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Arte Cristã Primitiva – A fase oficial
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Arte Cristã Primitiva – A fase oficial
A oficialização do cristianismo inaugurou uma nova fase na arte cristã.
A partir de 313, a expansão do cristianismo pelo Império Romano
estabeleceu outra fase no desenvolvimento das expressões artísticas
ligadas a essa nova crença. De acordo com as bases fundamentais do Edito
de Milão, documento oficial outorgado pelo Imperador Constantino, o
cristianismo passava a ser uma religião reconhecida pelo Estado romano.
Após essa determinação, as igrejas cristãs se proliferaram e abriram
espaço para um novo campo de expressão para tal arte.
Os primeiros templos cristãos foram visivelmente influenciados pela
tradição arquitetônica dos prédios públicos romanos. Uma das maiores
manifestações dessa influência é vista na utilização da palavra
“basílica” para nomear as igrejas. Antes de tal acontecimento, esse
mesmo nome era somente empregado para os prédios que cuidavam da
administração do império.
Sendo uma verdadeira homenagem à confissão cristã, essas primeiras
igrejas construídas tinham um projeto arquitetônico bastante elaborado.
Os recursos financeiros utilizados eram elevados, pois se tinha uma
grande preocupação com a solidez da obra construída. Internamente, as
primeiras basílicas cristãs eram dotadas de um grande teto segmentado em
três grandes abóbodas ogivais apoiadas por ogivas menores que, por sua
vez, eram sustentadas por várias colunas.
Em algumas situações, por conta da falta de conhecimento do arquiteto ou
pela simples contenção de despesas, algumas igrejas contaram com um
projeto menos elaborado. Contudo, vemos que parte considerável dessas
igrejas valorizava a concepção de espaços amplos que pudessem se adequar
à congregação de vários seguidores do cristianismo. Além disso, as
paredes eram ricas em pinturas que faziam referência a passagens
bíblicas.
As pinturas que aparecem nessa época assinalam bem o estado de
hibridação cultural vivido no mundo romano. Muitas das imagens
representadas no interior destas igrejas, que faziam sentido ao culto
cristão, também poderiam despertar os sentidos dos seguidores das demais
religiões pagãs. A representação de videiras nos arabescos das
basílicas que poderia ter origem nos rituais dionisíacos, agora, no
contexto cristão, fazia referência ao sagrado ritual eucarístico.
Além dessa fusão, percebemos que a liberação do culto propiciou a
inauguração de uma série de novos elementos que integraram a iconografia
cristã. Como exemplo, podemos citar uma interessante imagem presente na
Igreja de Santa Constanza. Em tal construção, podemos apreciar a imagem
do Cristo em um cenário paradisíaco entregando as leis nas mãos dos
apóstolos Pedro e Paulo.
Ainda durante o século IV, temos que ainda destacar as ações tomadas
pelo Imperador Teodósio. Por meio dos poderes a ele concedidos, este
governante romano, no ano de 391, elevou o cristianismo à condição de
religião oficial de todo o Império Romano. Dessa forma, podemos
compreender por quais razões a pintura e a arquitetura cristã se
desenvolveram tanto nesse espaço de tempo.http://www.brasilescola.com/artes/arte-crista-primitiva-1.htm
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