NAS PEGADAS DO MESTRE JESUS


Participe do fórum, é rápido e fácil

NAS PEGADAS DO MESTRE JESUS
NAS PEGADAS DO MESTRE JESUS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» Comunidade cristã. No Brasil Lucas 16
A internet não faz revoluções, mas com certeza as estimulam, tem sido assim no mundo todo e  não tem sido diferente nas igrejas Empty1st julho 2023, 3:31 pm por Admin

» Comunidade cristã. No Brasil Lucas 16
A internet não faz revoluções, mas com certeza as estimulam, tem sido assim no mundo todo e  não tem sido diferente nas igrejas Empty1st julho 2023, 3:30 pm por Admin

» O Destino de todos
A internet não faz revoluções, mas com certeza as estimulam, tem sido assim no mundo todo e  não tem sido diferente nas igrejas Empty28th agosto 2022, 10:30 pm por Gideões da CCB-Livre

» # está o meu coração Salmos 108:#RCCB#COMUNIDADE CRISTÃ NO BRASIL NOVA CCB
A internet não faz revoluções, mas com certeza as estimulam, tem sido assim no mundo todo e  não tem sido diferente nas igrejas Empty13th junho 2022, 6:35 pm por Lourival soldado cristão

» #rccb #rccb 1 Pedro 5 1 Aos presbíteros#Radio Comunidade cristã no Brasil
A internet não faz revoluções, mas com certeza as estimulam, tem sido assim no mundo todo e  não tem sido diferente nas igrejas Empty12th junho 2022, 6:51 pm por Lourival soldado cristão

» Poque Deus não tem prazer na morte
A internet não faz revoluções, mas com certeza as estimulam, tem sido assim no mundo todo e  não tem sido diferente nas igrejas Empty11th junho 2022, 9:34 pm por Lourival soldado cristão

» Chame Deus para os seus planos
A internet não faz revoluções, mas com certeza as estimulam, tem sido assim no mundo todo e  não tem sido diferente nas igrejas Empty11th junho 2022, 1:09 am por Lourival soldado cristão

» A fé vem de ouvir e crer na palavra
A internet não faz revoluções, mas com certeza as estimulam, tem sido assim no mundo todo e  não tem sido diferente nas igrejas Empty11th junho 2022, 12:38 am por Lourival soldado cristão

» Louvores a Deus
A internet não faz revoluções, mas com certeza as estimulam, tem sido assim no mundo todo e  não tem sido diferente nas igrejas Empty9th junho 2022, 9:46 pm por Lourival soldado cristão

maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Quem está conectado?
54 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 54 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 473 em 30th agosto 2014, 11:05 pm
Social bookmarking

Social bookmarking reddit      

Conservar e compartilhar o endereço de <a href="http://oulorivallan.forumeiros.com/">nas pegadas do mestre JESUS</a> em seu site de social bookmarking

Conservar e compartilhar o endereço de NAS PEGADAS DO MESTRE JESUS em seu site de social bookmarking

Entrar

Esqueci-me da senha

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Votação
Estatísticas
Temos 4337 usuários registrados
O último membro registrado é Ismael Jordao Segura

Os nossos membros postaram um total de 30609 mensagens em 13528 assuntos

A internet não faz revoluções, mas com certeza as estimulam, tem sido assim no mundo todo e não tem sido diferente nas igrejas

Ir para baixo

A internet não faz revoluções, mas com certeza as estimulam, tem sido assim no mundo todo e  não tem sido diferente nas igrejas Empty A internet não faz revoluções, mas com certeza as estimulam, tem sido assim no mundo todo e não tem sido diferente nas igrejas

Mensagem por Marcia 12th março 2012, 11:30 pm

A internet não faz revoluções, mas com certeza as estimulam, tem sido assim no mundo todo e  não tem sido diferente nas igrejas Primavera+crist%C3%A3

Por Mário


A internet não faz revoluções, mas com certeza as estimulam, tem sido assim no mundo todo e não tem sido diferente nas igrejas.

A rede mundial de computadores existe há cerca de seis décadas, mas é na ultima década que ela se tornou popular, seja pelo aumento crescente numero de computadores nas residências, a telefonia móvel permitir o acesso a internet, o surgimento das lan-house’s e/ou políticas públicas de inclusão digital.

Hoje em dia as informações circulam numa velocidade impressionante, dificilmente as pessoas conseguem surpreender outra pessoa com uma notícia/fato novo. A internet também trouxe a luz muitas coisas que estiveram em oculto por muito tempo, o número de segredos no mundo diminuíram significativamente.

O catalisador (acelerador) disso tudo são as redes sociais, tal como: Facebook, Orkut e Twitter, que removeram a mordaça daqueles que não tinham voz e assim ajudou criar resistência a repressão de regimes autoritários.

Prova disso é a “Primavera Árabe”, uma série de protestos organizados a partir do Facebook e Twiiter, que mobilizaram milhões de pessoas contra regimes ditatoriais do Oriente Médio e África, e puseram fim as ditaduras violentas no Egito, Tunísia e Líbia e promoveram mudanças politicas noutras.

Outro exemplo da força da internet é o site Wikileaks, que publicou diversos documentos secretos da diplomacia de alguns países, e com isso criou uma série de “saias-justas” aos governos envolvidos que teve que se justificar perante a sociedade.

Pois bem, adentremos ao assunto desta postagem, a relação da internet e as igrejas.

Algumas igrejas enxergaram na internet um ambiente a mais para evangelização das pessoas, anunciando através dela Jesus Cristo como salvador de todo homem e a vinda do Reino de Deus, outras estão discreta e timidamente na internet, e há ainda aquelas que sequer possuem site próprio.

Não sei se é exagero da minha parte, mas comparo a popularização da internet pelos cristãos ao feito de Martinho Lutero ao desobedecer a Igreja Católica e verter a Bíblia para o idioma alemão e desse modo popularizar a Palavra de Deus, diminuindo a exclusividade da interpretação bíblica somente aos padres católicos.

Hoje em dia qualquer um pode ter um blog e manifestar suas opiniões e interagir com pessoas que pensam da mesma forma, ou então, pensam de maneira diferente da sua. Há blogs que tratam de espiritualidade de todos os gêneros, portanto, para todos os gostos.

Hoje, falar da Palavra de Deus não é mais exclusividade de padres, pastores, cooperadores, anciões, presbíteros, bispos e auto-apóstolos, entre as paredes dos seus respectivos templos, muitas das suas ovelhas tem falado da Palavra de Deus na internet e, alguma vezes, tem feito abertamente duras criticas aos seus lideres ou as instituições religiosas, cobrando deles atitude ética compatível com a posição que ocupam.

Antes de falar do outros, vou falar um pouco de mim.

Eu era membro da Congregação Cristã no Brasil, uma denominação pentecostal ítalo-americana, bastante conservadora, tanto nos assuntos relacionados à fé quanto ao uso da internet para deles tratá-los, pois, segundo o que era ensinado tudo o que eu precisava era ensinado na igreja, portanto, não eram necessárias “outras luzes” (leia-se literaturas, sites, etc).

Meu primeiro contato com um site que proporcionava uma experiência critica e argumentativa e estimulava o exame sistemático das Sagradas Escrituras foi extinto fórum “Juristas-CCB”, a partir daí fui perdendo o medo de pensar, aprendi que ter uma fé cega é pior do que não ter fé nenhuma.

Logo depois comecei a visitar o Blog do Daniel, e como todo “bom ccbeiano” eu só lia matérias produzidos por ccbeianos, mas em 2008 não havia muitas opções de blogs cristãos mantidos por ccbeianos, além do Blog do Daniel, existia o Blog do Charles e o Blog da Reforma, mas pra ser sincero nunca gostei do estilo de abordagem do Ricardo Adams, tanto é que se eu disser que nos últimos 3 anos li 3 textos na integra estarei exagerando.

Em 2009 inspirado no Blog do Daniel criei meu blog, logo fui conhecendo outros blogueiros ccbeianos, o Ricardo, o Hélio, o Juliano, entre outros. E com eles também interagi no extinto fórum “CCB Sem Censuras” que chegou a mais de 4000 membros, e que hoje está sob nova direção, com poucos membros e movimento.

Pode parecer simplório, mas em se tratando de CCB, naquela época ter blogueiros ccbeianos e freqüentadores de fóruns era algo incomum, hoje ainda não é algo que façam com tanta liberdade, tanto é que temendo represálias, poucos ousam usar nomes reais ou fotos, pois, sempre fomos ensinados que questionar o ministério ou a igreja é o mesmo que blasfemar contra o Espírito Santo, e isso algumas vezes me atormentou, até que me livrei da prisão sem muros chamada religião, passei a continuar respeitando os ministros, mas os tirei do pedestal, passei a buscar respostas diretamente na Bíblia sem acreditar que a letra mata, e assim descobri que qualquer um é capaz de ler, compreender e experimentar a Palavra de Deus.

Se por um lado nos últimos anos percebemos o aumento no numero de blogueiros ccbeianos que romperam a barreira do medo e tormento e passaram a se expressar livremente tanto sobre a Palavra de Deus quanto doutrina, postura de ministros e instituição, por outro lado notamos que mesmo sendo recomendados a terem cautela quanto ao uso de redes sociais, os membros da CCB têm mostrado a cara e discutindo abertamente os assuntos relativos à fé, a sua igreja e o meio evangélico como um todo.

Podemos verificar isto nos blogs citados nesta postagem, todas eles com um numero expressivo de seguidores públicos, ou então, no na comunidade da CCB no Orkut com mais de 50.000 membros.

Mesmo em fóruns e comunidade no Orkut as discussões mais polêmicas acabam sendo moderadas, mas hoje algo pela manhã algo me chamou a atenção no Facebook, um viral que está sendo compartilhado pelos membros da CCB, no qual os membros demonstram seu repúdio e questionam o ministério sobre a prefeita de Jacarezinho / PR e outros políticos usarem o púlpito durante a re-inauguração do templo que estava em reforma. O motivo de tal indignação é que nos últimos 100 anos a CCB foi totalmente apolítica e as honras concedida a prefeita não é a mesma que é dispensada as mulheres membros da CCB.

O que me espantou não foi o repúdio publico dos membros, e sim que nem todos os que compartilharam o conteúdo até o momento são jovens, alguns deles tem quase 50 anos como integrantes da centenária denominação, isso demonstra que a insatisfação não é apenas o questionamento juvenil de daqueles que questionam o mundo por qualquer coisa.

Pois é, os tempos mudaram, a internet está aí, e o povo está se expressando, tanto sobre o que é bom quanto o que é ruim, embora oficialmente a CCB esteja fora da internet, sabemos que isto não significa que ela não esteja atenta ao que dela se fala na rede, como dito no inicio da postagem, a internet não promove revoluções, mas com certeza as estimulam.

Com tanta gente olhando, compartilhando e se expressando, um modelo de igreja centralizador e que nas ultimas décadas ficou em silencio diante das criticas de seus membros já não se sustenta mais, creio ser impossível a CCB ser da mesma maneira pelos próximos 100 anos, afinal, uma igreja não é formada apenas de templos e ministros, é formada também por membros que, aliás, são a maioria.

As denominações que não se atentarem para a “Primavera Cristã” experimentarão “Outono Cristão”.[/i]

Marcia

Mensagens : 1319
Pontos : 2770
Data de inscrição : 01/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos