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OS DOIS CONCERTOS
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OS DOIS CONCERTOS
Home Estudos (324) - OS DOIS CONCERTOS
(324) - OS DOIS CONCERTOS
OS DOIS CONCERTOS
Paulo apóstolo declara que existem dois concertos feitos por Deus para com os homens: “Porque estes são os dois concertos: um, do monte Sinai, gerando filhos para a servidão” (Gl. 4:24).
Este foi o primeiro concerto feito por Jeová com o povo de Israel,
depois que os libertou do jugo do Egito pelas mãos de Moisés. Este
primeiro, foi o concerto da servidão sob a lei de Jeová, com suas
maldições: “Serão meus servos, para que conheçam a diferença da minha servidão e da servidão dos reinos da terra” (II Cr. 12:. A palavra servidão é escravidão, pois Israel nos cativeiros era escravo, e em horrendas condições (Lm. 5:1-16).
A história do concerto de Jeová com Israel aconteceu da
seguinte maneira: O povo de Israel estava cativo no Egito por trezentos e
trinta anos, que somados aos setenta anos de paz até a morte de José,
perfazem quatrocentos anos. Moisés, enviado por Jeová, com a vara
milagrosa, libertou Israel, e atravessando o mar vermelho, os levou até o
monte Sinai. Moisés subiu o monte e recebeu as duas tábuas da lei, que
também Jeová falou do alto do monte aceso em fogo, envolto me trevas e
em tempestade (Hb. 12:18-21). Enquanto Moisés,
por quarenta dias recebia as tábuas da lei, os estatutos e os juízos, o
povo embaixo se entregava à luxuria diante do bezerro de ouro. Moisés
então arrojou as tábuas quebrando-as ao pé do monte (Ex. 32:19-24).
Estava assim anulado o concerto de Jeová com Israel, antes de começar. O
povo peregrinou no deserto quarenta anos. Toda a geração que saiu do
Egito morreu no deserto. Sobraram somente os filhos, que Jeová fez
herdar a terra de Canaã juntamente com Josué e Calebe (Nm. 14:28-38).
No fim dos quarenta anos, Moisés escreveu o livro de
Deuteronômio, o quinto livro do pentateuco (a palavra deuteronômio é
grega e quer dizer: segunda lei). Jeová faz um segundo concerto com o
seu povo, antes de entrarem na terra prometida (Dt. 29:1-13).
Não houve, neste caso, dois concertos, mas a reedição do primeiro,
feita quarenta anos antes. Nesta reedição Jeová promete não perdoar
infração, e destruir o povo como fez com Sodoma e Gomorra (Dt. 29:18-25). Mas o povo de Israel, levado por Jeová para o Egito, lá bebeu o leite de corrupção e da idolatria no seu nascimento (Ez. 23:1-4). Jeová volta a destruir; agora estavam divididos em dois reinos. Falou Jeová, dizendo: “Também
a Judá hei de tirar de diante da minha face, como tirei a Israel, e
rejeitarei esta cidade de Jerusalém que elegi, como também a casa de
que disse: Estará ali o meu nome”
(II Rs. 23:27).
Jeová, então faz uma terceira promessa, dizendo por boca de
Jeremias que iria trazer Israel e Judá do cativeiro para possuir a terra
prometida (Jr. 30:3). “Eis que os trarei da terra do norte,
e os congregarei das extremidades da terra; e com eles os cegos e
aleijados, as mulheres grávidas e as de parto juntamente; em grande
congregação voltarão para aqui” (Jr. 31:. “Então a virgem se alegrará
na dança, e também os mancebos e os velhos; e tornarei o seu pranto em
alegria, e os consolarei, e transformarei em regozijo a sua tristeza”
(Jr. 31:13). “Eis que farei um concerto novo com a casa de Israel e com a
casa de Judá. Não conforme o concerto que fiz com seus pais, no dia em
que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porquanto eles
invalidaram o meu concerto, apesar de eu os haver desposado, diz Jeová.
Mas este é o concerto que farei com a casa de Israel depois daqueles
dias, diz Jeová: Porei a minha lei no seu interior, e escreverei no seu
coração; e eu serei o seu deus e eles serão o meu povo” (Jr. 31:31-33). Na carta aos Hebreus lemos as mesmas palavras de Jeremias sobre o novo concerto (Hb. 8:8-10).
A maioria dos cristãos tem entendido que este segundo concerto é o de
Cristo morrendo na cruz. Pensam que o concerto mencionado na carta aos
Hebreus é o do Novo Testamento, e, neste caso, fica provado que Jeová é o
Pai de Jesus Cristo. Ora, o concerto que Jeová prometeu pela boca de
Jeremias, era o mesmo que Moisés fez no monte Sinai, pois diz: “Porei minhas leis em seu entendimento”. Mas os cristãos morreram para a lei (Rm. 7:6). E na carta aos Hebreus: “Porque
o precedente mandamento é abrogado por causa de sua fraqueza e
inutilidade (Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou)” (Hb. 7:18-19).
O concerto de Jeová com o Israel se baseava na obediência do
judeu à lei de Moisés. O concerto do Novo Testamento se baseia no
sacrifício de Cristo, e não na obediência do homem.
Sobre o novo concerto, está escrito: “Mas agora
alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de um
melhor concerto, que está confirmado em melhores promessas. Porque, se
aquele primeiro fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para o
segundo” (Hb. 8:6-7). O texto de Hebreus é claro: ministério mais excelente, melhor concerto e melhores promessas. O ministério do Velho Testamento é diferente do Novo (II Co. 3:7-9). As heranças dos concertos são diferentes.
Quem dá a última palavra sobre os dois concertos é o apóstolo Paulo: “Dizei-me,
os que quereis estar debaixo da lei, não ouvis vós a lei? Porque está
escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava, e outro da livre.
Todavia o que era da escrava nasceu segundo a carne, mas, o que era da
livre, por promessa. O que se entende por alegoria; porque estes são os
dois concertos; um, do monte Sinai, gerando filhos para a servidão, que é
Agar. Ora, esta Agar é Sinai, um monte da Arábia, que
corresponde a Jerusalém que agora existe, pois é escrava com seus
filhos. Mas a Jerusalém que é de cima é livre; a qual é mãe de todos
nós” (Gl. 4:21-26).
O primeiro concerto, segundo Paulo, é o de Agar e Ismael, a
mãe segundo a carne e o filho da carne. Os da carne e do primeiro
concerto terão como herança a Jerusalém da terra. Porém, os nascidos por
promessa, isto é, os gerados pelo Espírito Santo vão herdar a Jerusalém
celestial, da qual Sara é figura. Os do primeiro concerto irão herdar
pó e matéria, e os da promessa vão herdar o reino dos céus (II Tm. 4:18; I Pd. 1:3-4).
Os escravos da carne não podem herdar com os filhos da promessa que são
espirituais, e gerados pelo Espírito Santo. Por isso, João, falando do
novo nascimento, diz: “O que é nascido da carne é carne, mas o que é nascido do Espírito é espírito” (Jo. 3:6). Os filhos da escrava são escravos, mas os filhos da livre são livres.
Paulo continua falando sobre os dois concertos, e diz: “Mas,
como então aquele que era gerado segundo a carne perseguia o que era
segundo o Espírito, assim é também agora. Mas que diz a escritura? Lança
fora a escrava com o seu filho, porque de modo algum o filho da escrava
herdará com o filho da livre. De maneira que, irmãos, somos filhos, não
da escrava, mas da livre” (Gl. 4:29-31). Se os filhos da
escrava não herdam com os do segundo concerto, fica claro que o concerto
da lei não faz parte de Jesus Cristo, logo, há dois concertos com dois
autores e duas cabeças. Crer no autor do primeiro concerto é invalidar o
de Jesus Cristo (Gl. 5:1-4).
Autoria: Pastor Olavo Silveira Pereira.
http://www.verdadesbiblicas.com.br/estudos/345-324-os-dois-concertos
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