NAS PEGADAS DO MESTRE JESUS


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OS DONS EXTRAORDINÁRIOS

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Mensagem por Lourival soldado cristão 30th março 2013, 3:48 pm



OS
DONS EXTRAORDINÁRIOS










A Bíblia
em 1 Coríntios 12: 7-11, Efésios 4:11-12 e 1 Pedro 4: 10-11 revela-nos que o
Espírito do Senhor concede aos crentes habilidades sobrenaturais para que a
igreja possa cumprir a sua missão no mundo até a volta de Jesus Cristo. A
relação dos dons espirituais é enorme (1 Co. 12: 4-11, 28-30; Rm. 12: 6-8; Ef.
4:11; 1 Pe. 4: 9-10): profecia, ensino, cura, hospitalidade, milagres,
sabedoria, socorro, generosidade, etc. Dentre os dons espirituais, existiu um
grupo de dons especiais que foram destinados a autenticar diante dos judeus
incrédulos à nova mensagem vinda da parte de Deus – o evangelho de Cristo. Chamados
de dons extraordinários, os dons de milagres, cura, exorcismo, profecia,
línguas e interpretação foram concedidos aos apóstolos e outras poucas pessoas
próximas dos discípulos e apóstolos 1.

Esses
sinais especiais atestavam a pregação da nova mensagem e removiam qualquer
pretexto de dúvida ou incredulidade de quem estava ouvindo. Foi exatamente o
que aconteceu com João Batista quando encarcerado e em momento de dúvida e
angústia, foi confortado por Jesus quando mandou lhe dizer: "... Ide, e
anunciai a João as coisas que ouvis e vedes: os cegos vêem, e os coxos andam;
os leprosos são limpos, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos
pobres é anunciado o evangelho."
(Mt. 11: 4-5). Por isso, Paulo foi
capaz de afirmar: "Porque o nosso evangelho não foi a vós somente em
palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo..."
(1 Ts. 1:5).
Esse poder foi manifestado freqüentemente através dos apóstolos quando muitos
eram curados de suas enfermidades, ressuscitados e libertos da opressão e
possessão demoníaca. O evangelho, as boas novas, era algo novo, uma mensagem
nova para aquele povo que não reconheceram o Seu Messias; ainda não tinha o
Novo Testamento sido escrito. A confiança dava-se na palavra falada dos
apóstolos (a mensagem proclamada), e por isso aprouve a Deus confirmar a
pregação de seu evangelho através de sinais e maravilhas.

Em Atos
5:12 lemos que "muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo
pelas mãos dos apóstolos" e
quando questionado sobre sua autoridade
apostólica, Paulo responde que "os sinais de meu apostolado foram
manifestados entre vós com toda a paciência, por sinais, prodígios e maravilhas."
(2 Co. 12:12). Portanto, no meio deles, da igreja e do povo em geral, Deus
estava confirmando o ministério dos apóstolos, validando suas pregações e
ensinamentos através dos sinais, dos milagres, curas e expulsão de demônios.
Podemos, então, concluir claramente que Deus destinou esses dons aos apóstolos
e poucas outras pessoas no início da igreja.

Se esses
dons, os extraordinários, não são mais para os dias da igreja atual, então
alguns questionamentos bastantes pertinentes são: Deus cura hoje? E como Ele o
faz? Ele ainda opera milagres em nossos dias? A nossa resposta é um firme e
forte sim; Nós não podemos restringir ou anular a soberania de Deus. Não cremos
que já cessaram milagres, mas sim nos moldes como os pentecostais pregam. Deus
pode, por exemplo, de acordo com a sua soberania, atender positivamente a
oração de uma igreja local ou família e curar uma pessoa de alguma doença letal
ou suprir de forma sobrenatural alguma necessidade de um servo dele. Tendo isso
em mente partiremos agora para uma breve descrição de cada dom extraordinário:


·
O dom de Profecias:

As profecias possuíam duas dimensões: a predição de algum evento ou
fenômeno no futuro e a exposição do que Deus disse. Exemplos claros do primeiro
aspecto da profecia podem ser vistos em toda a Bíblia. No A. T. os profetas
anunciaram muitas ações ou fatos que aconteceriam no futuro. No N. T.
encontramos Ágabo alertando a igreja que um período de escassez, marcado por
uma grande fome, se aproximava (At. 11:28). Os apóstolos registraram os eventos
que antecedem e envolvem o retorno de Cristo, bem como o que aguarda os crentes
fiéis após a Sua volta. Na segunda dimensão vemos que a obra ou ministério de
quem Deus destinava o dom da profecia era de receber e declarar a Palavra de
Deus sob o controle absoluto do Espírito Santo. O profeta falava inspirado
diretamente pelo Senhor. Esse dom era imprescindível e vital antes das
Escrituras do Novo Testamento. Após o cânon, as Escrituras dos apóstolos
passaram a ser lidas e recebidas pelas congregações como a autorizada Palavra
de Deus.


·
O dom de Línguas e de
Interpretação:

A Bíblia registra que a manifestação primária desse dom ocorreu durante a festa
de Pentecostes (At. 2: 1-13). Claramente nos é revelado que a natureza dessas
manifestações era em idiomas. Ininteligível para quem falava (a não ser que o
mesmo tivesse também o dom de interpretação), mas perfeitamente inteligível
para quem era originário ou educado naquele idioma. Os próprios pentecostais e
carismáticos se dividem quanto à interpretação da natureza desse dom. Somente
forçando bastante a exegese dessa passagem para se chegar a outra conclusão.
Alguns então, para corroborar a outra interpretação sobre a natureza das
línguas não ser de idiomas humanos, e sim linguagens celestiais ou angelicais,
afirmam que somente nesse episódio se tratou de idiomas, sendo todos os outros
eventos subseqüentes se tratar de linguagem celestial 2.

Será que aconteceu também entre os anjos alguma Babel? Se a linguagem é
angelical ela é única ou de vários "idiomas" angelicais? Nas
Escrituras não existe uma única passagem relacionada aos anjos se expressando
oralmente onde não seja entendida sua linguagem pelos homens. Até mesmos os
Serafins, que estão diante do trono de Deus, foram perfeitamente compreendidos
pelo profeta Isaías (Is. 6: 3, 7). Trata-se de um erro exegético usar da
linguagem de 1 Co. 13:1 para justificar a existência de uma linguagem própria
dos anjos, ou então deveríamos fazer o mesmo com Lc. 19:40 insinuando uma
linguagem pétrea. Os dons de interpretação seguem a mesma lógica dos dons de
línguas. São habilidades especiais concedidas pelo Espírito para interpretar na
linguagem local dos ouvintes aquilo que está sendo pronunciado pelo dom de
línguas.


·
Os dons de milagres,
prodígios e sinais:

De uma forma geral, todos os dons extraordinários são considerados sinais
e prodígios, mas podemos agrupar aqui o dom de curar milagrosamente, de
repreender e expulsar demônios e de ressuscitar os mortos, como foi o caso de
Paulo ao ressuscitar Êutico (At.). Já está posto que esses dons serviram para
confirmar o testemunho dos apóstolos e daqueles seguidores mais próximos. Em
muitas igrejas atuais existem ministérios de curas e de libertação espiritual,
focadas no exorcismo. Nenhum crente, com exceção desses anteriormente
mencionados, nem no passado ou no presente, possui autoridade para repreender
ou ordenar alguma coisa a Satanás. Nós somos guardados de sua fúria
unicamente pela presença do Espírito em nós. Embora o crente não possa ser
possuído por nenhum tipo de demônio, pode sim, ser oprimido por ele sob a
permissão divina. Creio que, estabelecida a igreja pelo fundamento dos
apóstolos, passa a ser agora a pregação do evangelho a única maneira para se
libertar o endemoniado 3. Quando o pecador recebe o evangelho e crê em sua
mensagem, ele é perdoado de todos os seus pecados bem como de Satanás. Para um
possesso ser liberto hoje ele precisa crer no evangelho e qualquer crente pode
conduzi-lo a Cristo.


Muitos têm associados os dons extraordinários com a
doutrina pentecostal do "batismo com o Espírito Santo". Eles ensinam
que essa experiência vem acompanhada desses sinais, principalmente o dom de
línguas. Alguns chegam a afirmar que até mesmo o pastor Martin Llyord-Jones (já
falecido), ministro da capela de Westminster, Inglaterra, defendia a
contemporaneidade dos dons extraordinários. Apesar de esse grande teólogo
reformado ter crido que o batismo com o Espírito Santo era uma experiência após
a conversão, ele não cria na continuidade dos dons extraordinários para a igreja
após o período apostólico 4. Embora esses dons não existam mais, permanece hoje uma
variedade de dons concedidos pelo Espírito Santo à igreja. Cada crente tem
recebido o seu dom para desenvolver e exercer com zelo e dedicação à obra do
Senhor, de modo que a igreja está equipada pelo Espírito para proclamar a
Cristo como o Salvador do mundo.


Flávio Teodoro

Luciano Hérbet*


NOTAS:


1.
"Todos os
milagres/ sinais/ prodígios/ maravilhas realizados através de crentes, desde
Atos até Apocalipse, foram dons concedidos como características exclusivas e
identificatórias (ver 2Co 12:12) dos 13 apóstolos e dos 70 discípulos = 83
varões ex-israelitas escolhidos pelo Cristo manifestado em carne e osso, tendo
eles sido testemunhas oculares de todos os dias dos mais de 3 anos de
ministério de Cristo na terra, e da Sua ressurreição corporal. Por isso, na
Bíblia somente encontramos esses 83 apóstolos e discípulos como homens através
dos quais Deus concedeu o dom de operar milagres/ sinais/ prodígios/ maravilhas".
Hélio de Menezes em "Milagres e Sinais Realizados Através de Crentes,
desde Atos até Apocalipse", disponível em http://solascriptura-tt.org/Seitas/Pentecostalismo/22MilagresESinaisAtos-Apoc-SoApostolosEDiscipulos-helio.htm, e http://solascriptura-tt.org/Seitas/Pentecostalismo/So83ApostEDiscTiveramDonsSinais-Helio.htm.


2.
"As línguas
faladas em Pentecostes eram da terra, humanas, entendidas pelos naturais sem
necessidade de intérpretes; as línguas faladas em Corinto, ou o Dom do
Espírito, eram sobrenaturais, celestiais (...). Não são, portanto, iguais as
línguas faladas em Pentecostes e em Corinto. No primeiro caso, foi um ato
esporádico, singular, sem exemplo de repetição...". Pr. José Rêgo do
Nascimento. Livro Calvário e Pentecoste, páginas 101 a 112 (Infelizmente
não tenho mais a capa do livro, que data de 1960, e por isso a omissão do
restante da referência bibliográfica).


3.
Para a necessidade de
maior aprofundamento sobre o tema indicamos a obra de Thomas Ice e Robert Dean,
Jr. "Triunfando na Batalha", da Editora Chamada da Meia Noite,
onde os autores abordam com bastante fundamentação bíblica as questões sobre
batalha espiritual, opressão e possessão demoníaca e o exorcismo.


4.
"É extremamente
importante notar que o pensamento de Lloyd-Jones sobre o selo ou batismo do
Espírito, é essencialmente diferente da posição pentecostal clássica, e da
posição neopentecostal. Lloyd-Jones não vê nenhuma evidência bíblica de que
esta experiência deva ser acompanhada pelo falar em línguas e pelo profetizar,
ou por qualquer outra manifestação extraordinária. Na verdade, ele chama a
atenção para o fato de que muitos dos dons que foram concedidos no início da
Igreja Cristã não haviam sido mais concedidos no desenrolar desta mesma
história. Ele aponta para o fato de que nenhum dos grandes nomes da História da
Igreja, conhecidos como tendo passado por experiências profundas com o Espírito
(que ele considera como tendo sido esse "selar" ou
"batizar" do Espírito) terem manifestado dons como línguas, profecia,
ou milagres. Para Lloyd-Jones, o ponto essencial desta experiência também não é
a capacitação depoder, como enfatizado em círculos pentecostais e
carismáticos, mas a certeza dada de forma direta, pelo Espírito, de que somos
filhos de Deus". Extraído do artigo "Martyn Lloyd-Jones, John Stott,
e 1 Co 12.13: O Debate sobre o Batismo com o Espírito Santo" do pastor
presbiteriano Augustus Nicodemus, disponível em http://www.thirdmill.org/files/portuguese/64267~9_18_01_4-11-16_PM~augustus6.htm.



Referências Bibliográficas:

01.
BÍBLIA. Português. Bíblia
Apologética. Traduzida por João Ferreira de Almeida. São Paulo:
Almeida, Corrigida, Fiel da SBTB. ICP Editora.

02.
FOULKES, F. Efésios – Introdução e
comentário. 2. ed. São Paulo: Mundo Cristão, 1993.150 p.

03.
ICE, T., DEAN, R, Jr. Triunfando na
Batalha. 1. ed. Porto Alegre: Chamada da Meia Noite, 1995. 215 p.

04.
LLOYD-JONES, D. M. O Comportamento
cristão – Exposição de Romanos capítulo 12. São Paulo: Editora PES,
624 p.

05.
MACARTHUR, J. F, Jr. Os
carismáticos. 5. ed. São José dos Campos: Editora FIEL, 2002. 216 p.

06.
MENEZES, H. Milagres e Sinais
Realizados Através dos Crentes, desde Atos até Apocalipse. Disponível em: http://www.solascriptura-tt.org.
Acesso em: 23 de Setembro de 2007.

07.
MORRIS, L. I Coríntios –
Introdução e comentário. 1. ed. São Paulo: Mundo Cristão, 1992. 199 p.

08.
NICODEMUS, A. Martyn Lloyd-Jones, John Stott, e 1 Co 12.13: O Debate
sobre o Batismo com o Espírito Santo.
Disponível em: http://www.thirdmill.org/files/portuguese/64267~9_18_01_4-11-16_PM~augustus6.htm>. Acesso em 22 de Setembro de 2007.

* Editor da revista Sã Doutrina

REVISTA CRISTÃ APOLOGÉTICA SÃ DOUTRINA

SITE: www.revistasadoutrina.com

"Ajude o nosso ministério se
tornando um assinante da revista Sã Doutrina"

Luciano Hérbet

"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a
verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim". (João 14:6)












Todas as citações
bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). As ACF e ARC
(ARC idealmente até 1894, no máximo até a edição IBB-1948, não a
SBB-1995) são as únicas Bíblias impressas que o crente deve usar,
pois são boas herdeiras da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753),
fielmente traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada
(e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).




(retorne a http://solascriptura-tt.org/Seitas/ Pentecostalismo/
(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Seitas/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )



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