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Sociedades Secretas: Parte 2 - A Real Maçonaria
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Sociedades Secretas: Parte 2 - A Real Maçonaria
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Sociedades Secretas: Parte 2 - A Real Maçonaria
Quem foi Manly P. Hall Realmente ?
Sociedades Secretas: Parte 1 - A Maçonaria pelos Maçons
Sociedades Secretas: Parte 2 - A Real Maçonaria [color:1ca9=#555] Posted: 17 Apr 2012 08:11 AM PDT Vamos a segunda parte deste assunto: A Verdadeira Descrição da Organização da Maçonaria Alguns maçons e muitos, creio eu iludidos, afirmam que a maçonamria não é nada daquilo que a mitologia popular afirma ser. E, de fato, não é. Pelo menos à primeira vista. O real problema reside no fato de que a maçonaria é composta de "duas" fraternidades dentro de uma só. Ou seja: uma que eles mostram e outra que realmente são. E para piorar, pouquíssimos membros da ordem conhecem este lado obscuro da Maçonaria. O fato é que mesmo no lado visível da fraternidade podemos encontrar motivos suficientes para jamais adentrarmos ou, se já pertencemos, que saiamos da fraternidade. Só para ilustrar, uma das duas crenças basilares da ordem é em "deus" e na imortalidade da alma. Veja o artigo sobre a maçonaria fictícia ou de fachada. Coloquei deus com "d" minúsculo pelo motivo que logo mais vocês saberão. Portanto, o deus que os maçons crêem, em nada se assemelha com o Deus, O Eterno Todo Poderoso, da bíblia. Segundo, a crença na imortalidade da alma foi a primeira mentira satânica plantada no coração humano. Foi no Éden que a Serpente, que é Lúcifer ou Satanás, falou para Eva de que, caso ela comesse do fruto proibido por Deus, ela não morreria. Ou seja, Eva e posteriormente Adão, não morreriam caso pecasse, contrariando as Lei Divina vigente no Jardim. A partir de então Lúcifer passou a dinfundir a crença de que as pessoas ao morrem, por possuir um "espírito" não morreriam e que este espírito continuariam com "vida", contrariando o que realmente acontece em decorrência da execução da Lei Divina, que é a morte. O pior é que inúmeras religiões e filosofias aderiram a tal ensinamente, dando, destarte, total autoridade a Sataás e seu ensino malévolo. Bom, só nos deparando com o aspecto visível e conhecido da Maçonaria, já temos motivos de sobra para repudiar por completo tal fraternidade. Mas, o mais chocante e surpreendente estar por vir. Existe um lado ainda mais sombrio na maçonaria e que, se você é maçon, não conhece e não está preparado para conhecer, eu o aconselho a parar por aqui. Mas se você está realmente em busca da veradade sobre aquilo que você tem abraçado com tanta dedicação, veja os textos que se seguem. Os mesmos foram retirados de escritos de um autor maçon, Manly P. Hall: Ouçamos o autor maçom Manly P. Hall descrever essa organização bidimensional que é a Maçonaria. A Maçonaria é formada de duas organizações distintamente diferentes, uma visível, e a outra invisível.Hall descreve essa organização de dois níveis: (Hall foi honrado pelo The Scottish Rite Journal, que o chamou de "O Ilustre Manly P. Hall', em setembro de 1990, e também de 'O Maior Filósofo da Maçonaria', dizendo, "O mundo é um lugar muito melhor por causa de Manly P. Hall, e somos melhores pessoas for termos conhecido a ele e a sua obra"). Isto foi o que Manly P. Hall escreveu: "A Maçonaria é uma fraternidade dentro de uma fraternidade - uma organização exterior que esconde uma irmandade interior dos eleitos... é necessário estabelecer a existência dessas duas ordens separadas, porém independentes, a visível e a outra invisível. A sociedade visível é uma esplêndida camaradagem de homens 'livres e aceitos' que se reúnem para dedicarem seu tempo às atividades éticas, educacionais, fraternais, patrióticas e humanitárias. A sociedade invisível é uma fraternidade secreta e augustíssima (de majestosa dignidade e grandiosidade), cujos membros dedicam-se ao serviço dos arcanos [segredos, mistérios]." [Lectures on Ancient Philosophy, Manly P. Hall, pág. 433] Muitos homens bem intencionados são membros dessa sociedade visível sem saberem absolutamente nada da sociedade invisível. Na verdade, Albert Pike, um dos mais importantes autores maçons, teve algumas coisas a dizer sobre os irmãos da sociedade visível: "A Maçonaria, como todas as religiões, todos os mistérios, o Hermetismo, e a Alquimia, esconde seus segredos de todos, exceto dos adeptos e sábios, ou eleitos, e usa falsas explicações e falsas interpretações sobre seus símbolos para enganar aqueles que merecem somente ser enganados; para esconder a verdade, que chama de Luz, e afastá-los dela." [Morals and Dogma (leia a resenha), págs. 104-5, Terceiro Grau]. Pike diz que a Maçonaria é uma religião, da ordem dos mistérios satânicos, da mesma categoria que a Filosofia Hermética e a Alquimia! A Maçonaria esconde seus segredos dos irmãos que estão na sociedadevisível exterior, independente do grau deles; somente os eleitos na sociedade invisível interna é que conhecem a verdade. Os pobres irmãos na sociedade visível recebem uma dieta de "falsas explicações e falsas interpretações" de seus símbolos - Por que razão? Esses pobres homens na sociedade visível "merecem somente ser enganados". Se, no início de sua participação na Maçonaria, um homem demonstra venerar Jesus Cristo, ele será imediatamente colocado na sociedade visível e nunca aprenderá a verdade. Nunca será considerado um adepto, ou um sábio, ou um dos eleitos, pois esses termos são reservados somente para os membros da sociedade invisível. Ele será um daqueles que aprendem mentiras sobre as doutrinas da Maçonaria e que deliberadamente, recebem falsas explicações sobre seus símbolos, para que simplesmente PENSEM que conhecem a verdade. Em seguida, Pike completa suas instruções sobre o engano intencional dos membros da sociedade visível, dizendo: "Portanto, a Maçonaria zelosamente esconde seus segredos e leva os intérpretes presunçosos ao erro." [Ibidem, pág. 105]. Os membros da sociedade visível são chamados de 'massas' e constituem 95% de toda a Maçonaria. Ouça o que Albert Pike diz sobre a verdade da organização para as 'massas': "Um Espírito que ama a sabedoria e contempla a Verdade que está por perto, é forçado a disfarçar-se, para induzir as multidões a aceitá-la... O povo precisa de ficções, e a Verdade torna-se mortal para aqueles que não são fortes o suficiente para contemplá-la em todo seu fulgor." [Morals and Dogma, pág. 103 Terceiro Grau, ênfase adicionada]. Se uma pessoa não é capaz de aceitar a verdade que o núcleo interno e invisível da Maçonaria realmente adora e serve a Satanás, então essa verdade tornar-se-ia "mortal" para ela. Portanto, "as ficções são necessárias" para que os maçons visíveis não fiquem tão desnorteados que deixem a Maçonaria e exponham seus segredos internos. Há um pequeno parágrafo que define correta e concisamente o coração e a alma da fraternidade invisível da Maçonaria. Vejamos mais uma citação de Manly P. Hall: "Quando o maçom aprende que o segredo para o guerreiro é a correta aplicação do dínamo do poder da vida, ele aprendeu o mistério de sua Arte. As energias ardentes de Lúcifer estão em suas mãos e antes que ele possa avançar para frente e para cima, precisa provar sua capacidade de aplicar corretamente a energia." [The Lost Key to Freemasonry, Manly P. Hall, publicado pela Macoy Publishing and Masonic Supply Company, Richmond, Virgínia, 1976, ênfase adicionada]. O Scottish Rite Journal, elogiou Manly P. Hall em 1990, como "O Maior Filósofo da Maçonaria". Um maçom de Grau 32 escreveu-me dizendo que ele nunca tinha ouvido falar de Manly P. Hall; porém você pode ver que o livro dele foi publicado pela editora Macoy Publishing. A única razão porque esse maçom de grau elevado nunca tinha ouvido falar de Manly P. Hall é que Hall é um líder da Fraternidade Invisível, enquanto esse maçom que me escreveu participava da Fraternidade Visível! Fonte: Site da Espada do Espírito. Observe, caro leitor, que estes textos foram extraídos dos escritos do próprio autor e líder maçônico Manly P. Halmer (Saiba mais sobre Manly P. Halmer clicando aqui) Assim sendo, não restam dúvidas que, ao analisarmos a Maçonaria, temos a certeza de que estamos perante uma seita SATÂNICA destinada à adoração do mal. Muitos que fazem parte desta sociedade secreta está enganamdo quanto aos seus reais desígnios. Portanto, se você é maçon, não perca mais tempo amigo! Saia o quanto antes e aceite a Jesus Cristo como o seu Salvador pessoal e seja-lhe obediente. Assim você podera desfrutar da verdadeira felicidade, paz e prosperiade. |
Quem foi Manly P. Hall Realmente ? [color:1ca9=#555] Posted: 17 Apr 2012 11:39 AM PDT Como na próxima parte que aborda sociedades secretas vamos mensionar Manly P. Hall vamos ver quem ele foi primeiro para podermos tirar conclusoes mais precisas Muitos duvidam da associação de Manly P. Hall à maçonaria devido aos seus escritos taxativamente diabólicos!!! Mas trascrevemos aqui a biografia dele. Além de maçon, Manly era um grande ocultista, participando ativamente de outras sociedades como a Rosa Cruz. Vejamos a sua história e sua influência na maçonaria, o que ora nos interesa: 18 de Março de 1901 - 29 de Agosto de 1990 Manly Palmer Hall foi um célebre pensador, conferencista e escritor canadense, que imigrou para os Estados Unidos da América, sendo mundialmente reconhecido por centenas de trabalhos publicados dedicados à religião comparada, filosofia , e tradições esotéricas. Seu mais famoso trabalho é The Secret Teachings of All Ages: An Encyclopedic Outline of Masonic, Hermetic, Qabbalistic and Rosicrucian Symbolical Philosophy ( Os Ensinamentos Secretos de Todas as Idades: Um Esboço Enciclopédico Filosófico de Maçonaria, Hermetismo, Cabala, e Simbolismo Rosacruz ) publicado em 1928[ aos 27 anos de idade. Foi honrado com o título de cavaleiro patrono de Masonic Research Group of San Francisco, em 1953, sendo reconhecido pela Jewel Lodge No. 374, San Francisco em 22 de novembro de 1954. Posteriormente recebeu o seu 32 ° no Vale do São Francisco AASR (SJ). Em 1973 (47 anos após escrever The Secret Teachings of All Ages), Hall foi reconhecido como um Maçon 33 º (a maior honra conferida pelo Supremo Conselho do Rito Escocês), em uma cerimônia realizada em 8 de dezembro na Philosophical Research Society , Nos seus mais de 70 anos de carreira, Hall pronunciou cerca de 8.000 palestras nos Estados Unidos e em outros países, escreveu mais de 150 livros e ensaios, destacando-seInitiates of the Flame (Os Iniciados da Flama) , The Story of Healing, The Divine Art (A História da Cura, A Arte Divina), The Lost Keys of Freemasonry (As Chaves Perdidas da Maçonaria) , The Secret Destiny of America (O Destino Secreto da América) e Masonic Orders of Fraternity, além de inúmeros artigos em revistas. Biografia Manly Palmer Hall nasceu em Peterbourough, cidade rural de Ontario, Canadá, em 1901 e imigrou para os Estados Unidos em 1904. Filho de Louise Hall, médica e terapeuta quiroprática, e deWilliam S. Hall, odontólogo e membro patenteado pelo Colégio de Ontario, da primeira sociedade rosacruz do Canadá, A Societas Rosicruciana in Canada (SRIC), formalmente constituida pelo Cel. Mac Leod Moore em 19 de setembro de 1876, reservada à Mestres Mações. Em 1904 a família Hall se mudou para os Estados Unidos. Cedo seus pais se divorciaram, ficando o menino sob os cuidados de sua avó materna, Florence Palmer ( Mrs Arthur Whitney Palmer) , que lhe criou em Sioux Falls, South Dakota. Sua mãe foi morar no Alaska onde trabalhou como médica quiroprática e seu pai retornou ao Canadá, não dando mais notícias. Manly nunca conheceu seu pai, passando uma infância solitária, insegura e confusa, saltando de cidade em cidade, em companhia de sua avó materna. Foi uma criança doente, teve pouca escolaridade formal, seu contato com outras crianças era limitado., Passava longas horas lendo vorazmente por conta própria.Sua avó percebeu no menino uma centelha de um indefinível brilho, que procurou cultivar através de viagens à museus em Chicago e em Nova York. Por algum tempo, Manly e sua avó moraram no elegante hotel Palmer House, em Chigago, de propriedade de sua família, onde compartilhou principalmente a companhia de adultos, incluindo um maitre indiano, que lhe ensinou princípios de etiqueta. Mais tarde, o estudioso adolescente foi matriculado, brevemente, em uma escola militar. Em relação ao pai que ele nunca conheceu, Hall apenas diria que" maridos que andam afastados de suas famílias são homens irresponsáveis e sem reflexão, que antagonizam as suas esposas e praguejam seus filhos com uma vida negativa de incertezas." Desde a mais tenra idade, Manly Palmer Hall dedicou-se ao estudo de todo o leque de sabedoria das antigas tradições da antiguidade. Ao contrário de muitos de seus contemporâneos, ele concluiu que a sabedoria não podia ser encontrada em apenas um caminho ou apenas em uma religião. Em vez disso, ele vislumbrou a sabedoria em um reino maior, transdisciplinar, onde filosofia, religião e ciência se misturam sem fronteiras. Ele escreveu isso em um boletim da Philosophical Research Society em 1959: "Como resultado de uma confusa e insegura infância, era necessário que eu formulasse uma filosofia pessoal com a qual poderia lidar com situações imediatas." Na juventude , viveu em New York, com sua avó, quando ela desencarnou repentinamente. Trabalhava como escriturário no escritório de uma firma em Wall Street. Sem muita opção, deixou seu trabalho em New York para reencontrar sua mãe, que havia lhe abandonado na infância, mudando-se para sua casa em Santa Mônica, litoral da California. Sua mãe vivia numa modesta casa com Charles Hall, segundo marido, considerado um homem dos sete instrumentos. Se houve alguma dificuldade de relacionamento entre Manly e sua mãe, ele jamais falou sobre isso. Anos depois dedicaria à ela uma de suas obras bem conhecidas, The Story of Healing,The Divine Art ( A História da Cura, A Arte Divina) Um dos seus primeiros amigos, na California, foi Sydney J. Brownson , um frenologista que possuia um studio próximo ao Pier de Santa Monica , que compartilhou os seus conhecimentos sobre hinduísmo, filosofia grega e misticismo cristão. Brownson era um homem reservado e raramente discutia sua vida pessoal. Mas diante do brilho de seu interlocutor, revelou que sua vida tinha sido transformada por uma visão mística e chamadora, que recebera no final de uma Guerra Civil. Também confidenciou que atravessava problemas conjugais. Quando Hall lhe perguntou se ele teria casado com a mulher errada , Brownson energicamente respondeu que se pudesse voltar no tempo certamente faria a mesma escolha pois "nós vivemos neste mundo para aprender, e eu aprendi mais com ela sobre as mulheres do que eu jamais pensei que poderia saber." Décadas depois, Hall iria se lembrar daquelas palavras como uma antevisão de sua própria luta doméstica. "Todas as coisas funcionam bem no final", garantiu Brownson, acrescentando, "Deus não produz fracassos, mas às vezes a Idade de Ouro parece ser indefinidamente adiada. Mas ela virá." Hall, que tinha uma memória fotográfica, reforçou seus estudos sobre antigas religiões e no outono de 1920, com apenas 19 anos , o talentoso jovem que iniciou a sua carreira pública , quando foi convidado a falar para um pequeno grupo, em uma sala, em cima de um banco em Santa Monica, Califórnia, sobre o tema da reencarnação, já estava palestrando na Igreja do Povo , em Los Angeles, discorrendo sobre Rosicrucianismo e Teosofia, sistema filosófico místico fundado por Madame Helena Blavatsky, bem como sobre os ensinamentos de Pitágoras, Confúcio e Platão. Uma idosa senhora escocesa, admiradora do talento do jovem conferencista, presenteou-lhe com uma rara e elegante coleção das obras completas de Jacob Boehme; foi o começo de uma volumosa coleção de livros raros e incomuns que se ampliaria ao longo do tempo somando cerca de 30.000 volumes. Sua mãe, Louise Hall trabalhara por 15 anos como médica e terapeuta quiroprática em Fairbank, Alasca, tendo feito os cursos por correspondência da The Rosicrucian Fellowship, tornando-se membro da mesma. Em 1918, após o fim da primeira guerra mundial mudou-se para a California. Naturalmente, ela tinha um grande anseio de visitar a Fraternidade Rosacruz (The Rosicrucian Fellowship). Assim foram juntos conhecer a sede da Fraternidade Rosacruz localizada em Oceanside, cerca de 80 milhas ao sul de Los Angeles, em um local paradisíaco conhecido como Mt. Ecclesia. A Fraternidade Rosacruz ( The Rosicrucian Fellowship) foi estabelecida por Carl Louis Von Grasshoff , místico cristão e ex-presidente da Sociedade Teosófica em Los Angeles, que ao imigrar para os Estados Unidos da América adotou o nome de Max Heindel, sendo reconhecido como um dos mais prolíficos escritores de Filosofia Oculta. Dedicados à Cristo Jesus, astrologia, e ao poder da oração e fornecendo uma explicação para a origem, evolução e futuro desenvolvimento do homem e do mundo , a Fraternidade Rosacruz, estabelecida por Max Heindel, logo se tornou o local predileto para o jovem Manly e sua mãe passarem as férias. A sua primeira viagem para Mt Ecclesia foi em 1920, com 19 anos de idade, um ano após a passagem de Max Heindel aos planos invisiveis. Segundo Manly P. Hall, foram recebidos cordialmente, com as boas vindas, por um cavalheiro muito atencioso, o Sr. Adams, que os apresentou à vários membros do Conselho da Fraternidade. Naquele dia fez amizade com o cãozinho do Sr. Heindel. Augusta Foss Heindel, viúva de Max Heindel, ficou impressionada com o talento do jovem Manly como escritor, seu precoce ministério pastoral na Igreja do Povo (The Church of the People), sua simpatia e seu intenso interesse pelos complexos livros de Max Heindel, que essencialmente ensinam que o nosso planeta é uma grande escola para a qual as pessoas vêm por meio do renascimento, vida após vida. Heindel preferia a palavra rebirth (renascimento), em vez de reincarnation (reencarnação), para designar que era a essência espiritual e não a personalidade que se manifestava novamente em sua peregrinação evolutiva nesta esfera planetária ou escola cósmica. A atmosfera de paz e dedicação que encontrou impressionou-lhe profundamente, resolvendo aproveitar o generoso convite da Sra Augusta Foss-Heindel para retornar quando pudesse. Hall se refere à sua estada em Mt. Ecclesia como dias aprazíveis e maravilhosos. Por muitos anos frequentou, com regularidade, a Fraternidade Rosacruz conhecendo as dedicadas pessoas que iniciaram com Max Heindel o trabalho pioneiro em Mt.Ecclesia . Também estava familiarizado com a maçonaria e outras tradições místicas e esotéricas, algumas milenares. Ao examinar seu tema astrológico, a Sra. Augusta Foss Heindel comunicou-lhe que ele tinha aptidão natural para literatura e artes gráficas, assim, dedicou-se voluntariamente às atividades de redação e gráficas procurando ser útil. Participava freqüentemente de reuniões vespertinas no apartamento da Sra. Coens, onde eram debatidos temas da Filosofia Rosacruz. Participavam dessas reuniões as Sras. Latham e Roberts e o Sr. Durrel, que era o campeão de tênis, do grupo. Em Mt. Ecclesia, Manly Palmer Hall cresceu tão apegado ao forte temperamento da viúva de Max Heindel, que começou a chamá-la de "mãe". Através de Augusta Foss Heindel e seus seguidores iniciou-se na arte da astrologia e nos fundamentos da tipografia, impressão e encadernação. Também aprendeu a evitar escrever correntemente com caneta tinteiro, por desviar a vitalidade (eflúvios etéricos), conselho que observou a maior parte de sua vida, preferindo ditar seus livros. O jovem Manly mostrou a Sra. Augusta como jogar gamão, e através desta conexão atraiu novos amigos, que compartilhavam suas horas de lazer. Juntos também escreveram numerosos artigos para a revista Rays from the Rose Cross, editada pela Fraternidade Rosacruz. Cultivou uma amizade pessoal com a Sra. Augusta Foss Heindel até a transição da mesma aos planos cósmicos superiores em 9 de maio de 1949. Manly P. Hall, 1920. O seguinte foi escrito por Manly P. Hall, em sua estada em Mt. Ecclesia, sede da internacional The Rosicrucian Fellowship, no verão de 1922, tendo sido publicado na revista Rays from the Rose Cross, em meados do mesmo ano. "Agora que nos encontramos nas belas terras de nossa moderna Escola de Mistérios, não podemos deixar de pensar nos antigos Iniciados que observavam, de suas pirâmides, o firmamento , contando e nomeando aqueles maravilhosos signos, que são as chaves da vida mortal. Mirando dos maravilhosos Zigurats estenderam seus braços à Deus, sentindo quão pequenos e indefesos eram eles entre as maravilhas do universo. Assim, milhares de anos mais tarde, nós nos encontramos acerca de nosso Templo e erguemos nossos olhos ao mesmo Deus, agradecendo-Lhe a maior compreensão que temos suplicando-Lhe apenas poder ajudar a humanidade para que também possam conhecer as grandiosas verdades que se descortinam no céu à meia-noite. Contemplamos novamente o nosso Templo, este imponente Tabernáculo de Mistérios da nova era, com sua formosa cúpula. Como as estrelas do firmamento projeta sua mística luz, qual luminoso farol , que pode ser contemplado ao longo de muitas milhas, símbolo da luz espiritual que leva esperança e amor para todo o mundo. Porque este local parece tão belo ? Há muitos outros lugares no mundo onde as estrelas podem ser observadas e estudadas, onde milhares de pessoas também podem contemplar o mesmo radiante por de sol, e desfrutar semelhante e maravilhoso clima . Mas há algo aqui que não pode ser encontrado em qualquer outra parte do mundo. Há algo aqui que é repousante e peculiar ; parece uma terra santa. É devido ao amor enviado por milhares de membros e as vidas de abnegação e serviço que aqueles que aqui trabalham vivem todos os dias, o que produz este oásis de beleza na terra. " The Rosicrucian Fellowship The Ecclesia Healing Temple at Mount Ecclesia Location: Oceanside, California Architect: Cramer, Lester Architectural style(s): Mission/Spanish revival, Greek/Roman styles, Other Governing body: Non-profit organization Added to NRHP: April 07, 1995 NRHP Reference#: 95000390 Em 1922, com 21 anos de idade, Manly P. Hall escreveu seu primeiro livro sobre filosofia e religião, Initiates of the Flame, uma luminescente gema sobre as antigas escolas de mistério da antiguidade. Embora breve, prenuncia os contornos do que tornar-se-ia The Secret Teachinbgs of All Ages. Em sua contracapa Initiates of the Flame audazmente anuncia: "aquele que vive a vida conhece a doutrina". Este pequeno livro expõe eloqüentemente os ritos egípcios, os mitos arthurianos e os segredos da alquimia, entre outros temas. Também começou a coleccionar obras sobre misticismo e ciências esotéricas. No final do outono de 1922, o plano de um trabalho exaustivo sobre o simbolismo das sociedades místicas ocidentais começou a tomar forma em sua mente. Como os materiais necessários para para empreender tal projeto, não estavam disponíveis, no sul da Califórnia ... contatou antiquários e concessionários de livros para ter acesso aos itens desejados. A coleção de livros e manuscritos que Hall adquiriu, principalmente nos anos 1920 e 1930, se tornou a base para a sua própria investigação e a pedra angular das investigações daPhilosophical Research Society. Em 17 de março de 1923, Hall foi ordenado ministro de uma congregação metafísica, a Igreja do Povo (The Church of the People). Poucos dias depois, foi eleito pastor efetivo da igreja. A congregação lhe honrou com uma cruz ao estilo rosacruz, baseado em um desenho de sua autoria, e confeccionada com diamantes, platina, ouro e esmalte branco, com inscrições de emblemas e simbolos de astrologia e de antigas tradições misticas, que representavam os ideais compartilhados por todas as missões espirituais. Tal joia simbolizava a autoridade espiritual em um estado onde a alternativa espiritual estava sendo assimilada pelas importantes forças dos movimentos culturais. Em sua Mensagem pelo 50º aniversário da The Rosicrucian Fellowship (1959), Hall relata que ao longo do tempo desenvolveu sincera afeição pela Sra. Heindel, e como era mútua, passavam considerável tempo juntos. Nessas ocasiões, ela lhe contava cousas acerca da vida de seu marido, e do sacrifício que ele fez para difundir os Ensinamentos Rosacruzes e estabelecer a Sede Mundial. Nessa ocasião Manly P. Hall era ministro da Church of the People, uma grande Igreja evangélica em Los Angeles. Com muita resistência conseguiu persuadir a Sra. Augusta Foss Heindel a fazer uma exceção e proferir uma conferência pública na Igreja do Povo (The Church of the People). Foi um acontecimento afortunado. Mrs. Heindel discursou para um entusiástico auditório de aproximadamente oitocentas pessoas. Carolline (esq.) and Estelle Lloyd (dir.), 1923 A maestria do jovem na abordagem de assuntos metafisicos e misteriosos, atraiu benfeitores que financiaram seus projetos de pesquisa. Hall tornou-se o beneficiário de Caroline e Estelle Lloyd, uma mãe e uma filha abastadas, petencentes à família Lloyd, uma dinastia de petróleo de Ventura, que doou milhões de dólares para os projetos de Hall. Em 1923 a sua generosidade associada aos esforços de sua própria congregação possibilitou uma viagem ao redor do mundo que pode servir de inspiração e de informação para a sua enciclopédica obra prima, The Secret Teachings of All Ages (Os Ensinamentos Secretos de Todas as Idades). Hall empreendeu sua primeira viagem ao redor do mundo para estudar a vida, costumes e religiões de países da Ásia e da Europa. Navegou para fora de São Francisco em 5 de dezembro 5, 1923, chegando à Yokohama, no final de dezembro desse ano, após um enorme terremoto que havia devastado esta cidade japonesa. Anos mais tarde, ele lembrou: "encontramos uma cidade de meio milhão de pessoas sem um único edifício de pé. Encontramos dor, tristeza, e infortúnio em cada mão. Mas pela primeira vez fiquei consciente da qualidade do caráter dos japoneses, que muito me impressionou." Seu guia turístico lhe conduziu para o principal hotel em Yokohama. Chegando lá, só encontraram escombros. O cavalheiro japonês, pediu-lhe para fazer uma pausa de apenas alguns momentos para fazer uma oração no bloco onde sua família havia morrido. Sua mãe, seu pai, sua esposa e seus filhos todos tinham morrido juntos. Após tal experiência com o guia japonês, Hall perguntou-lhe, "Como você se sente com tudo isto? O que significa isto?" Ao que o cavalheiro japonês respondeu, "Eu tenho fé. Acredito. . . Devo aceitar. Eu não posso questionar. Penso que eles ainda estão vivos. Creio que irão renascer novamente. Creio que eles vão viver aqui. Creio que não há fim. E, com esta esperança da continuidade de suas vidas eu tenho paz." Mais tarde partiu para a Coreia, visitou Pequim, China, e passou pela Birmânia e alcançou a Índia, chegando assim que Gandhi foi libertado da prisão após uma greve de fome. Pronunciou uma palestra em Calcutá e sua presença foi notada nos jornais locais. Viajou através do Egito e mais tarde fixou-se no centro da Itália. Reconheceu estas 38.000 milhas de viagem como um dos mais importantes episódios de sua vida. Manly P. Hall, ao fundo, em sua viagem à India Em 1926, como lider da Igreja do Povo, editou uma revista entitulada The All Seeing Eye. A crença na reencarnação havia se tornado muito popular na California. The All-Seeing Eye,1926 Através da influência de benfeitores, o jovem erudito teve acesso, no início da segunda década do século XX, à alguns dos mais raros manuscritos no Museu Britânico e vivendo em New York, entre 1926 e 1928, encontrou grandes recursos para suas pesquisas na grande sala de leitura da Biblioteca Pública de New York. Cópia de The Secret Teachings off All Ages, de MPH Transformado de uma criança doente em um surpreendentemente forte e solidamente construído jovem, Hall entrou nesta biblioteca todos os dias durante dois anos. Os livros que ele procurava estavam sempre disponíveis - simultaneamente tempo uma lembrança feliz e sombria por refletir o desinteresse cultural nos temas que ele amava. Acumulando uma bibliografia de cerca de 1.000 entradas, Hall publica, em 1928, aos 27 anos de idade, The Secret Teachings of All Ages: An Encyclopedic Outline of Masonic, Hermetic, Qabbalistic and Rosicrucian Symbolical Philosophy ( Os Ensinamentos Secretos de Todas as Idades: Um Esboço Enciclopédico Filosófico de Maçonaria, Hermetismo, Cabala, e Simbolismo Rosacruz ), um dos mais complexos e profundos compêndios sobre a sabedoria esotérica da Antiguidade, livro amplamente considerado como sua obra magna, que projeta uma rara luz sobre muitos aspectos de temas fascinantes e pouco entendidos da mitologia, religião, cosmologia e filosofia. Em 1933, aos 32 anos, Hall escreveu a introdução do livroBlavastsky and the Secret Doctrine ( Blavatsky e a Doutrina Secreta), livro inédito, publicado catorze anos após a morte física de Max Heindel. "Max Heindel foi um pioneiro em cristianismo místico e madame Blavatsky foi uma pioneira em ocultismo oriental. ambos estabeleceram sistemas de pensamento que se propagaram rapidamente através de uma humanidade animicamente faminta. Não legaram apenas suas próprias organizações, mas sementes que plantadas nos corações dos homens tem gerado muitos frutos em várias partes do mundo, onde outras organizações tem sido estabelecidas segundo linhas semelhantes." Em 1934, Hall, que alimentava o sonho de criar uma escola de pensamento modelada na antiga escola pitagórica de Crotona, fundou a Philosophical Research Society (PRS), em Los Angeles, Califórnia, uma organização sem fins lucrativos com a finalidade de fornecer às pessoas pensantes, acesso a amplo e profundo ao campo da literatura da sabedoria, promovendo o estudo de filosofia, metafísica, religião comparada, mitologia e ciencias ocultas. Seu objetivo é permitir ao individuo o desenvolvimento de uma filosofia de vida madura em associação com uma diversificada e estimulante comunidade de outras pessoas, cada qual dedicada a compreender e apreciar as suas únicas possibilidades no desdobramento universal padrão. A organização é totalmente livre de controle doutrinário, política ou religiosa, proporcionando um ambiente protegido de qualquer interesse que pretendam coagir ou converter. Em 1935 marcou o terreno para construir o primeiro edifício do complexo. Novas instalações foram adicionadas em 1950 e 1959. A Philosophical Research Societyse tornou um importante centro para a investigação e divulgação da antiga sabedoria nos Estados Unidos e outros países. Possui uma biblioteca de mais de 50.000 volumes; edita e vende livros metafísicos e espirituais, principalmente aqueles escritos por Manly P. Hall. Philosophical Research Socitey Biblioteca da Philosophical Research Socitey Manly P. Hall casou-se duas vezes, mas não teve filhos. O primeiro casamento terminou com o falecimento de sua primeira esposa, Fay Bernice Hall, em 22 de fevereiro de 1941. Sua segunda esposa foi Marie Bauer Hall. Marie Bauer Hall nasceu na Alemanha, em 25 de junho de 1904. Cresceu católica, sendo educada em um convento de formação de professores. Com 18 anos ela garantiu uma passagem para os Estados Unidos da América, e tornou-se uma babá de duas crianças pequenas. Marie foi casada com George Bauer com quem teve dois filhos. Após o divórcio ela casou-se com Manly Palmer Hall, em 1950. Manly faleceu em agosto de 1990, e Marie faleceu em 21 de abril de 2005 com 100 anos de idade. Certa ocasião, Marie disse: "Há três coisas importantes que aconteceram na minha vida - 1) Tornar-se a mãe dos meus dois filhos; 2) Unir-se a Manly Palmer Hall com os seus efeitos ao longo da vida, e casar-se com ele; 3)Investigação sobre a possibilidade de Francis Bacon ter sido o verdadeiro autor das obras de Shakespeare. Marie Bauer Hall (1904-2005) Em 1958, posteriormente à segunda Guerra Mundial (1939-1945), Hall escreveu o Secret Destiny of America. Em 1986, Hall completou seu livro The Rosicrucians and Magister Christoph Schlegel: Hermetic Roots of America. Em 1908, Max Heindel escreveu: " O confronto entre a luz e as trevas no mundo físico está intimamente relacionado, nas escrituras das diferentes relgiões, com a luta dos poderes da luz e da vida espirituais contra aqueles da escuridão e da ignorância. Esta verdade foi universalmente difundida entre todos os povos em todas as épocas. Os mitos dos dragões assassinos e seus matadores encarnam a mesma verdade: os gregos falam da vitória de Apolo sobre Python e de Hércules sobre o dragão das Hespérides. Os escandinavos contam do confronto de Beowulf matando o dragão de fogo e de Siegfried triunfando sobre o dragão Fafner, e nós temos o nosso São Jorge matando o dragão. Em nossa época materialista estas verdades estão sendo temporariamente relegadas ao esquecimento, ou consideradas conto de fadas, sem nenhum apoio verídico. Mas tempo virá, e não está muito longe, em que essas relíquias serão restauradas e novamente respeitadas como corporificação de grandes verdades espirituais." Coube a Manly P. Hall empreender tal trabalho. Hermes sobre Typhon, JAKnaap. Hermes,como a personificação da Sabedoria Universal está aqui representado com o pé sobre o dorso de Typhon, o dragão da ignorancia e da perversão. Para os Iniciados Egípcios, vencer o dragão devorador das almas era se libertar da necessidade de renascer. Manly P. Hall, o fundador da Philosophical Research Society e seu primeiro presidente, foi um pesquisador e amigo da sabedoria, a própria definição de um filósofo. Teve a coragem e a força intelectual para procurar sabedoria em locais desconhecidos ou esquecidos pela maioria dos homens. Vivendo numa época em que a maioria dos americanos só olhavam para as outras culturas e tradições de forma etnocentrica, falou e escreveu extensivamente, da sabedoria encontrada em todas as antigas tradições. Numa época em que o estudo sério de outras religiõesfoi anátema para a maioria, ele encontrou um profundo cruzamento em linhas culturais e revelou a interconexão das raizes das modernas expressões religiosas. Nem Guru nem Santo. Não reinvindicou qualquer alegação de perfeição; longe disso, mas seu trabalho é extremamente raro em sua grande extensão, o grau de pormenor e de síntese. Abraçou a sabedoria de cada tradição, e, com um comando de fluidos complexos e obscuros os seus conteúdos, trabalhando no sentido de expressar as suas verdades unificadoras. Através dos últimos 60 anos de sua vida escreveu amplamente e fez inúmeras palestras, variando seus textos sobre o amplo domínio do oculto e temas correlatos, incluindo temas históricos e religião comparada. No âmbito da The Rosicrucian Fellowship (Fraternidade Rosacruz) escreveu o prólogo dos livros "Blavatsky e a Doutrina Secreta", de Max Heindel, publicado 14 anos após a passagem do autor ao Oriente Eterno e "A Astrologia e as Glândulas Endócrinas", de Augusta Foss Heindel", publicado em 1936 além de muitos artigos na Revista Rays from the Rose Cross, criada em 1913 por Max Heindel, editada pela Fraternidade Rosacruz. Aos 58 anos, em mensagem à Fraternidade Rosacruz, escreveu: "Quando nos tornamos mais velhos, temos a tendência para a nostalgia. Lembro-me especialmente daqueles dias serenos e felizes em Mount Ecclesia. Como mulheres que criam com cuidado a infância com seu vigoroso caráter, aprofundam o discernimento e ajudam-nos a ser sempre sinceros aos ditames do coração e da consciência." Manly P. Hall, 1990 "Para aprender a viver, estudar e crescer, e o crescimento é a medida da vida, a mente deve aprender a pensar, o coração a sentir e as mãos a trabalhar. Quando forem educados para alcançarem seu ponto mais alto, então é o momento de oferecê-los ao serviço do seu próximo, e não antes." Hall sempre insistiu neste ponto, antes de se enveredar numa carreira esotérica, os alunos devem primeiro criar uma boa e sã personalidade a partir da qual decorre tal empreendimento, o que é explicado em seu livro, Self Unfoldment By Disciplines of Realization. Seu legado é mais de 200 volumes impressos, 8000 palestras, uma das melhores bibliotecas no campo da filosofia e tradições misticas, uma sociedade e uma Universidade e que dão continuidade ao espírito universal de pesquisa e aprendizagem. MPH foi amplamente reconhecido como um sábio nos domínios da religião, mitologia, misticismo, e ocultismo. Seus prolíficos escritos, cujo melhor representante é seu compêndio enciclopédico The Secret Teachings of All Ages, abordam praticamente todos os aspectos do ocultismo ocidental, chegando a ter milhões de leitores, entre os quais o cantor Elvis Presley, o ator Bela Lugosi, o produtor cinematográfico Cecil B. DeMilleo, o astronauta Edgar Mitchell, o governador Goodwin Knight, Harry Truman que foi presidente dos E.U.A., e o psiquiatra Carl Gustav Jung, que ao escrever Psicologia e Alquimia, tomou material emprestado da coleção particular de MPH. Em 1953, foi honrado com o título de cavaleiro patrono doMasonic Research Group of San Francisco, sendo reconhecido pela Jewel Lodge No. 374, San Francisco em 22 de novembro de 1954. Posteriormente recebeu o seu 32 ° no Vale do São Francisco AASR (SJ). Em 1973 (47 anos após escrever The Secret Teachings of All Ages), Hall recebeu seu 33 º na maçonaria, a maior honra conferida pelo Supremo Conselho do Rito Escocês, numa cerimônia realizada em 8 de dezembro naPhilosophical Research Society . Manly P. Hall aos 89 anos Manly P. Hall faleceu em 29 de agosto de 1990 em sua casa em Hollywood, devido a um acidente vascular cerebral. Uma semana antes da morte física de Hall, que se encontrava enfermo e abatido, aos 89 anos de idade, o então secretário da PRS, Daniel Fritz garantiu sua assinatura obtendo controle do património pessoal de Hall, bem como o da PRS, em conjunto avaliado em milhões de dólares. Após conflitos judiciais com a viúva e enteados de MPH e outros membros da PRS, os planos de Fritz foram frustrados, e o mesmo demitido da PRS. A partir de então foi possivel celebrar um acordo entre seus herdeiros legais, a PRS e a viúva de MPH, garantindo a continuidade do trabalho por ele iniciado através da sociedade por ele fundada, a PRS -Philosophical Research Society, e da UPRS - The University of Philosophical Research, desdobramento da mesma. Hall evitou escrever materiais autobiográficos durante a sua vida, e seu volume sobre sua avó materna, "Growing Up With Grandmother", escrito em 1985, e sua Mensagem pelo 50º aniversário da The Rosicrucian Fellowship constituem as duas mais conhecidas das poucas informações autobiográficas por ele deixadas. Manly P. Hall, busto "Assim, ao discípulo da antiga sabedoria é ensinado a perceber que o homem não é essencialmente uma personalidade, mas um espírito." -Manly P. Hall Sua carta natal tem sido objeto de controversias devido a relatos conflitantes, baseados em diferentes horas de nascimento. Segundo Louis Rodden, tendo como fonte a Philosophical Research Society, Manly P. Hall teria nascido em 18 de março de 1901, em Petersborough, Ontario, Canadá, entre as 5:00 e 6:00 horas da manhã, tendo seu mapa sido retificado para as 4:57 da manhã, exibindo Aquarius no Ascendente. Ele morreu em 29 de agosto de 1990, em sua residencia, em Hollywood, devido a um AVC, aos 89 anos de idade. Segundo Will Dotson, que pessoalmente retificou sua carta natal, considerando uma lista dos eventos mais importantes de sua vida, Manly P. Hall teria nascido às 6:02 da manhã, apresentando Piscis no Ascendente, refutando outras horas freqüentemente mencionadas. A correção desta data teria sido confirmada por Manly P. Hall a partir de uma anotação de sua mãe, Florence Hall, encontrada em uma de suas gavetas. Mapa radical (carta de nascimento) de Manly P. Hall para as 6:02 da manhã do dia 18 de março de 1901, em Petersborough, Ontario, Canadá. Mapa radical (carta de nascimento) de Manly P. Hall para as 4:47 da manhã do dia 18 de março de 1901, em Petersborough, Ontario, Canadá. Mapa radical (carta de nascimento) de Manly P. Hall para as 2:08 da manhã do dia 18 de março de 1901, em Petersborough, Ontario, Canadá. ( Fonte: Church of Light) Mapa radical (carta de nascimento) de Manly P. Hall para as 05:19 da manhã do dia 18 de março de 1901, em Petersborough, Ontario, Canadá. ( Fonte: George Cardinal LeGross) MANLY PALMER HALL Biografia Mensagem à Fraternidade Rosacruz Astrologia - Uma Ciência Espiritual Noé e sua admirável arca Introdução ao livro Blavatsky e a Doutrina Secreta, de Max Heindel Desconcentração e Evolução da Astrologia |
Sociedades Secretas: Parte 1 - A Maçonaria pelos Maçons [color:1ca9=#555] Posted: 16 Apr 2012 05:09 PM PDT Vamos ver em duas postagem dos dois pontos de vista A Maçonaria, na primeira postagem um conteúdo posto pelos próprios maçons e na segunda parte o que realmente acontece dentro de um pequeno circulo onde apenas membros da elite participam e tem conhecimento. Vejamos abaixo o que a Maçonaria diz a seu próprio respeito. A explicação de sua fundamentação, filosofia, credos, princípios etc: 1. O que é a Maçonaria de nossos dias? A Maçonaria é uma Ordem Universal formada de homens de todas as raças, credos e nacionalidades, acolhidos por suas qualidades morais e intelectuais e reunidos com a finalidade de construírem uma Sociedade Humana, fundada no Amor Fraternal, na esperança com amor à Deus, à Pátria, à Família e ao Próximo, com Tolerância, Virtude e Sabedoria e com a constante investigação da Verdade e sob a tríade LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE, dentro dos princípios da Ordem, da Razão e da Justiça, o mundo alcance a Felicidade Geral e a Paz Universal. 2. A Maçonaria é uma sociedade secreta? A Maçonaria não é uma sociedade secreta, no sentido como tal termo é geralmente empregado. Uma sociedade secreta é aquela que tem objetivos secretos e oculta a sua existência assim como as datas e locais de suas sessões. O objetivo e propósito da Maçonaria, suas leis, história e filosofia tem sido divulgados em livros que estão à venda em qualquer livraria. Os únicos segredos que a maçonaria conserva são as cerimônias empregadas na admissão de seus membros e os meios usados pelos Maçons para se conhecerem. 3. A Maçonaria é uma religião? A Maçonaria não é uma religião no sentido de ser uma seita, mas é um culto que une homens de bons costumes. A Maçonaria não promove nenhum dogma que deve ser aceito taticamente por todos, mas inculca nos homens a prática da virtude, não oferecendo panacéias para a redenção de pecados. Seu credo religioso consiste apenas em dois artigos de fé que não foram inventados por homens, mas que se encontram neles instintivamente desde os mais remotos tempos da história: A existência de Deus e a Imortalidade da Alma que tem como corolário a Irmandade dos Homens sob a Paternidade de Deus. 4. A Maçonaria é anti-religiosa? A Maçonaria não é contra qualquer religião. Ela ensina e pratica a tolerância, defendendo o direito do homem praticar a religião ed seu agrado. A Maçonaria não dogmatiza as particularides do credo e da religião. Ela reconhece os benefícios e a bondade assim como a verdade de todas as religiões, combatendo, ao mesmo tempo, as suas inverdades e o fanatismo. 5. A Maçonaria é ateísta ou meramente agnóstica? A Maçonaria não é ateísta nem agnóstica. O ateu é aquele que diz não acreditar em Deus enquanto o agnóstico é aquele que não pode afirmar, conscientemente, se Deus existe ou não. Para ser aceito e ingressar na Maçonaria, o candidato deve afirmar a crença em Deus. 6. A Maçonaria é um partido político? A Maçonaria não é um partido político. Ela não tem partido. Em princípio, a maçonaria apóia o amor à Pátria, respeito às leis e à Ordem, propugnando pelo aperfeiçoamento das condições humanas. Os maçons são aconselhados a se tornarem cidadãos exemplares e a se afastarem de movimentos cuja tendência seja a de subverter a paz e a ordem da sociedade, e se tornarem cumpridores das ordens e das leis do país em que estejam vivendo, sem nunca perder o dever de amar o seu próprio país. A maçonaria promove o conceito de que não pode existir direito sem a correspondente prestação de deveres, nem privilégios sem retribuição, assim como privilégios sem responsabilidade. 7. A Maçonaria é uma sociedade de auxílios mútuos? A Maçonaria não é uma sociedade de auxílios mútuos, ela não garante à ninguém a percepção de uma soma fixa e constante a nenhum de seus membros, na eventualidade de uma desgraça ou calamidade pode reclamar tal auxílio. Entretanto, a Maçonaria se empenha para que nenhum de seus membros sofra necessidades ou seja um peso para os outros. O Maçom necessitado recebe de acordo com as condições e as possibilidades dos demais membros da Ordem. 8. A Maçonaria é uma ideologia ou um "ismo"? A Maçonaria nem é uma ideologia, nem um "ismo". Ela não se envolve com as sutilezas da filosofia política, religiosa ou social. Mas, ela reconhece que todos os homens tem uma só origem, participam da mesma natureza e tem a mesma esperança e, por conseguinte, devem trabalhar em união para o mesmo objetivo - a felicidade e bem estar da sociedade. 9. Então o que é a Maçonaria? A Maçonaria é uma organização mundial de homens que, utilizando-se de formas simbólicas dos antigos construtores de templos, voluntariamente se uniram para o propósito comum de se aperfeiçoarem na sociedade. Admitindo em seu seio, homens de caráter, sem consideração à sua raça, cor ou credo, a Maçonaria se esforça para constituir uma liga internacional de homens dedicados a viverem em paz, harmonia e afeição fraternal. 10. Qual é a missão da Maçonaria? A missão da Maçonaria é a de "fazer amigos, aperfeiçoar suas vidas, dedicar-se às boas obras, promover a verdade e reconhecer seus semelhantes como homens e irmãos". A missão da Maçonaria ainda é a prática das virtudes e da caridade, é confortar os infelizes, não voltar as costas à miséria, restaurar a paz de espírito e a paz aos desamparados e dar novas esperanças aos desesperançados. 11. A Maçonaria convida as pessoas para se filiarem a ela? A Maçonaria não "convida" ninguém, mesmo aos mais qualificados para se tornarem um membro da Ordem. Aquele que deseja entrar para ela, deve manifestar esse desejo espontaneamente, declarando que livre e conscientemente deseja participar dela. A Maçonaria não prende nenhum homem a juramentos incompatíveis com sua consciência o liberdade de pensar. 12. Porque a Maçonaria não inicia mulheres? Tendo evoluído da Maçonaria Operativa que erguia templos no período da construção de catedrais, a Maçonaria adotou a antiga regulamentação que provia o seguinte: "As pessoas admitidas como membros de uma Loja devem ser homens bons e de princípios virtuosos, nascidos livres de idade madura, sem vínculos que o privem de pensar livremente, sendo vedada a admissão de mulheres assim como homens de comportamento duvidoso ou imoral. A regularidade da maçonaria se deve ao fato de se ater aos seus princípios básicos e imutáveis regidos por mandamentos, entre os quais se inclui o que acima se disse. 13. Por que são chamados de templos os locais de reunião? Os lugares onde os maçons se reúnem são chamados de templos porque, embora não sendo uma religião ou reunindo-se em uma igreja, a Maçonaria preserva religiosamente os direitos de cada indivíduo praticar a religião ou credo de sua preferência, mantendo-se eqüidistante das diferentes seitas ou credos. Ela ensina a todos como respeitar e tolerar as religiões diversas de seus membros. 14. A Maçonaria Universal obedece a uma autoridade máxima? Nem mesmo em um país como os Estados Unidos que agora se compõe de 50 Estados e conta com cerca de 4 milhões de Maçons, obedece a Maçonaria a uma autoridade suprema. A Maçonaria em cada país ou em cada estado de uma Federação é regulada e dirigida por uma Grande Loja independente e soberana. 15. Símbolos e Simbolismo na Maçonaria Conheça os símbolos mais usados pela maçonaria na nossa página sobre o simbolismo. Fonte: Conferência "Maçonaria - Sua História, Objetivos e Princípios" - Erwin Seignemartin - 28-09-1979 Texto de Fernando Pessoa sobre a Maçonaria Este é um trecho do artigo que Fernando Pessoa publicou no Diário de Lisboa, no 4.388 de 4 de fevereiro de 1935, contra o projeto de lei, do deputado José Cabral, proibindo o funcionamento das associações secretas, sejam quais forem os seus fins e organização. A Maçonaria compõe-se de três elementos: o elemento iniciático, pelo qual é secreta; o elemento fraternal; e o elemento a que chamarei humano – isto é, o que resulta de ela ser composta por diversas espécies de homens, de diferentes graus de inteligência e cultura, e o que resulta de ela existir em muitos países, sujeita portanto a diversas circunstâncias de meio e de momento histórico, perante as quais, de país para país e de época para época reage, quanto à atitude social, diferentemente. Nos primeiros dois elementos, onde reside essencialmente o espírito maçônico, a Ordem é a mesma sempre e em todo o mundo. No terceiro, a Maçonaria – como aliás qualquer instituição humana, secreta ou não – apresenta diferentes aspectos, conforme a mentalidade de Maçons individuais, e conforme circunstâncias de meio e momento histórico, de que ela não tem culpa. Neste terceiro ponto de vista, toda a Maçonaria gira, porém, em torno de uma só idéia – a "tolerância"; isto é, o não impor a alguém dogma nenhum, deixando-o pensar como entender. Por isso a Maçonaria não tem uma doutrina. Tudo quanto se chama "doutrina maçônica" são opiniões individuais de Maçons, quer sobre a Ordem em si mesma, quer sobre as suas relações com o mundo profano. São divertidíssimas: vão desde o panteísmo naturalista de Oswald Wirth até ao misticismo cristão de Arthur Edward Waite, ambos tentando converter em doutrina o espírito da Ordem. As suas afirmações, porém, são simplesmente suas; a Maçonaria nada tem com elas. Ora o primeiro erro dos Antimaçons consiste em tentar definir o espírito maçônico em geral pelas afirmações de Maçons particulares, escolhidas ordinariamente com grande má fé. O segundo erro dos Antimaçons consiste em não querer ver que a Maçonaria, unida espiritualmente, está materialmente dividida, como já expliquei. A sua ação social varia de país para país, de momento histórico para momento histórico, em função das circunstâncias do meio e da época, que afetam a Maçonaria como afetam toda a gente. A sua ação social varia, dentro do mesmo país, de Obediência para Obediência, onde houver mais que uma, em virtude de divergências doutrinárias – as que provocaram a formação dessas Obediências distintas, pois, a haver entre elas acordo em tudo, estariam unidas. Segue daqui que nenhum ato político ocasional de nenhuma Obediência pode ser levado à conta da Maçonaria em geral, ou até dessa Obediência particular, pois pode provir, como em geral provém, de circunstâncias políticas de momento, que a Maçonaria não criou. Resulta de tudo isto que todas as campanhas antimaçônicas – baseadas nesta dupla confusão do particular com o geral e do ocasional com o permanente – estão absolutamente erradas, e que nada até hoje se provou em desabono da Maçonaria. Por esse critério – o de avaliar uma instituição pelos seus atos ocasionais porventura infelizes, ou um homem por seus lapsos ou erros ocasionais – que haveria neste mundo senão abominação? Quer o Sr. José Cabral que se avaliem os papas por Rodrigo Bórgia, assassino e incestuoso? Quer que se considere a Igreja de Roma perfeitamente definida em seu íntimo espírito pelas torturas dos Inquisidores (provenientes de um uso profano do tempo) ou pelos massacres dos albigenses e dos piemonteses? E contudo com muito mais razão se o poderia fazer, pois essas crueldades foram feitas com ordem ou com consentimento dos papas, obrigando assim, espiritualmente, a Igreja inteira. Sejamos, ao menos, justos. Se debitamos à Maçonaria em geral todos aqueles casos particulares, ponhamos-lhe a crédito, em contrapartida, os benefícios que dela temos recebido em iguais condições. Beijem-lhe os jesuítas as mãos, por lhes ter sido dado acolhimento e liberdade na Prússia, no século dezoito – quando expulsos de toda a parte, os repudiava o próprio Papa – pelo Maçom Frederico II. Agradeçamos-lhe a vitória de Waterloo, pois que Wellinton e Blucher eram ambos Maçons. Sejamos-lhe gratos por ter sido ela quem criou a base onde veio a assentar a futura vitória dos Aliados – a "Entente Cordiale", obra do Maçom Eduardo VII. Nem esqueçamos, finalmente, que devemos à Maçonaria a maior obra da literatura moderna – o "Fausto" do Maçom Goeth. Acabei de vez. Deixe o Sr. José Cabral a Maçonaria aos Maçons e aos que, embora o não sejam, viram, ainda que noutro Templo, a mesma Luz. Deixe a Antimaçonaria àqueles Antimaçons que são os legítimos descendentes intelectuais do célebre pregador que descobriu que Herodes e Pilatos eram Vigilantes de uma Loja de Jerusalém. Fernando Pessoa Fonte: Site: Loja São Paulo 43 Bem, esta é a maçonaria apresentada pelos maçons à sociedade e aos seus membros de graus inferiores (Não participantes da "elite" maçônica). Na próxima postagem vamos conhecer o lodo obscuro da maçonaria, o qual nem 95% dos maçons conhecem de fato. |
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