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”Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo.”

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”Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo.” Empty ”Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo.”

Mensagem por Lourival soldado cristão 26th janeiro 2014, 8:38 am

A paz do Senhor Jesus  todos !!
Mas muitas das vezes na pratica isso não procede ,pois muitas igrejas evangélicas em nome de doutrinas das suas crenças denominacionais , praticamente exige o rebatismo ,e usam da fragilidade da fé das pessoas e acabam induzindo ao rebatismo ,A congregação Cristã no Brasil pratica o rebatismo ,dos crentes ,e não é só ela não.... adventistas e Batistas e outras .....




O Rebatismo Segundo os Santos Anciãos da CCB

INTRODUÇÃO. 

A Congregação Cristã no Brasil (CCB) é conhecida no meio dos evangélicos como um movimento que esposa doutrinas controvertidas em relação às demais denominações evangélicas existentes no Brasil e no mundo.


”Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo.” Batismo



Sua prática de rebatizar membros que migram de outras denominações para as suas fileiras tem sido alvo de muitas pesquisas e considerações à luz das Escrituras Sagradas (a Bíblia).

Entre tantas doutrinas peculiares da CCB estaremos nesse tratado examinando essa polêmica prática do REBATISMO.

Temos conhecimento que não é apenas a CCB que rebatiza membros de outras igrejas, mas a análise doutrinária que fazemos aqui serve também para outras agremiações religiosas que tenham a mesma prática.


DOUTRINA DA CCB. 

No hinário da CCB encontramos 12 pontos de doutrina pelos quais são explanados seu credo doutrinário.

Destacaremos 2 pontos nesse arrazoado para que possamos prosseguir nosso exame do assunto em pauta.

O ponto nº 1, que consideramos o de maior relevância, é assim descrito:

“Nós cremos na inteira Bíblia e aceitamo-la como infalível Palavra de Deus, inspirada pelo Espírito Santo. A Palavra de Deus é a única e perfeita guia da nossa fé e conduta, e a Ela nada se pode acrescentar ou d’Ela diminuir. É também o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê. (II Pedro 1:21; II Tim. 3:16,17; Rom. 1:16)” (Hinos de Louvores e Súplicas a Deus – Livro nº 4 – 9ª Edição – 1994) - Grifos nossos.

Concordamos em gênero, número e grau com esse ponto doutrinário, e não apenas nós, mas a maioria dos credos das mais diversas denominações protestantes e evangélicas. Realmente é um ponto fundamental. Todos os demais pontos de doutrina de uma igreja cristã devem se reger em função deste princípio.

EXAME DOUTRINÁRIO. 

O que as Escrituras dizem a respeito do Batismo cristão? É realmente bíblico o Rebatismo de um cristão que foi batizado por imersão em nome da Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo)?

Analisaremos cada uma dessas assertivas à luz da Palavra de Deus, que é considerada pela CCB e pelas demais denominações cristãs como a “única e perfeita guia da nossa fé e conduta”.

O BATISMO NOS EVANGELHOS. 

A primeira menção de batismo no Novo Testamento se encontra em Mateus 3:6 referindo-se ao batismo efetuado por João Batista no rio Jordão.

Vemos ainda no versículo 13 do mesmo capítulo que Jesus veio da Galiléia para ser batizado por João, evento esse narrado também pelos outros evangelistas: Marcos 1:9-11, Lucas 3:21,22 e João 1:32-34. Esse era o batismo de João, distinto do batismo cristão praticado pela igreja primitiva após a ressurreição e ascensão de Jesus Cristo.

A ordem de Jesus a respeito do batismo está registrada em 2 evangelhos, e faz parte da grande comissão feita pelo Mestre:

“Portanto ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.” – Mateus 28:19

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” - Marcos 16:15,16

Os grifos estão destacando o fato de ser necessário pregar primeiro o evangelho e ensinar o discípulo para que depois de crente fosse batizado.

O BATISMO NO LIVRO DE ATOS.
No livro de Atos dos Apóstolos, considerado como o manual de evangelismo e história da Igreja Primitiva, temos algumas importantes referências ao batismo, que nos instruem acerca da prática apostólica do batismo conforme ordenada pelo Senhor Jesus:

“E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar. E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa. De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas;” – Atos dos Apóstolos 2:38-41

“Mas como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus, e do nome de Jesus Cristo, se batizavam, tanto homens como mulheres.” - Atos 8:12

“Então Filipe, abrindo a sua boca e começando nesta escritura, lhe anunciou a Jesus. E indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou.” – Atos 8:35-38

“E Ananias foi, e entrou na casa, e impondo-lhe as mãos disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo. E logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista; e, levantando-se, foi batizado.” - Atos 9:17,18

“E dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. Respondeu então Pedro: Pode alguém porventura recusar a água, para que não sejam batizados estes, que também receberam como nós o Espírito Santo? E mandou que fossem batizados em nome do Senhor. Então rogaram-lhe que ficasse com eles por alguns dias.” – Atos 10:44,47,48

“E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia. E, depois que foi batizada ela e a sua casa, nos rogou, dizendo: se haveis julgado que eu seja fiel ao Senhor, entrai em minha casa, e ficai ali. E nos constrangeu a isso.” – Atos 16:14,15

“E tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo, tu e a tua casa. E lhe pregavam a palavra do Senhor, e a todos os que estavam em sua casa. E, tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, lavou-lhes os vergões; e logo foi batizado, ele e todos os seus.” – Atos 16:30-33

“E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso; e achando ali alguns discípulos, disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo. Perguntou-lhes então: Em que sois batizados então? E ele disseram: No batismo de João. Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo. E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus.” – Atos 19:1-5

“E ele disse: O Deus de nossos pais de antemão te designou para que conheças a sua vontade, e vejas aquele Justo, e ouças a voz da sua boca. Porque hás de ser sua testemunha para com todos os homens do que tens visto e ouvido. E agora por que te deténs? Levanta-te e batiza-te, e lava os teus pecados, invocando o nome do
Senhor.” – Atos 22:14-16




O BATISMO NAS EPÍSTOLAS. 

“Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo ressuscitou dos mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.” – Romanos 6:3,4

“Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revistes de Cristo.” – Gálatas:3:27

“Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; Um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos.” – Efésios 4:4-6

“Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dos mortos.” – Colossenses 2:12

“Que também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, batismo, não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo;” – I Pedro 3:21

ANÁLISE DOUTRINÁRIA. 

Como vimos nos textos supracitados o Batismo é uma ordenança do Senhor Jesus Cristo.

Vimos que o próprio Senhor Jesus, que não tinha pecado algum, foi batizado por João Batista.

O ato de Jesus se batizar foi uma maneira de se revelar publicamente ao povo como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (João 1:29) e iniciar seu ministério.

Observamos que a Igreja Primitiva evangelizava primeiro, depois batizava os discípulos que cressem no evangelho.

Exatamente como a ordem de Jesus em Marcos e Mateus: - ”Ide por todo o mundo pregai o evangelho” – 1º evangelização – “quem crer e for batizado” – 2º a fé seguida do batismo. “Portanto ide, ensinai todas as nações” – 1º evangelização – “batizando-os” – 2º batismo após ter sido discipulado. (Marcos 16:15,16 – Mateus 28:19)

Pedro no discurso no dia de Pentecostes respondeu aos que creram no seu sermão que é necessário se arrepender e depois ser batizado. (Atos 2:38-41)

Não se batiza pessoas que ainda não foram instruídas acerca do evangelho. Um exemplo claro disso é o eunuco que foi evangelizado por Filipe e depois de crer foi batizado. (Atos 8:35-38)

Paulo após ter encontrado o Senhor Jesus na estrada a caminho de Damasco, ficou sem ver até que foi visitado por Ananias, o qual orou para que recobrasse e vista e também o batizou. (Atos 9:17,18)

Em Atos 22:6-16 e 26:12-18 Paulo deixa mais explícita ainda essa experiência. Podemos concluir baseado nesses relatos que o Senhor Jesus se revelou pessoalmente a Paulo, o que fez desnecessária a evangelização pessoal, já que o mesmo creu após o encontro. Depois o discípulo Ananias enviado por Deus confirmou a fé de Paulo e o batizou para cumprir a ordenança de Jesus.

Podemos conjecturar que Paulo não foi evangelizado por algum discípulo porque estava decidido a prender todos os que proclamassem o evangelho de Jesus. Em Atos 26:11 ele declara que estava enfurecido contra eles, portanto não daria crédito a nada do que lhe falassem. Foi necessário o próprio Senhor aparecer a ele e questioná-lo porque o estava perseguindo. O caso de Paulo é uma exceção. Podemos dizer que Paulo foi “evangelizado” pelo próprio Senhor Jesus.

Outro relato encontrado em Atos é a evangelização de Cornélio e sua família, que foi batizada no Espírito Santo durante a pregação de Pedro. Logo após crerem foram batizados nas águas. (Atos 10:44-48)

Lídia ouvia a pregação evangelística de Paulo e foi convencida pelo Espírito Santo. Logo após foi batizada ela e sua família. (Atos 16:14,15)

Ao carcereiro de Filipos Paulo e Silas pregaram o evangelho após serem questionados sobre o que deveria fazer para ser salvo. Ato contínuo foram batizados ele e a sua família. (Atos 16:30-33)

A passagem de Paulo em Éfeso apresenta um rebatismo, porém não em nome da Trindade, como foi ordenado por Jesus. Os discípulos que ali se encontraram com o apóstolo não sabiam que existia um Espírito Santo, e eram batizados apenas no batismo de João Batista. Paulo esclareceu-os a respeito e batizou-os no batismo de Jesus. (At. 19:1-5)

Essa passagem em particular tem sido usada como argumento para os anciães e membros da CCB dizerem que é bíblico o rebatismo de cristãos. Porém o fato é que os efésios eram apenas batizados no batismo de João e não no batismo cristão em nome da Trindade como ordenou Jesus. Os cristãos da CCB dizem que o batismo de outras denominações é igual ao batismo de João porque o homem é que batizou. Dizem que na CCB Deus chama, e nas seitas (como chamam as outras denominações) é o homem quem determina o batismo, por isso não tem valor. Confusão, ignorância e prepotência da parte desses “irmãos”.

- Confusão: - por desconhecerem a diferença entre o batismo de João e o de Cristo.

- Ignorância: - por fazerem analogia de duas coisas distintas.

- Prepotência: - por julgarem que Deus só age na igreja deles e através deles.




O BATISMO – SEU SIMBOLISMO.

É concorde entre a maioria esmagadora das denominações cristãs (evangélicas ou protestantes) que o batismo além de ser uma ordenança, é um símbolo, uma analogia, uma representação do sacrifício de Jesus.

O batismo, como Paulo explica em suas epístolas, é uma cerimônia na qual o fiel é identificado com Cristo na sua morte. É um testemunho público de profissão de fé no Salvador Jesus Cristo. É símbolo de sepultamento quando a pessoa é imersa (submersa) nas águas e de ressurreição quando é emersa das mesmas. É também uma figura de lavagem, de purificação. (Gálatas 3:27 – Colossenses 2:12)

Porém o batismo em si não lava, não perdoa, não regenera, não purifica. Ele é apenas uma cerimônia, um rito. A compreensão do mesmo está em ser visto como um mandamento a ser obedecido, uma decisão de andar e servir a Cristo por parte de quem já foi lavado, perdoado, regenerado, purificado e renovado no ato de crer e receber ao Senhor Jesus Cristo como seu único, suficiente, exclusivo e eterno Salvador. (João 1:12)

O BATISMO NA CCB.

No ponto de doutrina nº 6 da CCB lemos o seguinte:

“Nós cremos no batismo na água, com uma só imersão, em Nome de Jesus Cristo (Atos 2:38) e em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. (Mateus 28:18,19) – (Hinos de Louvores e Súplicas a Deus – Livro nº 4 – 9ª Edição - 1994)

Percebemos nesta declaração uma grande divergência quanto ao mandamento de Jesus exarado nas Escrituras (Mateus 28:19) e seguido fielmente pelas demais denominações cristãs com o batismo da CCB.

Na CCB eles batizam em nome de Jesus Cristo e em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, contrariando a ordem de Jesus em Mateus 28:19. Quando os apóstolos e discípulos em Atos batizavam está registrado que foi em nome do Senhor (Atos 10:48), em nome do Senhor Jesus (Atos 19:5), e em nome de Jesus Cristo(Atos 2:38). São três expressões diferentes, portanto não é uma fórmula batismal como a de Jesus em Mateus 28:19.

O que acontece é que quando é dito que foram batizados em nome de Jesus Cristo, em nome do Senhor, e em nome do Senhor Jesus, significa que o batismo está na autoridade do nome de Jesus, porém os apóstolos seguiam a fórmula batismal designada por Jesus em Mateus 28:19 – Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.

Essa confusão doutrinária faz com que a CCB cometa uma redundância quanto a fórmula batismal. Qual é o nome do Filho? Não é Jesus? Então porque duas vezes citar o Filho?

A CCB chega ao ponto de ensinar, como foi presenciado por este que escreve estas linhas, que mesmo que você tenha sido batizado em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo em outra denominação, você não foi batizado em nome de Jesus Cristo, portanto o seu batismo não teve valor!!! Absurdo de gente que não tem honestidade ao interpretar e ensinar as Escrituras Sagradas!

Criticam o fato das outras denominações cristãs discipularem as pessoas para depois se batizarem, dizendo que Deus tem de chamar as pessoas nas águas. Onde está a base bíblica para afirmar que Deus chama para o batismo? Batismo é questão de obediência ao mandamento de Jesus em Mateus 28:19. É decisão consciente do crente na pregação apostólica do evangelho de Cristo. Não é uma questão subjetiva, emocional de sentir que Deus está chamando.

Deus realmente chama a pessoa no ato que ela crê no evangelho. Não é chamar para se batizar ou rebatizar, mas o Espírito Santo convence a pessoa do pecado, da justiça e do juízo. (João 16:Cool

A pessoa responde ao apelo interno do Espírito de Deus e recebe a Graça de Deus, que nada mais é que o sacrifício vicário (substitutivo) de Jesus na Cruz do Calvário em favor dos nossos pecados.

Essa é a Graça de Deus, não uma denominação, não uma igreja, mas o ato de Jesus pagar o preço da nossa redenção.

Ser chamado na graça é através do ato de crer no evangelho e receber o Senhor Jesus como Salvador Pessoal. E isso é feito não apenas na CCB, mas em qualquer denominação cristã, pois nenhuma delas possui o monopólio da salvação.

Salvação é dom de Deus (Efésios 2:Cool não de homens ou de igrejas!!! Em Romanos Paulo diz que “todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.”(Romanos 10:13) Não diz que todo aquele que se batizar ou rebatizar na CCB será salvo.

A UNIDADE DA FÉ. 

Em Efésios 4:4 Paulo começa a explicar que fomos chamados em uma só esperança da nossa vocação. Há um só corpo, um só Espírito, um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos.

É um só batismo, uma só vez. Não podemos usar o exemplo dos discípulos que Paulo encontrou em Éfeso que só eram batizados com o batismo de João para justificar um rebatismo cristão em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Não há base bíblica para tal inferência .

Á luz dessas passagens podemos chegar à conclusão definitiva de que REBATISMO é apenas um banho. O primeiro batismo que foi feito com consciência e entendimento é que foi o compromisso real. Deus não é Deus de brincadeira nem de confusão. O compromisso que fizeste com Ele foi real e não ficção.


CAUSAS QUE LEVAM AO REBATISMO. 

Entre tantas outras podemos citar 3 causas que podem ocasionar um rebatismo:

EMOÇÃO – A pessoa vai assistir um batismo (ou vários) na CCB e fica esperando para ver se Deus vai “chamar” para se rebatizar na “graça” verdadeira. Pede sinal para Deus confirmar se deve ou não se rebatizar. Qualquer emoção diferente ou palavra que fale sobre a sua situação (ser batizado em outra igreja) acha que é uma confirmação. Acaba muitas vezes aos prantos cedendo ao rebatismo.

PRESSÃO – A pessoa sabe que a CCB não aceita o seu batismo feito em outra denominação e que por isso não tem liberdade, não é considerado “irmão”, mas é chamado de “testemunhado” (palavra que não existe na Bíblia), não pode participar da santa ceia, etc. Por isso acaba cedendo ao rebatismo.

CONFUSÃO – A pessoa fica maravilhada ao ouvir tantos testemunhos que pensa estar na “única igreja verdadeira”, “na graça de Deus”, no “único caminho”. Se acontece milagres, deduz, é porque é aqui o verdadeiro e único caminho. A partir dessa confusão o rebatismo é só uma questão de tempo.

CONCLUSÃO. 

UMA VEZ REBATIZADO E ARREPENDIDO O QUE FAZER. 

Muitas pessoas se rebatizam por uma ou todas essas causas descritas acima, e ao cair em si (isso pode levar dias, meses ou anos) se arrependem. O que fazer ao perceber que cometeu tamanho erro?

Primeiro Passo – Reconheça diante de Deus que você agiu contra a Palavra de Deus (a Bíblia). Peça perdão crendo que Deus está pronto para perdoar e purificar de toda a injustiça. (I João 1:9).

Segundo Passo – Entenda que o seu primeiro compromisso com Deus foi real e não algo sem importância. Compreenda que batismo não é uma ordenança de nenhuma igreja, e sim um mandamento de Jesus Cristo. (Mateus 28:19)

Terceiro Passo – Instrua outros que estão prestes a cometer o mesmo erro, advertindo-os que batismo não é questão de emoção, mas sim de obediência a Palavra de Deus.

*Elaborado em meados de 2006 e revisado em 19/10/2006.

Ricardo Adam


Última edição por Lourival soldado cristão em 26th janeiro 2014, 8:49 am, editado 2 vez(es)
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”Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo.” Empty REBATISMO DE CATÓLICOS NO MEIO EVANGÉLICO E DE OUTRAS RELIGIÕES NO CATOLICISMO

Mensagem por Lourival soldado cristão 26th janeiro 2014, 8:39 am

REBATISMO DE CATÓLICOS NO MEIO EVANGÉLICO E DE OUTRAS RELIGIÕES NO CATOLICISMO

REBATISMO DE CATÓLICOS NO MEIO EVANGÉLICO E DE OUTRAS RELIGIÕES NO CATOLICISMO


IGREJA PRESBITERIANA INDEPENDENTE DO BRASIL


Na última reunião da Assembléia Geral da IPI do Brasil, realizada em Maringá, PR, de 26 a 31 de janeiro de 2007, foram tomadas importantes decisões sobre três questões litúrgicas relevantes, a saber, rebatismo, ceia para crianças e culto de intercessão pela cura. Passaremos aqui um breve resumo do que foi decidido sobre as referidas matérias, mas é importante que toda a igreja tome conhecimento das questões que foram aprovadas, lendo o documento elaborado pela comissão de exame da IPIB para entender os fundamentos que levaram a Igreja a tomar cada decisão.


QUESTÃO DO REBATISMO


1) Considerando as diferenças que separam a concepção, a liturgia e a intenção do batismo no catolicismo romano e na IPI do Brasil;

2) Considerando as fragilidades da educação cristã ministrada no âmbito do catolicismo romano;

3) Considerando a tradição presbiteriana independente de receber católicos romanos por meio do batismo e profissão de fé;


A Assembléia Geral da IPI do Brasil reunida em Maringá nos dias 26 a 31 de janeiro de 2007 resolve reafirmar que o recebimento de pessoas provenientes da Igreja Católica Apostólica Romana seja feito por meio do batismo.


Contudo,


1) Considerando que os elementos essenciais do batismo cristão estão presentes no batismo católico romano consistindo seu erro no excesso (elementos litúrgicos) e na intenção com que se batiza;

2) Considerando que a eclesiologia protestante ensina que mesmo "as igrejas mais puras debaixo do céu estão sujeitas à mistura e ao erro" (CFW, Cap. XXV, V);

3) Considerando que o batismo, segundo nossa teologia, não é essencial para a salvação (Mc 16.16);

4) Considerando que os reformadores (Lutero e Calvino) consideravam válido o batismo católico romano;

5) Considerando que o Espírito de Deus sopra onde quer (Jo 3.Cool, não ficando circunscrito aos muros denominacionais;

6) Considerando que o respeito à consciência pessoal é uma das maiores riquezas que o protestantismo legou ao mundo moderno;


A Assembléia Geral da IPI do Brasil reunida em Maringá nos dias 26 a 31 de janeiro de 2007 resolve receber extraordinariamente pessoas batizadas na Igreja Católica Apostólica Romana apenas por profissão de fé.


Para a configuração de extraordinariedade os seguintes itens deverão ser observados:

1. Que a iniciativa do pedido de dispensa de batismo seja da própria pessoa podendo o Conselho aprovar ou não a dispensa levando em conta os seguintes itens:

1.1. Que a pessoa renuncie à intercessão de santos católicos romanos junto a Deus e qualquer outro elemento extra-bíblico presente no batismo ministrado por oficiante da Igreja Católica e confesse a validade do batismo feito em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo;

1.2. Que, preferencialmente, o pedido seja acompanhado da certidão de batismo emitida pela Igreja Católica Apostólica Romana;

1.3. Os demais critérios de exame da experiência de fé e maturidade espiritual aplicados aos candidatos batizados na infância na própria IPI do Brasil aplicam-se ao caso em questão.

2. Caso o (a) solicitante seja acompanhado de filhos (as) menores ou tutelados batizados na Igreja Católica Apostólica Romana, os mesmos deverão ser arrolados como membros da igreja na mesma condição do solicitante.


FONTE: http://www.ipidocruzeiro.org.br/index.php?Itemid=36&id=183&option=com_content&task=view


METODISTA DO BRASIL


Converti-me recentemente, mas fui batizado na Igreja Católica quando criança. Para ser recebido como metodista devo me batizar novamente?


Não, a menos que você queira.

O batismo de adultos será aplicado a pessoas que, não tendo sido batizadas na infância, desejam filiar-se à Igreja Metodista, após professarem publicamente sua fé em Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador pessoal.

Mas o pastor ou pastora não pode negar o batismo às pessoas que, tendo sido batizadas na Igreja Católica desejam, por questão de consciência e mesmo após orientação pastoral e doutrinária em contrário, submeter-se ao novo ato de batismo.

É importante ter clareza que ninguém se batiza em nome de uma denominação, seja ela qual for.

Os Cânones trazem um esclarecimento simples e preciso a respeito deste assunto: "O Batismo é com água, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo".


FONTE: http://www.metodista.org.br/conteudo.xhtml?c=8129#.Uesx-tIQZh0

IGREJAS EVANGÉLICAS AMERICANAS PASSARÃO A RECONHECER O BATISMO CATÓLICO


Uma decisão histórica da Igreja Católica Romana e um grupo de denominações protestantes dos Estados Unidos deve causar surpresa para religiosos do mundo todo. Na primeira semana de fevereiro deve ser assinado um documento que formaliza a decisão das igrejas reconhecerem o batismo umas das outras. O anúncio vem quase 500 anos depois que a Reforma Protestante dividiu a igreja no mundo todo.

Isso significa que os líderes da Igreja Católica, da Igreja Presbiteriana (EUA), Igreja Cristã Reformada da América do Norte, Igreja Reformada da América e a Igreja Unida de Cristo, selarão o “Acordo Comum de Reconhecimento Mútuo do Batismo”.

A cerimônia ecumênica em Austin, Texas, marca o fim de quase sete anos de debate onde as igrejas evangélicas mencionadas reconhecerão o batismo católico e vice-versa.  Esse acordo mútuo sobre batismos quebra uma tradição secular de católicos sendo rebatizados ao ingressar nas igrejas evangélicas.

O bispo católico Joe Vasquez, da Diocese de Austin declarou em uma entrevista que esse esforço “é parte de nossa resposta à oração onde Jesus pede que sejamos todos um”.

De acordo com uma declaração da Conferência dos Bispos dos Estados Unidos, publicada em 2010, os cristãos das tradições católica e evangélica sustentam que o batismo é o vínculo sacramental da unidade do Corpo de Cristo, deve ser realizada uma única vez, por um ministro autorizado, com água e usando-se a fórmula trinitária bíblica de invocação “Pai, Filho e Espírito Santo.” O acordo encoraja todas as comunidades cristãs locais a manterem registros de batismo.

Desde 2002, o Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos mostrou preocupação com certas práticas batismais distintas e fórmulas verbais (em nome do Criador, Redentor e Santificador) usado por alguns segmentos cristãos. Isso levou os bispos americanos a estudar com outros cristãos a compreensão mútua do batismo. As questões foram analisadas e resolvidas na Reunião Para o Diálogo, promovida pela Igreja Católica Romana dos EUA, que elaborou a primeira versão do acordo.

O documento foi aprovado em 2008 pela Assembléia Geral da Igreja Presbiteriana (EUA) e em 2010, aceito pelos órgãos diretivos da Igreja Cristã Reformada da América do Norte, da Igreja Reformada da América e da Igreja Unida de Cristo. Com informações Huffington Post
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FONTEhttp://noticias.gospelprime.com.br/igrejas-evangelicas-passarao-a-reconhecer-batismo-catolico/

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BATISMOS VÁLIDOS PARA IGREJA CATÓLICA


A "Igreja" Católica baseia-se na intenção do ministro do batismo ou da pessoa que recebe o batismo, ou seja, naquilo que ele quer fazer quando realiza o ato do batismo, bem como na fórmula prescrita por Jesus para o Batismo (professando a fé na Santíssima Trindade) e a matéria usada.

Por exemplo: um testemunha de Jeová certamente não poderá conferir um batismo válido, mesmo batizando "em nome do Pai e do Filho de do Espírito Santo" (cf. Mt 28,19), pois não crê na existência da Santíssima Trindade (para eles, o Filho é uma criatura de Deus e o Espírito Santo nada mais é que a força ativa de Deus). Neste caso, será necessário rebatizar a pessoa.

Outro exemplo: um pentecostal pode, muitas vezes, não ministrar corretamente o batismo, simplesmente porque não usa a fórmula correta - ordenada por Jesus (v.nov. Mt 28,19) - resolvendo ministrar o batismo apenas no nome do Senhor Jesus. Também neste caso, o rebatismo será necessário.

Mais um exemplo: uma seita resolve ministrar o batismo usando leite ao invés de água. Não precisa pensar muito para perceber que este batismo é inválido também.

Quando, porém, o batismo é conferido corretamente, isto é, fazendo uso da formúla e matéria corretas e segundo a reta intenção do significado batismal, não se pode batizar novamente, pois o batismo é tido como válido, mesmo ministrado por um herege. Se, por outro lado, houver dúvidas significativas e relevantes quanto à correta ministração do batismo, este poderá ser feito sob condição.

"Cân. 869 - Parágrafo 1 - Havendo dúvida se alguém foi batizado ou se o batismo foi conferido validamente, e a dúvida permanece depois de séria investigação, o batismo lhe seja conferido sob condição.

Parágrafo 2 - Aqueles que foram batizados em comunidade eclesial não-católica não devem ser batizados sob condição, a não ser que, examinada a matéria e a forma das palavras usadas no batismo conferido, e atendendo-se à intenção do batizado adulto e do ministro que batizou, haja séria razão para duvidar da validade do batismo.

Parágrafo 3 - Nos casos mencionados nos parágrafos 1 e 2, se permanecerem duvidosas a celebração ou a validade do batismo, não seja este administrado, senão depois que for exposta ao batizando, se adulto, a doutrina sobre o sacramento do batismo; a ele, ou aos pais, tratando-se de criança, sejam explicadas as razões da dúvida sobre a validade do batismo."


Quais são os batismos válidos e inválidos?

Lendo o Código de Direito Canônico publicado em língua portuguesa pela ed. Loyola, pode-se encontrar uma nota de rodapé referente ao cân. 869, que aborda os casos aceitos de rebatismo. É o que segue abaixo:

"[...]


A) Diversas Igrejas batizam, sem dúvida, validamente; por esta razão, um cristão batizado numa delas não pode ser normalmente rebatizado, nem sequer sob condição. Essas Igrejas são:
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a) Igrejas Orientais ("Ortodoxas", que não estão em comunhão plena com a Igreja católico-romana, das quais, pelo menos, seis se encontram presentes no Brasil);
b) Igreja vétero-católica;
c) Igreja Episcopal do Brasil ("Anglicanos");
d) Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB);
e) Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB); 

f) Igreja Metodista.

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B) Há diversas Igrejas nas quais, embora não se justifique nenhuma reserva quanto ao rito batismal prescrito, contudo, devido à concepção teológica que têm do batismo - p.ex., que o batismo não justifica e, por isso, não é tão necessário -, alguns de seus pastores, segundo parece, não manifestam sempre urgência em batizar seus fiéis ou em seguir exatamente o rito batismal prescrito: também nesses casos, quando há garantias de que a pessoa foi batizada segundo o rito prescrito por essas Igrejas, não se pode rebatizar, nem sob condição. Essas Igrejas são:
[color][font]
a) Igrejas presbiterianas;
b) Igrejas batistas;
c) Igrejas congregacionalistas;
d) Igrejas adventistas; 

e) a maioria das Igrejas pentecostais (Assembléia de Deus, Congregação Cristã do Brasil, Igreja do Evangelho Quadrangular, Igreja Deus é Amor, Igreja Pentecostal "O Brasil para Cristo");
f. Exército da Salvação (este grupo não costuma batizar, mas quando o faz, realiza-o de modo válido quanto ao rito).


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C. Há Igrejas de cujo batismo se pode prudentemente duvidar e, por essa razão, requer-se, como norma geral, a administração de um novo batismo, sob condição. Essas Igrejas são:
[color][font]
a) Igreja Pentecostal Unida do Brasil (esta Igreja batiza apenas "em nome do Senhor Jesus", e não em nome da Santíssima Trindade);
b) "Igrejas Brasileiras" (embora não se possa levantar nenhuma objeção quanto à matéria ou à forma empregadas pelas "Igrejas Brasileiras", contudo, pode-se e deve-se duvidar da intenção de seus ministros; conforme Comunicado Mensal da CNBB, setembro de 1973, p. 1227, c, nº 4; cf. também, no Guia Ecumênico, o verbete "Brasileiras, Igrejas");
c) Mórmons (negam a divindade de Cristo, no sentido autêntico e, conseqüentemente, o seu papel redentor).


[/font][/color]
D) Com certeza, batizam invalidamente:
[color][font]
a) Testemunhas de Jeová (negam a fé na Trindade);
b) Ciência Cristã (o rito que pratica, sob o nome de batismo, tem matéria e forma certamente inválidas. Algo semelhante se pode dizer de certos ritos que, sob o nome de batismo, são praticados por alguns grupos religiosos não-cristãos, como a Umbanda)."

[/font][/color]
[Obs.: Os grifos efetuados na transcrição acima são baseados no texto de Carlos M Nabeto, retirado do site yahoo respostas]
[color][font]


FONTE: http://www.vencedorespelaverdade.com/batismo/83-porque-igreja-catolica-nao-considera-batismo
[/font][/color]
Postado por PASTOR EDNALDO BREVES às 18:31 http://ednaldobreves.blogspot.com.br/2013/07/rebatismo-de-catolicos-no-meio.html
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Mensagem por Lourival soldado cristão 26th janeiro 2014, 2:29 pm

Irmãos a paz de Deus !!


Pois é agora sim ...sou rebatizado também ,a unica diferença é que eu fui quando criança ,no ICAR ,por esta os crentes não esperava que o batismo católico vão ter validade nestas denominações evangélicas ,mesmo que seja de canequinha grsgrs estou esperando opiniões neste tópico ....


METODISTA DO BRASIL



Converti-me recentemente, mas fui batizado na Igreja Católica quando criança. Para ser recebido como metodista devo me batizar novamente?



Não, a menos que você queira.


O batismo de adultos será aplicado a pessoas que, não tendo sido batizadas na infância, desejam filiar-se à Igreja Metodista, após professarem publicamente sua fé em Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador pessoal.


Mas o pastor ou pastora não pode negar o batismo às pessoas que, tendo sido batizadas na Igreja Católica desejam, por questão de consciência e mesmo após orientação pastoral e doutrinária em contrário, submeter-se ao novo ato de batismo.


É importante ter clareza que ninguém se batiza em nome de uma denominação, seja ela qual for.


Os Cânones trazem um esclarecimento simples e preciso a respeito deste assunto: "O Batismo é com água, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo".



FONTE: http://www.metodista.org.br/conteudo.xhtml?c=8129#.Uesx-tIQZh0
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Mensagem por RENATO 26th janeiro 2014, 5:14 pm

Um dos princípios necessários para o batismo de acordo com a Bíblia é que a pessoa creia no evangelho de Jesus Cristo. Dessa forma a pessoa tem que ter o conhecimento e a ciência do que significa o batismo nas águas  ou seja que a pessoa tenha crido e aceitado Jesus Cristo como seu suficiente salvador, haja o arrependimento e esteja disposta em viver em novidade de vida, seguindo os ensinamentos que foram deixados por Jesus Cristo, procurando viver uma vida em santidade e em comunhão com a vontade de Deus.
Porém o que temos visto é que o batismo praticado nas denominações religiosas tem um intuito principal de dizer que determinada pessoa pertence ou seja se tornou um membro de determinada instituição religiosa.
Apesar de algumas utilizarem as palavras que a pessoa está sendo batizada em nome de Jesus Cristo, na verdade se considera que a pessoa obedecendo o batismo de determinada denominação está aceitando fazer parte de determinada membresia e disposto a se submeter a doutrina daquela denominação.
Dessa forma e sob esse entendimento as pessoas são convidadas e em alguns casos só serão aceitas como membros de determinadas instituições religiosas se obedecerem os estatutos e ensinos próprios dessas denominações. 
Assim temos o batismo bíblico e o batismo da instituição religiosa.
No batismo bíblico simboliza a aceitação de Jesus Cristo como nosso suficiente salvador.
No batismo das instituições religiosas simboliza a aceitação da instituição religiosa como uma intercessora exclusiva em nos levar a pessoa de Jesus Cristo e assim conquistarmos a salvação.
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Mensagem por Lourival soldado cristão 26th janeiro 2014, 6:47 pm

RENATO escreveu:Um dos princípios necessários para o batismo de acordo com a Bíblia é que a pessoa creia no evangelho de Jesus Cristo. Dessa forma a pessoa tem que ter o conhecimento e a ciência do que significa o batismo nas águas  ou seja que a pessoa tenha crido e aceitado Jesus Cristo como seu suficiente salvador, haja o arrependimento e esteja disposta em viver em novidade de vida, seguindo os ensinamentos que foram deixados por Jesus Cristo, procurando viver uma vida em santidade e em comunhão com a vontade de Deus.
Porém o que temos visto é que o batismo praticado nas denominações religiosas tem um intuito principal de dizer que determinada pessoa pertence ou seja se tornou um membro de determinada instituição religiosa.
Apesar de algumas utilizarem as palavras que a pessoa está sendo batizada em nome de Jesus Cristo, na verdade se considera que a pessoa obedecendo o batismo de determinada denominação está aceitando fazer parte de determinada membresia e disposto a se submeter a doutrina daquela denominação.
Dessa forma e sob esse entendimento as pessoas são convidadas e em alguns casos só serão aceitas como membros de determinadas instituições religiosas se obedecerem os estatutos e ensinos próprios dessas denominações. 
Assim temos o batismo bíblico e o batismo da instituição religiosa.
No batismo bíblico simboliza a aceitação de Jesus Cristo como nosso suficiente salvador.
No batismo das instituições religiosas simboliza a aceitação da instituição religiosa como uma intercessora exclusiva em nos levar a pessoa de Jesus Cristo e assim conquistarmos a salvação.
A paz de Deus a todos !!

triste realidade ,depois de um certo tempo a gente descobre que brincava de ser crente ,pois sempre foi alimentado  o nosso grande inimigo entre aspas ,não é só  satanás em sim o ICAR também  ,que devido a seu passado negro ,deixa o pessoal com água na boca para quebrar a suas vidraças a  do ICAR ...Mas eu vou acrescentar algo mais apropriado o grande inimigo do crente é a falta de conhecimento ,sem ele se torna presa fácil um marionete um fantoche nas mão dos homens ,mas de repente surgem descendente da reforma ,dizendo que batismos consciente de católicos são aceitos ,pois fica claro que o batismo é apenas um complemento a fé em Cristo ,pois como afirma nesta mensagem dos Metodistas ........
O batismo de adultos será aplicado a pessoas que, não tendo sido batizadas na infância, desejam filiar-se à Igreja Metodista, ...."após professarem publicamente sua fé em Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador pessoal."e como disse o Renato faz sentido ...Renato escreveu   Um dos princípios necessários para o batismo de acordo com a Bíblia é que a pessoa creia no evangelho de Jesus Cristo. Dessa forma a pessoa tem que ter o conhecimento e a ciência do que significa o batismo nas águas  ou seja que a pessoa tenha crido e aceitado Jesus Cristo como seu suficiente salvador, haja o arrependimento e esteja disposta em viver em novidade de vida, seguindo os ensinamentos que foram deixados por Jesus Cristo, procurando viver uma vida em santidade e em comunhão com a vontade de Deus.se a pessoa tiver o conhecimento não estaria por esta situação de se se rebatizar ,mas devido a falta do saber da palavra fica sendo  igual a ovelha  marionete ....”Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo.” Images?q=tbn:ANd9GcRS2YyJ_ARBh6Gw9hiO3IE-rRlrrIsKTqBNdtpS6ROnbXlvUHKz
DOUTRINA DO REBATISMO
O Rebatismo Segundo a CCB e outras que assim procede.

INTRODUÇÃO. 

A Congregação Cristã no Brasil (CCB) é conhecida no meio dos evangélicos como um movimento que esposa doutrinas controvertidas em relação às demais denominações evangélicas existentes no Brasil e no mundo.

Sua prática de rebatizar membros que migram de outras denominações para as suas fileiras tem sido alvo de muitas pesquisas e considerações à luz das Escrituras Sagradas (a Bíblia).

Entre tantas doutrinas peculiares da CCB estaremos nesse tratado examinando essa polêmica prática do REBATISMO.

Temos conhecimento que não é apenas a CCB que rebatiza membros de outras igrejas, mas a análise doutrinária que fazemos aqui serve também para outras agremiações religiosas que tenham a mesma prática.


DOUTRINA DA CCB E DO REBATISMO.

No hinário da CCB encontramos 12 pontos de doutrina pelos quais são explanados seu credo doutrinário, seguido por varia denominações.

Destacaremos 2 pontos nesse arrazoado para que possamos prosseguir nosso exame do assunto em pauta.

O ponto nº 1, que consideramos o de maior relevância, é assim descrito:

“Nós cremos na inteira Bíblia e aceitamo-la como infalível Palavra de Deus, inspirada pelo Espírito Santo. A Palavra de Deus é a única e perfeita guia da nossa fé e conduta, e a Ela nada se pode acrescentar ou d’Ela diminuir. É também o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê. (II Pedro 1:21; II Tim. 3:16,17; Rom. 1:16)” (Hinos de Louvores e Súplicas a Deus – Livro nº 4 – 9ª Edição – 1994) - Grifos nossos.

Concordamos em gênero, número e grau com esse ponto doutrinário, e não apenas nós, mas a maioria dos credos das mais diversas denominações protestantes e evangélicas. Realmente é um ponto fundamental. Todos os demais pontos de doutrina de uma igreja cristã devem se reger em função deste princípio.

EXAME DOUTRINÁRIO. 

O que as Escrituras dizem a respeito do Batismo cristão? É realmente bíblico o Rebatismo de um cristão que foi batizado por imersão em nome da Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo)?

Analisaremos cada uma dessas assertivas à luz da Palavra de Deus, que é considerada pela CCB e pelas demais denominações cristãs como a “única e perfeita guia da nossa fé e conduta”.

O BATISMO NOS EVANGELHOS. 

A primeira menção de batismo no Novo Testamento se encontra em Mateus 3:6 referindo-se ao batismo efetuado por João Batista no rio Jordão.

Vemos ainda no versículo 13 do mesmo capítulo que Jesus veio da Galiléia para ser batizado por João, evento esse narrado também pelos outros evangelistas: Marcos 1:9-11, Lucas 3:21,22 e João 1:32-34. Esse era o batismo de João, distinto do batismo cristão praticado pela igreja primitiva após a ressurreição e ascensão de Jesus Cristo.

A ordem de Jesus a respeito do batismo está registrada em 2 evangelhos, e faz parte da grande comissão feita pelo Mestre:

“Portanto ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.” – Mateus 28:19

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a incrédulo . Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” - Marcos 16:15,16

Os grifos estão destacando o fato de ser necessário pregar primeiro o evangelho e ensinar o discípulo para que depois de crente fosse batizado.

O BATISMO NO LIVRO DE ATOS.
No livro de Atos dos Apóstolos, considerado como o manual de evangelismo e história da Igreja Primitiva, temos algumas importantes referências ao batismo, que nos instruem acerca da prática apostólica do batismo conforme ordenada pelo Senhor Jesus:

“E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar. E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa. De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas;” – Atos dos Apóstolos 2:38-41

“Mas como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus, e do nome de Jesus Cristo, se batizavam, tanto homens como mulheres.” - Atos 8:12

“Então Filipe, abrindo a sua boca e começando nesta escritura, lhe anunciou a Jesus. E indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou.” – Atos 8:35-38

“E Ananias foi, e entrou na casa, e impondo-lhe as mãos disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo. E logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista; e, levantando-se, foi batizado.” - Atos 9:17,18

“E dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. Respondeu então Pedro: Pode alguém porventura recusar a água, para que não sejam batizados estes, que também receberam como nós o Espírito Santo? E mandou que fossem batizados em nome do Senhor. Então rogaram-lhe que ficasse com eles por alguns dias.” – Atos 10:44,47,48

“E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia. E, depois que foi batizada ela e a sua casa, nos rogou, dizendo: se haveis julgado que eu seja fiel ao Senhor, entrai em minha casa, e ficai ali. E nos constrangeu a isso.” – Atos 16:14,15

“E tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo, tu e a tua casa. E lhe pregavam a palavra do Senhor, e a todos os que estavam em sua casa. E, tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, lavou-lhes os vergões; e logo foi batizado, ele e todos os seus.” – Atos 16:30-33

“E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso; e achando ali alguns discípulos, disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo. Perguntou-lhes então: Em que sois batizados então? E ele disseram: No batismo de João. Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo. E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus.” – Atos 19:1-5

“E ele disse: O Deus de nossos pais de antemão te designou para que conheças a sua vontade, e vejas aquele Justo, e ouças a voz da sua boca. Porque hás de ser sua testemunha para com todos os homens do que tens visto e ouvido. E agora por que te deténs? Levanta-te e batiza-te, e lava os teus pecados, invocando o nome do
Senhor.” – Atos 22:14-16



O BATISMO NAS EPÍSTOLAS. 

“Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo ressuscitou dos mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.” – Romanos 6:3,4

“Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo.” – Gálatas:3:27

“Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; Um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos.” – Efésios 4:4-6

“Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dos mortos.” – Colossenses 2:12

“Que também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, batismo, não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo;” – I Pedro 3:21

ANÁLISE DOUTRINÁRIA. 

Como vimos nos textos supracitados o Batismo é uma ordenança do Senhor Jesus Cristo.

Vimos que o próprio Senhor Jesus, que não tinha pecado algum, foi batizado por João Batista.

O ato de Jesus se batizar foi uma maneira de se revelar publicamente ao povo como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (João 1:29) e iniciar seu ministério.

Observamos que a Igreja Primitiva evangelizava primeiro, depois batizava os discípulos que cressem no evangelho.

Exatamente como a ordem de Jesus em Marcos e Mateus: - ”Ide por todo o mundo pregai o evangelho” – 1º evangelização – “quem crer e for batizado” – 2º a fé seguida do batismo. “Portanto ide, ensinai todas as nações” – 1º evangelização – “batizando-os” – 2º batismo após ter sido discipulado. (Marcos 16:15,16 – Mateus 28:19)

Pedro no discurso no dia de Pentecostes respondeu aos que creram no seu sermão que é necessário se arrepender e depois ser batizado. (Atos 2:38-41)

Não se batiza pessoas que ainda não foram instruídas acerca do evangelho. Um exemplo claro disso é o eunuco que foi evangelizado por Filipe e depois de crer foi batizado. (Atos 8:35-38)

Paulo após ter encontrado o Senhor Jesus na estrada a caminho de Damasco, ficou sem ver até que foi visitado por Ananias, o qual orou para que recobrasse a vista e também o batizou. (Atos 9:17,18)

Em Atos 22:6-16 e 26:12-18 Paulo deixa mais explícita ainda essa experiência. Podemos concluir baseado nesses relatos que o Senhor Jesus se revelou pessoalmente a Paulo, o que fez desnecessária a evangelização pessoal, já que o mesmo creu após o encontro. Depois o discípulo Ananias, enviado por Deus confirmou a fé de Paulo e o batizou para cumprir a ordenança de Jesus.

Podemos conjecturar que Paulo não foi evangelizado por algum discípulo porque estava decidido a prender todos os que proclamassem o evangelho de Jesus. Em Atos 26:11 ele declara que estava enfurecido contra eles, portanto não daria crédito a nada do que lhe falassem. Foi necessário o próprio Senhor aparecer a ele e questioná-lo porque o estava perseguindo. O caso de Paulo é uma exceção. Podemos dizer que Paulo foi “evangelizado” pelo próprio Senhor Jesus.

Outro relato encontrado em Atos é a evangelização de Cornélio e sua família, que foi batizada no Espírito Santo durante a pregação de Pedro. Logo após crerem foram batizados nas águas. (Atos 10:44-48)

Lídia ouvia a pregação evangelística de Paulo e foi convencida pelo Espírito Santo. Logo após foi batizada ela e sua família. (Atos 16:14,15)

Ao carcereiro de Filipos Paulo e Silas pregaram o evangelho após serem questionados sobre o que deveria fazer para ser salvo. Ato contínuo foram batizados ele e a sua família. (Atos 16:30-33)

A passagem de Paulo em Éfeso apresenta um rebatismo, porém não em nome da Trindade, como foi ordenado por Jesus. Os discípulos que ali se encontraram com o apóstolo não sabiam que existia um Espírito Santo, e eram batizados apenas no batismo de João Batista. Paulo esclareceu-os a respeito e batizou-os no batismo de Jesus. (At. 19:1-5)

Essa passagem em particular tem sido usada como argumento para os anciães e membros da CCB dizerem que é bíblico o rebatismo de cristãos. Porém o fato é que os efésios eram apenas batizados no batismo de João e não no batismo cristão em nome da Trindade como ordenou Jesus. Os cristãos da CCB dizem que o batismo de outras denominações é igual ao batismo de João porque o homem é que batizou. Dizem que na CCB Deus chama, e nas seitas (como chamam as outras denominações) é o homem quem determina o batismo, por isso não tem valor.
Confusão, ignorância e prepotência da parte desses “irmãos”.

- Confusão: - por desconhecerem a diferença entre o batismo de João e o de Cristo.

- Ignorância: - por fazerem analogia de duas coisas distintas.

- Prepotência: - por julgarem que Deus só age na igreja deles e através deles.

O BATISMO – SEU SIMBOLISMO.

É concorde entre a maioria esmagadora das denominações cristãs (evangélicas ou protestantes) que o batismo além de ser uma ordenança, é um símbolo, uma analogia, uma representação do sacrifício de Jesus.

O batismo, como Paulo explica em suas epístolas, é uma cerimônia na qual o fiel é identificado com Cristo na sua morte. É um testemunho público de profissão de fé no Salvador Jesus Cristo. É símbolo de sepultamento quando a pessoa é imersa (submersa) nas águas e de ressurreição quando é emersa das mesmas. É também uma figura de lavagem, de purificação. (Gálatas 3:27 – Colossenses 2:12)

Porém o batismo em si não lava, não perdoa, não regenera, não purifica. Ele é apenas uma cerimônia, um rito. A compreensão do mesmo está em ser visto como um mandamento a ser obedecido, uma decisão de andar e servir a Cristo por parte de quem já foi lavado, perdoado, regenerado, purificado e renovado no ato de crer e receber ao Senhor Jesus Cristo como seu único, suficiente, exclusivo e eterno Salvador. (João 1:12)

O BATISMO NA CCB.

No ponto de doutrina nº 6 da CCB lemos o seguinte:

“Nós cremos no batismo na água, com uma só imersão, em Nome de Jesus Cristo (Atos 2:38) e em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. (Mateus 28:18,19) – (Hinos de Louvores e Súplicas a Deus – Livro nº 4 – 9ª Edição - 1994)

Percebemos nesta declaração uma grande divergência quanto ao mandamento de Jesus exarado nas Escrituras (Mateus 28:19) e seguido fielmente pelas demais denominações cristãs com o batismo da CCB.

Na CCB eles batizam em nome de Jesus Cristo e em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, contrariando a ordem de Jesus em Mateus 28:19. Quando os apóstolos e discípulos em Atos batizavam está registrado que foi em nome do Senhor (Atos 10:48), em nome do Senhor Jesus (Atos 19:5), e em nome de Jesus Cristo(Atos 2:38). São três expressões diferentes, portanto não é uma fórmula batismal como a de Jesus em Mateus 28:19.
A CCA-MR optou por esta frase considerada em assembléia geral, por ordem de Jesus Cristo te batizo em (NOME DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO). 

O que acontece é que quando é dito que foram batizados em nome de Jesus Cristo, em nome do Senhor, e em nome do Senhor Jesus, significa que o batismo está na autoridade do nome de Jesus, porém os apóstolos seguiam a fórmula batismal designada por Jesus em Mateus 28:19 – Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.

Essa confusão doutrinária faz com que a CCB cometa uma redundância quanto a fórmula batismal. Qual é o nome do Filho? Não é Jesus? Então porque duas vezes citar o Filho?

A CCB chega ao ponto de ensinar, como foi presenciado por este que escreve estas linhas, que mesmo que você tenha sido batizado em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo em outra denominação, você não foi batizado em nome de Jesus Cristo, portanto o seu batismo não teve valor!!! Absurdo de gente que não tem honestidade ao interpretar e ensinar as Escrituras Sagradas!

Criticam o fato das outras denominações cristãs discipularem as pessoas para depois se batizarem, dizendo que Deus tem de chamar as pessoas nas águas. Onde está a base bíblica para afirmar que Deus chama para o batismo? Batismo é questão de obediência ao mandamento de Jesus em Mateus 28:19. É decisão consciente do crente na pregação apostólica do evangelho de Cristo. Não é uma questão subjetiva, emocional, de sentir que Deus está chamando.

Deus realmente chama a pessoa no ato que ela crê no evangelho. Não é chamar para se batizar ou rebatizar, mas o Espírito Santo convence a pessoa do pecado, da justiça e do juízo. (João 16: 

A pessoa responde ao apelo interno do Espírito de Deus e recebe a Graça de Deus, que nada mais é que o sacrifício vicário (substitutivo) de Jesus na Cruz do Calvário em favor dos nossos pecados.

Essa é a Graça de Deus, não uma denominação, não uma igreja, mas o ato de Jesus pagar o preço da nossa redenção.

Ser chamado na graça é através do ato de crer no evangelho e receber o Senhor Jesus como Salvador Pessoal. E isso é feito não apenas na CCB, mas em qualquer denominação cristã, pois nenhuma delas possui o monopólio da salvação.

Salvação é dom de Deus (Efésios 2: não de homens ou de igrejas!!! Em Romanos Paulo diz que “todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.”(Romanos 10:13) Não diz que todo aquele que se batizar ou rebatizar na CCB ou em qualquer outra será salvo.

A UNIDADE DA FÉ. 

Em Efésios 4:4 Paulo começa a explicar que fomos chamados em uma só esperança da nossa vocação. Há um só corpo, um só Espírito, um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos.

É um só batismo, uma só vez. Não podemos usar o exemplo dos discípulos que Paulo encontrou em Éfeso que só eram batizados com o batismo de João para justificar um Rebatismo cristão em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Não há base bíblica para tal inferência.

Á luz dessas passagens podemos chegar à conclusão definitiva de que REBATISMO é apenas um banho, acrescentando uma heresia de fé. O primeiro batismo que foi feito com consciência e entendimento é que foi o compromisso real. Deus não é Deus de brincadeira nem de confusão. O compromisso que fizeste com Ele foi real e não ficção, é impossível crer no mesmo Senhor segunda vez.


CAUSAS QUE LEVAM AO REBATISMO. 

Entre tantas outras podemos citar 3 causas que podem ocasionar um rebatismo:

EMOÇÃO – A pessoa vai assistir um batismo (ou vários) na CCB e fica esperando para ver se Deus vai “chamar” para se rebatizar na “graça” verdadeira. Pede sinal para Deus confirmar se deve ou não se rebatizar. Qualquer emoção diferente ou palavra que fale sobre a sua situação (ser batizado em outra igreja) acha que é uma confirmação. Acaba muitas vezes aos prantos cedendo ao rebatismo e renunciando a primeira fé.

PRESSÃO – A pessoa sabe que a CCB não aceita o seu batismo feito em outra denominação e que por isso não tem liberdade nem a comunhão, não é considerado “irmão”, mas é chamado de “testemunhado” (palavra que não existe na Bíblia), não pode participar da santa ceia, etc. Por isso acaba cedendo ao rebatismo e peca contra o creste.

CONFUSÃO – A pessoa fica maravilhada ao ouvir tantos testemunhos que pensa estar na “única igreja verdadeira”, “na graça de Deus”, no “único caminho”. Se acontece milagres, deduz, é porque é aqui o verdadeiro e único caminho. A partir dessa confusão o rebatismo é só uma questão de tempo.

CONCLUSÃO. 

UMA VEZ REBATIZADO E ARREPENDIDO O QUE FAZER:

Muitas pessoas se rebatizam por uma ou todas essas causas descritas acima, e ao cair em si (isso pode levar dias, meses ou anos) se arrependem. O que fazer ao perceber que cometeu tamanho erro na sua fé Cristã?

Primeiro Passo – Reconheça diante de Deus que você agiu contra a Palavra de Deus (a Bíblia). Peça perdão crendo que Deus está pronto para perdoar e purificar de toda a injustiça. (I João 1:9).

Segundo Passo – Entenda que o seu primeiro compromisso com Deus foi real e não algo sem importância. Compreenda que batismo não é uma ordenança de nenhuma igreja, e sim um mandamento de Jesus Cristo. (Mateus 28:19)

Terceiro Passo – Instrua outros que estão prestes a cometer o mesmo erro, advertindo-os que batismo não é questão de emoção, mas sim de obediência a Palavra de Deus.

*Elaborado em meados de 2006 e revisado em 19/10/2006
CONTINUIDADE DO ESTUDO MAIS RECENTE.
O REBATISMO NA CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL É ANTI-BIBLICO E NÃO VEM DE SEUS FUNDADORES
• Postado por rogerio maximiano em 28 março 2010 às 19:13
• Exibir blog de rogerio maximiano
O REBATISMO NA CCB 

“Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema”. Gl 1:8

NOVIDADES NA OBRA DE DEUS - DECISÕES - TRAZER EM REUNIÃO.

NUNCA introduzamos novidade alguma na obra de Deus. Se alguma coisa nos parece boa e de utilidade para todos, temos que aguardar a reunião geral de ensinamentos para então apresenta-la à apreciação de todos, buscando-se a resposta de Deus em oração. Havendo aprovação, a decisão será acatada por todos e posta em prática. Para que a obra de Deus tenha sempre um mesmo aspecto e caminhemos na unidade de fé e Espírito.

TÓPICOS da 36ª ASSEMBLÉIA DE 05 A 09 DE ABRIL DE 1971

Em destaque

“NUNCA introduzamos novidade alguma na obra de Deus”.

Considerando o desenvolvimento da CCB desde seus primórdios em solo brasileiro até a presente data e delineando cada momento por ela vivido ao longo das décadas tal informação é no mínimo contraditória, uma vez que passara ao leitor a fimpressão de que nossas doutrinas jamais sofreram mudanças ou até mesmo pequenos ajustes. Alguns afirmam nunca terem introduzido nenhuma novidade na obra. Dados históricos documentados de nossa denominação demonstram o inverso no tocante a essa aludida informação a respeito de que “nunca” introduziram nenhum tipo de novidade em nosso meio.

Citarei algumas “novidades” que foram introduzidas na congregação ao longo da nossa existência em solo nacional:

Vamos iniciar nossa consideração a partir de 1927:

Nesse ano foram estabelecidos na Assembléia Cristã de Chicago os 12 pontos de Fé e Doutrina sendo o mesmo adotado pelas Congregações brasileiras em 1936. Passado aproximadamente 15 anos, já na década de 50, é introduzido então uma das primeiras novidades na obra, a alteração do tópico de número 6 que se refere à formula batismal por nós praticada. O motivo da alteração? Rejeitar o batismo de ministros de outras denominações contrariando um ensinamento de 1932. Percebam que a alteração de um só tópico resultou na obra uma outra novidade – o rebatismo de crentes oriundos de outras denominações que por razões pessoais sentiam-se de unir-se conosco.

O cenário que temos é o seguinte: Nossa igreja do ano de 1910 até inicio da década de 50 realizava o batismo conforme descrito em Mt 28:19 ou seja, somente em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo e, conforme tópico do ano de 1932, por uma deliberação vinda das congregações americanas e italianas não rebatizavam crentes oriundos de outras denominações cristãs. Já na década de 50 temos então duas novidades: a mudança da formula batismal com o acréscimo de Atos 2:38 em junção com a formula escrita em Mt 28:19 resultando nos dizeres “Em nome de JESUS CRISTO te batizo, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”, e a rejeição por parte de muito de nossos irmãos por batismos realizados fora das dependências da congregação culminando no rebatismo para crentes vindo de outras igrejas mesmo estes sendo batizados conforme Mt 28:19, por imersão, na autoridade do nome de JESUS CRISTO e inteiramente convictos de sua experiência.

Introdução de novidades na obra percorreram também na década de 60, e no ano de 1995 mais uma novidade que ataca frontalmente um dos pilares da fé cristã, as Sagradas Escrituras. Citarei neste post apenas uma novidade introduzida em nosso meio no ano de 1961.

TÓPICOS - ASSEMBLÉIA DE 28 A 31 DE MARÇO E 1° DE ABRIL DE 1961

Sempre temos considerado que todos sejam batisados segundo o Senhor nos tem feito claro desde o princípio desta Obra. O Senhor nos guiou em que só sejam considerados nossos irmãos aqueles que se batizam entre nós. Na obra de Deus não temos parentes nem amigos, todos somos iguaes e quem não está na doutrina não é considerado como irmão nem tem liberdade nos cultos.

Em primeiro lugar, de acordo com o estatuto de 1936 a informação “Sempre temos considerado que todos sejam batisados segundo o Senhor nos tem feito claro desde o princípio desta Obra” não procede, pois no principio desta obra o batismo era somente em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Até princípios da década de 50, de acordo com ensinamento de 1932, não realizávamos rebatismo de cristãos advindos de outros grupos e batizados conforme mandamento do Senhor perante confessão genuína da fé cristã.

Em 1961 por tópico de ensinamento é declarado oficialmente que somente pessoas batizadas em nossa igreja são consideradas como irmãos, eis aqui mais uma novidade, pois no principio desta obra não fora ensinado desta maneira.

“O Senhor nos guiou em que só sejam considerados nossos irmãos aqueles que se batisam entre nós”.

Nosso histórico cita o nome de Giuseppe Beretta, esse irmão foi instruído por Francescon a batizar-se numa denominação cristã americana chamada Church of the Brethren (Igreja dos Irmãos). Após o seu batismo na referida instituição o mesmo batizou Louis Francescon. O irmão que batizou Francescon esse mesmo não se batizou na CCB e sim em uma outra denominação então de acordo com o ensinamento de 1961. Ao esquecermos esses detalhes da nossa historia, acabamos invalidando o batismo de próprio Francescon que não passou nas águas da Congregação Cristã, não somente o seu batismo mas também o de Giuseppe que fora imergido nas águas por um ministro de outra denominação!

“Então, servindo-se DEUS também de outros meios, convenceu-se e, dois dias após, fez-se batizar mesmo em Elgin, por um irmão Americano pertencente à Igreja dos Irmãos (Church of the Brethren). Na ocasião lhe disse: “Irmão Beretta, agora que sois batizado, na próxima segunda-feira, dia 7, que é o dia do trabalho, batizar-me-às também”.

Francescon chama de irmão um ministro de uma outra denominação. O ensinamento de 1961 sepulta o exemplo que ele nos deixa, e principalmente o exemplo de nosso SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO que nos ensinou que nossos irmãos são todos aqueles que fazem a vontade de SEU PAI que estás no céus e não um grupo denominacional.

Com esta novidade introduzida em nosso meio oficialmente no ano de 1961, deixamos de lado o modo de pensar do Francescon bem como o ensinamento do próprio SENHOR JESUS que afirma que qualquer que fizer a vontade de seu PAI é considerado como seu irmão e irmã, e isso não se limita a um grupo denominacional.

Conclusão

Nossa amada denominação tem sofrido, principalmente nas décadas de 50 e 60, uma reforma em seu sistema doutrinário conforme exposto acima, foram novidades na obra que descaracterizaram a CCB de seu propósito inicial. Tais mudanças batem de frente com princípios básicos das Escrituras Sagradas que nos ensinam a respeito de doutrinas concernentes à Salvação e Batismo que são temas fundamentais que todo cristão verdadeiro jamais deverá lançar mão (Hb 6:1-2). A Palavra de DEUS é viva e eficaz, esta não se contradiz e ensino humano nenhum deve estar acima do que a Biblia nos afirma acerca de doutrinas concernentes ao Evangelho puro e Genuíno de nosso SENHOR e SALVADOR JESUS CRISTO.

Para concluir a respeito do rebatismo, somente a titulo de informação, pois esse tema será tratado em próximos post’s, paises como EUA, Argentina, Itália, Chile e Venezuela, existem diversos cristãos que eram de outras denominações e após se unirem à Congregação Cristã não foram exigidos dos mesmos um rebatismo. Detalharemos sobre esse tema mais adiante.

Observação: Não existe nenhum problema em nossa fórmula batismal, ela é totalmente válida, o problema de fato esta nela servir como divisor de águas para rejeitarmos batismos puramente cristão realizados por ministros de outras denominações sérias atuante em nosso país.
Agradeço o grupo de irmãos, que não mediram esforços para completar este estudo, onde fica claro que o rebatismo é uma heresia! Devemos pregar o Evangelho de Jesus Cristo, restaurar as almas decaidas, curar as feridas para que tenha o direito na Vida Eterna, Deus abençoe a todos que de alguma forma contribuiram com este estudo para um melhoramento na Obra de Deus nesta terra, a Todos a Santa Paz de Deus. 

Paulino.

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Lourival soldado cristão
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