NAS PEGADAS DO MESTRE JESUS


Participe do fórum, é rápido e fácil

NAS PEGADAS DO MESTRE JESUS
NAS PEGADAS DO MESTRE JESUS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» Comunidade cristã. No Brasil Lucas 16
SIGNIFICADO DA ALIANÇA A HISTÓRIA DA ALIANÇA  e costumes  e curiosidades  Empty1st julho 2023, 3:31 pm por Admin

» Comunidade cristã. No Brasil Lucas 16
SIGNIFICADO DA ALIANÇA A HISTÓRIA DA ALIANÇA  e costumes  e curiosidades  Empty1st julho 2023, 3:30 pm por Admin

» O Destino de todos
SIGNIFICADO DA ALIANÇA A HISTÓRIA DA ALIANÇA  e costumes  e curiosidades  Empty28th agosto 2022, 10:30 pm por Gideões da CCB-Livre

» # está o meu coração Salmos 108:#RCCB#COMUNIDADE CRISTÃ NO BRASIL NOVA CCB
SIGNIFICADO DA ALIANÇA A HISTÓRIA DA ALIANÇA  e costumes  e curiosidades  Empty13th junho 2022, 6:35 pm por Lourival soldado cristão

» #rccb #rccb 1 Pedro 5 1 Aos presbíteros#Radio Comunidade cristã no Brasil
SIGNIFICADO DA ALIANÇA A HISTÓRIA DA ALIANÇA  e costumes  e curiosidades  Empty12th junho 2022, 6:51 pm por Lourival soldado cristão

» Poque Deus não tem prazer na morte
SIGNIFICADO DA ALIANÇA A HISTÓRIA DA ALIANÇA  e costumes  e curiosidades  Empty11th junho 2022, 9:34 pm por Lourival soldado cristão

» Chame Deus para os seus planos
SIGNIFICADO DA ALIANÇA A HISTÓRIA DA ALIANÇA  e costumes  e curiosidades  Empty11th junho 2022, 1:09 am por Lourival soldado cristão

» A fé vem de ouvir e crer na palavra
SIGNIFICADO DA ALIANÇA A HISTÓRIA DA ALIANÇA  e costumes  e curiosidades  Empty11th junho 2022, 12:38 am por Lourival soldado cristão

» Louvores a Deus
SIGNIFICADO DA ALIANÇA A HISTÓRIA DA ALIANÇA  e costumes  e curiosidades  Empty9th junho 2022, 9:46 pm por Lourival soldado cristão

abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Quem está conectado?
95 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 95 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 473 em 30th agosto 2014, 11:05 pm
Social bookmarking

Social bookmarking reddit      

Conservar e compartilhar o endereço de <a href="http://oulorivallan.forumeiros.com/">nas pegadas do mestre JESUS</a> em seu site de social bookmarking

Conservar e compartilhar o endereço de NAS PEGADAS DO MESTRE JESUS em seu site de social bookmarking

Entrar

Esqueci-me da senha

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Votação
Estatísticas
Temos 4337 usuários registrados
O último membro registrado é Ismael Jordao Segura

Os nossos membros postaram um total de 30609 mensagens em 13528 assuntos

SIGNIFICADO DA ALIANÇA A HISTÓRIA DA ALIANÇA e costumes e curiosidades

Ir para baixo

SIGNIFICADO DA ALIANÇA A HISTÓRIA DA ALIANÇA  e costumes  e curiosidades  Empty SIGNIFICADO DA ALIANÇA A HISTÓRIA DA ALIANÇA e costumes e curiosidades

Mensagem por Lourival soldado cristão 7th setembro 2011, 12:15 pm

Arquivo para a CURIOSIDADES categoria
CURIOSIDADES
Postado em CURIOSIDADES em 16/06/2009 por Marcos Lara
Promessas Matrimoniais

“ Promete não deixar a paixão fazer de você uma pessoa controladora, e sim respeitar a individualidade do seu amado, lembrando sempre que ele não pertence a você e que está ao seu lado por livre e espontânea vontade?

Promete saber ser amiga(o) e ser amante, sabendo exatamente quando devem entrar em cena uma e outra, sem que isso lhe transforme numa pessoa de dupla identidade ou numa pessoa menos romântica?

Promete fazer da passagem dos anos uma via de amadurecimento e não uma via de cobranças por sonhos idealizados que não chegaram a se concretizar?

Promete sentir prazer de estar com a pessoa que você escolheu e ser feliz ao lado dela pelo simples fato de ela ser a pessoa que melhor conhece você e portanto a mais bem preparada para lhe ajudar, assim como você a ela?

Promete se deixar conhecer?

Promete que seguirá sendo uma pessoa gentil, carinhosa e educada, que não usará a rotina como desculpa para sua falta de humor?

Promete que fará sexo sem pudores, que fará filhos por amor e por vontade, e não porque é o que esperam de você, e que os educará para serem independentes e bem informados sobre a realidade que os aguarda?

Promete que não falará mal da pessoa com quem casou só para arrancar risadas dos outros?

Promete que a palavra liberdade seguirá tendo a mesma importância que sempre teve na sua vida, que você saberá responsabilizar-se por si mesmo sem ficar escravizado pelo outro e que saberá lidar com sua própria solidão, que casamento algum elimina?

Promete que será tão você mesmo quanto era minutos antes de entrar na igreja?

Sendo assim, declaro-os muito mais que marido e mulher:

declaro-os maduros. “

Martha Medeiros.

“O Amor é grande e cabe nesta janela sobre o mar.

O mar é grande e cabe na cama e no colchão de amar.

O Amor é grande e cabe no breve espaço de beijar.”

Carlos Drummond de Andrade

O Anel de Noivado

O primeiro anel de noivado de que se tem notícia foi aquele dado pelo Rei da Alemanha, Maximiliano I, a Maria de Burgundy em 1477.

Até o século XIII não havia aliança de noivado ou compromisso. O Papa Inocente III declarou que deveria haver um período de espera que deveria ser observado entre o pedido de casamento e a realização da cerimônia matrimonial.

É por isso que hoje se tem o costume de usar um anel de noivado e depois a aliança de casamento.

Alianças

O Símbolo da União

O termo aliança, vem do hebraico e significa compromisso.

As duas alianças trocadas, tem o simbolismo de unir e isolar o casal de todo o mal.

Acredita-se que a aliança tem o poder de unir e colocá-la no dedo da pessoa amada, torna o seu amor exclusivo.

Representa fidelidade e a unidade perfeita, sem começo e sem fim.

A aliança começou a ser usada entre os hindus como forma de simbolizar o casamento, mas foi realmente difundida, quando o hábito foi adotado por romanos e gregos.

Os romanos acreditavam, que a aliança deveria ser colocada no quarto dedo da mão esquerda, pois passa por ele uma veia (veia d’amore), que vai direto ao coração.

No início ela era usada como um “recibo de compra” da noiva, deixando claro aos demais interessados, que ela não estava mais disponível.

A partir do século IX a igreja cristã passou a adotar a aliança como símbolo da união entre casais cristãos.

Na onda da tradição sempre se seguem as superstição e no caso da aliança não foi diferente.

Na Escócia se acredita que se a mulher perdê-la, com certeza perderá também o marido.

Para os egípcios ela representava a eternidade.

Os gregos imantavam as alianças pois acreditavam que isso atrairia o coração do amado.


Costumes e Tradições

Na China, antigamente, os noivos só se conheciam no dia do casamento. Segundo a tradição, a noiva chinesa escolhe suas damas de honra entre as moças mais feias do local, para que assim ela seja a mais bela.

Os egípcios eram monógamos. Apesar de desposarem suas irmãs e até filhas, a população não adotava sua prática.

Na Grécia, o casamento começava na casa dos pais da noiva, diante do fogo, e havia um sacrifício para as divindades. Ela era transportada com o rosto velado, em um veículo, até a casa do futuro marido e seu véu era consagrado à deusa Hera, diz Maria Luíza Corassin, professora do curso de História da Universidade de São Paulo.

O conceito de casal, próximo do que temos hoje, surgiu no século XIII. O homem e a mulher deveriam cooperar e gerir o casamento como se fosse um negócio diz Carlos Roberto Nogueira, professor de História da USP e especialista em Idade Média.

Jesus, Alegria dos Homens, de Bach, Marcha Nupcial, de Mendelssohn, Ave Maria, de Schubert, e Noturno, de Chopin, são algumas das canções mais tocadas em casamentos.

Antigamente, os casamentos no Brasil eram consagrados apenas pela Igreja Católica. Em 1861, entrou em vigor a primeira lei dispondo sobre cerimônias de outras religiões. O registro civil foi outorgado em um decreto de 24 de janeiro de 1890, logo após a Proclamação da República.

O primeiro país a adotar o casamento no civil foi a Inglaterra. Isso ocorreu em 1650.

Giovanni Vigliotto usou diversos nomes falsos para poder se casar 104 vezes em 14 países diferentes.

Em Blangadesh, ocorreu em 1986 o casamento dos noivos mais jovens do mundo. Ela tinha 3 meses; ele, 11 meses. A união encerrou uma disputa por terras.

A imprensa divulgou em maio de 2005 que uma noiva fujona foi condenada a pagar 50 mil dólares de multa. Quatro dias antes da cerimônia de casamento, que se realizaria em Duluth (EUA), Jennifer Willbanks desapareceu. Foi encontrada dias depois em Albuquerque (Novo México) e, quando questionada, disse ter sido seqüestrada, levando a polícia a iniciar uma busca nacional. Desmascarada, Jennifer justificou-se alegando ter ficado “nervosa” com a idéia de subir ao altar. Além do dinheiro, ela foi condenada a prestar 120 horas de serviços comunitários e ficar 2 anos em liberdade condicional.

Um casal indiano se casou pelo telefone celular em 4 de julho de 2005. O noivo não conseguiu chegar ao local da cerimônia por causa das enchentes que alagou as estradas do estado de Gujarat (Índia).


Casamento, Amor e União

Todo o ritual que envolve a união de duas pessoas que se amam, surgiu na Roma antiga.

O principal motivo na época para casar era o dote, uma maneira rápida e segura de enriquecer. Outro motivo bastante comum era o de gerar filhos legítimos, que recolheriam a sucessão e perpetuariam o “corpo cívico”, os cidadãos.

Foi em Roma também que se realizaram as primeiras uniões de direito e a liberdade da mulher escolher com quem gostaria de casar.


Véu

Hijab (véu) em árabe significa “o que separa duas coisa”. A vida de solteira em contraparitda à nova vida de casada.

Já na Grécia antiga, o costume de usar o véu, provém do fato de acreditarem que ele protege a noiva do mau olhado e de possíveis admiradores.


Amendoas

Os italianos e portugueses trouxeram para o nosso país a tradição de distribuir aos parentes amêndoas às vésperas do casamento e posteriormente como forma de lembrança aos convidados.

Diz a tradição que familiares e convidados devem comer cinco amêndoas como forma de trazer boa sorte aos noivos.

Cada uma das amêndoas trará:

Felicidade, saúde, fertilidade, riqueza e vida longa.


Arroz

A tradição de se jogar arroz nos noivos, surgiu após o casamento da filha de um poderoso e rico Mandarim, que ordenou aos seus súditos que realizassem uma verdadeira “Chuva de Arroz” à saída da cerimônia.

Deste então esta tradição existe para expressar o desejo dos convidados por uma vida plena e farta aos noivos.


Moeda no Sapato da Noiva

Para acalmar os ânimos

Na mitologia romana, Diana era a deusa da lua e da caça e primava muito por sua virgindade. Tanto que certo dia, transformou o caçador Acteão em um cervo por tê-la visto nua tomando banho.

Às vésperas de um casamento, Diana ficava muito nervosa pois mais uma mulher perderá sua virgindade.

Então os romanos para acalmá-la, colocavam em baixo do sapato da noiva uma moeda.

Casamento e Religião

Diferenças nas Crenças

Aqui não cabe classificar nem definir normas e regras, apenas algumas diferenças entre as cerimônias.

Católico Apostólico Romano éo mais freqüente. A pai leva sua filha até o altar, onde se encontram a mãe, o noivo e seus pais e os padrinhos.

Católico Ortodoxo a cerimônia ortodoxa exige profundo silêncio dos convidados. Nela, é realizada o “Rito da Coroação”, em que o padre abençoa os noivos coroando-os.

Protestante costuma ser uma cerimônia mais simples e discreta. É permeada por momentos de oração e música.

Judaico o ritual acontece sob a hupa, uma espécie de tenda. O noivo tem que ler a ketuba (contrato de casamento) e quebrar um copo. O gesto relembra a destruição do Templo Sagrado de Jerusalém e indica que mesmo em momentos de felicidade deve-se almejar sua reconstrução.

Budista um apresentador introduz o monge, que realizará a cerimônia. Os pais e padrinhos acompanham tudo sentados em bancos laterais próximos ao altar.


Vestido da Noiva

Onde tudo começou

Uma das maiores tradições do casamento, sem dúvida nenhuma, é o vestido da noiva.

A tradição de usar um vestido especial para o dia do casamento vem da Roma antiga, mas o hábito de usar vestido branco vem de uma fato um tanto quanto inusitado para a época.

No século XVII, não era usual que alguém pedisse a mão de uma rainha em casamento. Então a rainha Victória tomou a iniciativa de fazer o pedido ao seu primo Albert.

Ela foi precursora da cor branca no vestido, uma tradição cultuada até os dias atuais, simbolizando a castidade e pureza.

Mas nem sempre foi assim, na Idade Média não havia uma cor específica, mas o vermelho dominava a cena, por ser a cor que simboliza o amor.

Existe uma tradição na Pomerânia onde as noivas se vestem inteiramente de preto, mas isso é uma outra história.


Peça Azul

Diz a tradição, que se a noiva usar em seu corpo uma peça qualquer na cor azul, a inveja de algumas solteiras será cortada. O azul representa pureza e fidelidade.

Dizem também que para reforçar essa proteção, a noiva deverá usar uma COISA VELHA, geralmente jóia, o véu ou até mesmo o vestido de uma mulher da família, uma COISA NOVA, para trazer sorte e uma coisa EMPRESTADA, de uma mulher feliz em seu casamento

Padrinhos

Este também é um costume muito antigo, quando se vivia em uma época muito violenta, com constantes ataques e guerras entre famílias ou clãs.

Sendo assim, escolhia-se um amigo, de preferência um bom guerreiro que, ao lado do noivo, poderia garantir a segurança do casamento e posteriormente da vida do casal.

Hoje esta tradição se tornou uma homenagem às pessoas mais queridas dos noivos.

Noivo carregar a Noiva

Esta é uma tradição que veio do oriente. Eles acreditam que existam gênios ruins, que atacam apenas as mulheres, e ficam à espera da noiva na porta do quarto de núpcias.

Afim de não permitir que a noiva pise em algo ruim, como esses gênios, o noivo a ergue e impedem qualquer problema.

Noivo Nào Ver a Noiva

Pode parecer bobagem, mas essa tradição além de ser milenar, é praticada por quase todos os povos.

Em alguns países árabes não só o noivo não vê a noiva, como a cerimônia se inicia entre ele e o pai da noiva, que só entra após a celebração inicial terminar.

Mas não paramos por aí, reza a tradição, que além de não poder ver, o noivo também não pode tocar em nada que pertença a noiva, sob o risco de se quebrar o encantamento do casamento, apenas objetos em ouro e vidro podem ser tocados.

Noiva do Lado Esquerdo

Esta tradição é das mais antigas e vem da Idade Média. Os noivos saxões temendo algum ataque inimigo (onde se inclui até dragões), davam o braço esquerdo para a noiva, pois assim, seu braço direito estava sempre livre para empunhar armas e defender a sua futura esposa.

Noivas de Preto

“Uma colônia de imigrantes no Espírito Santo mantém vivos os rituais da antiga Pomerânia que não existem mais nem na Europa.

Um sonho de infância de quase toda menina é entrar numa igreja para se casar de véu, grinalda e vestido branco.

Patrícia Stuhr, uma farmacêutica de 26 anos, cultivou desde pequena um sonho diferente. Para ela, um casamento tradicional de verdade deveria ter outra cor: o preto.

Em sua cidade natal, Pancas, no Espírito Santo, na divisa com Minas Gerais, o casamento mais tradicional é dos pomeranos, uma comunidade que chegou da Europa e se instalou na região no século XIX.

Na família de Patrícia, as mulheres se casam de preto desde a Idade Média.

Na antiga Pomerânia, uma faixa de terras junto ao Mar Báltico, onde hoje está a fronteira entre a Alemanha e a Polônia, essa tradição não existe mais.

Lá não há mais pomeranos nem Pomerânia.

Sucessivas ocupações de seu território por russos, alemães e poloneses acabaram por expulsar ou dizimar a população.

Os poucos que restaram no local foram absorvidos pelas cidades alemãs e polonesas.

O dialeto que eles falavam desapareceu e foi dado como extinto.

A tradição de casar de preto nasceu como protesto, no tempo em que a noite de núpcias era com o senhor feudal.

Nas montanhas do Espírito Santo, porém, um pedaço da Pomerânia sobrevive.

Há 120 mil descendentes de pomeranos concentrados a apenas 50 quilômetros de Vitória em cidades fundadas por antepassados.

Os imigrantes chegaram em duas levas, em 1858 e 1859 e depois em 1872 e 1873.

Segundo os documentos oficiais, eram apenas 2.142, mas suspeita-se que o número tenha sido muitas vezes maior.

Eles chegaram sem saber português e não receberam nenhum auxílio do poder público para facilitar a adaptação. Por isso mantiveram-se fechados em suas comunidades.

Em Pancas, Domingos Martins e outras cidades da região, a língua que os descendentes aprendem dentro de casa é o pomerano. E, embora muitas moças se casem de branco, ainda há noivas de preto.

O vestido negro, um objeto de mau agouro para quase todas as moças no resto do Brasil, é mantido em uso por uma questão de identidade.

As pomeranas começaram a usá-lo quando seu povo estava sob o domínio do Sacro Império Romano-Germânico.

Quando uma moça se casava, sua primeira noite não era com o marido, mas com o senhor feudal.

Elas começaram a vestir-se de preto em sinal de protesto. “A noiva se vestia inteira de preto. Na cabeça usava um chapéu também preto e botava três penas de galinha, para dar sorte”, diz Cecília Zrmke, de 72 anos.

As mulheres amarravam ainda uma fita verde na cintura, para mostrar que tinham esperança de se livrar da tirania.

O direito do senhor feudal sobre seus corpos acabou há séculos, mas o que era protesto se transformou em tradição.

O preto foi incorporado ao Pommerhochtied – o casamento à moda pomerana. O ritual inteiro dura três dias e é um dos pontos mais fortes de união na vida da comunidade.

Não há convite impresso. Um convidador vai de casa em casa e recita versos pomeranos Patrícia Stuhr já não vive na comunidade pomerana. Ela saiu de Pancas para morar em Vitória. Mas, na hora de casar, fez questão de voltar à cidade natal e seguir a tradição.

Seu marido, Geraldo, não tem origem pomerana, mas concordou.

Um mês antes da data marcada, como manda o ritual, os noivos foram apresentados oficialmente à comunidade durante uma missa.

No evento, conhecido como Afbar, o casamento foi anunciado. Ali o sonho de Patrícia começou a se realizar.

A cidade passou a girar em torno do casamento. O primeiro personagem a entrar em cena é o Hochtiedsbirrer, o “convidador” da cidade.

Seu papel é central. A tradição pomerana não aceita os convites de casamento impressos em gráficas. Até porque a língua não tem grafia e gramática oficiais.

Os parentes e amigos dos noivos devem ser chamados oralmente para o casamento, e o convite deve ser em forma de versos pomeranos.

Quem faz isso é o convidador, que os noivos escolhem.

No casamento de Patrícia, a tarefa coube a Geraldo Raasch.

Antes dele, seu pai e seu avô fizeram o mesmo. “No começo eu apenas acompanhava meu pai e ficava observando. Depois aprendi e comecei a fazer também”, diz Raasch.

Ele começou em 1978, aos 16 anos, e já atuou em nove casamentos.

Quinze dias antes da festa, sai a cavalo de casa em casa, portando um cajado, um chapéu e um colete. Vai enfeitado com fitas coloridas e leva uma garrafa de aguardente.

“Quando o convidador chega, quem o recebe é a dona da casa.

Aceitando o convite, ela prega uma fita colorida em suas costas.

Em seguida, o casal toma um gole da aguardente do convidador”, diz.

Uma semana mais tarde, a cidade começa a se movimentar para ajudar na organização do banquete de casamento.

Cada família convidada presenteia os noivos com alimentos para serem usados como ingredientes na festa: frangos, arroz, banha, batata-doce, leite, manteiga, gengibre e utensílios de cozinha. A comida precisa ser farta, variada e tipicamente pomerana.

Na véspera do casamento, sempre uma sexta-feira, as mulheres da comunidade põem lenços e toucas na cabeça e se reúnem bem cedo na cozinha da mãe da noiva.

As festas costumavam começar em quintas-feiras, mas a rotina do trabalho forçou a mudança.

O comando da cozinha fica com a dona da casa. Cabe a ela liderar a confecção da massa do brote, o pão típico que é o centro da mesa do banquete. Feito à base de farinha de trigo ou milho, o brote ganhou ingredientes tropicais após a migração dos pomeranos para o calor brasileiro.

A farinha de sua massa pode ser de cará ou inhame e reforçada com a adição de pedaços de banana. “Festa pomerana sem brote não é pomerana.

Ele ajuda muito a atrair felicidade aos noivos”, diz uma das mulheres nos preparativos do casamento de Patrícia.”

Revista Época

Sociedade
Edição 436 – 25/09/2006

CENAS BRASILEIRAS
As noivas de preto

Priscila Gorzoni

Lua de Mel

A Lua-de-Mel é um momento inesquecível na vida de qualquer casal, tanto é assim que sua origem pode ser encontrada em diversos povos e culturas diferentes. Aqui descreveremos as possíveis origens dela.

Os germânicos tinham por costume, casar-se na Lua Nova. Durante a cerimônia de casamento, os noivos bebiam o Hidromel (mistura de água com mel) à luz do luar para propiciar boa sorte.

Já em Roma, os convidados do casamento, pingavam gotas de mel na porta de entrada da casa dos noivos, para que eles desfrutassem de uma vida mais doce.

Os judeus preferem casar na Lua Crescente, pois assim acreditam ter felicidade na vida conjugal.

E existe ainda uma versão mais antiga, que remonta aos tempos onde onoivo sequestrava a mulher amada, as vezes contra a sua vontade e a escondia por cerca de uma mês, exatamento o período entre uma Lua Cheia e outra. Durante esse período, o homem oferecia a futura esposa uma bebida afrodisíaca, adoçada com mel, até que a noiva se entregasse ao noivo.

Mês de Maio

Maio foi por muito tempo considerado o “Mês das Noivas” por influência da igreja católica.

A escolha está ligada à festa de consagração de Maria, mãe de Jesus, ocorrida no quinto mês do ano.

A comemoração do Dia das Mães, no segundo domingo, também contribuiu para a associação com as noivas, apesar de não haver na Bíblia passagens ou citações específicas sobre o assunto.


Mês de Agosto

Azar ou Sorte?

Agosto é um mês que as noivas costumam nem pensar, dizem que dá azar.

Mas de onde será que inventaram esta crença?

As mulheres portuguesas não casavam nunca no mês de agosto, época em que os navios das expedições zarpavam à procura de novas terras.

Casar em agosto significava ficar só, sem lua-de-mel e, às vezes, até mesmo viúva.

Os colonizadores portugueses trouxeram esta crença para o Brasil já transformada em ditado popular segundo o qual “Casar em agosto traz desgosto” .

Assim, se o casamento não for realizado em julho, por qualquer motivo, é bom deixar para casar em setembro, pulando-se o mês de agosto.”

Mas nem todas pensam assim, você sabia que… “Na Alemanha, entretanto, as mulheres não acreditam no poder mágico da superstição.

Enquanto em muitos países maio é o mês das noivas, lá as moças sonham casar no mês de agosto, preferencialmente num dia de sexta-feira, o que não significa um desafio mas um costume.”

Os romanos nomearam este mês como Agosto em homenagem ao imperador Augusto e seus grandes feitos e conquistas.

Então aproveite este mês para pechinchar e conseguir bastante descontos e condições especiais, assim as noivas dos marinheiros portugueses vão lhe render uma boa economia.

Grinalda

A grinalda tem por finalidade destacar a pessoa mais importante no casamento: A NOIVA!

Acreditava-se que quanto maior a grinalda, maior o status e a riqueza da noiva.

Flores no Caminho

Os antigos romanos acreditavam que ao jogar flores no caminho onde os noivos passariam, não iria faltar sorte e carinho ao casal.

Superstições

Pelo sim, pelo não…

Aqui vão algumas superstições que todo mundo já ouviu sobre casamento.

Para garantir muito sol no seu dia de casamento, alguns dias antes, leve alguns ovos a alguma igreja de Santa Clara.


Jamais deixe que o noivo veja a noiva com o vestido antes do casamento


Certifique-se de que os convidados jogarão arroz na saída da igreja, para que dar sorte.


Não use pérolas no casamento, dizem que elas trazem má-sorte para os noivos.


Cortar a Gravata do Noivo

Este é um costume descontraídoe bastante útil.

Os amigos do noivo circulam entre os convidados com a gravata dele em mãos.

Cada convidado que quiser contribuir com a nova vida do casal “compra” um pedacinho da gravata.


Chá de Cozinha

Reza a lenda que há muito anos atrás, um moleiro holandês muito pobre, se apaixonou por uma rica donzela.

Seu pai, não aprovou a união, impedindo que o casamento se realizasse, já que ele não poderia oferecer a sua filha as condições mínimas para uma vida em casal.

Assim sendo, os amigos do moleiro se reuniram e ofereceram tudo que o jovem casal precisaria para a sua casa, possibilitando assim a união dos dois.

Assim surgiu o Chá de Cozinha.

Bouquet

O Símbolo da Proteção

O bouquet surgiu na Grécia antiga como forma de proteção contra a inveja alheia.

Os primeiros bouquets portanto, sem muita preocupação estética, eram produzidos basicamente com ervas e temperos, muitos deles com aromas característicos e fortes, como o alho que tinha como intenção espantar maus espíritos.

As flores então começaram a ganhar a vez por motivos óbvios e cada uma tem seu significado.

Mas não se esqueça de fazer sempre dois bouquets. Um abençoado pelo sacerdote, que deve ser guardado e o outro para ser lançado às convidadas. Quem o alcançar deverá ser a próxima a se casar.

As flores e seus significados:

Hera – Fidelidade

Violeta – Modéstia

Flor da Laranjeira – Fertilidade e alegria ao casal

Miosótis – “Não te esqueças de mim”

Cravo Rosa – Fidelidade

Cravo Amarelo – Desprezo

Cravo Branco Rajado – Suspiro

Cravo Branco – Inclinação

Cravo-da-Índia – Portador seguro

Cravo Rosa Rajado – Alento

Jacinto – Dor, pesar

Jasmim Amarelo – Vergonha

Jasmim Miúdo – Paixão

Jasmim-da-Itália – Zelo

Jasmim-do-Cabo – Pretensão

Lírio Branco – Ardor

Lírio Roxo – Confiança

Lírio do Vale – Leviandade

Lírio Escarlate – “Já não posso mais”

Açucena – Candura

Amor Perfeito – “Existo para ti só”

Amor Perfeito Roxo – lembrança expressiva

Amor Perfeito Amarelo – Esquecimento

Botão da Rosa Amélia – Esperança

Botão de Rosa Cheirosa – “Meus olhos só vêem a ti”

Botão da Rosa Branca – Casamento

Botão da Rosa Encarnada – perfeição

Botão da Rosa da Índia – ” Não posso”

Botão do Cravo Branco – “Espero resposta”

Botão do Cravo Encarnado – Atrativo

Botão Cravo Rosa – União

Dália Escarlate- ” És um portento”

Heliotrópio – Delírio ou abandono

Goivo Amarelo – Preferência

Goivo Encarnados – Enfados

Goivo Roxo – Solidão

Goivo Branco – “Não sei quando será”

Gerânio triste – Espírito melancólico

Gerânio Limão – Capricho

Perpétua Branca – Mistério

Perpétua Roxa – Constância eterna

Margarida Dobrada – “Estou de acordo com vossos sentimentos”

Sempre-Viva – “Hei de amar-te até morrer”

Rosa Branca – Afeição

Rosa Capuchinha – Brilhantismo

Rosa-da-Índia – Estimação

Rosa Cheirosa – Laços Indissolúveis

Rosa de Cheiro Encarnada – “sou assaz feliz”

Rosa Amélia – Murmuração

Rosa Dobrada – Esplendor

Rosa-de-Jericó – Graças

Duas Rosas Amélia – “Tu serás meu bem”

Três Rosas Amélia – “Hoje ou amanhã”

Três Rosas da Índia – “Suspirar pela companhia”

Duas Violetas – “Quero ficar solteira”

As Folhas e seus significados:

Alecrim Seco- Saudades

Alecrim Verde – Firmeza

Alecrim Desfolhado – Ciúmes

Alfazema Murcha – Vaidade

Arruda – “guarda a carapuça”

Avenca – Chamar

Folha do Louro – Premiar

Folha do Cipreste – “Separação forçada”

Folha de Rosa Rubra – “Sim”

Folha de Rosa Branca – “Não”

* significados extraidos de:(Adolfo Morales de Los Rios Filho, in BANDEIRA, Manuel; ANDRADE, Carlos Drummond de. Rio de Janeiro em prosa e verso)

Bolo

Imagine no dia do seu casamento, alguém jogar o bolo na sua cabeça?

Pois era assim que os romanos desejavam ao novo casal fertilidade. Eles faziam o bolo com farinha, água e sal e partiam uma fatia na cabeça da noiva, garantindo assim muitos filhos ao casal.

Por volta de 1500 na Alemanha que os bolos começaram a tomar a forma de hoje, alguns atingindo até dois metros de altura cobertos com açucar.

A França aprimorou a receita e passou a fazer obras de arte iimitando templos antigos e suas colunas.

E por fim, ao repartir o bolo, simboliza partilhar a vida em comum, como marido e mulher.

O Beijo

Muitas culturas tem o beijo ao fim da cerimônia como uma representação do compartilhamento das almas entre marido e mulher.

Ser Noiva é…
Ver o sonho de ainda menina se realizar…

Pensar em cada detalhe da cerimônia, da festa, da noite de núpcias, lua de mel, da nova vida de casada…

Sonhar com o vestido de noiva o tempo todo, sonhar com todos os preparativos do casamento, ter pesadelos também…

Colecionar várias revistas sobre casamentos !!!

Falar horas e horas e hoooras sobre casamento sem cansar…

Se emocionar de verdade e cair em lágrimas ao ouvir a marcha nupcial e imaginar a entrada na igreja…além das outras músicas do casamento…

Pegar-se suspirando para todos os lados e sentir um frio na barriga só de lembrar o momento que dirão “SIM” para sempre!

Ficar super feliz quando é convidada para casamentos só para prestar atenção nos detalhes, e se não for convidada, aparecer de penetra na igreja pra observar tudo, e se imaginar quando chegar a sua hora!

Se estressar muito ao montar a lista de convidados, porque é super difícil cortar pessoas, e sempre aparece mais um…

Aprender a dar sorrisinho amarelo a todas pessoas que se convidam para ir ao casamento quando obviamente não serão convidadas!

Ser paparicada por todos os fornecedores!

Ter crises de choro, estresse e irritação… E entrar na famosa TPC (Tensão Pré Casamento).

Fazer contagem regressiva na agenda e no orkut, mesmo quando ainda faltam mais de 100 dias…

Querer ver todas as fotos de noivas e casamentos da internet…e imaginar quando seu álbum estiver prontinho!!!

Conhecer várias outras noivas no orkut e ficar trocando idéias, e fazer até amizades verdadeiras, e duradouras…

Entrar em crise por 5 minutos se fez a escolha certa do modelo de vestido deixando pra trás tantas e infinitas opções!

Ter que parar de gastar com acessórios e coisas pra você para guardar dinheiro para contratar tudo para o casamento e deixar de ganhar presente e só ganhar coisas pro enxoval…

Se tornar usuária ferrenha de orkut e e-mail.

Época fundamental para se descobrir quais os verdadeiros amigos que estão felizes com a sua felicidade e quais os que morrem de inveja!

Ter sonhos e principalmente pesadelos horríveis do tipo: decoração que não está pronta na hora do casamento, detalhes que faltaram contratar, comida que acabou antes do tempo e coisas piores…ainda bem que tudo não passa de um pesadelo!

Ficar ansiosa e com friozinho na barriga ao imaginar o GRANDE DIA chegando!

Ter o maior orgulho em se referir ao seu amor como NOIVO!

Sentir-se uma verdadeira princesa que finalmente será para sempre do seu príncipe encantado…

Oração do Desencalhe

Se nem Santo Antônio tá dando jeito na sua vida, o negócio é apelar pra esta poderosa oração. Há relatos de mulheres que arrumaram marido horas depois de entoar a prece. Há quem diga que aquelas que rezam com muito fervor ganham até um vestido de noiva Oscar de La Renta for free. Quem sabe?!

Oh Chiquérrima Deusa do Desencalhe,

Vós que sois a solução de todas as encalhadas,
Intercedei junto ao destino e não nos deixei ficar para titia.
Muito menos para tia-avó.

Oh grande batalhadora das baladas, reuniões e festas,
Concedei-me esta graça:
(diga em voz alta:) UM MARIDO,
(mais alto:) UM MARIDO,
(grite:) UM MARIDO.
E que ele nunca tenha olhos para qualquer baranga ou mal amada..
Ajudai-me a conquistar um bom partido.
E afastai de mim os galinhas e os sem dinheiro.
Atendei ao meu pedido com urgência.
Serei grata pelo resto da minha vida
E levarei seu nome a todas que tenham fé!

Aleluia! Aleluia! Aleluia!

De acordo com a tradição hindu, chover no dia do casamento é considerado um sinal de sorte.
Na tradição inglesa, a quarta-feira é considerado o melhor dia da semana para casar.

As mulheres marroquinas tomam um banho de leite para se purificarem antes da cerimónia do casamento.

A tradição do bolo de casamento remonta à antiga Roma, onde na cerimónia de casamento se partia um pedaço de pão sobre a cabeça da noiva para o bem da fertilidade.

As alianças de casamento e de compromisso são usadas no quarto dedo, porque no Egipto se pensava que uma veia nesse dedo estava diretamente ligada ao coração.

Diamantes sobre ouro ou prata, ficaram muito populares para formalizar um compromisso, devido aos ricos venezianos o terem feito, por volta início do século dezesseis.

O noivo leva a noiva ao colo pela porta de sua nova casa para protegê-la dos espíritos maus que estão à espreita no chão da porta.
Para dar boa sorte, as mulheres egípcias beliscam a noiva no dia do seu casamento.

As noivas do Médio Oriente pintam motivos henna nas suas mãos e pés para as proteger do mau-olhado.

A tradição do bolo de casamento empilhado, partiu de um jogo, onde a noiva e o noivo tentavam beijar-se por cima de um bolo, que se tornava cada vez maior, tentando não o derrubar.

Em Portugal o típico vestido de casamento, antes do século vinte era tradicionalmente preto.

As despedidas de solteiro foram originadas pelos soldados Espartanos, que se despediam dos seus dias de solteiros com uma festa desconcertante.http://olharesprofilm.wordpress.com/category/curiosidades/
Lourival soldado cristão
Lourival soldado cristão

Mensagens : 11341
Pontos : 25169
Data de inscrição : 23/12/2009
Idade : 66
Localização : Sao paulo

http://ccbsemcensurasnaspeg.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos