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EUA não tem mais maioria protestante
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EUA não tem mais maioria protestante
EUA não tem mais maioria protestante
Pela primeira vez em sua história, os Estados Unidos não têm mais uma maioria protestante, de acordo com um estudo recente.
Essa foi uma das principais manchetes da mídia americana nesta semana.
Desde que os Peregrinos chegaram, os EUA eram uma nação
predominantemente protestante. Mas o século XXI trouxe mudanças
drásticas. A percentagem de adultos protestantes nos EUA atingiu 48 por
cento em sua constante queda desde décadas atrás. Enquanto isso, o
número de americanos que não têm nenhuma religião está crescendo,
especialmente entre os brancos.
Essa é a primeira vez que o Fórum Pew sobre Religião & Vida
Pública registrou com segurança que o número de protestantes caiu para
baixo de 50 por cento.
Essa queda já era há muito tempo esperada e chega numa época em que o
Supremo Tribunal dos EUA não tem nenhum juiz protestante, e quando o
Partido Republicano, cujos líderes são historicamente protestantes, têm
um candidato a presidente e vice-presidente que não são protestantes.
Entre os motivos para a mudança está que as grandes denominações
protestantes tradicionais, abraçadas a um liberalismo agressivo que tem
produzido pastores presbiterianos, luteranos e anglicanos gays, tem
afastado membros mais conservadores, que buscam alternativas, inclusive
nas igrejas não-denominacionais, que são majoritariamente carismáticas e
neopentecostais.
As igrejas mais carismáticas são mais conservadoras, mais fechadas à
ordenação de pastores gays e mais abertas ao Espírito Santo e seus dons,
enquanto as grandes denominações protestantes tradicionais dos EUA são
geralmente o exato inverso: são mais progressistas, mais abertas à
ordenação de pastores gays e mais fechadas ao Espírito Santo e seus
dons.
Mas nem todos estão optando pelas igrejas não-denominacionais. Um
grande número de membros simplesmente abandona as igrejas protestantes
tradicionais e fica sem religião. O número desses americanos que não
quer nenhuma religião está agora em 20 por cento.
De acordo com reportagem recente da revista Veja,
“43% dos evangélicos no final da adolescência e jovens adultos deixaram
a igreja tradicional [presbiteriana, luterana, batista, etc.] para
seguirem crenças mais liberais.”
A grande preocupação é que, com o crescimento explosivo do
liberalismo nas igrejas protestantes e a perda constante de seus
membros, o protestantismo nos EUA está seguindo o caminho da Europa,
onde as igrejas da Reforma estão lutando para não morrer.
Essa tendência tem implicações políticas, inclusive para o futuro dos EUA.
Os eleitores americanos que se descrevem como não tendo religião
votam esmagadoramente em políticos esquerdistas, que já contavam com um
apoio considerável dos eleitores protestantes progressistas.
O Pew revelou que os americanos que não têm religião apoiam o aborto e
o “casamento” gay numa taxa muito mais elevada do que os protestantes
progressistas.
Os evangélicos progressistas sempre foram um importante eleitorado do
Partido Democrático, de linha agressivamente esquerdista. Mas agora os
americanos sem religião demonstram ser eleitores mais sólidos para esse
partido.
O
presidente Barack Obama, que é do Partido Democrático, é um evangélico
progressista e grande promotor do islamismo e homossexualismo.
Os evangélicos conservadores, compostos em grande parte por
carismáticos, pentecostais e neopentecostais, preferem o Partido
Republicano, que tem metas políticas relativamente menos progressivas,
mas está cada vez menos conservador e está sob menos influência
evangélica.
Pela primeira vez na história do Partido Republicano, o candidato a
presidente, Mitt Romney, é um homem pertencente ao mormonismo, uma seita
não cristã.
O eleitor cristão conservador se depara com um dilema cruel na
escolha dos candidatos na disputa presidencial de 2012: um mórmon de
intenções duvidosas ou um evangélico progressista que não deixa dúvida
alguma com relação à sua intenção já muito bem conhecida de impor a
agenda gay no mundo inteiro, com a poderosa máquina do governo
americano.
Romney pode ser menos agressivo, mas seu histórico político é também
progressista. O primeiro estado americano a legalizar o “casamento” gay
foi Massachusetts, sob o governo de Romney.
Assim, a disputa de 2012 é entre um mórmon progressista com um evangélico doidamente progressista.
O avanço conservador moral decisivo hoje na sociedade e política
americana vem sendo feito majoritariamente por carismáticos e
neopentecostais, mas eles não têm ainda os números e poder social e
político que as igrejas protestantes tradicionais tinham até
recentemente. Pelo contrário, o conservadorismo carismático enfrenta
resistências da esquerda americana, seja de igrejas históricas que
adotaram o liberalismo ou da própria mídia pró-aborto e pró-“casamento”
gay.
“Os líderes carismáticos que dão um passo para dentro das disputas
políticas são normalmente atacados pela esquerda e pelos grandes meios
de comunicação no momento em que eles são percebidos como eficazes ou
influentes”, o Dr. John Stemberger disse num artigo da revista Charisma.
“A esquerda tem transformado numa forma de arte virtual a demonização
de qualquer líder [cristão carismático] famoso que assuma uma postura a
favor dos valores cristãos”.
O que está acontecendo nos EUA, onde as grandes igrejas protestantes
estão se inclinando pesadamente para a esquerda, não é diferente do que
está acontecendo no Brasil, onde a igreja cristã predominante, a Igreja
Católica, tem majoritariamente seguido a marxista Teologia da Libertação
e cuja CNBB teve papel fundamental na fundação do PT.
A contaminação progressista tem feito nas igrejas protestantes históricas dos EUA
o que tem feito na Igreja Católica sob domínio da CNBB no Brasil: o
enfraquecimento do conservadorismo que defende a família natural contra o
totalitarismo esquerdista.
O que poderia salvar os evangélicos dos EUA de um destino
catastrófico é uma volta, entre as grandes denominações protestantes, ao
exemplo de Anthony
Comstock, um evangélico americano do século XIX considerado campeão na
luta contra a pornografia, a contracepção e o aborto.
Com informações do DailyMail e Associated Press.
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Autor
Julio Severo
Julio Severo é autor do livro O Movimento Homossexual, publicado
originalmente pela Editora Betânia, e do livro Orações Proféticas,
publicado pela Editora Propósito Eterno.
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