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Arte cristã primitiva – A fase catacumbária
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Arte cristã primitiva – A fase catacumbária
Cristo na figura do “O Bom Pastor”: imagem comum em várias catacumbas cristãs.
Após a morte de Jesus Cristo, a pregação do ideário cristão recaiu
sobre os ombros dos discípulos do Primeiro Século. Em sua fase inicial,
essa ação evangelizadora se restringiu ao perímetro da região da Judeia,
local onde o próprio Jesus teria realizado a grande maioria de suas
pregações. Contudo, com o passar do tempo, a ação dos discípulos se
mostrou eficaz e determinou a divulgação dos valores cristãos para
outras partes do Império Romano.
Para os dirigentes romanos, a divulgação do cristianismo era uma séria
ameaça aos valores e interesses do império. A crença monoteísta era
contrária ao panteão de divindades romanas, entre as quais se destacava o
próprio culto ao imperador de Roma. Ao mesmo tempo, o conceito de
liberdade fazia com que vários escravos não se submetessem à imposição
governamental que legitimava a posição subalterna dos mesmos.
Dessa forma, os cristãos passaram a ser perseguidos das mais variadas
formas. Eram torturados publicamente, lançados ao furor de animais
violentos, empalados, crucificados e, até mesmo, queimados em vida. Para
redimir e orar pelos seus mártires, os cristãos passaram a enterrá-los
nas chamadas catacumbas. Estas funcionavam como túmulos subterrâneos
onde os cristãos poderiam entoar canções e pintar imagens que
manifestavam sua confissão religiosa.
Esses cantos funcionavam como orações pronunciadas em ritmo prosódico e
sem nenhum tipo de instrumento musical acompanhante. Segundo alguns
pesquisadores, esse tipo de canto, mais comumente conhecido como
“salmodia” (em referência ao livro dos Salmos) fora trazida por São
Pedro, ainda nos primeiros anos da Era Cristã. Posteriormente, a música
cristã seria conhecida como cantochão ou cantus planus, tendo como marca
principal sua leve variação melódica.
A pintura elaborada no interior das catacumbas era rodeada de uma
simbologia que indicava a forte discrição do culto cristão naquele
momento. O mais recorrente símbolo era o crucifixo, que rememorava a
disposição que Jesus teve de morrer pela salvação dos homens. A âncora
significava o ideal de salvação. O peixe era bastante comum, pois a
variação grega do termo (“ichtys”) era a mesma das iniciais da frase
“Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador”.
O desenvolvimento desse tipo de expressão artística acabou permitindo a
execução de cenas cada vez mais complexas. Algumas cenas do texto
bíblico começaram a tomar conta da parede das catacumbas. Entretanto, a
imagem mais representada era a do próprio Jesus Cristo. Na maioria das
vezes, o exemplo maior do cristianismo era simbolizado como um pastor
entre as ovelhas. Tal alegoria fazia menção à constante importância que a
ação evangelizadora tinha entre os cristãos.
Essa fase inicial da arte primitiva não foi dominada por algum artista
específico. A maioria das representações encontradas foi executada por
anônimos que desejavam expressar suas crenças. A falta de um saber
técnico anterior à concepção de tais obras marcou essa fase inicial da
arte cristã com formas simples e bastante grosseiras.
Por Rainer Sousa
Graduado em História
Equipe Brasil Escolahttp://www.brasilescola.com/historiag/arte-crista.htm
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