significado sempre é de
uma prisão.


O lugar dos mortos, é somente
o lugar dos mortos, de acordo com a tradição rabínica e as Escrituras. O
único lugar onde as almas dos mortos e dos demônios se encontrarão será
na
geena, o lago de fogo e enxofre. A geena é o "inferno" que ainda vai ser inaugurado. Bíblicamente, também fica claro que geena
será um lugar de tormento também para os demônios e não um parque de
diversões, onde eles estarão enfiando garfos nas almas dos seres
humanos. Todos juntos terão sofrimento eterno.


Sempre
que alguém me faz uma pergunta sobre o inferno, eu costumo brincar,
dizendo: "Você está falando de qual inferno? Eu conheço, pelo menos
cinco."


Ficou claro Deby??


Bibliografia:








http://cristisantana.blogspot.com.br/2010/01/voce-sabia-que-existem-cinco-



O
Céu e o Inferno







INTRODUÇÃO



Quando ouvimos a palavra céu e inferno, acabamos por pensar
inevitavelmente em lugares
descritos na Palavra de Deus, contudo não sabemos ao certo o que vêm a ser
esses lugares. Muitos, senão quase todos, os pregadores e líderes hoje em
dia não costumam pregar e ensinar sobre o inferno
propriamente dito. Não sei a razão de evitar isso, mas creio que a
mensagem sobre esse assunto de fato é muito pesarosa e amedronta as pessoas.
Muito embora os cristãos não precisam amedrontar-se com esse lugar, afinal o
resgate e Salvação tão grandiosa foi concedida e por Graça Real
livrando-os da permanência eterna neste local.




AS
TRADUÇÕES





Não podemos deixar de mencionar que as inúmeras versões em português
das Bíblias trazem diversas palavras para tradução de inferno, sabemos
sobre a adulteração dos textos Bíblicos fieis aos originais desde a
antiguidade, por essa razão não vemos a verdade sendo ministrada nas novas
versões da Bíblia para mantê-la menos agressiva a religiões pagas.

As
palavras usadas nas Bíblias em português são:

- sepultura

- além

- morte

- inferno


Contudo em nossa língua essas palavras não expressam a mesma coisa,
sabemos que

sepultura

significa o túmulo onde esta enterrado o corpo
humano, além
já pode significar um lugar espiritual desconhecido, algo “além” de
nossa compreensão e conhecimento, a
morte

pode significar a separação do corpo e seu espírito, portanto não podemos
associar morte com lugar. E por fim o
inferno

que significa realmente um lugar, já pré-conhecido por local de tormento.


Todas essas palavras foram usadas na ocasião de tradução das
palavras originais que significam o local de tormento, conhecido em nossa língua
como

“inferno”
.


Mas será que a sua tradução esta correta ? Para que possamos
compreender melhor o significado de céu e inferno precisamos primeiro dividir
a explicação em duas partes, pois um local em nada tem de comum com o outro,
absolutamente nada, palavras diferentes e mencionadas de forma
diferente.


Vejamos então primeiro o CÉU, para que assim compreendendo o
significado Bíblico dessa palavra possamos entender
melhor a outra.




O
(S) CÉU (S)





Pode-se questionar agora a razão do plural empregado, vemos isso na
primeira menção da Palavra de Deus sobre o Céu, alias foi registrado a
existência de mais de um dele.


Gênesis 1:1 –


“No
princ
ípio
criou Deus os céus e a terra.”


O que nos diz esse registro da Bíblia é o fato de haver mais de um céu!!
Sim, mas onde e como seriam esses outros céus ? Primeiro precisamos entender
que

No
princ
ípio

Deus não criou o inferno, a Palavra dEle claramente menciona que foram
criados os céus no inicio, portanto inferno é algo mais recente que os céus,
muito embora essa referência possa ser apenas dos céus inferior e intermediário
e o inferno já estar preparado anteriormente já que o Senhor habitava no céu
superior.


A palavra original em hebraico usada no livro de Gênesis por Moisés
para descrever os céus foi “
shamayim”
, essa palavra em hebraico tem o plural na terminação “im”, portanto
indica claramente que há mais de um céu. Os céus são: inferior, intermediário
e superior. Então vejamos quais sãos os céus existentes com maiores
detalhes.

- Céu inferior ou “AURONOS”: esse céu é o local onde podemos claramente
ver as nuvens, o ar atmosférico sendo o céu que envolve a terra e o ar,
inclusive o azul celeste está aparente no céu “auronos”.

- Céu intermediário ou “MESORANIOS” : já esse céu é o local imenso
onde estão localizadas as estrelas e planetas, já não é azul, pois vemos
que ao sair da atmosfera terrestre o espaço é escuro e preto, sendo um vácuo
onde estão as estrelas.
Conhecido por céu astronômico, onde estão os planetas.

- Céu superior ou “EPORANIOS”: esse céu e chamado de o céu dos céus ,
o lugar onde está o Senhor e os santos, onde os
anjos circulam.


Portanto, agora podemos verificar que os céus foram criados ao mesmo
tempo, conforme diz a Palavra do Senhor. Pela Sua Palavra foram criados os céus
e a terra.


O inferno não teve sua criação para receber os seres humanos, essa
informação podemos verificar em Mateus
25:41
Então
dirá também aos que estiverem a sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos,
para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;”
. Essa
passagem mostra a razão pela qual o inferno existe e para quem foi designado.
Se o homem está condenado ao inferno é porque o
homem
optou por isso, ninguém mais intervém nessa decisão senão o próprio
homem. Veremos adiante o que significa esse lugar.







O
INFERNO





Agora vamos analisar Biblicamente essa palavra, quando foi mencionada e
o seu significado correto.


A palavra “inferno” aparece na Bíblia por 30 vezes, sendo apenas
10 vezes em todo o Velho Testamento e 20 vezes no Novo Testamento, porém não
foi registrada a mesma palavra para inferno em todas as passagens.

A palavra hebraica SHEOL
está traduzida para inferno nas seguintes passagens:

Deuteronômio 32:22
Salmos 18:5, 55:15, 86:13, 116:3,
139:8
Provérbios 5:5, 7:27, 9:18,
15:11-24, 23:14, 27:20
Isaias 5:14, 14:9-15, 28:15-18, 57:9


A palavra grega HADES
está traduzida para inferno nessas passagens:

Mateus 11:23, 16:18
Lucas 16:23
Apocalipse 6:8, 20:13


A palavra GEHENNA
está também traduzida para inferno nas seguintes passagens:

Mateus 5:22-29, 10:28,
18:9, 23:15-23
Marcos 9:43
Lucas 12:5
Tiago 3:6


A palavra TARTAROO
aparece somente uma vez na Bíblia e traduzida para inferno também
em:

2 Pedro 2:4





Agora a explicação dos significados dessas palavras acima para
entender o lugar chamado inferno e os demais lugares, uma vez que embora sejam
palavras traduzidas igualmente, não significam o mesmo e exato local, à exceção
de SHEOL e HADES que são iguais porém em idiomas diferentes (Hebraico e
Grego).


Não houve na realidade falha do tradutor quando menciona inferno no
lugar delas, pois cada uma das palavras originais tem um significado próprio
e complexo na sua descrição, vamos então procurar defini-la
todas. Em primeiro lugar não podemos associar a palavra “inferno” a todos
os lugares citados, sem dúvida seria incorreto. Em algumas traduções mais
equivocadas ainda esta mencionado “sepultura”
outras o “alem”, nesses casos não houve nenhuma fidelidade na tradução
da palavra. Sequer foi deixado claro que o lugar é de tormento terrível
quando a tradução está dessa forma.



SHEOL-
Essa palavra usada no Antigo Testamento do idioma Hebraico expressou o local
onde foram lançados os espíritos daqueles que mantiveram-se
infiéis ao Senhor Deus, sem arrependimento e sem Seu Divino perdão. Tal
local é o conhecido INFERNO
propriamente dito, um local onde a vida da pessoa (afinal cada não
somos apenas carne mas sim espírito primeiramente), segue seu curso em
tormento eterno e também a caminho da eterna separação do Criador no dia do
Juízo. Nesse local está acesa a ira de Deus pois desprezaram Seu infinito
amor Redentor (Deuteronômio
32:22
), um local onde existem apenas a essência
da vida não carnal, as almas de cada individuo não remido (Salmos
86:13
). Um local onde o Senhor ainda vê os que ali estão e tem
conhecimento do que se passa lá (Salmos
139:8
), um lugar que está abaixo dos céus (Provérbios
15:24
), além de tudo é um local que nunca farta-se
de receber almas (Provérbios
27:20
).

HADES-
Uma palavra de mesmo significado que a anterior, porém em outro idioma, o
Grego agora, foi usada no Novo Testamento em várias situações.
Primeiro verificamos que as portas do conhecido INFERNO
não prevalecem contra a Igreja de Jesus (Mateus
16:18
), agora não podemos deixar de comentar a passagem mais
explicativa sobre para onde seguem as almas daqueles que não reconheceram seu
estado de pecador e arrependeram-se com o perdão e aceitação do Filho de
Deus, Jesus Cristo, e Seu sacrifício vicário pelos pecados da humanidade (Lucas
16:23
), a morte sem salvação leva ao inferno na fase da tribulação
o inferno receberá milhões de pessoas (Apocalipse
6:8
), já que vemos que a morte e o inferno serão lançados no
lago de fogo então concluímos que inferno e lago de fogo não são
o mesmo lugar (Apocalipse
20:13-15
)!!!

GEHENNA
– Esta palavra Grega tem sua derivação de duas palavras sendo “GE” que
significa um abismo, e “HINNOM” significando então um local conhecido
como o vale ou abismo de Hinnom, situado ao lado sul e leste de Jerusalém e
no tempo do Antigo Testamento era o lugar onde sacrificavam crianças recém
nascidas no fogo ao falso deus Moloque (2
Reis 16:3 e 21:6
) e onde o ímpio rei Manassés
queimou seus filhos (2
Crônicas 33:6
), esse lugar era de aflição morte e fogo, um local
de tormento muito grande. Mais tarde foi chamado de “Geena” o lugar onde
em Jerusalém jogavam e queimavam o lixo, o depósito de lixo com mau cheiro,
fumaça e odores de putrefação que encontra-se
fora das cidades. Jesus mencionou tratar-se do lugar onde o fogo não se apaga
e o verme e bicho nunca morrem (Marcos
9:43-44
). Jesus indicou que esse lugar é diferente, Ele mostrou a
grande diferença dos demais locais citados quando deixou claro que esse lugar
onde há penalidade para almas e corpos (Mateus
10:28 e Mateus 18:9 e Lucas 12:5
)!!! O local de condenação para
os que rejeitaram a Justiça de Jesus Cristo em Seu sacrifício (Mateus
23:33
).

TARTAROO-
Foi usada apenas uma única vez no texto de 2
Pedro 2:4
um local de confinamento de anjos caídos (demônios),
mas não todos eles, e sim apenas alguns deles, a razão disso não trataremos
nesse estudo. Mas essa palavra foi usada na mitologia pagã grega para definir
onde os deuses eram punidos e foi usada no livro apócrifo de Enoque (2:20)
para referir aos anjos caídos também.






O
LAGO DE FOGO





Mas temos uma definição especialmente para o Dia do Senhor, o dia do
Juízo Final, onde sem dúvida haverá o destino final e cabal de todos
aqueles que recusaram o Deus Criador, Santo e Justo, Misericordioso, está
recusa lançará todos os condenados no Lago de Fogo.


A expressão Lago de Fogo aparece cinco vezes no Novo Testamento e
todas elas em Apocalipse.

Apocalipse 19:20 ; 20:14-15 ; 21:8



Então, conforme indicam as Escrituras, esse local será a morada
ETERNA de todos que já morreram sem Cristo, pois lemos que a morte e o
inferno serão jogados no Lago de Fogo (Apocalipse
20:14
), porém sabemos que segundo Apocalipse
19:20
o anticristo e seu falso profeta serão lançados vivos no
Lago de Fogo, e aqui já podemos saber que trata-se
de local final de morada dos ímpios, e que lá viverão com seus corpos e
almas para toda eternidade.


A Palavra de Deus nos ensina que esse local é a segunda morte, isto é,
aqui temos sem dúvida a separação eterna de Deus!! Nesse lugar Deus não
estará, e não terá conhecimento do que se passa, todos
os que ali estiverem estarão na companhia de Satanás, todos os anjos caídos
e todos os bilhões que morreram sem Redenção a suas próprias sorte!


Uma vida de tormento e sofrimento sem findar!






CONCLUSÕES




Ninguém poderia seguir aos conselhos de Deus somente para não
terminar a eternidade no Lago de Fogo, tendo
em vista que Ele nos deu o livre arbítrio para escolher entre segui-Lo ou não.
Mas ainda que muitos críticos perguntem porque Deus nos dá a escolha e se não
O escolher o destino é o sofrimento ? A resposta para essa pergunta está no
fato de que para Ele o Lago de Fogo é sofrimento e tormento eterno, mas para
quem não deseja o Criador e sim o serviço de Satanás, então nada resta senão
o Lago de Fogo para passar a eternidade. A escolha é do homem.




Luis Henrique L’Astorina N Amaral

Campinas/SP Setembro 2003



Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). As ACF
e ARC (ARC idealmente até 1894, no máximo até a edição IBB-1948, não a SBB-1995)
são as únicas Bíblias impressas que o crente deve usar,
pois são boas herdeiras da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753),
fielmente traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada
(e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)









(retorne a http://solascriptura-tt.org/

SoteriologiaESantificacao/



retorne a http://

solascriptura-tt.org/
)






infernos.html
Lourival soldado cristão
Lourival soldado cristão

Mensagens : 11341
Pontos : 25169
Data de inscrição : 23/12/2009
Idade : 66
Localização : Sao paulo

http://ccbsemcensurasnaspeg.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Céu e inferno. Empty Re: Céu e inferno.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos