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Sociedades Secretas: Parte 2 - A Real Maçonaria

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Sociedades Secretas: Parte 2 - A Real Maçonaria Empty Sociedades Secretas: Parte 2 - A Real Maçonaria

Mensagem por Lourival soldado cristão 17th abril 2012, 10:57 pm

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  • Sociedades Secretas: Parte 2 - A Real Maçonaria

  • Quem foi Manly P. Hall Realmente ?

  • Sociedades Secretas: Parte 1 - A Maçonaria pelos Maçons


Sociedades Secretas: Parte 2 - A Real Maçonaria


[color:1ca9=#555]
Posted: 17 Apr 2012 08:11 AM PDT


Vamos a segunda parte deste assunto:


A Verdadeira Descrição da Organização da Maçonaria

Alguns
maçons e muitos, creio eu iludidos, afirmam que a maçonamria não é nada
daquilo que a mitologia popular afirma ser. E, de fato, não é. Pelo
menos à primeira vista.

O real problema reside no fato de que a
maçonaria é composta de "duas" fraternidades dentro de uma só. Ou seja:
uma que eles mostram e outra que realmente são. E para piorar,
pouquíssimos membros da ordem conhecem este lado obscuro da Maçonaria.

O
fato é que mesmo no lado visível da fraternidade podemos encontrar
motivos suficientes para jamais adentrarmos ou, se já pertencemos, que
saiamos da fraternidade. Só para ilustrar, uma das duas crenças
basilares da ordem é em "deus" e na imortalidade da alma. Veja o artigo sobre a maçonaria fictícia ou de fachada.

Coloquei
deus com "d" minúsculo pelo motivo que logo mais vocês saberão.
Portanto, o deus que os maçons crêem, em nada se assemelha com o Deus, O
Eterno Todo Poderoso, da bíblia.

Segundo, a crença na
imortalidade da alma foi a primeira mentira satânica plantada no coração
humano. Foi no Éden que a Serpente, que é Lúcifer ou Satanás, falou
para Eva de que, caso ela comesse do fruto proibido por Deus, ela não
morreria. Ou seja, Eva e posteriormente Adão, não morreriam caso
pecasse, contrariando as Lei Divina vigente no Jardim.

A partir
de então Lúcifer passou a dinfundir a crença de que as pessoas ao
morrem, por possuir um "espírito" não morreriam e que este espírito
continuariam com "vida", contrariando o que realmente acontece em
decorrência da execução da Lei Divina, que é a morte.

O pior é
que inúmeras religiões e filosofias aderiram a tal ensinamente, dando,
destarte, total autoridade a Sataás e seu ensino malévolo.

Bom,
só nos deparando com o aspecto visível e conhecido da Maçonaria, já
temos motivos de sobra para repudiar por completo tal fraternidade.

Mas,
o mais chocante e surpreendente estar por vir. Existe um lado ainda
mais sombrio na maçonaria e que, se você é maçon, não conhece e não está
preparado para conhecer, eu o aconselho a parar por aqui.

Mas se
você está realmente em busca da veradade sobre aquilo que você tem
abraçado com tanta dedicação, veja os textos que se seguem.

Os mesmos foram retirados de escritos de um autor maçon, Manly P. Hall:

Ouçamos
o autor maçom Manly P. Hall descrever essa organização bidimensional
que é a Maçonaria. A Maçonaria é formada de duas organizações
distintamente diferentes, uma visível, e a outra invisível.Hall descreve
essa organização de dois níveis: (Hall foi honrado pelo The Scottish
Rite Journal, que o chamou de "O Ilustre Manly P. Hall', em setembro de
1990, e também de 'O Maior Filósofo da Maçonaria', dizendo, "O mundo é
um lugar muito melhor por causa de Manly P. Hall, e somos melhores
pessoas for termos conhecido a ele e a sua obra"). Isto foi o que Manly
P. Hall escreveu:

"A Maçonaria é uma fraternidade dentro de uma
fraternidade - uma organização exterior que esconde uma irmandade
interior dos eleitos... é necessário estabelecer a existência dessas
duas ordens separadas, porém independentes, a visível e a outra
invisível. A sociedade visível é uma esplêndida camaradagem de homens
'livres e aceitos' que se reúnem para dedicarem seu tempo às atividades
éticas, educacionais, fraternais, patrióticas e humanitárias. A
sociedade invisível é uma fraternidade secreta e augustíssima (de
majestosa dignidade e grandiosidade), cujos membros dedicam-se ao
serviço dos arcanos [segredos, mistérios]." [Lectures on Ancient
Philosophy, Manly P. Hall, pág. 433]

Muitos homens bem
intencionados são membros dessa sociedade visível sem saberem
absolutamente nada da sociedade invisível. Na verdade, Albert Pike, um
dos mais importantes autores maçons, teve algumas coisas a dizer sobre
os irmãos da sociedade visível:
"A Maçonaria, como todas as
religiões, todos os mistérios, o Hermetismo, e a Alquimia, esconde seus
segredos de todos, exceto dos adeptos e sábios, ou eleitos, e usa falsas
explicações e falsas interpretações sobre seus símbolos para enganar
aqueles que merecem somente ser enganados; para esconder a verdade, que
chama de Luz, e afastá-los dela." [Morals and Dogma (leia a resenha), págs. 104-5, Terceiro Grau].

Pike diz que a Maçonaria é uma religião, da ordem dos mistérios satânicos,
da mesma categoria que a Filosofia Hermética e a Alquimia! A Maçonaria
esconde seus segredos dos irmãos que estão na sociedadevisível exterior,
independente do grau deles; somente os eleitos na sociedade invisível
interna é que conhecem a verdade. Os pobres irmãos na sociedade visível
recebem uma dieta de "falsas explicações e falsas interpretações" de
seus símbolos - Por que razão? Esses pobres homens na sociedade visível
"merecem somente ser enganados".
Se, no início de sua participação na
Maçonaria, um homem demonstra venerar Jesus Cristo, ele será
imediatamente colocado na sociedade visível e nunca aprenderá a verdade.
Nunca será considerado um adepto, ou um sábio, ou um dos eleitos, pois
esses termos são reservados somente para os membros da sociedade
invisível. Ele será um daqueles que aprendem mentiras sobre as doutrinas
da Maçonaria e que deliberadamente, recebem falsas explicações sobre
seus símbolos, para que simplesmente PENSEM que conhecem a verdade.
Em seguida, Pike completa suas instruções sobre o engano intencional dos membros da sociedade visível, dizendo:

"Portanto, a Maçonaria zelosamente esconde seus segredos e leva os intérpretes presunçosos ao erro." [Ibidem, pág. 105].

Os
membros da sociedade visível são chamados de 'massas' e constituem 95%
de toda a Maçonaria. Ouça o que Albert Pike diz sobre a verdade da
organização para as 'massas':

"Um Espírito que ama a sabedoria e
contempla a Verdade que está por perto, é forçado a disfarçar-se, para
induzir as multidões a aceitá-la... O povo precisa de ficções, e a
Verdade torna-se mortal para aqueles que não são fortes o suficiente
para contemplá-la em todo seu fulgor." [Morals and Dogma, pág. 103
Terceiro Grau, ênfase adicionada].

Se uma pessoa não é capaz de
aceitar a verdade que o núcleo interno e invisível da Maçonaria
realmente adora e serve a Satanás, então essa verdade tornar-se-ia
"mortal" para ela. Portanto, "as ficções são necessárias" para que os
maçons visíveis não fiquem tão desnorteados que deixem a Maçonaria e
exponham seus segredos internos.
Há um pequeno parágrafo que define
correta e concisamente o coração e a alma da fraternidade invisível da
Maçonaria. Vejamos mais uma citação de Manly P. Hall:

"Quando o
maçom aprende que o segredo para o guerreiro é a correta aplicação do
dínamo do poder da vida, ele aprendeu o mistério de sua Arte. As
energias ardentes de Lúcifer estão em suas mãos e antes que ele possa
avançar para frente e para cima, precisa provar sua capacidade de
aplicar corretamente a energia." [The Lost Key to Freemasonry, Manly P.
Hall, publicado pela Macoy Publishing and Masonic Supply Company,
Richmond, Virgínia, 1976, ênfase adicionada].

O Scottish Rite
Journal, elogiou Manly P. Hall em 1990, como "O Maior Filósofo da
Maçonaria". Um maçom de Grau 32 escreveu-me dizendo que ele nunca tinha
ouvido falar de Manly P. Hall; porém você pode ver que o livro dele foi
publicado pela editora Macoy Publishing. A única razão porque esse maçom
de grau elevado nunca tinha ouvido falar de Manly P. Hall é que Hall é
um líder da Fraternidade Invisível, enquanto esse maçom que me escreveu
participava da Fraternidade Visível!

Fonte: Site da Espada do
Espírito. Observe, caro leitor, que estes textos foram extraídos dos
escritos do próprio autor e líder maçônico Manly P. Halmer (Saiba mais
sobre Manly P. Halmer clicando aqui)

Assim sendo, não restam dúvidas que, ao analisarmos a Maçonaria, temos a certeza de que estamos perante uma seita SATÂNICA destinada à adoração do mal.

Muitos que fazem parte desta sociedade secreta está enganamdo quanto aos seus reais desígnios.

Portanto,
se você é maçon, não perca mais tempo amigo! Saia o quanto antes e
aceite a Jesus Cristo como o seu Salvador pessoal e seja-lhe obediente.
Assim você podera desfrutar da verdadeira felicidade, paz e prosperiade.

Sociedades Secretas: Parte 2 - A Real Maçonaria 7468517318289684495-2435348557986404746?l=oapologista.blogspotSociedades Secretas: Parte 2 - A Real Maçonaria Wvd6g5HsAd8?utm_source=feedburner&utm_medium=email


Quem foi Manly P. Hall Realmente ?


[color:1ca9=#555]
Posted: 17 Apr 2012 11:39 AM PDT


Como
na próxima parte que aborda sociedades secretas vamos mensionar Manly
P. Hall vamos ver quem ele foi primeiro para podermos tirar conclusoes
mais precisas



Muitos
duvidam da associação de Manly P. Hall à maçonaria devido aos seus
escritos taxativamente diabólicos!!! Mas trascrevemos aqui a biografia
dele.

Além de maçon, Manly era um grande ocultista, participando
ativamente de outras sociedades como a Rosa Cruz. Vejamos a sua história
e sua influência na maçonaria, o que ora nos interesa:

Sociedades Secretas: Parte 2 - A Real Maçonaria Manlypalmerhall
18 de Março de 1901 - 29 de Agosto de 1990

Manly
Palmer Hall foi um célebre pensador, conferencista e escritor
canadense, que imigrou para os Estados Unidos da América, sendo
mundialmente reconhecido por centenas de trabalhos publicados dedicados
à religião comparada, filosofia , e tradições esotéricas. Seu mais
famoso trabalho é The Secret Teachings of All Ages: An Encyclopedic
Outline of Masonic, Hermetic, Qabbalistic and Rosicrucian Symbolical
Philosophy ( Os Ensinamentos Secretos de Todas as Idades: Um Esboço
Enciclopédico Filosófico de Maçonaria, Hermetismo, Cabala, e Simbolismo
Rosacruz ) publicado em 1928[ aos 27 anos de idade.

Foi
honrado com o título de cavaleiro patrono de Masonic Research Group of
San Francisco, em 1953, sendo reconhecido pela Jewel Lodge No. 374, San
Francisco em 22 de novembro de 1954. Posteriormente recebeu o seu 32 °
no Vale do São Francisco AASR (SJ). Em 1973 (47 anos após escrever The
Secret Teachings of All Ages), Hall foi reconhecido como um Maçon 33 º
(a maior honra conferida pelo Supremo Conselho do Rito Escocês), em uma
cerimônia realizada em 8 de dezembro na Philosophical Research Society ,

Nos
seus mais de 70 anos de carreira, Hall pronunciou cerca de 8.000
palestras nos Estados Unidos e em outros países, escreveu mais de 150
livros e ensaios, destacando-seInitiates of the Flame (Os Iniciados da
Flama) , The Story of Healing, The Divine Art (A História da Cura, A
Arte Divina), The Lost Keys of Freemasonry (As Chaves Perdidas da
Maçonaria) , The Secret Destiny of America (O Destino Secreto da
América) e Masonic Orders of Fraternity, além de inúmeros artigos em
revistas.

Biografia

Manly Palmer Hall nasceu em
Peterbourough, cidade rural de Ontario, Canadá, em 1901 e imigrou para
os Estados Unidos em 1904. Filho de Louise Hall, médica e terapeuta
quiroprática, e deWilliam S. Hall, odontólogo e membro patenteado pelo
Colégio de Ontario, da primeira sociedade rosacruz do Canadá, A Societas
Rosicruciana in Canada (SRIC), formalmente constituida pelo Cel. Mac
Leod Moore em 19 de setembro de 1876, reservada à Mestres Mações.

Em
1904 a família Hall se mudou para os Estados Unidos. Cedo seus pais se
divorciaram, ficando o menino sob os cuidados de sua avó materna,
Florence Palmer ( Mrs Arthur Whitney Palmer) , que lhe criou em Sioux
Falls, South Dakota. Sua mãe foi morar no Alaska onde trabalhou como
médica quiroprática e seu pai retornou ao Canadá, não dando mais
notícias. Manly nunca conheceu seu pai, passando uma infância
solitária, insegura e confusa, saltando de cidade em cidade, em
companhia de sua avó materna. Foi uma criança doente, teve pouca
escolaridade formal, seu contato com outras crianças era limitado.,
Passava longas horas lendo vorazmente por conta própria.Sua avó percebeu
no menino uma centelha de um indefinível brilho, que procurou cultivar
através de viagens à museus em Chicago e em Nova York. Por algum tempo,
Manly e sua avó moraram no elegante hotel Palmer House, em Chigago, de
propriedade de sua família, onde compartilhou principalmente a companhia
de adultos, incluindo um maitre indiano, que lhe ensinou princípios de
etiqueta. Mais tarde, o estudioso adolescente foi matriculado,
brevemente, em uma escola militar.

Em relação ao pai que ele
nunca conheceu, Hall apenas diria que" maridos que andam afastados de
suas famílias são homens irresponsáveis e sem reflexão, que antagonizam
as suas esposas e praguejam seus filhos com uma vida negativa de
incertezas."

Desde a mais tenra idade, Manly Palmer Hall
dedicou-se ao estudo de todo o leque de sabedoria das antigas tradições
da antiguidade. Ao contrário de muitos de seus contemporâneos, ele
concluiu que a sabedoria não podia ser encontrada em apenas um caminho
ou apenas em uma religião. Em vez disso, ele vislumbrou a sabedoria em
um reino maior, transdisciplinar, onde filosofia, religião e ciência se
misturam sem fronteiras. Ele escreveu isso em um boletim da
Philosophical Research Society em 1959: "Como resultado de uma confusa e
insegura infância, era necessário que eu formulasse uma filosofia
pessoal com a qual poderia lidar com situações imediatas."

Na
juventude , viveu em New York, com sua avó, quando ela desencarnou
repentinamente. Trabalhava como escriturário no escritório de uma firma
em Wall Street. Sem muita opção, deixou seu trabalho em New York para
reencontrar sua mãe, que havia lhe abandonado na infância, mudando-se
para sua casa em Santa Mônica, litoral da California. Sua mãe vivia numa
modesta casa com Charles Hall, segundo marido, considerado um homem dos
sete instrumentos. Se houve alguma dificuldade de relacionamento entre
Manly e sua mãe, ele jamais falou sobre isso. Anos depois dedicaria à
ela uma de suas obras bem conhecidas, The Story of Healing,The Divine
Art ( A História da Cura, A Arte Divina)
Um dos seus primeiros
amigos, na California, foi Sydney J. Brownson , um frenologista que
possuia um studio próximo ao Pier de Santa Monica , que compartilhou os
seus conhecimentos sobre hinduísmo, filosofia grega e misticismo
cristão. Brownson era um homem reservado e raramente discutia sua vida
pessoal. Mas diante do brilho de seu interlocutor, revelou que sua vida
tinha sido transformada por uma visão mística e chamadora, que
recebera no final de uma Guerra Civil. Também confidenciou que
atravessava problemas conjugais. Quando Hall lhe perguntou se ele teria
casado com a mulher errada , Brownson energicamente respondeu que se
pudesse voltar no tempo certamente faria a mesma escolha pois "nós
vivemos neste mundo para aprender, e eu aprendi mais com ela sobre as
mulheres do que eu jamais pensei que poderia saber." Décadas depois,
Hall iria se lembrar daquelas palavras como uma antevisão de sua
própria luta doméstica. "Todas as coisas funcionam bem no final",
garantiu Brownson, acrescentando, "Deus não produz fracassos, mas às
vezes a Idade de Ouro parece ser indefinidamente adiada. Mas ela virá."
Hall, que tinha uma memória fotográfica, reforçou seus estudos sobre
antigas religiões e no outono de 1920, com apenas 19 anos , o talentoso
jovem que iniciou a sua carreira pública , quando foi convidado a falar
para um pequeno grupo, em uma sala, em cima de um banco em Santa
Monica, Califórnia, sobre o tema da reencarnação, já estava palestrando
na Igreja do Povo , em Los Angeles, discorrendo sobre Rosicrucianismo e
Teosofia, sistema filosófico místico fundado por Madame Helena
Blavatsky, bem como sobre os ensinamentos de Pitágoras, Confúcio e
Platão. Uma idosa senhora escocesa, admiradora do talento do jovem
conferencista, presenteou-lhe com uma rara e elegante coleção das obras
completas de Jacob Boehme; foi o começo de uma volumosa coleção de
livros raros e incomuns que se ampliaria ao longo do tempo somando cerca
de 30.000 volumes.
Sua mãe, Louise Hall trabalhara por 15 anos como
médica e terapeuta quiroprática em Fairbank, Alasca, tendo feito os
cursos por correspondência da The Rosicrucian Fellowship, tornando-se
membro da mesma. Em 1918, após o fim da primeira guerra mundial mudou-se
para a California. Naturalmente, ela tinha um grande anseio de visitar a
Fraternidade Rosacruz (The Rosicrucian Fellowship). Assim foram juntos
conhecer a sede da Fraternidade Rosacruz localizada em Oceanside, cerca
de 80 milhas ao sul de Los Angeles, em um local paradisíaco conhecido
como Mt. Ecclesia. A Fraternidade Rosacruz ( The Rosicrucian
Fellowship) foi estabelecida por Carl Louis Von Grasshoff , místico
cristão e ex-presidente da Sociedade Teosófica em Los Angeles, que ao
imigrar para os Estados Unidos da América adotou o nome de Max Heindel,
sendo reconhecido como um dos mais prolíficos escritores de Filosofia
Oculta.
Dedicados à Cristo Jesus, astrologia, e ao poder da oração e
fornecendo uma explicação para a origem, evolução e futuro
desenvolvimento do homem e do mundo , a Fraternidade Rosacruz,
estabelecida por Max Heindel, logo se tornou o local predileto para o
jovem Manly e sua mãe passarem as férias. A sua primeira viagem para
Mt Ecclesia foi em 1920, com 19 anos de idade, um ano após a passagem de
Max Heindel aos planos invisiveis.

Segundo Manly P. Hall, foram
recebidos cordialmente, com as boas vindas, por um cavalheiro muito
atencioso, o Sr. Adams, que os apresentou à vários membros do Conselho
da Fraternidade. Naquele dia fez amizade com o cãozinho do Sr. Heindel.

Augusta Foss Heindel, viúva de Max Heindel, ficou impressionada
com o talento do jovem Manly como escritor, seu precoce ministério
pastoral na Igreja do Povo (The Church of the People), sua simpatia e
seu intenso interesse pelos complexos livros de Max Heindel, que
essencialmente ensinam que o nosso planeta é uma grande escola para a
qual as pessoas vêm por meio do renascimento, vida após vida. Heindel
preferia a palavra rebirth (renascimento), em vez de reincarnation
(reencarnação), para designar que era a essência espiritual e não a
personalidade que se manifestava novamente em sua peregrinação evolutiva
nesta esfera planetária ou escola cósmica.
A atmosfera de paz e
dedicação que encontrou impressionou-lhe profundamente, resolvendo
aproveitar o generoso convite da Sra Augusta Foss-Heindel para retornar
quando pudesse. Hall se refere à sua estada em Mt. Ecclesia como dias
aprazíveis e maravilhosos. Por muitos anos frequentou, com
regularidade, a Fraternidade Rosacruz conhecendo as dedicadas pessoas
que iniciaram com Max Heindel o trabalho pioneiro em Mt.Ecclesia .
Também estava familiarizado com a maçonaria e outras tradições
místicas e esotéricas, algumas milenares. Ao examinar seu tema
astrológico, a Sra. Augusta Foss Heindel comunicou-lhe que ele tinha
aptidão natural para literatura e artes gráficas, assim, dedicou-se
voluntariamente às atividades de redação e gráficas procurando ser útil.
Participava freqüentemente de reuniões vespertinas no apartamento da
Sra. Coens, onde eram debatidos temas da Filosofia Rosacruz.
Participavam dessas reuniões as Sras. Latham e Roberts e o Sr. Durrel,
que era o campeão de tênis, do grupo.
Em Mt. Ecclesia, Manly Palmer
Hall cresceu tão apegado ao forte temperamento da viúva de Max
Heindel, que começou a chamá-la de "mãe". Através de Augusta Foss
Heindel e seus seguidores iniciou-se na arte da astrologia e nos
fundamentos da tipografia, impressão e encadernação. Também aprendeu a
evitar escrever correntemente com caneta tinteiro, por desviar a
vitalidade (eflúvios etéricos), conselho que observou a maior parte de
sua vida, preferindo ditar seus livros.
O jovem Manly mostrou a Sra.
Augusta como jogar gamão, e através desta conexão atraiu novos amigos,
que compartilhavam suas horas de lazer. Juntos também escreveram
numerosos artigos para a revista Rays from the Rose Cross, editada pela
Fraternidade Rosacruz. Cultivou uma amizade pessoal com a Sra. Augusta
Foss Heindel até a transição da mesma aos planos cósmicos superiores em 9
de maio de 1949.
Sociedades Secretas: Parte 2 - A Real Maçonaria Manlyphall_1920

Manly P. Hall, 1920.
O
seguinte foi escrito por Manly P. Hall, em sua estada em Mt. Ecclesia,
sede da internacional The Rosicrucian Fellowship, no verão de 1922,
tendo sido publicado na revista Rays from the Rose Cross, em meados do
mesmo ano.
"Agora que nos encontramos nas belas terras de nossa
moderna Escola de Mistérios, não podemos deixar de pensar nos antigos
Iniciados que observavam, de suas pirâmides, o firmamento , contando e
nomeando aqueles maravilhosos signos, que são as chaves da vida mortal.
Mirando dos maravilhosos Zigurats estenderam seus braços à Deus,
sentindo quão pequenos e indefesos eram eles entre as maravilhas do
universo. Assim, milhares de anos mais tarde, nós nos encontramos
acerca de nosso Templo e erguemos nossos olhos ao mesmo Deus,
agradecendo-Lhe a maior compreensão que temos suplicando-Lhe apenas
poder ajudar a humanidade para que também possam conhecer as
grandiosas verdades que se descortinam no céu à meia-noite.
Contemplamos novamente o nosso Templo, este imponente Tabernáculo de
Mistérios da nova era, com sua formosa cúpula. Como as estrelas do
firmamento projeta sua mística luz, qual luminoso farol , que pode
ser contemplado ao longo de muitas milhas, símbolo da luz espiritual
que leva esperança e amor para todo o mundo. Porque este local parece
tão belo ? Há muitos outros lugares no mundo onde as estrelas podem ser
observadas e estudadas, onde milhares de pessoas também podem contemplar
o mesmo radiante por de sol, e desfrutar semelhante e maravilhoso
clima . Mas há algo aqui que não pode ser encontrado em qualquer outra
parte do mundo. Há algo aqui que é repousante e peculiar ; parece uma
terra santa. É devido ao amor enviado por milhares de membros e as vidas
de abnegação e serviço que aqueles que aqui trabalham vivem todos os
dias, o que produz este oásis de beleza na terra. "

The Rosicrucian Fellowship

Sociedades Secretas: Parte 2 - A Real Maçonaria 250px-temple99
The Ecclesia Healing Temple at Mount Ecclesia

Location:
Oceanside, California

Architect:
Cramer, Lester

Architectural style(s):
Mission/Spanish revival, Greek/Roman styles, Other

Governing body:
Non-profit organization

Added to NRHP:
April 07, 1995

NRHP Reference#:
95000390

Em
1922, com 21 anos de idade, Manly P. Hall escreveu seu primeiro livro
sobre filosofia e religião, Initiates of the Flame, uma luminescente
gema sobre as antigas escolas de mistério da antiguidade. Embora breve,
prenuncia os contornos do que tornar-se-ia The Secret Teachinbgs of All
Ages. Em sua contracapa Initiates of the Flame audazmente anuncia:
"aquele que vive a vida conhece a doutrina". Este pequeno livro expõe
eloqüentemente os ritos egípcios, os mitos arthurianos e os segredos da
alquimia, entre outros temas. Também começou a coleccionar obras sobre
misticismo e ciências esotéricas. No final do outono de 1922, o plano de
um trabalho exaustivo sobre o simbolismo das sociedades místicas
ocidentais começou a tomar forma em sua mente. Como os materiais
necessários para para empreender tal projeto, não estavam disponíveis,
no sul da Califórnia ... contatou antiquários e concessionários de
livros para ter acesso aos itens desejados. A coleção de livros e
manuscritos que Hall adquiriu, principalmente nos anos 1920 e 1930, se
tornou a base para a sua própria investigação e a pedra angular das
investigações daPhilosophical Research Society.
Em 17 de março de
1923, Hall foi ordenado ministro de uma congregação metafísica, a Igreja
do Povo (The Church of the People). Poucos dias depois, foi eleito
pastor efetivo da igreja. A congregação lhe honrou com uma cruz ao
estilo rosacruz, baseado em um desenho de sua autoria, e confeccionada
com diamantes, platina, ouro e esmalte branco, com inscrições de
emblemas e simbolos de astrologia e de antigas tradições misticas, que
representavam os ideais compartilhados por todas as missões espirituais.
Tal joia simbolizava a autoridade espiritual em um estado onde a
alternativa espiritual estava sendo assimilada pelas importantes forças
dos movimentos culturais.
Sociedades Secretas: Parte 2 - A Real Maçonaria MphcrossSociedades Secretas: Parte 2 - A Real Maçonaria Pembcros_jpg
Em
sua Mensagem pelo 50º aniversário da The Rosicrucian Fellowship (1959),
Hall relata que ao longo do tempo desenvolveu sincera afeição pela Sra.
Heindel, e como era mútua, passavam considerável tempo juntos. Nessas
ocasiões, ela lhe contava cousas acerca da vida de seu marido, e do
sacrifício que ele fez para difundir os Ensinamentos Rosacruzes e
estabelecer a Sede Mundial. Nessa ocasião Manly P. Hall era ministro da
Church of the People, uma grande Igreja evangélica em Los Angeles. Com
muita resistência conseguiu persuadir a Sra. Augusta Foss Heindel a
fazer uma exceção e proferir uma conferência pública na Igreja do Povo
(The Church of the People). Foi um acontecimento afortunado. Mrs.
Heindel discursou para um entusiástico auditório de aproximadamente
oitocentas pessoas.
Sociedades Secretas: Parte 2 - A Real Maçonaria CarolinelloydSociedades Secretas: Parte 2 - A Real Maçonaria Estellelloyd

Carolline (esq.) and Estelle Lloyd (dir.), 1923

A
maestria do jovem na abordagem de assuntos metafisicos e misteriosos,
atraiu benfeitores que financiaram seus projetos de pesquisa. Hall
tornou-se o beneficiário de Caroline e Estelle Lloyd, uma mãe e uma
filha abastadas, petencentes à família Lloyd, uma dinastia de petróleo
de Ventura, que doou milhões de dólares para os projetos de Hall. Em
1923 a sua generosidade associada aos esforços de sua própria
congregação possibilitou uma viagem ao redor do mundo que pode servir de
inspiração e de informação para a sua enciclopédica obra prima, The
Secret Teachings of All Ages (Os Ensinamentos Secretos de Todas as
Idades). Hall empreendeu sua primeira viagem ao redor do mundo para
estudar a vida, costumes e religiões de países da Ásia e da Europa.
Navegou para fora de São Francisco em 5 de dezembro 5, 1923, chegando à
Yokohama, no final de dezembro desse ano, após um enorme terremoto que
havia devastado esta cidade japonesa. Anos mais tarde, ele lembrou:
"encontramos uma cidade de meio milhão de pessoas sem um único edifício
de pé. Encontramos dor, tristeza, e infortúnio em cada mão. Mas pela
primeira vez fiquei consciente da qualidade do caráter dos japoneses,
que muito me impressionou." Seu guia turístico lhe conduziu para o
principal hotel em Yokohama. Chegando lá, só encontraram escombros. O
cavalheiro japonês, pediu-lhe para fazer uma pausa de apenas alguns
momentos para fazer uma oração no bloco onde sua família havia morrido.
Sua mãe, seu pai, sua esposa e seus filhos todos tinham morrido juntos.
Após tal experiência com o guia japonês, Hall perguntou-lhe, "Como você
se sente com tudo isto? O que significa isto?" Ao que o cavalheiro
japonês respondeu, "Eu tenho fé. Acredito. . . Devo aceitar. Eu não
posso questionar. Penso que eles ainda estão vivos. Creio que irão
renascer novamente. Creio que eles vão viver aqui. Creio que não há fim.
E, com esta esperança da continuidade de suas vidas eu tenho paz." Mais
tarde partiu para a Coreia, visitou Pequim, China, e passou pela
Birmânia e alcançou a Índia, chegando assim que Gandhi foi libertado da
prisão após uma greve de fome. Pronunciou uma palestra em Calcutá e sua
presença foi notada nos jornais locais. Viajou através do Egito e mais
tarde fixou-se no centro da Itália. Reconheceu estas 38.000 milhas de
viagem como um dos mais importantes episódios de sua vida.

Sociedades Secretas: Parte 2 - A Real Maçonaria Mph_india


Manly P. Hall, ao fundo, em sua viagem à India
Em
1926, como lider da Igreja do Povo, editou uma revista entitulada The
All Seeing Eye. A crença na reencarnação havia se tornado muito popular
na California.
Sociedades Secretas: Parte 2 - A Real Maçonaria All-seeing_eye


The All-Seeing Eye,1926
Através da influência de benfeitores, o jovem erudito teve acesso, no
início da segunda década do século XX, à alguns dos mais raros
manuscritos no Museu Britânico e vivendo em New York, entre 1926 e 1928,
encontrou grandes recursos para suas pesquisas na grande sala de
leitura da Biblioteca Pública de New York.
Sociedades Secretas: Parte 2 - A Real Maçonaria Mph_secret_teachings
Cópia de The Secret Teachings off All Ages, de MPH


Transformado
de uma criança doente em um surpreendentemente forte e solidamente
construído jovem, Hall entrou nesta biblioteca todos os dias durante
dois anos. Os livros que ele procurava estavam sempre disponíveis -
simultaneamente tempo uma lembrança feliz e sombria por refletir o
desinteresse cultural nos temas que ele amava. Acumulando uma
bibliografia de cerca de 1.000 entradas, Hall publica, em 1928, aos 27
anos de idade, The Secret Teachings of All Ages: An Encyclopedic Outline
of Masonic, Hermetic, Qabbalistic and Rosicrucian Symbolical Philosophy
( Os Ensinamentos Secretos de Todas as Idades: Um Esboço Enciclopédico
Filosófico de Maçonaria, Hermetismo, Cabala, e Simbolismo Rosacruz ), um
dos mais complexos e profundos compêndios sobre a sabedoria esotérica
da Antiguidade, livro amplamente considerado como sua obra magna, que
projeta uma rara luz sobre muitos aspectos de temas fascinantes e pouco
entendidos da mitologia, religião, cosmologia e filosofia.


Sociedades Secretas: Parte 2 - A Real Maçonaria Mph1929
Em
1933, aos 32 anos, Hall escreveu a introdução do livroBlavastsky and
the Secret Doctrine ( Blavatsky e a Doutrina Secreta), livro inédito,
publicado catorze anos após a morte física de Max Heindel. "Max Heindel
foi um pioneiro em cristianismo místico e madame Blavatsky foi uma
pioneira em ocultismo oriental. ambos estabeleceram sistemas de
pensamento que se propagaram rapidamente através de uma humanidade
animicamente faminta. Não legaram apenas suas próprias organizações, mas
sementes que plantadas nos corações dos homens tem gerado muitos frutos
em várias partes do mundo, onde outras organizações tem sido
estabelecidas segundo linhas semelhantes."
Sociedades Secretas: Parte 2 - A Real Maçonaria Hpb-sd-heindelopen
Em
1934, Hall, que alimentava o sonho de criar uma escola de pensamento
modelada na antiga escola pitagórica de Crotona, fundou a Philosophical
Research Society (PRS), em Los Angeles, Califórnia, uma organização sem
fins lucrativos com a finalidade de fornecer às pessoas pensantes,
acesso a amplo e profundo ao campo da literatura da sabedoria,
promovendo o estudo de filosofia, metafísica, religião comparada,
mitologia e ciencias ocultas. Seu objetivo é permitir ao individuo o
desenvolvimento de uma filosofia de vida madura em associação com uma
diversificada e estimulante comunidade de outras pessoas, cada qual
dedicada a compreender e apreciar as suas únicas possibilidades no
desdobramento universal padrão. A organização é totalmente livre de
controle doutrinário, política ou religiosa, proporcionando um ambiente
protegido de qualquer interesse que pretendam coagir ou converter. Em
1935 marcou o terreno para construir o primeiro edifício do complexo.
Novas instalações foram adicionadas em 1950 e 1959. A Philosophical
Research Societyse tornou um importante centro para a investigação e
divulgação da antiga sabedoria nos Estados Unidos e outros países.
Possui uma biblioteca de mais de 50.000 volumes; edita e vende livros
metafísicos e espirituais, principalmente aqueles escritos por Manly P.
Hall.
Sociedades Secretas: Parte 2 - A Real Maçonaria Prs1


Philosophical Research Socitey


Sociedades Secretas: Parte 2 - A Real Maçonaria Libraryinside-color


Biblioteca da Philosophical Research Socitey
Manly
P. Hall casou-se duas vezes, mas não teve filhos. O primeiro casamento
terminou com o falecimento de sua primeira esposa, Fay Bernice Hall, em
22 de fevereiro de 1941. Sua segunda esposa foi Marie Bauer Hall. Marie
Bauer Hall nasceu na Alemanha, em 25 de junho de 1904. Cresceu católica,
sendo educada em um convento de formação de professores. Com 18 anos
ela garantiu uma passagem para os Estados Unidos da América, e
tornou-se uma babá de duas crianças pequenas. Marie foi casada com
George Bauer com quem teve dois filhos. Após o divórcio ela casou-se
com Manly Palmer Hall, em 1950. Manly faleceu em agosto de 1990, e
Marie faleceu em 21 de abril de 2005 com 100 anos de idade. Certa
ocasião, Marie disse: "Há três coisas importantes que aconteceram na
minha vida - 1) Tornar-se a mãe dos meus dois filhos; 2) Unir-se a
Manly Palmer Hall com os seus efeitos ao longo da vida, e casar-se com
ele; 3)Investigação sobre a possibilidade de Francis Bacon ter sido o
verdadeiro autor das obras de Shakespeare.

Sociedades Secretas: Parte 2 - A Real Maçonaria Mariehall1


Marie Bauer Hall
(1904-2005)
Em
1958, posteriormente à segunda Guerra Mundial (1939-1945), Hall
escreveu o Secret Destiny of America. Em 1986, Hall completou seu livro
The Rosicrucians and Magister Christoph Schlegel: Hermetic Roots of
America.
Em 1908, Max Heindel escreveu: " O confronto entre a luz e
as trevas no mundo físico está intimamente relacionado, nas escrituras
das diferentes relgiões, com a luta dos poderes da luz e da vida
espirituais contra aqueles da escuridão e da ignorância. Esta verdade
foi universalmente difundida entre todos os povos em todas as épocas. Os
mitos dos dragões assassinos e seus matadores encarnam a mesma verdade:
os gregos falam da vitória de Apolo sobre Python e de Hércules sobre o
dragão das Hespérides. Os escandinavos contam do confronto de Beowulf
matando o dragão de fogo e de Siegfried triunfando sobre o dragão
Fafner, e nós temos o nosso São Jorge matando o dragão. Em nossa época
materialista estas verdades estão sendo temporariamente relegadas ao
esquecimento, ou consideradas conto de fadas, sem nenhum apoio verídico.
Mas tempo virá, e não está muito longe, em que essas relíquias serão
restauradas e novamente respeitadas como corporificação de grandes
verdades espirituais." Coube a Manly P. Hall empreender tal trabalho.
Sociedades Secretas: Parte 2 - A Real Maçonaria Phermies


Hermes
sobre Typhon, JAKnaap. Hermes,como a personificação da Sabedoria
Universal está aqui representado com o pé sobre o dorso de Typhon, o
dragão da ignorancia e da perversão. Para os Iniciados Egípcios, vencer o
dragão devorador das almas era se libertar da necessidade de renascer.


Manly
P. Hall, o fundador da Philosophical Research Society e seu primeiro
presidente, foi um pesquisador e amigo da sabedoria, a própria definição
de um filósofo. Teve a coragem e a força intelectual para procurar
sabedoria em locais desconhecidos ou esquecidos pela maioria dos
homens. Vivendo numa época em que a maioria dos americanos só olhavam
para as outras culturas e tradições de forma etnocentrica, falou e
escreveu extensivamente, da sabedoria encontrada em todas as antigas
tradições. Numa época em que o estudo sério de outras religiõesfoi
anátema para a maioria, ele encontrou um profundo cruzamento em linhas
culturais e revelou a interconexão das raizes das modernas expressões
religiosas. Nem Guru nem Santo. Não reinvindicou qualquer alegação de
perfeição; longe disso, mas seu trabalho é extremamente raro em sua
grande extensão, o grau de pormenor e de síntese. Abraçou a sabedoria de
cada tradição, e, com um comando de fluidos complexos e obscuros os
seus conteúdos, trabalhando no sentido de expressar as suas verdades
unificadoras. Através dos últimos 60 anos de sua vida escreveu
amplamente e fez inúmeras palestras, variando seus textos sobre o amplo
domínio do oculto e temas correlatos, incluindo temas históricos e
religião comparada. No âmbito da The Rosicrucian Fellowship
(Fraternidade Rosacruz) escreveu o prólogo dos livros "Blavatsky e a
Doutrina Secreta", de Max Heindel, publicado 14 anos após a passagem do
autor ao Oriente Eterno e "A Astrologia e as Glândulas Endócrinas", de
Augusta Foss Heindel", publicado em 1936 além de muitos artigos na
Revista Rays from the Rose Cross, criada em 1913 por Max Heindel,
editada pela Fraternidade Rosacruz. Aos 58 anos, em mensagem à
Fraternidade Rosacruz, escreveu: "Quando nos tornamos mais velhos, temos
a tendência para a nostalgia. Lembro-me especialmente daqueles dias
serenos e felizes em Mount Ecclesia. Como mulheres que criam com cuidado
a infância com seu vigoroso caráter, aprofundam o discernimento e
ajudam-nos a ser sempre sinceros aos ditames do coração e da
consciência."
Sociedades Secretas: Parte 2 - A Real Maçonaria Mph
Manly P. Hall, 1990
"Para
aprender a viver, estudar e crescer, e o crescimento é a medida da
vida, a mente deve aprender a pensar, o coração a sentir e as mãos a
trabalhar. Quando forem educados para alcançarem seu ponto mais alto,
então é o momento de oferecê-los ao serviço do seu próximo, e não
antes." Hall sempre insistiu neste ponto, antes de se enveredar numa
carreira esotérica, os alunos devem primeiro criar uma boa e sã
personalidade a partir da qual decorre tal empreendimento, o que é
explicado em seu livro, Self Unfoldment By Disciplines of Realization.
Seu
legado é mais de 200 volumes impressos, 8000 palestras, uma das
melhores bibliotecas no campo da filosofia e tradições misticas, uma
sociedade e uma Universidade e que dão continuidade ao espírito
universal de pesquisa e aprendizagem. MPH foi amplamente reconhecido
como um sábio nos domínios da religião, mitologia, misticismo, e
ocultismo. Seus prolíficos escritos, cujo melhor representante é seu
compêndio enciclopédico The Secret Teachings of All Ages, abordam
praticamente todos os aspectos do ocultismo ocidental, chegando a ter
milhões de leitores, entre os quais o cantor Elvis Presley, o ator Bela
Lugosi, o produtor cinematográfico Cecil B. DeMilleo, o astronauta
Edgar Mitchell, o governador Goodwin Knight, Harry Truman que foi
presidente dos E.U.A., e o psiquiatra Carl Gustav Jung, que ao escrever
Psicologia e Alquimia, tomou material emprestado da coleção particular
de MPH.
Em 1953, foi honrado com o título de cavaleiro patrono
doMasonic Research Group of San Francisco, sendo reconhecido pela Jewel
Lodge No. 374, San Francisco em 22 de novembro de 1954. Posteriormente
recebeu o seu 32 ° no Vale do São Francisco AASR (SJ). Em 1973 (47 anos
após escrever The Secret Teachings of All Ages), Hall recebeu seu 33 º
na maçonaria, a maior honra conferida pelo Supremo Conselho do Rito
Escocês, numa cerimônia realizada em 8 de dezembro naPhilosophical Research Society .


Sociedades Secretas: Parte 2 - A Real Maçonaria Mphall_89years
Manly P. Hall aos 89 anos
Manly
P. Hall faleceu em 29 de agosto de 1990 em sua casa em Hollywood,
devido a um acidente vascular cerebral. Uma semana antes da morte física
de Hall, que se encontrava enfermo e abatido, aos 89 anos de idade, o
então secretário da PRS, Daniel Fritz garantiu sua assinatura obtendo
controle do património pessoal de Hall, bem como o da PRS, em conjunto
avaliado em milhões de dólares. Após conflitos judiciais com a viúva e
enteados de MPH e outros membros da PRS, os planos de Fritz foram
frustrados, e o mesmo demitido da PRS. A partir de então foi possivel
celebrar um acordo entre seus herdeiros legais, a PRS e a viúva de
MPH, garantindo a continuidade do trabalho por ele iniciado através da
sociedade por ele fundada, a PRS -Philosophical Research Society, e da
UPRS - The University of Philosophical Research, desdobramento da mesma.
Hall evitou escrever materiais autobiográficos durante a sua vida, e
seu volume sobre sua avó materna, "Growing Up With Grandmother", escrito
em 1985, e sua Mensagem pelo 50º aniversário da The Rosicrucian Fellowship constituem as duas mais conhecidas das poucas informações autobiográficas por ele deixadas.




Sociedades Secretas: Parte 2 - A Real Maçonaria Mphbust_lo
Manly P. Hall, busto




"Assim, ao discípulo da antiga sabedoria é ensinado a perceber que o
homem não é essencialmente uma personalidade, mas um espírito."
-Manly P. Hall
Sua
carta natal tem sido objeto de controversias devido a relatos
conflitantes, baseados em diferentes horas de nascimento. Segundo Louis
Rodden, tendo como fonte a Philosophical Research Society, Manly P. Hall
teria nascido em 18 de março de 1901, em Petersborough, Ontario,
Canadá, entre as 5:00 e 6:00 horas da manhã, tendo seu mapa sido
retificado para as 4:57 da manhã, exibindo Aquarius no Ascendente. Ele
morreu em 29 de agosto de 1990, em sua residencia, em Hollywood, devido
a um AVC, aos 89 anos de idade. Segundo Will Dotson, que pessoalmente
retificou sua carta natal, considerando uma lista dos eventos mais
importantes de sua vida, Manly P. Hall teria nascido às 6:02 da manhã,
apresentando Piscis no Ascendente, refutando outras horas freqüentemente
mencionadas. A correção desta data teria sido confirmada por Manly P.
Hall a partir de uma anotação de sua mãe, Florence Hall, encontrada em
uma de suas gavetas.


Sociedades Secretas: Parte 2 - A Real Maçonaria Manly_hall_chart1
Mapa
radical (carta de nascimento) de Manly P. Hall para as 6:02 da manhã do
dia 18 de março de 1901, em Petersborough, Ontario, Canadá.






Sociedades Secretas: Parte 2 - A Real Maçonaria Mphchartbirth2
Mapa radical (carta de nascimento) de Manly P. Hall para as 4:47 da
manhã do dia 18 de março de 1901, em Petersborough, Ontario, Canadá.




Sociedades Secretas: Parte 2 - A Real Maçonaria Mphcharthbirth3


Mapa radical (carta de nascimento) de Manly P. Hall para as 2:08 da
manhã do dia 18 de março de 1901, em Petersborough, Ontario, Canadá.
( Fonte: Church of Light)
Sociedades Secretas: Parte 2 - A Real Maçonaria Mph_natalchart4
Mapa radical (carta de nascimento) de Manly P. Hall para as 05:19 da
manhã do dia 18 de março de 1901, em Petersborough, Ontario, Canadá.
( Fonte: George Cardinal LeGross)







MANLY PALMER HALL



Sociedades Secretas: Parte 2 - A Real Maçonaria Hall_Manly5_2


Biografia
Sociedades Secretas: Parte 2 - A Real Maçonaria Hall_manly66
Mensagem à Fraternidade Rosacruz


Sociedades Secretas: Parte 2 - A Real Maçonaria Hall
Astrologia - Uma Ciência Espiritual


Sociedades Secretas: Parte 2 - A Real Maçonaria Hallpix2


Noé e sua admirável arca




Sociedades Secretas: Parte 2 - A Real Maçonaria Manly-p-hall2
Introdução ao livro
Blavatsky e a Doutrina Secreta,
de Max Heindel


Sociedades Secretas: Parte 2 - A Real Maçonaria Hall_manly22
Desconcentração e Evolução da Astrologia

Sociedades Secretas: Parte 2 - A Real Maçonaria 7468517318289684495-2463287249390798677?l=oapologista.blogspotSociedades Secretas: Parte 2 - A Real Maçonaria PgAo7tvwGCs?utm_source=feedburner&utm_medium=email


Sociedades Secretas: Parte 1 - A Maçonaria pelos Maçons


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Posted: 16 Apr 2012 05:09 PM PDT


Vamos
ver em duas postagem dos dois pontos de vista A Maçonaria, na primeira
postagem um conteúdo posto pelos próprios maçons e na segunda parte o
que realmente acontece dentro de um pequeno circulo onde apenas membros
da elite participam e tem conhecimento.



Vejamos
abaixo o que a Maçonaria diz a seu próprio respeito. A explicação de
sua fundamentação, filosofia, credos, princípios etc:






Sociedades Secretas: Parte 2 - A Real Maçonaria Vitral


1. O que é a Maçonaria de nossos dias?
A
Maçonaria é uma Ordem Universal formada de homens de todas as raças,
credos e nacionalidades, acolhidos por suas qualidades morais e
intelectuais e reunidos com a finalidade de construírem uma Sociedade
Humana, fundada no Amor Fraternal, na esperança com amor à Deus, à
Pátria, à Família e ao Próximo, com Tolerância, Virtude e Sabedoria e
com a constante investigação da Verdade e sob a tríade LIBERDADE,
IGUALDADE E FRATERNIDADE, dentro dos princípios da Ordem, da Razão e da
Justiça, o mundo alcance a Felicidade Geral e a Paz Universal.
2. A Maçonaria é uma sociedade secreta?
A
Maçonaria não é uma sociedade secreta, no sentido como tal termo é
geralmente empregado. Uma sociedade secreta é aquela que tem objetivos
secretos e oculta a sua existência assim como as datas e locais de suas
sessões. O objetivo e propósito da Maçonaria, suas leis, história e
filosofia tem sido divulgados em livros que estão à venda em qualquer
livraria. Os únicos segredos que a maçonaria conserva são as cerimônias
empregadas na admissão de seus membros e os meios usados pelos Maçons
para se conhecerem.
3. A Maçonaria é uma religião?
A Maçonaria não
é uma religião no sentido de ser uma seita, mas é um culto que une
homens de bons costumes. A Maçonaria não promove nenhum dogma que deve
ser aceito taticamente por todos, mas inculca nos homens a prática da
virtude, não oferecendo panacéias para a redenção de pecados. Seu credo
religioso consiste apenas em dois artigos de fé que não foram inventados
por homens, mas que se encontram neles instintivamente desde os mais
remotos tempos da história: A existência de Deus e a Imortalidade da
Alma que tem como corolário a Irmandade dos Homens sob a Paternidade de
Deus.
4. A Maçonaria é anti-religiosa?
A Maçonaria não é contra
qualquer religião. Ela ensina e pratica a tolerância, defendendo o
direito do homem praticar a religião ed seu agrado. A Maçonaria não
dogmatiza as particularides do credo e da religião. Ela reconhece os
benefícios e a bondade assim como a verdade de todas as religiões,
combatendo, ao mesmo tempo, as suas inverdades e o fanatismo.
5. A Maçonaria é ateísta ou meramente agnóstica?
A
Maçonaria não é ateísta nem agnóstica. O ateu é aquele que diz não
acreditar em Deus enquanto o agnóstico é aquele que não pode afirmar,
conscientemente, se Deus existe ou não. Para ser aceito e ingressar na
Maçonaria, o candidato deve afirmar a crença em Deus.
6. A Maçonaria é um partido político?
A
Maçonaria não é um partido político. Ela não tem partido. Em princípio,
a maçonaria apóia o amor à Pátria, respeito às leis e à Ordem,
propugnando pelo aperfeiçoamento das condições humanas. Os maçons são
aconselhados a se tornarem cidadãos exemplares e a se afastarem de
movimentos cuja tendência seja a de subverter a paz e a ordem da
sociedade, e se tornarem cumpridores das ordens e das leis do país em
que estejam vivendo, sem nunca perder o dever de amar o seu próprio
país. A maçonaria promove o conceito de que não pode existir direito sem
a correspondente prestação de deveres, nem privilégios sem retribuição,
assim como privilégios sem responsabilidade.
7. A Maçonaria é uma sociedade de auxílios mútuos?
A
Maçonaria não é uma sociedade de auxílios mútuos, ela não garante à
ninguém a percepção de uma soma fixa e constante a nenhum de seus
membros, na eventualidade de uma desgraça ou calamidade pode reclamar
tal auxílio. Entretanto, a Maçonaria se empenha para que nenhum de seus
membros sofra necessidades ou seja um peso para os outros. O Maçom
necessitado recebe de acordo com as condições e as possibilidades dos
demais membros da Ordem.
8. A Maçonaria é uma ideologia ou um "ismo"?
A
Maçonaria nem é uma ideologia, nem um "ismo". Ela não se envolve com as
sutilezas da filosofia política, religiosa ou social. Mas, ela
reconhece que todos os homens tem uma só origem, participam da mesma
natureza e tem a mesma esperança e, por conseguinte, devem trabalhar em
união para o mesmo objetivo - a felicidade e bem estar da sociedade.
9. Então o que é a Maçonaria?
A
Maçonaria é uma organização mundial de homens que, utilizando-se de
formas simbólicas dos antigos construtores de templos, voluntariamente
se uniram para o propósito comum de se aperfeiçoarem na sociedade.
Admitindo em seu seio, homens de caráter, sem consideração à sua raça,
cor ou credo, a Maçonaria se esforça para constituir uma liga
internacional de homens dedicados a viverem em paz, harmonia e afeição
fraternal.
10. Qual é a missão da Maçonaria?
A missão da Maçonaria
é a de "fazer amigos, aperfeiçoar suas vidas, dedicar-se às boas obras,
promover a verdade e reconhecer seus semelhantes como homens e irmãos".
A
missão da Maçonaria ainda é a prática das virtudes e da caridade, é
confortar os infelizes, não voltar as costas à miséria, restaurar a paz
de espírito e a paz aos desamparados e dar novas esperanças aos
desesperançados.
11. A Maçonaria convida as pessoas para se filiarem a ela?
A
Maçonaria não "convida" ninguém, mesmo aos mais qualificados para se
tornarem um membro da Ordem. Aquele que deseja entrar para ela, deve
manifestar esse desejo espontaneamente, declarando que livre e
conscientemente deseja participar dela.
A Maçonaria não prende nenhum homem a juramentos incompatíveis com sua consciência o liberdade de pensar.
12. Porque a Maçonaria não inicia mulheres?
Tendo
evoluído da Maçonaria Operativa que erguia templos no período da
construção de catedrais, a Maçonaria adotou a antiga regulamentação que
provia o seguinte: "As pessoas admitidas como membros de uma Loja devem
ser homens bons e de princípios virtuosos, nascidos livres de idade
madura, sem vínculos que o privem de pensar livremente, sendo vedada a
admissão de mulheres assim como homens de comportamento duvidoso ou
imoral.
A regularidade da maçonaria se deve ao fato de se ater aos
seus princípios básicos e imutáveis regidos por mandamentos, entre os
quais se inclui o que acima se disse.
13. Por que são chamados de templos os locais de reunião?
Os
lugares onde os maçons se reúnem são chamados de templos porque, embora
não sendo uma religião ou reunindo-se em uma igreja, a Maçonaria
preserva religiosamente os direitos de cada indivíduo praticar a
religião ou credo de sua preferência, mantendo-se eqüidistante das
diferentes seitas ou credos. Ela ensina a todos como respeitar e tolerar
as religiões diversas de seus membros.
14. A Maçonaria Universal obedece a uma autoridade máxima?
Nem
mesmo em um país como os Estados Unidos que agora se compõe de 50
Estados e conta com cerca de 4 milhões de Maçons, obedece a Maçonaria a
uma autoridade suprema. A Maçonaria em cada país ou em cada estado de
uma Federação é regulada e dirigida por uma Grande Loja independente e
soberana.
15. Símbolos e Simbolismo na Maçonaria
Conheça os símbolos mais usados pela maçonaria na nossa página sobre o simbolismo.



Sociedades Secretas: Parte 2 - A Real Maçonaria Freemasons-life-plate-3
Fonte: Conferência "Maçonaria - Sua História, Objetivos e Princípios" - Erwin Seignemartin - 28-09-1979


Texto de Fernando Pessoa sobre a Maçonaria

Este
é um trecho do artigo que Fernando Pessoa publicou no Diário de Lisboa,
no 4.388 de 4 de fevereiro de 1935, contra o projeto de lei, do
deputado José Cabral, proibindo o funcionamento das associações
secretas, sejam quais forem os seus fins e organização.
A Maçonaria
compõe-se de três elementos: o elemento iniciático, pelo qual é secreta;
o elemento fraternal; e o elemento a que chamarei humano – isto é, o
que resulta de ela ser composta por diversas espécies de homens, de
diferentes graus de inteligência e cultura, e o que resulta de ela
existir em muitos países, sujeita portanto a diversas circunstâncias de
meio e de momento histórico, perante as quais, de país para país e de
época para época reage, quanto à atitude social, diferentemente.
Nos
primeiros dois elementos, onde reside essencialmente o espírito
maçônico, a Ordem é a mesma sempre e em todo o mundo. No terceiro, a
Maçonaria – como aliás qualquer instituição humana, secreta ou não –
apresenta diferentes aspectos, conforme a mentalidade de Maçons
individuais, e conforme circunstâncias de meio e momento histórico, de
que ela não tem culpa.
Neste terceiro ponto de vista, toda a
Maçonaria gira, porém, em torno de uma só idéia – a "tolerância"; isto
é, o não impor a alguém dogma nenhum, deixando-o pensar como entender.
Por isso a Maçonaria não tem uma doutrina. Tudo quanto se chama
"doutrina maçônica" são opiniões individuais de Maçons, quer sobre a
Ordem em si mesma, quer sobre as suas relações com o mundo profano. São
divertidíssimas: vão desde o panteísmo naturalista de Oswald Wirth até
ao misticismo cristão de Arthur Edward Waite, ambos tentando converter
em doutrina o espírito da Ordem. As suas afirmações, porém, são
simplesmente suas; a Maçonaria nada tem com elas. Ora o primeiro erro
dos Antimaçons consiste em tentar definir o espírito maçônico em geral
pelas afirmações de Maçons particulares, escolhidas ordinariamente com
grande má fé.
O segundo erro dos Antimaçons consiste em não querer
ver que a Maçonaria, unida espiritualmente, está materialmente dividida,
como já expliquei. A sua ação social varia de país para país, de
momento histórico para momento histórico, em função das circunstâncias
do meio e da época, que afetam a Maçonaria como afetam toda a gente. A
sua ação social varia, dentro do mesmo país, de Obediência para
Obediência, onde houver mais que uma, em virtude de divergências
doutrinárias – as que provocaram a formação dessas Obediências
distintas, pois, a haver entre elas acordo em tudo, estariam unidas.
Segue daqui que nenhum ato político ocasional de nenhuma Obediência pode
ser levado à conta da Maçonaria em geral, ou até dessa Obediência
particular, pois pode provir, como em geral provém, de circunstâncias
políticas de momento, que a Maçonaria não criou.
Resulta de tudo isto
que todas as campanhas antimaçônicas – baseadas nesta dupla confusão do
particular com o geral e do ocasional com o permanente – estão
absolutamente erradas, e que nada até hoje se provou em desabono da
Maçonaria. Por esse critério – o de avaliar uma instituição pelos seus
atos ocasionais porventura infelizes, ou um homem por seus lapsos ou
erros ocasionais – que haveria neste mundo senão abominação? Quer o Sr.
José Cabral que se avaliem os papas por Rodrigo Bórgia, assassino e
incestuoso? Quer que se considere a Igreja de Roma perfeitamente
definida em seu íntimo espírito pelas torturas dos Inquisidores
(provenientes de um uso profano do tempo) ou pelos massacres dos
albigenses e dos piemonteses? E contudo com muito mais razão se o
poderia fazer, pois essas crueldades foram feitas com ordem ou com
consentimento dos papas, obrigando assim, espiritualmente, a Igreja
inteira.
Sejamos, ao menos, justos. Se debitamos à Maçonaria em geral
todos aqueles casos particulares, ponhamos-lhe a crédito, em
contrapartida, os benefícios que dela temos recebido em iguais
condições. Beijem-lhe os jesuítas as mãos, por lhes ter sido dado
acolhimento e liberdade na Prússia, no século dezoito – quando expulsos
de toda a parte, os repudiava o próprio Papa – pelo Maçom Frederico II.
Agradeçamos-lhe a vitória de Waterloo, pois que Wellinton e Blucher eram
ambos Maçons. Sejamos-lhe gratos por ter sido ela quem criou a base
onde veio a assentar a futura vitória dos Aliados – a "Entente
Cordiale", obra do Maçom Eduardo VII. Nem esqueçamos, finalmente, que
devemos à Maçonaria a maior obra da literatura moderna – o "Fausto" do
Maçom Goeth.
Acabei de vez. Deixe o Sr. José Cabral a Maçonaria aos
Maçons e aos que, embora o não sejam, viram, ainda que noutro Templo, a
mesma Luz. Deixe a Antimaçonaria àqueles Antimaçons que são os legítimos
descendentes intelectuais do célebre pregador que descobriu que Herodes
e Pilatos eram Vigilantes de uma Loja de Jerusalém.
Fernando Pessoa
Fonte: Site: Loja São Paulo 43

Bem,
esta é a maçonaria apresentada pelos maçons à sociedade e aos seus
membros de graus inferiores (Não participantes da "elite" maçônica).


Na próxima postagem vamos conhecer o lodo obscuro da maçonaria, o qual nem 95% dos maçons conhecem de fato.

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Lourival soldado cristão
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