NAS PEGADAS DO MESTRE JESUS


Participe do fórum, é rápido e fácil

NAS PEGADAS DO MESTRE JESUS
NAS PEGADAS DO MESTRE JESUS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» Comunidade cristã. No Brasil Lucas 16
O Lugar da Mulher na Primitiva Congregação Cristã Empty1st julho 2023, 3:31 pm por Admin

» Comunidade cristã. No Brasil Lucas 16
O Lugar da Mulher na Primitiva Congregação Cristã Empty1st julho 2023, 3:30 pm por Admin

» O Destino de todos
O Lugar da Mulher na Primitiva Congregação Cristã Empty28th agosto 2022, 10:30 pm por Gideões da CCB-Livre

» # está o meu coração Salmos 108:#RCCB#COMUNIDADE CRISTÃ NO BRASIL NOVA CCB
O Lugar da Mulher na Primitiva Congregação Cristã Empty13th junho 2022, 6:35 pm por Lourival soldado cristão

» #rccb #rccb 1 Pedro 5 1 Aos presbíteros#Radio Comunidade cristã no Brasil
O Lugar da Mulher na Primitiva Congregação Cristã Empty12th junho 2022, 6:51 pm por Lourival soldado cristão

» Poque Deus não tem prazer na morte
O Lugar da Mulher na Primitiva Congregação Cristã Empty11th junho 2022, 9:34 pm por Lourival soldado cristão

» Chame Deus para os seus planos
O Lugar da Mulher na Primitiva Congregação Cristã Empty11th junho 2022, 1:09 am por Lourival soldado cristão

» A fé vem de ouvir e crer na palavra
O Lugar da Mulher na Primitiva Congregação Cristã Empty11th junho 2022, 12:38 am por Lourival soldado cristão

» Louvores a Deus
O Lugar da Mulher na Primitiva Congregação Cristã Empty9th junho 2022, 9:46 pm por Lourival soldado cristão

maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Quem está conectado?
97 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 97 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 473 em 30th agosto 2014, 11:05 pm
Social bookmarking

Social bookmarking reddit      

Conservar e compartilhar o endereço de <a href="http://oulorivallan.forumeiros.com/">nas pegadas do mestre JESUS</a> em seu site de social bookmarking

Conservar e compartilhar o endereço de NAS PEGADAS DO MESTRE JESUS em seu site de social bookmarking

Entrar

Esqueci-me da senha

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Votação
Estatísticas
Temos 4337 usuários registrados
O último membro registrado é Ismael Jordao Segura

Os nossos membros postaram um total de 30609 mensagens em 13528 assuntos

O Lugar da Mulher na Primitiva Congregação Cristã

3 participantes

Ir para baixo

O Lugar da Mulher na Primitiva Congregação Cristã Empty O Lugar da Mulher na Primitiva Congregação Cristã

Mensagem por Lourival soldado cristão 7th janeiro 2012, 8:18 pm

O Lugar da Mulher na Primitiva Congregação Cristã


O texto a seguir baseia-se no livro:

EHRMAN, Bart D. O Que Jesus Disse? O que Jesus Não Disse?Quem Mudou a Bíblia e Porquê. Tradução de MARCIONILO, Marcos. Rio de Janeiro:Prestígio Editorial. 2006. ISBN 859917098-8.

Este trecho trata das alterações introduzidas no cânon do NT sobre o papel das mulheres na Igreja cristã. Ao final da transcrição reproduzirei as notas e e a bibliografia citada pelo autor nessa seção. Os números entre parênteses em alguns pontos do texto se referem a essa bibliografia. Infelizmente a maior parte das publicações citadas está em inglês ou outro idioma mas, mesmo assim, achei importante deixá-las registrado aqui.

A inteira seção, que abrange as páginas 188 a 196 do livro. Passo, então, a seguir, a transcrever o texto citado.


As Mulheres e os Textos das Escrituras
Os debates sobre o papel das mulheres na Igreja não desempenharam grande papel na transmissão dos textos do Novo Testamento, mas tiveram certa influência em passagens interessantes e importantes. Para compreender os tipos de mudanças textuais feitas,necessitamos conhecer o que estava por trás da natureza desses debates (1).

As mulheres na Igreja primitiva

Os pesquisadores modernos reconhecem que as disputas sobre o papel das mulheres na Igreja Primitiva ocorreram justamente porque as mulheres tinham um papel – muitas vezes importante e de destaque. Além, do mais, era essa a situação desde o princípio, a começar pelo ministério do próprio Jesus. Não se pode negar que os seguidores mais próximos de Jesus – os doze discípulos – eram todos homens, como seria de se esperar de um mestre judeu na Palestina do séc I. Mas nossos mais antigos Evangelhos indicam que Jesus também era acompanhado por mulheres em suas viagens e que algumas dessas mulheres davam suporte financeiro a ele e a seus discípulos como patronas de seu ministério de pregação itinerante (Marcos 15, 40-41; Lucas 8, 1-3). Registra-se que Jesus manteve diálogos públicos com mulheres e ministrou para elas em público (Marcos 7, 24-30; João 4, 1-42).Registra-se, em particular, que mulheres acompanharam Jesus em sua última viagem a Jerusalém, que estiveram presentes à sua crucificação e que só elas foram fiéis a ele até o fim, quando os discípulos homens desertaram (Mateus 27,55; Marcos 15, 40, 41). E, o mais importante de tudo, cada um dos quatro Evangelhos indica que foi uma mulher – Maria Madalena, sozinha ou com várias companheiras – que descobriu o túmulo vazio, tornando-se a primeira a saber e a dar testemunho da ressurreição de Jesus entre os mortos (Mateus 28, 1-10; Marcos 16, 1-8; Lucas 23, 55 – 24,10; João 20, 1-2).

É intrigante procurar saber o que na mensagem de Jesus atraía particularmente as mulheres. A maioria dos pesquisadores está convicta de que Jesus proclamou o Reino vindouro de Deus, no qual não haveria mais injustiça, sofrimento ou mal, no qual todos, ricos, pobres, escravos e libertos, homens e mulheres, estariam em pé de igualdade. Essa mensagem de esperança mostrou-se particularmente atraente para aqueles que, naquele tempo, eram excluídos – o pobre, o doente, o banido. E as mulheres. (2)

Em todo o caso, é claro que até mesmo depois de sua morte, a mensagem de Jesus continuou a ser atrativa para as mulheres. Alguns dos primeiros adversários do cristianismo, entre os pagãos, incluindo, por exemplo, o crítico de finais do séc II, Celso, a quem já encontramos antes, denegriam a religião com base no argumento de que ela se constituía principalmente de crianças, escravos e mulheres (isto é, figuras sem o mínimo peso social). Surpreendentemente, Orígenes, que escreveu a resposta cristã a Celso, não nega a acusação, mas tentou virá-la contra Celso, numa tentativa de mostrar que Deus pode tomar o que é fraco e investí-lo de poder.

E não necessitamos esperar até o séc II para ver que as mulheres desempenhavam papel de destaque nas Igrejas cristãs primitivas. Já vemos isso claramente no escritor cristão primitivo, cujas obras sobreviveram, o apóstolo Paulo. As cartas paulinas do Novo Testamento apresentam claros indícios de que as mulheres desempenhavam um papel proeminente nas comunidades cristãs emergentes, desde os tempo primitivos. Podemos examinar, por exemplo, a carta de Paulo aos Romanos, no término da qual ele envia saudações a vários membros da congregação romana (capítulo 16). Apesar de Paulo nomear ali mais homens do que mulheres, fica claro que as mulheres não eram tidas como inferiores à sua contraparte masculina na Igreja. Paulo menciona Febe, por exemplo, que era diaconisa (ou ministra) na igreja de Cencréia e patrona de Paulo, a quem ele confia a missão de levar a sua carta a Roma (versículos 1 e 23). E ainda a Prisca, que com seu marido, Áquila, é responsável pela obra missionária entre os gentios e que acolheu uma congregação cristã em sua casa (versículos 3-4: note-se que ela é mencionada em primeiro lugar, à frente do marido). Depois vem Maria, uma colega de Paulo que trabalha entre os Romanos (versíc 6); há ainda Trifena, Trifosa e Pérside, mulheres que Paulo chama de suas "colaboradoras" no evangelho (versículos 6.12). E temos ainda Júlia, mãe de Rufo e irmã de Nereu, todas aparentando ter posição de destaque na comunidade (versículos 13.15). E o que é mais impressionante, há Júnia, a mulher que Paulo chama de "eminente entre os apóstolos" (versíc 7). O grupo apostólico era, evidentemente, maior que a lista de doze homens com os quais a maioria das pessoas tem familiaridade.

Em suma, parece que as mulheres desempenharam papel de destaque nas igrejas dos tempos de Paulo. De certo modo, esse destaque não era comum no mundo greco-romano e pode estar baseado, como defendo, na proclamação de Jesus de que no Reino vindouro haveria igualdade entre homens e mulheres. Essa parece ter sido a mensagem de Paulo, com o se pode ver, por exemplo, em sua famosa declaração aos gálatas:

Pois todos vós que fostes batizados em Cristo, fostes revestidos de Cristo. Não há mais judeu nem grego, escravo nem homem livre, homem nem mulher; pois todos vós sois um só em Jesus Cristo (Gálatas 3,27-28).


A igualdade em Cristo pode ter-se manifestado nos cultos de adoração feitos pelas comunidades paulinas. Mais que silenciosas "ouvintes da palavra", as mulheres parecem ter estado ativamente envolvidas nas reuniões semanais dos companheiros, participando, por exemplo, orando e profetizando tanto quanto os homens (1 Coríntios 11).

Ao mesmo tempo, os intérpretes modernos têm a impressão de que Paulo não leva essa sua perspectiva da relação entre homens e mulheres em Cristo àquilo que poderia ser considerado como sua conclusão lógica. Ele exigia, por exemplo, que quando as mulheres orassem e profetizassem na igreja mantivessem as cabeças cobertas, numa demonstração de que estavam "sob autoridade" (1 Coríntios 11, 13-16). Em outros termos, Paulo não se empenhava por uma revolução no relacionamento entre homens e mulheres – assim como não se empenhou pela abolição da escravatura, mesmo tendo afirmado que em Cristo não "há escravo nem livre". Em vez disso, ele insistia: dado que "o tempo é curto" (antes da vinda do Reino), cada um devia se contentar com os papéis a si atribuídos e que ninguém deveria tentar mudar a própria posição – seja escravo, livre, casado, solteiro, homem ou mulher (1 Coríntios 7, 17-24).

Na melhor das hipóteses, então, isto pode ser visto como uma atitude ambivalente diante do papel das mulheres: elas eram iguais em Cristo e autorizadas a participar da vida da comunidade, mas como mulheres, não como homens (não podiam, por exemplo, tirar seus véus e aparecerem como homens, sem uma "autoridade" acima de suas cabeças). Tanta ambivalência por parte de Paulo causou um efeito interessante sobre o papel das mulheres nas igrejas nas épocas posteriores. Em algumas igrejas, era a igualdade em Cristo que se enfatizava; em outras. era a necessidade de as mulheres se manterem subservientes aos homens. Por isso, em algumas igrejas, as mulheres desempenhavam importantes funções de liderança; em outras, seus papéis foram diminuídos e suas vozes, silenciadas. Quando lemos documentos posteriores associados às igrejas de Paulo, depois de sua morte, podemos ver disputas surgindo em torno dos papéis que as mulheres podiam assumir; por fim, sobreveio o esforço para suprimir todo o papel das mulheres nas igrejas.

Isso se torna evidente em uma carta escrita em nome de Paulo. Atualmente, os pesquisadores se mostram plenamente convencidos de que 1 Timóteo não foi escrita por Paulo, mas por um de seus seguidores de segunda geração (3). Ali, em uma das infames [(in)famous –trocadilho intraduzível em português com a palavra famosa (famous) e infame (infamous- RV) passagens sobre as mulheres no Novo Testamento, ficamos sabendo que não se deve permitir mulheres ensinando a homens, por terem sido criadas como inferiores, segundo o que o próprio Deus indica na lei; Deus criou Eva em segundo lugar, para o bem do homem; e uma mulher (descendente de Eva) não deve ter senhorio sobre um homem (descendente de Adão) por meio do ensinamento. Além disso, segundo esse autor, todos sabem o que acontece quando uma mulher assume uma função de mestra; ela é facilmente enganada (pelo demônio) e leva o homem à perdição. Desse modo, as mulheres devem ficar em casa e cultivar as virtudes próprias de seu sexo, criar filhos para seus maridos e preservar a modéstia. Como afirma literalmente a passagem:

A mulher deve guardar silêncio em toda a submissão. Não permito à mulher ensinar ou ter autoridade sobre um homem. Que ela se mantenha em silêncio. Com efeito, Adão foi formado primeiro. Depois Eva. E Adão não foi o seduzido, mas a mulher que, seduzida, caiu em transgressão. Todavia, ela será salva por sua maternidade, contanto que persevere na fé, no amor e santidade, com modéstia (1 Timóteo, 2, 11-15).


Esta parece ser uma grande mudança da visão de Paulo, segundo a qual "em Cristo...não há homem nem mulher". À medida que adentramos o séc II, as linhas de batalha surgem claramente desenhadas. Há algumas comunidades que enfatizam a importância da mulher e lhes permite desempenhar funções de destaque na Igreja e há outras que acreditam que as mulheres devem manter-se silenciosas e subservientes aos homens da comunidade.

Obviamente, os copistas que reproduziram os textos que, mais tarde, vieram a constituir as Escrituras, estavam envolvidos nesses debates. E em algumas ocasiões os debates causaram impacto sobre os textos que eram copiados, dado que algumas passagens foram mudadas para refletir as posições dos copistas que as reproduziam. Quase todas as vezes em que uma mudança desse tipo acontece, o texto é mudado em vista de limitar o papel da mulher e diminuir a sua importância para o movimento cristão. Aqui, vamos examinar uns poucos exemplos.


Recapitulando o que vimos até aqui:

Se alguém tem lido as transcrições que teu tenho colocado aqui, o autor do texto até agora, se limitou a descrever as condições existentes na congregação cristã do primeiro séc e como, aos poucos o cenário foi mudando até se chegar à situação em que o papel da mulher na Igreja ficou totalmente obscurecido.

Apenas a título de ilustração, na Igreja Católica até os séculos XVIII ou XIX, era proibido às mulheres cantar nos corais. Tal proibição deu orígem à prática perversa de castrar meninos portadores de belas vozes femininas, para evitar que com a passagem pela adolescência, quando os hormônios masculinos engrossam a voz do rapaz, eles perdessem essa característica. Pelo menos, até o início do Séc XX, no mundo da música, ainda haviam tais "castrati".

Este é apenas um exemplo do ponto extremo a que chegou a resistência da Igreja ao papel da mulher em suas fileiras.

Outro aspecto muito interessante no texto até agora transcrito, é a postura aparentemente contraditória de Paulo, que num ponto, afirma que, no Cristianismo não há distinção entre 'escravo ou livre' ou entre 'homem e mulher', mas que, mais adiante manda a mulher "pregar" com a cabeça coberta, em sinal de submissão ao homem. O autor aponta para o fato de Paulo não ter pregado uma "revolução" contra os costumes da época, pois assim como não lutou pela abolição da escravatura, não o fez, também, quanto a mudar a cultura da época com relação ao papel da mulher na sociedade.

Mas, continuando a transcrição que se encontra agora nos seus últimos parágrafos...


Alterações Textuais Envolvendo Mulheres

Uma das mais importantes passagens na discussão contemporânea sobre o papel das mulheres na Igreja encontra-se em 1 Coríntios 14,33-36. A passagem, tal qual traduzida na maioria das edições modernas da Bíblia, diz o seguinte:

Pois Deus não é um Deus de confusão, mas de paz. Como é de praxe em todas as Igrejas dos santos, as mulheres se mantenham caladas. Elas não têm permissão para falar; devem permanecer submissas, como diz a lei. Se elas desejam instruir-se sobre algo, interroguem seus maridos em casa. É vergonhoso para uma mulher falar na igreja. A palavra veio apenas de vós, ou alcançou apenas a vós?


A passagem parece ser uma proibição direta: as mulheres não devem falar (não podem ensinar) na igreja, muito semelhante à passagem de 1 Timóteo 2. Como vimos, contudo, a maioria dos pesquisadores não está convicta de que Paulo tenha escrito a passagem de 1 Timóteo, porque ela ocorre em uma carta que parece ter sido escrita por um seguidor de Paulo da segunda geração, que a teria atribuído ao apóstolo. Mas não há dúvida de que Paulo tenha escrito 1 Coríntios. Contudo, pairam dúvidas sobre esta passagem. Pelo que se sabe, os versículos em questão (versículos 34-35) estão embaralhados em alguns de nossos mais importantes testemunhos (manuscritos ou fragmentos do NT mais confiáveis – Nota de RV). Em três manuscritos gregos e em alguns testemunhos latinos, eles não se encontram aqui, depois do versíc 33, mas depois versíc 40. Isso levou alguns pesquisadores a supor que esses versículos não teriam sido escritos por Paulo, mas originados de uma espécie de nota marginal acrescentada por um copista, provavelmente influenciado por 1 Timóteo 2. A nota teria sido, portanto, inserida em diferentes lugares do texto por vários copistas – alguns colocaram a nota depois do versíc 33, outros a inseriram depois do versíc 40.

Há fortes indícios de que estes versículos não foram originalmente escritos por Paulo, por um lado, eles não se coadunam com seu contexto imediato. Nessa primeira parte de 1 Coríntios 14, Paulo está analisando a questão da profecia na Igreja e instruindo os profetas cristãos acerca de como devem se comportar durante as reuniões cristãs de culto. Esse é o tema dos versículos 26-33, que retorna nos versículos 36-40. Se os versículos 34-35 forem retirados desse contexto, a passagem parece fluir coerentemente como uma discussão do papel dos profetas cristãos. A discussão sobre as mulheres surge como uma intrusão naquele contexto imediato, interrompendo as instruções que Paulo está dando sobre um tema diferente.

E esses versículos não surgem apenas como uma intromissão no contexto do capítulo 14, eles parecem estar em dissonância com aquilo que Paulo diz em todo o resto de 1 Coríntios. Antes, como vimos, Paulo instrui as mulheres sobre como falar na igreja: de acordo com o capítulo 11, quando orarem e profetizarem – atividades que sempre eram desempenhadas em alta voz nas reuniões cristãs de adoração -, elas devem se certificar de estar com as cabeças cobertas por véus (11,2-16). Nessa passagem, seguramente escrita por Paulo, está claro que ele entende que as mulheres podem falar e falam na igreja. Na passagem do capítulo 14 que estamos discutindo, porém, fica igualmente claro que "Paulo" proíbe terminantemente as mulheres de falar. É difícil conciliar essas duas perspectivas – Paulo permite às mulheres falar (de cabeças cobertas, capítulo 11) ou não (capítulo 14)? Dado que parece impossível pensar que Paulo pudesse se contradizer tão rapidamente, no curto espaço de três capítulos, parece que os versículos em questão não provêem dele.

Com base numa combinação de evidências – vários manuscritos que embaralham os versículos, o contexto literário imediato e o contexto de 1 Coríntios como um todo -, se depreende que Paulo não escreveu 1 Coríntios 14, 34-35. Alguém poderia concluir, então, que esses versículos são uma alteração escriturística do texto, originalmente provocada, talvez, por uma nota marginal, que posteriormente, num estágio antigo da cópia de 1 Coríntios, foi incorporada ao texto. A alteração, não há dúvida, foi feita por um copista preocupado em enfatizar que as mulheres não deviam ter uma função pública na Igreja, que elas deviam manter-se em silêncio e subservientes a seus maridos. Essa visão veio a ser incorporada ao próprio texto, por meio de uma alteração textual (4).

Precisamos analisar brevemente várias outras mudanças textuais semelhantes. Uma delas ocorre em uma passagem que já mencionei, Romanos 16, na qual Paulo fala de uma mulher, Júnia, e de um homem, que devia ser seu marido, Andrônico, aos quais o apóstolo se refere como "apóstolos eminentes" (versíc 7). Trata-se de um versíc significativo, porque esse é o único lugar no Novo Testamento no qual uma mulher é citada como apóstola. Os intérpretes ficaram tão impressionados com esse trecho que muitos deles passaram a sustentar que ele não podia significar o que dizia, para, desse modo, poder traduzir o versíc como se ele não se referisse a uma mulher chamada Júnia, mas a um homem chamado Júnias, que, juntamente com seu companheiro. Andrônico, era elogiado como apóstolo. O problema com essa tradução é que, enquanto Júnia era um nome feminino muito comum, não há indício no mundo antigo de ""Júnias" como nome masculino. Paulo está se referindo a uma mulher chamada Júnia, mesmo que alguns tradutores bíblicos modernos (dê uma olhada na sua Bíblia!) continuem a se referir a essa apóstola como se ela fosse um homem chamado Júnias. (5)

Alguns copistas também devem ter tido dificuldade em atribuir apostolicidade a essa mulher desconhecida e, por isso, fizeram uma sutil mudança no texto para evitar o problema. Em alguns de nossos manuscritos, em vez de dizer:
"Saudai Andrônico e Júnia, meus parentes e companheiros de prisão, eminentes apóstolos"
,
o texto é mudado para se tornar mais fácil de traduzir:
"Saudai Andrônico e Júnia, meus parentes; saudai também meus companheiros de prisão, apóstolos eminentes".


Com essa mudança textual, ninguém precisa mais se preocupar com o fato de uma mulher ser citada em meio a um grupo apostólico de homens!

Mudança semelhante foi feita por alguns copistas do livro dos Atos dos Apóstolos. No capítulo 17, vemos que Paulo e seu companheiro missionário, Silas, passaram um tempo em Tessalônica pregando o evangelho de Cristo aos judeus da sinagoga local. No versíc 14, ficamos sabendo que a dupla ganhou alguns convertidos de destaque:
"E alguns deles foram persuadidos e se juntaram a Paulo e Silas, assim como muitos gregos piedosos, junto comum grande número de destacadas mulheres".

A idéia de mulheres serem importantes – sem falar em convertidas de destaque – era demais para alguns copistas. Por isso, o texto foi modificado em alguns manuscritos, de modo que agora lemos:
"e alguns deles foram persuadidos e se juntaram a Paulo e Silas, assim como muitos gregos piedosos, junto com um grande número de viúvas de homens de destaque".

O texto passa a dizer que os homens são proeminentes, não as viúvas que se converteram.

Entre os companheiros de Paulo no livro de Atos, havia um casal chamado Áquila e Priscila. Por vezes, quando são mencionados, o autor traz o nome da esposa por primeiro, como se ela tivesse tido algum tipo de destaque, tanto no casamento como na missão cristã (como acontece em Romanos 16,3, onde ela é chamada de Prisca). Como era de se esperar, alguns escribas, por vezes, se ofendem com essa sequência e a invertem, de modo que o homem passa a ter o que lhe é devido pela menção de seu nome em primeiro lugar: Áquila e Priscila, em vez de Priscila e Áquila. (6)

Em resumo, houve debates nos primeiros séculos da Igreja sobre o papel das mulheres e, por vezes, esses debates se refletiram na transmissão textual do próprio Novo Testamento, visto que os copistas às vezes mudavam seus textos para fazê-los coincidir mais de perto com a opinião dos copistas do (limitado) papel das mulheres na Igreja.

Bibliografia

Fonte http://testemunhasesclarecidas.forums-free.com/o-lugar-da-mulher-na-primitiva-congregacao-crista-t429.html
Lourival soldado cristão
Lourival soldado cristão

Mensagens : 11341
Pontos : 25169
Data de inscrição : 23/12/2009
Idade : 66
Localização : Sao paulo

http://ccbsemcensurasnaspeg.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O Lugar da Mulher na Primitiva Congregação Cristã Empty Re: O Lugar da Mulher na Primitiva Congregação Cristã

Mensagem por Marcia 7th janeiro 2012, 8:27 pm

Este debate sobre a mulher e seus direitos,todo homem é dependente da mulher seja sua mãe ou depois a esposa ..fato..

Marcia

Mensagens : 1319
Pontos : 2770
Data de inscrição : 01/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

O Lugar da Mulher na Primitiva Congregação Cristã Empty Re: O Lugar da Mulher na Primitiva Congregação Cristã

Mensagem por Lourival soldado cristão 7th janeiro 2012, 8:54 pm

Marcia escreveu:Este debate sobre a mulher e seus direitos,todo homem é dependente da mulher seja sua mãe ou depois a esposa ..fato..

A paz de Deus !!
Irmã Márcia é como se diz ...o conhecimento vos libertará , a verdade liberta ,e eu estava vendo nas escrituras Jesus tratou a mulher com igualdade , a igualdade para muitos é a equivalência de cargos ,ou seja ter a cesso aos mesmos cargos em geral em uma sociedade ,eu acredito que isso a mulher já tem até de mais ,tanto é que os machões Cristão tem o dever de orar pelas autoridades, e de joelhos apresentar a Dilma deve dar uma dor no coração deles ,ou então finge ,e se lembra do Lula ,esta humanidade Homem carrega os sentimentos ainda de revolta contra a mulher pela vamos dizer , pela facilidade em ser convencido ,por um ser tão fragil ,que o homem acha que é inferior ,que no caso para nós é a mulher kkk engano nosso ,veja que para ela a mulher, comete-se aquele grande erro ,teve que vir satanás em pessoa transformista ,e usar toda a sua sabedoria ,para convencer a mulher ,e olha que ele o tinhosos ,era o principal ,no reino até que ele se levanta-se em desobediência ,sendo uns dos principais tanto é que ele tem como seguidores um terço dos anjos do céu ,veja aforça dele ,e ele enganou eva ,até ai tudo bem ,ele é poderoso no conhecimento na astucia etc etc etc etc etc,mas para convencer os bobinhos machão dos homens, duas ou três palavra foi o suficiente ,veja o poder da mulher kkkkk e o homem é tão ingenuo ,que ainda foi reclamar com o Criador ,e culpando Deus pela sua burrice ,ele disse para Deus..... a mulher que tu me deste como companheira me deu e eu desobedeci ,querendo dizer assim se tem um culpado aqui nesta história , este culpado é o Senhor, estava aqui sozinho mas foi inventar a mulher veja no que deu kkkk o heme é tão indefeso ,que o Criador ordenou submissão a ele o homem ,pois se não for a interferência e a mãos de Deus ao nosso favor ,o homem está perdido ,eu acho que é por isso que o pessoal judiou tanto deste ser terrível que é a mulher ,ele homem tem medo kkkkkk e Jesus veio e andou dando liberdade e direito a elas ,eu acho que é por isso que as mulheres são mais voltado a fé e o evangelho ,e agora me diga qual dos dois é o ser mais fraco ,a mulher ou o homem ??

Agora eu sei porque as mulheres nos chamam de bobinhos kkkk O Lugar da Mulher na Primitiva Congregação Cristã Bruxa_71_satanas


O Lugar da Mulher na Primitiva Congregação Cristã Ado%20e%20eva%20expulsos
Lourival soldado cristão
Lourival soldado cristão

Mensagens : 11341
Pontos : 25169
Data de inscrição : 23/12/2009
Idade : 66
Localização : Sao paulo

http://ccbsemcensurasnaspeg.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O Lugar da Mulher na Primitiva Congregação Cristã Empty Re: O Lugar da Mulher na Primitiva Congregação Cristã

Mensagem por Marcia 7th janeiro 2012, 9:45 pm

KKKKKKKKKKK Olha irmão Lourival não vou te falar nada do transformista viu..
Mas irmão eu não falo querendo ofender não, é por experiência própria,veja bem meus irmãos amam nossa mãe é claro,mas pela esposa deles olha to pra ver ''amor'' maior,os homens num mede esforços não...só vendo o I LOVE deles,ta certo..

Marcia

Mensagens : 1319
Pontos : 2770
Data de inscrição : 01/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

O Lugar da Mulher na Primitiva Congregação Cristã Empty Re: O Lugar da Mulher na Primitiva Congregação Cristã

Mensagem por Marcia 7th janeiro 2012, 9:56 pm

AFINAL O HOMEM SEMPRE É O ÚLTIMO A FALAR
Eu concordo que mulher fala muito mesmo, mas a última palavra é sempre o homem que dá né..."sim senhora!" "claro amorsinho" "você está certa minha linda"
uhasuhsahushuauh

,O Lugar da Mulher na Primitiva Congregação Cristã Leao-x-leoa

ENTENDEU O RECADO?!!O Lugar da Mulher na Primitiva Congregação Cristã Leoa-envergonhada1

Marcia

Mensagens : 1319
Pontos : 2770
Data de inscrição : 01/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

O Lugar da Mulher na Primitiva Congregação Cristã Empty Re: O Lugar da Mulher na Primitiva Congregação Cristã

Mensagem por BRASIL2011 8th janeiro 2012, 6:10 am

é lourival se não fosse essas abençoada em nossos vidas que seria de nós, pobre e moribundo mortais falar quinem aquela musica eu só gosto de muhé eu não vivo sem muhé e uma sala de palmas para as mulheres desse forum que DEUS vos abençoe
BRASIL2011
BRASIL2011

Mensagens : 941
Pontos : 1513
Data de inscrição : 23/05/2011
Idade : 67
Localização : jardim nazaré sp

Ir para o topo Ir para baixo

O Lugar da Mulher na Primitiva Congregação Cristã Empty Re: O Lugar da Mulher na Primitiva Congregação Cristã

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos