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Mensagem por Lourival soldado cristão 13th agosto 2014, 12:48 pm

Fiel ao Único Marido
Apesar das atitudes de libertinagem em uma sociedade que considera a infidelidade e o divórcio normais, o casamento nas Escrituras mantém uma posição elevada. Desde o primeiro casamento, definido por Deus no jardim do Éden, o princípio que governa esta relação especial sempre foi o mesmo. Quando questionado sobre o assunto, Jesus apelou à ordem original do casamento: “Então, respondeu ele: Não tendes lido que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher e que disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne? De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem” (Mateus 19:4-6).
O apóstolo Paulo explicou esse princípio quando frisou a importância da fidelidade no casamento: “Ora, a mulher casada está ligada pela lei ao marido, enquanto ele vive; mas, se o mesmo morrer, desobrigada ficará da lei conjugal. De sorte que será considerada adúltera se, vivendo ainda o marido, unir-se com outro homem” (Romanos 7:2-3). O casamento é uma relação exclusiva de um homem com uma mulher, como o mesmo apóstolo escreveu em outra carta. Devido a uma situação temporária, ele aconselhou os solteiros a não casarem, mas ainda confirmou que o casamento seria permitido, mas somente dentro do princípio revelado por Deus: “Quanto ao que me escrevestes, é bom que o homem não toque em mulher; mas, por causa da impureza, cada um tenha a sua própria esposa, e cada uma, o seu próprio marido” (1 Coríntios 7:1-2). A proporção correta, diante de Deus, é de um homem com uma mulher.
O casamento é usado no Antigo e no Novo Testamento para explicar o relacionamento de Deus com seu povo. No Antigo Testamento, a nação de Israel foi descrita como a mulher de Deus. Ele disse ao seu povo: “dei-te juramento e entrei em aliança contigo, diz o SENHOR Deus; e passaste a ser minha” (Ezequiel 16:Cool. Como Deus é o rei, a nação privilegiada foi vista como sua rainha (Ezequiel 16:13).
No Novo Testamento, a mesma figura representa a relação de Cristo (noivo ou marido) com a igreja (noiva ou esposa). O trecho mais detalhado sobre esse relacionamento se encontra na carta de Paulo aos efésios, onde ele destaca o amor de Cristo e a submissão da igreja (Efésios 5:22-33). Em outra perspectiva da mesma figura, Paulo fala da igreja como uma moça se preparando para o casamento, e enfatiza a importância da pureza dela: “Porque zelo por vós com zelo de Deus; visto que vos tenho preparado para vos apresentar como virgem pura a um só esposo, que é Cristo. Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo” (2 Coríntios 11:2-3). A igreja, que é composta das pessoas convertidas a Cristo, deve se manter pura para seu marido.
A infidelidade ao Senhor é descrita, portanto, como adultério. No Antigo Testamento, a idolatria do povo (relações com “outros deuses”) foi vista como traição ou adultério. Deus descreveu a nação de Judá como uma mulher adúltera: “Quão fraco é o teu coração, diz o SENHOR Deus, fazendo tu todas estas coisas, só próprias de meretriz descarada. Edificando tu o teu prostíbulo de culto à entrada de cada rua e os teus elevados altares em cada praça, não foste sequer como a meretriz, pois desprezaste a paga; foste como a mulher adúltera, que, em lugar de seu marido, recebe os estranhos” (Ezequiel 16:30-32). Os primeiros capítulos de Oseias comparam o casamento de Deus e Israel com a relação de um homem e sua mulher infiel. Deus até chama os filhos para corrigirem sua mãe, dizendo que ele a rejeitou por causa do seu adultério: “Repreendei vossa mãe, repreendei-a, porque ela não é minha mulher, e eu não sou seu marido, para que ela afaste as suas prostituições de sua presença e os seus adultérios de entre os seus seios; . . . Pois sua mãe se prostituiu; aquela que os concebeu houve-se torpemente, porque diz: Irei atrás de meus amantes” (Oseias 2:2,5).
Da mesma forma, os autores do Novo Testamento trataram como infidelidade matrimonial a volta ao pecado ou ao sistema da Lei do Antigo Testamento (Tiago 4:4; Romanos 7:1-6; Gálatas 5:4). Cristo nos libertou do pecado e da Lei que governava os judeus antes da sua vinda, mas ele exige a nossa fidelidade em uma relação exclusiva com nosso único marido espiritual.
–por Dennis Allan
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