NAS PEGADAS DO MESTRE JESUS


Participe do fórum, é rápido e fácil

NAS PEGADAS DO MESTRE JESUS
NAS PEGADAS DO MESTRE JESUS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» Comunidade cristã. No Brasil Lucas 16
O Espírito Santo e sua missão na história da Bíblia... Empty1st julho 2023, 3:31 pm por Admin

» Comunidade cristã. No Brasil Lucas 16
O Espírito Santo e sua missão na história da Bíblia... Empty1st julho 2023, 3:30 pm por Admin

» O Destino de todos
O Espírito Santo e sua missão na história da Bíblia... Empty28th agosto 2022, 10:30 pm por Gideões da CCB-Livre

» # está o meu coração Salmos 108:#RCCB#COMUNIDADE CRISTÃ NO BRASIL NOVA CCB
O Espírito Santo e sua missão na história da Bíblia... Empty13th junho 2022, 6:35 pm por Lourival soldado cristão

» #rccb #rccb 1 Pedro 5 1 Aos presbíteros#Radio Comunidade cristã no Brasil
O Espírito Santo e sua missão na história da Bíblia... Empty12th junho 2022, 6:51 pm por Lourival soldado cristão

» Poque Deus não tem prazer na morte
O Espírito Santo e sua missão na história da Bíblia... Empty11th junho 2022, 9:34 pm por Lourival soldado cristão

» Chame Deus para os seus planos
O Espírito Santo e sua missão na história da Bíblia... Empty11th junho 2022, 1:09 am por Lourival soldado cristão

» A fé vem de ouvir e crer na palavra
O Espírito Santo e sua missão na história da Bíblia... Empty11th junho 2022, 12:38 am por Lourival soldado cristão

» Louvores a Deus
O Espírito Santo e sua missão na história da Bíblia... Empty9th junho 2022, 9:46 pm por Lourival soldado cristão

maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Quem está conectado?
55 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 55 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 473 em 30th agosto 2014, 11:05 pm
Social bookmarking

Social bookmarking reddit      

Conservar e compartilhar o endereço de <a href="http://oulorivallan.forumeiros.com/">nas pegadas do mestre JESUS</a> em seu site de social bookmarking

Conservar e compartilhar o endereço de NAS PEGADAS DO MESTRE JESUS em seu site de social bookmarking

Entrar

Esqueci-me da senha

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Votação
Estatísticas
Temos 4337 usuários registrados
O último membro registrado é Ismael Jordao Segura

Os nossos membros postaram um total de 30609 mensagens em 13528 assuntos

O Espírito Santo e sua missão na história da Bíblia...

Ir para baixo

O Espírito Santo e sua missão na história da Bíblia... Empty O Espírito Santo e sua missão na história da Bíblia...

Mensagem por Lourival soldado cristão 2nd janeiro 2014, 11:34 am

O Espírito Santo e sua missão na história da Bíblia...
Tipo: Estudos bíblicos / Autor: Pr. Jean Delgado

 O ESPÍRITO SANTO
E SUA MISSÃO NA HISTÓRIA DA BÍBLIA




1-Introdução:

Em todas as páginas da bíblia encontramos Deus presente, através da pessoa do Espírito Santo. E não poderia ser de outra maneira, pois as escrituras sagradas foi produzidas por seu intermédio; logo no início de toda a criação, no livro de Gênesis 1.2, encontramos a primeira menção da terceira pessoa da Trindade divina: “... o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas.”



Nos dias do Profeta Joel, Deus prometeu a vinda do Espírito Santo sobre os seus filhos (Joel 2: 28-29), visando uma realização de uma obra especial no mundo. A dádiva do Espírito Santo significou para o homem uma unção ou capacitação para realizar a obra de Deus, e esse tipo de capacitação só é disponível àquelas pessoas que se converteram a pessoa de Jesus Cristo e que procuram servi-lo. O Espírito Santo reveste o cristão do poder de Deus, e ser revestido deste poder é ser batizado com e pelo Espírito Santo. Vejamos então à luz da bíblia, quem é essa pessoa tão importante nas páginas das escrituras sagradas e a sua missão, deixada pelo Senhor Jesus para se consumada na pessoa do Espírito Santo.
2 A Pessoa do Espírito Santo

Antes de relatar-mos um pouco sobre a pessoa do Espírito Santo, é de suma importância conhecermos a origem de sua palavra. O Espírito na língua hebraica significa Ruach que tem o sentido de vento; este é o termo dominante para descrever o Espírito do homem, tanto quanto o Espírito de Deus.


O Antigo Testamento,usa a palavra Ruach por quase quatrocentas vezes, esse substantivo deriva-se de um verbo que quer dizer, respirar ou soprar. O termo grego pneuma também é usado com grande freqüência no Novo Testamento, trezentos e setenta vezes, pode significar sopro (II Tes.2:Cool vento (João 3;Cool mas na maioria das vezes significa Espírito, indicando Espírito de Deus ou humano.


Jesus nos fala muito a respeito do Espírito e os capítulos do Evangelho de João, nos relatam grande fartura deste material; segundo as escrituras Jesus se alegra no Espírito, mas esse Espírito que foi exaltado por Jesus serviu de condutor do nosso Mestre no deserto para ser tentado pelo diabo, e Jesus cheio do Espírito operava maravilhas e fascinava o povo por sua autoridade e sabedoria.


Paulo também celebra o Espírito Santo de forma maravilhosa há pelo menos 123 referências do Espírito Santo registradas nas cartas de Paulinas, como Paulo, Pedro também nos enriquece ao falar da pessoa do Espírito Santo, através dele aprendemos que homens foram inspirados pelo Espírito para escrever as Escrituras Sagradas.



2.1 Deus como Espírito

O próprio Senhor Jesus Cristo foi quem definiu Deus se manifestando na pessoa do Espírito Santo, tendo relatado de que viria a hora que os verdadeiros adoradores, adorarão o Pai em Espírito e em verdade (João 4:24). Também é no Novo Testamento que a bíblia desenvolve a doutrinado Espírito Santo, mostrando claramente a personalidade do Espírito de Deus, contrariando a opinião de alguns que imaginam que o Espírito de Deus é apenas alguma influência ou emanação divina.



Devemos observar no entanto, que o Antigo Testamento a despeito de seu grandioso antropomorfismo quando se refere a Deus, deixa entendido com uma convicta certeza de que Deus é Espírito. Mediante a este tipo de colocação, podemos afirmar sem nenhuma dúvida, de que o Espírito de Deus manifesta-se com clareza na natureza e na vida de toda a humanidade, por isso podemos afirmar de que a pessoa do Espírito Santo é Deus.




2.2 Os nomes dado ao Espírito Santo 

Em algumas passagens registradas no Novo Testamento, podemos observar que quando o Espírito Santo é mencionado, lhe é dado diversos tipos de pronúncias voltada a sua pessoa. Em Romanos 8:14 ele é chamado de Espírito de Deus, já no versículo 9 deste mesmo capítulo ele é mencionado como Espírito de Cristo; em Mateus 10:20 o autor o menciona como o Espírito do Pai, no livro de Efésios, Paulo descreve o Espírito Santo como o Espírito da selagem, garantia da vida eterna. Ainda no Novo Testamento existem outras passagens, em que o Espírito Santo é chamado de Espírito de Santificação (Rm.1:4), Espírito de vida (Rm. 8:10), Ajudador (João 14:16).



2.3 O terceiro membro da trindade

Tudo o que o apóstolo Paulo tem a dizer sobre o Espírito Santo, tem suas bases no Antigo Testamento; é ensinado no AT que o Messias seria especialmente dotado do Espírito Santo, e a nova dimensão que Cristo adotaria haveria de ser a era do Espírito Santo. Um dos fatos mais certos e íntimos da primitiva comunidade cristã, é que ela vivia em um ambiente de plena manifestação do Espírito Santo.



Esse Espírito se apresentava tanto como o Espírito eterno de Deus como também o Espírito de Cristo Jesus, que era relembrado como companheiro e Mestre. O Espírito Santo é portanto a base da fé e da esperança; Ele é a garantia tanto da significação do que ocorreu, isto é, a morte e ressurreição de Jesus Cristo bem como a justificação daqueles que O receberam como Senhor e Salvador. É o Espírito Santo portanto, o responsável em reunir todas os componentes daquele acontecimento que denominamos em revelação em Cristo.



2.4 O Espírito Santo no Novo Testamento

Em relação a Cristo, o Espírito Santo é visto na concepção da virgem Maria; é visto como aquele que ungiu e fortaleceu a Cristo, para que ele pudesse dar início a sua missão como Messias (Mat.3:16), é visto também como o capacitador de Cristo na maneira de andar e no seu serviço (Luc.4:1-14), como força ressucitadora (Rm 8:14) e desde então até o presente na qualidade de alter ego de Cristo, o Espírito Santo é visto a realizar a obra de Cristo, como sua testemunha poderosa.



Em relação a todos os homens, o Espírito Santo é visto como uma força influenciadora universal, que testifica sobre o pecado, a retidão e o julgamento; o Espírito Santo controla o mal que há no mundo e convence os homens do pecado, podemos afirmar sem nenhum tipo de dúvida, que o mundo seria intoleravelmente mal, se não houvesse a influência do Espírito Santo que constrange a iniquidade existente nos homens.



Em relação à igreja, o Espírito Santo é visto como o único que pode regenerar a alma mediante seu toque operador e transformador (João 3:3-5), todos os crentes portanto devem possuir o Espírito Santo (Rm 8:9) ainda que a sua influência varie grandemente de uma pessoa para outra, dependendo de como cada um permita que o Espírito haja; o Espírito Santo também é responsável pela intercessão dos crentes, orando naquilo que o crente nem ao menos é capaz de proferir, visando os benefícios dos mesmos, o Espírito Santo é a garantia da herança que os crentes tem em Cristo Jesus.



3 A Função do Espírito Santo

Jesus na véspera de ser crucificado no monte do Calvário, explicou aos discípulos que a obra do Consolador, o Espírito Santo seria de convencer o mundo do pecado, da injustiça e do juízo (João 16:Cool. Em Atos dos apóstolos no capítulo 2, a igreja de Jesus Cristo experimentou algo fascinante da parte do Espírito Santo, um grande avivamento no dia de Pentecostes; um grande grupo de pessoas estavam reunidas na cidade de Jerusalém, aguardando a promessa que Jesus havia pronunciado quando derrepente, o Espírito Santo desceu sobre elas, e encheu-as de coragem e poder que todos presentes naquele lugar ficaram maravilhados, diante de tudo aquilo que estava acontecendo, e a partir daquele dia o Espírito Santo começou a cumprir a promessa que Jesus havia dado ao seu povo.



Sendo assim, a função do Espírito Santo, consiste em manifestar a presença ativa de Deus em todo o mundo e também na igreja; nos evangelhos o próprio Jesus manifestou a presença de Deus entre os homens. Mas depois de sua ascensão, o Espírito Santo assumiu a principal manifestação de Deus entre os homens, lhes concedendo dons, poder, unção e autoridade para anunciar o evangelho de Jesus.



Desde o início de toda a criação, já consistia nos planos de Deus, que o Espírito Santo sustentasse tudo o que Deus planejou e desse continuidade a obra em que o próprio Jesus havia começado. E na continuidade deste trabalho, existe algumas funções que foram dadas ao Espírito Santo para consumar todo os propósitos de Deus entre os homens, vejamos algumas:



3.1 O Espírito Santo Purifica o Homem

Uma das principais atividades do Espírito, é sem dúvida purificar-nos de todo o pecado e tornar-nos santos em nossa conduta. Após o rompimento inicial com o pecado no momento da conversão do indivíduo à pessoa de Jesus Cristo, o Espírito Santo produz na pessoa um crescimento de santidade de vida, produz os frutos do Espírito que refletem o caráter da pessoa de Deus. Quando as pessoas se convertem a pessoa de Jesus, o Espírito Santo realiza nelas uma obra inicial de purificação, efetuando um decisivo rompimento com os padrões do pecado que havia na vida delas antes.



O apóstolo Paulo certa vez se referindo as coríntios diz: “mas vós vos lavastes, mais fostes santificados, e fostes justificados em nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus”. Esse é o tipo de obra que é simbolizada pela metáfora do fogo quando João Batista diz que, Jesus Cristo batizaria as pessoas com o Espírito Santo e com fogo.



3.2 O Espírito Santo Unifica as Pessoas

A Função unificadora do Espírito Santo fica muito evidente quando Paulo diz aos Filipenses: “Se há pois alguma exortação em Cristo, alguma consolação de amor, alguma comunhão do Espírito... sejais unidos em alma tendo o mesmo sentimento”. Paulo quando se refere aos dons espirituais concedidos pelo Espírito, também se repete essa obra de unificação, pois quando temos a sensação de que pessoas que teriam dons diferentes não teriam um bom relacionamento umas com as outras, Paulo afirma totalmente ao contrário quando nos revela que, dons diferentes nos aproximam, pois passamos a depender um do outro. Portanto, quando o Espírito Santo está operando de maneira poderosa em uma igreja, isso consequentemente resultará numa grandiosa harmonia na comunidade dos cristãos e no amor uns com os outros.



3.3 A revelação do Espírito Santo

Em diversas passagens relatadas nas Escrituras Sagradas, podemos Ter o conhecimento de que o Espírito Santo revelava aos profetas do Antigo Testamento e aos apóstolos do Novo Testamento as palavras de Deus. Os apóstolos e outros que escreveram as palavras do Novo Testamento foram igualmente guiados pelo Espírito Santo, que também falou aos apóstolos o que tinha ouvido do Pai e do Filho, e através destas revelações, declarou-lhes as coisas que viriam acontecer no futuro. (Ef. 3:5; Jo 16:13).



Mas na maioria dos casos, as Escrituras Sagradas falam de uma orientação dada pelo Espírito Santo no dia-a-dia das pessoas convertidas ao evangelho de Jesus Cristo, pessoas que andam segundo o Espírito. No livro de Atos dos Apóstolos, encontramos indícios do Espírito Santo guiando diretamente as pessoas; um exemplo disso, aconteceu após a decisão no concílio de Jerusalém, os líderes escreveram em sua carta às igrejas: ...pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não impor encargos maiores destas coisas existenciais. Mediante a este fato, podemos ver claramente de que houve uma conscientização da pessoa do Espírito Santo no resultado final daquele concílio tão importante para os moradores da cidade de Jerusalém.



Um outro exemplo que podemos usar para solidificar a ação do Espírito Santo no dia-a-dia dos crentes em Cristo Jesus, foi a orientação dada pelo Espírito para a igreja de Antioquia: Separai-me agora, Barnabé e Saulo para a obra que os tenho chamado. Mediante a todas estas considerações não há dúvidas de que verdadeiramente o Espírito Santo orientava todas as pessoas que andavam no Espírito, para tomarem decisões certas e bem respaldadas na palavra de Deus.

CONCLUSÃO

Meu empenho neste momento é despertar sua consciência para a pessoa do Espírito Santo, e leva-lo a um conhecimento pessoal com Ele, pois com certeza você terá uma plena convicção de que o Espírito Santo é nosso, mediante a nossa fé e obediência. Mais para que tudo isso aconteça, precisamos Ter uma maior intimidade com o Espírito, pois deixar o Espírito agir em nossas vidas, é permitir que Ele encha os nossos corações de sua presença e assim estaremos prontos para receber tudo aquilo que Ele tem a nos dar.
Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou no coração humano, o que Deus tem preparado para aqueles que O amam (I Co.2:9). Essa riqueza de bênçãos, acrescenta o apóstolo Paulo, Deus nos revela pelo agir do Espírito Santo em nossas vidas.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BARTH, Karl. Introdução à Teologia Evangélica. Trad.: Lindolfo Weingarter, ed Sinodal, São Leopoldo, 1996, 127pg

GOMES, David. O Espírito Santo executivo de Deus. Ed Eba, Rio de Janeiro, 1989, 150pg.

TAETS, Deodor. A razão da nossa Esperança. Ed Juerp, Rio de Janeiro, 1999, 114pg.

NORMAM, Russel. O Novo Testamento Interpretado versículo por Versículo. Ed. Candeia, São Paulo, 1998, 887pg.

DUSILEK, Darci. A nova vida em Cristo, crescendo na compreensão das doutrinas básicas da fé. Ed Horizontal, Rio de Janeiro, 1999, 60pg.

GRUDEM, Wayne. Teologia Sistemática. Ed. Vida Nova, São Paulo, 1999, 1046pg.

NORMAM, Russel. Enciclopédia da bíblia, Teologia e Filosofia. Ed Candeia, São Paulo, 1998, 1039pg.




Sem. Jean Carlos Delgado Braga.
Lourival soldado cristão
Lourival soldado cristão

Mensagens : 11341
Pontos : 25169
Data de inscrição : 23/12/2009
Idade : 66
Localização : Sao paulo

http://ccbsemcensurasnaspeg.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos