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O Tabernáculo - Habitação de Deus - PARTE I

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O Tabernáculo - Habitação de Deus - PARTE I Empty O Tabernáculo - Habitação de Deus - PARTE I

Mensagem por Lourival soldado cristão 25th março 2014, 5:54 pm

Nota do autor: É aconselhável ao leitor acompanhar as linhas seguintes com uma bíblia, conferindo as referências exaustivamente aqui citadas, pois o meu maior cuidado é não ir além daquilo que Deus estabeleceu (Provérbios 30:5,6).


“E me farão um santuário, e habitarei no meio deles."(Êxodo 25:8)

O Tabernáculo - Habitação de Deus - PARTE I Tabern%C3%A1culo2
Deus sempre desejou estar presente entre o seu povo. No princípio, quando Ele criou o homem, o Senhor tinha prazer em estar junto de sua criação, pois a Bíblia diz em Gênesis 3:8 que Deus passeava pelo jardim na viração do dia, o que nos leva a crer que era comum o Senhor está presente no cotidiano do primeiro casal. Mas, infelizmente o pecado da desobediência cortou esse relacionamento e criou uma barreira entre Criador e criatura (Isaías 59:2). Tempos mais tarde Deus escolhe Abraão do meio de um povo gentio e, por intermédio dele forma um povo para si – Israel (Gênesis 12:1-4). Por permissão divina este povo desce ao Egito onde serve como escravo por 430 anos, tendo saído de lá sob o comando de Moisés para herdarem a terra que Deus lhes havia prometido.


Neste pequeno estudo iremos ver o desejo de Deus habitar em meio ao seu povo, onde Ele ordenou que se construísse um tabernáculo para sua habitação. Também discorreremos sobre um segundo tabernáculo, pois embora poucos saibam, existiram dois tabernáculos; o primeiro construído por Moisés obedecendo as ordenanças para isto e o segundo construído por Daví (Êxodo 39:42,43; 1Crônicas 15:1; 16:1,2).


DEUS ORDENA CONSTRUIR UM TABERNÁCULO


O Tabernáculo - Habitação de Deus - PARTE I Tabernaculo
Israel havia saído do Egito e peregrinava pelo deserto em direção a terra prometida. No Monte Sinai, Deus chama Moisés para entregar-lhe as leis e diretrizes para o povo. Após o Senhor declarar a sua vontade na forma de estatutos e leis, Ele então pede que Moisés fale ao povo para lhe trazer uma oferta alçada, qual seria em: ouro, prata e cobre; e azul, e púrpura, e carmesim, e linho fino, e pêlos de cabras.Peles de carneiros tintas de vermelho, e peles de texugos, e madeira de acácia, azeite para a luz, especiarias para o óleo da unção, e especiarias para o incenso, pedras de ônix, e pedras de engaste para o éfode e para o peitoral das vestimentas dos sacerdotes (Êxodo 25:3-7).  


O QUE ERA A OFERTA ALÇADA


Na Bíblia encontramos quarenta referencias sobre oferta alçada, todas no antigo testamento, sendo que a primeira está em Êxodo 25:2 e a última em Ezequiel 20:40. O Novo Testamento em nenhum momento fala sobre oferta alçada. Analisando cada uma delas, vemos que não era uma “oferta gorda ou elevada” como alguns teólogos ensinam, mas, como o próprio texto de Êxodo 25:2 sugere, era voluntária e esta foi pedida por Deus, pela primeira vez com afinalidade exclusiva de se construir o TABERNÁCULO, pois o SENHOR estava desejoso de habitar no meio do seu povo. Entendemos pelos textos  que Oferta alçada era uma ofertaseparada para Deus, contudo voluntária  e para um fim específico (Êxodo 25:2,3; 35:5;21).Observamos que em lei o Senhor determinou uma oferta regular para a manutenção do santuário que consistia em siclos, cujos valores variavam de acordo com a situação (Êxodo 30:13; Levítico 5:15, Números 3:47). É uma matemática um tanto difícil de entender, mas tomo como exemplo de oferta regular a ordem para Moisés contar os hebreus. Todos os que fossem arrolados na contagem deveriam dar a metade de um siclo que equivalia a dez geras, exigidos para o santuário. Esta oferta com um valor pré-estabelecido seria para o resgate de cada vida ou expiação pelas almas e também uma forma de proteger os hebreus da praga, quando Moisés fizesse a contagem do povo (Êxodo 30:12-16).


Pela contagem que Moisés deveria fazer, todo hebreu que tivesse acima de vinte anos deveria dar uma oferta alçada, isto é separada para Deus, mas voluntária, sendo que a oferta regular exigida para o resgate não poderia ser mais para o rico e nem menos para o pobre que era meio siclo ou dez geras, pois um siclo era vinte geras (Êxodo 30:15).  


É bom salientar que a oferta alçada não era somente dos recursos financeiros, mas de mantimentos, de despojos de guerras e de animais para sacrifícios (Números 15:19; 31:26-54). Ex. Quando da consagração de Arão e seus filhos para o sacerdócio, o Senhor determinou imolar um novilho e dois carneiros (Êxodo 29:1). O novilho deveria ser imolado e sua gordura com os miúdos serem queimados sobre o altar; mas a carne, a pele e o esterco seriam totalmente queimados fora do arraial, como expiação pelo pecado. Quanto ao primeiro carneiro, este foi imolado e totalmente queimado sobre o altar como uma oferta queimadaao Senhor por cheiro suave (Êxodo 29:15-18). O segundo carneiro era o das consagrações que após ser imolado, o sangue deste foi posto nas orelhas e dedos polegares das mãos e dos pés de Arão e seus filhos e o restante do sangue foi aspergido sobre eles como santificação. Mas desse carneiro o Senhor ordenou separar o peito e o ombro direito que seria uma oferta alçada para Arão e seus filhos, enquanto que o restante do carneiro seria totalmente queimado junto com outras oferendas como sacrifício de cheiro suave ao Senhor (Êxodo 29:19-28).

O Tabernáculo - Habitação de Deus - PARTE I Postagens+sobre+dizimo+4+cab+of+de+prmicias

Após esse rito de separação dos sacerdotes, o Senhor determinou por estatuto perpétuo que as ofertas alçadas seriam deles. Arão era um levita e somente os descendentes dele assumiriam o sacerdócio em Israel com direito a receberem a oferta alçada do Senhor, pelo tempo que estes exercessem o ministério sacerdotal em Israel, cujo ministério se encerrou com o advento do Novo Testamento por Cristo (Hebreus 9:11-15). E quanto aos demais levitas, estes auxiliariam os sacerdotes filhos de Arão. Aos levitas foi ordenado receberem os dízimos de seus irmãos hebreus e estes, após receberem os dízimos tinham a incumbência de separar os dízimos dos dízimos e dá-los aos sacerdotes como oferta alçada, por determinação do próprio Deus (Levítico 7:14: Números 18:26-29). Os sacerdotes não recebiam dízimos, mas apenas a oferta alçada deste que era o dízimo dos dízimos.


Com fim de manter o tabernáculo e posteriormente o templo com suas despesas, foi estabelecido em lei ofertas regulares que anualmente eram dadas pelos hebreus. Até para a lenha do altar era exigida uma oferta específica (Neemias 10:34). Mas a toda oferta alçadaDeus não estipulou valores específicos e/ou quantidades, pois cada um dava do que tinha, voluntariamente conforme o coração do doador se movia para tal, sabendo que essa oferta alçada tinha um objetivo (Êxodo 35:21-24). Por isso vemos que aqueles que contribuíram para o tabernáculo o fizeram com motivação e alegria de maneira que foi preciso Moisés ordenar que parassem de trazer as ofertas (Êxodo 36:6). Moisés como administrador e ungido de Deus deveria muito bem guardar o restante das ofertas para outras obras, mas Deus na sua justiça ordenou ele proibir o povo de continuar ofertando além daquilo que Ele pediu.


oferta alçada que Deus pediu também seria para pagar aqueles que iriam trabalhar na construção do tabernáculo e na confecção das demais peças que ali seriam usadas, como uma arca de madeira de acácia, que seria adornada da forma como Deus ordenara, pois nela se guardaria uma porção do maná que alimentou o povo no deserto por 40 anos; a vara de Arão que floresceu e as duas tábuas das leis escritas pelo dedo de Deus (Êxodo 25:10-16; Números 17:10; Hebreus 9:4). Essa arca contendo esses elementos representava o testemunho e a presença de Deus em meio do seu povo Israel, e que era um símbolo da presença do Espírito Santo na vida da igreja. Mas, naquela casa (tabernáculo), não era qualquer um que podia entrar, mesmo que tivesse o mais puro desejo de adorar a Deus ali. Somente aqueles a quem Deus separou poderiam ministrar e oferecer sacrifícios que eram os da tribo de Levi. Arão e seus filhos exerceriam o sacerdócio e os demais levitas os auxiliariam (Números 8:19).



O Tabernáculo - Habitação de Deus - PARTE I Veu-se-parte
O véu que nos impedia de entrar no santuário foi rasgado (Lucas 23:45; Hebreus 10:20). Paulo nos diz que a lei dos mandamentos que consistia em ordenanças e que nos afastava das promessas divinas, nos fazendo inimigos dos judeus, foi desfeita por Jesus na Cruz (Efésios 2:12-18). Jesus cumpriu a lei em nosso lugar, pagando todas as dívidas inerentes a ela (Colossenses 2:14). Em o Novo Testamento que suplantou o antigo, somos instados a contribuir voluntariamente, seguindo o mesmo principio da oferta alçada de acordo com que podemos e segundo o nosso coração se mover para isso e para uma finalidade específica (2Corintios 8:12,14; 9:7-9).



Continua na Parte II


Postado por Reginaldo Barbosa às 11:55 Nenhum comentário: Links para esta postagem O Tabernáculo - Habitação de Deus - PARTE I Icon18_email
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