NAS PEGADAS DO MESTRE JESUS


Participe do fórum, é rápido e fácil

NAS PEGADAS DO MESTRE JESUS
NAS PEGADAS DO MESTRE JESUS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» Comunidade cristã. No Brasil Lucas 16
Tem Uma Igreja Batista Que Aceitar O Batismo Por Outra Igreja Batista? Empty1st julho 2023, 3:31 pm por Admin

» Comunidade cristã. No Brasil Lucas 16
Tem Uma Igreja Batista Que Aceitar O Batismo Por Outra Igreja Batista? Empty1st julho 2023, 3:30 pm por Admin

» O Destino de todos
Tem Uma Igreja Batista Que Aceitar O Batismo Por Outra Igreja Batista? Empty28th agosto 2022, 10:30 pm por Gideões da CCB-Livre

» # está o meu coração Salmos 108:#RCCB#COMUNIDADE CRISTÃ NO BRASIL NOVA CCB
Tem Uma Igreja Batista Que Aceitar O Batismo Por Outra Igreja Batista? Empty13th junho 2022, 6:35 pm por Lourival soldado cristão

» #rccb #rccb 1 Pedro 5 1 Aos presbíteros#Radio Comunidade cristã no Brasil
Tem Uma Igreja Batista Que Aceitar O Batismo Por Outra Igreja Batista? Empty12th junho 2022, 6:51 pm por Lourival soldado cristão

» Poque Deus não tem prazer na morte
Tem Uma Igreja Batista Que Aceitar O Batismo Por Outra Igreja Batista? Empty11th junho 2022, 9:34 pm por Lourival soldado cristão

» Chame Deus para os seus planos
Tem Uma Igreja Batista Que Aceitar O Batismo Por Outra Igreja Batista? Empty11th junho 2022, 1:09 am por Lourival soldado cristão

» A fé vem de ouvir e crer na palavra
Tem Uma Igreja Batista Que Aceitar O Batismo Por Outra Igreja Batista? Empty11th junho 2022, 12:38 am por Lourival soldado cristão

» Louvores a Deus
Tem Uma Igreja Batista Que Aceitar O Batismo Por Outra Igreja Batista? Empty9th junho 2022, 9:46 pm por Lourival soldado cristão

maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Quem está conectado?
57 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 57 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 473 em 30th agosto 2014, 11:05 pm
Social bookmarking

Social bookmarking reddit      

Conservar e compartilhar o endereço de <a href="http://oulorivallan.forumeiros.com/">nas pegadas do mestre JESUS</a> em seu site de social bookmarking

Conservar e compartilhar o endereço de NAS PEGADAS DO MESTRE JESUS em seu site de social bookmarking

Entrar

Esqueci-me da senha

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Votação
Estatísticas
Temos 4337 usuários registrados
O último membro registrado é Ismael Jordao Segura

Os nossos membros postaram um total de 30609 mensagens em 13528 assuntos

Tem Uma Igreja Batista Que Aceitar O Batismo Por Outra Igreja Batista?

Ir para baixo

Tem Uma Igreja Batista Que Aceitar O Batismo Por Outra Igreja Batista? Empty Tem Uma Igreja Batista Que Aceitar O Batismo Por Outra Igreja Batista?

Mensagem por Lourival soldado cristão 12th junho 2014, 1:13 pm

Tem Uma Igreja Batista Que Aceitar O Batismo Por Outra Igreja Batista?



Pode uma igreja batista exigir que um verdadeiro crente batista se rebatize nela, para tornar-se seu membro? Não é isso orgulho e presunção? 
Deve um verdadeiro crente batista submeter-se à exigência de rebatizar-se, para tornar-se membro de outra igreja batista?
Assinado: CCCC





RESPOSTA

Caro irmão CCCC:


1) Do mesmo modo que um rapaz não tem que aceitar a palavra dos pais de uma moça sobre suas virtudes, mas ele mesmo a examina longamente, isto é, ele mesmo toma suas decisões quanto a pedí-la ou não em casamento,

desse mesmo modo, a rigor, uma igreja batista INDEPENDENTE e SOBERANA é somente local, não tem a menor gota de OBRIGAÇÃO de aceitar o batismo de NENHUMA outra igreja batista, mesmo que esta seja independente e de doutrina idêntica. Cada igreja batista deve ser independente, soberana, e somente local.

Isto é, se uma igreja quiser, pode considerar o testemunho, por exemplo, do apóstolo Paulo que fundou tanto essa igreja como outra 20km adiante, supervisionou o batismo dos membros tanto desta igreja como da outra, e, se quiser, ela pode aceitar um membro da outra igreja sem batismo. Todavia, se a igreja quiser ir pelo lado da segurança, pode escolher não aceitar o batismo por NENHUMA outra igreja senão ela mesma. (Eu, pessoalmente, simpatizo com esta última posição (esta regra geral evitaria muitos problemas), embora eu saiba que tal regra enfrentaria muita oposição e ódio, talvez mesmo furiosos e mortais.)

Por isso eu, pessoalmente, não teria o menor problema em novamente ter o prazer de me identificar com Cristo pelo batismo a cada vez que eu me mudasse da cidade e quisesse me tornar membro de outra boa igreja batista independente e fundamentalista.
Suponhamos que o pastor da igreja da qual eu desejo ser membro amorosa mas firmemente me diga "Hélio, acredito que você realmente foi salvo e que foi imerso com toda sinceridade de alma. Mas você saiu da sua ex igreja porque, pelo estudo da Bíblia, você se convenceu de que ela, apesar de relativamente boa em si mesma, peca gravemente em desobedecer a Deus e não se separar da convenção/ associação/ união/ comunhão a que pertence, a qual tanto está se desviando das características da fundação da denominação e, pior ainda, dos marcos estabelecidos na Bíblia. Você concorda conosco que sua ex igreja peca gravemente em não denunciar nem guerrear contra os gravíssimos erros de certas igrejas da denominação. Você concorda conosco que a aceitação de uma pessoa como membro de nossa igreja, sem rebatismo, implica que plenamente reconhecemos e nos identificamos com a igreja de a pessoa veio!!! Por isso, rogo-lhe, amado irmão Hélio, que se submeta ao rebatismo aqui na nossa igreja, como sinal não de que agora é que foi salvo, não que abandona sua fé pregressa por ser ela errada, mas, sim, que publicamente se desindentifica com e repudia os erros de sua ex igreja e, piores, da denominação a que ela pertence."
Postas as coisas dessa maneira, eu teria grande alegria em ser reimerso na igreja de que desejo ser membro, e pediria para dizer a todos os presentes, por ocasião do rebatismo: "Irmãos, eu fui realmente salvo e imerso muitos anos atrás, não estou aqui sendo reimerso em sinal de não era salvo nem imerso nem identificado com Cristo e que agora é que o estou sendo. Nem em sinal de que repudio e abjuro a minha fé pregressa. Mas, sim, estou sendo reimerso em alegre sinal de que RE-afirmo minha identificação com Cristo e novamente dou testemunho de que Ele me salvou e é meu Deus e Senhor, em firme sinal de que eu repudio e abjuro certos erros da minha ex igreja e, pior ainda, da denominação a que ela pertence, e em resoluto sinal de que me desintentifico de ambas, para me identificar com esta igreja e suas doutrina e prática."

A idéia de que o fato de um salvo e batizado numa boa igreja batista aceitar submeter-se a rebatismo é uma vergonhosa e inominável fraqueza, que é uma blasfêmia ofensiva a Deus e aos irmãos, que é um insulto, etc., toda essa idéia vem do romanismo: como a igreja romana é considerada uma só igreja com milhares de filiais, cada uma delas é forçada a aceitar o batismo em qualquer outra igreja romanista do mundo. Toda essa idéia vem também do mundo secular: uma pessoa com um diploma de médico expedido por uma universidade reconhecida pelo governo federal tem que ter seu diploma reconhecido em concursos públicos em todos os estados do País.
Muitos anabatistas (esta palavra significa rebatizadores, aqueles que submergem de novo) foram odiados com tremenda fúria e foram mortos (milhões deles, durante séculos) por romanistas e por reformadores, pelo simples fato de terem sido rebatizados ou de rebatizarem. (Mesmo hoje, se a lei o permitisse, todos aqueles com posição semelhante a minha seriam incompreendidos e odiados (inclusive por batistas), e alguns seriam mortos.)




2) O que é errado, extremamente errado, é quando uma igreja crê não apenas na inquebrada existência de verdadeiras igrejas (de doutrina totalmente bíblica, portanto doutrina batista) desde o século 1 até a eternidade (nisto nós cremos), mas, sim, numa fictícia cadeia inquebrada de sucessão, comprovada por documentos e historiadores aceitos por tal igreja, de perfeições segundo definidas por tal igreja:
 

- (igreja perfeita 1000 foi organizada por igreja perfeita 999 que foi organizada por igreja perfeita 998, etc., que foi organizada por Cristo)
- (crente 1.000.000.000 foi batizado pelo pastor perfeito 999 da igreja perfeita 999, e ele foi batizado pelo pastor perfeito 998 da igreja perfeita 998, etc., e ele foi batizado pelo pastor perfeito 2 da igreja perfeita 2, e ele foi batizado por Cristo, primeiro pastor da primeira igreja perfeita [a qual primeiramente foi andarilha depois fixou-se em Jerusalém], e Ele (Cristo) foi batizado por João batista).
- (usualmente, a definição de "perfeito" significa "do mesmo grupinho meu")
 
Alguns desses batistas extremados chegam a pregar que quem não tiver tal "batismo perfeito por pastor perfeito de igreja perfeita que venha em sucessão incessante em perfeição, desde João Batista" não fará parte da Noiva de Cristo. Outros, mais extremados, pregam que os tais não serão salvos! Portanto, estes super- extremados estão, em última análise, condicionando salvação a este tal de batismo perfeito (por pastor perfeito de igreja perfeita)!




3) Creio que a igreja que o irmão mencionou não cai neste extremo.




4) Se a posição que expressei em (1) for considerada utópica, perfeita demais, impraticável para os maus dias de hoje, então, pelo menos, as igrejas batistas só devem aceitar sem rebatismo a pessoa que:
a) Foi cuidadosamente checada pela igreja que o receberá, quanto à autenticidade da salvação e do seu viver;
b) A igreja que o batizou (e a igreja de que é membro atualmente) foi cuidadosamente checada sendo (tanto na ocasião do batismo como hoje) de doutrina EXATAMENTE igual (REALMENTE batista, separatista, fundamentalista);
c) O pastor que o batizou (e o pastor da igreja de que é membro atualmente) foi cuidadosamente checado sendo (tanto na ocasião do batismo como hoje) de doutrina EXATAMENTE igual (REALMENTE batista, separatista, fundamentalista); e
d) A igreja que de que é membro atualmente (de doutrina EXATAMENTE igual: REALMENTE batista, separatista, fundamentalista) o recomendou em assembléia.





Hélio de Menezes Silva

 



Posso estar equivocado, mas, não concordo com a posição do irmão Hélio.

Veja:

“4 Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; 5 Um só Senhor, uma só fé, UM SÓ BATISMO; 6 Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.” (Ef 4:4-6 ACF) (destaque acrescentado).

Com base neste texto, creio que deve haver um só batismo, contanto que seja realmente um batismo válido:

“35 Então Filipe, abrindo a sua boca, e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus. 36 E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? 37 E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. 38 E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou.” (At 8:35-38 ACF)

Assim, se um irmão, desejoso de se integrar à nossa Igreja:

     1) Professar arrependimento de pecados e fé genuína no Senhor Jesus Cristo;
     2) Atestar ter a Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador pessoal;
     3) Demonstrar isto com sua vida (verdadeiro testemunho Cristão);
     4) Testemunhar que foi batizado biblicamente;
     5) E que estava plenamente consciente de tudo o que o batismo significa, quando do seu batismo.

Entendo com isto, que a Igreja pode perfeitamente acolher o irmão em seu rol de membros.

Não sei se me é possível, biblicamente, considerar que para o batismo ser válido, fosse necessário que o pastor celebrante fosse alguém absolutamente correto em doutrina (até porque, muitas vezes isto seria impossível de determinar). Mas sim, que para o batismo ser considerado válido, é necessário que aquele que foi batizado tivesse, à época do batismo, plena consciência daquilo que professava diante de Deus.



Assim, entendo que o foco não é o Pastor que batizou, mas aquele que foi batizado, e se este batismo foi celebrado de absoluta conformidade com a Bíblia Sagrada:

1) Por imersão;
2) Após pública profissão de fé;


Assinado: WWWW







RESPOSTA
Caro irmão WWWW:


Sobre o assunto de aceitar o batismo feito por outra igreja Batista, quero dizer o seguinte:

1.   Não concordo com o que o irmão escreveu sobre isto, usando Ef 4:5.  O número "um" mencionado em Ef 4:4-5 várias vezes tem a idéia de "um em espécie."  UM só Senhor...há outros senhores mas um sóverdadeiro Senhor Jesus...o único.  UMA só fé...aquela que foi dada aos santos na infância da igreja, não a fé individual de cada crente. Há outras "fés" mas uma só que foi entregue á igreja de Cristo uma vez, Judas 3.  UM só batismo...o único que Jesus recebeu, seus apóstolos receberam, que João praticou, e que faz parte da obra da igreja nesta época.  Citar "um só batismo" no sentido que seja errado batizar um crente "de novo" é errado ao meu ver. Há outros batismos ou imersões, mas um só verdadeiro.  Se um homem for convertido realmente mas imerso pelos Mórmons, seria batismo bíblico? Claro que não.  Se um homem for salvo ouvindo a pregação da palavra por um pastor da igreja Quadrangular e se for imerso por aquela igreja, seria batismo bíblico? Creio que não porque o batismo expressa "a fé" daquela igreja.  E assim por adiante.  Há um só batismo verdadeiro e ele pertence à igreja que Cristo fundou.

    2.  Creio que o batismo é feito uma vez se for feito bíblicamente, mas não é isso o sentido de Ef 4:5.  De qualquer modo, os discípulos em Atos 19 foram re-batizados.

    3.  Creio que o batismo bíblico faz parte da grande comissão dada à igreja praticar até a vinda de Cristo..."até a consumação dos séculos." Se aceitar a idéia que qualquer indivíduo pode batizar, logo vai entrar em dificuldades na exposição da Palavra.  A comissão foi dada à igreja como instituição e é válida até o fim.

    4.  Vamos lembrar que Jesus tinha dito aos líderes da nação de Israel sobre o reino de Deus: "Portanto, eu vos digo que o reino de Deus vos será tirado, e será dado a uma nação que dê os seus frutos." [Mt 21:43] Isto significa uma mudança de autoridade da nação de Israel como povo de Deus e a igreja.

   5.  Estes mesmos líderes rejeitaram a sabedoria de Deus, não recebendo o batismo de JoãoLu 7:29-30 merece muita atenção neste assunto.  "E todo o povo que o ouviu e os publicanos, tendo sido batizados com o batismo de João, justificaram a Deus.  MAS os fariseus e os doutores da lei rejeitaram o conselho de Deus contra si mesmos, não tendo sido batizados por ele."  A expressão "batismo de João" é usado várias vezes na Palavra.  É para separá-lo dos outros batismos.

   6.  Mt. 3 mostra que estes líderes não se arrependeram. Jesus é a rocha sobre o qual Israel tropeçou...ela caiu sobre a pedra e foi despedaçada, Mt 21:44, mas "sobre quem ela cair" se refere às nações dos gentios que serão reduzidas a pó!  Uma clara referência à segunda vinda...no fim. A vinda de João, mandado por Deus, marcou uma nova era,  "Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João," Mt 11:13.

    7.  Creio que há algo que existe até hoje chamado o batismo de João e pertence à igreja que recebeu a comissão.  Uma vez recebendo este batismo, não há necessidade de recebê-lo de novo.

   8.  MAS se tiver dúvida, creio que a pessoa ou a igreja tem direito praticá-lo "de novo."  É questão de autoridade.  Ou a igreja é feito de todos os crentes, com e sem batismo...ou ela foi feita pessoalmente por Cristo e dada autoridade de pregar, batizar e ensinar sua Palavra. Se todos os crentes compõe a igreja, então qualquer pessoa pode batizar.  Não aceito esta idéia. Não é a consagração do pregador que lhe autoriza a batizar.  A autoridade está na própria igreja, creio eu.  Há igrejas batistas em nome só, pois tem abandonado "a fé uma vez dada aos santos."





   No amor de Cristo,

 Pr. Steve Montgomery

 



xxxx
Assinado XYZW





RESPOSTA

Caro irmão XYZW

A Note on Rebaptism to the Prospective Primitive Baptist 





(retorne a http://solascriptura-tt.org/ EclesiologiaEBatistas/ 
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )
Lourival soldado cristão
Lourival soldado cristão

Mensagens : 11341
Pontos : 25169
Data de inscrição : 23/12/2009
Idade : 66
Localização : Sao paulo

http://ccbsemcensurasnaspeg.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Tem Uma Igreja Batista Que Aceitar O Batismo Por Outra Igreja Batista? Empty Re: Tem Uma Igreja Batista Que Aceitar O Batismo Por Outra Igreja Batista?

Mensagem por Lourival soldado cristão 12th junho 2014, 1:16 pm

Gente que absurdo ,O Jesus denominação existe ,pois é isso porque  Cristo morreu na Cruz, mas como vemos ai na postagem , quem salva é a denominação ,podem ser crentes de outras santos ou parados e carnais ,indo para a Jesus Batista é salvo é cada uma grsgrs
Lourival soldado cristão
Lourival soldado cristão

Mensagens : 11341
Pontos : 25169
Data de inscrição : 23/12/2009
Idade : 66
Localização : Sao paulo

http://ccbsemcensurasnaspeg.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos