NAS PEGADAS DO MESTRE JESUS


Participe do fórum, é rápido e fácil

NAS PEGADAS DO MESTRE JESUS
NAS PEGADAS DO MESTRE JESUS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» Comunidade cristã. No Brasil Lucas 16
VENCENDO A DEPRESSÃO EM CRISTO VENCENDO A DEPRESSÃO E O DESÂNIMO Empty1st julho 2023, 3:31 pm por Admin

» Comunidade cristã. No Brasil Lucas 16
VENCENDO A DEPRESSÃO EM CRISTO VENCENDO A DEPRESSÃO E O DESÂNIMO Empty1st julho 2023, 3:30 pm por Admin

» O Destino de todos
VENCENDO A DEPRESSÃO EM CRISTO VENCENDO A DEPRESSÃO E O DESÂNIMO Empty28th agosto 2022, 10:30 pm por Gideões da CCB-Livre

» # está o meu coração Salmos 108:#RCCB#COMUNIDADE CRISTÃ NO BRASIL NOVA CCB
VENCENDO A DEPRESSÃO EM CRISTO VENCENDO A DEPRESSÃO E O DESÂNIMO Empty13th junho 2022, 6:35 pm por Lourival soldado cristão

» #rccb #rccb 1 Pedro 5 1 Aos presbíteros#Radio Comunidade cristã no Brasil
VENCENDO A DEPRESSÃO EM CRISTO VENCENDO A DEPRESSÃO E O DESÂNIMO Empty12th junho 2022, 6:51 pm por Lourival soldado cristão

» Poque Deus não tem prazer na morte
VENCENDO A DEPRESSÃO EM CRISTO VENCENDO A DEPRESSÃO E O DESÂNIMO Empty11th junho 2022, 9:34 pm por Lourival soldado cristão

» Chame Deus para os seus planos
VENCENDO A DEPRESSÃO EM CRISTO VENCENDO A DEPRESSÃO E O DESÂNIMO Empty11th junho 2022, 1:09 am por Lourival soldado cristão

» A fé vem de ouvir e crer na palavra
VENCENDO A DEPRESSÃO EM CRISTO VENCENDO A DEPRESSÃO E O DESÂNIMO Empty11th junho 2022, 12:38 am por Lourival soldado cristão

» Louvores a Deus
VENCENDO A DEPRESSÃO EM CRISTO VENCENDO A DEPRESSÃO E O DESÂNIMO Empty9th junho 2022, 9:46 pm por Lourival soldado cristão

maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Quem está conectado?
76 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 76 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 473 em 30th agosto 2014, 11:05 pm
Social bookmarking

Social bookmarking reddit      

Conservar e compartilhar o endereço de <a href="http://oulorivallan.forumeiros.com/">nas pegadas do mestre JESUS</a> em seu site de social bookmarking

Conservar e compartilhar o endereço de NAS PEGADAS DO MESTRE JESUS em seu site de social bookmarking

Entrar

Esqueci-me da senha

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Votação
Estatísticas
Temos 4337 usuários registrados
O último membro registrado é Ismael Jordao Segura

Os nossos membros postaram um total de 30609 mensagens em 13528 assuntos

VENCENDO A DEPRESSÃO EM CRISTO VENCENDO A DEPRESSÃO E O DESÂNIMO

Ir para baixo

VENCENDO A DEPRESSÃO EM CRISTO VENCENDO A DEPRESSÃO E O DESÂNIMO Empty VENCENDO A DEPRESSÃO EM CRISTO VENCENDO A DEPRESSÃO E O DESÂNIMO

Mensagem por Admin 22nd novembro 2010, 11:16 am


SEXTA-FEIRA, 7 DE AGOSTO DE 2009
VENCENDO A DEPRESSÃO EM CRISTO
VENCENDO A DEPRESSÃO E O DESÂNIMO



Texto básico: Isaias 38:13-17

“Estamos vivendo hoje a era da melancolia”, como sinal visível da depressão, em maior ou menor grau de intensidade. A depressão pode se instalar em diversos momentos de nossa vida. Entretanto, precisamos conhecê-la, combatê-la e jamais permitir que nos vença.

OS SINAIS VISÍVEIS DA DEPRESSÃO – A depressão, como doença, se instala em nosso ser e emite sinais visíveis de tristeza e desânimo (Is.38:14). Entretanto, necessitamos reagir, confiando na misericórdia do Senhor (Is.38:20). Os sinais são:

a)-A depressão gera tristeza – Os sinais de tristeza claramente se vêem na pessoa deprimida: “Porque a minha vida está gasta de tristeza e os meus anos de suspiros” (Sl.31:10). Dessa maneira se encontrava o salmista, emitindo sinais evidentes de depressão. Somente Deus através da Sua misericórdia, pode nos restaurar (Sl.119:28). Jesus fez a seguinte promessa aos seus discípulos: “Mas a vossa tristeza se converterá em alegria” (Jô.16:20).

b)-A depressão gera apatia – A apatia é um sentimento de insensibilidade que em momentos de depressão, invade o nosso ser, como ocorreu com o profeta Elias (I Rs.19:5). Ela nos torna indiferentes, incapacitando a enfrentar os embates da vida (II Co.1:Cool. Precisamos reagir a esse tipo de investida e descobrir a solução em Deus, que é a fonte da renovação física e espiritual (Is.40:29).

c)-A depressão gera inércia – A inércia se caracteriza pela falta de ação, atividade, nos deixando parados e perplexos diante das situações da vida (II Co.4:Cool. Essa característica da depressão nos rouba a iniciativa, impossibilitando-nos a tomar decisão. É preciso uma ação poderosa de Deus em nosso favor (Gn.19:15,16). Por falta de atividades espirituais, o cristão pode ficar depressivo e desestimulado a agir em prol do Evangelho (Mt.20:6,7). Por isso, devemos nos envolver na Obra de Deus (Fp.1:3-5).

QUANDO O DESÂNIMO NOS ABATE – A depressão produz falta de ânimo, deixando a sensação de que nossas forças estão se acabando (Pv.24:10). Nesse momento, precisamos recorrer ao Senhor e buscar a renovação de nossas forças. É preciso se ter cuidado, pois o desânimo pode diminuir o fervor da igreja (Gl.5:7; Ap.2:4). A fadiga pode ser resultado de muito trabalho (I Co.4:12), ou um grave sintoma de depressão também. Até mesmo entre os jovens há sinais de fadiga e cansaço (Is.40:30). É necessário reagir e buscar renovação em Deus (Is.40:31). Normalmente, perdemos a esperança, que é a âncora do crente (Rm 12:12), pois sem ela o cristão perde a expectativa de vitória espiritual (Jó 7:6). Todos esses sintomas juntos, em alguns casos, causam o desejo pela morte. Isso aconteceu com o profeta Elias: “Toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais” (I Rs.19:4). Entretanto, a morte para o cristão se reveste de outra importância (Sl.116:15). Ele não busca a morte, ela vem no tempo de Deus (II Tm.4:6); II Pe.1:14), e com ela, o descanso no paraíso (Ap.14:13).

A MELANCOLIA ATACOU HOMENS DE DEUS – A melancolia se caracteriza por um estado mórbido de tristeza e depressão, manifestado quando enfrentamos situações de desamparo, de grandes decepções. Por causa de nossa natureza humana, mesmo sendo servos, por vezes somos atacados a tal situação, precisando recorrer ao Senhor. Homens de grande notoriedade na Bíblia, foram alvos desse mal. Alguns deles:
1)- A depressão de Jô – Após receber, com a permissão de Deus, todo o mal (Jó 2:10), Jó sentou-se melancólico (Jô 2:13), lamentando a sua sorte, e desejando nunca ter nascido (Jô 3:11). Mas a misericórdia de Deus pôs fim ao sofrimento de Jó, e ele pôde experimentar a renovação de Deus (Jó 42:12-17).
2)- A depressão de Moisés – Moisés, na caminhada com o povo de Deus no deserto, não suportou a pressão psicológica e se viu deprimido, a ponto de reclamar com Deus sua chamada (Nm.11:11) e missão de levar Israel a Canaã (Nm.11:12,13). Em seu lamento melancólico, pediu a Deus a morte: “E se assim fazes comigo, mata-me, pêço-te...e não me deixes ver o meu mal” (Nm.11:15). Mas a bondade sempre presente de Deus, trouxe-lhe o alívio através de colaboradores (Nm.11:16,17).
3)-A depressão de Jonas – Jonas, comissionado por Deus, ainda que fugindo de sua responsabilidade, acabou por pregar em Nínive (Jn.3:4). Pela conversão do povo, através da misericórdia de Deus, Jonas acabou em profunda melancolia: “Mas, desgostou-se Jonas extremamente disso, e ficou todo ressentido” (Jn.4:1). Como característica de sua profunda depressão, pediu a morte (Jn.4:Cool. Entretanto, Deus lhe deu uma grande lição, que certamente vale para nós ainda hoje (Jn.4:10,11).

CHAVES PARA A CURA DA DEPRESSÃO

A Bíblia é o receituário mais completo da terra. Nela encontramos o remédio para todo o tipo de mal (Pv.2:1,Cool. Através dela podemos nos curar dos males do espírito, da alma e do corpo, mediante a ação poderosa da Palavra de Deus (Hb.4:12). O segredo é:

a)-Confiar inteiramente em Deus – “No dia em que eu temer, hei de confiar em ti” (Sl.56:3). O salmista reconhecia que somente através da confiança no Senhor, poderia receber forças pra continuar. A confiança nos dá segurança, e nos esconde em lugar forte diante das adversidades da vida (Sl.18:2).
b)-Colocar sua esperança em Deus – Para vencermos, devemos colocar nossa esperança no Senhor: “Agora, pois, Senhor, que espero eu? A minha esperança está em ti” (Sl.39:7). A esperança nos leva a segurança do futuro, superando todas as crises da vida (Fp.1:20). Quando tudo parece perdido, a esperança em Deus faz renovar nossas forças.
c)- Acreditar na fidelidade divina – A fidelidade divina está acima de nossas expectativas humanas (II Tm.2:13). Nos momentos de depressão, devemos acreditar nela. A crise depressiva nos leva a desconfiar de todos, porém, jamais podemos desacreditar da fidelidade de Deus em nos proteger (II Ts.3:3). As crises de incredulidade não poderão jamais anular a fidelidade divina (Rm.3:3), pois ela está acima de todas as adversidades humanas.

Nota final: “Em vez de tomar antidepressivo, devemos buscar o caminho da oração e confiança em Deus, que tudo pode fazer por nós”.

Deus nos abençoe!
Jeterhttp://congregacaocristaapostolica.blogspot.com/2009/08/vencendo-depressao-em-cristo.html

Admin
Admin

Mensagens : 1158
Pontos : 2774
Data de inscrição : 24/05/2009

http://oulorivallan.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos