NAS PEGADAS DO MESTRE JESUS


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Salvem a liturgia do uso do véu !!

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Salvem a liturgia do uso do véu !! Empty Salvem a liturgia do uso do véu !!

Mensagem por Lourival soldado cristão 27th janeiro 2012, 7:19 pm

Salvem a liturgia do uso do véu !! Papav%C3%A9ucomunh%C3%A3o_thumb%5B2%5DO uso do véu pode ser considerado um sacramental.
Segundo o Catecismo da Igreja Católica, “quase não há uso honesto de
coisas materiais que não possa ser dirigido à finalidade de santificar o
homem e louvar a Deus.” (§1670). O uso do sacramental não é essencial,
portanto, à salvação, mas um auxílio. Exemplos de sacramentais são a
água benta, medalhinhas, o escapulário.
O uso do
véu não é expressamente ordenado, mas é recomendado como uma prática de
piedade, caso a mulher se sinta chamada a isso. Se a mulher lê as
passagens bíblicas a esse respeito e sente o Espírito Santo movê-la,
deve primeiramente orar e discernir a respeito.
É
muito importante que um sacramental seja utilizado pelas razões certas,
ou seja, para o crescimento espiritual do portador. Superstição,
pressão do grupo, vaidade, nada disso são razões válidas para se usar o
véu. Um bom teste a se fazer é se perguntar: “Se o Papa banisse o uso do
véu amanhã, eu estaria disposta a obedecer?” Se a resposta for sim,
então essa é a atitude correta. No final das contas, o uso do véu tem a
ver com obediência a Deus e a seus representantes. Obediência, como
dizia São Bento, é a prova de fogo para a santidade. Uma pessoa
verdadeiramente humilde e santa obedece aqueles que foram designados
para dirigi-la.
Voltando ao conceito de
sacramental, é imporante a atitude honesta diante de Deus, e o uso
honesto de coisas materiais, de modo a ordená-las para a finalidade de
glorificar a Deus. O uso do véu tem a finalidade de levar a mulher a
desenvolver atitudes próprias de humildade e adoração a Jesus, da mesma
forma que o uso do escapulário é uma devoção que promove a piedade.
Por
fim, pode-se concluir que o uso do véu é, antes de tudo, um chamado, um
carisma. Cada um tem suas necessidades, seu processo de crescimento
espiritual. A Igreja, mãe generosa, oferece vários meios de prover a
essas necessidades, através de suas muitas formas de devoção e dos
sacramentais, que, se praticados corretamente, levam o fiel à maturidade
espiritual. Ademais, o hábito de usar o véu ajuda a mulher a
compreender sua vocação e identidade, seu lugar na criação e na Nova
Aliança, o Santo Sacrifício, bem como a real importância destes.http://www.salvemaliturgia.com/2010/11/o-uso-do-veu-como-um-sacramental.html
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Salvem a liturgia do uso do véu !! Empty Por que as mulheres no Ocidente não usam o véu na Igreja?

Mensagem por Lourival soldado cristão 27th janeiro 2012, 7:34 pm

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Como transformar o Altar para a Missa Tradicional na sua paróquia →





Por que as mulheres no Ocidente não usam o véu na Igreja?




Posted on novembro 23, 2010









3 Votes


Palestra Pe. Paulo Ricardo -O piedoso uso do véu na igreja

O uso obrigatório do véu para cobrir a
cabeça foi revogado há pouco mais de 4 décadas pela Igreja Católica.
Porém, ao contrário do que se pensa, o uso do véu não é proíbido pela
Igreja, apenas não é obrigatório.

Entretanto, essa tradição bilenar ainda
existe na Igreja Católica no Oriente.
A Tradição do uso do véu tem
origem Bíblica e é claramente explicada por São Paulo em sua carta 1
Coríntios 11: 5-6:

<blockquote>
E toda mulher que ora ou profetiza, não
tendo coberta a cabeça, falta ao respeito ao seu senhor, porque é como
se estivesse rapada. Se uma mulher não se cobre com um véu, então corte o
cabelo. Ora, se é vergonhoso para a mulher ter os cabelos cortados ou a
cabeça rapada, então que se cubra com um véu.

</blockquote>
O que diz a Santa Igreja Sobre o véu?

O Cânon 1262 §2 do Código de Direito Cânonico dizia:

Can. 1262 §2. Os homens, na Igreja ou
fora dela, enquanto assistem aos ritos sagrados, devem trazer a cabeça
descoberta, a não ser que os costumes aprovados do povo ou
circunstâncias peculiares determinem de outra maneira; as mulheres, no
entanto, devem trazer a cabeça coberta e estarem vestidas de forma
modesta, especialmente quando se aproximarem da mesa da comunhão.

Hoje em dia não é mais assim. O Código de
Direito Canônico de 1983 não contém esse preceito. Com efeito, o Código
de 1983 abrogou as partes do Código de 1917 que não foram
intencionalmente incluídas na nova legislação (incluindo aí o Cânon 1262
§2).

O Cânon 6 §1 do novo código estabelece:


Cân. 6 § 1. Com a entrada em vigor deste Código, são abrogados:

1º o Código de Direito Canônico promulgado em 1917;

Portanto, apesar de não haver uma
obrigatoriedade para o uso do véu, o seu uso representa a modéstia e a
piedade da mulher que o veste, sua humildade e seu louvor diante do
Senhor nosso Deus.http://igrejamilitante.wordpress.com/2010/11/23/por-que-as-mulheres-no-ocidente-nao-usam-o-veu-na-igreja/
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Salvem a liturgia do uso do véu !! Empty A QUESTÃO DO USO DO VÉU E DO ÓSCULO SANTO

Mensagem por Lourival soldado cristão 27th janeiro 2012, 7:40 pm




Salvem a liturgia do uso do véu !! FreeAd














A QUESTÃO DO USO DO VÉU E DO ÓSCULO SANTO

Em
diálogos que temos com os adeptos da Algumas Igrejas tradicionais(Algumas
Igrejas tradicionais), fica
evidente nesse grupo religioso a firme convicção de serem "a única igreja
verdadeira"
, isso por acreditarem serem os que realmente obedecem todos os
mandamentos de Deus, que ao ver deles inclui: o uso do "véu" pelas mulheres e a
saudação com "ósculo santo". Ao contrário do que se possa pensar, a
Algumas Igrejas tradicionais possui a
sua própria literatura, onde realmente fundamentam aquilo em que crêem. No
livreto publicado pela seita "Pontos de Doutrina e da Fé que uma vez foi dada
aos santos", que é colocado na mão de todo batizado na mesma,lemos na página 16:


VÉU

"Sempre
que a mulher orar ou profetizar deve estar com a cabeça coberta; é necessário
estar atenta para em nenhum caso ofender a palavra de Deus. esta não se
contradiz; a sabedoria do Senhor não nos deixou um estatuto imperfeito."

E no mesmo livreto,
página 7 lemos sobre o ósculo santo:


ÓSCULO SANTO

O
ósculo santo deve ser dado de coração, na despedida do serviço ou em
caso de viagem
, todavia sempre entre irmãos e entre irmãs de per si."

Tais doutrinas são de importância
capital para a Algumas Igrejas tradicionais, visto que de acordo com o próprio livreto as mesmas foram
dadas e reveladas por Deus, então vejamos:



"Devido à necessidade sempre crescente da Obra de Deus, o Senhor fez
compreender
a seus servos nas Reuniões Gerais de 1974 que seria necessária a
nova impressão do resumo da Convenção das Igrejas da CoAlgumas Igrejas
tradicionais do ano de 1936...Entretanto, no demais permanecemos na revelação da
parte de Deus
que os servos de Deus tiveram na ocasião e, que foi a razão do
grande progresso desta obra no Brasil e no mundo. Para não se tirar o sabor do
que foi feito seguiremos a mesma ordem e disposição do que o Senhor
determinou
na simplicidade e sempre com a guia do Espírito Santo,..."

(Pontos de Doutrina e da Fé que uma vez foi dada aos santos, página 1)



"Os presentes ensinamentos devem ser lidos nas Congregações pelo menos duas
vezes por ano e em todas as oportunidades em que houver uma falta de compreensão
a qualquer dessas resoluções dadas pelo Senhor aos seus servos."

(idem,página 19)



“A palavra de Deus ensinada à sua Igreja não é para ser discutida,
porém obedecida; só assim se honra ao Senhor
.”(idem, página 19)

Com isso fica evidente a
razão pela qual a Algumas Igrejas tradicionais acredita que as denominações evangélicas que não adotam o
uso do "véu" e a saudação com "ósculo santo", bem como as demais doutrinas por
eles cridas, estão em flagrante desobediência às determinações divinas, e não
devem receber nenhum tipo de apoio. O adepto da Algumas Igrejas tradicionais é ensinado a jamais
questionar as doutrinas que segundo entendem receberam via "revelação divina", e
ainda continuam a receber por meio dos anciãos que anualmente se reúnem na
igreja-mãe do Brás, duvidar da origem dessas supostas revelações divinas, é se
opor as próprias "determinações do Espírito Santo". Por isso dificilmente o
adepto da Algumas Igrejas tradicionais estará disposto a ouvir um crente em Cristo questionar suas
doutrinas. No pensamento dos adeptos da Algumas Igrejas tradicionais, Deus só tem um sistema
doutrinário, e esse é o que é encontrado em sua igreja, tudo lá é feito de
acordo com o que foi "revelado pelo Espírito". Esse é o distintivo que
separa a sua "igreja verdadeira e única", das igrejas falsas, que são as
denominações evangélicas, por isso quando se aproximam dos evangélicos não é
para terem comunhão, mas para fazerem proselitismo e desencaminha-los para a
"verdadeira graça de Deus"
que ao ver deles é sua organização
religiosa,onde toda a "verdade" se encontra. Doutrinas como o uso do
"véu" e a saudação com "ósculo santo" são por demais enfatizadas pelos adeptos
da Algumas Igrejas tradicionais em diálogos com evangélicos, visto terem um "aparente" apoio bíblico. Em
relação ao véu, é citado - I Coríntios 11:2-16(em especial os versos 3-13), e
sobre o ósculo santo - Romanos 16:16; I Coríntios 16:20; I Tessalonicenses 5:26
e I Pedro 5:14. O argumento que utilizam é o seguinte -"devemos ser
obedientes a Deus em tudo, inclusive acatando o uso do véu e o ósculo santo, que
são mandamentos bíblicos para os dias de hoje, como só a Algumas Igrejas
tradicionais aceita essas
doutrinas, somente ela é a igreja correta."
O crente ingênuo e imaturo
acreditando ser a Algumas Igrejas tradicionais uma denominação evangélica pentecostal que"está cumprindo
com mais perfeição os ensinamentos da Bíblia", cai na artimanha do maligno, e
acaba negando a Jesus aceitando um rebatismo na novel seita. Desenvolvemos a
presente análise para dar uma resposta bíblica e cristã aos ataques da Algumas
Igrejas tradicionais.




1.O USO DO
VÉU





Salvem a liturgia do uso do véu !! Usodov91






















Salvem a liturgia do uso do véu !! Usodov24






















Salvem a liturgia do uso do véu !! Usodov25






















Salvem a liturgia do uso do véu !! Usodov26






















Salvem a liturgia do uso do véu !! Usodov27


A única passagem bíblica
usada pela Algumas Igrejas tradicionais para tentar "provar" essa doutrina é I Coríntios 11:2-16, então
vamos a nossa análise: O escritor da primeira carta aos Coríntios foi o apóstolo
Paulo, cujo ministério principal era alcançar os gentios para Cristo(Gálatas
1:16). A cidade de Corinto foi a maior, a mais opulenta e a mais importante
cidade da Grécia. Situada no istmo deste país, orgulhava-se dos seus dois
portos, pelos quais passava o comércio do mundo. Foi terra de grande luxo e
licenciosidade, o lugar do culto à deusa Vênus, acompanhada de ritos
vergonhosos. Paulo passou dezoito meses evangelizando em Corinto, no fim da
segunda viagem missionária(Atos 18:1-18), e fundou uma igreja. Não se passou
muito tempo, entretanto, até que se levantasse erros sérios quanto a doutrina e
prática, que ameaçavam o bem estar e até mesmo a sobrevivência da comunidade
cristã ali existente, levando Paulo a lhes escrever as suas cartas. Ao lermos o
texto todo de I Coríntios 11, não vemos nenhuma imposição da parte de Paulo de
uso do véu artificial para as mulheres cristãs. Na verdade a doutrina do "uso do
véu", ou melhor de um pedacinho de pano sobre o cabelo que as mulheres da
Algumas Igrejas tradicionais
utilizam, foi copiada da Igreja Católica e não da Bíblia.Isso afirmamos porque:




  • o véu bíblico não era o
    pedacinho de pano ou lenço posto sobre o cabelo que as mulheres da Algumas
    Igrejas tradicionais
    utilizam;


  • se interpretarmos I
    Coríntios 11 de acordo com a visão da Algumas Igrejas tradicionais contraditamos a mensagem de Paulo;



  • a interpretação correta
    do trecho não da margem para a utilização de um véu material.


1.1 O véu de acordo
com a Bíblia


É impossível conciliar o
"véu"(um pedacinho de pano ou lenço posto sobre o cabelo)usado pelas adeptas da
Algumas Igrejas tradicionais, com o véu material mencionado na Bíblia, que cobria o rosto. Veja os textos
abaixo e comprove.


A.Rebeca e Tamar:


"e perguntou
ao servo:Quem é aquele homem que vem pelo campo ao nosso encontro? É o meu
senhor, respondeu. Então tomou ela o véu e se cobriu." Gênesis 24:65



"Então, ela
despiu as vestes de sua viuvez, e, cobrindo-se com um véu, se disfarçou,
e se assentou à entrada de Enaim, no caminho de Timna; pois via que Selá já era
homem, e ela não lhe fora dado por mulher. Vendo a Judá, teve-a por meretriz;
pois ela havia coberto o rosto....Levantou-se ela e se foi; tirou de
sobre si o véu
e tornou às vestes de sua viuvez."Gênesis 38:14,19



Cobrir-se com
véu material equivale a cobrir toda a cabeça, o que inclui o rosto. Alguns não
conseguem entender como Judá pôde considerar Tamar como uma meretriz por
utilizar o véu. No entanto ao analisarmos o contexto do capítulo e comparamos
com a história dos povos antigos veremos que: Judá estava entre os habitantes
pagãos de Canaã, em uma época de tosquia (verso 12). A tosquia de ovelhas era
ocasião festiva(I Samuel 25:4,11,36), quando a tentação sexual seria aguçada
pelo culto cananeu que incentivava a fornicação ritual como magia de
fertilidade. A palavra para prostituta nos versos 21 e 22 sugere que Tamar posou
como prostituta cultual, talvez para ter dobrada segurança de captar a sua
vítima. O véu (verso 14), confirma isso, desde que (de acordo com a lei assíria)
nenhuma prostituta, exceto uma que fosse cultual, podia usá-lo.




B.MOISÉS:



"Tendo ele
acabado de falar com eles, pôs um véu sobre o rosto." Deuteronômio 33:34



"Porém, vindo
Moisés perante o Senhor para falar-lhe, removia o véu até sair,(...
),Assim, pois, viam os filhos de Israel o rosto de Moisés, viam que a pele
resplandecia; porém Moisés cobria de novo o rosto com o véu até entrar a
falar com ele." Deuteronômio 34:34-35
























Salvem a liturgia do uso do véu !! Usodov28



















Salvem a liturgia do uso do véu !! Usodov29

Entre
os homens judeus era comum uma cobertura material para o cabelo, o chamado
turbante ou mitra(Êxodo 28:4,37,39, 29:6, 39:28,31; Levítico 8:9, 16:4;Ezequiel
23:25, 24:17,23; Isaías 61:10;Zacarias 3:5), no entanto o texto acima citado
descreve que Moisés punha um véu, portanto cobria não apenas o cabelo, mas o
rosto.



C.A
SULAMITA:



"Como és
formosa, querida minha, como és formosa! Os teus olhos são como os das pombas e
brilham através do teu véu..." Cantares de Salomão 4:1



"Os teus
lábios são como um fio de escarlata, e tua boca é formosa; as tuas faces, como
romã partida, brilham através do véu." Cantares de Salomão 4:3



As tuas
faces,brilham como romã partida, brilham através do véu." Cantares de
Salomão 6:7



"Poma minha,
que andas pelas fendas, no oculto das ladeiras mostra-me a tua face,..."
Cantares de Salomão 2:14



Ao analisar os
textos acima, vemos que se os olhos e a faces brilham através do véu, isso
significa que o véu cobria o rosto. Em Cantares 2:14 entendemos que Salomão pede
para ver a face da Sulamita, o que dentro do contexto, indica que ela deveria
tirar o véu.


D.A PALAVRA DOS
PROFETAS



"e dize: Assim
diz o Senhor Deus: Ai das que cosem invólucros feiticeiros para todas as
articulações das mãos e fazem véus para cabeças de todo tamanho, para
caçarem almas
!...Eis ai vou eu contra vossos invólucros feiticeiros, com
que vos caçais as almas
como aves,...Também rasgarei vossos véus e
livrarei o meu povo das vossas mãos,..." Ezequiel 13:18-21



"os pendentes,
e os braceletes, e os véus esvoaçantes; os turbantes, as cadeiazinhas
para os passos, as cintas, as caixinhas de perfumes e os amuletos; os sinetes e
as jóias pendentes do nariz; os vestidos de festa, os mantos, os xales
e as bolsas,os espelhos, as camisas finíssimas, os atavios de cabeça[ou,
toucas na ARC], e os véus grandes." Isaías 3:19-23



"E destruirá,
neste monte, a máscara de rosto com que todos os povos andam cobertos e o
véu com que todas as nações se escondem." Isaías 25:7



No texto de
Isaías 3 temos claramente um diferencial entre véu, manto, xale e touca. Em
Ezequiel 13 e em Isaías 25 temos um paralelismo deixando claro que máscara de
rosto é o mesmo que véu.



E.MOISÉS
CITADO NO NOVO TESTAMENTO



"E não somos
como Moisés que punha um véu sobre a sua face, para que os filhos de
Israel não olhassem firmemente para o fim daquilo que era transitório." II
Coríntios 3:13



Paulo
reconhece que Moisés serviu-se de um véu, cuja função é cobrir a face.



A conclusão a
que chegamos é que o véu material mencionado na Bíblia não é um xale, um manto
ou uma touca colocado sobre o cabelo, mas uma cobertura para a cabeça toda
o que inclui a face.



1.2.Uma interpretação problemática
























Salvem a liturgia do uso do véu !! Usodov30



















Salvem a liturgia do uso do véu !! Usodov31



















Salvem a liturgia do uso do véu !! Usodov32





















Os adeptos do Catolicismo e da
Algumas Igrejas tradicionais insistem que Paulo em I Coríntios 11 ordenava o uso do véu para as mulheres
cristãs. No entanto, tal interpretação contradita outros textos claros da Bíblia
e a própria mensagem de I Coríntios 11. Ademais se fossemos supor que a
interpretação dessas seitas estivesse correta, elas mesmas não estariam
cumprindo de maneira adequada o que acreditam. Então vejamos esses dois pontos:



A. PODERIA PAULO ESTAR
SE CONTRADIZENDO EM I CORÍNTIOS 11?



Se afirmarmos que Paulo tinha
em mente que as mulheres cristãs utilizassem um véu material na cabeça, estamos
na verdade acusando-o de contradição com o próprio trecho em questão(I Coríntios
11) e com o restante das Escrituras. As razões para essa afirmação são as
seguintes:



1.A palavra traduzida por
"véu" em português em nossas Bíblias (kata, em grego) não denota um véu
material, mas uma cobertura qualquer, que de acordo com o verso 14 e 15 é o
cabelo comprido. Ao se referir a um véu material (peribolaiou), o faz unicamente
na última parte do verso 15, declarando enfaticamente que o "cabelo foi dado
em lugar de
mantilha ou véu (peribolaiou [véu material]).



2.A palavra traduzida "em
lugar de" (no grego: "anti") transmite a idéia de substituição. Ela é usada
"para indicar que uma pessoa ou coisa é, ou deve ser substituída por outra."



3.O uso do véu não era mais
praticada na sociedade grego-romana do primeiro século,sendo entretanto uma
prática distintamente oriental da época. O que era comum para as mulheres
judias, não era para as gregas de Corinto. Entretanto o cabelo tinha
importância
no contexto da sociedade grega. Tais considerações culturais
tornam impossível que Paulo tivesse insistido em que as mulheres gentias de
Corinto seguissem uma prática distintamente judia.



4. Se Paulo quisesse adotar
entre os gentios práticas judaicas, entraria em choque com seu próprio
pensamento de não impor escrúpulos religiosos dos judeus(tais como a
circuncisão) aos crentes gentios. As únicas práticas judaicas impostas aos
cristãos por ele estão em Atos 15:19-20, e o uso do véu material não é
mencionado. A imposição de práticas judaicas aos gentios eram próprias das
chamadas seitas judaizantes, que procuravam transtornar a mensagem da graça de
Deus pregada por Paulo(Atos 15:1,24; Gálatas 5:1-4,12).



5.O texto de I Coríntios 11
trata claramente do comprimento do cabelo para homens e mulheres tendo em vista
o costume ou natureza cultural da sociedade gentia de Corinto(verso 14). Em tal
sociedade o cabelo comprido para as mulheres e o curto para os homens denotava
decência (verso 6-14).



6.Em I Coríntios 11 não é o
único lugar em que encontramos instruções sobre o cabelo das mulheres. Os
textos de I Timóteo 2:9 e I Pedro 3:3 rejeitam o costume de trançar os
cabelos(prática adotada pelas mulheres da Algumas Igrejas tradicionais). Tendo isso em vista
raciocinemos: Se o uso do véu material fosse comum entre as mulheres cristãs,
qual a necessidade dessas instruções relativas ao penteado, visto que tanto o
véu bíblico(que cobre toda a cabeça), como o lencinho usado pelas mulheres da
Algumas Igrejas tradicionais(que cobre apenas o cabelo) invalidariam essas orientações?



7. Paulo ao escrever II Coríntios menciona pela
segunda vez o véu material, sua primeira menção foi na última parte do verso 15
de I Coríntios 11, e a segunda está em II Coríntios 3:13-18.Todo
o véu foi tirado do cristianismo. Quando Jesus morreu na Cruz, o véu que
separava o Santo dos Santos e impedia as pessoas de olharem para aquilo que
representava a presença de Deus, rasgou-se de alto a baixo, acabando com aquela
barreira. Agora a presença de Deus está aberta a todos, indistintamente. Por
outro lado, falando aos mesmos cristãos de Corinto, Paulo comenta que Moisés,
quando veio do Monte Sinai, seu rosto brilhava e tiveram que cobri-lo com um
véu. E depois diz: "Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se
tirará
. Ora o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há
liberdade. Mas todos nós, com cara descoberta, refletindo como um espelho
a gloria do Senhor, somos transformados de gloria em gloria na mesma imagem,
como pelo Espírito do Senhor" (2 Cor. 3.7-18). Se ele fala: "Todos nós com
cara descoberta
", fala da mulher também.




B. SE PAULO TIVESSE IMPONDO O USO VÉU A Algumas Igrejas tradicionais ESTARIA OBEDECENDO I CORÍNTIOS
11?




Supondo que a interpretação distorcida da Algumas Igrejas tradicionais estivesse correta, será que essa
seita obedeceria as implicações de tal interpretação? A resposta é não!
Primeiro, porque então deveria-se adotar realmente o uso do véu, e não de um
lenço sobre o cabelo. E também, o uso desse véu deveria acontecer publicamente,
nas ruas e nos mais diversos ambientes sociais. Ainda que se argumente que
deveria-se usar o véu apenas quando a mulher "profetizar" ou "orar", isso
confirmaria, e não anularia o uso público do véu, visto que:





  1. os
    cristãos primitivos não construíam catedrais ou templos para adorar a Deus;





  2. de acordo com o ensino de Jesus, a adoração e culto cristão é
    independente de local, pois trata-se de uma adoração "em espírito e em
    verdade"(João 4:21-24);





  3. "profetizar" é o mesmo que "falar por Deus", e isso não acontece apenas entre
    "quatro paredes", aliás Paulo ensinou que devíamos pregar "a tempo e fora de
    tempo"(II Timóteo 4:2).Isso sucedia para ser um exemplo para nós: publicamente
    entre os cristãos primitivos(Atos 1:8, 8:1, 16:13;etc), e entre aqueles que
    tiveram um encontro com o Mestre Jesus em seu viver terreno (Marcos 16:15;João
    4:28-30,41-42, 20:17-18);




  4. "orar" é "falar com Deus", e isso também não acontece apenas dentro de um
    templo, mas "em todo tempo" (Efésios 6:18) e "sem cessar" (I Tessalonicenses
    5:17);



  5. se
    é indecente(imoral) não usar o véu material enquanto entre "quatro paredes",
    seria decente não usá-lo publicamente no meio dos pecadores, onde o testemunho
    cristão deve ser ainda maior?!




Entendemos como perigoso e nocivo à vida espiritual, leis como estas da Algumas
Igrejas tradicionais que
exigem dos adeptos atitudes exteriores, porque, por trás da promulgação de tais
leis, e no espírito de quem as cumpre, está sempre presente a intenção de se
justificar a pessoa por meio de obras. Quando se exclui do convívio a mulher
que não usa o lenço, crendo que a mulher cristã só está em obediência as
determinações divinas quando utiliza tal ornamento, pode-se estar admitindo que
a virtude cristã está no uso do lenço.
Nós sabemos, e nisso nos confortamos, que nós somos justificados diante de Deus
somente pela fé em Cristo, de graça, e nesta fé, produziremos frutos que, entre
outras coisas, consistem em moderação no vestir de forma que não escandalize a
sociedade em que estamos inseridos, e não a regras impostas por interpretações
humanas fraudulentas.





Finalizando, a advertência de Pedro cabe bem ao adeptos da Algumas Igrejas
tradicionais:



"E
tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado
irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada. Falando disto,
como em todas as epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender,
que os indoutos e inconstantes torcem e igualmente as outras Escrituras,para sua
própria perdição
." II Pedro 3:15-16






1.3.Qual a mensagem de I Coríntios 11?



Se Paulo não tinha a intenção de
ordenar para as mulheres o uso de um véu material, qual a mensagem de I
Coríntios 11:1-16?




A.EVANGELHO E CULTURA



Paulo está mostrando de forma muito
clara em I Coríntios 11 que o cristãos devem ser sensíveis as distinções sociais
em termos de costumes da época, para que de nenhuma maneira venha ofender o
evangelho, ou cause tropeço para a pregação do mesmo(II Coríntios 6:3; I
Coríntios 9:12, 10:32). Chegamos a essa conclusão com base no próprio texto,
levando em consideração o contexto histórico e outros textos das Escrituras.
Temos então em pauta o costume do comprimento do cabelo, de modo que temos:


"se uma
mulher não estiver coberta[de cabelos compridos] então deixem que permaneça
tosada...mas, considerando que é vergonhoso para um mulher ficar tosada ou
rapada, que ela se cubra [isto é, deixe o cabelo crescer novamente]" (verso 6)


A
referência de Paulo a tosquia então indica simplesmente que se as mulheres
desejam ser iguais aos homens, devem ir até o fim e ficarem calvas. Se não acham
que isto é aceitável, então fiquem cobertas(de cabelos compridos) como as
mulheres são normalmente, e principalmente tendo em vista a conveniência social
na sociedade de Corinto(verso 13).



B.DIFERENÇAS DE COSTUMES:JUDEUS E GREGOS


Quando
Paulo apela para a "natureza" no verso 14, tinha em vista a natureza cultural em
que os coríntios estavam inseridos, isso porque o costume entre os orientais
eram diferenciados.

Enquanto que para os judeus não havia nenhuma implicação moral para os homens
trazerem o cabelo comprido, visto que até mesmo foi instituído por Deus o voto
de nazireu(consagração para o serviço a Deus), onde os homens não passavam
navalha na cabeça(Veja Números 6:1-8; Juízes 16:17-19; II Samuel 14:25-26; Atos
18:18, 21:24), para os homens em Corinto isso não era visto com bons olhos
(verso 14). Também quando Paulo anteriormente argumentava que o "homem tendo a
cabeça coberta, desonra a sua própria cabeça"(verso 4) não tinha em vista nenhum
adorno, lenço ou véu material , visto que tais coisas foram utilizadas por
homens judeus(Levítico 16:4; II Coríntios 3:13), o que nos indica novamente o
comprimento do cabelo na sociedade de Corinto. Além disso o "rapar" do cabelo
das judias, não era visto como ato indecente, já que as mesmas que passassem
pela cerimônia da purificação da lepra ou fizessem voto de nazireu rapavam
(Levítico 13:29-33;Números 6:1-2,9,18-19). Se tais atos na comunidade de Israel
fossem pecaminosos e indecentes, jamais teriam sido instituídos pelo próprio
Deus. Paulo está dando forte apoio as diferenças de costumes entre homens e
mulheres. Paulo no verso 14 parecia estar dizendo: "Eu expliquei para vocês
porque seguir este costume é aceitável e desejável, mas de qualquer modo vocês
não sentem que não seguí-lo é degradante?O cabelo da mulher é sua glória,
torná-la igual ao homem não lhe acrescenta nenhuma honra". Isso prova novamente
o fato de que Paulo nos ensina a questão de sermos sensíveis as distinções
sociais. Os coríntios estavam preocupados que, seguindo as convenções(cabelo
comprido para a mulher e curto para os homens), as mulheres negassem a igualdade
de status com os homens que agora tinham em Cristo (Gálatas 3:28). E isso é
muito provável pelo seguinte:



a.Faz mais sentido o louvor de
Paulo no verso 2, e também torna mais fácil interpretar a palavra tradição ou
preceito da maneira em que ela foi usada em outras passagens do Novo
Testamento.Essa tradição provavelmente se referia a igualdade entre homens e
mulheres na obra de Deus.



b.a palavra "subordinação" e
expressões semelhantes não aparecem na passagem.



c.acaba com o problema de
Paulo usar princípios teológicos (criação e redenção) para apoiar a manutenção
de uma convenção particular e cultural.



d.invalida a acusação de que
Paulo está usando lógica falha e exegese errônea em Gênesis, visto que o trecho
da criação citado trata de distinção e não de subordinação. A palavra "cabeça"
(grego
"kephale") tem o sentido de "origem".



e.encaixa-se melhor na opinião
de Paulo em outras passagens sobre a liberdade em Cristo. Se a subordinação das
mulheres aos homens deve ser enfatizada mesmo nos cultos, torna-se difícil
perceber como a expressão "nem homem nem mulher" pode ter sentido real.



f.fornece um desenvolvimento
através de toda passagem e evita que pareça uma discussão de alguma filosofia
grega (escola filosófica)



g.adapta-se mais facilmente ao
contexto do capítulo 10:23-33.



Assim Paulo está destacando
neste capítulo a plena igualdade das mulheres na obra de Deus. Todavia deixa
entendido que essa igualdade não implica em uma necessidade de uma falsa
identidade entre os sexos, e que não há motivos, portanto, para abandonar as
convenções sociais. A mulher em Corinto não precisava recear em manter as
conveniências sociais gregas (cabelo comprido) com medo de assim estar deixando
de ter igualdade com os homens na obra de Deus.



1.4 Resposta a objeção da Algumas Igrejas tradicionais



Quando lhes falta o argumento para provarem
que as mulheres devem usar um pedaço de pano durante o culto, os adeptos da
Algumas Igrejas tradicionais
dizem que "se o véu que Paulo menciona é o cabelo, então quer dizer que as
mulheres cristãs se igualam a algumas não cristãs que usam o cabelo comprido."

Tal argumento é de uma pobreza de raciocínio tremenda, própria de "papagaios que
repetem o que ouvem de seus líderes sem nenhuma reflexão". Veja que se fosse
assim, então os homens não deveriam usar cabelos curtos visto que a maioria dos
mundanos também usam, em contrapartida supondo que Paulo como quer a Algumas
Igrejas tradicionais tenha
imposto o uso de um véu artificial, ou melhor, de um lenço sobre o cabelo que é
o caso dela, isso não evitaria de "igualar as mulheres cristãs as não cristãs"
visto que mulheres de religiões não cristãs e até mesmo não religiosas usam o
véu e também lenços sobre o cabelo, veja por exemplo:as mulheres da Igreja
Católica Ortodoxa, as Irmãs de Maria da Igreja Católica Romana, as adeptas dos
vários ramos do Islamismo, ou quem sabe as holandesas típicas, ou as camponesas
que quando trabalham na lavoura usam lenço para evitar as queimaduras devido ao
sol excessivo.



1.5 Semelhanças entre o Catolicismo Romano e a Algumas
Igrejas tradicionais

























Salvem a liturgia do uso do véu !! Usodov52

O uso equivocado do lenço como um "véu" é apenas uma das semelhanças entre a
Algumas Igrejas tradicionais
e os Católicos. Veja no gráfico abaixo outras doutrinas e práticas Católicas
assimiladas pela Algumas Igrejas tradicionais:
























Salvem a liturgia do uso do véu !! Usodov33
CATOLICISMO
ROMANO






















Salvem a liturgia do uso do véu !! Usodov34
Algumas
Igrejas Tradicionais
Rezas feitas de joelho no templo;
Orações feitas de joelhos no
templo;
Catolicismo Romano como "única
igreja verdadeira";
Algumas Igrejas tradicionaiscomo "única
igreja verdadeira";
ataque as denominações cristãs;
ataque as denominações cristãs;
crença no batismo
salvífico(sacramentalismo);
crença no batismo
salvífico(sacramentalismo);
para tomar a comunhão os católicos
vão a frente do altar;
para tomar a "santa ceia" os
adeptos da Algumas Igrejas tradicionais vão a frente do púlpito;
a palavra do Papa é incontestável,
ele é visto como um porta-voz do Espírito;
a palavra do ancião é
incontestável, ele é visto como um porta-voz do Espírito;
somente o Papa e os bispos por
eles ordenados interpretam corretamente a Bíblia;
somente os anciãos e cooperadores
interpretam a Bíblia de maneira correta;
os fiéis usam e abusam de bebidas
alcoólicas;
os fiéis usam e abusam de bebidas
alcoólicas;
sacramentalizam os templos;


sacramentalizam os templos;
suas doutrinas são dogmas;


suas doutrinas são dogmas;
na idade Média mantinham que o
estudo bíblico era perigoso, proibindo-o, e advertia que o mesmo levava a
loucura.


mantém que o estudo bíblico é
perigoso, proibindo-o, e adverte que o mesmo pode levar a loucura.
tem além da Bíblia, a Tradição e o
Magistério da Igreja como fontes de autoridade;


tem além da Bíblia, o manual de
doutrinas e ensinamentos orais, como fontes de autoridade;
quando recebem alguma graça de
algum santo, dão uma contribuição em dinheiro;


possuem a chamada "oferta de voto"
que é uma contribuição em dinheiro feita por alguma graça recebida;
possuem ministério
incompleto;


possuem ministério
incompleto;
da sede no Vaticano saem
as diretrizes e decisões doutrinárias.


da sede no Brás saem as
diretrizes e decisões doutrinárias.
























Salvem a liturgia do uso do véu !! Usodov35
Enquanto a Ordem
Católica das Irmãs de Maria em 1854(surgimento do dogma da imaculada conceição
de Maria)optaram pelo uso de um lenço sobre o cabelo( erroneamente chamado de
véu) para fazerem distinção entre elas e as demais ordens da Igreja Romana, a
Algumas Igrejas tradicionais faz desse mesmo objeto que surgiu em meio a idolatria católica um distintivo
que a separa das denominações cristãs.










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Lourival soldado cristão
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