NAS PEGADAS DO MESTRE JESUS


Participe do fórum, é rápido e fácil

NAS PEGADAS DO MESTRE JESUS
NAS PEGADAS DO MESTRE JESUS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» Comunidade cristã. No Brasil Lucas 16
Significados do arado no ministério  Empty1st julho 2023, 3:31 pm por Admin

» Comunidade cristã. No Brasil Lucas 16
Significados do arado no ministério  Empty1st julho 2023, 3:30 pm por Admin

» O Destino de todos
Significados do arado no ministério  Empty28th agosto 2022, 10:30 pm por Gideões da CCB-Livre

» # está o meu coração Salmos 108:#RCCB#COMUNIDADE CRISTÃ NO BRASIL NOVA CCB
Significados do arado no ministério  Empty13th junho 2022, 6:35 pm por Lourival soldado cristão

» #rccb #rccb 1 Pedro 5 1 Aos presbíteros#Radio Comunidade cristã no Brasil
Significados do arado no ministério  Empty12th junho 2022, 6:51 pm por Lourival soldado cristão

» Poque Deus não tem prazer na morte
Significados do arado no ministério  Empty11th junho 2022, 9:34 pm por Lourival soldado cristão

» Chame Deus para os seus planos
Significados do arado no ministério  Empty11th junho 2022, 1:09 am por Lourival soldado cristão

» A fé vem de ouvir e crer na palavra
Significados do arado no ministério  Empty11th junho 2022, 12:38 am por Lourival soldado cristão

» Louvores a Deus
Significados do arado no ministério  Empty9th junho 2022, 9:46 pm por Lourival soldado cristão

abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Quem está conectado?
85 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 85 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 473 em 30th agosto 2014, 11:05 pm
Social bookmarking

Social bookmarking reddit      

Conservar e compartilhar o endereço de <a href="http://oulorivallan.forumeiros.com/">nas pegadas do mestre JESUS</a> em seu site de social bookmarking

Conservar e compartilhar o endereço de NAS PEGADAS DO MESTRE JESUS em seu site de social bookmarking

Entrar

Esqueci-me da senha

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Votação
Estatísticas
Temos 4337 usuários registrados
O último membro registrado é Ismael Jordao Segura

Os nossos membros postaram um total de 30609 mensagens em 13528 assuntos

Significados do arado no ministério

Ir para baixo

Significados do arado no ministério  Empty Significados do arado no ministério

Mensagem por Lourival soldado cristão 11th outubro 2014, 4:34 pm

Significados do arado no ministério  Significados_arado_topo

Significados do arado no ministério  Adv_blue_300sf

 

 “E Jesus lhe disse: ninguém,
que lança mão do arado
e olha para trás, é apto
para o reino
de Deus”.


                                               Lucas 9: 62



O arado é um instrumento utilizado para lavrar os campos, revolvendo a terra com o objetivo de descompactá-la e arejá-la, a fim de permitir o desenvolvimento das raízes das plantas. Preparar a terra para o plantio é uma das etapas indispensáveis do agricultor e antecede ao processo da semeadura e futura colheita.
Segundo a história, nossos antepassados não dispunham de recursos avançados para esse tipo de serviço. Na antiguidade, usavam galhos de árvores para afofar a terra e fazer sulcos (depressão deixada na terra onde os lavradores colocavam as sementes). Esta técnica é usada nos dias de hoje, porém com novas tecnologias.
O pastor é um discípulo. Seu chamado e vocação constituem-se em requisitos básicos para um pastorado de sucesso. Ninguém mais do que ele precisa estar certo de suas convicções e motivações ministeriais. Isto é preciso porque o ministério proporciona momentos de grandes desafios. 
A metodologia usada por Jesus em seus ensinamentos era diversificada. Para ensinar sobre o relacionamento do discípulo (neste caso o pastor) e discipulador (Jesus), ele lança mão de um recurso didático bem simples, o arado, para mostrar que a vida cristã (ministério) consiste em dedicação, amor, renúncia, decisão e coragem. 
Quando o texto o diz que “ninguém, que lança mão do arado e olha trás, é apto para o reino de dos céus”, passa-nos a ideia de que uma série de elementos é necessária para que o discípulo (pastor) desempenhe sua missão. Diante desta realidade bíblica, gostaria de, por ocasião do dia do pastor, refletir com os pastores da IPRB sobre alguns significados do “arado” no ministério.
 
 
Trabalho e comprometimento 

Comentando este texto, o Dr. Russell N. Champlin afirma que “aqueles que estão acostumados a arar a terra dizem que é impossível arar, fazendo uma linha reta, se o lavrador, de vez em quando, olha para trás.” Quer dizer, a tarefa de arar a terra requer uma atenção ininterrupta e redobrada do lavrador. Tornar-se um discípulo (pastor) ficará sem sentido algum, se isto não for levado a sério.
O pastor não é um profissional liberal, mas um homem de trabalho que emprega seu tempo na obra de Deus. Sua principal tarefa consiste em lavrar (trabalhar) a terra para a semeadura, pois seu trabalho (pastorado) precisa ser frutífero. Neste aspecto, sua responsabilidade é dupla, ou seja, o compromisso é considerado consigo mesmo e com o outro (a família, a igreja, a sociedade, etc.).
Lançar mão do arado e não olhar para trás fala de trabalho e atitude de comprometimento. O agricultor enfrenta as dificuldades do tempo (sol, calor, seca, chuva, etc.) para preparar a terra, porque necessita fazer a semeadura. Nesse caso, olhar para trás pode significar uma atitude de desprezo e descomprometimento.
 
Trabalho e perseverança
Arar a terra em “linha reta” requer empenho, paciência, atenção e cuidado redobrados, pois está sem jogo a recompensa (paga) de seu trabalho. O lavrador (pastor) tem consciência de sua missão e sabe que os desafios neste processo são constantes. Por isso, ser persistente em seu objetivo é o ponto-chave no preparo da terra, para receber a semeadura. 
Perseverança é um ingrediente importante no ministério ou em qualquer empreendimento. Frequentemente somos tentados a desistir de nossos projetos ou sonhos. Assim como o agricultor que, muitas vezes, ameaça abandonar a árdua tarefa de preparar a terra, devido ao sol causticante ou ao mau tempo, o pastor também é vítima de contratempos ministeriais. 
O apóstolo Paulo diz que a tribulação (desafios) produz perseverança na vida do cristão. Romanos 5: 3. Se assim é, Tiago tem razão ao afirmar que a prova de nossa fé produz este requisito importante na vida ministerial, 1: 3. Portanto, a atitude de lançar mão do arado e não olhar para trás é a prova da capacidade de persistir nos projetos e sonhos ministeriais.
 
Trabalho e visão
O agricultor precisa ser um homem de visão. Quem sonha tem de ter visão, ou seja, ver além das dificuldades. Quem tem visão daquilo que está fazendo não desiste nunca. Para o agricultor, a atitude de lavrar a terra para a semeadura tem tudo a ver com o futuro, pois ele tem como objetivo a semeadura, com vistas à colheita de seu trabalho. A princípio, seu trabalho e empenho são apenas sonhos, mas, no futuro, se transformarão em realidade. 
Não há dúvidas de que o fruto ou a colheita são sempre resultado de uma boa semeadura. A semeadura, por sua, vez, é a resposta de trabalho daquele que investiu tempo, esforço e dedicação. Alguém trabalhou com objetivos, olhou para a terra que estava sendo arada, com os olhos da fé e esperança (visão). Lançar mão do arado e olhar para trás fala de insegurança, incerteza, medo e, consequentemente, falta de visão.  
O pastor precisa olhar com os olhos de Deus. Josué e Calebe são exemplos de homens de visão. Enquanto os dez espias deram um relatório negativo da terra que foram espiar, dizendo que existiam gigantes invencíveis, estes dois servos (pastores) de Deus, sem ocultar as dificuldades, discursaram positivamente ao povo: “Subamos animosamente e possuamo-la em herança: porque, certamente, prevaleceremos contra ela”. Josué 13: 30. Esta é a atitude de quem está na direção de Deus e tem convicção do seu chamado.


Conclusão 

O pastorado exige homens que tenham comprometimento com Deus. Homens que perseverem nos propósitos divinos e que tenham visão, coragem e motivação. Há quem diga que pessoas sem visão estão em perigo. Eu diria: Pastores sem visão estão em perigo! Portanto, caro obreiro, se Deus tem confiado a você o ministério, cumpra-o com amor, alegria e temor.
Além do mais, compartilhe sua visão, seus sonhos, seus projetos e desejos com seus liderados, para que tudo isto tenha dinamismo e efeito.

[size=10] [/size]
 



http://www.iprb.org.br/artigos/textos/art151_199/art188.htm
Lourival soldado cristão
Lourival soldado cristão

Mensagens : 11341
Pontos : 25169
Data de inscrição : 23/12/2009
Idade : 66
Localização : Sao paulo

http://ccbsemcensurasnaspeg.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos